quinta-feira, 4 de julho de 2019

Madem G15 reage a formação do novo Governo







Aliu Cande

UE APOIA PROJECTO DE PROMOÇÃO DE OPORTUNIDADES ECONÓMICAS NA GUINÉ-BISSAU

A União Europeia (EU) fez, esta quinta-feira (04 de Julho), em Bissau, a apresentação do programa “Ianda Guiné! – Nó Lanta, Nó Pega”, a iniciativa visa apoiar à sociedade civil da Guiné-Bissau

Trata-se da implementação efectiva do programa apresentado no ano de 2018 denominado “Programa para a Resiliência e as Oportunidades Socioeconómicas - ProGB” e abrange áreas estratégicas para a melhoria das condições de vida da população guineense sobre a Saúde e Nutrição; Água e Energia; Agricultura e Avicultura; Estradas; apoio à Sociedade Civil.

Durante o acto da apresentação, o chefe do sector do Desenvolvimento Socioeconómico da delegação da União Europeia, Patrick Daniel Ramananarivo, diz que entre, as oito acções agendadas, três estão em andamento nomeadamente; a ianda arroz (anda arroz), galinhas e ianda djuntu onde ianda luz ku água (anda luz e água) está quase para se iniciar no país.

Carlos Alberto Barbosa, em representação do primeiro-ministro, aproveitou a ocasião para mostrar a sua preocupação face a evolução da situação macro económica e fiscal do país em decorrência dos efeitos subjacentes ou atrasos verificados no processo da exportação da castanha de Caju.  

O programa “ianda Guiné” é uma iniciativa da União Europeia para o povo da Guiné-Bissau de promoção de oportunidades sociais e económicas.

Durante o evento foram apresentadas as diferentes acções, em particular as que já iniciaram actividades, nomeadamente as relativas à agricultura (arroz de mangal), avicultura (galinhas e pintos) e ao apoio às organizações de cidadãos. 

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Marcelino Iambi

radiosolmansi.net

“Investimentos na Guiné-Bissau ultrapassam 87 mil milhões de francos CFA”, diz representante residente

Bissau, 03 jul 19 (ANG) – O representante residente da União Económica Monetário da África Ocidental (UEMOA), Georges Sehoue disse que os investimentos na Guiné-Bissau ultrapassam 87 mil milhões de francos cfa.

Segundo o Jornal Nô Pintcha, Geoges Sehoue que falava no quadro das celebrações dos 25 anos da UEMOA no país disse que o montante fora utilizado em vários programas e projectos a favor das populações, destacando o programa hidráulico que visa contribuir de forma durável para a melhoria de acesso à água potável pelas populações rurais através da execução de 400 furos de água, orçados em mais de quatro mil milhões de francos cfa.

Aquele responsável disse ainda que no sector energético, o Programa de Desenvolvimento de Energias Renováveis e da Eficácia Energética da UEMOA (PRODERE) financiou o fornecimento e instalação de 1.363 lâmpadas e 126 kits solares fotovoltaicos, orçados em mais de dois mil milhões de francos CFA, estes painéis, em algumas artérias da cidade de Bissau e do interior.

Disse que no sector das pescas, o projecto co-gestão das pescas das rias do Sul do país está em vias de promover a gestão durável e participativa dos pescadores artesanais, nos principais rios e contribuir para a redução da pobreza das comunidades costeiras, acrescentando que acresce a estas intervenções, o apoio às campanhas agrícolas entre 2013 e 2017 que consistiram na formação de produtores agrícolas sobre a forma de garantir a segurança alimentar e melhorar o nível de vida dos agricultores.

Geoges Sehoue referiu que a central Biomassa instalada em Safim, arredores de Bissau, é uma intervenção da UEMOA na Guiné-Bissau, mas que se encontra inoperacional tendo sido orçado em 350 milhões de francos cfa. Explicou que a implementação desse projecto na Guiné-Bissau visava o aproveitamento do potencial que o país tem na produção de castanha de caju para a central funcionasse inteiramente na transformação da castanha como carburante.

