quarta-feira, 21 de junho de 2023

𝗟𝗔𝗠𝗜𝗡𝗘 𝗔𝗕𝗨𝗗𝗢 𝗗𝗝𝗔𝗧𝗔 𝗔𝗦𝗦𝗨𝗠𝗜𝗨 𝗛𝗢𝗝𝗘 𝗧𝗥𝗢𝗡𝗢 𝗗𝗢 𝗥𝗘𝗜𝗡𝗢 𝗗𝗢 𝗣𝗢𝗩𝗢 𝗙𝗘𝗟𝗨𝗣𝗘

 Rádio Jovem Bissau

O novo Rei de "Kayaku" (reino) de Karuhay (capítal Político e sagrado) localizado na seção de Suzan, foi entronizado hoje (21.06.2023) após 20 anos da morte do antigo.

O ato de tomada de posse foi testemunhado pelas autoridades nacionais através do Ministro de Administração Territorial e Poder Local, Fernando Gomes, acompanhado de governador da Região de Cacheu e de administrador do setor de São Domingos.

Na sua curta mensagem dirigida ao novo líder tradicional, Fernando Gomes pediu o engajamento do Rei Lamine Djata na resolução definitiva dos conflitos de posse de terra na zona.

De acordo com o povo Felupe, o "Ay-au" (Rei), é uma figura masculina, orientador de todos os actos sociais ou politicos e, portanto, é o lider espritual supremo da sociedade felupe. Tendo como uma das funções, regular e zelar pela paz e coȇsão social no seio das comunidades pertencentes ao perimetro de sua juridição.

Para além da presença massiva dos populares da zona, o poder tradicional do Senegal também fez-se representar.

O reino de Karuhay que volta a ser reinado a partir de hoje pelo Lamine, tem a sua área que se estende desde Bulol, na foz do rio Cacheu, algumas zonas de casamance (sul do Senegal) e vai até ao rio Gambia.

Portugal: Revisão constitucional? "Ninguém entenderia" se acabasse em insucesso

© Global Imagens

POR LUSA   21/06/23 

A comissão eventual de revisão constitucional terminou hoje a primeira fase dos seus trabalhos, com PS e PSD a manifestarem empenho no processo e o presidente José Silvano a avisar que "ninguém entenderia" se acabasse num insucesso.

No final da reunião de hoje, foi a deputada e ex-coordenadora do BE Catarina Martins a deixar um repto, dirigido sobretudo aos dois maiores partidos, essenciais para a aprovação por dois terços de qualquer alteração à lei fundamental.

"Todos desejamos saber se há algum caminho a fazer nesta revisão constitucional. Seria muito ingrato se o trabalho desta comissão fosse andando sem existir um compromisso claro e básico, sobretudo dos que podem fazer a maioria de dois terços", alertou.

Na resposta, o coordenador do PSD na comissão, André Coelho Lima, assegurou que se o partido está a participar nesta revisão constitucional é porque entende que "deve haver uma revisão".

"O que pode fazer com que seja maior ou menor são as votações cruzadas de todos os artigos. Seria incompreensível se por quaisquer razões - que não fosse apenas o desentendimento políticos ou ideológico em determinadas matérias - o processo não chegasse ao seu termo, seja alterando dez artigos, um artigo ou cem artigos. Este processo é para ser levado a sério", assegurou.

Pelo PS, a deputada Isabel Moreira foi mais comedida e lembrou que o processo da revisão apenas se interrompe com o fim da primeira leitura de todos os projetos, retomando-se a segunda fase -- com votações artigo a artigo - na próxima sessão legislativa.

"Cá estaremos para nos empenharmos como nos temos empenhado, todos os grupos, é só uma interrupção e o processo continuará nos seus termos normais", disse.

Também o presidente da comissão, o social-democrata José Silvano, agradeceu a participação de todos e deixou um aviso.

"Ninguém entenderia um ano inteiro de trabalho a roubar tempo a outro trabalho, a outras comissões, se no fim isto não tivesse sucesso ou eficácia nenhuma", disse.

O deputado do Chega Rui Paulo Sousa congratulou todos pela primeira parte dos trabalhos e deixou um autoelogio: "Ainda bem que pude contribuir para que tenha sido um pouco mais animada que o habitual".

Também a deputada do PCP Alma Rivera saudou o trabalho já feito e instou a que se chegue "a boas soluções" no próximo período.

