terça-feira, 20 de julho de 2021

40 mil empresas foram vandalizadas durante protestos na África do Sul

© Lusa

Notícias ao Minuto 20/07/21 

O Governo da África do Sul disse hoje que pelo menos 40.000 empresas sul-africanas foram saqueadas, queimadas ou vandalizadas, nos violentos protestos dos últimos dias.

"Pelo menos 40.000 empresas foram afetadas por saques, queimadas e vandalismo na região de Kwazulu-Natal (KZN"), afirmou hoje, em declarações à imprensa o Ministro das Pequenas Empresas, Khumbudzo Ntshavheni.

A agitação na região começou a 09 de julho, inicialmente sob a forma de tumultos, após a prisão do ex-presidente Jacob Zuma, por desrespeito ao tribunal.

Mas depois, num cenário de desemprego endémico e de novas restrições anti-Covid-19, espalharam-se para Joanesburgo. Na sequência destes protestos foram mortas mais de 200 pessoas, de acordo com os últimos números.

Em termos económicos, o governo estima que a violência custará à economia 50 mil milhões de rands, ou 3,4 mil milhões de dólares (cerca de três milhões de euros).

Detalhando o ministro acrescentou que, só na região KZN, 161 centros comerciais sofreram "danos graves".

Pelo menos 1.400 ATMs (caixas multibanco) foram vandalizadas, bem como 300 bancos e estações de correios, mais uma vez, só nesta região.

Finalmente, 90 farmácias foram destruídas, "sem qualquer possibilidade de reconstrução", uma vez que o país sofre uma nova onda de Covid-19.

Na região de Gauteng, onde se situa Joanesburgo, o governo ainda está a avaliar os danos.

Mas "não há praticamente nenhum setor económico que tenha sido poupado pela violência", advertiu também hoje o Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, numa reunião com líderes empresariais.

As duas regiões mais afetadas são responsáveis por metade do PIB do país (produto interno bruto).

Ramaphosa admitiu também que o seu governo "não estava suficientemente preparado" para a violência, que parecia estar atenuada, não tendo sido comunicados novos incidentes desde segunda-feira.

PR Umaro Sissoco Embaló preside celebrações de 37 anos do Regimento dos Comandos Guiné-Bissau



 RadioBantaba  

GUINÉ BISSAU - UNTG MARCA NOVA MANIFESTAÇÁO/ MINISTERIO INTERIOR RECEBE 15 VIATURAS

MAIOR CENTRAL SINDICAL MARCA NOVA MANIFESTAÇÃO PARA RECLAMAR MELHORIAS/. MI RECECE VIATURAS TERCE/ TERCEIRA VAGA DE COVID COM MAIOR IMPACTO NA POPULAÇÁO ENTRE 25 E OS 44 ANOS

FALADEPAPAGAIO DESEJA TODOS OS NOSSOS IRMÃOS MUÇULMANOS DA GUINÉ-BISSAU E DO MUNDO UMA BOA FESTA DE EID AL-ADHA. QUE ESTA DATA SEJA CELEBRADA COM PAZ, ALEGRIA E SAÚDE!


Faladepapagaio

Presidente do Mali é vítima de tentativa de ataque com faca

Assimi Goita, presidente interino do Mali, em imagem de 19 de agosto de 2020 — Foto: Malik Konate / AFP

Por G1  20/07/2021 

Uma pessoa tentou esfaquear o coronel Assimi Goita dentro de uma mesquita na capital do Mali. Aparentemente, o presidente não foi ferido e foi retirado do local.

O presidente interino do Mali, o coronel Assimi Goita, foi vítima de uma tentativa de um ataque com faca nesta terça-feira (20), de acordo com a agência AFP. Segundo o relato de um repórter da agência que presenciou a cena, aparentemente o presidente não foi ferido.

Duas pessoas tentaram apunhalar Goita durante a celebração de um ritual islâmico, o Eid al-Adha, em uma mesquita de Bamako, a capital do país.

Goita foi retirado da mesquita depois da tentativa de facada.

"Foi depois a reza e o sermão do sacerdote, no momento em que ele ia sacrificar um cordeiro, que um jovem tentou apunhalar Assimi (Goita) pelas costas, mas no fim outra pessoa foi ferida", disse o responsável pela mesquita, Lautus Touré.

