domingo, 4 de outubro de 2020

YORUBA WILL BE AT WAR FOR 100 YEARS IF NIGERIA BREAKS UP – FORMER APC CHAIRMAN, AKANDE


Nativereporters   
By Joseph Akinrinade

Bisi Akande, former interim chairman of the All Progressives Congress (APC), says the Yoruba will be at war for 100 years if Nigeria breaks up.

Speaking at the inauguration of a project by Adebayo Adelabu, a former deputy governor of the Central Bank of Nigeria (CBN), in Ibadan on Monday, Akande said those calling for a Yoruba nation should have a rethink.

The former governor of Osun said the Yoruba breaking away from Nigeria may lead to bloodshed and an avoidable civil war “that would further decimate the people”.

“Those agitating for a Yoruba nation should have a rethink. This country must remain united to save it from war,” NAN quoted him as saying.

“Yoruba will be in war for another 100 years if Nigeria is allowed to break.”

While calling on those seeking a Yoruba nation to bury the idea, Akande said Nigeria is a product of war.The former governor said those who are tormenting the country are doing so because they are products of failed states.

“Those tormenting Nigeria are doing so because they are products of failed states. It is a difficult task to stop crimes, particularly in a corrupt society,” he said.

“Now that some Nigerians are talking about breaking because of difficulties, they didn’t know that a man who cannot endure will collapse and die. Only enduring countries can stay.On his part, Adelabu, APC governorship candidate in Oyo in the 2019 elections, described his defeat at the poll “as a delay, not denial”.

He said his experience at the poll will make him a better governor when elected into office, adding that he will run for office again in 2023.

Revolta do filho de Província Sul com a decisão do governo sobre a INAUGURAÇÃO da estrada BUBA CATIÓ sem que seja concluída, SENE BABA MANE.


Leia Também:

Esta imagem não é recente. Essas fissuras já foram corrigidas, pode acreditar! ...Aba Baldé 

Covid-19: Coreia do Sul vai multar quem não use ou coloque mal máscaras

JEON HEON-KYUN
Sicnoticias.pt  04.10.2020 

Multas de cerca de 73€ para quem não usar máscara em espaços e transportes públicos.

A Coreia do Sul vai impor multas a quem não use máscaras em espaços e transportes públicos, ou que as use mal, a partir de 13 de novembro, para conter a propagação da covid-19, informaram hoje as autoridades.

Segundo a agência Efe, será obrigatório usar máscara nos transportes públicos, em instalações médicas ou manifestações, e quem não cumpra pode ser alvo de multas de até 100 mil wones (cerca de 73,10 euros), segundo informação publicada pela Agência para o Controlo e Prevenção de Doenças da Coreia (KDCA).

A multa também poderá recair sobre quem não use máscara de forma adequada em tais espaços, como as pessoas que a colocam sem cobrir o nariz, precisou a agência sul-coreana.

Os menores de 14 anos e quem não possa usar máscara por razões médicas ficarão isentos do cumprimento da normativa, segundo os detalhes recolhidos pela agência de notícias Yonhap, citada pela Efe.

A Coreia do Sul dará ainda um período de adaptação de um mês para o uso obrigatório de máscaras nos espaços, a partir de 13 de outubro.

De acordo com a nova norma, não será permitido a utilização de cachecóis ou outro tipo de adereços para substituir a máscara, que não protejam adequadamente face ao coronavírus SARS-CoV-2, segundo a KDCA.

Os governos locais poderão ajustar o período de adaptação em função da situação de contágios em cada território, segundo a Efe.

Os novos casos diários de covid-19 na Coreia do Sul ficaram hoje abaixo dos 100 pelo quarto dia consecutivo, mas as autoridades temem um aumento nos próximos dias, depois de milhões de pessoas terem viajado durante as férias do Chuseok, uma festa de colheitas no equinócio de outono.

A Coreia do Sul contabilizou 64 novos casos de covid-19 hoje, incluindo 47 contágios locais, elevando o número total de casos para os 24.091.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de um milhão de mortos e mais de 34,6 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

PR ica dibide seta pa e sequestrado pa nim um político e se item um partido que eventualmente imiste integra governo? Pa e negocia cu utros partidos não cu PR. ...Malam Mendes

Por Malam Mendes 

E necessário pa guineenses compreende cada fase de história!

Úmaro Sissoco Embaló aos e PRESIDENTE DA REPÚBLICA de tudo guineenses, e na qualidade de CHEF DE ESTADO, EL E SUPER PARTIDARIO. 

Então I ca normal pa djintes sta na obrigal pa ibata toma assuntos de Estado pa leba na sedes de partidos OU pa sta envolvido na discussão partidários. 

Na considjal em quanto CHEF DE ESTADO pa ca iseta envolve na debates de lideres partidários pa ca bim tene mesmo distino cu se ANTECESSOR. 

Normalmente LÍDERES POLÍTICOS eta partilha informações entre ELES, na se SEDES DE PARTIDO e CHEF DE ESTADO ta partilha informações cu se homólogos.

PR ica dibide seta pa e sequestrado pa nim um político e se item um partido que eventualmente imiste integra governo? Pa e negocia cu utros partidos não cu PR.

