terça-feira, 15 de abril de 2014

Guiné-Bissau EUA felicitam povo guineense por votação pacífica

Os Estados Unidos felicitaram hoje a Guiné-Bissau pela forma "pacífica" como decorreu a primeira volta das eleições gerais (presidenciais e legislativas), realizadas no domingo passado, destacando o compromisso cívico do povo guineense.

Luxo Filha do presidente da Nigéria oferece iPhones de ouro


A filha do presidente da Nigéria, Faith Sawke, que se casou com o príncipe Osim Godswill Edward, no sábado passado, ofereceu a todos os convidados do casamento, um presente inesperados: um iPhone em ouro, conta o Nigerian Bulletin.

O casamento foi bastante luxuoso de acordo com a imprensa nigeriana e os convidados levaram ainda vários presentes.

O designer, Malivelihood, colocou publicações no Facebook para mostrar os sacos de oferta criados especialmente para os convidados.
http://www.noticiasaominuto.com/mundo/204409/filha-do-presidente-da-nigeria-oferece-iphones-de-ouro

Guiné-Bissau: PAIGC vencedor virtual das legislativas


Fontes da Voz da América junto dos partidos políticos e da CNE adiantam que o PAIGC é o vencedor das eleições legislativas com pelo menos 62 dos 102 deputados.

Jornalista da Guiné Bissau continua desaparecida em Angola

A jornalista Milocas Pereira, dada como desaparecida
As autoridades angolanas ainda não se pronunciaram sobre o desaparecimento em Luanda da jornalista e professora universitária guineense, Milocas Pereira, há mais de um ano, e o suposto assassinato pela polícia de um cidadão também guineense,  António Maurício Bernardo.

A Liga Guineense dos Direitos Humanos publicou recentemente uma carta aberta enviada ao Procurador-Geral da República de Angola, João Maria de Sousa, exigindo que se investiguem os dois acontecimentos.

Até ao momento nem a Polícia Nacional nem a Procuradoria-Geral da República se pronunciou sobre os desaparecimentos.

O jornalista Reginaldo Silva que acompanha os dois casos diz não ser novidade o desaparecimento de cidadãos em Angola, e que pelo que nota não há qualquer vontade das autoridades angolanas em esclarecem o assunto.

“Não é novidades que aqui desaparecessem cidadãos,” disse.

“Desde 77, que vêm desaparecendo cidadãos e sem qualquer explicação,” acrescentou Silva para quem  “parece que não há uma clara vontade das autoridades em esclarecerem pelo o tempo que se arrasta e até agora não ouvimos nenhum pronunciamento das autoridades” .

Miloca Pereira desapareceu em Júlio de 2012 e António Maurício Bernardo, foi encontrado morto numa das celas da 23ª esquadra Polícia Nacional do município da Samba.

Não se sabe quais são as razões da detenção do cidadão António Maurício Bernardo.
http://www.voaportugues.com/content/jornalista-da-guine-bissau-continua-desaparecida-em-angola/1894066.html

Mais de 100 adolescentes nigerianas raptadas da escola por grupo islamista


Um comando de islamitas fortemente armados sequestrou mais de 100 jovens alunas de um estabelecimento de ensino secundário no nordeste da Nigéria, alertou a Secretaria de Educação da cidade Chibok, no estado de Borno, onde ocorreu o ataque na noite de segunda-feira.

“A escola foi atacada por homens em vários veículos”, afirmou Emmanuel Sam, da Secretaria de Educação de Chibok, citado pela AFP. Vieram em camiões e motas, segundo outras testemunhas citadas pela agência noticiosa.

As estudantes deviam submeter-se esta semana a um exame anual que lhes poderia dar acesso a um diploma comum a vários países africanos anglófonos, o WAEC. O grupo radical islâmico Boko Haram – cujo nome em língua haussa significa “a educação ocidental é um pecado” – tem frequentemente por alvo escolas, desde que começou a sua luta armada, em 2009, na qual já fez muitas vítimas mortais.

