quarta-feira, 13 de março de 2024

Menopausa explica longevidade de algumas baleias... A menopausa pode ser um fator de longevidade nas cinco espécies de baleias em que esse fenómeno biológico ocorre, sugere um estudo publicado hoje na revista científica Nature.

© Reuters

POR LUSA   13/03/24 

As mulheres, cinco espécies de baleias - beluga, narval, baleia-piloto, orca e falsa orca - e os chimpanzés de uma comunidade específica no Uganda são os únicos mamíferos conhecidos em que ocorre a menopausa e o estudo, liderado por investigadores da universidade britânica de Exeter, conclui que as fêmeas destas espécies de baleias vivem cerca de 40 anos mais do que as de outras espécies de tamanho semelhante.

Os investigadores apontam a hipótese de algumas espécies de baleias com dentes (grupo de espécies distinto das baleias de barbas) tenham evoluído para que as fêmeas vivam mais tempo e ajudem as gerações mais jovens a sobreviver sem competirem com filhas ou netas por parceiros reprodutivos.

O prolongamento da esperança de vida pode dever-se aos "benefícios intergeracionais, à ajuda que as fêmeas mais velhas podem dar aos familiares mais jovens", e a razão para não prolongar a vida reprodutiva é evitar entrar em competição com as filhas, explicou um dos autores da investigação, Samuel Ellis.

Segundo o estudo na generalidade dos casos, as fêmeas sobrevivem aos machos da sua própria espécie, e no caso das orcas as fêmeas podem viver até aos 80 anos, mas geralmente morrem por volta dos 40.

Para o investigador Darren Croft, da Universidade de Exeter, "é bastante surpreendente que entre mais de 5.000 espécies de mamíferos se veja esta característica (a ocorrência de menopausa) apenas num punhado de espécies".

Os resultados do estudo mostram que a evolução da menopausa nas baleias dentadas tem uma "impressionante semelhança" com a dos humanos, através de uma vida mais longa sem prolongar simultaneamente o período reprodutivo.

"É o mesmo padrão de história de vida que vimos em humanos. É absolutamente surpreendente que possamos estabelecer estas comparações com um grupo de animais tão diferentes" e do qual nos separam 90 milhões de anos de evolução, acrescentou o investigador.

No caso das cinco espécies de baleias dentadas estudadas, todas apresentaram uma "estrutura social incomum", uma espécie de matriarcado onde as fêmeas se mantêm em contacto próximo com filhos e netos, ajudando a melhorar as probabilidades de sobrevivência da família.

A menopausa, sugere o estudo, ocorre quando há benefícios para a espécie e apesar das diferenças entre as baleias e os humanos, a sua evolução convergente oferece novas perspetivas para a compreensão da evolução da menopausa em geral, segundo os investigadores.


O estado da preparaçāo para o início da atualização dos Cadernos Eleitorais foi o tema central da reunião entre o Diretor-Geral do Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral, Gabriel Djibril Baldé e o Oficial Político da Embaixada dos Estados Unidos da América.


JRS E SECRETARIADO DA COMUNICAÇĀO DO PRS EM CONFERÊNCIA DE IMPRENSA.


Declaração do Secretário de Estado da Ordem Pública, José Carlos Macedo Monteiro, depois da auscultação no partido que foi convocado pelo Conselho de Jurisdição.



  Zé Carlos Macedo 

Bafata confirma dja si confiança a MADEM-G15 kussi coordenador Bá Di POVO... OBRIGADO BAFATA DE MALAM SANTY DE GÉBA.

Na página do: Ba Di Géba Poco 

SAÚDE: Há registo de um novo surto de hepatite A em Portugal... O que é a hepatite A e que sintomas provoca?

KATERYNA KON/SCIENCE PHOTO LIBRA

SIC Notícias 13/03/2024

Há registo de um novo surto de hepatite A em Portugal. A informação foi tornada pública pela DGS na terça-feira e neste artigo reunimos algumas das informações essenciais sobre esta infeção.

A Direção-Geral da Saúde (DGS) informou na terça-feira que há registo de um surto de hepatite A em Portugal, tendo identificado 23 casos até ao dia 5 de março. O que é a hepatite A e que sintomas provoca?

A hepatite A é uma infeção aguda provocada por um vírus e que se transmite pela ingestão de água ou alimentos contaminados ou pelo contacto com o sangue e outros fluidos de um paciente infetado.

Segundo a DGS, a gravidade dos sintomas depende, normalmente, da idade do doente e aumenta com a idade. A taxa de letalidade situa-se entre os 0,3% e os 0,6%, mas pode atingir 1,8% em doentes com mais de 50 anos, não havendo um tratamento específico.

Que sintomas provoca a hepatite A?

