terça-feira, 14 de dezembro de 2021

O Presidente da República inaugurou hoje as novas instalações da Secretária de Estado do Tesouro.


 Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

CONGRESSO DO PRS ADIADO PARA JANEIRO DE 2022

A Comissão Política Nacional do Partido da Renovação Social (PRS) aprovou o adiamento do sexto Congresso electivo do partido para o mês de Janeiro de 2022. O evento teria  lugar de 16 a 19 de dezembro de 2021, no ilheu de Gardete, arredores de Bissau.
A informação foi transmitida aos jornalistas esta terça-feira, 14 de dezembro de 2021, pelo porta-voz do PRS, Vítor Pereira, no final da reunião da Comissão Política, na qual justificou o adiamento  por questões  logísticas.
“O Conselho Política Nacional, nos termos das suas prerrogativas deliberou adiar o VI° Congresso do PRS para uma nova data em mês de Janeiro do próximo ano”.         

Em curtas declarações, à saída da reunião num dos hotéis da capital, Pereira revelou que o Congresso electivo vai decorrer nos dias 10, 11, 12 e 13 do próximo mês de Janeiro, no mês local.

O congresso contará com 901 delegados, para escolher entre  os 10 candidatos, o novo presidente do partido e um novo Secretário-geral do PRS entre os dois concorrentes

Por: Alison Cabral
Foto: AC

ONU e União Africana pedem "mais ações" para combater a fome em África

© Lusa

Por LUSA  14/12/21

A Organização das Nações Unidas (ONU) e a União Africana pediram hoje "mais ação" contra a fome em África porque o número de pessoas sem alimentos continua a aumentar devido aos conflitos, às alterações climáticas e à desaceleração económica.

A fome no continente "piorou substancialmente" desde 2013 e a maior parte desta situação ocorreu entre 2019 e 2020, segundo um relatório publicado pela Comissão da União Africana (UA), Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e Comissão Económica da ONU para África.

"A situação deve piorar ainda mais este ano, sem que tenham sido aliviadas as principais causas da fome", lê-se no documento.

Em 2020, destaca o relatório, 281,6 milhões de africanos estavam desnutridos, um aumento de 89,1 milhões em relação a 2014.

Por regiões, 44,4% das pessoas desnutridas vivem na África Oriental, 27% na África Ocidental, 20% na África Central, 6,2% no norte de África e 2,4% na África Austral.

As medidas de curto prazo para enfrentar o desafio da fome incluem países que prestam assistência humanitária e medidas eficazes de proteção social, segundo o documento.

No longo prazo, , aponta o relatório, os países africanos devem investir na agricultura e setores relacionados, bem como em serviços de distribuição de água, saúde e educação.

"Uma visão comum, uma liderança política forte e uma colaboração intersetorial eficaz, incluindo o setor privado, são essenciais para se alcançar resultados positivos e identificar e aplicar soluções sustentáveis ??que transformem os sistemas agroalimentares", conclui o relatório.

O Presidente da República recebeu hoje em Audiência de Cortesia o Ministro da Defesa de Portugal, Sr. João Gomes Cravinho.


 Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

|🇬🇼 |🇵🇹 : Encontro esta manhã com João Titterington Gomes Cravinho Ministro da Defesa Nacional de Portugal.

O Governante Português esta em Bissau em visita de trabalho onde importantes acordos em matéria de política de defesa serão rubricados com destaque para o programa quadro de cooperação 2021-2025.

Portugal é um país irmão, continua a ser um importante e estratégico parceiro da Guiné-Bissau, e por vontade mútuo, a cooperação bilateral tem conhecido nos últimos tempos um significativo impulso.


 GOVERNAR PARA TODOS                  

#ChefiadogovernoGB2021 

#GCPM 

1️⃣4️⃣ 1️⃣2️⃣ 2️⃣0️⃣2️⃣1️⃣✔

Nuno Gomes Nabiam- Primeiro Ministro da República da Guiné-Bissau

Secretário geral da Agência da Cooperação entre Guiné-Bissau e Senegal, Inussa Baldé está em conferência de imprensa para esclarecer sobre a zona comum de exploração.