Na reunião de hoje não se registou o necessário acordo de dois terços para nenhuma das propostas em discussão, com especiais críticas à intenção do Chega de acabar com todos os limites materiais à revisão da Constituição (a IL queria apenas eliminar alguns).

Também pelo caminho ficaram propostas do PCP e Chega para impedir que um veto por inconstitucionalidade pudesse ser ultrapassado por uma maioria de dois terços na Assembleia da República.

Apenas se registou alguma abertura para uma ideia dos comunistas de que o prazo de apresentação de propostas de revisão constitucional possa ser fixado pelo parlamento (em vez de o impor 30 dias depois de ser desencadeado o processo), mas rejeitada outra para que a Constituição só pudesse ser revista de dez em dez anos (em vez de cinco).

A mesa e coordenadores irá reunir-se na quinta-feira de manhã para decidir as audições a realizar pela comissão antes das férias e, entre 01 e 30 de setembro, vai decorrer o período de apresentação de propostas de alteração, devendo depois iniciar-se a votação artigo a artigo.

O 12.º processo de revisão da Constituição da República Portuguesa (só sete foram concluídos com sucesso) foi desencadeado com a apresentação de um projeto do Chega, em outubro do ano passado, seguido por todas as bancadas e deputados únicos, num total de oito projetos e 393 propostas de alteração, revogação e aditamento de artigos à lei fundamental.

Se for concluída com sucesso, será a oitava revisão da Constituição, quase 20 anos depois da anterior mudança (2005) e mais de dez após a última grande tentativa de a alterar (2010/2011), falhada devido à dissolução do parlamento.


GOVERNO ISENTA 50% DAS PROPINAS ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO

 O DEMOCRATA  21/06/2023 

O governo decidiu isentar 50% das propinas mensais nas instituições públicas do ensino superior  as pessoas com deficiência física. 

A decisão consta do despacho n°09/2023, com a data de 20 de junho, assinado pelo Ministro do Ensino Superior e Investigação Científica, Timóteo Sabá M’Bundé.

“É isentado 50% das propinas mensais nas instituições  públicas do ensino superior  à pessoa com  deficiência física” pode ler-se no documento consultado pelo jornal O Democrata,  justificando a decisão com o fato de o governo estar “fortemente” empenhado na “procura constante” de soluções para “promover a igualdade de oportunidades e a dignidade da pessoa humana”. 

O executivo anunciou que pretende criar condições “favoráveis” para que nenhum cidadão, pela sua condição física,  social e económica se sinta excluído de qualquer processo, principalmente  de acesso ao ensino superior.

O executivo  reconheceu que o país não dispõe de transportes adequados para os  cidadãos com deficiência física. 

Refira-se que em 2018, depois da aprovação da lei que prevê a prestação de cuidados educativos adequados e acompanhamento pedagógico às pessoas com  deficiência, o então governo decidiu isentar, do pagamento de propinas mensais e periódicas, os alunos com deficiência que estudam nas escolas públicas da Guiné-Bissau.

Por: Tiago Seide

Mensagem do reeleito deputado de C-E_20 Nelson Morreira no âmbito de Eleições legislativas 04 de junho.


Radio Voz Do Povo 

BOLETIM OFICIAL : 3º Suplemento - Assembleia Nacional Popular - Comissao Nacional de Eleicoes - Lista dos Candidatos Eleitos






UNIÃO EUROPEIA: Exposição prolongada ao ruído causa 11 mil mortes prematuras anuais na UE

© Lusa

POR LUSA  21/06/23 

A exposição prolongada ao ruído causa anualmente 41.000 novos casos de doenças cardíacas e 11.000 mortes prematuras na Europa, estima a Agência Europeia do Ambiente (AEA) num documento hoje publicado.

Devido ao ruído provocado pelos transportes, diz o organismo, há pelo menos 18 milhões de europeus extremamente irritados e cinco milhões com grandes distúrbios de sono.

Os dados fazem parte de um conjunto de documentos hoje publicados pela AEA, relacionados com o ambiente e a saúde na União Europeia, com o título genérico "AEA Sinais 2023 -- Saúde e Ambiente na Europa" (EEA Signals 2023 -- Health and environment in Europe).

No documento sobre o ruído, a Agência lembra que este está mais presente do que nunca na vida das pessoas e que uma exposição prolongada, além de incómoda, provoca problemas físicos e mentais, especialmente para quem vive nas cidades.

