domingo, 6 de março de 2022

6 de março de 2022, a Rádio Capital FM celebra o seu 7º aniversário.

"Apresentar mensagens correspondentes à consulta Rádio Capital FM ordenadas por data" na👉faladepapagaio"

Tudo sobre o bunker de luxo onde Putin esconde a família

@flash.pt

Com medo de hipotéticas retaliações bélicas, o presidente russo mandou construir uma "cidade subterrânea" na Sibéria capaz de resistir a um ataque nuclear.

Invadiu a Ucrânia, provocou uma terrível guerra no país vizinho e, por isso, tem o mundo contra ele e contra a Rússia. Nada que não tivesse previsto. Mas Vladimir Putin é um homem que antecipa, é um estratega, pelo que nada é deixado ao acaso.

Desde que a guerra começou que o presidente russo se deixa filmar ou fotografar no seu gabinete no Kremlin, onde a imponente mesa de mármore de muitos metros salta à vista. Mas por onde anda a família de Putin? A imprensa internacional acredita que está escondida e devidamente protegida.

Valery Solovey, de 61 aos, é um professor universitário de Ciência Política garante que a família do líder russo está num bunker. A denominada "cidade subterrânea" fica nas montanhas de Altái. O luxuoso bunker está munido de alta tecnologia e resistirá a uma hipotética guerra nuclear.

"No fim de semana passado, a família o presidente Putin foi colocada no bunker especial preparado para uma guerra nuclear. Este bunker é  toda uma cidade subterrânea, equipada com a mais avançada tecnologia do mundo", revelou Solovey num video.

O politólogo revela mais pormenores. Afirma que se trata de uma enorme casa de campo construída aparentemente pelo gigante de a energia Gazprom, há cerca de uma década no distrito de Ongudaysky, na República de Altái, uma região da Sibéria que faz fronteira com Mongólia, China e Cazaquistão.

De acordo com o 'Mail', observadores internacionais dão conta de "vários pontos de ventilação" nos terrenos ao redor do suposto bunker. Diz-se também que há uma linha de alta tensão ligada a uma moderna subestação que está em condições de abastecer uma pequena cidade.


LEIA TAMBÉM

A invasão da Ucrânia pelas forças militares russas, colocou o presidente da Rússia no centro de todas as atenções. Embora a sua vida privada esteja sob um apertado manto de mistério, há verdades sobre este homem que começam agora a ser reveladas.

Sobre a vida de Vladimir Putin nunca se soube muito. Apenas o básico dos básicos, mas com o tempo começam a ser revelados dados que ajudam a compor a personalidade do homem que está no poder da gigante Rússia há mais de duas décadas. Vieram a público alguns episódios que explicam muitos traços de carácter daquele que é descrito como um homem sedente de vingança, intolerante, prepotente e ditador. Muitos desses episódios remontam à sua infância e juventude. Mas vamos tentar traçar a vida misteriosa do presidente russo...

Associação de utentes do mercado de Bairro militar (AUME - BM) conferiu posse ao Novo Presedente da Associação. (Abubacar Sambú).

Forças especiais britânicas e dos EUA preparam "resgate de alto risco"

© Getty

Notícias ao Minuto  06/03/22 

Tropas do Reino Unido, EUA e Ucrânia reuniram-se na Lituânia para preparar missão

As forças especiais dos Estados Unidos da América e Reino Unido terão reunido com tropas ucranianas numa base militar remota na Lituânia no sentido de preparar uma missão de "resgate de alto risco" do presidente ucraniano Volodymyr Zelenky. 

A notícia é avançada pelo jornal britânico The Sun que adianta que serão cerca de 70 soldados de elite do Reino Unido e 150 fuzileiros da Marinha dos EUA estão a treinar para esta missão junto de missão forças ucranianas. 

Esta missão de resgate acontece depois das forças especiais russas terem tornado Zelensky o principal alvo a matar.

O presidente ucraniano já escapou a três tentativas de homicídio em apenas uma semana, desde que a invasão teve início na madrugada de 24 de fevereiro. Apesar do risco, Zelensky preferiu manter-se no seu país e, quando lhe foi oferecida ajuda dos EUA para abandonar a Ucrânia, o presidente respondeu que precisava de "munições, não de uma boleia", preferindo manter-se a lutar. 