01👇
02👇

Fonte:  RadioBantaba

Migração irregular: OIM ANUNCIA QUE MAIS DE 800 GUINEENSES FORAM RETIDOS NA ROTA DO MEDITERRÂNIO

Por radiosolmansi.net

A Organização Internacional para as Migrações (OIM) anuncia que já conseguiu retornar ao país mais 800 migrantes guineenses que estavam retidos na rota do mediterrânio na sequência da imigração irregular.

O resultado conseguido no quadro da iniciativa conjunta entre a União Europeia e a OIM para proteção e reintegração de imigrantes na Guiné-Bissau que começou a ser implementado no país no ano 2017 e que terminou este ano.

Os dados foram anunciados, hoje, durante o ato de entrega de matérias doados pelas duas organizações internacionais a apoiar a Secretária de Estado das Comunidades, a Guarda Nacional e Direção-Geral de migrações e fronteiras.

A Secretária Geral da OIM na Guiné-Bissau adianta que a iniciativa permitiu o país despor de dados relacionados à migração irregular na Guiné-Bissau

Falando no acto em representação do ministro do Estado e do interior, o secretário da Ordem Publica, Alfredo Malú, garantiu que o governo vai continuar a dar o seu máximo para estancar a imigração clandestina na Guiné-Bissau.

Os materiais foram doados para que o fenómeno da migração irregular seja estancado no país.


Cerimónia de Empossamento do novo Presidente do Supremo Tribunal de Justiça e do Conselho Superior da Magistratura Judicial - Dr. José Pedro Sambú.

Fonte: Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

ASSINATURA DO PROGRAMA QUADRO DE COOPERAÇÃO NO DOMÍNIO DA DEFESA 2021-2025 ENTRE A GUINÉ-BISSAU E O PORTUGAL

 Ministério da Defesa Nacional e Combatentes da Liberdade da Pátria

Os dois ministros de ambos países acabaram de assinar hoje, 14-12-21, o ato aconteceu no salão da reunião do Ministério da Defesa Nacional e dos Combatentes da Liberdade da Pátria, o acordo baseia-se fundamentalmente a formação local dos militares PRAÇAS, SARGENTOS E OFICIAIS  na Escola de Formação de CUMERE.

O Ministro da Defesa Nacional da República Portuguesa, Prof. Dr. João Gomes Cravinho, disse que a cooperação ora retomada testemunha a vontade de dois países irmãos, deixa de ser "abstrato passa para o concreto".

Tenente General, lembrou que a cooperação no domínio da Defesa entre a Guiné-Bissau e o Portugal, estava um pouco estagnada desde o conflito político militar de 7 de junho de 1998.

Se tudo correr como previsto, os militares guineenses beneficiarão de formações e outros apoios técnicos dentro de acordo assinado, concluiu o Ministro Sandji Fati.

O Ministro da defesa Gen. Sandji Fati e João Gomes Cravinho Ministro da defesa nacional de Portugal, assinaram o programa Quadro de Cooperação no Domínio da Defesa para ano 2021-2025.

Onde neste documento refere a palavra Petróleo? ...Má fé e difamação tem limites ...É um Acordo de Gestão e Cooperação. Para a Agência AGC entre o Senegal e a Guiné-Bissau ...Trata da gestão, não da exploração de Petróleo que nem se sabe ainda se existe ...Haja seriedade...

Fonte:  Gaitu Baldé 

Veja Também:

Guiné-Bissau ratifica o acordo da modalidades da mobilidade dos cidadãos da CPLP

Através de um decreto presidencial e, a partir de Janeiro, pessoas com passaporte diplomático, de serviço e de Estudo podem viajar livremente nos países da língua oficial portuguesa.👇



Estamos a Trabalhar

Cooperação militar Guiné Bissau Portugal: Portugal vai aumentar o investimento na cooperação militar com a Guiné Bissau ...RTP AFRICA REPORTER.

Reunião entre os combatentes da liberdade da pátria afetos ao MADEM-G15.

Conselho dos veteranos do Madem-G15, reuniram-se em Bafatá, para estudarem estratégias para o partido.

MADEM-G15 I SPERANÇA DI POVO🇬🇼

 Madem-G15 Movimento para Alternância Democrática