Informou que a organização investiu no laboratório da biossegurança instalado no quadro de reabilitação do Hospital 3 de Agosto, 200 mil milhões de francos incluindo materiais e formação do pessoal, e revelou que actualmente a UEMOA tem um projecto de apoio técnico ao país que abrange o sector de saúde, orçado em mais de mil milhões de francos cfa, que visa capacitar técnicos administrativos e funcionários públicos, para além de um projecto de apoio ao sector da educação, concretamente ao ensino superior, para formação e aquisição de equipamentos, com um orçamento de mais de dois mil milhões de francos cfa.

Os fundos com os quais a UEMOA suporta os seus programas e projectos na segundo este responsável, provém de recursos próprios da organização através de uma taxa comunitária (PCS) colectada a partir das exportações feitas ao nível do espaço, e também de recursos externos mobilizados juntos de doadores internacionais como o Banco Mundial e outras entidades financiadoras.

George Sehoue promete a continuidade da implementação dos programas e projectos a favor do povo da Guiné-Bissau, e apela as populações beneficárias para o bom uso dos apoios.

A intervenção da UEMOA na Guiné-Bissau totaliza 49 programas e projectos, dos quais 34 estão integralmente concluídos com o investimento calculado em mais de 87 mil milhões de francos CFA.

A organização sub-regional ainda intervém nos domínios de desenvolvimento territorial, infra-estruturas, urbanismo, assim como da governação económica.

A UEMOA foi criada em 10 de Janeiro de 1994 por sete países que utilizavam o franco cfa como moeda, nomeadamente Benin, Burkina Faso, Costa de Marfim, Mali, Níger, Senegal e Togo. A Guiné-Bissau é o oitavo país a aderir à organização a 2 de maio de 1997.

faapa.info/blog

Nomeação do novo PGR/Reacções - Inspector Superior Contra Corrupção considera Embassa figura ideal para o cargo

Bissau 03 Jul. 19 (ANG) – O Inspector Superior Contra Corrupção afirmou hoje que o novo Procurador-Geral da República tem todas as condições morais e intelectuais para exercer a função de advogado do Estado com sucesso e imparcialidade.

Francisco Benante
Francisco Benante falava numa entrevista exclusiva à ANG disse que, como cidadão guineense atento a actual situação do país e alguém que conhece bem o agora PGR e como sendo uma pessoa simples, aberto e trabalhador, e que uma pessoa com tais características pode ser um bom árbitro, salientando que todos os que querem o bem para a Guiné-Bissau devem trabalhar com ele.

“Na verdade deves-me perguntar o que espero do novo Procurador-Geral da República, porque o seu antecessor meteu medo ao povo guineense no que concerne a verdadeira função deste órgão tão importante do país, mas tenho certeza de que este novo vai trabalhar de forma muito diferente”, disse.

Benante sustentou as suas afirmações, dizendo  que mesmo sendo uma personalidade que pertence ao partido mais votado nas últimas eleições legislativas, neste caso o PAIGC ou pertencente a nova maioria que está a governar, quem vir a infringir a lei ele vai lhe chamar a razão.

O antigo Presidente da Assembleia Nacional Popular (ANP), disse que Ladislau Clemente Embassa é a pessoa certa no lugar, tendo afirmado que ele vai dar boa resposta ao povo guineense ou seja vai cumprir as leis cingindo  na Constituição da República.

ANG/MSC//SG

COMUNICADO MOVIMENTO DOS CIDADÃOS CONSCIENTES E INCONFORMADOS


Reunida a sua direcção para analisar a actual situação sociopolítica do país, o MCCI vem tornar público o seguinte:

1. Saudar a luta pacífica, persistente, consciente e inconformada do povo guineense contra a Ditadura do JOMAV, que está no princípio do seu fim;

2. Encorajar o povo a manter-se intransigente e de vigilância firme para com a governação do PAIGC e seus aliados nos próximos quatro anos, em defesa dos superiores interesses da nação;

3. Saudar a presença de jovens e mulheres no governo acabado de tomar posse;

4. Lembrar ao governo que tem um conjunto de compromissos eleitorais a cumprir, nomeadamente o projecto de governação "Pa terra ranka mas um bias i pa sol iardi pa tudu djinti";