O ruído dos transportes é "um problema particularmente grave na Europa", afetando a saúde e o bem-estar de uma em cada cinco pessoas, e esse ruído, a longo prazo, pode provocar doenças isquémicas do coração, obesidade ou diabetes.

Em termos gerais cerca de 20% da população europeia está exposta a ruído prolongado, que prejudica a saúde, diz a AEA, que alerta que os números de pessoas afetadas podem estar subestimados, já que as informações fornecidas pelos Estados membros não abrangem todas as zonas urbanas, estradas, caminhos -de-ferro e aeroportos, nem todas as fontes de ruído.

A UE pretende reduzir em 30% o número de pessoas cronicamente perturbadas pelo ruído dos transportes até 2030 (comparando com 2017), o que equivale a reduzir em 5,3 milhões o número de pessoas altamente incomodadas pelo ruído.

A publicação "EEA Signals 2023" inclui documentos sobre as relações saúde e qualidade do ar, água, alterações climáticas e produtos químicos.

A Agência, ainda que salientando as evoluções positivas, alerta que a poluição atmosférica é o maior risco para a saúde ambiental a nível mundial e na Europa. Só na Europa é responsável por cerca de 300.000 mortes evitáveis todos os anos.

Quase todos os habitantes das cidades europeias estão expostos a poluição por partículas finas acima do nível de referência da Organização Mundial de Saúde. Nota a AEA que nos últimos 10 a 15 anos o número de mortes devido à poluição por partículas finas diminuiu quase para metade.

Na água, refere-se nos documentos, há novas provas de que os micro-poluentes, os microplásticos e a resistências antimicrobiana afetam a qualidade da água.

A exploração excessiva da água "pode afetar negativamente a saúde humana", sendo de preocupar contaminantes como bactérias, vírus, metais ou pesticidas.

Nas águas subterrâneas, que fornecem cerca de 65% da água potável na UE, foi detetada poluição química em cerca de um quarto dessas águas, e 10% têm um nível insustentável de captação. Entre 04 a 11% de águas analisadas tinham níveis excessivos de um ou mais pesticidas.

E alguns produtos químicos usados nos pesticidas poderão causar doenças como diabetes, cancro e doenças neurodegenerativas, alerta-se nos documentos, que citam um estudo segundo o qual 84% de pessoas testadas em milhares de voluntários tinham pelo menos dois pesticidas diferentes no sangue.

Mais de 90% dos participantes tinham bisfenol A no organismo e mais de 60% tinham substitutos desse composto sintético, diz a AEA, acrescentando que mais de 17% das crianças e adolescentes da UE correm o risco de serem expostos a ftalatos, outra substância química utilizada, como o bisfenol, nos plásticos.

" A Europa continua a produzir e a consumir grandes quantidades de produtos químicos, alguns dos quais podem prejudicar o ambiente ou a saúde das pessoas", alerta a Agência.

E a saúde das pessoas é também afetada pelas ondas de calor, secas, incêndios e inundações, causas das alterações climáticas, diz ainda a AEA, segundo a qual as ondas de calor são a maior ameaça direta para a saúde da população europeia relacionada com o clima.

Estima-se que as ondas de calor tenham causado cerca de 90% das mortes por fenómenos extremos relacionados com o tempo e o clima na Europa, nas últimas quatro décadas.


FRANÇA: Explosão de gás no centro de Paris. Há vários prédios em chamas

© Getty Images

Notícias ao Minuto   21/06/23 

Vários prédios no centro de Paris estão em chamas devido a um incêndio provocado por uma explosão de gás. Até ao momento, não há informação oficial sobre vítimas.

Uma explosão de gás provocou, esta quarta-feira, um incêndio no 5.º 'arrondissement' de Paris, em França. Segundo a imprensa francesa, o incêndio alastrou-se a vários prédios. 

O Le Parisien avança que a explosão ocorreu na Paris American Academy e causou, pelo menos, quatro feridos graves. No entanto, não há, até ao momento, informação oficial sobre vítimas. 

As autoridades pediram às pessoas para que "evitem a zona".

"Moradores do 5.º arrondissement, acaba de ocorrer uma explosão de gás na praça Alfonse Laveran, no bairro Val de Grâce, e alguns edifícios estão a arder. Por favor, mantenham a distância para permitir a intervenção dos bombeiros", apelou o vice-autarca do 5.º 'arrondissement',  Édouard Civel, na rede social Twitter.

