segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

DOMINGOS SIMÕES PEREIRA ESTÁ A ORQUESTRAR MAIS UMA GUERRA CIVIL NA GUINÉ-BISSAU - COMUNICADO DE IMPRENSA - PRS


*PRS DENUNCIA AS MANOBRAS E ARTIMANHAS DO PAIGC E SEU GOVERNO CADUCO EM PROPICIAR O AMBIENTE FAVORAVEL A EVENTUAL FRAUDE PARA INSTALAÇÃO DO SEU CANDIDATO BY FORCE, QUANDO ESTÃO CRIADAS AS CONDIÇÕES REAIS PARA CONSAGRAÇÃO DO GENERAL DI POVO, UNICO E MAIS BEM PREPARADO PARA EXERCER OS PODERES DO PROXIMO CHEFE DE ESTADO DA GUINE BISSAU.

O GENERAL SISSOKÓ EMBALÓ É O MAIS CAPAZ DE REUNIFICAR OS GUINEENSES E SEUS LIDERES PARA O GRANDE DESIGNIO NACIONAL DE RESGATAR A SOBERANIA NACIONAL E DE CONSTRUIR A PAZ TÃO NECESSÁRIA A ESTABILIDADE E AO DESENVOLVIMENTO.

IMPORTA REFERIR QUE A CANDIDATURA DO GENERAL DI POVO AGLUTINOU NA BASE DE UMA SINERGIA E DIALOGO ABERTO, FRANCO E LEAL TODOS OS OUTROS POTENCIAIS CANDIDATOS DA 1ª VOLTA E SUAS BASES DE APOIO,  COISA RARA E NUNCA VISTA NA DEMOCRACIA GUINEENSE.

EM DESESPERO O PAIGC, O GOVERNO CADUCO E SEU CANDIDATO TENTAM FURTAR E VICIAR A 2ª VOLTA DA ELEIÇÃO PRESIDENCIA, IMPORTANDO FORÇAS MERCENÁRIAS.

CONTUDO O PRS ESTÁ ATENTO E DENUNCIA:*














Rogerio Dias




JUVENTUDE DA APU-PDGB ACUSA DOMINGOS SIMÕES PEREIRA DE TENTATIVA DE SUBORNO AO NUNO NABIAN

A Juventude Democrática Apuana (JUDA) acusou segunda-feira o presidente do PAIGC,  Domingos Simões Pereira de tentativa de  suborno ao líder  da APU-PDGB com dois milhões de dólares americanos,  para apoiá-lo na segunda volta da eleição presidencial.



A acusação foi feita hoje em conferência de imprensa  pelo segundo vice-presidente da JUDA,  Caustar Dafá, na qual afirmou que a juventude do referido partido vai seguir o seu líder, apoiar na segunda volta das presidenciais, o candidato do MADEM-G-15 Umaro Sissoco Embalo.

Caustar Dafá  diz que o líder do PAIGC é  “falso e traidor”, porque segundo ele, “pretende usar  Nuno Gomes Nabiam com o objectivo único de alcançar o poder e depois deixá-lo à sua sorte, como fez na nona legislatura com José Mário Vaz, Adja Satu Camará, Baciro Djá, Luís Oliveira Sanca entre outros”.

“ Antes das eleições de 10 de Março último, prometeu que, se não ganhar com maioria absoluta ou qualificada, não vai governar. O que não aconteceu pediu apoio ao líder dos apuanos para formação do governo,” disse Dafá.

Caustar Dafá  afirmou  que Domingos Simões Pereira pretende aniquilar Nuno Gomes Nabiam e o partido APU-PDGB na política e que agora  veio pedir o apoio do Nuno e APU-PDGB nesta segunda volta antes da publicação oficial dos resultados eleitorais, violando assim as regras eleitorais do país.

Disse que o Comissão Permanente de  APU-PDGB reuniu-se em Abril deste ano e reforçou o poder ao  presidente daquela formação política para negociar, apoiar, e pedir apoio de qualquer que seja força política na Guiné-Bissau, e que está decisão foi também aceite pelo Conselho Nacional do mesmo partido na sua reunião de 15 de Outubro de 2019.

É nesta base que segundo Caustar Dafé, Nuno Gomes Nabiam assinou recentemente, em Dacar, no Senegal, o acordo em nome do partido para apoiar o candidato suportado pelo MADEM-G15, Umaro Sissoco Embalo na segunda volta das eleições presidenciais, marcadas para 29 de dezembro deste ano. 

Aquando da assinatura do Acordo de incidência parlamentar rubricado entre as duas formações não passou pela discussão e aprovação de nenhum   dos órgãos deste partido, mas,  ninguém contestou na altura e não é agora que os militantes oportunistas, infiltrados e sem consciência de gratidão vão criticar,” disse Caustar Dafé

Notabanca; 09.12.2019

ASSOCIAÇÃO ANTICORRUPÇÃO QUER DECLARAÇÃO DOS BENS DOS TITULARES DOS CARGOS PÚBLICOS

Presidente de associação Guineense Anticorrupção disse que desde a sua aplicação não está a ser cumprida a lei que obriga os titulares dos cargos públicos a declararem os seus bens antes de ocuparem os lugares administrativos do país.


A declaração vem no âmbito da celebração, hoje, do dia internacional de luta contra a corrupção no mundo. Na mesma ocasião, Joel Alo Fernandes disse que desde de 2007 que o país aderiu à organização de convenção de luta contra corrupção mas nunca viu um acto concreto do Governo e nem da Assembleia Nacional Popular para lutar contra o fenómeno de corrupção.

“Estamos a assistir na Guiné-Bissau os gastos dos sucessivos Governos que passaram, só as compras dos carros e estes carros não são controlados os seus usos. Também a lei que obriga os titulares dos cargos públicos a declarem os seus bens antes de ocuparemos lugares administrativos, mas não estão a funcionar e está morta”.

Joel Fernandes sustenta que os cidadãos não têm contribuído na denúncia do acto de corrupção porque, segundo ele, não existe lei de protecção às testemunhas.

