quarta-feira, 19 de maio de 2021

MARCELO REBELO DE SOUSA FAZ BALANÇO DA SUA RECENTE DESLOCAÇÃO A GUINÉ-BISSAU

RadioBantaba 

Os Juristas do PAIGC vieram do Planeta Marte para não perceberem a matéria do Planeta Terra...Afirma o Democrata em ação.

Por O Democrata Osvaldo Osvaldo

Mesmo com Curriculum Vitae das derrotas, o encontro dele com o PRESIDENTE PORTUGUÊS sem quaisquer equívocos, é e foi um grande gesto, mas tudo aconteceu com muita emoção e gratidão para os seus militantes e simpatizantes assimilados, desassossegados ficarem animados perante o respeito próprio, sei que DSP tem vergonha por seus atos, por isso, o Gajote usa explícitas expressões para conquistar o que já perdeu. 

Por definição: o DSP, é um Herói da resistência que tem comportamento sectário de um homem político intelectual que não compreende o seu próprio país, é a hora de ele apelar para o diálogo NACIONAL, caso contrário, DSP vai afundar no mar.

O nosso irmão virou veterano amargurado dos derrotados, quase moribundos da África. 

Como é que o líder do maior partido político da Oposição na Guiné-Bissau ainda não entende qual é o seu papel na Oposição? 

Onde está o sentido de Estado do DSP que julga ser um político preparado ?

DSP continua a pensar ser o único que deve ser ouvido no que toca a legitimidade de um Presidente da República? 

Agora, o DSP dá moral ao Estado Português sobre a legitimidade de um Presidente da República e violação dos direitos humanos?

 E consequentemente, o dono de toda a verdade em razão da matéria Constitucional, só na Guiné-Bissau e lado nenhum mais do mundo. 

Resumindo e concluindo:

DSP, todas as Instituições mundiais têm relações que estão acima dos interesses dos partidos POLÍTICOS.

Os Chefes de Estado e Distintas Personalidades Mundiais e os Estudantes de direito Constitucional e relações internacionais moderno com méritos próprios sabem do que Professor Marcelo Rebelo de Sousa quer dizer sobre o assunto na Guiné-Bissau, quando disse que a sua visita não interessa quem é o Chefe de Estado ou o Chefe de Governo .

O certo é que, os Juristas do PAIGC vieram do Planeta Marte para não perceberem a matéria do Planeta Terra.

Portanto, a manipulação que o Senhor quer fazer na Guiné-Bissau é de instrumentalizar técnicamente a Sociedade jurídica Guineense sem mérito.

É importante e é essencial para a compreensão do seu percurso político após a guerra política durante 6 anos sem estratégias.

Mesmo se suas interpretações barratas pelos vitos diversas e variadas, várias afirmações políticas no seio dos Guineenses como contundentes, não se sustentam as minhas observações empíricas e acadêmicas, os menos esclarecidos estão de acordo sobre diversos pontos que DSP fala sem nexo no sentido acadêmico.

Porque há muitas diretrizes afirmadas ao público por DSP na Guiné-Bissau e os inconscientes batem palmas, mas para mim, são conjuntos de aberrações, incongruência teóricas e mentais que terminam em boa parte dos erros flagrantes de um Político escrutinado academicamente.

Portanto, DSP é um Político equívocado de certa forma do assunto político. 

Afirma o Democrata em ação.



Guiné-Bissau e SãoTomé/Príncipe assinam acordo cooperação pra preforço das históricas relações amiza

 RadioBantaba 

Veja Também:

Assinatura de acordos entre a Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe

Incongruência em pessoa abandona o barco e deixa os seus seguidores à deriva!

Por Palmira Fortes 

Incongruência em pessoa abandona o barco e deixa os seus seguidores à deriva!

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO 01

O líder do Paigc mais uma vez confuso com as suas ideias, se é que ainda podem-se chamar de ideias.

 Depois de ter promovido toda uma onda de descontentamento, encomendando reportagens, manifestações, etc. Um verdadeiro carnaval, onde o cerne da questão seria a visita do Presidente Marcelo à Guiné Bissau. Aliás, é bom corrigir. A vinda do Presidente Marcelo ter com o seu Homologo Umaro Sissoco Embaló. Agora sim!

 Carnaval montado, chuva de reportagens, da ex ministra da justiça agora em Portugal, ao presidente da liga dos Direitos Humanos, passando por uma gritaria infernal e sobretudo infantil deste líder, chegando a gravar um dos seus enfadonhos vídeos dizendo que gostaria muito de acolher o Prof. Marcelo, mas as condições que o Presidente viria à Guiné não seriam as mais adequadas.

 Não é que o líder no final do dia, não conseguiu fugir à tentação?! Saiu de onde estava e não perdeu a oportunidade de estar com o Marcelo. Desta vez a desculpa desta mudança de paradigma é por que foi convidado a estar com o mesmo, por via do assessor.

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO 02

Será que precisamos de fazer um Doutoramento para compreender que o convite já estava plasmado no programa desde que o DSP berrava para cancelar esta visita e, que em organização nenhuma seria o Marcelo a ligar para ninguém?

O convite para o DSP não foi único nem especial como o mesmo tenta erradamente mostrar. O convite foi endereçado a todos os líderes dos partidos e, ele não é uma exceção. Tudo o que ele poderia fazer seria DECLINAR, coisa que não o fez! O motivo é público e conhecido. O líder tem o coração TUGA, gosta e baba-se pela CI.

