sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Director Geral da TGB anunciou para breve a conclusão do projeto da cobertura Nacional

Por capgb.com

O anúncio foi feito nesta sexta-feira, 29 de janeiro de 2021, no âmbito da cumprimento do novo ano do Secretário de Estado da comunicação social Conco Turé à televisão Nacional na presença de diretores de diferentes departamentos.

A visita de Conco Turé à televisão numa altura em que o jornalista da rádio privada Bombolom FM esteve detido ontem em Bissau pela polícia durante algumas horas quanto cobria manifestações dos alunos que querem a reabertura das escolas a nível de sector autónomo de Bissau, a saída da ausência não prestou declaração a imprensa.

O Director Geral da Televisão Nacional da Guiné-Bissau Amado Djamanca, disse que o projecto da cobertura nacional está numa fase da conclusão.

“A TGB vai passar a cobrir todo território nacional e além fronteira, afirmou”.

Nós estamos a lutar para que no mês de fevereiro o processo seja concretizado no qual garantiu a disponibilidade do ministro das finanças em apoiar a sua implementação.

Amado Djamanca disse ainda que está a fazer tudo para cumprir com as orientações dos seus superiores e assegurou que enquanto director geral a televisão será aquela que todos os guineense merecem ter.

Tudo aquilo que foi possível hoje na televisão nacional da Guiné-Bissau foi graças ao acompanhamento e apoio incondicional do Secretário de Estado da comunicação, o governo e, em particular ministro das finanças que permitiu aprovar que é possível que os técnicos da Televisão tragam resposta necessária no que diz respeito à soberania da televisão, finalizou

Covid-19: Guiné-Bissau regista mais 14 casos positivos

© Alto Comissariado para o Covid-19

LUSA  29/01/21 

A Guiné-Bissau registou na quinta-feira mais nove casos positivos de covid-19 e reviu em alta para 61 as novas infeções registadas na quarta-feira, para um total acumulado de 2.614, anunciou hoje o Alto-Comissariado para a Covid-19.

Segundo dados divulgados no boletim diário, na rede social Facebook, na quarta-feira foram detetados mais 61 casos positivos e não 56 como inicialmente anunciado.

Na quinta-feira, o país registou mais nove casos de infeção pelo novo coronavírus, indicam os dados.

O boletim diário indica também que há 143 casos ativos no país enquanto o número de recuperados subiu para 2.426.

O número de vítimas mortais mantém-se nos 45.

A Guiné-Bissau, segundo os dados, regista um total acumulado de 2.614 casos desde que foram detetadas as primeiras infeções por covid-19 no país, em março de 2020.

Na sequência do aumento de casos que se tem registado desde o início do ano no país, o Governo guineense decidiu decretar o estado de calamidade até 23 de fevereiro, encerrar os estabelecimentos escolares até à mesma data e cancelar as celebrações do carnaval.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.191.865 mortos resultantes de mais de 101 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Leia Também:

Siga o Link abaixo para ter acesso aos relatórios financeiros das contas do Alto Comissariado, disponíveis no nosso site.

https://accovid.com/.../outros-relatorios-de-atividades/

#somos2milhões

Por Alto Comissariado para o Covid-19

Guiné-Bissau 🇬🇼 vai abrir consulado-geral no sul de Espanha 🇪🇸 para servir melhor a sua comunidade

A Guiné-Bissau vai abrir um consulado-geral em Almeria, no sul de Espanha, para melhor servir a comunidade guineense que aí vive, revelou hoje em Madrid a ministra dos Negócios Estrangeiros do país africano.

Depois de uma reunião que teve com a sua homóloga espanhola, Suzi Barbosa explicou que a embaixada de Madrid já tem funções de consulado-geral de apoio à comunidade guineense e que a prioridade agora é Almeria, onde também vivem muitos cidadãos do país.

As chefes da diplomacia dos dois países passaram em revista a relação entre os dois Estados depois de muitos anos em que o diálogo entre as duas partes foi quase inexistente.