Os sintomas mais comuns são a fadiga, sensação de mal-estar, febre, perda de apetite, náuseas, vómitos, diarreia, dor abdominal, icterícia (pele e olhos amarelados) e colúria (urina escura).

Como prevenir?

Sendo o principal modo de transmissão pela ingestão de alimentos ou água contaminados, sobretudo em viajantes, ou por contacto com um infetado, a DGS faz as seguintes recomendações:

  • Lavar bem as mãos antes e depois de manusear alimentos
  • Evitar o consumo de alimentos crus
  • Lavar bem e descascar a fruta antes de a comer
  • Cozinhar muito bem a comida
  • Manter os alimentos a temperaturas seguras
  • Respeitar os prazos de validade
  • Usar água tratada ou engarrafa
  • Lavagem frequente das mãos e higiene pessoal, especialmente da região genital e perianal, particularmente, antes e após o uso de instalações sanitárias e antes e após as relações sexuais
  • Fortalecimento da vacinação

A vacina contra a hepatite A está disponível mediante prescrição médica, em farmácias comunitárias.

O que já se sabe sobre o novo surto?

A DGS adiantou que, até ao momento, "não parece haver associação com o eventual consumo de alimentos específicos".

"Até à data, e de acordo com a informação disponível dos casos notificados, não parece haver associação com o eventual consumo de alimentos específicos, nomeadamente morangos, tendo em conta o alerta de segurança alimentar da Europa sobre a deteção e pré-venda, em Espanha, de lotes de morangos contaminados com vírus de Hepatite A oriundos de Marrocos, país endémico de hepatite A.”

Embora esteja em curso uma investigação epidemiológica, é verificado "um aumento de número de casos reportados em janeiro e fevereiro de 2024, em comparação com igual período de anos anteriores".

A maioria dos casos são homens com idades entre os 20 e os 49 anos, 44% em contexto de transmissão sexual, sem casos graves ou mortais reportados.


Veja Também: Saiba tudo sobre o paludismo, hoje, a partir das 15h00 na CFM, na Rubrica OLÁ DOUTOR com o médico clínico geral, Dr Enio Emanuel Silva dos Santos. 

EUA: Trump garante nomeação republicana às presidenciais dos EUA

© Lusa

POR LUSA   13/03/24 

O ex-presidente dos EUA Donald Trump alcançou na terça-feira o número de delegados suficientes para garantir a nomeação às presidenciais de novembro, ao vencer as primárias Republicanas na Geórgia, Mississippi, Washington e Havai.

Trump, de 77 anos, era o único candidato Republicano depois da rival Nikki Haley, ter desistido na semana passada.

Para ser designado como candidato oficial do Partido Republicano, o empresário tinha de conquistar pelo menos 1.215 delegados para a nomeação oficial na convenção republicana, de 15 a 18 de julho em Milwaukee (centro-norte).

Trump, que chegou à noite eleitoral de terça-feira com 1.078 delegados, começou por obter 49 delegados na Geórgia e 28 no Mississippi. Horas mais tarde, venceu as primárias no estado de Washington e garantiu a esmagadora maioria dos 43 delegados, ainda antes da decisão no Havai.

Também o Presidente dos EUA, Joe Biden, alcançou na terça-feira o número de mandatos suficiente para conseguir a nomeação pelo Partido Democrata para disputar as presidenciais em 05 de novembro.

Biden conseguiu a nomeação depois de ganhar os delegados suficientes nas eleições primárias na Geórgia, que elevou o total para 1.968.

A nomeação vai ser oficializada na convenção dos democratas, em Chicago (centro-oeste), entre 19 e 22 de agosto.

Trump e Biden vão voltar a defrontar-se depois do Democrata ter vencido as presidenciais de 2020. O Republicano recusou-se a reconhecer a derrota, alegando irregularidades que levaram apoiantes a invadir o Capitólio a 06 de janeiro de 2021.

As eleições de novembro serão a reedição de uma disputa presidencial, pela primeira vez desde 1956, quando o então Presidente republicano Dwight D. Eisenhower voltou a derrotar o democrata Adlai Stevenson.


Leia Também: Biden conquista delegados necessários para ser candidato presidencial


Veja Também: Popularidade de Lula da Silva está em queda 

RAMOS-HORTA: Saúde em Timor-Leste "seria uma catástrofe" sem apoio de Cuba

© Lusa

POR LUSA   13/03/24 

O Presidente de Timor-Leste, José Ramos-Horta, afirmou hoje que, sem o apoio de Cuba, a situação no setor da saúde no país seria uma "catástrofe".

O chefe de Estado timorense falava na cerimónia de tomada de posse do novo embaixador de Timor-Leste em Cuba, Nívio Magalhães, e da representante permanente de Timor-Leste na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Laura Abrantes.

"Sem o apoio de Cuba para a formação médica de timorenses, a situação do setor de saúde hoje em Timor-Leste seria uma catástrofe", disse José Ramos-Horta.