E agora como fica a Rute, o Miguel de Barros, o Aly Silva, os militantes que seguiram o dito líder e espernearam com ele? 

O DSP promoveu um verdadeiro carnaval e no final foi a correr para não perder a oportunidade de estar com o Marcelo. Ainda assim esteve e levou o seu valente puxão de orelhas. Pabia anos inda nó ca obi purtuguis, ma Marcelo contau el drito!

Os outros que o seguiram que se amanhem ...

BISSAU_ Presidente da República Democrática de São e Príncipe, Evaristo do Espírito Santo Carvalho está em visita oficial de 4 dias ao país.

RadioBantaba

Veja Também:

Recepção oficial do Presidente da República de São Tomé e Príncipe Sr Evaristo do Esperito Santos Carvalho




SINDEPROF DENUNCIA PLANO DE RECRUTAMENTO DE TROPAS PARA LECIONAREM NAS ESCOLAS PÚBLICAS

Mauricio Odemocrata  19/05/2021

O Sindicato Democrático dos Professores (SINDEPROF) denunciou que está em marcha um plano de recrutamento de tropas guineenses para substituir os professores em greve, para assumir horários nas escolas públicas. 

O plano, segundo o presidente do SINDEPROF, Alfredo Biaguê, terá sido orquestrado pelo Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, que terá dado orientações para que os militares Guineenses fossem selecionados e lhes fossem distribuídos os horários para lecionarem nas escolas públicas.

Alfredo Biaguê revelou, em conferência de imprensa,  que na reunião tida na segunda-fgeira, 17 de maio de 2021, o Presidente da República terá ordenado que a greve fosse levantada ou  os militares com nível académico de décimo primeiro ano de escolaridade, formados no Tchico Té e na ENA seriam chamados para darem aulas nas escolas públicas.

Dise que apesar das ameaças  a “União Nacional dos Trabalhadores da Guiné -UNTG” mantém-se firme e vai continuar as paralisações na Função Pública até que sejam respeitadas as suas exigências”.

Por outro lado, o porta-voz da Comissão Negocial da greve, João Domingos da Silva, explicou que a UNTG foi convocada pelo Ministério da Administração Pública Trabalho, Emprego e Segurança Social para uma reunião no salão de Conselho de Ministros sem ter sido informada que o chefe de Estado estaria presente na reunião.

João Domingos da Silva acusou o Chefe de Estado de  recusar reunir-se com os membros da Comissão Negocial, por não ter visto no encontro o Secretário Geral da UNTG.

Neste sentido, Domingos da Silva pediu aos trabalhadores públicos a manterem-se firmes e determinados na luta pelos seus direitos e conquista da dignidade laboral, tendo afirmado que a greve vai continuar até que as reivindicações sejam atendidas.

Por: Djamila da Silva

UNTG estranha que greve geral tenha sido desconvocada pelo Governo

Bissau, 18 mai 2021 (Lusa) - Um porta-voz da União Nacional dos Trabalhadores da Guiné (UNTG), maior central sindical guineense, João Domingos da Silva, afirmou hoje estranhar que a greve geral da Função Pública tenha sido desconvocada por parte do Governo.

Á saída de uma reunião, na segunda-feira, entre alguns sindicatos da Função Pública, associações estudantes, o Governo e o Presidente guineense, Bacar Daramé, um porta-voz dos estudantes, disse que Umaro Sissoco Embaló havia declarado o fim da greve nas escolas públicas.

Desde dezembro que as escolas públicas na Guiné-Bissau estão fechadas por causa de greves dos professores em obediência à onda de paralisações decretadas pela UNTG.

João Domingos da Silva considerou como "estranho o anúncio do fim da greve" e defendeu que a paralisação tanto nas escolas públicas como na própria Função Pública "mantêm-se de pé".

O porta-voz da UNTG esclareceu um episódio que aconteceu na reunião de segunda-feira, em que o Presidente guineense exigiu a saída da sala dos elementos da comissão negocial da central sindical "por considerar desrespeito para a sua pessoa a ausência do secretário-geral", Júlio Mendonça.

João Domingos da Silva explicou que no convite dirigido à UNTG não se solicitou de forma obrigatória a presença do secretário-geral.

"Ficamos surpresos em ouvir que as pessoas que não tomaram parte nessa reunião sofrerão consequências", declarou o porta-voz da UNTG, que admite ter ocorrido uma falha de comunicação entre o Governo, que fez o convite, e a Presidência da República.

A UNTG tem convocado, desde dezembro, ondas de greves gerais na Função Pública, entre outros, para exigir do Governo a exoneração de funcionários contratados sem concurso público, melhoria de condições laborais e o aumento do salário mínimo dos atuais 50.000 francos cfa (76 euros) para o dobro.

In LUSA

Partida de Sua Excelência Presidente Marcelo Rebelo de Sousa

MARCELO REBELO DE SOUSA DISTINGUIDO COM A MEDALHA AMILCAR CABRAL

- JUIZ CONSELHEIRO MAMADU SAIDO BALDÉ ELEITO PRESIDENTE DO SUPREMO TRIBUNAL DE JUSTIÇA


In RTP AFRICA