sexta-feira, 20 de março de 2020



Madem Internacional

Aurlus Mabélé: Congolese music legend dies 'from coronavirus'


Congolese music star Aurlus Mabélé has died in hospital in France's capital Paris, aged 67.

Posts on social media from friends and relatives say he died of coronavirus but this is not confirmed.

His fans called him the king of soukous - a high-tempo Congolese dance music popular across Africa.

His daughter, French singer Liza Monet, tweeted on Thursday that her father had died of coronavirus. "I am inconsolable" she wrote.

Mon papa est mort ce matin du coronavirus ... Merci d’honoré sa mémoire . C’est une grande légende du Soukouss que le peuple congolais perd aujourd’hui . Je suis inconsolable et effondrée . Mon papa que j’aime tant ... Aurlus Mabele ...

Fellow member of the supergroup Loketo, Mav Cacharel, also said on Facebook that he had died of coronavirus.

His manager, Jimmy Ouetenou, however, told BBC Afrique that it was not confirmed he died of coronavirus and that he had long-term health problems.

He was admitted to hospital on Thursday and died on the same day.

Mabélé, whose real name is Aurélien Miatsonama, was from Congo-Brazzaville and moved to France in the 1980s.

Mr Ouetenou said talks were already underway with the Congolese government for him to be buried in his home country.

In the meantime, his coffin will be placed in a burial vault until travel restrictions due to coronavirus are lifted, reports BBC Afrique's Rose-Marie Bouboutou.

Mabélé took soukous around the world
By Gaïus Kowene, BBC News, Kinshasa
Under his real name Aurélien Miatshonama, Mabélé founded Les Ndimbola Lokole with his friends in Brazzaville and recorded some of the hottest hits that moved the African continent in the 1970s, such as Embargo, Zebola and Waka Waka.

Later, he moved to Paris where he founded another band, Loketo, meaning "hips" in Lingala - the language of most soukous songs, which is widely spoken in western DR Congo and Congo-Brazzaville.

With more than 10 million albums sold over a 30-years of musical career, Aurlus Mabélé took soukous beyond Africa, around the world.

Source: bbc.com

EXPOSIÇÃO DA ECONOMIA GUINEENSE FACE À PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS COVID-19

Por Aliu Soares Cassama

A Guiné-Bissau está, como qualquer outro país do mundo, exposta às consequências do vírus dada a interdependência das economias num mundo globalizado e não tanto pelo peso das relações comerciais privilegiadas que mantém com a China.

O impacto da pandemia do Coronavírus na economia mundial é enorme. Uma estimativa feita pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento aponta para uma perda direta de 1 trilião de dólares.

Sobre os efeitos do surto na economia guineense, o mesmo circunscreve-se ao comércio, tendo em conta a dependência do país das importações. Os maiores compradores da Castanha de Caju são asiáticos (onde se situa o epicentro da pandemia deste novo Coronavírus) e esses investidores têm problemas de mobilidade e de liquidez, o que lhes condicionará vir para a Guiné-Bissau na época mais importante para a nossa economia que é a “Campanha do Caju” o que poderá ter um impacto significativo na arrecadação de receita e consequentemente o nosso tesouro público ficará ainda mais pobre.

Um outro aspeto importante tem a ver com as remessas dos emigrantes. O continente com maior número de emigrantes guineenses é o Continente Europeu (Portugal, Espanha, Inglaterra e França). Portugal, com o maior contingente de guineenses, já anunciou uma perda direta mensal de 400 milhões de Euros condicionados pelo encerramento de fábricas, de universidades, de escolas, restaurantes etc... e os trabalhadores serão pagos em 60% dos respetivos salários. Obviamente que esta medida irá reduzir o rendimento dos emigrantes guineenses em terras lusas e também irá reduzir a circulação da liquidez na nossa economia, uma vez que a maior parte das famílias guineenses depende da remessa desses emigrantes.

Uma outra vertente tem a ver com a exposição da economia guineense à economia Global. Os maiores doadores do orçamento de Estado da Guiné-Bissau são países europeus, e estes países estão a ser fortemente fustigados pelo Coronavírus. À data de fecho deste artigo a economia europeia já perdia somas avultadas em euros, ou seja, a economia europeia entrará certamente em recessão, e havendo uma recessão na economia do velho continente as economias vulneráveis como a nossa vão-se ressentir.
O nosso mercado poderá ter restrições na oferta e fazer disparar os preços dos produtos essenciais, ou seja, cesta básica (arroz, açúcar, óleo, cebolas, leite, farinha, etc...) já que todos estes produtos são provenientes dos dois continentes mais atingidos pelo coronavírus (Ásia e Europa).

No entanto, nem tudo é mau! Os países com quem mantemos relações comerciais permanentes têm uma forte estabilidade monetária (FCFA/EURO). Existe uma paridade fixa entre o Euro e o FCFA razão pela qual não haverá desvalorização entre estas duas moedas. Claro que várias moedas de mercados africanos caíram muito nos últimos dias, sendo o principal motivo o mesmo: O novo coronavírus freia o crescimento mundial, implode as cadeias produtivas e derruba os mercados financeiros.