“É um prazer para a Guiné-Bissau poder retomar o relacionamento com Espanha”, disse Suzi Barbosa no encontro que as duas responsáveis tiveram com a imprensa.

A ministra guineense reconheceu que representa um “Estado de pequena dimensão”, mas que pode ser “útil” para o relacionamento entre a África e a Europa.

Barbosa sublinhou que no setor das pescas “o principal parceiro é a União Europeia”, mas que com Espanha a Guiné-Bissau pode ter relações particulares de cooperação, visto ser a principal potência dos 27 neste setor.

“Queremos também ser um mercado para os investidores espanhóis”, que na Guiné-Bissau podem beneficiar de se falar português, um idioma próximo do espanhol, disse a responsável governamental.

A “diplomacia feminista” foi outro tema abordado, nomeadamente para promover a cooperação que ajude as mulheres a participar no desenvolvimento do país.

A responsável pela diplomacia espanhola, Arancha González Laya, explicou que o continente africano “é uma prioridade” para Madrid não só em termos económicos, mas também culturais, estando prevista a abertura em Dakar, no Senegal (que faz fronteira com o norte da Guiné-Bissau), de uma escola do Instituto Cervantes (correspondente ao Instituto Camões português).

In Lusa

MADEM G-15 LANÇA AMANHÃ OFICIALMENTE O SEU SITIO E TV-MADEM G-15. LOCAL-AZALAI. HORA-11:00

Chegada à Istambul - Turquia, para uma visita oficial a convite do Presidente Recep Tayyip Erdoğan.

Fonte: 
Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

Jorge Carlos Fonseca | Presidente da República irmã de Cabo-Verde escreve carta de agradecimento à Sua Excelência Eng. Nuno Gomes Nabiam Primeiro-Ministro da Guiné-Bissau.

Juntos somos mais fortes

GOVERNAR PARA TODOS 

#ChefiadegovernoGB2021 

Fonte: Nuno Gomes Nabiam- Primeiro Ministro da República da Guiné-Bissau

Guiné-Bissau: Recursos naturais - Depois de negar o envolvimento na corte ilegal da madeira, as autoridades foram ao local - propriedade de Idriça Djaló, líder do PUN - e constataram pessoalmente os fatos...

Depois de negar o envolvimento na corte ilegal da madeira, as autoridades foram ao local - propriedade de Idriça Djaló, líder do PUN - e constataram pessoalmente os fatos...

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO

Com TGB Televisão da Guiné-Bissau

Reação de defesa a honra do Coordenador Nacional do Madem G15


Leia Também: 
 
Política/Madem G-15 qualifica de “denúncia caluniosa” o que diz ser acusações do PAIGC contra o seu líder Braima Camará

Bissau, 29 Jan 21(ANG) – O secretário nacional em exercício do Movimento para Alternância Democrática(Madem G-15), qualificou de “denúncia caluniosa”, o que considera de  “acusações proferidas pelo Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde(PAIGC), contra o coordenador do partido, Braima Camará”.

“No dia 27 de Janeiro, ouvimos o teor da conferência de imprensa levada a cabo pelos dirigentes do PAIGC na qual proferiram denúncias caluniosas contra o coordenador do Madem G 15, Braima Camará”, disse hoje  o secretário nacional em exercício do Madem G-15 Tomás Gomes Barbosa, em conferência de imprensa.
O Partido Africano da Independência de Guiné e Cabo-Verde (PAIGC), exigiu no passado dia 27 do corrente mês ao ministro das Finanças   esclarecimentos sobre a decisão de liquidar  3.184.842.278 FCA(três mil milhões, cento e oitenta e quatro milhões , oitocentos e quarenta e dois mil e duzentos e setenta e oito francos cfa)  a favor do Grupo-Malaika, propriedade do Coordenador de MADEM-G15, Braima Camará.

Em resposta, o secretário nacional em exercício do Madem G-15, disse que, essa acusação é um acto de retrocesso num processo que está em busca de ser consolidado em termos de paz e progesso do país.

“Queremos dizer as pessoas de que, já chega e basta de manipulação da opinião pública, tendo em conta que o país já foi fatigado durante os 48 anos da sua independência e ao fim ao cabo o povo continua mergulhado na imensa pobreza”, disse.

