segunda-feira, 17 de agosto de 2020

17 de agosto de 2020 - Comunicação da Alta Comissária para o combate à COVID-19 na Guiné-Bissau

Luís Vaz Martins: “BACAI SANHÁ JÚNIOR NÃO TEM NENHUM PROCESSO”

O porta-voz do coletivo de advogados mandatados para seguir o processo de Malam Bacai Sanhá Júnior, detido no sábado 15 de agosto de 2020, afirmou que não existe nenhum processo contra o seu cliente.

O antigo dirigente foi detido, segundo Luís Vaz Martins, dentro do território nacional  por elementos da Guarda Nacional (GN) colocados junto à linha fronteiriça, sob várias acusações, quando tentava atravessar a fronteira para o Senegal, onde ia assistir um familiar doente em Ziguinchor e terá passado por vários procedimentos.

Esta segunda- feira, 17 de agosto de 2020, depois da sua audição no Ministério Público, Bacai Sanhá Júnior foi reconduzido às instalações da GN, onde permaneceu por algumas horas.

Vaz Martins disse ao jornal O Democrata que não foram notificados do despacho que o reconduziu à Guarda Nacional, onde teria ficado detido, supostamente, durante várias horas antes de ser presente ao Ministério Público esta segunda-feira, 17 de agosto de 2020.

“Pelos vistos, não tem nenhum processo contra ele. Tem a ver só com ter tentado, eventualmente, atravessar a fronteira para visitar um familiar doente, em Ziguinchor. Terá sido esse facto que deu azos a toda essa situação. Estamos a falar de uma pessoa que nem sequer atravessou a fronteira, foi detida, ainda estando do lado do nosso território”, assinalou.

No Ministério Público, Malam Bacai Sanhá Júnior resistiu a uma ordem de tentar levá-lo de volta à GN, em condições humilhantes, na parte de caixa de uma viatura dupla cabine.  

Para Luís Vaz Martins, tanto essa atitude como o procedimento dos elementos da Guarda Nacional que ordenaram a detenção de Bacai Júnior não passam de uma perseguição política e de humilhação psicológica.

“Foi o que acabamos de assistir aqui no Ministério Público. Havendo várias viaturas disponíveis para reconduzi-lo à Guarda Nacional, queriam, persistentemente, que ficasse na parte da caixa de uma viatura dupla cabine. Foi governante e deputado nesse país e ser tratado dessa forma não dignifica ninguém e choca toda a gente, independentemente de estarmos contra ou a favor dessa forma de fazer a justiça”, precisou.

Luís Vaz Martins revelou, no entanto, que o grupo de advogados mandatados para seguir o processo não teve acesso a nenhum tipo de informação ou à audição de Malam Bacai Sanhá Junior. Contudo, promete continuar a seguir a evolução do processo junto das entidades competentes para conseguir alguma coisa que os possa garantir a informação necessária.

O Democrata apurou, de uma fonte familiar, que Bacai Sanhá Júnior já saiu da Guarda Nacional, mas será ouvido amanhã, 18 de agosto, às dez horas, na vara crime do MP.

Em reação à detenção de Bacai Sanhá Jr, dirigente do PAIGC e ex-secretário de Estado das Comunidades no governo de Aristides Gomes, a direção do PAIGC afirmou que o seu dirigente “foi submetido à violência psicológica no Comando da Guarda Nacional”.

“A história de violência perpetrada pelas autoridades golpistas vai-se repetindo, diante de um silêncio ensurdecedor e indiscutível dos parceiros da Guiné-Bissau, da sociedade civil e da comunidade internacional”, lê-se no comunicado dos libertadores, que, entretanto, considera a detenção do seu dirigente de um “ato ignóbil” e que demonstra que o atual “regime golpista” está desesperado e sem rumo.

Recorde-se que Bacai Sanhá Júnior foi intercetado por agentes da Guarda Nacional sábado, na zona fronteiriça, em São Domingos, norte da Guiné-Bissau e foi ouvido no domingo, 16 de agosto, no Departamento de Investigação Criminal da Guarda Nacional, em Bissau.

Por: Filomeno Sambú
Foto: F.S
odemocratagb.com

TRIBUNAL DE CONTAS DIZ QUE MAIOR INFRAÇÃO DAS ENTIDADES PÚBLICA É A FINANCEIRA


Os auditores de Tribunal de Contas afirmam que durante a auditoria do ano económico 2016, 2017 e primeiro semestre de 2018, foram constatados em todos os seus trabalhos, a infracção financeira em todas as entidades públicas auditadas.

Declaram, esta segunda-feira (17), depois da apresentação dos relatórios das auditorias do ano económico 2016, 2017 e primeiro semestre de 2018, no Hospital Nacional Simão Mendes e na empresa Petroguin, E.P. respectivamente.