Covid-19. África ultrapassa 1,5 milhões de casos de infecção

© Reuteres

Por LUSA 04/10/20 

África ultrapassou os 1,5 milhões de infetados com covid-19 nas últimas 24 horas e registou mais 110 mortes, subindo o número de óbitos para 36.614, segundo os últimos dados sobre a pandemia no continente.

De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), nas últimas 24 horas houve nos 55 Estados-membros da organização mais 8.794 casos da doença, elevando o número de infetados para 1.506.185, e 6.400 recuperados, para um total de 1.243.259.

Segundo o África CDC, a África Austral continua a registar o maior número de casos de infeção e de mortos, com mais 29 mortos nas últimas 24 horas, subindo para as 18.209 vítimas mortais, e o número total de infetados é agora de 744.572.

Só na África do Sul, o país mais afetado do continente, estão registados 679.716 casos e 16.938 mortes.

O norte de África, a segunda zona mais afetada pela pandemia, tem 350.835 pessoas infetadas e 11.324 mortos e, na África Ocidental, o número de infeções é de 178.317, com 2.632 vítimas mortais.

A região da África Oriental contabiliza agora 174.385 casos e regista 3.366 vítimas mortais e na África Central estão registados 58.076 casos e 1.083 óbitos.

O Egito, que é o segundo país africano com mais vítimas mortais, a seguir à África do Sul, regista 5.970 mortos e 103.575 infetados, e Marrocos contabiliza 2.293 mortos e 131.228 casos.

A Argélia surge logo a seguir, com 51.838 casos de infeção registados e 2.052 vítimas mortais.

Entre os seis países com mais afetados estão também a Etiópia, com 77.860 casos e 1.214 vítimas mortais, e a Nigéria, com 59.287 infetados e 1.113 mortos.

Em relação aos países africanos de língua oficial portuguesa, Angola lidera em número de mortos e Moçambique em número de casos.

Angola regista 193 mortos e 5.370 casos, seguindo-se a Guiné Equatorial (83 mortos e 5.045 casos, números iguais ao registo anterior), Moçambique (64 mortos e 9.049 casos), Cabo Verde (62 mortos e 6.296 casos), Guiné-Bissau (39 mortos e 2.362 casos) e São Tomé e Príncipe (15 mortos e 911 casos).

O primeiro caso de covid-19 em África surgiu no Egito, em 14 de fevereiro, e a Nigéria foi o primeiro país da África subsaariana a registar casos de infeção, em 28 de fevereiro.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de um milhão de mortos e mais de 34,3 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.


Donald Trump grava vídeo no hospital e diz que espera voltar em breve

Por Notícias ao Minuto   04/10/20 

O Presidente norte-americano, Donald Trump, divulgou, na sua conta na rede social Twitter, um novo vídeo, gravado no hospital, no qual diz que começa a sentir-se melhor e espera "voltar em breve".

No vídeo de quatro minutos, Trump diz que "não se sentia muito bem" quando foi admitido no Hospital Militar Walter Reed, na sexta-feira, após o teste positivo para o coronavírus.

Donald J. Trump (@realDonaldTrump) October 3, 2020

"Sinto-me muito melhor agora, estamos a trabalhar arduamente para que eu recupere totalmente. Penso que voltarei em breve e mal posso esperar para terminar a campanha da forma como a comecei", acrescentou.

Na comunicação, agradeceu ao pessoal médico que o está a tratar e aos líderes mundiais e cidadãos norte-americanos que enviaram votos de melhoras, dizendo estar a lutar pelos milhões de pessoas que têm tido o vírus em todo o mundo.

"Vamos vencer este coronavírus ou o que quer que lhe queiram chamar", disse o presidente no vídeo, que não está datado.

O chefe de Estado norte-americano disse ainda que não podia ficar trancado na Casa Branca."Não podia sair, nem sequer podia ir à Sala Oval", afirmou o Presidente, considerando que tinha de "enfrentar o problema".

Defendeu ainda que as terapias experimentais que está a receber são um "milagre que vem de Deus".

De acordo com Trump, a primeira-dama, Melania Trump, também está "a lidar muito bem com o assunto" porque é mais nova. "Um pouco mais nova", acrescentou Trump, que é 24 anos mais velho do que a mulher.

Na sexta-feira Donald Trump, de 74 anos, anunciou na sua página pessoal da rede social Twitter que, tal como a primeira-dama, Melania, tinha testado positivo ao coronavirus e que iria ficar em quarentena. Horas depois, foi internado por medida de precaução no Hospital Militar Walter Reed.

Os Estados Unidos são o país com mais mortos devido à covid-19 (208.731) e também com mais casos de infeção confirmados (mais de 7,3 milhões).

CABO VERDE - Agricultores em Cabo Verde entre a abundância e a luta contra pragas

© Lusa

Por LUSA   04/10/20 

Elisângela terá este ano boa colheita de milho em São Salvador do Mundo, enquanto Ruben e José combatem pragas e pedem mais chuvas em Santa Cruz e Órgãos, num ano agrícola de contrastes na ilha cabo-verdiana de Santiago.