A atividade económica na Guiné-Bissau tem andado lenta nos últimos anos e os efeitos do coronavírus podem exacerbar os constrangimentos da economia. Podemos constatar pelos dados recentemente apresentados que a nossa economia tem uma divida pública a rondar os 140 mil milhões de FCFA, dos quais 112 mil milhões são provenientes da emissão de títulos do tesouro. Havendo uma quebra na arrecadação de receitas, a nossa economia poderá caír numa situação de default (que é a terminologia inglesa para a incapacidade do país de honrar com o compromisso da divida externa). Juntando a descapitalização das finanças públicas aos efeitos do coronavírus, a economia guineense poderá arruinar-se no curto prazo se medidas contundentes não forem tomadas
Sejamos Prudentes!

Apenas uma Contribuição

DESPACHO Nº 05/2020 DE MINISTÉRIO DAS FINANÇAS DA GUINÉ-BISSAU


GUINÉ-BISSAU : COVID - 19 - O GOVERNO PROMOVE UMA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA




Joaquim Batista Correia

GUINÊ-BISSAU : COVID 19 - CONTACTOS EM CASO DE EMERGÊNCIA NO ESPAÇO CEDEAO


Joaquim Batista Correia

Guiné-Bissau - Foi hoje apresentado pelo Governo o plano de contingência


RadioBantaba

Mensagem da Senhora Secretária de Estado das comunidades, Dara Fonseca Ramos



DADOS OFICIAIS - Covid-19: Casos nos EUA passam barreira dos 15 mil. Há mais de 200 mortos

Dados oficiais mostram um aumento de 2,522 novos casos num total de 16,315. Mortes registadas nas últimas 24 horas foram apenas 13, sendo o total até ao momento de 220.


Foram divulgados há instantes os dados mais recentes relativamente a infeções e mortes por Covid-19 nos Estados Unidos e nas últimas 24 horas o país registou mais 2522 novos casos de infeção.

Com este novo dado, a barreira dos 15 mil infetados foi já ultrapassada, estimando-se que sejam agora um total de 16315 os afetados pelo novo coronavírus.

A nível de óbitos no último dia registam-se mais 13, sendo que aumenta o número total para a fasquia das 220 vítimas. 

A nível de doentes recuperados, nada se alterou, mantendo-se o número de 125, o que mantém o número de casos ativos em 15970.

NAOM

627 óbitos num só dia. COVID-19 já matou mais de 4 mil pessoas em Itália

Em 24 horas, a península itálica registou mais 627 mortos, um número recorde deste o início da epidemia de COVID-19 no país. Os números foram divulgados hoje pelo ministério da Saúde italiano. Itália é, desde ontem, a nação mais afetada do mundo em termos de mortalidade pelo novo coronavírus.


O novo coronavírus já matou 4.032 pessoas neste país transalpino. Em 24 horas morreram 627 pessoas.

Os dois primeiros óbitos no país registaram-se a 22 de fevereiro, há menos de um mês, o que mostra a escalada veloz da mortalidade do COVID-19 em território italiano.

No total, Itália já contabilizou até ao momento 47.021 casos de infeção por COVID-19. Dessas, 37.860 mantém-se ativas.

Apenas, 5.129 pessoas recuperaram, segundo dados do boletim epidemiológico italiano divulgado esta sexta-feira. Em estado crítico permanecem 2.655 pessoas.

A Lombardia, no Norte, continua a ser a região mais afetada, com 2.549 óbitos até ao momento.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) elevou hoje o número de casos confirmados de infeção por COVID-19 em território nacional para 1.020, mais 235 do que na quinta-feira. O número de mortos no país subiu para seis e das pessoas infetadas em Portugal, cinco recuperaram.

Pandemia alastra em todo o mundo. Apenas na China não há novos casos

A China é o único país afetado pela pandemia de COVID-19 que não apresenta novos casos há dois dias consecutivos.

Ao todo, já morreram em todo o mundo 11.186 pessoas e há mais de 275 mil casos contabilizados. Menos de um terço recuperou (cerca de 90 mil).

Itália (4,032) é o país com mais mortes por COVID-19, à frente da China (3.248), Irão (1.433) e Espanha (1.041).

A doença parece estar a infetar as pessoas a um ritmo mais rápido: os primeiros 100.000 casos demoraram três meses a aparecer, mas os segundos surgiram num intervalo de apenas 12 dias, adverte a Organização Mundial de Saúde que alerta para a rápida propagação da pandemia.

Devido à pandemia, foram vários os Estados-membros da UE que adotaram medidas para promover o isolamento social, tentando assim conter o surto. Portugal incluído.

A doença já se alargou a 176 países e territórios, o que levou a Organização Mundial da Saúde a declarar a situação como de pandemia.

Portugal em Estado de Emergência

O Governo reuniu-se em Conselho de Ministros para debater as medidas de apoio social e económico para a população afetada pela pandemia de COVID-19, depois de na quinta-feira ter apresentado um primeiro lote de medidas de concretização do estado de emergência.

