quinta-feira, 25 de dezembro de 2025

EUA realizaram "numerosos ataques" contra Estado Islâmico na Nigéria... O Presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou hoje que os Estados Unidos realizaram "numerosos ataques" mortais contra o grupo 'jihadista' Estado Islâmico (EI), no noroeste da Nigéria.

Por LUSA 

Trump ameaçou que as forças norte-americanas procederão a novos ataques se a organização continuar a matar cristãos naquele país africano.

"Já antes tinha avisado estes terroristas de que, se não acabassem com o massacre de cristãos, pagariam caro, e esta noite pagaram", declarou Donald Trump na sua rede social, Truth Social, acrescentando que "o Departamento de Guerra realizou muitos ataques perfeitos".


@MFAA


Forças ucranianas atacam refinaria russa ligada ao abastecimento militar... A Ucrânia atacou hoje uma grande refinaria na Rússia diretamente ligada ao abastecimento das forças armadas russas, com recurso a mísseis britânicos Storm Shadow, anunciou o Estado-Maior das forças armadas ucranianas.

Por  LUSA 25/12/2025

A refinaria de Novoshakhtinsk foi atacada por vários mísseis que causaram múltiplas explosões", disse o Estado-Maior numa publicação na rede social X (antigo Twitter).

Esse tipo de armamento já foi por diversas vezes utilizado em ataques no território russo.

"As unidades da força aérea ucraniana atacaram com sucesso a fábrica de produtos petrolíferos de Novoshakhtinsk na região de Rostov, na Rússia, com mísseis cruzeiro Storm Shadow disparados a partir do ar", de acordo com a comunicação militar, citada pela agência France Presse (AFP).

O Estado-Maior explicou que a refinaria em causa é uma das principais fornecedoras de produtos petrolíferos no sul da Rússia e "está diretamente ligada ao abastecimento das forças armadas da Federação da Rússia", nomeadamente combustível diesel e querosene para a aviação.

A Ucrânia, que sofre diariamente ataques russos de mísseis e drones com longo raio de ação retalia atacando instalações e infraestruturas energéticas.


Leia Também: Moscovo recomenda a cidadãos russos que evitem viajar para a Alemanha

Recentemente, o Governo alemão convocou o embaixador russo, Serguei Nechayev, depois de os serviços secretos germânicos terem atribuído à Rússia um ciberataque contra o controlo de tráfego aéreo germânico, em 2024, e uma campanha de desinformação em vésperas das eleições gerais realizadas em fevereiro de 2025.


Guiné-Bissau: Praça dos Heróis Nacionais ponto alto do Natal em Bissau


Estamos a Trabalhar     .....Mininus na brinca na império ku avenida Amílcar Cabral

SINDICATO DENÚNCIA SOBRE LOTAÇÃO E MÁS CONDIÇÕES NO CENTRO DE DETENÇÃO DA PJ DE BANDIM BISSAU

Por: Rádio Jovem

O Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional da Guiné-Bissau denúncia a existência de mais de 90 reclusos atualmente detidos no Centro de Detenção da Polícia Judiciária (PJ) de Bandim, em Bissau, uma situação que, segundo a organização, viola de forma grave a capacidade oficial do espaço, fixada em 65 presos pelo Estado guineense.

De acordo com o sindicato, o centro de detenção já não reúne condições mínimas para continuar a receber novos reclusos, incluindo os provenientes de outras instituições judiciais. 

“O centro ultrapassou largamente a sua capacidade e não tem condições humanas, sanitárias nem de segurança para acolher mais presos”, alertou a organização.

Em entrevista à Rádio Jovem, o presidente em exercício do Sindicato da Guarda Prisional, Donato Bakali, classificou como crítica a situação atual do estabelecimento prisional.

“Estamos perante uma situação extremamente grave. Há mais de 90 prisioneiros num espaço concebido para apenas 65, o que constitui uma violação grosseira das normas estabelecidas pelo próprio Estado”, afirmou.

