segunda-feira, 23 de outubro de 2017

A Polícia francesa interpela um filho de uma família imigrante ilegal


Polícia: onde moras?
Pequeno: com os meus pais
E onde moram os seus pais?
Pequeno: comigo
Polícia: e onde vivem todos?
Pequeno: Conjunto
Polícia: onde está a sua casa?
Pequeno: ao lado da casa dos nossos vizinhos
Polícia: onde está a casa dos seus vizinhos?
Se lhe dissesse, não vai acreditar em mim.
Polícia, diga-me.
Pequeno: ao lado da nossa casa.
Polícia!
Pequeno: obrigado a você, isso é bom!


CIPRIANO CASSAMÁ ACUSA PRESIDENTE VAZ DE ORDENAR DETENÇÃO CONTRA UMARO SISSOCO POR TENTATIVA DE GOLPE DE ESTADO


O líder do Parlamento guineense acusa Chefe de Estado de nomear Sissoco por dinheiro.

“Presidente Mário Vaz recebeu mais de um bilhão de francos cfa para nomeia Umaro Sissoco Embaló ao cargo do Primeiro-ministro”. Anunciou líder do Parlamento que diz estar a cumprir a lei e fazer as pessoas cumpri-las.

Cipriano Cassamá acusa ainda Presidente Mário Vaz de aliciar o grupo dos “15” receber quinhentos mil dólares em mãos do deposto Presidente gambiano e exorta aos dissidentes que às portas da sede do partido estão escancaradamente abertas, lembrando que outrora Carlos Correia e ele foram castigados a luz dos Estatutos dos libertadores.

Acusações feitas domingo 22 de outubro, pelo líder da ANP, a margem da visita nos bairros de Hafia e Militar do circulo-29, em Bissau.

Presidente da ANP sublinhou que quando o Presidente da República queria prender Umaro Sissoco por alegada tentativa de golpe de Estado foi ele que saiu em defesa desse no parlamento. Citando informações do diretor dos Serviços de Informação de Estado.

Cassamá afirma que Domingos Simões Pereira foi o grande vencedor do congresso do Cacheu, desmentindo as recentes declarações de Braima Camará lider dos “15” que alega vencer o congresso. E, deixa claro que qualquer militante do partido que pretende respirar sossegado no seio dos libertadores terá que respeitar os Estatutos do partido. 

O líder da ANP disse que DSP acusou Presidente da República de desviar trezentos milhões de francos cfa por mês, quando era ministro das Finanças e terá solicitado ao líder do PAIGC, na altura chefe do Governo para nomear um secretário de Estado sob tutela do chefe de Estado para controlar os fundos da Mesa Redonda de Bruxelas. Fato que foi recusado por DSP com alegações que o tal governante estaria a sua área de jurisdição. Presidente Vaz não gostou daí, segundo Cassamá, instalou-se a polémica entre os dois. 

O líder da Bancada Parlamentar do PAIGC garante que nomeação de Augusto Olivais é uma das condições “sine qua non” para reabertura das sessões na Assembleia Nacional Popular.

Califa Seide acusa o Presidente da Republica, José Mário Vaz de estar a implantar a ditadura no país.

Notabanca, 23.10.2017

TRIBUNAL IMPEDE USO DE NOME E SÍMBOLO DE PAIGC POR DISSIDENTES

Tribunal Regional de Bissau (TRB) ordenou a três antigos dirigentes do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), principal partido no parlamento guineense, para se absterem de usar o nome e os símbolos da formação.

A decisão do Tribunal Regional de Bissau, a que a Lusa teve acesso, data de 20 de outubro e dá provimento a uma providência cautelar intentada pelo PAIGC contra Braima Camará, Abel da Silva e Bamba Banjai.

«Ordeno aos requeridos (Braima Camará, Abel da Silva Gomes e Bamba Banjai) a absterem-se de praticar, seja de que forma for, e a qualquer pretexto, quaisquer atos que ponham em causa o exercício dos direitos e liberdades do requerente (PAIGC)», pode ler-se na decisão.

A decisão ordena também aos ex-dirigentes que se abstenham de usar, «seja por que forma for, e a qualquer pretexto, a denominação e símbolos do requerente».

A medida também abrange outros dirigentes e militantes considerados pelo tribunal de incertos.

Braima Camará e Abel da Silva são deputados do parlamento e, devido às divergências com a direção do partido, acabaram expulsos do PAIGC, que os acusa de desrespeito à disciplina partidária.