A invasão russa à Ucrânia mantem-se sem tréguas desde dia 24 de fevereiro. Segunda-feira, dia 7 de março, os dois países seguem para a terceira ronda de negociações numa tentativa de chegar a uma solução. Vladimir Putin parece, no entanto, não querer 'suavizar' a sua ofensiva e tem vindo a escalar os ataques ao país incessantemente.


Leia Também: 

O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, revelou hoje que Washington está a conversar com os seus aliados na Europa para proibir a importação de petróleo da Rússia como retaliação pela guerra na Ucrânia.


Os receios de um desastre nuclear aumentam, depois dos ataques em Chernobyl e Zaporizhzia.

O Kyiv Independent avança que as tropas russas bombardearam o Instituto de Física e Tecnologia de Kharkiv, e os serviços de segurança ucranianos alertaram que existe uma fonte de neutrões nas instalações, o que torna o ataque ainda mais perigoso.

Putin só interrompe ofensiva se Ucrânia "parar de lutar" e alerta: "Tenham noção da realidade no terreno"

 Vladimir Putin. Sergei Guneyev/Sputnik/AFP/Getty Images

Cnnportugal.iol.pt

Foi neste tom que o presidente russo voltou a ameaçar o país governado por Volodymyr Zelensky, depois de Recep Erdoğan lhe ter pedido para "cessar-fogo de imediato"

No final da chamada telefónica com o presidente da Turquia, que durou cerca de uma hora, Vladimir Putin manteve a postura austera, inflexível e ameaçadora. "As operações militares na Ucrânia só vão terminar se as exigências da Rússia forem atendidas e se a Ucrânia parar de lutar". 

Foi neste tom que o presidente russo voltou a ameaçar o país governado por Volodymyr Zelensky, depois de Recep Erdoğan lhe ter pedido para "cessar-fogo de imediato". Mas Putin não é homem de recuar até obter aquilo que quer. 

"Qualquer tentativa de intervir no processo de negociação vai falhar", revela o comunicado do Kremlin, citado pela Reuters. 

Com uma terceira ronda de negociações agendada para segunda-feira, o presidente russo espera que o lado ucraniano assuma "uma abordagem mais construtiva" e tenha "noção da realidade no terreno". 

"Vamos abrir o caminho para a paz juntos"

O presidente da Turquia apelou, este domingo, ao "cessar-fogo imediato" numa conversa telefónica com o presidente russo, Vladimir Putin. "Vamos abrir o caminho para a paz juntos", disse-lhe Erdoğan.

De acordo com a agência Reuters, nesta chamada telefónica o presidente da Turquia reforçou a importância do cessar-fogo na Ucrânia, da abertura de corredores humanitários e da assinatura de um acordo de paz. 

Erdoğan disse a Putin que Anacara está pronta a contribuir para uma "resolução pacífica" do conflito.

“A Guiné-Bissau pode contar com o apoio de Portugal para prosseguir o caminho de consolidação das instituições, de crescimento económico e de desenvolvimento social.” ...António Costa, PM de Portugal.

Leia Também:👇

Costa convicto de que cooperação com a Guiné-Bissau vai ser mais sólida

Por LUSA  06/03/22

O primeiro-ministro, António Costa, afirmou hoje que deixa a Guiné-Bissau convicto de que a cooperação nos próximos anos será mais sólida e concreta, depois de uma visita ao país para dar um "sinal claro de apoio à estabilidade".

"Saio daqui convicto de que vamos poder nos próximos anos dar passos mais concretos e sólidos naquilo que é a cooperação e identificamos também novas áreas onde é possível trabalharmos em conjunto", disse António Costa aos jornalistas no cemitério de Bissau, onde prestou homenagem aos antigos combatentes portugueses.

O primeiro-ministro salientou que a visita teve, em primeiro lugar, uma dimensão política, que "é um sinal claro de apoio à estabilidade, ao normal funcionamento das instituições na Guiné-Bissau", lembrando que há um novo acordo estratégico de cooperação, assinado o ano passado, orçado em cerca de 60 milhões de euros.