“Estamos a exigir que a Assembleia Nacional Popular crie uma lei de protecção das testemunhas. Nas últimas campanhas políticas apesar da existência da lei eleitoral que diz que os candidatos devem declarar os bens usados nas campanhas, mas aqui na Guiné-Bissau habituamos a assistir campanhas de biliões de proveniências duvidosas, e que nem sabemos a origem destes dinheiros”.          

Para a comemoração do dia internacional de luta contra a corrupção no mundo a Associação Guineense Anticorrupção realizou, esta manhã, uma marcha de espaço verde do bairro d´Ajuda à Assembleia Nacional Popular com objectivo de chamar atenção às necessidades do envolvimento de todos os cidadãos no combate à corrupção.   

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Turé da Silva

radiosolmansi.net

CEDEAO CAPACITA MILITARES DA ECOMIB NA MATÉRIA DE VIOLÊNCIA SEXUAL

A Força de Interposição da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (ECOMIB) debate a partir hoje até sexta-feira (13/12) a Violência Sexual, Protecção da Mulher e da Criança em Ambiente de Conflito.


O encontro de Bissau organizado pela CEDEAO com apoio da União Europeia visa consciencializar as forças de manutenção da paz de ECOMIB sobre os direitos humanos.

Na abertura dos trabalhos a embaixadora da União Europeia Sónia Neto diz que a sua organização e a CEDEAO estão determinadas a por termo a violência contra as mulheres e raparigas, que continua a ser um dos crimes e violação dos direitos humanos mais generalizadas, persistente e devastadora assim como continua em grande medida.

Sónia destaca por outro lado que, a violência só pode ser combatida colectivamente razão pela qual, a União Europeia, a CEDEAO e a ECOMIB considerem esta luta como passo importante da parceria.

Já o representante residente da CEDEAO no país, Blaise Diplo afirmou que este encontro revela o comportamento inapropriado de alguns elementos durante a estada em missão de paz.

“Violência sexual baseada na protecção das mulheres e das Crianças em Ambiente de Conflito revela o comportamento inadequado de alguns elementos das forças nas zonas de conflitos, nesta perspectiva apelaríamos a protecção de modo geral as mulheres e crianças, sublinhar que a materialização deste seminário de formação, é uma vontade expressa de todas as organizações em matéria de direitos humanos”, referiu o representante da CEDEAO.

Participam neste encontro de cinco dias militares em missão na Guiné-Bissau. Estas forças são constituídas pelos militares da Nigéria, Senegal e do Togo e conta igualmente com o Comandante da ECOMIB em Bissau, David Kabre.

Por: Marcelino Iambi

radiosolmansi.net

MINISTRA DE SAÚDE DENUNCIA DESVIO DE FUNDOS NO HOSPITAL SIMÃO MENDES

A ministra da Saúde Pública denunciou hoje (9/12) a perda de mais de 600 milhões de Franco cfa no cofre do maior centro hospitalar do país, Hospital Nacional Simão Mendes.



A denúncia é tornada pública aos jornalistas no âmbito do encontro dos parceiros do sector da saúde pública organizado pelo ministério para proceder a elaboração do programa de actividade para os próximos anos e a obtenção dos financiamentos.

Magda Nely Robalo Silva critica esta situação sublinhado que o cenário não pode continuar uma vez que mina o desenvolvimento do sector da saúde, por isso, tudo fará para que os implicados sejam conduzidos a justiça.


“ Seiscentos milhões de franco cfa desapareceram no cofre do Hospital Nacional Simão Mendes, isso aconteceu alguns meses atrás, ou seja, há um ano atrás. Este dinheiro é contributo dos cidadãos guineenses, isto não pode continuar por isso garanto-vos tudo farei para que os implicados sejam conduzidos a justiça e a denuncia já está no relatório do tribunal de contas”, avisou a ministra da Saúde Pública.

A titular da pasta da Saúde Pública diz entretanto que, a saúde na Guiné-Bissau está como está porque houve desvio de fundos para fim pessoais o que tem vindo a prejudicar a melhoria do sistema.

“Encontramos no ministério vários buracos quando eu digo buracos, estou a falar de financiamentos que são dados a este pelouro para implementação de programa e de actividades e que não foram justificados, vários e largos milhões de franco cfa são desviados para fim pessoais, facto que implica muito trabalho para o retorno da confiança dos parceiros”, sublinhou Magda Nely Robalo Silva.

No que refere a reivindicação do Sindicato de Pessoal Contratado de Saúde que reclama o pagamento de seis meses de salários, a titular da pasta de saúde diz que “ algumas revindicações são inaceitáveis”.

O sindicato da Saúde exigia afectação dos funcionários contratados expulsos, assim como a devolução do salário dos trabalhadores e o pagamento de salário em atraso de seis meses.

Por: Marcelino Iambi

radiosolmansi

Angola e Guiné-Bissau pioram no índice de desenvolvimento

Angola, Guiné-Bissau e Guiné Equatorial são três dos países que pioraram no ano passado no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) das Nações Unidas. Cabo Verde e São Tomé e Príncipe tiveram prestações positivas.


O Índice de Desenvolvimento Humano, que integra o Relatório de Desenvolvimento Humano de 2019, analisou os progressos de 189 países em matéria de desenvolvimento humano, centrando-se este ano nas desigualdades.

Segundo os dados, Portugal, o único lusófono no grupo de países de desenvolvimento muito alto, manteve-se na posição 40, enquanto o Brasil, considerado de desenvolvimento alto, caiu um lugar, de 78 para 79.

Angola, que integra com Cabo Verde, Timor-Leste, São Tomé e Príncipe e Guiné Equatorial o conjunto de países de desenvolvimento humano médio, foi o lusófono que mais caiu na avaliação, passando da posição 147 para a 149. 

Também a Guiné Equatorial desceu da posição 143 para a 144.

Cabo Verde subiu do lugar 128 para o 126, São Tomé e Príncipe passou do 138 para 137 e Timor-Leste manteve-se no lugar 131.