Ambos os deputados fazem parte de um grupo de 15 deputados dissidentes do PAIGC, mas que sempre contestaram a decisão da direção do partido.

No relatório produzido pelo tribunal pode ler-se que «alguns dos ex-dirigentes, liderados por Braima Camará, e expulsos do PAIGC, por desrespeito à disciplina partidária, têm vindo a proferir ameaças e a adotar comportamentos ilegais».

Nenhum dos três contestou, dentro do prazo previsto na lei, a providência cautelar intentada pelo PAIGC, lê-se ainda no despacho da juíza Samarise Barbosa.

O tribunal aceitou como «factos indiciariamente provados» que os citados promovem atos de vandalismo na via pública, arrombamento e ocupação violenta de sedes regionais, arruaças contra manifestações do partido e ainda afirmam publicamente que pretendem assumir a liderança do PAIGC.

Também considerou como provado que os ex-dirigentes organizaram manifestações públicas, inclusive, comícios, utilizando a denominação e a sigla daquele partido e ainda deram entrevistas aos órgãos de comunicação social em nome do PAIGC.

O tribunal aceitou ainda, na providência cautelar, que o PAIGC é um partido legalmente constituído, cuja direção foi eleita democraticamente em fevereiro de 2014, durante o congresso realizado em Cacheu.

A Lusa tentou contactar sem êxito Braima Camará, Abel da Silva e Bamba Banjai.

Fonte: Notabanca; 23.10.2017

EXCLUSIVO DC: Manuel Nascimento Lopes, presidente da Federação de Futebol da Guiné-Bissau, foi detido e ESTÁ PRESO há quase duas horas nos calabouços da esquadra do Bandim. Problemas de há sete anos e que tem que ver com as Alfândegas.?

Fonte: Ditaduraeconsenso.blogspot.sn

NB: Manuel Irénio Nascimento Lopes está a ser ouvido no âmbito de um processo em que é tido como suspeito de agressão física contra o cidadão Francisco Silva Monteiro, desde 2006 na sequência de um desentendimento entre os dois.

Energia eléctrica - Governo diz que aumento de consumidores está na origem de cortes e apagões registados em Bissau


Bissau, 23 Oct 17 (ANG) – O governo através do ministro de Turismo, tornou público no último fim-de-semana que o aumento de número de consumidores de luz eléctrica na capital Bissau, está por detrás das cortes e apagões registados nos últimos tempos.

Em conferência de imprensa, Fernando Vaz destacou que a actual central eléctrica não tem capacidade para responder ao grande aumento de procura, facto que origina falhas no fornecimento de luz e água à capital.

O ministro de Turismo acrescentou, por outro lado, que outra razão tem a ver com a quebra de receitas do Estado, porque trata-se de um período de fraca movimentação fiscal.
Aquele governante disse que o executivo já está a accionar mecanismos  para contornar a situação que tem deixado osconsumidores.

Entretanto, o governante aproveitou a ocasião para pronunciar sobre os recentes acontecimentos registados na sede de Partido Africano da Independência da Guiné-Bissau e Cabo-verde (PAIGC), os quais disse tratar-se  de um acto isolado e que não tem nada a ver com o Presidente da República e muito menos com o grupo dos 15 deputados expulsos do partido.

Acrescenta  que o governo está a envidar esforços para apurar a veracidade dos factos para, posteriormente, responsabilizar os presumíveis autores desse ato.

“Em nenhum momento, o executivo liderado pelo Umaro Sissoco Embalo compactua com actos do gênero. Por isso, entendeu ser um assunto interno no PAIGC e que deve ser resolvido no partido”, disse o governante.

Relativamente a polémica entre a Câmara Municipal de Bissau (CMB) e feirantes de Mercado de Bandim, Fernando Vaz garantiu que tudo será resolvido sem que as partes beligerantes voltem a entrar em conflitos, acrescentando  que o assunto está a ser analisado no sentido de pôr fim ao desentendimento vigente entre as duas partes.

Em reacção as declarações do ex-Presidente da República de Cabo-Verde, Pedro Pires, o ministro de Turismo da Guiné-Bissau disse que este foi muito contraditório com as suas próprias palavras porque, antes disse que desde que saiu de poder não tem acompanhado a evolução da situação política na Guiné-Bissau e, ao mesmo tempo, vem dizer que a Constituição da República está a ser interpretada de forma pessoal, o que tem provocado a crise prolongada no país.