5. Exigir urgente demissão de todas as nomeações nepotistas dos governos inconstitucionais do JOMAV, em especial do Celso de Carvalho, Comissário da Policia da Ordem Pública e carrasco do do seu Regime e especialista na violação dos Direitos Humanos;

6. Exortar o governo a primar pela gestão rigorosa das finanças públicas, exigindo que tome medidas urgentes concernentes a cortes de todos os subsídios de representação, incluindo do ex-Presidente da República, e reduzir as suas viagens ao mínimo necessário, até depois das eleições presidenciais;

7. Encorajar a CNE a se comprometer com a lei e com o povo no cumprimento da sua missão de organizar as eleições presidenciais livres, justas e transparentes;

8. Lembrar ao GTAPE que é necessário actualizar o caderno eleitoral para integrar cidadãos a atingir a idade eleitoral até à data das eleições.

Bissau, 03.07.2019

Povo i ka lixo!

O Movimento

Rádio Jovem Bissau

Só quem não conhece a realidade política e social da Guiné-Bissau ignora que, quando alguém fica de fora de um Governo, de um cargo público de relevo, duma nomeação que permita acesso a mordomias e ao "cofre do Estado", está lançado o mote para uma nova crise...

Por Fernando Casimiro

Penso que o Presidente da República da Guiné-Bissau nunca teve uma oportunidade de desfrutar a acalmia do poder, como as condições agora criadas lhe irão proporcionar, até à realização das próximas eleições presidenciais agendadas para 24 de Novembro próximo, mas cujo mandato, poderá estender-se até Fevereiro de 2020, segundo o novo cronograma da Comissão Nacional de Eleições, caso haja uma segunda volta das eleições presidenciais e o calendário entre a oficialização dos resultados e a tomada de posse do novo Presidente da República.

Com a publicação, hoje, 03.07.2019 de 2 decretos-presidenciais: um, sobre a nomeação do novo Procurador-Geral da República e, outro, sobre a nomeação do novo Governo, por via das decisões, exigências, imposições da 55ª Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO, realizada a 29 de Junho de 2019 em Abuja, o Presidente da República (não adianta a designação ex-Presidente, ou Presidente cessante), porque se ele não tivesse de facto Poderes e Legitimidade, e fosse apenas uma figura decorativa, não seria ele a nomear e a empossar, quer o novo Procurador-Geral da República, quer o novo Governo. Que isto fique claro, inclusive, para o Presidente do PAIGC e também, para o Constitucionalista português, Professor Doutor Jorge Miranda!

E agora, o que virá a seguir, quando todos nós, Guineenses, sabemos que o Estado é o maior e o melhor empregador de sempre...?

Talvez tenha saído a "sorte grande" ao Presidente da República e a partir de hoje, tenha começado o período de cobranças por via da consumação de um novo Governo, aos partidos da maioria parlamentar.

O que acontecerá na Assembleia Nacional Popular nos próximos tempos, face ao impasse e à recusa de diálogo e busca de entendimento da maioria frágil e precária, com a oposição?

Quem quer avançar com Reformas políticas e governativas, tendo uma maioria frágil, ignorando que só com os votos favoráveis da oposição conseguirá obter os votos de 2/3 necessários para validar, aprovar uma série de reformas legais, revisões constitucionais e, processos legislativos?

Só quem não conhece a realidade política e social da Guiné-Bissau ignora que, quando alguém fica de fora de um Governo, de um cargo público de relevo, duma nomeação que permita acesso a mordomias e ao "cofre do Estado", está lançado o mote para uma nova crise...

Sem negativismos, mas com realismo, aguardemos, conhecendo-nos , enquanto Guineenses...

Positiva e construtivamente.

Didinho 03.07.2019

Ministro dos Negócios Estrangeiros saúda novo governo da Guiné-Bissau

O ministro dos Negócios Estrangeiros (MNE), Augusto Santos Silva, saudou hoje o novo governo da Guiné-Bissau, através de uma mensagem divulgada na rede social Twitter.