Durante a visita de António Costa a Bissau foram anunciadas a doação de um navio para fazer a ligação entre o continente e o arquipélago dos Bijagós e a vinda de 30 especialistas portugueses para dar formação e treino às forças armadas.

O primeiro-ministro destacou também as "conversações que foram feitas" para a construção de uma escola portuguesa na capital guineense e "os passos que foram dados tendo em vista resolver problemas burocráticos que sempre existem na concessão de vistos e que agora, com o novo acordo de mobilidade, vão ser revistos".

Sobre a visita ao talhão português do cemitério de Bissau, último ponto do programa da visita antes de seguir viagem para Cabo Verde, António Costa disse que se tratou de "prestar homenagem a todos os militares portugueses que ao longo dos séculos" prestaram serviço naquele país e que morreram no "exercício de funções".

O talhão português no cemitério de Bissau tem campas de militares portugueses, que datam do século XIX.

Na Guiné-Bissau existem ainda muitos antigos combatentes das forças armadas portuguesas que devem ser tratados com "todo o respeito, todo o carinho, valorizando o contributo que deram a Portugal", salientou António Costa.

"Obviamente, vivemos num país diferente, temos hoje relações diferentes com a Guiné-Bissau, estamos aqui em paz, mas é preciso respeitar a história e aqueles que combateram por Portugal, em nome da história", sublinhou.

Do cemitério de Bissau, António Costa seguiu para o aeroporto internacional Osvaldo Vieira para viajar para Cabo Verde, onde hoje inicia uma visita com um encontro com a comunidade portuguesa.

Oito aviões russos abatidos num só dia pelas tropas ucranianas ...A defesa da Ucrânia atingiu, com mísseis, caças russos que voavam a baixa altitude.

© Getty Images

Notícias ao Minuto  06/03/22 

Enquanto aviões e helicópteros de ataque russos, equipados com mísseis e metralhadoras, sobrevoam várias cidades da Ucrânia, os soldados ucranianos optaram por aguardar até se conseguirem defender, técnica com a qual, nas últimas 24 horas, conseguiram abater pelo menos oito aviões russos.

Segundo o WST Post, as tropas ucranianas escondem-se nas árvores e esperam que os aviões russos baixem a sua altitude. Em defesa, dispararam mísseis com o intuito de os atingir antes que a tripulação ative infravermelhos e sinalizadores.

Nas redes sociais têm sido divulgadas imagens de caças russos abatidos em território ucraniano por mísseis de militares.

Os invasores foram alvo de um golpe brutal e direto. Nas últimas 24 horas, um helicóptero Mi-24 explodiu instantaneamente, após ter ficado em chamas. Ao atingir o solo os pilotos e tripulantes estavam já mortos. De referir que os aviões russos eliminados não só eram multifuncionais, como de ataque e apoio aéreo aproximado.


PM Antônio Costa, deixa o país após visita do trabalho de dois dias na Guine-Bissau.

PM Antônio Costa visita Cemitério Municipal de Bissau já no final da sua deslocação à Guiné-Bissau.

Burkina Faso - Junta nomeia Governo para dirigir a transição

© Shutterstock

Por LUSA  06/03/22 

O Presidente de transição do Burkina Faso, Paul-Henri Sandaogo Damiba, nomeou um novo governo de 25 ministros para liderar o país durante os próximos três anos.

O general Barthélémy Simporé, já ministro da Defesa sob o comando de Roch Marc Christian Kaboré, o Presidente derrubado por um golpe militar no final de janeiro, mantém o cargo e passa a ser também ministro de Estado, de acordo com um decreto publicado no sábado à noite.

Yero Boly, várias vezes ministro com o antigo Presidente Blaise Compaoré, foi nomeado ministro de Estado responsável pela coesão social e reconciliação nacional do Burkina Faso.

Líderes da sociedade civil e sindicatos, incluindo Lionel Bilgo, na pasta da Educação Nacional e Alfabetização, e Bassolma Bazié, na da Função Pública, juntaram-se também à equipa governativa.