Havia soldados na cidade, para tentar garantir a segurança das adolescentes, pois num outro ataque já este ano no estado de Borno, militantes do Boko Haram cercaram uma escola feminina, obrigando toda a gente a sair e a regressar às suas casas. Mas os soldados que estava em Chibok não chegaram para os guerrilheiros do Boko Haram: “Dominaram-nos e levaram as raparigas”, disse um habitante à AFP.

É o segundo ataque de alto impacto do grupo Boko Haram esta semana: na segunda-feira, um atentado à bomba numa estação de autocarros nos arredores de Abuja, a capital, em plena hora de ponta, matou 71 pessoas.

Foi o maior atentado na capital, e fez questionar a capacidade do Governo para proteger Abuja, em especial quando a capital está prestes a receber uma iniciativa que é definida como a Davos africana e a Nigéria gostaria de mostrar o seu recém-adquirido estatuto de maior economia do continente africano: chefes de Estado e empresários africanos reúnem-se em Abuja entre 7 e 9 de Maio para um Fórum Mundial baseado no modelo suíço.

Tragédia Dezenas de pessoas morrem em explosão na Nigéria


Dezenas de pessoas morreram hoje numa explosão ocorrida numa paragem de autocarros na capital da Nigéria, Abuja, informaram os meios de comunicação locais.

Embora não haja números oficiais, algumas fontes dizem que poderão haver cerca de 200 mortos, já que se tratava de uma das paragens de autocarros mais movimentadas da cidade, sobretudo nas primeiras horas da manhã.

A explosão ocorreu sobre às 06:45, quando os passageiros se preparavam para embarcar em 12 veículos estacionados na paragem de autocarros da capital nigeriana.

Depois do incidente, a confusão gerou-se local, com corpos mutilados espalhados pelo chão.

As ambulâncias começaram a transportar os feridos para os hospitais mais próximos e, segundo o jornal Premium Times, que cita testemunhos presenciais, mais de 150 corpos foram retirados do local.

Os bombeiros e equipas de resgate estavam durante a manhã a trabalhar na zona para extinguir o incêndio que se seguiu à explosão e também para recuperar os cadáveres.

Um dos 12 autocarros ficou muito danificado na sequência da explosão, ação que ainda não foi reivindicada, mas que as autoridades nigerianas suspeitam ter sido executada pela milícia radical islâmica Boko Haram.

O mesmo grupo causou no domingo passado pelo menos 98 mortes, num ataque a três localidades do norte da Nigéria, na província de Borno.

Os ataques terroristas deste grupo no noroeste do país já obrigaram 250 mil pessoas a fugirem das suas casas este ano e causaram pelo menos 700 mortos, segundo as autoridades do país.

Desde 2009, quando a polícia eliminou o líder do Boko Haram, Mohamed Yusuf, os radicais mantêm uma sangrenta campanha, que já causou mais de três mil mortos, cita a agência noticiosa Efe.

Com mais de 170 milhões de habitantes, reunidos em cerca de 200 grupos tribais, a Nigéria é o país mais povoado de África e sofre com múltiplas tensões devido às suas profundas diferenças políticas, socioeconómicas, religiosas e territoriais.

"Povo guineense quis mostrar que quer mudança no país"

Antigo Presidente cabo-verdiano, António Mascarenhas Monteiro
A Guiné-Bissau aguarda pelos resultados das eleições gerais, que decorreram ontem, sobre as quais se tem destacado a forte participação popular. Este foi um dos aspectos realçados pelo antigo presidente cabo-verdiano, Mascarenhas Monteiro, chefe da missão de observação da Organização Internacional da Francofonia (OIF) que também explicou à nossa enviada especial em Bissau, Liliana Henriques, a função desta entidade nas eleições.

O processo das eleições gerais decorreram de forma positiva e sem incidentes como têm vindo a destacar vários observadores nacionais e internacionais.

O presidente da Comissão Nacional de Eleições na Guiné-Bissau, Augusto Mendes, explicou à nossa envida especial em Bissau, Liliana Henriques, que "este processo está a ser um sucesso muito pelo apoio que os parceiros internacionais deram, e têm estado a dar".

A Comissão Nacional de Eleições já manifestou o reconhecimento face às manifestações de confiança e encorajamento expressos pelos mais altos representantes da comunidade internacional e seus parceiros directos.