Pode ver imagens da destruição nos vídeos abaixo:

[Notícia em atualização]


Leia Também: Migrantes acampam em Paris para pedir "alojamento digno"

VOLODYMYR ZELENSKY: Contraofensiva? "Não é um filme de Hollywood com resultados imediatos"

© Getty Images

Notícias ao Minuto   21/06/23 

As palavras são do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, que admitiu ainda que os progressos no campo de batalha têm sido "mais lentos do que o desejado".

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, reconheceu, esta quarta-feira, que os progressos no campo de batalha têm sido "mais lentos do que o desejado", semanas após o início da contraofensiva militar ucraniana para reconquistar as zonas ocupadas pela Rússia.

"Algumas pessoas acreditam que isto é um filme de Hollywood e esperam resultados imediatos. Não é", referiu, em declarações à BBC. "O que está em jogo são as vidas das pessoas", acrescentou ainda.

De acordo com o chefe de Estado ucraniano, a ofensiva militar não está a ser fácil porque 200 mil km2 do território ucraniano foram minados pelas forças russas. 

"Apesar do que alguns queiram, incluindo tentativas de nos pressionar, com todo o respeito, avançaremos no campo de batalha da forma que considerarmos melhor", acrescentou Zelensky.

O presidente ucraniano esclareceu que os "passos rápidos" a serem dados imediatamente incluem encontrar lugares para as pessoas viverem, reconstruir a barragem destruída de Kakhovka e descentralizar a rede de energia.

Quando questionado como seria o fim da guerra nesta fase, Zelensky deixou claro que "as vitórias no campo de batalha são necessárias" e que a Ucrânia nunca pararia, fosse quem fosse o presidente em Moscovo, se a Rússia permanecesse no território da Ucrânia.

"Não importa o quanto avancemos em nossa contraofensiva, não concordaremos com um conflito congelado porque isso é guerra, é um desenvolvimento sem perspetivas para a Ucrânia", esclareceu.

Recorde-se que a ofensiva militar lançada em fevereiro do ano passado pela Rússia na Ucrânia causou até agora a fuga de mais de 14,7 milhões de pessoas - 6,5 milhões de deslocados internos e mais de 8,2 milhões para países europeus -, de acordo com os mais recentes dados da ONU, que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A invasão russa - justificada por Putin com a necessidade de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia - foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.


Leia Também: Os ministros dos Negócios Estrangeiros britânico e francês, James Cleverly e Catherine Colonna, mostraram hoje em Londres abertura para acelerar o processo de adesão da Ucrânia à NATO.


Leia Também: Rússia? "Estado maléfico não dispõe das reservas para travar a Ucrânia"

Ucrânia. Embaixadores na UE aprovam 11.º pacote de sanções à Rússia

© Reuters

POR LUSA   21/06/23 

Os embaixadores dos Estados-membros junto da União Europeia (UE) aprovaram hoje o 11.º pacote de sanções contra a Rússia, pela invasão da Ucrânia, visando combater a evasão das medidas restritivas com a inclusão de mais pessoas e entidades.

"Hoje, os embaixadores da UE chegaram a acordo sobre o 11.º pacote de sanções contra a Rússia", anunciou a presidência sueca do Conselho numa publicação na rede social Twitter, após uma reunião dos representantes permanentes de cada Estado-Membro, em Bruxelas.

Estocolmo acrescenta que "o pacote inclui medidas destinadas a combater a evasão às sanções e as listas individuais".

Em causa está uma extensão da lista de pessoas e entidades abrangidas pelas medidas restritivas para proibir que países terceiros ajudem a Rússia a contornar intencionalmente as sanções da UE, bem como a inclusão de mais produtos sujeitos a restrições para os controlos das remessas em trânsito (como de tecnologia avançada e peças de aeronaves).

Também estão em causa limitações à venda de determinados artigos para países terceiros específicos onde haja o risco de serem utilizados para contornar as regras.

A 'luz verde' de hoje surge depois de, no início de maio, a Comissão Europeia ter enviado aos Estados-membros uma proposta sobre o 11.º pacote de sanções à Rússia, para evitar a evasão das medidas restritivas e, à semelhança dos 10 pacotes de sanções anteriores, exigiu unanimidade entre os Estados-membros.