A Assembleia da República aprovou na quarta-feira o decreto de declaração do estado de emergência que lhe foi submetido pelo Presidente da República com o objetivo de combater a pandemia de Covid-19, após a proposta ter recebido pareceres favoráveis do Conselho de Estado e do Governo.

Portugal está em estado de alerta há uma semana e o Governo colocou os meios de proteção civil e as forças e serviços de segurança em prontidão. Entre as medidas para conter a pandemia, o Governo suspendeu as atividades letivas presenciais em todas as escolas desde segunda-feira e impôs restrições em estabelecimentos comerciais e transportes, entre outras.

O Governo também anunciou o controlo de fronteiras terrestres com Espanha, passando a existir nove pontos de passagem e exclusivamente destinados para transporte de mercadorias e trabalhadores que tenham de se deslocar por razões profissionais.

O Governo declarou na terça-feira o estado de calamidade pública para o concelho de Ovar, onde foi decretada quarentena geográfica.

O município de Espinho, contíguo por terra e por mar ao concelho de Ovar, alertou hoje que o cerco sanitário imposto ao território vizinho "está sistematicamente a ser furado", ponto em risco as populações locais.

Veja em baixo o mapa interativo com os casos de coronavírus confirmados até agora

Acompanhe ao minuto os efeitos do COVID-19 no país e no mundo

lifestyle.sapo.pt

Guiné-Bissau - Prevenção Covid-19


CABO VERDE - Covid-19: Ilha cabo-verdiana da Boavista em quarentena até 4 de abril

O primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, anunciou hoje que a ilha da Boavista vai ficar de quarentena até 04 de abril, após o primeiro caso de coronavírus detetado num cidadão de nacionalidade inglesa.


O chefe do Governo cabo-verdiano fez o anúncio, na cidade da Praia, após reunião do Gabinete de Crise, que preside, indicando que serão ainda reforçadas as medidas e que não haverá embarque e desembarque de passageiros na ilha.

O primeiro caso de coronavírus foi confirmando em Cabo Verde na quinta-feira à noite e trata-se de um cidadão de nacionalidade inglesa, de 62 anos, que se encontra internado no Centro de Saúde da Boavista com um quadro clínico estável.


O novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, infetou mais de 250 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 10.400 morreram.

Das pessoas infetadas, mais de 89.000 recuperaram da doença.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se já por 182 países e territórios, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

O continente europeu é aquele onde está a surgir atualmente o maior número de casos, com a Itália a tornar-se hoje o país do mundo com maior número de vítimas mortais, com 3.405 mortos em 41.035 casos.

NAOM

Leia Também: 

AO MINUTO: Portugal com mais de mil casos; Espanha com 20 mil infetados

Cerca de 850 pessoas em quarentena em hotel de Cabo Verde após 1.º caso

Covid-19: África do Sul sobe casos para 202 e pede ajuda à Cruz Vermelha

No comunicado a FFBG suspendeu todas as atividades desportivas no país.


Omar Buli Camará

COMUNICADO - Camara Municipal de Bissau




CamaraMunicipal de Bissau

Guiné-Bissau precisa acelerar aprovação de plano de contingência contra covid-19

 Alexandre Soares Palácio Colinas de Boé, edifício da Assembleia Nacional Popular da Guiné-Bissau.

Em entrevista à ONU News, representante da agência da Organização Mundial da Saúde, em Bissau, afirma que país pode ter casos “a qualquer momento”; novo coronavírus já chegou às nações vizinhas; OMS assistiu Guiné-Bissau com a capacidade de diagnóstico.

A Organização Mundial da Saúde, OMS, avisou que as autoridades da Guiné-Bissau estão a perder tempo com a falta de aprovação do plano de contingência contra o novo coronavírus, elaborado com apoio da agência da ONU.    

Os países vizinhos já têm casos confirmados. Até quinta-feira, o Senegal havia notificado 31 casos positivos e a Guiné-Conacri um. A Gâmbia, que tem muitas ligações com a Guiné-Bissau, também regista o covid-19. 

Planos  
Em entrevista à ONU News*, o representante da OMS no país, Jean Marie Kipela, explicou a necessidade de aprovar o documento. O plano tem um orçamento de cerca de US$ 1 milhão.  

“No Plano de contingência, tudo está incluído, porque tem muitos pilares, incluindo prevenção, local de isolamento e quarentena e tratamento dos casos confirmados. Tudo isso está no plano, mas, até esse momento, a implementação do plano não está sendo feita nem a mobilização dos recursos. O plano existe, mas não está ainda aprovado pelas autoridades para começar a implementação. Estamos a perder tempo porque a qualquer momento podemos ter casos.”  

Segundo o representante, a OMS recomenda a criação destes planos desde o início da epidemia. Kipela diz que estes documentos “são importantes para mobilizar recursos” e “sensibilizar a população sobre medidas de prevenção.”  