Guiné-Bissau e Moçambique mantiveram-se nos últimos lugares da lista dos países com baixo desenvolvimento humano com a Guiné-Bissau a descer da posição 177 para a 178 e Moçambique a permanecer na posição 180, sendo o 9º pior país do índice.

Desigualdades atrasam desenvolvimento

Globalmente, o Níger ocupa última posição do índice, seguido pela República Centro-Africana, Chade e Sudão do Sul, enquanto a Noruega lidera a lista, seguida da Suíça, Irlanda e Alemanha, países que mantiveram inalteradas as suas posições relativamente ao índice anterior.

O relatório adianta que, apesar do progresso sem precedentes contra pobreza, fome e doenças, muitos países continuam com graves problemas provocados pelas desigualdades e destaca uma nova geração de desigualdades, em torno da educação, tecnologia e mudanças climáticas.

O estudo estima que, em 2018, cerca de 20% do progresso do desenvolvimento humano foi perdido devido às desigualdades.

Apontando como exemplo a igualdade de género, o relatório refere que, a manterem-se as tendências atuais, serão necessários mais de 200 anos para eliminar a diferença de oportunidades económicas entre homens e mulheres.

Preconceito de género cresce

Pela primeira vez, o relatório inclui um Índice de Normas Sociais, que revela que em metade dos países avaliados, o preconceito de género cresceu nos últimos anos. 

Cerca de 50% das pessoas em 77 países pensam que os homens são melhores líderes políticos do que as mulheres e mais de 40% considera que os homens são melhores na área dos negócios.

Num outro exemplo, o estudo compara as perspetivas futuras de crianças nascidas no ano 2000 em países de desenvolvimento muito alto e de desenvolvimento baixo, adiantando como muito provável que 55% dos jovens nascidos no primeiro grupo frequentem o ensino superior contra 3% no segundo grupo.

Por outro lado, 17% das crianças nascidas em 2000 em países de baixo desenvolvimento terão morrido antes dos 20 anos, contra apenas 1% dos nascidos em países de muito alto desenvolvimento, e os que sobreviverem terão menos 13 anos de esperança média de vida.

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) combina rendimento dos países, expectativa de vida e educação.

A Noruega, que lidera o índice, teve em 2018 uma pontuação de 0,954, enquanto o Níger, que ocupa a última posição, teve apenas 0,377 pontos.

DW

PNUD lança Relatório Global de Desenvolvimento Humano 2019 sob o lema – Além da renda, além das médias, além do hoje: desigualdades no desenvolvimento humano no século XXI


O lançamento, contou com a presença do Representante Especial Adjunto do Secretário-geral e coordenador residente do sistema das Nações Unidas na Guiné-Bissau, senhor Mamadou Diallo e do Representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento na Guiné-Bissau, Tjark Egenhoff e foi apresentado através de uma conferência de imprensa.

Tjark Egenhoff, apresentou as mensagens chaves do relatório, entre eles, a situação da Guiné-Bissau, conforme os indicadores de acesso a saúde, educação e distribuição da riqueza medidos até 2018.

Este ano, o relatório foi feito pensando no desenvolvimento para além das médias, além da renda e além do hoje o que poderá contribuir de forma significativa para a formulação de políticas públicas na Guiné-Bissau e no mundo, disse o representante do PNUD.


ONU na Guiné-Bissau

GUINÉ-BISSAU - JUVENTUDE DEMOCRÁTICA APUANA

A Juventude Democrática Apuana está solidário com a decisão do presidente do partido Eng. Nuno Gomes Nabian em apoiar General Umaro Sissoco Embaló. 







Fonte MNN Presidente.
Redação
Radiokussunde

UNODC e Governo apresentam Plano Nacional Integrado de Combate ao Crime Organizado, Tráfico de Drogas e Abuso de Drogas


A República da Guiné-Bissau dispõe agora de um quadro de referência abrangente e coerente, proporcionando uma avaliação clara das ameaças e oportunidades existentes no ao Combate ao Crime Organizado, Tráfico de Drogas e Abuso de Drogas.

O trabalho foi concluido por um Comité Nacional, criado sob os auspícios da Ministra da Justiça e apoiado pela consultora sénior do UNODC, Dra. Marisa MORAIS, antiga Ministra da Justiça e Administração Territorial de Cabo-Verde e a CEDEAO.


ONU na Guiné-Bissau

Intolerance and Discrimination Against New Religious Movements: An International Problem

International Leaders Declare Forced Conversion a Global Human Rights Issue


On 29 November, with the support and attendance from members of the Human Rights Association for Victims of Coercive Conversion (HAC), the Center for Studies on New Religions (CESNUR) from Italy and Human Rights Without Frontiers (HRWF) from Belgium hosted a seminar on human rights entitled "Intolerance and Discrimination Against New Religious Movements: An International Problem."


This seminar, held in Seoul, South Korea, was devoted to protect the rights of religious minorities targeted by the majority groups, particularly in the context of anti-human rights situations like the forced conversion that occurred in Korea.

Forced conversion, also known as "Deprogramming," is a social issue that causes human rights violations by kidnapping and detaining the members of religious groups labeled as "cults" by their opponents in order to compel them to abandon their faith.

More than 80 participants including legal experts, journalists, and civil society representatives reviewed the current situation of forced conversion and discussed solutions to defend the freedom of faith and human rights that have become the norm of the international community.


"Korean deprogrammers are specialized pastors from the mainline churches, most of them Presbyterian," said Massimo Introvigne, an Italian sociologist and Managing Director of CESNUR, stressing that forced conversion is conducted on a mainstream level.

"The protests that commemorate the victims from forced conversion were mentioned in the 2019 U.S. State Department Report on Religious Freedom, including violations of religious freedom in the year 2018. However, there were new cases of deprogramming even after their death," he criticized.

Regarding the strategy to solve it, Willy Fautré, Founder and Director of HRWF gave several suggestions; pointing at the responsibility of the leadership of the Presbyterian Church which tolerates, endorses, and even encourages the practice; developing advocacy at the UN and in organizations defending freedom of religion; prosecuting those who encourage people to do acts of abduction and confinement.