A UE impôs sanções à Rússia em resposta à guerra de agressão desencadeada contra a Ucrânia, que começou em 24 de fevereiro de 2022, e à anexação ilegal das regiões ucranianas de Donetsk, Lugansk, Zaporíjia e Kherson.

As sanções, assim como o mecanismo para impedir a sua evasão, estavam acordadas há semanas, mas a Grécia e a Hungria estavam a bloquear a finalização do processo. Atenas e Budapeste queriam que a Ucrânia retirasse algumas das suas empresas da lista de entidades que estão a patrocinar a invasão russa.

Esta questão elevou as tenções entre os dois Estados-membros com Kiev, atrasando o acordo entre os 27.

Os 10 pacotes de sanções já em vigor visam provocar consequências graves à Rússia pelas suas ações e impedir a capacidade de Moscovo de prosseguir a guerra contra a Ucrânia.

A ofensiva militar russa no território ucraniano mergulhou a Europa naquela que é considerada a crise de segurança mais grave desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).


Leia Também: A presidente da Comissão Europeia saudou hoje o acordo alcançado entre os 27 para o 11.º pacote de sanções contra a Rússia, considerando que será "mais um duro golpe na máquina de guerra de Putin".

Já foram distribuídos sementes para presente campanha agrícola (época chuvosa) na região de Gabu. O anúncio foi feito pelo Diretor Regional da Agricultura, Mama Samba Candé durante a visita de cortesia da governadora, Elisa Tavares Pinto, as instalações da Agricultura, Floresta, Fauna e Pecuária.


@ Radio Voz Do Povo

Presidente de ANP Cipriano Cassama recebeu esta quarta-feira (21.06) em audiência o embaixador da República de Cuba na Guine-Bissau_Raul De La Peña Silva

 Radio Voz Do Povo

SUBMARINO DESAPARECIDO. Passageiros sentam-se no chão e a casa de banho não tem porta

© David Hiscock/ Reuters


O interior é simples, com apenas um botão e uma tela na parede, e as operações da embarcação são executadas através de um comando de videojogos. 

O submersível desaparecido no domingo é uma pequena embarcação projetada para acomodar apenas cinco pessoas e tem capacidade de oxigénio para fazer duas horas a descer, várias horas a explorar o Titanic e duas horas para voltar à superfície.

No ano passado, o fundador da operadora de turismo OceanGate Expeditions mostrou a uma equipa da CBS o interior de um submersível usado para visitar os destroços do Titanic.

O vídeo mostra uma pequena câmara, com quase tanto espaço como uma carrinha monovolume.

Não há cadeiras, os passageiros sentam-se de pernas cruzadas no chão, tendo tirado os sapatos antes de entrar.

O interior é simples, com apenas um botão e uma tela na parede, e as operações da embarcação são executadas com um comando de videojogos
©CBS Sunday Morning   ...A visit to RMS Titanic 

Segundo a CNN, há apenas uma pequena casa de banho no parte dianteira da embarcação, que "funciona como o melhor assento da casa", de acordo com a página da OceanGate que foi entretanto desativada. Quando a casa de banho está a ser utilizada, é colocada uma cortina de privacidade "e aumentam a música".

É ainda recomendável que os passageiros restrinjam a sua dieta antes e durante o mergulho "para reduzir a probabilidade de precisar usar" a casa de banho. 

O submersível tinha uma reserva de oxigénio para quatro dias quando se fez ao mar, na manhã de domingo, segundo David Concannon, conselheiro da OceanGate Expeditions, que supervisionou a missão.

A comunicação perdeu-se quando a embarcação estava a cerca de 700 quilómetros a sul de St. John's, capital e a maior cidade da província canadiana de Newfoundland and Labrador, segundo o Centro de Coordenação de Salvamento Conjunto do Canadá, citado pela agência de notícias norte-americana Associated Press.

Na terça-feira, França anunciou que o instituto Ifremer de ciências oceânicas enviou um navio, o Atalante, equipado com um robô subaquático, o Victor 6.000, para procurar o submersível.

O Victor 6.000 deve chegar ao seu destino hoje e mergulhar até uma profundidade de cerca de 4.000 metros para realizar operações de busca.

Os restos do Titanic - que afundou após colidir com um icebergue, em 1912 - estão a uma profundidade de cerca de 3.800 metros e a uma distância de aproximadamente 640 quilómetros a sul da ilha canadiana de Newfoundland.