Tomás Barbosa disse que todas as menções feitas contra o coordenador do Madem G-15 não correspondem a verdade, acrescentando que é fundamental saber desassociar, o Braima Camará enquanto líder do Madem com o Grupo Malaika.
“Penso que todos nós ouvimos a reação do director do Grupo Malaika sobre esse processo e do próprio ministro das Finanças”, disse.

 O secretário nacional do Madem G-15 afirmou que existe um provérbio que diz “quem não deve não teme”, frisando que, por isso estão confiantes, tendo  exortado aos dirigentes do PAIGC para avançarem com o processo para a justiça tal como têm afirmado.
“A justiça está para fazer o seu trabalho. A Procuradoria Geral da República está para cumprir o seu papel consagrado na Constituição da República”, salientou Tomás Barbosa.

Aquele responsável afirmou que  só na Guiné-Bissau é que o Estado deve uma pessoa ou empresa e não pode haver encontro de contas, adiantando que foi o  que aconteceu com o Grupo Malaika, e que logo começou-se a “perpetração de falsas declarações” de que houve pagamentos em dinheiro avultados.

Segundo o ministro das finanças, João Alage Mamadu Fadia, o pagamento ao Grupo Malaika se deve aos serviços prestados ao Estado pelo Hotel Malaika, propriedade do Grupo Malaika, cujo dono é o actual coordenador do Madem G-15. 

HAPPY BIRTHDAY: American TV host, producer, actress, author and philanthropist Oprah Winfrey is 67 today.

Deslocação! - A Sua Excelência Presidente da República Gen.U.S.Embaló deixa país hoje com destino a Turquia ao convite do seu homólogo Turco Tayep Erdogan por uma visita de 4 dias, nessa deslocação fará acompanhar do Min.das Finanças Aladje Fadia e o Embaixador da Guiné-Bissau na Turquia Sr Malam Mané.

Boa viagem a Excelência!

By: Estamos a Trabalhar!

Justiça - Deputado da Nação Abdú Mané intenta queixa crime contra Armando Correia Dias "Ndinho"...


Com TGB Televisão da Guiné-Bissau / Mustafa Cassamá 

Guiné-Bissau - Por ocasião de 30 de Janeiro, Dia da Mulher Guineense. a Organização feminina do MADEM G15 MUADEM homenageia heroínas nacionais...

 


Com TGB Televisão da Guiné-Bissau

Política - Partido da Renovação e Progresso visita MADEM G15 e é recebido pela Direção desse sob a presidência do seu Coordenador Braima Camará...



COVID-19 - África com mais 1.056 mortos e 20.930 infetados nas últimas 24 horas

Por LUSA 29/01/21 

África registou nas últimas 24 horas mais 1.056 mortes por covid-19 para um total de 88.993 óbitos, e 20.930 novos casos de infeção, segundo os últimos dados oficiais da pandemia no continente.

De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), o número total de infetados é de 3.515.047 e o de recuperados nos 55 Estados-membros da organização nas últimas 24 horas foi de 13.555, para um total de 2.990.890 desde o início da pandemia.

A África Austral continua como a região mais afetada, com 1.676.885 infetados e 47.573 mortos. Só a África do Sul, o país mais atingido pela covid-19 no continente, regista 1.447.798 casos e 43.105 mortes.

O Norte de África é a segunda zona mais afetada pela pandemia, com 1.077.651 infetados e 29.043 vítimas mortais.

A África Oriental contabiliza 357.634 infeções e 6.801 mortos, enquanto na África Ocidental o número de infeções é de 315.927 e o de mortes ascende a 3.978. Na África Central, estão contabilizados 86.950 casos e 1.598 óbitos.

O Egito, que é o segundo país africano com mais vítimas mortais, a seguir à África do Sul, regista 9.169 mortes e 164.282 infetados, seguindo-se Marrocos, com 8.224 vítimas mortais e 469.139 casos.