O Eid al-Adha é um festival sagrado dos muçulmanos, também conhecido como "grande festa" ou "festa do sacrifício", que ocorre depois do Hajj, a peregrinação dos muçulmanos até Meca, e geralmente dura quatro dias.

Dois golpes de Estado em nove meses

Goita foi nomeado como presidente de transição em junho, e apontou um civil, Choguel Kokalla Maiga, como seu primeiro-ministro.

Em agosto do ano passado, Goita deu um primeiro golpe quando, junto com outras autoridades, demitiu o presidente eleito Ibrahim Boubacar Keita, após semanas de protestos contra a corrupção. O Mali vive efeitos do conflito jihadista que dura anos no país.

Depois do golpe de 2020, foi nomeado um governo de transição presidido por Bah Ndaw. Não durou muito, porque Goita em maio de 2021 deu um segundo golpe de Estado e derrubou o presidente. O coronel ficou descontente com uma reforma ministerial que deixou de fora alguns oficiais que haviam participado do golpe de agosto.

Foi um segundo golpe em nove meses e gerou indignação no exterior. A União Africana e a CEDEAO, composta por 15 países, suspenderam o Mali das suas instituições e a França, que tem milhares de militares destacados naquele país, suspendeu a cooperação militar com Bamako.

VACINAÇÃO - Mulheres reportam aumento dos seios após toma da vacina da Pfizer

© Shutterstock

Notícias ao Minuto  20/07/21 

Médicos creem que pode simplesmente tratar-se de uma reação do sistema imunitário ao imunizante.

"Tive que comprar um soutien maior", disse uma das mulheres alegadamente afetadas nas redes sociais.

Mas, não é a única a reportar este efeito colateral inesperado relacionado com a toma da vacina. Múltiplas mulheres da Noruega dizem que os seios aumentaram após terem recebido a vacina da farmacêutica Pfizer.

Uma mulher em específico, também através das redes sociais, afirmou que o seu peito aumentou em dois tamanhos após lhe ter sido administrado o imunizante.

Entretanto, a Agência Norueguesa de Medicamentos já reagiu e defende que o aumento do tamanho do peito pode estar relacionado com uma reação do sistema imunológico à vacina da Pfizer.

Beber café reduz risco desta condição cardíaca, revela estudo

© Shutterstock

Notícias ao Minuto  20/07/21

Não, beber café não 'dispara' o ritmo do coração.

De acordo com um novo estudo publicado na revista científica Jama Internal Medicine, citado pela CNN, o hábito de ingerir café diminui o risco de sofrer de arritmias cardíacas, como a fibrilação arterial, que se caracteriza por uma frequência cardíaca irregular e acelerada, que por sua vez tende a causar má circulação sanguínea.

A pesquisa realizada por investigadores norte-americanos, examinou a ingestão de café de mais de 386 mil indivíduos, durante três anos, comparando-a com a incidência de arritmias cardíacas e fibrilação arterial.

Os cientistas apuraram que "cada chávena de café consumida estava associada à diminuição em 3% dos riscos de incidência de arritmia", disse o professor e coautor do estudo Gregory Marcus, da divisão de cardiologia da Universidade da Califórnia.

Adicionalmente, os investigadores analisaram genes associados à agitação que advém do consumo de café, nomeadamente o CYP1A2 ou 'gene do café', e que promove o metabolismo da cafeína.

Ou seja, explica a CNN, indivíduos que têm esses genes ativos metabolizam o café normalmente. Isto é, essas pessoas podem beber café sem sentir nenhum efeito secundário.

Todavia, quando ocorre uma modificação nesse gene, o organismo pode começar a metabolizar o café mais lentamente, fazendo com que o impacto da cafeína tenha uma maior duração ou seja experienciada com mais intensidade. Sendo que os investigadores, não detetaram qualquer associação notória entre a dificuldade em metabolizar o café e o desenvolvimento de arritmia. 

A teoria de que o consumo de café provoca palpitações advém de estudos antigos e de pequena dimensão, incluindo um que incidia somente em médicos do sexo masculino, afirmou Marcus - porém, hoje em dia a ciência na sua maioria discorda.

Segundo Marcus, uma revisão de 201 meta-análises registou que a ingestão moderada de café é, provavelmente, mais benéfica do que danosa para a saúde. 

Mais ainda, o consumo de café já foi correlacionado com a redução do riscos de aparecimento de vários cancros, diabetes, doenças cardíacas e morte prematura.