"A Ucrânia tem ou não o direito de criar dano em algumas infraestruturas da Rússia, nomeadamente de carácter militar?" Análise ao caso dos drones em Moscovo

 André Matos, especialista em Relações Internacionais, analisa a alegação russa de que drones ucranianos foram lançados para a região de Moscovo e entretanto abatidos


PRESIDENTE DA REPÚBLICA EM PARIS PARA PARTICIPAR NA CIMEIRA PARA O NOVO PACTO FINANCEIRO

A convite do Presidente da França,  Emmanuel Macron, o Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, efectuou uma viajem a Paris, para participar na Cimeira para o Novo Pacto Financeiro, lançada por Macron, com a ambição de reformar a arquitetura das finanças globais para melhor responder aos desafios do aquecimento global.

O encontro contará com a participação de cerca de 100 delegações de diferentes países, dezenas de chefes de Estado e de Governo, e ainda de empresas multinacionais.

 Presidência da República da Guiné-Bissau

CHINA/EUA: Pequim considera "absurdo" comentário de Biden que chamou ditador a Xi

© Getty Imagens

POR LUSA   21/06/23 

 A China considera "absurdo" o comentário do chefe de Estado norte-americano, Joe Biden, que afirmou terça-feira que o presidente chinês é um "ditador".

"Esta observação da parte americana é realmente absurda, muito irresponsável e não reflete a realidade", declarou aos jornalistas a porta-voz da diplomacia chinesa, Mao Ning, em Pequim. 

Referindo-se a um episódio recente em que os Estados Unidos destruíram um balão chinês que alegavam estar a espiar território norte-americano, Joe Biden disse que "a razão pela qual [o Presidente chinês] ficou tão aborrecido "quando foi abatido aquele balão cheio de equipamento de espionagem é porque não sabia que [o dispositivo] estava lá".

"É muito embaraçoso para os ditadores quando não sabem o que aconteceu", acrescentou Biden durante uma receção no Estado norte-americano da Califórnia.

"E já agora, prometo-vos, não se preocupem com a China (...). A China tem problemas económicos reais", disse o democrata de 80 anos, que está em campanha para a reeleição.

Ainda a propósito de Xi Jinping, Joe Biden afirmou: "Estamos num momento em que ele quer restabelecer uma relação".

Biden recordou que o chefe da diplomacia norte-americana, Antony Blinken, tinha acabado de regressar da República Popular da China.

O Presidente norte-americano considerou que o secretário de Estado desempenhou um "bom trabalho", mas explicou que "vai levar tempo" para resolver a relação muito tensa entre as duas grandes potências.


Leia Também: Biden afirma que homólogo chinês pertence à categoria dos "ditadores"

Seca no Norte do Quénia afecta milhares de pessoas

O Fundo das Nações Unidas para a Infância disse que mais de 4 milhões de pessoas no Quénia enfrentam uma situação de grave insegurança alimentar. A Voz da América visitou uma família afectada por cinco temporadas de seca severa no Norte do país.


© VOA Português 

‼️🇦🇴 Isabel dos Santos vai recorrer da decisão de um tribunal dos Países Baixos

  DW Português para África   21/06/23

Isabel dos Santos vai recorrer da decisão de um tribunal dos Países Baixos que concluiu que a empresária angolana desviou mais de 52 milhões de euros da Sonangol. Segundo a decisão de um Tribunal de Recurso de Amesterdão, a filha do antigo Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, usou documentos falsificados para extrair ilegalmente dinheiro da petrolífera estatal angolana. O esquema terá acontecido através de sociedades anónimas sediadas nos Países Baixos. 

No Instagram, a empresária informou que vai recorrer da decisão, porque o tribunal terá ignorado "documentos relevantes submetidos pela defesa”.

Nova tecnologia de navegação nos sapatos ajuda pessoas com deficiência visual

Pessoas cegas e com deficiência visual geralmente contam com bengalas e cães-guia para ajudá-los a navegar pelas ruas e calçadas. Uma  startup japonesa apresenta agora a tecnologia de navegação directamente para seus sapatos.


©  VOA Português 

Estas são as condições dos 4 multimilionários que estão perdidos no meio do Oceano Atlântico dentro de um submarino minúsculo.