Entre os seis países mais afetados estão também a Tunísia, com 6.508 mortos e 204.351 infetados, a Argélia, com 2.883 óbitos e 106.508 casos, a Etiópia, com 2.085 vítimas mortais e 135.594 infeções, e o Quénia, com 1.753 óbitos e 100.422 infetados.

Em relação aos países de língua oficial portuguesa, Angola regista 464 óbitos e 19.672 casos de infeção, seguindo-se Moçambique (347 mortos e 35.833 casos), Cabo Verde (131 mortos e 13.784 casos), Guiné Equatorial (86 óbitos e 5.492 casos), Guiné-Bissau (45 mortos e 2.600 casos) e São Tomé e Príncipe (17 mortos e 1.221 casos de infeção).

O primeiro caso de covid-19 em África surgiu no Egito, em 14 de fevereiro, e a Nigéria foi o primeiro país da África subsaariana a registar casos de infeção, em 28 de fevereiro.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.176.000 mortos resultantes de mais de 100 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP

A covid-19 é uma doença respiratória causada por um novo coronavírus (tipo de vírus) detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

PAIGC põe os guineenses a reclamarem da nomeação de senegaleses na Alfândega. Mas não era o líder do PAIGC que tinha um assessor ou chefe de gabinete português, enquanto foi Primeiro-ministro? ....Jorge Herbert


Por Jorge Herbert /Alfa Umaro



CONVITE - O SECRETÁRIAS NACIONAL DO MADEM G15, VAI DAR UMA CONFERÊNCIA DE IMPRESA ESTA MANHÃ PELAS 11:00

Fonte Antonio Iaia SEidi


Nigeria - Serious Fight During Petroleum Industry Bill Public Hearing

Members of host communities broke into a fight at the venue of the public hearing on the Petroleum Industry Bill (PIB)...


A reunião da União de Filhos de Djagra de Bijimita, UFIDJABI.

Ministério da Administração Territorial e Poder Local da Guiné-Bissau

MATPL/AI/28.01.2021 quinta-feira 

Em representação do Ministro da Administração Territorial e Poder Local, uma equipa chefiada pelo Inspector-Geral, Dr. Nelson Bamba, e que integra os Directores Gerais do Poder Local e da Descentralização Administrativa, Dr. Alsana Negado e Dr. Jorge Verissimo Balde Júnior, respetivamente, testemunharam a reunião da União de Filhos de Djagra de Bijimita, UFIDJABI.

A reunião tinha como objetivo, analisar com maior profundeza, a real forma tradicional de sucessão no trono do regulado de QUIUTA, que está a ser reivindicado por duas pessoas.

Na qualidade de mediadores, os dirigentes do Ministério, no final do encontro que durou horas, recomendaram que às partes sejam prudentes e responsáveis nas suas ações de agora em diante. 

"Às partes devem cancelar imediatamente todas as suas actividades que visam dar posse à qualquer um dos interessados ao posto do regulado, enquanto as negociações estarem em curso para que se possa encontrar uma solução justa, pacífica e definitiva, e que poderá permitir uma convivência pacífica na comunidade.

A reunião contou ainda com a presença de uma outra organização de mediação de conflitos na Região de Biombo  denominada OTEPI "origem".


Leia Também:

 
MATPL / 27.01.2021 Quarta-feira 
18 milhões de Fcfa, é o montante disponibilizado pela FAO ao Ministério da Administração Territorial e Poder Local, para o início de ações de informação e sensibilização das comunidades sobre os conteúdos da Lei de Terra.

O ato de assinatura do acordo de financiamento teve lugar na tarde de hoje (27.01), na sala de reuniões do Ministério, na presença de dirigentes de ambas as instituições. 

O periodo temporal estimado para a utilização da verba é de cinco meses.

Lembramos que a luta pela posse de terra nos últimos tempos intensificou, e já ceifou vidas, deixando vários feridos em diferentes cantos do país. 

O Ministro Fernando Dias e a sua equipa, têm sido incansáveis nas suas ações de mediação.