RFI

Joaquim Chissano "A votação está a decorrer de forma livre e transparente


A União Africana (UA) considerou hoje que as eleições gerais de domingo na Guiné-Bissau decorreram de forma livre e transparente, anunciou o presidente da missão de observadores, Joaquim Chissano.

O antigo Presidente de Moçambique revelou a posição da UA na primeira apreciação à forma como decorreram as eleições gerais guineenses que disse terem sido "calmas, ordeiras e pacíficas".

"Foi notável a grande afluência às urnas, particularmente das mulheres e dos jovens", disse ainda Chissano, elogiando a "dedicação e a seriedade" da Comissão Eleitoral e das autoridades de transição.

Para a missão da UA deve-se também enaltecer o papel das forças de segurança, da sociedade civil, da comunidade internacional, "pela forma abnegada" como todos contribuíram para o "êxito" do processo.

O trabalho e os esforços dos agentes das mesas de voto, que logo após ao fecho das urnas, iniciaram o processo de contagem dos votos, permitem considerar que as eleições foram "justas, livres, transparentes e pacíficas", sublinhou Chissano.

O líder dos observadores da UA entende que o escrutínio foi "um teste" à capacidade dos guineenses em acabar com "anos de instabilidade" política e "iniciar uma nova etapa" na sua história.

Joaquim Chissana disse ainda que a apreciação global e final ao processo eleitoral guineense só será feita com a publicação dos resultados definitivos da votação de domingo.

Aos candidatos e partidos que concorreram às eleições aconselha a aguardarem pela divulgação dos resultados e a resolverem eventuais contenciosos por vias pacíficas.

A UA teve no terreno 19 equipas de observadores que puderam visitar, segundo Chissano, mais de 300 assembleias de voto em Bissau e no interior do país.
http://www.noticiasaominuto.com/mundo/203855/a-votacao-esta-a-decorrer-de-forma-livre-e-transparente

GUINÉ-BISSAU: DIVULGAÇÃO DE RESULTADOS PROVISÓRIOS DE ELEIÇÕES PREVISTA PARA QUARTA-FEIRA


Bissau, - A Comissão Nacional de Eleições (CNE) da Guiné-Bissau prevê que os resultados provisórios da votação de domingo possam ser divulgados na quarta-feira, anunciou hoje o presidente do organismo, Augusto Mendes, em conferência de imprensa.

"Estamos a trabalhar para que assim seja", respondeu depois de questionado pelos jornalistas. 

"O secretariado executivo da CNE já solicitou às nossas comissões regionais eleitorais um esforço complementar que permita trazer os resultados a público o mais cedo possível", acrescentou. 

Augusto Mendes referiu que a participação nas eleições gerais de domingo foi "a maior de sempre" na história da Guiné-Bissau e ultrapassou 80 porcento nalgumas regiões. 

A Guiné-Bissau realizou no domingo as primeiras eleições gerais (legislativas e presidenciais) depois do golpe de Estado de Abril de 2012

Partido da Renovação Social aceita "qualquer resultado" legal


Bissau, - O Partido da Renovação Social (PRS), principal força da oposição guineense, disse nesta segunda-feira que vai aceitar qualquer resultado das eleições gerais de domingo desde que respeite a lei. 

"Estamos preparados para aceitar com humildade qualquer resultado que esteja naturalmente conforme a lei em vigor", disse Víctor Pereira, porta-voz da direcção do PRS.

Aquele responsável falava aos jornalistas numa conferência de imprensa na sede do partido, em Bissau, para anunciar a posição a ser adoptada face aos resultados a serem publicados pela Comissão Nacional de Eleições (CNE).

No entanto, Víctor Pereira recusou-se a adiantar os resultados que o PRS terá alcançado.

O porta-voz dos "renovadores" guineense preferiu antes enaltecer "a disponibilidade, maturidade, civismo e patriotismo", demonstrados pelo povo guineense nas eleições gerais para a escolha de novos deputados e novo Presidente da República.

"Queremos informar o povo e a comunidade internacional que o PRS assumirá as suas responsabilidades plenamente, como sempre fez", precisou o porta-voz do partido

CPLP considera que votação "foi livre, credível e transparente"


A missão de observação eleitoral da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) às eleições gerais da Guiné-Bissau anunciou ontem que a votação foi livre, credível e transparente. 

