23 de dezembro de 2018

Presidente JOMAV: “TEMOS QUE FAZER UM REFERENDO PARA REVERMOS A NOSSA CONSTITUIÇÃO”

O Presidente da República, José Mário Vaz, advertiu aos guineenses que é chegada a hora avançar para um referendo para que se possa fazer uma revisão constitucional na Guiné-Bissau. No entendimento do Chefe de Estado, o “problema da Guiné-Bissau não é de pessoas, mas sim das instituições, isto é, do sistema político vigente”.

José Mário Vaz falava ontem à noite, 22 de dezembro 2018, durante um jantar oferecido aos funcionários da Presidência da República, no âmbito da quadra festiva. O Presidente da República aproveitou igualmente a ocasião para desejar as boas festas de natal ao povo guineense bem como aos cidadãos estrangeiros que vivem no país e aos guineenses na diáspora.

Sobre a questão da revisão constitucional, disse que o falecido General-Presidente, João Bernardo “Nino” Vieira tinha todas as possibilidades para resolver o problema da Constituição da Guiné-Bissau.

“Há muito puxa-puxa sobre a questão da nossa constituição. Temos que fazer um esforço para ultrapassarmos esta situação! Se fizermos a revisão constitucional, o nosso país vai sossegar-se de uma vez para sempre e todos sairemos a ganhar. E quem dirigir o país depois da revisão da constituição trabalhará tranquilamente, sem grandes problemas”, declarou.

O Presidente da República assegurou ainda que é preciso completar o ciclo das eleições com a realização das eleições autárquicas, frisando que “se não fizermos as autárquicas, o nosso país não irá a lado nenhum. As autarquias criam postos de trabalho e promovem desafios entre os responsáveis das cidades no sentido de trabalharem para o desenvolvimento local”.

Por: Assana Sambú

OdemocrataGB