Para este responsável, José Mário Vaz nunca foi ditador, não entrou na política dos regimes ditatoriais e nunca fez parte de um partido ditador, salientando que o Presidente da República sempre foi um homem de paz, que zela pela promoção de unidade nacional.

“Desde que José Mário Vaz assumiu o poder, na Guiné-Bissau não foi registado nenhum caso de assassinato político, de perseguição e, muito menos, de violação de direitos humanos”, sublinhou.

No entender deste político, Pedro Pires não tem nada contra o chefe de Estado, porque é ele que desconhece a Constituição da República da Guiné-Bissau. 

ANG/LLA/ÂC/SG

HÁ OU NÃO HÁ GOVERNO NA GUINÉ-BISSAU – FACTO MATERIAL E PSICOLÓGICO!?


QUANDO UM GOVERNO APELIDADO DE ILEGAL, MAS QUE NO ENTANTO MANDA E DESMANDA FAZENDO TRABALHOS COMO EXECUTIVO PELO PAÍS E NO ESTRANGEIRO, PERGUNTAMOS NÓS : POVO, QUAL A DIFERENÇA DE COMPORTAMENTO (NESTE ACTO PÚBLICO) DE GOVERNAÇÃO, COMPARADO A UM EXECUTIVO LEGAL, QUE NO ENTANTO ESTÁ AUSENTE/DEMITIDO SEM ACÇÃO GOVERNATIVA HÁ MAIS DE DOIS ANOS!?

SERÁ APENAS REALIDADE POLITICO-PSICOLÓGICA, RESULTADO DE PERTURBAÇÃO GRAVE DA CONSCIÊNCIA POLITICA NACIONAL DOS LIDERES OU AINDA PIOR NESTE TERRENO COMPLEXO E CONFUSO PARA GRANDE MAIORIA…

MAIS VALE ADMITIRMOS “GOVERNO” OU DESGOVERNO, MAS QUE TEM FUNCIONADO COMO EXECUTIVO NO TERRENO (FACTOS), EMPURROU E ASSUMIU LUGARES DE LIDERANÇA, INSTITUIÇÕES, COMO SE FOSSE LEGAL, E PARA UNS E PARA OUTROS NÃO, POIS O PAÍS TEM ASSUMIDO COMPROMISSOS INALIENÁVEIS E OUTROS TALVEZ NÃO, CERTEZA POREM, QUER QUEIRAMOS QUER NÃO - HÁ GOVERNO APELIDADO DE ILEGAL E FAZ - VAI FAZENDO TUDO QUE CONSEGUE, OUTRO NÃO EXISTE, SERIA ESTE O LEGAL AGUARDADO!?

HÁ UMA ZONA DE CONFORTO PSICOLÓGICO (SOU ILEGAL, MAS GOVERNO) E NOUTRA FACE DA MESMA MOEDA, ESTÁ UM SUPOSTO GOVERNO QUE NÃO FAZ NO TERRENO NADA, FAZ TEMPO, E EM QUE É QUE FICAMOS?

GOVERNO “ILEGAL” DEU FÉRIAS PROLONGADAS AO SUPOSTO ELENCO, GOVERNO TEORICAMENTE LEGAL, MAS NA PRÁTICA, IMPRATICÁVEL, DESDE QUE FOI DERRUBADO POR V. EXCIA. SR. PRESIDENTE DA REPÚBLICA, NÃO GOVERNA DESDE ENTÃO!?

A MINHA PERGUNTA É:
VALE A PENA CONTINUARMOS A CHAMAR/APELIDAR DE ILEGAL O ACTUAL GOVERNO DE UMARO SISSOKO???

QUAL A DIFERENÇA ENTRE O PARLAMENTO ESTAR FECHADO OU ACTIVO NOS SEUS CORREDORES? QUAL A DIFERENÇA NESTE VOCABULÁRIO POLITICO LEGAL OU ILEGAL, POIS NO MEIO ESTÁ A “LOUCURA”, PENSE BEM NISTO (…)

AS CADEIRAS DO PARLAMENTO ESTÃO DESOCUPADAS, OS LUGARES VAZIOS LÁ DENTRO, MAS NA RUA MANDAM OS OUTROS ("ILEGAL"), REUNINDO DENTRO E FORA DO PAÍS, FAZEM, E VÃO FAZENDO.