“A OMS está na frente para apoiar o país através das suas diretrizes, através do reforço da capacitação das pessoas e também alertando o país para se preparar para enfrentar esta doença que, sendo uma pandemia, tem um risco muito alto para todo o país. A nível da África, já temos 30 países infetados.”  

Testes 
A agência da ONU também ajudou o país a conseguir a capacidade de realizar os seus próprios testes. Até terça-feira, a agência já tinha enviado quase 1,5 milhão de testes para 120 nações. A agência está atuando com empresas para aumentar a disponibilidade desses exames para os mais carentes.   

“No início, quando começou na China, só dois países africanos eram capazes de fazer o diagnóstico: Senegal e África do Sul. Agora, com o apoio da OMS e das Nações Unidas, já temos 40 países capazes de fazer o diagnóstico, incluindo a Guiné-Bissau. Neste momento, temos kits de diagnóstico, mas não em quantidades suficientes.” 

Desafios 
Um relatório do Escritório Integrado de Construção da Paz da ONU na Guiné-Bissau, Uniogbis, publicado em 2017, destaca “enormes desafios" para o acesso à saúde no país de língua portuguesa. 

Segundo o documento, a maioria das clínicas e postos básicos de saúde carecem de eletricidade ou abastecimento de água e os salários no setor são baixos. 

O relatório afirma ainda que a instabilidade política, a pobreza endêmica, os déficits de prestação de contas, do acesso a alimentos, educação, água potável e saneamento levam a violações do direito à saúde. 

*Com apoio do Escritório Integrado de Construção da Paz da ONU na Guiné-Bissau, Uniogbis 

news.un.org/pt

O perreirarinha e único extremo de raiz!

Por: mago yanick aerton

O pais esta caminhar muito bem com o novo governo liderado por Engª nuno gomes nabian e também esta ter o bênção de deus sobre o pandemia de (covid-19) que esta em toda parte do mundo mais ainda não temos nenhum Caso covid-19 no pais ate agora mais o nível de prevenção esta muito alto por autoridades nacionais nomeadamente o governo liderado por Engª Nuno Gomes Nabian.

O perreirarinha esta prestar declaração atacando o general presidente e insultar e tentar pintar as sua s declaração proferida no radio vaticano que os fulanis quer criar o seus impérios na costa ocidental da africa e também esta a Fazer decurso de incentivar o medo atacar comunidade internacional nomeadamente alguns chefes de estado quem convidou o general presidente visita oficial Senegal, Níger e Nigéria.

O perreirarinha só sabe falar ele e um pessimista só fala em denegrir imagem do pais la fora ele tentou e tentou não esta surgir efeito e voltou e recomendar o povo guineense a não acatar as recomendações de novo membro de governo sobre como prevenir sobre coronavírus (covid-19) só se for da antiga ministra de saúde do governo legal então o povo vai aguardar o retorno da ministra Magda Nely Robalo para prevenir o surto da coronavírus no pais. O parreirinha não notou que o povo guineense não esta mais para assistir o seus fala-barato que nunca funciona para o bem do pais.

O general presidente já esta em marcha para frente não esta dar ao ouvido mercador do perreirarinha que só sabe falar la fora e tenta de todo custo inverter esse senário mais não resultou em nada ele só sabe jogar em ângulos suicidas e nunca tem alternativas para nada. Só sabem enganar os militontos do paigc partidos das marionetas.

Os salários já estão ser pagos por funcionários públicos o fecho das fronteiras e para o bem dos pais.

O governo de Aristides Gomes não conseguiu pagar salários dos funcionários públicos e outros despesas onde for levados todos aqueles bilhões nos cofres de estado o perreirarinha ate agora ele não compreende que nunca mais vai governar esse pais por que ele não tem qualificações para governar esse pais e nem servir para nada o povo guineense compreende e por isso que o povo não escolheu no dia 29 de Dezembro de 2019 que o votou no general presidente que ele se chamada de autoproclamado presidente que ele for o primeiro a felicitar no telefone todos nos sabem disso um momento depois voltou negar que não ligou para felicitar mais sim para aguardar o pronunciamento de órgão competente que e CNE e claro mais quando a CNE anuncio o ressoltado provisório foi pressionado por núcleo duro do seu GRANDE PARTIDO para não aceitar os ressoltado vindo do órgão que ele mesmo considerou de competente para anunciar os ressoltados e mody Ope Randy uma hora e assado outro e cosido sabe enganar as pessoas mais agora faram ele não consegue enganar ninguém somente os tolos que acreditam nele mesmo ele esta ser maribondo.

O perreirarinha já esta no fim os militantes e dirigentes não sabem que o perreirarinha esta aprontar a não voltar mais o pais ele pretende ficar no exterior concretamente em moçambique como o professor na universidade católica de Maputo como ele comunica muito bem ele se optou se para ciências politicas e gestão das pessoas que sofrem da paradigma e paralíticos.

Seria o bom para ele porque aque ele não tem espaço pelo menos no período de acção não de palavras o general presidente ele pertence o geração do concreto ele deu provas disso que ele e pragmático o razão pelo qual ele esta na linha de frente na luta de prevenção do coronavírus junto com o governo liderado por Engª Nuno Gomes Nabian.