Perante este cenário, Donato Bakali defendeu o fim imediato da utilização do Centro de Detenção da PJ de Bandim como espaço de reclusão.

“É preciso pôr termo ao uso deste local como centro de detenção e procurar, com urgência, um espaço digno para acolher os presos, enquanto o país não dispõe de uma prisão de alta segurança”, sublinhou.

Durante a entrevista a nossa estação emissora, o dirigente sindical denunciou ainda a existência de registos de mortes no interior do centro, bem como surtos de doenças e o agravamento do estado de saúde dos detidos.

“Temos informações de mortes, casos de tuberculose e de prisioneiros cujo estado de saúde se agrava diariamente devido às péssimas condições de detenção”, revelou.

Segundo Bakali, a situação reflete o abandono do sistema prisional guineense e exige uma resposta imediata das autoridades competentes.

“É urgente que o Estado assuma as suas responsabilidades e garanta o respeito pelos direitos humanos e pela dignidade dos reclusos”, concluiu.

Bissorã: Suspeito do assassinato de Malam Camará é detido pela polícia

Fonte: Guinenews

Um jovem de nome Fernando, residente na tabanca de Bighara, foi detido ontem, 24 de dezembro, pela polícia em Bissorã.

Fernando é um dos suspeitos envolvidos na morte de Malam Camará, ocorrida na localidade de Buborim, no setor de Bigene, no passado dia 15 de dezembro. A vítima foi assassinada durante um assalto perpetrado por indivíduos armados.

Segundo informações apuradas no inquérito policial, Fernando confirmou que se encontrava presente no momento do assassinato de Malam Camará. Ainda de acordo com a polícia, durante o confronto, um dos assaltantes foi atingido por um disparo e acabou por morrer, enquanto outro conseguiu fugir do local.

As investigações prosseguem para localizar os restantes envolvidos no crime.

Rússia precisa de mais 12 milhões de trabalhadores nos próximos sete anos... O presidente russo, Vladimir Putin, estimou hoje que a Rússia vai necessitar de mais 12 milhões de trabalhadores nos próximos sete anos, apelando ao lançamento de um programa de formação "de grande escala" focado na inteligência artificial.

Por LUSA 

"Nos próximos sete anos necessitamos de atrair à economia 12,2 milhões de pessoas", disse Vladimir Putin durante uma reunião do Conselho de Estado no Kremlin, citado pela agência noticiosa espanhola EFE.

Segundo o chefe de Estado, que indicou que a atual taxa de desemprego é de 2,2%, existe no país "um défice de trabalhadores" que, no caso da capital, Moscovo, ronda o meio milhão de pessoas.

Nos últimos anos, as autoridades russas endureceram as políticas migratórias, o que reduziu significativamente o fluxo de trabalhadores provenientes do espaço pós-soviético.

Para contrariar estes desequilíbrios, o Presidente defendeu a introdução de inteligência artificial em todas as esferas da economia e geografia nacionais e a familiarização dos futuros trabalhadores com o uso daquela tecnologia.

"Refiro-me aos próximos 10, 15 anos. Já é evidente que será uma era de transformações tecnológicas colossais e de um desenvolvimento acelerado da Inteligência Artificial. Este é o maior salto tecnológico, seguramente, sem precedentes na história", afirmou.

Embora admitindo que a inteligência artificial substituirá parte da classe trabalhadora, Vladimir Putin sustentou que a tecnologia criará também novos postos de trabalho, pelo que haverá que fazer "mudanças sistémicas" nos programas de formação.

"É necessário mudar todo o paradigma de formação do pessoal. Todo. Isto não é um 'slogan' nem um desejo, mas sim uma missão de vital importância para o Estado, as empresas e a educação", concluiu.


Leia Também: Rússia condena tentativas dos EUA para desestabilização de Venezuela

A Rússia condenou hoje as tentativas dos Estados Unidos da América (EUA) para desestabilizar a Venezuela e manifestou a esperança de que a crise entre os dois países possa ser resolvida por meios legais, segundo a agência noticiosa espanhola EFE.