Seis mulheres estão no governo, incluindo Olivia Rouamba, que detém a pasta dos Negócios Estrangeiros.

Na quinta-feira, Albert Ouédraogo, um académico de 53 anos, foi nomeado primeiro-ministro.

O novo chefe de estado do Burkina Faso, tenente-coronel Damiba, 41 anos, tomou o poder no final de janeiro, após dois dias de motins em vários quartéis do país, derrubando o Presidente eleito Roch Marc Christian Kaboré, acusado de ineficácia perante a violência dos extremistas muçulmanos no país.

O novo Presidente fez da luta contra o extremismo islâmico e a reconstrução do Burkina Faso "as prioridades" da governação.

O período antes do regresso à ordem constitucional foi fixado em três anos, de acordo com uma carta assinada por Damiba, que o proíbe de concorrer às eleições marcadas para o final da transição.

A duração das transições domina as negociações entre os países da região palco de golpes e a Comunidade dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), a exigir que sejam o mais curtas possível.

O Burkina Faso, país da África ocidental vizinho do Mali, Níger, Costa do Marfim, Togo e Benim, tem cerca de 20 milhões de habitantes e é afetado pela violência dos extremistas muçulmanos desde 2015.

Atribuída a grupos filiados na rede terrorista Al-Qaida e no grupo extremista Estado Islâmico, a violência causou cerca de dois mil mortos no Burkina Faso nos últimos sete anos e mais de 1,5 milhões de deslocados.


Leia Também: Mali. Pelo menos 46 militares mortos e 24 feridos em ataque

GUERRA - Civis ucranianos aprendem a usar armas em sala de cinema de Lviv




© Getty

Notícias ao Minuto  06/03/22 

Civis estão dispostos a lutar pelo seu país e qualquer oportunidade para aprenderem a defender-se é aproveitada.

Desde que a guerra eclodiu na Ucrânia que todos foram chamados a ajudar o país e desafiados a juntar-se ao exército ucraniano.

Zelensky ativou a lei marcial, que impede que os homens entre os 18 e os 60 anos abandonem o país em tempos de conflito, e nas redes sociais tem até sido dadas indicações sobre a forma como os civis, sem qualquer formação militar, podem defender-se.

Também de fora, muitos foram os ucraniano que quiseram regressar ao país e fazer parte da defesa da Ucrânia.

No passado domingo, o presidente ucraniano apelou até aos cidadãos de países estrangeiros amigos da Ucrânia a deslocarem-se ao país para se juntarem à luta contra a agressão russa.

Zelensky indicou que quem quiser juntar-se "à defesa da segurança na Europa e no mundo" pode ir à Ucrânia e lutar "lado a lado com os ucranianos contra os invasores do século XXI".

Em Lviv, uma sala de cinema foi palco, no sábado, de uma aula sobre como usar uma espingarda AK47. Vários civis marcaram presença na sessão, onde lhes terão sido dados pormenores sobre como usarem esta arma em defesa própria.

Recorde-se que, após o início da guerra, mais de um milhão de pessoas já fugiram do país, muitos deles atravessando a fronteira pela cidade de Lviv em direção à Polónia.

Leia Também: 

A rádio norte-americana Radio Free Europe/Radio Liberty anunciou que vai deixar de fazer reportagens a partir da Rússia, depois de aprovada uma lei que pune com prisão até 15 anos quem "divulgar informações falsas".

Arádio suspendeu as operações na Rússia "depois das autoridades locais terem iniciado um processo de falência contra a delegação na Rússia e depois da polícia ter intensificado a pressão sobre os jornalistas", de acordo com um comunicado.


A organização não-governamental (ONG) Médicos Sem Fronteiras (MSF) defendeu, no sábado, que é "imperativo" retirar rapidamente a população da cidade ucraniana de Mariupol, cercada pelo exército russo, devido à situação humanitária "catastrófica".

"Em Mariupol, a situação é catastrófica e piora de dia para dia", disse Laurent Ligozat, coordenador de emergências da ONG na Ucrânia.