Esse pais já arrancou de vez não há nada que possa fazer voltar para trás!

Que ALLAH nos abençoa guine Bissau

GOVERNO ADVERTE QUE QUALQUER PESSOA FLAGRADA A ESPECULAR O PREÇO DOS PRODUTOS DA PRIMEIRA NECESSIDADE ASSUMIRÁ CONSEQUÊNCIAS

O ministro da Presidência do Conselho de Ministro e Assuntos Parlamentares, Mamadu Serifo Djaquité, advertiu que qualquer pessoa flagrada a vender a um preço inflacionado os produtos da primeira necessidade bem como os produtos farmacêuticos, assumirá as consequências de acordo com as leis vigentes do país.

O governante fez estas advertências durante uma conferência de imprensa realizada na tarde de 19 de março de 2020 no Palácio do Governo na presença do ministro de Administração Interna, Botche Candé. O encontro com a imprensa visou reafirmar a posição do executivo de suspender todas as atividades culturais e recreativas que aglomera pessoas, de formas a prevenir da doença de coronavírus.

O ministro da Presidência do Conselho de Ministros, Assuntos Parlamentares e Porta-voz do Governo, explicou que enquanto as medidas impostas continuam a vigorar, a inspeção do ministério do Comércio manterá vigilante na fiscalização das instituições permitidas a vender produtos da primeira necessidade para o consumo dos cidadãos.

O governante lembrou que as medidas preventivas foram adotadas de fechar as fronteiras por quase todos os países do mundo, mesmo os de grande potência e com um sistema sanitário sólido. Frisou que a Guiné-Bissau com enormes fragilidades não podia ficar indiferente, razão pela qual o governo decidiu tomar medidas preventivas de encerrar todos os mercados a nível nacional, lugar vulnerável para propagação de doenças contagiosas.

“Nós enquanto governo responsável, temos consciência clara que a Guiné-Bissau não produz nada e tudo que consumimos é importado. A nossa população vive de pequeno comércio, por isso o governo deixou muito claro que os produtos da primeira necessidade devem ser mantidos a disponibilidade da nossa população. Todos os cacifos que estão nos mercados devem permanecer fechados e os que estão fora do mercado podem trabalhar com medidas de prevenção”, reafirmou.

O porta-voz do governo, pediu todos os órgãos da comunicação social guineense no sentido de contribuir na sensibilização da população sobre medidas de prevenção recomendadas pelas autoridades sanitárias.

Por: Aguinaldo Ampa
Foto: A.A 

odemocratagb.com 

Cabo Verde regista primeiro caso positivo de coronavírus


Cabo Verde acaba de registar o primeiro caso positivo de coronavírus.Trata-se de um turista inglês, de 62 anos, proveniente de Inglaterra, que aterrou no aeroporto Aristides Pereira, na ilha da Boa Vista, no 9 de Março e no dia 16 iniciou um quadro respiratório, com tosse e febre. 

A notícia, ainda não oficialmente confirmada, vem sendo divulgada por alguns jornais que dão conta de teste positivo do Convid-19 a um turista britânico que ficou hospedado no hotel Riu Karamboa, unidade hoteleira que já está submetida a uma quarentena de 14 dias, com com todos os funcionários dentro, como forma de evitar a propagação da doença na ilha e consequentemente no país.

A delegacia de Saúde, segundo avança o Boa Vista no Ar, estará já a preparar alguns apartamentos das habitações do "Casa para Todos", disponibilizados pela Câmara Municipal e pelo IFH, para possíveis casos de isolamento.

A SOS Bubista também lançou na sua página de facebook, uma campanha de recolha de materiais básicos, como colchões, cobertores, fronhas, para ajudar a delegacia de Saúde, na preparação de espaços de quarentena.

"Com este caso prevê-se que a ilha vai ficar isolada por um tempo, isto é, ninguém entra e ninguém sai", prevê o Boa Vista no Ar.

Recorde-que esta quinta-feira, as autoridades de Saúde que deram negativos os casos suspeitos de coronavírus no Município do Porto Novo e de um jovem de 19 anos em Assomada, segundo revela o Diretor Nacional da Saúde.

Artur Correia anunciara antes um total de seis casos suspeitos de coronavírus em Cabo Verde, sendo dois em Assomada, um em São Vicente, estes só relacionados com cabo-verdianos, e dois no Sal e um inglês na ilha da Boa Vista, todos estes turistas. Todos os restantes testes deram negativo, confirmou a Direcção de Saúde ao final da noite desta quinta-feira, 19.

santiagomagazine.cv

Excelentíssimo Senhor Presidente da República da Guiné Bissau

Precisamos agir conforme a nossa realidade.
É preciso deixar lojas de venda de materiais de prevençao Como lojas que vendem baldes, torneiras, lixivia e sabao abertos! Caso contrario Nao estaremos a participar na prevençao mas sim a deficultar a prevençao.