NOSSO PAÍS NÃO É PARA TODOS SABEREM O QUE SE TEM FEITO NESTE EXECUTIVO, MAS TEM-SE FEITO, EMBORA COM O PARLAMENTO “FECHADO”, PERGUNTAMOS NÓS ATÉ QUANDO?

E MAIS, QUE ADJECTIVO ORIGINAL, PARA CLASSIFICARMOS O ACTUAL EXECUTIVO? 

PORQUE ILEGAL OU LEGAL, PARECE NÃO FAZER A DIFERENÇA. POR OUTRA, PARECE NÃO REDEFINIR NADA NESTE TERRENO POLITICO. 

PERCEBEU OU PREFERE NÃO VER?!

VIVA A GUINÉ-BISSAU, A LUTA CONTINUA!

Por. Filomeno Pina

NO TERRA SABI

CRIME - Jornalista russa esfaqueada por intruso dentro de estação de rádio

O agressor já foi detido e a vítima permanece hospitalizada.


A jornalista russa Tatyana Felgenhauer ficou gravemente ferida depois de um atacante não identificado a esfaquear na garganta. O incidente ocorreu nos escritórios da estação de rádio ‘Eco de Moscovo’ pelas 12h00, hora local, explica a estação em comunicado.

O homem que invadiu o edifício da estação radiofónica foi imobilizado pelos colegas da jornalista e depois detido. Tendo sido, entretanto, aberta uma investigação por tentativa de assassinato.

Tatyana Felgenhauer está hospitalizada e a receber tratamento. De acordo com o diretor da rádio, citado pelo jornal, os ferimentos não são fatais.

Segundo os meios de comunicação locais, o suspeito pode ter tido motivações pessoais desconhecidas, porque segundo as autoridades apuraram até agora a vítima conheceria o agressor.

A ‘Eco de Moscovo’ pertence a uma gigante do combustível detida pelo governo, a empresa Gazprom, mas, segundo o The Guardian, dá tempo de antena aos jornalistas e comentadores que queriam criticar o Kremlim, tendo sido inclusivamente descrita no passado como “ a última estação de rádio independente da Rússia”.

Já outra jornalista da estação referiu no início deste ano que foi forçada a “fugir” da Rússia depois de uma série de ataques, incluindo incendiarem-lhe o carro.

NAOM

ÚLTIMA HORA/NOTÍCIA DC: Decorre neste momento no palácio do Governo, nos arredores de Bissau, uma reunião entre o 'grupo dos 15', o PRS e o 'governo'.

Fonte: Ditaduraeconsenso.blogspot.sn

Guiné-Bissau: PRID pede intervenção das confissões religiosas para solucionar crise política


O Presidente do Partido Republicano da Independência Para o Desenvolvimento (PRID), António Afonso Té, quer que as confissões religiosas da Guiné-Bissau liderem doravante o novo diálogo entre as partes envolvidas na crise política prevalecente para ultrapassar o actual impasse político. Esta sexta-feira, 20 de Outubro, em conferência de imprensa, António Afonso Té, defendeu a assinatura de …Ler mais

DESCOBERTA - Arqueólogos encontram esqueletos de ‘gigantes’ chineses com 5000 anos

Já se pensava que as pessoas da época fossem anormalmente altas e fortes.


Os arqueólogos encontraram esqueletos com 5000 anos, na parte oriental da China, de pessoas que os especialistas dizem ter sido muito altas e fortes.

De acordo com as medições feitas aos ossos encontrados em sepulturas na província de Shandong, as pessoas mediriam cerca de 1,80m ou mais, com um dos esqueletos a pertencer a um homem que teria 1,90m, conta o Independent.

Apesar de ser habitual segundo os padrões do século XXI, pensa-se que essa altura seria pouco usual para a época.

“Isto é apenas baseado na estrutura óssea. Se fosse uma pessoa viva, a sua altura excederia certamente 1,90m”, explicou o responsável pela escola de História e Cultura da Universidade de Shandong.

Os locais daquela província veem a sua altura como uma característica distintiva. Um estudo conduzido em 2015 descobriu que a altura média de 18 homens era de 1,75m, comparado com a média do resto do país de 1,72m.

O filósofo Confucius, que terá nascido no local que é agora a província de Shandong é descrito como tendo medido 1,90m.


A escavação descobriu ainda 104 casas, 205 sepulturas e 20 poços de sacrifício. Várias jarras coloridas e peças em jade foram também encontradas.