“Saudamos o novo Governo da Guiné-Bissau, ao qual desejamos os maiores êxitos, a benefício do bem-estar do seu povo”, escreveu-se na mensagem divulgada na conta oficial do Ministério dos Negócios Estrangeiros nesta rede social.

O Presidente guineense, que completou cinco anos de mandato a 23 de junho, nomeou hoje o novo Governo e o Procurador-Geral da República, depois de a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) ter dado no sábado, durante a sua cimeira de chefes de Estado e de Governo, o dia de hoje como data limite para ambas as nomeações.

Lusa

Rádio Jovem Bissau

DSP visita sede da APU-PDGB

Logo a seguir à tomada de posse dos membros do governo, o líder do PAIGC deslocou-se à sede nacional da APU-PDGB para partilhar o sentimento convergente de que a coligação está forte e juntos seremos ainda mais fortes. 




FOTOS: Sydney Monteiro

Discurso do Presidente da República da Guiné-Bissau, José Mário Vaz na cerimônia de posse do novo governo.

PR guineense diz que nomeação de Governo foi sonho concretizado
                     ASSISTIR VÍDEO AQUI

O Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, disse hoje que a nomeação do novo Governo é um sonho concretizado e salientou que os membros do Executivo têm uma missão difícil, porque o país tem muitos problemas e desafios.

"É verdade que não foi fácil, foi muito difícil num espaço de 48 horas poder concretizar este sonho que é o sonho realmente de todos os guineenses. Fico feliz também porque sinto o dever cumprido. O compromisso que tomamos perante os nossos pares da comunidade internacional e, sobretudo dos meus pares da CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental), foi possível de facto concretizar esse grande sonho que é dar posse ao novo Governo e também ao novo Procurador-Geral da República", afirmou José Mário Vaz.

O Presidente guineense falava na cerimónia de tomada de posse do novo Governo e do Procurador-Geral da República.

"Novos membros do Governo, a missão que vos espera não será uma missão fácil, o país tem muitos problemas, há muitos desafios. Eu coloco-me à vossa disposição. Tudo que eu possa contribuir para o sucesso desse Governo, porque não é o governo de A, de B, ou de C, é o Governo da Guiné-Bissau, do povo da Guiné-Bissau, é o Governo da República de modo que estamos prontos a arregaçar as mangas e a ajudar este Executivo para tenha sucesso, porque o sucesso é do povo", sublinhou.

O Presidente guineense, que completou cinco anos de mandato a 23 de junho, nomeou hoje o novo Governo e o Procurador-Geral da República, depois de a CEDEAO ter dado no sábado, durante a sua cimeira de chefes de Estado e de Governo, o dia de hoje como data limite para ambas as nomeações.

A crise política continuava na Guiné-Bissau depois de José Mário Vaz ter recusado por duas vezes nomear para o cargo de primeiro-ministro Domingos Simões Pereira, presidente do PAIGC, partido mais votado nas eleições de 10 de março.


O vencedor das eleições acabou por indicar Aristides Gomes, nome aceite pelo Presidente, que, no entanto, não nomeou o Governo indicado pelo novo primeiro-ministro até ao dia 23 de junho, violando assim um anterior prazo estipulado pela CEDEAO para o fazer.


A breve declaração do líder do PAIGC, Domingos Simões Pereira, após a tomada de posse do novo governo liderado por Aristides Gomes.




Declarações do novo Ministro da Educação e Ensino Superior, Dautarin da Costa após a tomada de posse esta quarta-feira.



Suzi Barbosa, a nova ministra dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau.

Na sua breve declaração à imprensa após a cerimônia de posse do novo governo, Barbosa promete trabalho para melhorar a imagem da Guiné-Bissau no exterior.


licenciada em Relações Internacionais, mestre em Desenvolvimento e Cooperação Internacional, fala 6 idiomas e foi vencedora do prémio Pan-Africano Humanitário em 2017 por seu trabalho de empoderamento das mulheres, social leadership e gender advocacy.



Fonte: Alison Cabral / RTP.PT / Aliu Cande