On July 24th, an open letter, signed by HRWF and 14 other international NGOs, was sent to the South Korean President Moon Jae In that read, "South Korea may well be the last democratic country in the world where deprogramming is still tolerated" and asked the President to "investigate in-depth accusations of forcible deprogramming, put a stop to this obnoxious practice, and hold those responsible fully accountable."

South Korea was also elected to serve the 5th term on the UN Human Rights Council, to which the nation declared "to participate in the international efforts to respond to human rights crises around the world." Participants urged the Korean government to respond to the issue of forced conversion which is still threatening the people's human rights.

Fonte: Alicia Yun
Departamento de Relações Públicas, filial de Northeast Seoul
Cultura Celestial, Paz Mundial, Restauração da Luz (HWPL)
E-mail: press_ns@hwpl.kr
Tel. +82 10 6339 9457

Address: 2nd floor 13, Nonhyeon-ro 6-gil, Gangnam-gu, Seoul, South-Korea

COMUNICADO DE IMPRENSA - "Conversão forçada que viola os direitos humanos torna-se um problema internacional "


Este seminário, realizado em Seul, Coreia do Sul, foi dedicado à proteção dos direitos das minorias religiosas visadas pelos grupos majoritários, particularmente no contexto de situações anti-direitos humanos, como a conversão forçada que ocorreu na Coreia.

A conversão forçada, também conhecida como "Desprogramação", é uma questão social que causa violações de direitos humanos por sequestro e detenção de membros de grupos religiosos rotulados como "cultos" por seus oponentes, a fim de obrigá-los a abandonar sua fé.

Mais de 80 participantes, incluindo juristas, jornalistas e representantes da sociedade civil, analisaram a atual situação de conversão forçada e discutiram soluções para defender a liberdade de fé e os direitos humanos que se tornaram a norma comunidade internacional.


Em 29 de novembro, o Centro de Estudos sobre Novas Religiões (CESNUR) da Itália e da Bélgica, direitos humanos sem fronteiras (HRWF), organizou um seminário sobre direitos humanos intitulado "Intolerância e Discriminação Contra Novos Movimentos Religiosos: Um Problema Internacional".

Massimo Introvigne, Diretor Geral do CESNUR, bem como um sociólogo italiano, salientou que a conversão forçada é conduzida através do mainstream, dizendo: "Os deprogramadores coreanos são pastores especializados das igrejas principais, a maioria deles Presbiteriana."

"Os protestos que comemoram as vítimas da conversão forçada foram mencionados no Relatório do Departamento de Estado dos EUA sobre Liberdade Religiosa de 2019, incluindo violações da liberdade religiosa no ano de 2018. No entanto, houve novos casos de desprogramação, mesmo após a sua morte", criticou.


Em relação à estratégia multidimensional para resolver tal fenômeno, Willy Fautré, fundador e diretor da HRWF, declarou várias sugestões; apontando para a responsabilidade da liderança da Igreja Presbiteriana que tolera, endossa e talvez incentive tal prática; desenvolvimento de advocacia na ONU e em órgãos defendendo a liberdade de religião ou crença; processar aqueles que incentivam as pessoas a perpetrar um ato de rapto e confinamento.

Em uma carta aberta, assinada por 15 ONGs internacionais, incluindo CAP-LC e HRWF, ao presidente sul-coreano Moon Jae In em 24 de julho, disse: "A Coreia do Sul pode muito bem ser o último país democrático do mundo onde a desprogramação ainda é tolerada" e perguntou o Presidente para "investigar acusações aprofundadas de desprogramação forçada, pôr fim a esta prática detestável, e manter os responsáveis plenamente responsável."

Enquanto isso, a Coreia do Sul foi eleita para servir o 5º mandato no Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas em 17 de outubro. A missão da Coreia do Sul na ONU disse que planeja "participar dos esforços internacionais para responder às crises de direitos humanos em todo o mundo". Os participantes instaram o governo coreano a responder à questão da conversão forçada que ainda ameaça os direitos humanos de seu povo.


Fonte: Alicia Yun
Departamento de Relações Públicas, filial de Northeast Seoul
Cultura Celestial, Paz Mundial, Restauração da Luz (HWPL)
E-mail: press_ns@hwpl.kr
Tel. +82 10 6339 9457
Address: 2nd floor 13, Nonhyeon-ro 6-gil, Gangnam-gu, Seoul, South-Korea

Complot contre le général Umaro Sissoco Embalo :Après Alpha Condé, Alassane Ouattara tombe le masque


Honnis dans leurs propres pays devant leur volonté de briguer un 3e mandat, Alpha Condé et Alassane Ouattara tentent de freiner l’élan du leader générationnel Umaro Sissoco Embalo, qui est en passe d’infliger une Bérézina au PAIGC. Le Ghana et le Togo sont également dans le coup. 

Le vent frais de décembre, qui souffle sur la Guinée Bissau, entraîne un air de changement à quelques jours du second tour de la présidentielle. L’exercice risque de n’être qu’une simple revue des troupes pour le général Umaro Sissoco Embalo, qui a réussi à décrocher le soutien de l’écrasante majorité des autres poids-lourds recalés à la première manche. Nuno Gomes Nabiam et Carlos Gomes Junior (Cadogo), respectivement arrivés troisième et cinquième avec 13,16% et 2,61%, et le tentaculaire Parti du renouveau social (Prs), ont donné des consignes pour le candidat du Mouvement pour l’alternance démocratique (MADEM G15). Ce dernier vient de signer hier un accord avec le président sortant José Mario Vaz. 15 partis de l’opposition sans  parlement sont également dans la mouvance.

Une victoire de Embalo se profile à l’horizon d’autant plus que le principe de l’automaticité du report des voix a toujours fonctionné en Guinée Bissau. Pour souvenir, quand il fut élu avec 55% des suffrages face à Malam Bacai Sanha, Kumba Yala n’obtint que  18% au premier tour. L’Histoire se répètera en 2005, lorsque Joao Bernardo Vieira dit Nino, qui eut 20% au premier tour, triomphera du même Malam Bacai, alors crédité de 43 %, à l’issue de la première manche. A Fortiori Embalo, qui avait près de 27% pour son coup d’essai à la présidentielle.