Elisângela da Conceição mora em Leitão Grande, no concelho de São Salvador do Mundo, Picos, no centro da ilha de Santiago, com terras húmidas e que foi dos primeiros a receber chuvas este ano, desde o mês de julho.

Se no ano passado a colheita foi "mais ou menos", Elisângela, mais conhecida por Já, garantiu que este ano agrícola é melhor, estando os agricultores do concelho a tirar as flores do milheiral, já começaram a colher alguns feijões e a terra ainda está molhada.

"Mas acho que se chover mais uma vez garantiremos o ano agrícola", afirmou esta agricultora à agência Lusa, cuja família semeou cerca de 40 litros de milho e feijões, que foram guardados da pouca produção do ano passado.

De todas as hortas da família, Já disse que algumas foram atacadas sobretudo pela praga da lagarta do cartucho do milho e o apoio do Ministério da Agricultura e Ambiente não chegou a tempo de evitar a destruição da cultura.

Apesar disso, a moradora dos Picos regozijou-se com os campos cobertos de verde, pasto para os animais e água abundante nas ribeiras, como não se vii nos últimos três anos de seca no país.

"Temos esperanças de que vamos conseguir uma boa azágua", disse Elisângela, prevendo que até final de outubro já se possa comer milho das primeiras terras de sequeiro que foram cultivadas.

Além de São Salvador do Mundo, o milho já está a florir em alguns zonas do concelho vizinho de Santa Catarina, como se pode constatar à berma da estrada que liga a cidade da Praia aos diferentes concelhos do norte da ilha de Santiago.

Mas o mesmo já não se pode dizer de São Lourenço dos Órgãos ou Santa Cruz, onde os agricultores lutam contra as pragas de gafanhotos e da lagarta do cartucho do milho e pedem mais chuvas para ainda garantir um bom ano agrícola.

Em Rengue Purga, no concelho de Santa Cruz, o agricultor Ruben Benin, 23 anos, desdobra-se sozinho na horta da tia a fazer a coroa do milho e feijões, ainda muito pequenos, e numa terra já ressequida, dado as poucas chuvas que caíram neste concelho da zona leste da ilha de Santiago.

Nos últimos três anos, Ruben nem se deu ao trabalho de semear o milho, e este ano já tinha lançado as sementes à terra por duas vezes, e só à terceira germinaram, com as precipitações que caíram no início de setembro.

A juntar à pouca chuva, este agricultor disse à Lusa que está ainda a lutar contra as pragas, sobretudo da lagarta do cartucho, que está a atacar o milho em várias ilhas do país, tendo o Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento Agrário (INIDA) criado um inseto natural para o seu combate.

"A situação neste momento é esta: o milho cheio de pragas, chuva tardia, é por isso que estamos parados", lamentou o jovem agricultor, que já perdeu as contas aos prejuízos, só das duas anteriores sementeiras este ano neste concelho com terras mais áridas.  

"Tenho esperança que Deus nos acuda, nos dê chuva", pediu Ruben, que estudou até à 5.ª classe, e agora segura firme a sua enxada, que usa para trabalhar a terra e ter o seu sustento.

No município vizinho de São Lourenço dos Órgãos, o maior cartão-de-visita é a barragem de Poilão, a primeira infraestrutura hidráulica do tipo construída em Cabo Verde, financiada pelo Governo da China e inaugurada em julho de 2006.

Se há cerca de dois meses o cenário à volta da barragem era desolador, sem água, terra seca e plantas murchas, hoje o quadro é completamente diferente, com um manto verde a cobrir toda a região, a barragem com cerca de um quarto da sua capacidade, segundo os agricultores.

Os agricultores da região ainda não estão a usar a pouca água acumulada, mas José Tavares da Costa, 47 anos, deslocou-se de Librão, concelho de Santa Cruz, para cultivar terreno na albufeira da barragem, ainda contando apenas com a água das chuvas.

José Tavares disse estar mais animado com as chuvas que caíram em setembro, a aproveita para cultivar cana-de-açúcar, que poderá colher dentro de 10 meses, para produção da aguardente, tradicionalmente conhecida por grogue em Cabo Verde.

"Esperamos que Deus nos dê mais uma ou duas chuvas para a barragem encher, para ficarmos mais contentes", pediu o agricultor, que este ano já não vai semear o milho, por causa da praga da lagarta que está a invadir as culturas.

"Não compensa", notou, desanimado, o agricultor, indicando que em muitas zonas o milheiral já foi devorado, e as autoridades não conseguem combater a praga em todos os sítios da ilha de Santiago.

A barragem, que beneficia ainda diretamente o concelho de Santa Cruz, tem 153 metros de comprimento, 26 de altura e capacidade para reter 1,7 milhões de metros cúbicos de água, utilizada por mais de 200 agricultores, a maioria a jusante, na bacia hidrográfica da Ribeira Seca.

GUINÉ-BISSAU: Declaração à imprensa do Ministro das Obras públicas, Habitação e Urbanismo, na ocasião da visita as Obras em curso.

Governação na Guiné-Bissau