quarta-feira, 13 de março de 2019

Reação política!

Diretor da campanha eleitoral do partido, Marciano Barbeiro, revelou que MADEM-G15 apresentou "conjunto de queixas à CNE" na sequência da divulgação dos resultados provisórios que dão a vitória ao PAIGC. Partido apela à serenidade até à avaliação das queixas, confiando que Comissão Nacional de Eleições fará "trabalho responsável".


Madem-G15/Sector Autónomo Bissau

UNFORTUNATELY, PRS HAVE LEARNT A LESSON IN A HARD WAY!

TO MANIPULATE ELECTION RESULT IS A REALLY BAD EXAMPLE SET BY THE REPRESENTATIVES OF INTERNATIONAL COMMUNITY IN GUINEA BISSAU!

Eleições legislativas - PAIGC satisfeito com resultados obtidos

Bissau, 13 mar 19 (ANG) - O delegado do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde do (PAIGC) junto à Comissão Nacional de Eleições disse estar satisfeito com os resultados obtidos nestas eleições, alegando ser o povo que determinou os 47 mandatos do partido.

José Carlos Luís da Fonseca que falava à imprensa após divulgação dos resultados provisórios globais das legislativas de 10 de Março, disse que é o povo que entendeu por bem atribuir ao PAIGC 47 mandatos, e que a  colaboração de outras formações políticas que assinaram o acordo de incidência parlamentar  permitirá ao partido governar com tranquilidade.

Instado sobre as eventuais dificuldades no parlamento, disse acreditar que os assinantes vão cumprir o que está plasmado no documento ou seja aquilo que precedeu a vontade das partes, por isso garante que não haverá problemas.

Em representação da Rede das Mulheres no Espaço da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (REMSECAO), Elisa Pinto lamenta a pouca presença das mulheres no parlamento guineense.

Esta pouca presença, segundo Elisa Pinto revela aquilo que têm vindo a dizer, de que as mulheres são colocadas nos lugares não legíveis e é o que acontece em muitas formações políticas onde as mulheres não foram eleitas e ficaram fora do parlamento.

“Mesmo assim garanto que a nossa organização vai prosseguir com a luta para que um dia a representação feminina seja significativa na Assembleia Nacional Popular e não só”, prometeu.

O PAIGC vence eleições com 47 deputados, uma maioria relativa que contará com apoio de mais três outras formações políticas no parlamento, segundo dados globais provisórios hoje divulgados pela CNE.

ANG/LPG/AC//SG  

Général Umaro El Mokhtar Sissoco Embalo - Thank you the population guinea-Bissau especially the activists and activists of madem-G15 for this result of the 27 members.


Général Umaro El Mokhtar Sissoco Embalo


TESTIMONY!

POWER IS BEST IN THE HANDS OF THOSE THAT MERIT IT! 
PAIGC DESERVED THIS VICTORY!

Nas ruas de Bissau, os apoiantes do PAIGC fazem a festa após o anúncio dos resultados provisórios pela Comissão Nacional de Eleições que dão a vitória ao partido de Domingos Simões Pereira.

                            Assistir Vídeo Aqui

DW Português 

PAIGC ganha eleições legislativas na Guiné-Bissau

Domingos Simões Pereira leva partido a segunda vitória com maioria simples

O Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) venceu as eleições legislativas do último domingo com 47 dos 102 mandatos no Parlamento, revelou hoje a Comissão Nacional das Eleições, numa conferência de imprensa liderada pelo seu presidente José Pedro Sambú.

Em segundo lugar, ficou o Movimento para a Alternância Democrática (Madem-G15) com obteve 27 mandatos; e em terceiro o Partido de Renovação Social (PRS), a tradicional segunda força política, desde 1999, conseguiu 21 deputados .

A APU conseguiu cinco deputados, PND e a União para a Mudança (UM), um mandato cada.

O anúncio dos resultados foi antecedido, entretanto, da assinatura de dois acordos políticos de incidência parlamentar, envolvendo, as quatro principais forças políticas concorrentes.

Os líderes do PAIGC, Domingos Simões Pereira, e da Assembleia do Povo Unido Nuno Nabian assinaram um acordo de incidência parlamentar com a necessidade de dar estabilidade ao país.

Documento semelhante foi também assinado entre o Madem-G15 e o PRS.

"Este acordo político é para estabilizar o país", afirmou Alberto Nambeia, presidente do PRS, sublinhando que é preciso haver entendimento para o desenvolvimento do país.

Refira-se que, antes das eleições, o PAIGC, o PND e UM tiham assinado um acordo pós eleitoral.

Caso o PAIGC consiga que a APU, o PND e a UM sustentem o seu eventual Governo, o partido, que já tinha vendido a eleições de 2014, pode conseguir 54 deputados, dos 102 do Parlamento.

VOA

Última hora! - Eleições legislativas na Guiné-Bissau Resultados Provisórios Anunciado hoje pelo CNE



CNE divulga resultados provisórios das legislativas de 10 de março, domingo. Ao todo sao 21 partidos concorrentes.