Cependant, il y a un complot international, au profit du Parti africain pour l’indépendance de la Guinée et du Cap-Vert (PAIGC), qui vise, vainement, à arrêter la mer avec ses bras. Nous avons déjà révélé que la conspiration est supportée par l’Angola, affectant d’élargir sa sphère d’influence dans l’espace lusophone pour se positionner en géant d’Afrique. Aux dernières nouvelles, le président Alassane Ouattara a tombé le masque. Le Togo et le Ghana font aussi partie des comploteurs.

La vérité sur les relations fraternelles entre Macky Sall et Umaro  Sissoco Embalo

Le chef d’orchestre est le même Alpha Condé, qui a une dent dure contre le chef de l’Etat sénégalais, Macky Sall, depuis l’Episode Ebola, quand Dakar ferma sa porta à la propagation de l’épidémie. L’homme fort de Conakry, qui n’a réussi à dresser que trois pelés et un tondu, contre le général Embalo, parcourt le continent à soutenir que ce dernier est le poulain du président sénégalais. Une histoire cousue de fil blanc, bien sûr. Les relations fraternelles entre Macky Sall et le jeune postulant à la présidence datent de l’époque où celui qui incarne actuellement le destin du Sénégal n’était qu’un anonyme fonctionnaire à Petrosen. Alors, le candidat du Madem, qui vient juste d’entrer en politique, était un inconnu sergent. Embalo, qui a ses aises à Dakar, où il possède trois villas  aux Almadies et deux à Ngor Virage, a tissé de solides liens avec Macky Sall, au fil des années. Aveugle aux ressorts de cette amitié, Domingos Simoes Pereira  s’est précité d’aller à Dakar pour maladroitement signer un accord avec l’opposant Ousmane Sonko. Un précédent malheureux, compte tenu des relations de bon voisinage, à l’africaine, qui ont toujours existé entre les deux pays.

Dans la capitale sénégalaise, Domingos déclare hypocritement sa flamme aux Sénégalais, mais le lendemain, il signe traitreusement un communiqué dans les colonnes de l’Agence de presse bissau-guinéenne pour accuser Dakar de vouloir déstabiliser son pays. Il a même assimilé à « un crime » l’accord signé entre Embalo et Nabiam en terre sénégalaise.

Le rôle trouble de la CEDEAO prédispose à porter une suspicion légitime sur l’institution sous-régionale. Récemment, sur instructions de l’état-major, les forces armées bissau-guinéennes ont fouillé parmi les troupes togolaises quand elles ont découvert que Lomé a envoyé 15 voitures, au lieu de 10 et 40 hommes, là où 20 étaient attendus. Les véhicules sont passés par Pirada, à la frontière avec le Sénégal. Pourtant, Faure Gnassingbé ne doit pas avoir la mémoire courte, au point d’oublier que quand il accédait au pouvoir en 2005, le général Embalo était, parmi les médiateurs, dans l’ombre de Blaise Compaoré.

L’on peut comprendre que le président Alpha Condé peine à réprimer sa haine pour les Peulhs. Par contre, il est difficile d’expliquer la pirouette de Alassane Ouattara qui, en marge d’un sommet Europe-Afrique, parait de vertus le jeune Premier ministre Umaro Sissoco, en disant que « ce monsieur a de l’avenir, car il arrive à payer les salaires à temps, alors que la Guinée Bissau, contrairement à la Côte d’Ivoire,  ne dispose pas de cacao ».

Par: La Rédaction

https://bissauactu.com

Domingos Simaos Pereira é um dos politicos Guineenses mais honesto e transparente na gestao da coisas publica, e tambem é o candidato favorito para dirigir o país nos próximos 5 anos! - PAIGC De imortal Amílcar Lopes Cabral

ALÔ ALÔ ALÔ SIM É O ENG. DOMINGOS SIMÕES PEREIRA? SIM! PARABÉNS PELA VITÓRIA ESMAGADORA!


Domingos Simaos Pereira é um dos politicos Guineenses mais honesto e transparente na gestao da coisas publica, e tambem é o candidato favorito para dirigir o país nos próximos 5 anos!

Actualmente em todos os cantos da sociedade Nacional e internacional, eng. Domingos Simao Pereira é considerado o menino querido com visao ampla para os desafios do futuro.

Viva DSP
Viva BAFATAENSE
Viva GANADUENSE

Por PAIGC De imortal Amílcar Lopes Cabral

URGENTE: Umaro Sissoco Embalo, em larga vantagem e pode atingir 56% na segunda volta, afirma inquérito popular, realizado por analistas e especialistas dos assuntos africana e eleições em África Ocidental (AEAAEAO)

Fonte: Bissau Última-Hora

O Inquérito popular encomendado por quadros ligados a candidatura do candidato do PAIGC, Domingos Simões Pereira, esconderam o resultado do inquérito por causa da péssima notícia que o trouxe para partido: Umaro Sissoco Embalo do MADEM G-15, pode atingir 56% dos votos válidos na segunda volta ou ainda mais.

Segundo fontes da Direcção do PAIGC, a alianças com partidos minoritários, que na primeira volta das eleições conseguiram obter 1,45% pode não surtir efeitos nenhuns, desde ja que são partidos que não possuíam bases eleitorais.

Ainda segundo a mesma fonte, o inquérito foi realizado entre dias 2 e 6 do mês corrente, 2205 pessoas entrevistados em todo o território nacional, 55% dizem que votarão no candidato do MADEM G-15, Umaro Sissoco Embalo, 43% dizem que vão votar no candidato do PAIGC Domingos Simões Pereira, 1% dizem que não sabem ainda em quem votarão, e 1% dizem que não vão votar.

Idriça Djalo, Vicente Fernandes e Iaia Djalo entres outros a pesquisa mostra que não têm o poder de transferência de votos, ainda o inquérito demostra o baixo crescimento em apenas 3,89% da intenção dos votos, comparado com os 40 % da primeira volta, avaliou a fonte.