Fatos Desconhecidos
 


Leia Também: Detetados sons subaquáticos na área em que desapareceu o Titan

Ucrânia. Dois drones abatidos em aldeia perto de Moscovo

© REUTERS/Evgenia Novozhenina/File Photo

POR LUSA   21/06/23 

Dois drones foram abatidos numa aldeia da região de Moscovo, perto de armazéns de uma das unidades militares destacadas na zona, informou o governador da província russa, Andrei Vorobyov.

A cidade fica a cerca de 59 quilómetros a oeste da capital da Rússia e a cerca de 500 quilómetros da fronteira ucraniana.

Segundo Vorobyov, foram encontrados fragmentos das aeronaves não tripulados, que não causaram danos ou vítimas.

"Os serviços especiais estão a realizar uma inspeção, o território está agora isolado. Peço às pessoas que mantenham a calma", acrescentou Vorobyov.

A agência de notícias oficial russa TASS indicara que três drones tinham sido abatidos nos arredores de Moscovo, citando as autoridades policiais.

Os incidentes, que não terão causado danos ou vítimas, ocorreram no distrito de Naro-Fominsk.


Leia Também: Rússia acusa Ucrânia de ataque com 'drones' contra Kakhova


Leia Também:  As forças russas minaram o sistema de arrefecimento da central nuclear de Zaporijia, alertou hoje o chefe dos serviços secretos do Ministério da Defesa ucraniano, Kirilo Budanov, citado pela agência ucraniana Euromaidan Press.

TERRORISMO: África é hoje "o principal campo de batalha para o terrorismo" mundial

© iStock

POR LUSA   21/06/23 

Especialistas em luta contra o terrorismo afirmaram na terça-feira que África é agora o ponto crítico do terrorismo mundial, com metade das vítimas mortais no ano passado a serem registadas na África subssariana.

Os peritos ressalvaram, contudo, que as filiais da Al-Qaeda e do Estado Islâmico continuam disseminadas, persistentes e ativas noutros locais do globo.

A Interpol, a agência internacional de polícia criminal, também informou, durante um painel de discussão nas Nações Unidas, em Nova Iorque, que o terrorismo ligado à ideologia de extrema-direita aumentou cerca de 50 vezes na última década, particularmente na Europa, América do Norte e partes da Ásia-Pacífico.

Os peritos vêem outras tendências. Por um lado, a deterioração da segurança global está a tornar a ameaça do terrorismo "mais complexa e descentralizada". Por outro, os extremistas estão a utilizar cada vez mais tecnologia sofisticada, e os drones e a inteligência artificial abriram novas formas de planear e executar ataques.

Esta semana, as Nações Unidas estão a organizar a terceira conferência de alto nível de chefes de agências de combate ao terrorismo. O painel de terça-feira sobre a avaliação das tendências e ameaças terroristas atuais e emergentes reuniu peritos das Nações Unidas, da Interpol, da Rússia, dos Estados Unidos e do Qatar, bem como um responsável da Google para a informação estratégica.

O tema geral da semana é o combate ao terrorismo através de uma cooperação internacional revigorada.

Na sessão desta terça-feira, foi África que ocupou o centro das atenções.

"A África emergiu como o principal campo de batalha para o terrorismo, com um grande aumento no número de grupos ativos a operar no continente", disse o secretário-geral adjunto da ONU, Khaled Khiari, observando que as "fraturas" políticas, económicas e sociais locais, as fronteiras porosas e a "mobilização baseada na identidade" alimentaram o surgimento da Al-Qaeda e do grupo Estado Islâmico.


Leia Também: Turco acusado de "financiamento ao terrorismo do PKK" julgado na Suécia

Detetados sons subaquáticos na área em que desapareceu o Titan

© Ocean Gate / Handout/Anadolu Agency via Getty Images

POR LUSA    21/06/23 

A Guarda Costeira dos Estados Unidos afirmou que um avião canadiano detetou sons subaquáticos durante as operações de busca do submersível que desapareceu quando transportava cinco pessoas até junto aos destroços do Titanic.

Na sequência dos sons detetados por um avião militar canadiano P-3, os esforços de busca foram reorientados.

Os socorristas têm corrido contra o relógio porque, mesmo nas melhores circunstâncias, o navio Titan pode ficar sem oxigénio na quinta-feira de manhã.

Para além de um conjunto internacional de navios e aviões, um robô subaquático começou a fazer buscas nas imediações do Titanic e há um esforço para enviar equipamento de salvamento para o local, no caso de o submarino ser encontrado.