                    Assistir Vídeo Aqui

Braima Darame

Tic-tac: A cerimónia oficial da divulgação dos resultados provisórios pela CNE está muito atrasada... Ainda não chegou ao hotel o presidente da CNE, José Pedro Sambú.







Braima Darame


A Guiné-Bissau em grande expectativa

Assembleia Nacional Popular da Guiné-Bissau.
Liliana Henriques / RFI

Depois das eleições legislativas de domingo em que mais de 761 mil eleitores foram chamados às urnas para escolher entre os candidatos de 21 partidos quem vai ocupar os 102 assentos que conta a Assembleia Nacional Popular, eleições cujo civismo e clima de tranquilidade têm sido até agora unanimemente saudados tanto pela CNE como pelos observadores internacionais, começam a surgir sinais de grande expectativa.

Ontem, durante o dia, alguns partidos começaram a tomar posicionamentos públicos. O antigo chefe do governo Baciro Djà, líder da Frente Patriótica de Salvação Nacional, assumiu a derrota e felicitou os vencedores das eleições.

No final da tarde, foi a vez do PAIGC, partido mais votado em 2014, de tomar a palavra. Em conferência de imprensa, ao justificar a convocação desta comunicação pela necessidade de desmentir informações que têm estado a circular, o porta-voz desta formação vincou não pretender “substituir-se à Comissão Nacional de Eleições". Sem entrar em detalhes, João Bernardo Vieira referiu ainda que o PAIGC estava em posição “confortável” para governar e apelou os militantes a aguardar na tranquilidade pelos resultados provisórios oficiais.

Pouco depois, o Madem também se expressou. Falando em nome do partido, Marciano Silva Barbeiro, coordenador da campanha eleitoral do Madem, apelou igualmente os guineenses a “manterem a calma e serenidade” e referiu que de acordo com os dados na posse desta formação “nenhum partido obteve maioria absoluta” e que “o Madem está em condições de participar na governação do país ao longo dos próximos 4 anos”.

Esta manhã, o PRS fez igualmente uma comunicação reagindo ao que qualificou de “infeliz declaração do PAIGC”. Ao acusar esta formação de “não respeitar as competências da CNE“, Victor Pereira, porta-voz do PRS, afirmou que ”pelas informações que todos os partidos têm (…) nenhum dos partidos atingiu, sequer, a barra dos 40 deputados”. Ao contestar “a informação de maioria folgada que o PAIGC sustenta”, Victor Pereira também convidou todos a aguardarem pelos resultados provisórios.

De referir que ainda nesta segunda-feira, na sua última comunicação, a CNE exortou a comunidade nacional, internacional e especialmente os partidos concorrentes nesGFtas eleições a se absterem de veicular dados relativos às eleições, recordando que a divulgação dos resultados eleitorais é da competência exclusiva da Comissão Nacional de Eleições.

Ainda de acordo com a porta-voz da CNE, Felizberta Moura Vaz, os resultados provisórios destas eleições deveriam ser conhecidos a partir desta Quarta-feira, em cumprimento do prazo legal mínimo de três dias a seguir ao escrutínio.

Nesta terça-feira a CPLP, Comunidade dos países de língua portuguesa, e a União Africana fizeram o balanço das respectivas missões de observação eleitoral.

Rafael Branco, antigo primeiro-ministro são-tomense, chefiou a missão da organização panafricana, ele admitiu que o escrutínio decorreu em ambiente de paz tendo sido "livres e transparentes".

Por seu lado a comunidade lusófona, por intermédio de Luiz Vilarinho Pedroso, que chefiou a respectiva equipa de observação eleitoral, embaixador do Brasil em Addis Abeba, na Etiópia, elogiou a forma como o processo eleitoral foi conduzido.

RFI

O Movimento para a Alternância Democrática (Madem-G15) e o Partido de Renovação Social (PRS) assinaram na terça-feira um acordo de incidência parlamentar e governativa para a estabilidade da Guiné-Bissau.

                              Assistir Vídeo Aqui
"Este acordo político é para estabilizar o país", afirmou Alberto Nambeia, presidente do PRS, sublinhando que é preciso haver entendimento para o desenvolvimento do país.

Segundo Alberto Nambeia, que falava na sede do Madem, em Bissau, capital do país, onde o acordo foi assinado, é altura de todos os guineenses lutarem pela sua terra.

"A Guiné-Bissau não merece o que se passa hoje. A guerra entre nós não acaba com as greves, más estradas e saúde. Só assim conseguimos garantir tudo para os nossos filhos", acrescentou.

Declarações de Braima Camará líder do MADEM-G15 no ato de assinatura do acordo com incidência parlamentar e governativa com o PRS


                           Assistir Vídeo Aqui
Braima Camará agradeceu também ao PRS a "oportunidade" de terem uma "maioria clara" para estabilizar a Guiné-Bissau.

"O Madem e o PRS é que têm condições para ter uma maioria para salvar a pátria", frisou.

O acordo assinado entre os dois partidos é de incidência parlamentar e governativa e o primeiro-ministro será designado pelo partido com maior representação parlamentar.

Braima Darame