Segundo o inquérito, o Umaro Sissoco Embalo tem entre 54% a 56% da preferência do eleitor, o candidato do PAIGC situa entre 42% a 44%, em 2205 pessoas entrevistados 2% não revelam em quem votaram e 1% dizem não vão votar por falta de credibilidade e confiança em política da Guiné-Bissau, é nesta ótica a margem do erro representa 3%.

Sugestão do Inquérito: A tentativa de polarizar o país através das questões étnico-religiosas insultos aos muçulmanos deverá ser revista pela cúpula do PAIGC! a muitas pessoas que acreditam que Domingos Simões Pereira, vai ter posição muito radical e perigosa contra os muçulmanos quando for eleito o presidente da República e vai acabar com a laicidade e bolsas de peregrinação a cidade santa de MECA, isso prejudica o candidato do PAIGC na intenção do voto, ainda perante estes fatos o DSP, não terá hipóteses algumas para conseguir votos dos muçulmanos

“Ainda não está definido, mas será necessária uma mudança na estratégia, pois quanto mais o candidato do PAIGC e seus apoiantes insultam a religião muçulmana, etnias e estrangeiros nacionalizados no PAÍS "FULAS MANDIGAS E MANJACOS, mais as pessoas acreditam que ele realmente tenha e terá planos radicais contra os muçulmanos e regiões onde reside maior número dos Manjacos, afirma a fonte dos especialistas de estudos e pesquisas em África.

No entanto para as especialistas em estudos e pesquisas em africanos João Cardin, Hammed Ousmam, Check Nba Diouf e Johnson Without, há uma tendência muito baixo nos eleitorados do PAIGC, deve-se pelo baixo moral causada por alianças que a candidatura do General Umaro Sissoco esta fazendo. O General USE é visto como quem realmente poderá fazer grandes mudanças na sistema governativa do PAÍS.

A segunda volta das eleições presidenciais na Guiné-Bissau está prevista para o próximo dia 29 de Dezembro, o General Umaro Sissoco do MADEM G-15, é apontado como principal vencedor, segundo estudos realizados pelo autoridades da pesquisa e analistas políticas em África.

Fonte: Departamento dos Estudos e Pesquisas em África Ocidental

PR timorense pede tolerância zero contra a corrupção que afeta desenvolvimento nacional

O Presidente da República timorense defendeu hoje “tolerância zero” no combate ao flagelo da corrupção, que é “desastrosa” para o desenvolvimento do país, minando a confiança dos cidadãos nas instituições do Estado.


A corrupção paralisa as instituições democráticas, atrasa o desenvolvimento económico e tem o potencial de criar instabilidade governativa e institucional”, disse hoje Francisco Guterres Lu-Olo.

“Vamos, por isso, decretar tolerância zero à corrupção. Vamos combater a corrupção, porque a corrupção é uma doença gravíssima que mata qualquer sociedade que aspira pelo desenvolvimento e pela justiça para todos”, afirmou.

Lu-Olo falava numa mensagem em vídeo divulgada hoje pela Presidência da República por ocasião do Dia Internacional Contra a Corrupção.

Uma mensagem tanto para o “corrupto, que recebe dinheiro em troca de favores” como para o “corruptor, que abusa do seu poder em benefício de si mesmo”, com ações que têm “repercussões a nível social, político e económico”, refere.

“A corrupção tem um impacto profundo e desastroso no desenvolvimento, quando os fundos destinados às escolas, hospitais e serviços públicos em geral caem nas mãos de dirigentes e funcionários desonestos”, afirmou.

“A corrupção mina, por isso, a confiança nas instituições e no próprio Governo, contribuindo para o aumento do nível de descontentamento e da violência”, disse ainda.

Lu-Olo recordou que o crime da corrupção está associado a outras ações criminais, como o “mercado paralelo, o tráfico humano e o tráfico de drogas” o que exige mais esforços do Estado.

Apesar de Timor-Leste ter ratificado a Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção (UNCAC), continua por ser aprovada uma lei anticorrupção, quase dez anos depois de uma primeira proposta nesse sentido ter dado entrada e acabado chumbada no Parlamento Nacional.

Uma segunda proposta foi apresentada em 2014 — sendo igualmente chumbada, tendo começado novo debate de uma proposta apresentada pelas bancadas da Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente (Fretilin) e do Partido Democrático (PD).

“Temos a esperança de que, logo após a aprovação do Orçamento Geral do Estado para 2020, o Parlamento foque as atenções nesta questão. A Lei Anticorrupção será um complemento ao Código Penal, criando medidas especiais para o combate ao crime de corrupção”, disse hoje Lu-Olo.

O chefe de Estado disse que Timor-Leste está entre os países do mundo “com menor perceção da corrupção”, segundo o Índice de Perceção da Corrupção (IPC) anual da organização Transparência Internacional.

No entanto, disse, “é imperativo continuar a realizar e intensificar os esforços conjuntos para aprofundar o conhecimento geral dos cidadãos sobre o crime de corrupção bem como o seu impacto no desenvolvimento sustentável”.

interlusofona.info

Hora ku bu medi pensa pa bu cabeça, baseado em factos, bu ta fika na repiti kil ku utru konta na mintida; 👀ojos bem abertos😜!

Governo de General ku paga dívidas de renda de Embaixadas de Nova-York, Paris, Bruxelas na valor de 502 milhões.

General som tarbadju, provas mangadel!
Governo de General:

*Fornecimentos de medicamentos gratuitos no serviço de emergência para patologias mais comuns, como diabetes, hipertensão, paludismo, cólera, pronto socorro, e outros...

Presidente i ka governo, ma i ta fiscaliza desempenhu di governo, i ta djuda tambi atrai investimentos pa si terra! General pudi!

Anôs apoiantes de General, kada dia nô konta kê ki fassi, bô bim rabista nha publicasom anterior; General dá prova, sim senhora!