"As eleições gerais de 13 de abril respeitaram na sua generalidade os princípios e procedimentos internacionais, o que permite concluir que as mesmas foram livres, credíveis e transparentes", anunciou Leonardo Simão, chefe de missão. 

Na avaliação preliminar, ontem apresentada numa conferência de imprensa em Bissau, foi ainda destacado o ambiente sereno em que decorreu a votação. 

A missão registou "constrangimentos de ordem técnica", resolvidos durante o dia e que "não põem em causa o ato eleitoral". 

Como recomendação, é sugerido que "nas próximas eleições seja prestada atenção ao continuado aperfeiçoamento do processo eleitoral, incluindo a participação de observadores nacionais". 

A missão da CPLP chegou a Bissau a 05 de abril com 21 observadores oriundos de todos os estados membros da organização (exceto Guiné-Bissau) - Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

CEDEAO rejeita acusação de patrocínio do golpe de 2012 na Guiné


O presidente da comissão da Comunidade Económica dos Estados da Africa Ocidental (CEDEAO), Kadre Ouedraogo, rejeitou hoje a ideia de que a organização tenha "patrocinado" o golpe de estado militar de 2012 na Guiné-Bissau.

A acusação foi feita pela eurodeputada portuguesa Ana Gomes em declarações à Lusa, no domingo. 

"Quem faz aquelas afirmações é a responsável por aquilo que diz. A CEDEAO foi das primeiras organizações a condenar o golpe", defendeu Ouedraogo. 

O responsável africano falava numa conferência de imprensa sobre a observação das eleições gerais de domingo na Guiné-Bissau que contaram com uma missão de observação de 220 elementos da CEDEAO. 

Questionado sobre as declarações da eurodeputada portuguesa, Ouedraogo afirmou que "se calhar" poderá existir algum equívoco na interpretação da posição da CEDEAO aquando do golpe de Estado, mas enalteceu que a organização "é sempre contra golpes de Estado". 

"A nossa posição é de tolerância zero" para golpes, lembrou Ouedraogo, para quem a Guiné-Bissau tem que trilhar "novos caminhos" a partir das eleições (presidenciais e legislativas) que a CEDEAO classificou como livres e pacíficas. 

O presidente da comissão da CEDEAO prometeu um relatório mais pormenorizado sobre a leitura ao processo logo após a publicação dos resultados pela Comissão Nacional de Eleições (CNE). 

Ouedraogo pediu aos partidos e candidatos que aguardem pelos dados "com calma e serenidade". 

Por seu lado, o chefe da missão de observação da organização subregional africana, o ex-presidente interino da Libéria, Amos Sawyer, deu também nota positiva às eleições guineenses, enalteceu o trabalho da CNE e criticou o facto de nenhuma mulher se ter candidato às eleições presidenciais. 

"É inconcebível, num país onde a grande maioria do eleitorado é a população feminina", observou Amos Sawyer.

ELEIÇÕES 2014: NOTA DE IMPRENSA DA CANDIDATURA DE PAULO GOMES

Vem o candidato independente Dr. Paulo Gomes, pela presente nota, agradecer penhoradamente todos os eleitores, tanto os do país como os da diáspora, pela sua massiva participação no processo de votação e, igualmente, pelo alto grau de civismo demonstrado.

Os agradecimentos são igualmente extensíveis à Comissão Nacional de Eleições, pela forma organizada como até aqui tem conduzido o processo eleitoral, o que de resto traduz-se na taxa expressiva de participação, estimado em mais de 70%, de um universo de cerca de 800.000 cidadãos recenseados.

O Dr. Paulo Gomes apela ainda aos seus apoiantes para a necessidade de se manter o elevado espírito de civismo que caracterizou as três semanas da sua campanha eleitoral, avançando que os dados recolhidos até então pela equipa no terreno, são otimistas, exortando assim a todos para a necessidade imperativa de continuarmos serenamente a aguardar o anúncio dos resultados provisórios por parte da Comissão Nacional de Eleições.