NAOM

EUA - Força Aérea dos Estados Unidos põe bombardeiros B-52 em alerta 24 horas

A força aérea norte-americana estará a preparar os seus bombardeiros estratégicos para estarem em alerta constante devido à tensão crescente com a Coreia do Norte.


Força Aérea dos Estados Unidos põe bombardeiros B-52 em alerta 24 horas © Reuters

A Força Aérea dos Estados Unidos estará a preparar-se para por a sua frota de bombardeiros nucleares B-52 em alerta 24 horas por dia pela primeira vez desde 1991 devido à escalada de tensão com a Coreia do Norte, afirmou um responsável daquele ramo militar.

Segundo a Fox News, a informação foi negada pelo departamento da Defesa, mas afirmam que o General David Goldfein contou ao site Defense One que poderia acontecer.

“Este é mais um passo para garantir que estamos preparados”, disse o General, citado pela Fox News. “Olho para a situação mais como não estar a planear para nenhuma situação em específico, mas mais para a realidade global da situação em que nos encontramos e como podemos garantir que estamos preparados daqui para a frente”.

O General Golfein afirmou ainda que num mundo onde “temos pessoas que estão a falar abertamente de usar armar nucleares” é importante ficar alerta e pensar em formas de estar preparado.

“Já não se trata de um mundo bipolar em que somos apenas nós e a União Soviética. Temos outros jogadores lá fora que têm capacidade nuclear. Nunca foi tão importante como agora ter a certeza que esta missão corre bem”, acrescentou.

Segundo o site Defense One a Base Barksdale da Força Aérea no estado do Louisiana, que faz a gestão dos serviços nucleares está a ser renovada para que os B-52 estejam preparados para “disparar a qualquer momento”.

Os bombardeiros B-52 podem voar até cerca de 15 mil metros de altura e a velocidade supersónica e têm a característica de poderem libertar várias armas, incluindo mísseis de alta precisão.

O estado de alerta 24 horas dos B-52 terminou em 1991 nos dias finais da Guerra Fria.

NAOM

Triplo atentado na Nigéria causa 13 mortos

Treze pessoas morreram e outras 16 ficaram feridas em consequência de um atentado suicida ocorrido domingo em Maiduguri, na Nigéria.


De acordo com a France Press, uma fonte anónima de um grupo de milícias em Maidiguri confirmou o triplo atentado. As autoridades nigerianas remeteram esclarecimentos para hoje.

O atentado foi realizado por três mulheres suicidas que se fizeram explodir na rua com um intervalo de poucos minutos.

Por Lusa


PAIGC ENCURRALADO NA SUA PROPRIA TEIA.
INTEGRACAO DOS 15, PODERA SER A PERDA DE LIDERANCA DE DSP.

A NAO INTEGRACAO DOS 15, EXISTENCIA DE VARIOS PROVIDENCIAS CAUTELARES E A NAO REALIZACAO DO CONGRESSO E AUSENCIA NAS PROXIMAS ELEICOES.

Fonte: Dokainternacionaldenunciante.blogspot.sn

PAIGC E "15" DEPUTADOS EXPULSOS REUNIRAM EM GABÚ PARA CUMPRIMENTO DO ACORDO DE CONACRI

Presidente da República, José Mário Vaz preocupado com a evoluir da crise política no país, suscitou hoje, 22 de outubro, um encontro negocial entre a direção Superior do PAIGC e o Grupo dos “15” em Gabú, na residência do pai de “Obama”, Mamadú Alfa Bari. 

A delegação do PAIGC é chefiada por, Domingos Simões Pereira e a do grupo dos “15” por, Braima Camará “Ba Quecutó” e Soares Sambú.

De acordo com as fontes fidedignas de Notabanca, o objetivo visou acertar agulhas para o cumprimento do acordo de Conacri, considera como pedrinhas nos calçados de José Mário Vaz.

Informações confiáveis de Notabanca indicam ainda que as duas delegações políticas acabaram de regressar para Bissau nesta noite por volta de vinte duas horas. Na reunião de Gabú as partes não se entenderam, o encontro ficou inconclusivo.  

A fonte garante que o Grupo dos “15” está cada vez mais fragilizado por ter sido acusado pelo chefe de Estado de corrupção com destaques aos setores de Transportes, Recursos Naturais, Obras Publicas, Educação, Comunicação Social e Energia.

Que Deus abençoe a Guiné-Bissau e ao seu povo sofredor.

Notabnaca; 22.10.2017