"Umaro Sissoco Embalo
Primeiro-Ministro
Dezembro 2016 a Janeiro de 2018

O Primeiro-ministro Umaro Sissoco Embalo assumiu a governação num período muito conturbado. Os cofres das finanças publicas estavam praticamente vazios, as dívidas em atrasos com os bancos estrangeiros e organismos internacionais eram avultadas, a dívida interna juntos aos bancos da nossa cidade eram insustentável, salários em atrasos com os professores e pessoal de saúde avultavam a cima de 2 bilhões de FCFA, greves sindicais eram normas e com periodicidade insolente, e muitas outras agitações e carências de índole social. 

O PM avaliou a política pública que imperava e antecede a sua nomeação e adotou uma posição aberta em termos de metodologias e técnicas a serem utilizadas para combater a má gestão das coisas públicas, uma vez que o arcabouço institucional ou governativa tem como o aspecto decisivo para o sucesso das políticas públicas a rigorosa exclusão e inclusão no processo de seleção das despesas prioritárias para garantir a forma mais eficaz do acompanhamento das corresponsabilidades no sucesso governativa.

Embaixo segue alguns dos logros da governação do Primeiro-ministro Umaro Sissoco Embalo. Vale realçar de que as despesas elencadas nunca foram pagas ou assumidas pelos governos que antecedem o governo do PM Umaro Sissoco Embalo.

1. Hospitais e Centros Sanitários.
Aprovisionamento de 60 milhões de FCFA para alimentação nos hospitais, mais 5 milhões de FCFA para alimentação da Brigada Medica Cubana.
Reabilitação total da cozinha de Hospital Nacional Simão Mendes, escola de medicina de Gabu, serviço de urgência, pediatria e maternidade no valor de 207 milhões de FCFA.
Fornecimentos de medicamentos gratuitos no serviço de emergência para patologias mais comuns, como diabetes, hipertensão, paludismo, cólera, pronto socorro, e outras no valor de 15 milhões de FCFA por semestre.
Compra e instalação de maquinas de hemodiálise no hospital Simão Mendes no valor de 150 milhões de FCFA.
Aquisição de oxigênio para HNSM no valor de 75 milhões de FCFA.
Fornecimento anual de combustível a hospital Raul Folereau no valor de 66 milhões de FCFA.
Aprovisionamento anual das vacinas e outras doenças transmissivas/preventivas no valor de 232 milhões de FCFA.
Pagamento de salários em atraso dos técnicos da área de saúde no valor de 580 milhões de FCFA.

2. Embaixadas e Serviço Consulares.
Pagamento cabal dos salários em atraso do pessoal das embaixadas relativamente aos anos 2013 a 2016.
Pagamento das dívidas de rendas das embaixadas em Nova Iorque, Bruxelas, Paris, e reabilitação da residência de Lisboa no valor de 502 milhões de FCFA.
Compra de viaturas para as embaixadas.

3. Finanças e Dividas Juntos aos Bancos Externos/Interno
O Governo do PM Sissoco conseguiu retomar o programa de Facilidade de Crédito Alargado (ECF) com Fundo Monetário Internacional (FMI). O Conselho de Administração do FMI diz que a economia, sob governação do Sissoco, está a crescer com vigor e a posição das contas públicas registou melhorias expressivas. Suportado por termos de troca favoráveis, o PIB real cresceu em média quase 6 por cento; a conta corrente externa registou um excedente e a inflação foi inferior aos 2 por cento ao ano. A gestão financeira pública melhorou e projeta-se que o défice orçamental fique abaixo dos 2 por cento do PIB em 2017, menos da metade do nível dos anos anteriores.
Apesar de um aumento exponencial da massa salarial, que saiu de 2 mil milhões de FCFA em 2012 para 4.2 mil milhões de FCFA, o governo liderado por Umaro Sissoco Embalo conseguiu pagar salários da função pública entre 16 a 19 de cada mês. Caso inédito na história da governação na Guiné-Bissau.
Taxa Comunitária da CEDEAO (PC) incidi sobre o valor aduaneiro. Os governos anteriores coletavam a taxa PC e não remeteram o valor a CEDEAO por vários anos. O governo de Umaro pagou quase 1.8 mil milhões de FCFA de dívidas acumuladas.
Taxa Comunitária da Solidariedade da UEMOA (PCS) incidi sobre valor aduaneiro. Os governos anteriores coletavam a taxa PCS e não remeteram o valor a UEMOA por vários anos. O governo de Umaro pagou quase 1.1 mil milhões de FCFA de dívidas acumuladas.
Pagamento da divida externa, juros e capital, no valor de 3.2 mil milhões de FCFA aos emprestadores BAD, BADEA, IDA-BM, BOAD, BIDC, FAD, Saudi Fund, Fundo Kuwait.
Apos entrada em função, o PM Umaro Sissoco deparou com uma situação negativa em todos os bancos de Bissau. Ciente da necessidade urgente de sanear esta situação insustentável, o PM emitiu uma diretiva para consolidar essas dividas e amortiza-las no curto prazo. O Governo de Umaro Sissoco pagou 7.5 mil milhões de FCFA da divida aos bancos privados da nossa cidade.
Excelente negociação com Exim Bank que permitiu a redução da divida de quase $50 milhões de dólares (USD).

4. Organismos Internacionais

Pagamento de quotas em atrasos da ONU, CEDEAO, UEMOA, UA, CPLP como forma de dignificar o país."



Saliatu Da Costa

MUITO OBRIGADO VISIONARIO ALADJE ALMAME QUEBA DJASSI (Combatente da Liberdade da Patria) - Seco Bari

Please, BO BIM OBI BARDADI 👇👇👇👇👇👇👇
Fonte: Seco Bari

Concorrente da África do Sul eleita Miss Universo 2019

Zozibini Tunzi, da África do Sul, venceu no domingo a competição Miss Universo 2019, tornando-se a primeira mulher negra a vencer desde 2011, quando Leila Lopes, de Angola, arrecadou o título.