Precisamos produzir muitos kits de lavagem de maos para zonas com muita circulaçao de pessoas e as lojas estao todas fechadas


CONFIRMAR - MEUS IRMÃOS GUINEENSES E FUNCIONARIOS PUBLICOS, VENHO SÓ POR ESTE MEIO CONFIRMAR VOS QUE O GOVERNO NESTE EXACTO MOMENTO ESTÁ PAGANDO SALARIOS DOS DOIS MESÊS AOS FUNCIONARIOS PUBLICOS, ENQUANTO OS IDIOTAS FALAM DO GOVERNO ILEGAL.


..NÓ PINTCHA I GUINÉ KU NGANHA!!...
. VIVA SUA EXCELENCIA PRESIDENTE DA REPUBLICA GEN.U.S.EMBALÓ
. VIVA P.MINISTRO ENG.NUNO NA BIAN
. VIVA GOVERNO
. VIVA A GUINÉ-BISSAU
. VIVA A CONCORDIA NACIONAL
. VIVA DEMOCRACIA

... POVO UNIDO NUNCA SERÁ VENCIDO ...
..... ESTAMOS A TRABALHAR ....

Fonte: Amadu Ula Embaló

DSP avisa: Sissoco é um impostor e vai pagar pelos crimes


Fonte: Domingos Simões Pereira

 Obs. 


CNE DA POR TERMINADO O PROCESSO ELEITORAL SUZI BARBOZA MINISTRA NEGOCIOS

O Assessor de Imprensa do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), Salimo Vieira, esclareceu esta terça-feira, 21 de janeiro de 2020, que em nenhum momento o Supremo Tribunal de Justiça pediu à Comissão Nacional de Eleições a recontagem dos votos tanto no primeiro Acordão 01/2020 como também no Acórdão N°. 01-A/2020 (Aclaração) como está a ser 

Guiné-Bissau: CEDEAO felicita Umaro Sissoco Embalo e espera tomada de posse rapidamente

A União Africana e a CPLP felicitam o povo guineense pela maturidade demonstrada na segunda volta das presidenciais.
As missões de Observação Eleitoral das duas organizações consideram que a eleição foi livre e transparente em respeito aos princípios democráticos. Rafael Branco e Oldemiro Baloi, Chefes das missões de Observação Eleitoral da União Africana e CPLP falaram à imprensa esta tarde durante uma conferência conjunta.


CEDEAO diz que a segunda volta das presidenciais na Guiné-Bissau decorreu num ambiente pacífico, e exorta a conclusão do processo com justiça e transparência.
O relatório preliminar da Observação Eleitoral da CEDEAO, foi apresentado esta tarde pelo Chefe da Missão, Soumeylou Boubéye Maiga, antigo Primeiro-ministro do Mali.


Silvina Tavares, coordenadora 480 observadores da Célula de Monitorização Eleitoral da Sociedade Civil da Guiné-Bissau, disse à DW África que os pequenos incidentes registados não põem em causa a credibilidade da eleição 

A presidente da Rede das Mulheres para a Paz e Segurança na CEDEAO, Elsa Pinto, exortou, esta quinta-feira (02.01), o novo Presidente a promover a reconciliação na Guiné-Bissau. "O povo espera a reconciliação e estabilização do país e sonha um desenvolvimento", afirmou Elsa Pinto, que apelou ainda ao candidato derrotado, Domingos Simões Pereira, que aceite o veredito das urnas.


I can’t stay indoors because my wife’s troubles are bigger than Coronavirus – Man tells Italian authorities

A man has authoritatively told Italian Authorities that he isn’t ready to be quarantined or made to stay indoors because his wife is another big problem.

The unidentified white disclosed in an interview after he was spotted outside that his wife is far bigger than coronavirus and that he prefers to come into contact with the virus to staying indoors.


celebritiesbuzz.com.gh

Lina De Sa was live


Lina De Sa

Leopold Sedar Domingos


Madem Internacional

A Universidade Colinas de Boé informa aos Estudantes e Docentes que, por motivos da prevenção contra a pandemia Coronavirus e em cumprimento das medidas de restricões relativas à aglomeração de pessoas, decidiu-se suspender todas as actividades lectivas até 30 de Março.

Importa salientar que qualquer alteração à data, será oportunamente anunciada.

A Direção da UCB agradece a compreensão e a colaboração de todos.

Fonte: Universidade Colinas de Boé

MALI - Aumenta para 29 número de mortos no Mali após ataque de jihadistas

O número de militares malianos que morreram na quinta-feira na sequência de um ataque a um posto militar em Tarkint, no norte do país, atribuído a 'jihadistas', aumentou para 29, refere o último balanço pela Forças Armadas do Mali.


Na rede social Twitter, as Forças Armadas malianas referem que o balanço de vítimas foi revisto em alta, passando a 29 mortos, além de cinco feridos.

Alguns corpos já tinham sido levados para Bourem, a sul de Tarkint, onde um dirigente político local, que preferiu não ser identificado, assegurou ter contado pelo menos duas dezenas de vítimas. Não foram fornecidas ainda mais informações pelas autoridades oficiais, segundo a agência France-Presse.