Com este apoio, o Ministério estará nos próximos tempos mais ativo, na medida em que antes, para a deslocação ao interior do país, enfrentava dificuldades diversas, sobretudo a falta de viaturas, combustível, alojamento e alimentação para os membros da delegação. As vezes, o Ministério, perante situações de urgência, é obrigado a alugar viaturas para a sua missão. 

Mesmo perante estas dificuldades, e tendo em conta que o país está acima de tudo, sacrificamos e tentamos ao máximo cumprir com a nossa missão, que é de servir o país e não servir-se dele.

Rede da associação estudantil da Guiné-Bissau, realizou hoje 28/01/2021 uma Conferência de imprensa para tornar público o seu descontentamento sobre decisão do Governo Guineense de encerrar as escolas do sector autônomo de Bissau.

Por capgb

Tristeza e Preocupação no Sector Educativo

Rede da associação estudantil da Guiné-Bissau, realizou hoje 28/01/2021 uma Conferência de imprensa para tornar público o seu descontentamento sobre decisão do Governo Guineense de encerrar as escolas do sector autônomo de Bissau.

Na ocasião presidente da Rede da Associação Estudantil da Guiné-Bissau Fodé Dabo disse que desde início da pandemia O Ministro da Educação Nacional sempre defendeu encerramento das escolas, tanto que tomaram a decisão de anular o ano letivo 2019/2020, na altura convocaram atores que fazem parte do sector educativo de lá saíram com a decisão de validar o ano letivo.

Dabo ainda salientou que a sua organização recebeu notícia de encerramento das escolas com muita tristeza e preocupação a decisão que considera de interesse político e não à favor dos estudantes.

Fodé exortou que a partir da próxima segunda feira vão desencadear uma série de manifestações no sector autônomo de Bissau para exigir os seus direitos porque todos tem direito a escola. É vergonhoso as escolas diceram que não têm nenhum caso de covid-19 e o Governo fechar as escolas.

Dado afirmou que se tiveram que morrer para que todos tenham a escola vão morrer mas não têm medo de forças de segurança que estão a intimidar os manifestantes que simplesmente estão a exigir os seus direitos.

Leia Também:

Portugal - Escolas devem continuar encerradas até ao Carnaval

Por recordeuropa.com 28 Janeiro, 2021 

Primeiro-ministro não acredita que as aulas presenciais possam ser retomadas no espaço de 15 dias.

A proposta foi feita pelo Presidente da República no decreto de renovação do estado de emergência e o documento é votado hoje no Parlamento, em Lisboa. Se for aprovado, estará em vigor de 1 a 14 de fevereiro, altura em que se iniciam as férias do Carnaval.

Entretanto, António Costa afirmou ontem que não acredita que as aulas presenciais possam ser retomadas no espaço de 15 dias devido á evolução da pandemia de covid-19 no país.

“Não acredito que daqui a 15 dias se regresse ao ensino presencial. Por isso, devemos retomar o ensino online”, declarou o líder do Executivo, acrescentando que não repetirá a medida de decretar uma interrupção no ano letivo, com compensações nos períodos tradicionais de férias.

Recordo que o encerramento das escolas foi anunciado pelo primeiro-ministro no dia 21 de janeiro. Desde então, não há aulas presenciais ou à distância para alunos de todos os níveis de ensino.

O período deve ser prologado, conforme proposta feita por Marcelo Rebelo de Sousa no decreto de renovação do estado de emergência.

Enquanto decorre a pausa letiva, o Ministério da Educação não decidiu como vai ser o regresso.

O Governo também irá  ouvir os especialistas, na sede do Infarmed, no dia 9 de fevereiro.

PROFESSOR PREPARA AULAS ONLINE NA GUINÉ-BISSAU

Por radiobantaba 29/01/2021

Na Guiné-Bissau, o docente universitário guineense, Braima Nhamadjo, está a preparar aulas online para as crianças, cujas escolas estão encerradas até 23 de fevereiro.

Em declarações à agência Lusa, o professor explicou que a ideia visa apoiar os alunos que vão ficar em casa durante 30 dias devido o aumento de casos de  infeções  da Covid-19.