O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, vai apresentar um "plano de ação" internacional destinado a fazer "fracassar" a invasão russa da Ucrânia e multiplicar as reuniões diplomáticas para tal na próxima semana em Londres, indicou hoje o seu gabinete.

Após uma vaga "sem precedentes" de sanções do Ocidente contra interesses russos em resposta à ofensiva armada na Ucrânia, Boris Johnson vai apelar à comunidade internacional para reaplicar "o seu esforço concertado" contra Moscovo por meio desse "plano de ação em seis pontos", cujos pormenores apresentará no domingo, precisou Downing Street em comunicado.


A Rússia está a "aperceber-se do custo real da guerra", perante a resistência da Ucrânia, e as negociações entre as delegações dos dois países começam a ser "construtivas", afirmou hoje um negociador ucraniano.

Questionado na cidade ucraniana de Lviv pelo diário canadiano The Globe and Mail, Mykhailo Podolyak, apresentado como um colaborador próximo do Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse que está a começar a ver uma mudança na atitude russa em relação à resistência ucraniana e às sanções internacionais.


Um avião russo aterrou hoje nos Estados Unidos para ir buscar 12 diplomatas expulsos da missão russa da ONU e acusados por Washington de "espionagem", disseram as autoridades.

Os EUA fecharam o seu espaço aéreo a todos os aviões russos, após Moscovo ter invadido a Ucrânia na semana passada.

Leia Também:

Secretas dos EUA estudam estado mental de Putin. As conclusões preocupam

Segundo os serviços de informação dos EUA, as ações de Vladimir Putin poderão ter sido impactadas pelos dois anos de isolamento. O perfil que é desenhado do líder russo revela uma personalidade paranoica e que tenderá a agravar a situação.

As secretas norte-americanas transformaram a avaliação do estado mental de Vladimir Putin numa prioridade na última semana, tentando avaliar o seu impacto na gestão da crise ucraniana, segundo indicava a CNN na semana passada.

Agora, o New York Times indica que o debate, neste âmbito, está centrado nos últimos dois anos de pandemia e na possibilidade da sua determinação em ocupar a Ucrânia ter sido impactada pelos dois anos de isolamento ou por algum sentimento de que este era o melhor momento para reconstruir a influência russa e assegurar o seu legado.

Citando conclusões dos serviços de informação, o jornal norte-americano explica que, ao contrário do que aconteceu com a população russa, o presidente passou os últimos dois anos numa “bolha de proteção” mais apertada do que outros chefes de Estado. As reuniões foram quase sempre por videoconferência e quando presenciais, já este ano, é assegurada uma distância de segurança que, inclusive, se tornou motivo de troça nas redes sociais.

Não esquecer, ainda, a preocupação com acesso a material biológico. Alguns líderes, como Emmanuel Macron ou Olaf Scholz recusaram fazer um teste de rastreio ao vírus SARS-CoV-2 no encontro com o homólogo russo, num ambiente de desconfiança bilateral.

Estas preocupações, disseram os serviços de informação à Casa Branca e ao Congresso, refletem a sua idade (aos 69 anos seria um doente de risco, se contraísse o vírus SARS-CoV-2), mas também algo que descrevem como paranoia decorrente da sua carreira como espião ao serviço do K.G.B (serviços secretos russos).

Segundo os elementos das secretas norte-americanas, Vladimir Putin tende a agravar uma situação quando se sente encurralado pelos seus próprios excessos, descrevendo uma série de cenários e possíveis reações - que variam desde o bombardeamento indiscriminado de cidades ucranianas, para compensar erros iniciais do seu exército, a ciberataques dirigidos ao sistema financeiro norte-americano, ou mais ameaças nucleares e, talvez, movimentos no sentido de levar a invasão além das fronteiras da Ucrânia.

Recorde-se que a Rússia lançou, na madrugada de 24 de fevereiro, uma ofensiva militar à Ucrânia e as autoridades de Kiev contabilizaram, até ao momento, mais de 2.000 civis mortos, incluindo crianças. Segundo a ONU, os ataques já provocaram mais de 1,2 milhões de refugiados.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas para isolar ainda mais Moscovo.