Este é o mais recente ataque sofrido pelo exército nos últimos meses, perante o agravamento das condições de segurança no Mali, com diversas operações imputadas aos 'jihadistas' a provocarem dezenas de mortes entre as forças da autoridade.

Desde 2012, ano em que foi levado a cabo um golpe de Estado que viria a derrubar o então Presidente, Amadou Toumani Touré, os conflitos provocaram milhares de vítimas e centenas de milhares de deslocados.

Perante a deterioração da situação de segurança, o atual Presidente do Mali, Ibrahim Boubacar Keita, decidiu recentemente romper com a linha oficialmente seguida até então e tentar entrar em diálogo com alguns 'jihadistas'.

NAOM

COVID-19 - África registou 147 novos casos e quatro novos mortos em 36 países

África registou hoje quatro mortes e 147 novos casos confirmados de infeções pelo novo coronavírus, elevando para 801 o número de doentes em 36 Estados africanos, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia.


De acordo com o 'site' Worldometer, que compila quase em tempo real a informação da Organização Mundial de Saúde (OMS), de fontes oficiais dos países e de órgão de informação, desde as 00:00 de hoje até às 20:00 (em Portugal) foram registados 147 casos e quatro mortos em 36 países africanos.

O Egito continua a ser o país africano mais afetado, com os 46 novos casos a elevarem para 256 o número de infeções registadas no país, tendo sete destes acabado na morte dos infetados -- um deles no dia de hoje.

A Argélia, onde ocorreram duas mortes, registou 15 novos casos, com o país a somar agora 90 doentes infetados e nove mortes.

A Tunísia registou 10 novos casos e conta agora 39, tendo hoje registado também a primeira morte no seu país.

Fora ainda registadas novas infeções em África do Sul (34), Marrocos (08), República Democrática do Congo (07), Burkina Faso (06), Marrocos (08), Nigéria (04), Gana (04), Maurícias (04), Tanzânia (03), República do Congo (02), Etiópia (01) e Namíbia (01).

Chade e Níger, por sua vez, registaram os seus primeiros casos de infeção, ambos com um.

Globalmente este 'site' de estatísticas contabiliza 801 casos acumulados de infeções com o novo coronavírus e 21 mortes em 36 países do continente africano.

Além dos países já referidos, há casos registados também no Senegal (36), Camarões (13), Ruanda (11), Costa do Marfim (09), Quénia (07), Ilhas Seicheles (06), Guiné Equatorial (04), Gabão (03), Sudão (02), Benim (02), Libéria (02), Mauritânia (02), Zâmbia (02), República Centro-Africana (01), Djibouti (01), Gâmbia (01), Guiné-Conacri (01), Somália  (01), Essuatíni (01) e Togo (01), não tendo estes países anunciado qualquer caso durante o dia de hoje.

Os países africanos lusófonos - Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe - mantêm-se sem casos confirmados.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, infetou mais de 235 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 9.800 morreram.

Das pessoas infetadas, mais de 86.600 recuperaram da doença.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se já por 177 países e territórios, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

O continente europeu é aquele onde está a surgir atualmente o maior número de casos, com a Itália a tornar-se hoje o país do mundo com maior número de vítimas mortais, com 3.405 mortos em 41.035 casos.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) elevou hoje o número de casos confirmados de infeção para 785, mais 143 do que na quarta-feira.

Por LUSA

China sem novos casos de contágio local de Covid-19 pelo segundo dia consecutivo

Xangai, China 
ALY SONG

O número de mortes causadas pela pandemia do novo coronavírus em Itália chegou esta quinta-feira às 3.405, ultrapassando os registados na China.

A China anunciou hoje não ter registado novas infeções locais pelo novo coronavírus, pelo segundo dia consecutivo, embora o número de casos importados tenha continuado a aumentar.

A Comissão de Saúde da China disse que, até ao início do dia de hoje (16:00 de quinta-feira em Lisboa), não foram detetados novos casos de contágio local em todo o território, mas as autoridades identificaram 39 infetados oriundos do exterior.

Três pessoas morreram devido à doença, nas últimas 24 horas, fixando o total de mortes na China continental, que exclui Macau e Hong Kong, em 3.248.

No total, o número de infetados diagnosticados na China desde o início da pandemia é de 80.967, incluindo 71.150 pessoas que já receberam alta. O número de infetados ativos fixou-se nos 6.569, entre os quais 2.136 em estado grave.

Mapa interativo mostra em tempo real os países afetados pelo coronavírus

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, infetou mais de 235 mil pessoas em todo o mundo, entre as quais mais de 9.800 morreram.

Das pessoas infetadas, mais de 86.600 recuperaram da doença.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se já por 177 países e territórios, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

O continente europeu é aquele onde está a surgir atualmente o maior número de casos, com a Itália a tornar-se, na quinta-feira, no país do mundo com maior número de vítimas mortais, com 3.405 mortos em 41.035 casos.