Tunzi, de 26 anos, natural de Tsolo, é terceira sul-africana a ter sucesso na história desta competição, conquistando o público e o júri com as suas ideias contra o racismo e o machismo, venceu a gala realizada neste domingo à noite em Atlanta, Estados Unidos.

Para chegar ao título da 68.ª edição do concurso, a sul-africana superou concorrentes de outros 89 países.

A Porto-riquenha Madison Anderson, foi nomeada primeira dama de honra e a mexicana Sofía Aragón foi escolhida como a segunda dama de honra.

"Eu cresci num mundo onde uma mulher como eu, com o meu tipo de pele e cabelo, nunca foi considerada bonita. E acho que é hora de isso terminar hoje", disse Tunzi, na sua última mensagem antes da deliberação final.

Durante a competição, a sul-africana teve que responder a uma pergunta sobre o que ela acha que é a coisa mais importante que as jovens mulheres devem aprender dos dias de hoje.

"Liderança. É algo que falta a mulheres e mulheres jovens há muito tempo, não porque elas não a desejavam, mas por causa de como a sociedade rotulou como as mulheres deveriam ser", disse.

A última mulher negra a vencer tinha sido a angolana Leila Lopes, em 2011, na altura com 25 anos, que foi eleita Miss Universo numa gala que decorreu na cidade brasileira de São Paulo.

NAOM

Dara Fonseca Ramos - Conferência sobre análise de dados:

O PAIGC determinou que apenas 761.676mil guineenses iriam votar nas legislativas logo:

212.148 guineenses disseram que concordam com o PAIGC em excluir os outros irmãos e confiam nele para governar, por isso votaram nesse partido.

126.935 guineenses disseram que não gostam que outros irmãos sejam excluídos e querem ver se o MADEM G15 é capaz de fazer em 4 anos mais do que o PAIGC fez em 46 anos.

O PAIGC determinou que apenas 761.676mil guineenses iriam votar para escolher o presidente

O Presidente do PAIGC pediu para ser Presidente da República da Guiné-Bissau e 222.870 guineenses disseram que sim podia ser Presidente porque entendem que apresenta um quadro de sucesso. Mas 538.806 disseram NÃO ao presidente do partido que governa.

O terceiro vice presidente do MADEM G15 perguntou ao povo se podia ser Presidente da República da Guiné-Bissau e 153.530 guineenses disseram que SIM.

Agora o raciocínio
O MADEM tem 1 ano e Umaro Sissoco Embaló é o 3ro vice presidente
O PAIGC tem 60 anos 🙈 e Domingos Simões Pereira é Presidente de segundo mandato.

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS CANDIDATOS À LIDERANÇA DO PAÍS 👇🏾👇🏾👇🏾👇🏾👇🏾👇🏾👇🏾



Dara Fonseca Ramos

Se você tem orgulho do vosso charlatão. Eu tenho orgulho de um homem determinante e objetivo


Se você tem orgulho do vosso charlatão. Eu tenho orgulho de um homem determinante e objetivo.

ENTÃO,

QUE VENHAM OS DEBATES.
A preocupação de USE é falar aquilo que o povo tem fome de ouvir DE QUE A MUDANÇA CHEGOU E JAMAIS OS DISCURSOS COM TONALIDADE COLONIAL PODE CESSÁ-LA.

QUE VENHAM OS DEBATES
Umaro tem desejo de falar com o povo e ele vai falar o que o povo quer ouvir DE QUE OS GUINEENSES FORAM ESTUFADOS HÁ 46 ANOS COM BONS DISCURSOS, MAS NUNCA CONSEGUIRAM SE LIVRAR DAS PRECARIEDADES E DA ABSOLUTA MISÉRIA.

QUE VENHAM OS DEBATES
Quem diz que Umaro não está em disposição? Ele teria medo de quê? Será que Sissocó não conhece a realidade pantanosa em que os guineenses são impostas a viver há 46 anos?

QUE VENHAM OS DEBATES
Mesmo com a sonolência que os guineenses são submetidos, todavia, não esquecerão o que passou durante 4 anos: VANDALIZAÇÃO EM TUDO. SE NÃO BASTASSE, FECHARAM ASSEMBLEIA - TUDO EM NOME DO POVO.

QUE VENHAM OS DEBATES
Eu garanto aos aculturados em tagarelice de que Umaro Sissocó Embaló não vai a nenhum debate para recitar poema. Lá vai ele, firme e forte, PARA FALAR O QUE O POVO GUINEENSE QUER OUVIR.

QUE VENHAM OS DEBATES
Tenho plena certeza de que os guineenses já descobriram que não se sobrevivam com as PALAVRAS DE OURO. Aliás, muitos perderam familiares e amigos sob a sombra de CULTUAR PALAVRAS DE OURO. Hoje, os guineenses querem quem já fez e que vai continuar fazendo A PROMESSA É INCERTA.

"Ora! Que promessa nho Dominguinho já cumpriu?"

QUE VENHAM OS DEBATES - ALIÁS MÁKINA SISSOCÓ TUDO DIA KU SOL NA MANSE I NA DEBATE KU SI PUBES. NA MOSTRA ELIS KÊ KI I FASSE NA SI PUKO ANO NA PODER - APENAS ITEN SON KU KONTINUA.

Já está passando da hora. Não temos mais tempo a perder com PALAVRAS POETIZADAS. O mundo hoje é de AÇÃO. Isto é, falar pouco e agir mais.

DEVEMOS APRENDER COM A HISTÓRIA: OS PORTUGUESES PREOCUPAVAM-SE COM A FALA, ENQUANTO OS OUTROS EM AÇÃO. E DEU NO QUE DEU HOJE.

Herdamos essa cultura de FALA FALA FALA, DEPOIS COME-SE COM OS PORCOS.

QUE VENHAM OS DEBATES
Umaro está muito bem determinado. Isto é, não espere dele, a recitação da poesia. Ele é um homem objetivo em suas falas ITA PAPIA KI KU POVO MISTE OBE.

PONTO FINAL.

Escritor Marcelo Aratum

Apoiantes a candidatura de General Umaro Sissoco Embaló