Três aviões de transporte C-17 das forças armadas norte-americanas foram utilizados para transportar submersíveis comerciais e equipamento de apoio. As forças armadas canadianas disponibilizaram um avião de patrulha e dois navios, tendo ainda lançado boias de sonar para detetar quaisquer sons do Titan.

O submersível tinha uma reserva de oxigénio de quatro dias quando se fez ao mar, na manhã de domingo, segundo David Concannon, conselheiro da OceanGate Expeditions, que supervisionou a missão.

O jornalista da cadeia televisiva norte-americana CBS News David Pogue, que viajou até ao Titanic a bordo do Titan no ano passado, disse que o veículo usa dois sistemas de comunicação: mensagens de texto trocadas com um navio de superfície; e 'pings' de segurança que são emitidos a cada 15 minutos para indicar que o submersível ainda está a funcionar.

Ambos os sistemas pararam cerca de uma hora e 45 minutos depois de o Titan ter submergido, no domingo, indicou a empresa OceanGate Expeditions, proprietária da embarcação e organizadora das viagens aos destroços do Titanic.

"Isto significa uma de duas coisas: ou eles perderam toda a energia ou o submersível abriu uma brecha no casco e implodiu instantaneamente. Ambas são devastadoras", disse Pogue.

Na terça-feira, a França anunciou que o instituto Ifremer de ciências oceânicas enviou um navio, o Atalante, equipado com um robô subaquático, o Victor 6.000, para procurar o submersível.

O Victor 6.000 deve chegar ao seu destino hoje e mergulhar até uma profundidade de cerca de 4.000 metros para realizar operações de busca.

Os restos do Titanic - que afundou após colidir com um iceberg, em 1912 - estão a uma profundidade de cerca de 3.800 metros e a uma distância de aproximadamente 640 quilómetros a sul da ilha canadiana de Newfoundland.

A comunicação perdeu-se quando a embarcação estava a cerca de 700 quilómetros a sul de São João da Terra Nova, segundo o Centro de Coordenação de Salvamento Conjunto do Canadá, citado pela agência de notícias norte-americana Associated Press.


Leia Também: A "luta" do 'Titan'. O que pode ter acontecido e o que está em causa

EUA/CHINA: Biden afirma que homólogo chinês pertence à categoria dos "ditadores"

© Reuters

POR LUSA   21/06/23 

O presidente dos Estados Unidos afirmou na terça-feira que o homólogo chinês, Xi Jinping, pertence à categoria dos ditadores, numa receção na Califórnia com doadores do Partido Democrata e na presença de jornalistas.

Referindo-se a um episódio recente em que os Estados Unidos destruíram um balão chinês que alegavam estar a espiar território norte-americano, Joe Biden disse que "a razão pela qual [o Presidente chinês] ficou tão chateado" quando foi abatido "aquele balão cheio de equipamento de espionagem é porque não sabia que [o dispositivo] estava lá".

"É muito embaraçoso para os ditadores quando não sabem o que aconteceu", continuou, acrescentando: "Quando [o balão] foi abatido ficou muito embaraçado e até negou que [o aparelho] estivesse lá".

"E já agora, prometo-vos, não se preocupem com a China (...). A China tem problemas económicos reais", disse o democrata de 80 anos, que está em campanha para a reeleição.

Ainda a propósito de Xi Jinping, Joe Biden afirmou: "Estamos num momento em que ele quer restabelecer uma relação".

Recordando que o chefe da diplomacia norte-americana, Antony Blinken, tinha acabado de regressar da China, o Presidente norte-americano considerou que o secretário de Estado tinha feito um "bom trabalho", mas explicou que "vai levar tempo" para resolver a relação muito tensa entre as duas grandes potências.

A rivalidade entre a China e os Estados Unidos transformou-se numa crise diplomática com este episódio do balão, em fevereiro.

Não é a primeira vez que Joe Biden faz declarações marcantes em receções de angariação de fundos, eventos de pequena dimensão em que as câmaras, os microfones e as câmaras fotográficas estão excluídos, mas durante as quais os jornalistas presentes podem, no entanto, ouvir as observações introdutórias do Presidente e transcrevê-las.

Foi num evento deste tipo, em outubro de 2022, por exemplo, que Joe Biden falou do risco de um "apocalipse" nuclear desencadeado pela Rússia.