A Espanha regista com 767 mortes (17.147 casos) e a França 264 mortes (9.134 casos).

sicnoticias.pt
Fonte: Estamos a Trabalhar

Por: MOVIMENTO REAJUSTADOR

Todos nós, sendo ou não do PAIGC, sabemos que, nos últimos dez anos a esta parte, várias crises graves abalaram de forma progressiva toda estrutura política do PAIGC, atingindo desta forma o país. Essas crises cíclicas que vêm abatendo sobre o PAIGC correspondem às crises políticas que vêm igualmente grassando no nosso país Com isso, não é menos verdade que a resolução duradoura dos problemas do país passa necessariamente pela resolução dos problemas do PAIGC. Pois, esta relação entre o PAIGC e a Guiné-Bissau prende-se com o estatuto histórico e a dimensão nacional internacional deste. Este mau estar no interior do partido e com reflexos no país tornou evidente que o caminho que está a ser conduzido o partido não é melhor, e nem corresponde aos ideias que nortearam sua fundação enquanto partido portador de valores de sociedade moderna. Tudo isto vem demonstrar de forma eloquente a urgente necessidade de o PAIGC dotar-se de um novo rumo, à altura dos desafios actuais, capaz de unir e congregar os guineenses em geral e os militantes, simpatizantes e amigos do Partido em especial, em torno dos grandes ideais de reconciliação e unidade, imprescindíveis à manutenção do Partido, enquanto força política historicamente ligada aos superiores interesses das camadas menos privilegiadas da nossa terra, por um lado e, por outro, fazer com que o partido pertença cada dia mais aqueles que são capazes de torna-lo um instrumento eficaz para construção da Democracia Participativa,do Estado do Direito Democrático, da Liberdade, da Paz, do Progresso e da Felicidade e do bem estar para todos os Guineenses independentemente do estatuto social, raça, religião, cor da pele assim como a convicção ideológica

Esta dolorosa realidade por que vem passando o PAIGC e, consequentemente, a Guiné-Bissau, interpela a todos nós, filhos desta terra, e, em especial, os militantes do PAIGC, a consentirmos sacrifícios como outrora a geração de Cabral deu a vida para a libertação do nosso povo da ignorância, da exploração e da opressão. Por isso a presente candidatura, após ter diagnosticado toda estas dolorosas situações que o partido vem travessando nos últimosanos, e como alternativa para saída dessas crises seguintes remédios:

.Liderança democrática, responsável, congregadora, moralizadora e participativa, que passa necessariamente pelo seguinte:

Como é sabido que, o nosso partido tem vivido nestes últimos anos um retrocesso nunca visto na sua história por ter adotado política do afastamento arbitrário dos seusdirigentes, quadros e militantes, como consequência de uma liderança personalizada,autoritária e com certa prepotência baseada em intrigas, clientelismo e sectarismo. Pelo que, propomos como solução um modelo de liderança com base em seguintes características:

•Criar condições de responsabilidade dos militantes;

•Cultivar o espírito de franqueza, de interajuda e de camaradagem;

•Promover a cultura de mérito e respeito pela verdade;

•Combater o medo, a mentira, o servilismo, sectarismo e o nepotismo;

•Estimular a cultura de trabalho, meritocracia, em detrimento da promiscuidade;

•Respeitar as regras democráticas;

•Promover os valores de coesão e de reforço de unidade interna, com espírito de perdão, de reconciliação nacional, de crítica e autocrítica;

•Aprofundar reflexões sobre a necessidade de existência de sensibilidades e as condições que viabilizem o seu funcionamento no respeito das regras democráticas e estatutárias

.Reafirmar e aprofundar o posicionamento ideológico do Partido compatível com os fins da sua criação

Após o cumprimento do programa mínimo do PAIGC, traçado pelo nosso glorioso e imortal, o visionário de todos os tempos, Amílcar Cabral, o partido, deveria trabalhar na implementaçao progressiva do seu programa maior e materialização dos fins que nortearam a sua genese, especialmente, criação de condições básicas com vista a consolidação daconvivência democrática, do estado de direito democrático e que passa necessariamente pelaimplementação de uma ordem social justa, garantida pela igualdade de oportunidade através da promoção de uma politica de coesão e de igualdade de oportunidade entre tudo e todos,capaz de despertar a solidariedade, a coabitação inter-etnica fundada na distribuiçãoequilibrada da riqueza nacional:

•Assumir de uma forma clara e inequívoca os valores políticos e morais que serviram de referência ao pensamento de Amílcar Cabral e a prática política do partido conjugados com os valores universais da solidariedade humana, liberdade, democracia e justiça social;

•Incrementar e reforçar a nossa participação na Internacional Socialista e suas Organizações;

•Melhorar e aprofundar o relacionamento do Partido com as congéneres, nomeadamente, a CONCP, FLN, FRETILIN, etc.

.Imprimir uma nova dinâmica no funcionamento do Partido / Operacionalização dos Estatutos

Caros compatriotas, militantes, simpatizantes e amigos do PAIGC!

A situação por que vem passando o Partido convida-no