Braima Nhamadjo, de 34 anos, especialista em marketing digital, reagiu assim à decisão do governo de fechar estabelecimentos escolares em Bissau, no passado dia 23 deste mês.

A ação que tem como lema “se a covid-19 fecha as nossas escolas, vamos reabri-las”, vai decorrer em duas fases, sendo na primeira aulas online, enquanto que na segunda as aulas vão ser gravadas e emitidas na TGB, Televisão da Guiné-Bissau.

Aderiram à iniciativa cerca de 15 docentes, para ensinarem disciplinas como francês, português, geofrafia, matemática, física e história.

De sublinhar  que o promotor desta ação, o professor Braima Nhamadjo, disse estar disposto  a receber mais profissionais da área disponível para lecionar outras matérias.

VJ

FADIA EXPLICA OPERAÇÃO DA AMORTIZAÇÃO DE DÍVIDA COM GRUPO MALAIKA

Por Alison Cabral 

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO

O ministro das Finanças da Guiné-Bissau, João Mamadu Fadia, afirmou que a amortização da dívida do executivo com "Grupo Malaika", decorreu de forma transparente e legal, sem quaisquer favores ao proprietário da empresa.

Mamadu Fadia falava à imprensa ontem(27.01), num dos hotéis da capital Bissau, onde abordou vários assuntos da atualidade sócio-político do país.

O PAIGC acusou executivo de estar a efetuar pagamentos indevidos a várias dirigentes no poder.


La ministra Arancha González ofrece una rueda de prensa conjunta con su homóloga de Guinea-Bissau, Suzi Barbosa, tras la reunión bilateral que han mantenido hoy en Madrid.


A Ministra dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e Comunidades, Suzi Barbosa, encontra-se em Espanha para uma visita oficial de 3 dias.

Durante o encontro com sua homóloga abordaram questões sobre as relações bilaterais entre os dois países, nomeadamente cooperação e desenvolvimento e a intensificação das relações político-diplomáticas. A Reunião mantida entre ambas permitiu abordar também questões sobre a situação geopolítica da sub-região e acordos a serem rubricados em diferentes setores prioritários.






LGDH - Liga Guineense dos Direitos Humanos - Comunicado à imprensa!


A Liga Guineense dos Direitos Humanos registou com bastante apreensão e indignação a repressão policial ocorrida na marcha de protesto levada a cabo pelas organizações representativas dos estudantes com o objetivo de exigir o fim da greve e da suspensão das aulas no Sector Autónomo de Bissau. 

De acordo com as informações recolhidas pelas estruturas da LGDH em Bissau, esta intervenção desproporcional e abusiva das forças de segurança resultou em detenções de cinco jovens estudantes, um jornalista, posteriormente libertado, e um ferido grave conduzido ao hospital.

A liberdade de manifestação constitui um direito fundamental cujo exercício não carece de nenhuma autorização das autoridades administrativas. Com efeito, a atuação das forças de segurança deve resumir-se apenas, na manutenção da ordem e tranquilidade pública.

Face a gravidade destes acontecimentos, no atual contexto político, social e económico da Guiné-Bissau, a Direção Nacional da LGDH delibera o seguinte:

1. Condenar veementemente a atuação desproporcional das forças de segurança contra os estudantes que pretendiam apenas exercer um direito fundamental constitucionalmente assegurado à todos os cidadãos;

2. Exigir a libertação imediata e incondicional de todos os estudantes detidos arbitrariamente;

3. Responsabilizar o Ministério do Interior das consequências da sistemática utilização ilegal e abusiva  da força física para  impedir o exercício dos direitos e liberdades fundamentais dos cidadãos;

4. Desafiar o Ministério do Interior a abrir um inquérito interno com vista a apurar as circunstâncias em que a referida violência policial ocorreu e, em consequência, responsabilizar exemplarmente os autores de comportamentos violentos; 

Feito em Bissau aos 28 de Janeiro de 2021

Pela paz, justiça e direitos humanos

A DIRECÇAO NACIONAL

LGDH - Liga Guineense dos Direitos Humanos