Num discurso, o Presidente timorense lembrou que, em 2002, aquando da restauração da independência, o país tinha apenas 19 médicos, formados na Indonésia e nenhum especialista.

Na altura, Cuba destacou 20 médicos, depois 50 e chegou a ter uma brigada de 200 médicos no país.

"Vinte e dois anos depois da independência a presença médica cubana em Timor-Leste continua a ser indispensável", disse José Ramos-Horta, salientando que é do interesse nacional a presença de uma embaixada timorense em Cuba.

Em relação à CPLP, o chefe de Estado timorense afirmou que tem "igual importância".

"Timor-Leste tem sido um dos países mais ativos da CPLP, não só pela sua participação permanente, mas pelo financiamento, apoio, que tem dado a países mais necessitados da CPLP, nomeadamente a Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe", recordou José Ramos-Horta.

O chefe de Estado destacou também o apoio que os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) deram à restauração da independência de Timor-Leste.

"Os PALOP foram dos mais leais a Timor-Leste durante os 24 anos da nossa luta. Sem o apoio dos PALOP, Portugal e Brasil [...] a questão de Timor-Leste teria sido riscada da agenda da assembleia-geral da ONU. Nunca esquecemos a importância da CPLP, em particular dos países africanos de língua portuguesa, que apesar das dificuldades sempre se solidarizaram connosco", salientou José Ramos-Horta.


ARÁBIA SAUDITA: Robô controlado por IA toca inadequadamente em jornalista e gera polémica... O momento gerou controvérsia e rapidamente se tornou viral nas redes sociais, gerando preocupações sobre o comportamento do robô.

© Reprodução Rede X (Twitter)

Notícias ao Minuto   12/03/24 

A Arábia Saudita lançou o seu primeiro robô configurado com Inteligência Artificial (AI), contudo, as razões pela qual está a ser falado não são as melhores. Durante uma reportagem, num evento em Riade, o robô, com o nome Mohammad, tentou apalpar uma jornalista. A situação causou constrangimento e rapidamente se tornou viral. 

O incidente aconteceu no dia 4 de março, durante o DeepFest, aquele que é considerado o maior evento de tecnologia do país.

Rawya Kassem, jornalista do Rawya Kassem, fazia uma apresentação ao microfone, acabando por dizer o nome do robô, quando este estende a mão e parece tentar tocar-lhe de forma inadequada.

A jornalista vira-se para o robô, ergue a mão e parece pedir-lhe que pare, continuando, depois, com o seu trabalho.

O momento gerou controvérsia e rapidamente se tornou viral nas redes sociais, gerando preocupações sobre o comportamento do robô, que muitos acusaram de assédio sexual. Outros, por sua vez, disseram que o robô mexeu a mão por ter ouvido o seu nome. Note-se, contudo, que além deste vídeo que se tornou viral, há outro em que o robô também acaba por voltar a fazer o mesmo movimento.

A empresa de robótica QSS, que desenvolveu Mohammad, disse ao Metro UK que o robô é "totalmente autónomo" e funciona "de forma independente, sem controlo humano direto".

"Já efetuámos uma análise minuciosa das imagens e das circunstâncias que rodearam o incidente e não houve desvios do comportamento esperado de Mohammad, no entanto, tomaremos medidas adicionais para evitar que alguém se aproxime do Robot dentro das suas áreas de movimento", afirmou a QSS.


Leia Também: Os Estados Unidos lideram a primeira resolução das Nações Unidas sobre Inteligência Artificial (IA), que visa garantir que a nova tecnologia seja "segura, protegida e confiável" e que todos os países, especialmente aqueles em desenvolvimento, tenham acesso igual.


Leia Também: O Kairos, que podia ter sido o primeiro foguete operado por uma empresa privada japonesa a colocar um satélite em órbita, explodiu hoje após a primeira tentativa de lançamento, disse a Space One. 

O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, presidiu hoje a reunião conjunta do Governo com a Direção da Câmara de Comércio, Indústria, Agricultura e Serviços, CCIAS.

  Presidência da República da Guiné-Bissau


Veja Também: Guiné-Bissau vai assumir a liderança da Câmara Consular Regional da UEMOA por um mandato de três anos.

Ministério da Educação Nacional atraves da Direção geral de alfabetização e educação não formal, promove durante dois dias em Gabu uma atalier de restituição da politica Nacional de Alfabetização e educação não formal, sobre plano operacional e orçamento trienal detalhado


  Radio TV Bantaba

Guiné-Bissau vai assumir a liderança da Câmara Consular Regional da UEMOA por um mandato de três anos.



  Radio Voz Do Povo

Inauguração da exposição, " Amílcar Cabral- uma exposição" no INEP.

 

 Radio Voz Do Povo