A apresentação que começa nestas duas instituições estatais serão realiza igualmente nas outras 6 entidades pública do país, durante 4 dias consecutivo.

Depois da apresentação no HNSM, o auditor chefe, Álvaro Óscar Pereira, afirma que foi concluído que os gestores públicos violam sempre lei de enquadramento orçamental e também a lei de contabilidade pública “ em termo das gestões feitas”.

“ Nos trabalhos que realizamos foram constatados varias violações, nomeadamente as despesas realizadas com valor elevados e sem uma justificação e nem um suporte e é preciso que o gestor saiba quem tem a competência para autorizar as despesas e quem é autorizado a solicitar estas despesas” avisa o responsável.

Na empresa Petroguin, assessor jurídico da auditoria, Frankling Vieira, disse que também houve irregularidades de diversas ordens nesta entidade.

“ Quando se está a gerir um fundo público tem que seguir as normas contabilísticas que está implementado dentro da própria instituição. Houve também infracção da regra geral de contabilidades públicas e as leis de enquadramento do orçamento geral de estado e ainda não é observado regras inerentes ao concurso publico” alerta Vieira.

Frankling Vieira afirma que o próximo passo é o componente jurisdicional para o efeito de responsabilização de todos os gestores públicos que cometeram infracção durante a sua gestão económica.

A apresentação dos relatórios das autorias do ano económico 2016, 2017 e primeiro semestre de 2018, foi realizado no âmbito do plano de actividades, do tribunal de contas, tendo desencadeado acções de fiscalização da legalidade e regularidade de atuação administrativa e financeira das entidades públicas.

Por: Anezia Tavares Gomes

radiosolmansi.net

MORADORES REABILITAM ESTRADA QUE LIGA QUELELÉ À PRÁBIS


Os moradores de Bôr, Matandim e Ntumondam decidiram por iniciativa própria reabilitar a estrada que liga Quelelé, Bôr e Prábis.
Os trabalhos iniciaram neste final de semana mas devido ao estado avançado de degradação da via, os moradores precisam de apoio de máquinas pesadas, Camiões gruas para carregamento e descarga de cascalhos, aterro, cilindro e cisterna de água, para finalização da obra.
A preocupação é manifestada esta segunda-feira após a acção de colheita das contribuições dos moradores para compra de aterro para reabilitar a via.

O porta-voz, Júlio Delfim Cá, numa entrevista à radio sol Mansi, afirma que ontem, domingo, conseguiram através das contribuições dos moradores, duas carradas de pedras e cascalhos o que permitiu dar inicio aos trabalhos.

“ Não fizemos um orçamento para este trabalho. Pedimos apoios aos moradores que muitas das vezes nos ignoram. Mas alguns contribuíram e ontem conseguimos duas carradas de de aterro nos lugares mais afectados desta estrada”, afirmou.
Júlio Delfim Cá confirmou que precisam ainda de mais carradas de pedras e cascalhos e maquinas para nivelar a estrada, por isso, pediu a colaboração dos moradores

“ Já conseguimos dinheiro para mais duas carradas e também precisamos de máquina para trabalhar lugares com ondulação. Pretendemos reabilitar a estrada desde a rotunda de Quelelé à de Bôr e depois daí, seguiremos até ao sector de Prábis”, explicou.

Radiosolmansi

Agência de Notícias da Guiné-Bissau

Uma perspectiva de análise, sobre atualidade POLÍTICA na Guiné-Bissau, significa o livre-pensamento

GUINÉ-BISSAU: Estatal guineense de Eletricidade e Água tem passivo de 36 milhões de euros

Empresa estatal que fornece eletricidade e água aos guineenses enfrenta período de dificuldades, mas direção descarta falência e garante que o fornecimento à população está assegurado.

Sede da EAGB, em Bissau

A Empresa de Eletricidade e Águas da Guiné-Bissau (EAGB), estatal guineense de Eletricidade e Água, passa por momentos de grandes dificuldades. Mas o diretor-geral da empresa, Mamadu Baldé, acredita que o pior período já lá vai, a partir do momento em que a empresa começou a pagar as dívidas aos fornecedores com a subida gradual das receitas mensais.

"Apesar desta situação, há vários sinais de melhoria nos últimos dois meses. Por exemplo, no que tange às receitas, as vendas de maio à junho cresceram 10,5% e de junho a julho cresceram 6,2%. Portanto, há uma tendência de aumento das receitas, que é uma das condições para o saneamento financeiro da empresa", afirma.

Agora, com um novo sistema com contador pré-pago montado na casa dos clientes, os guineenses são mais exigentes no que diz respeito às falhas de fornecimento de energia e questionam uma eventual falência da empresa - já que pagam para ter luz e água em casa.

O diretor-geral admite que a EAGB tem um avultado passivo, mas garante que, paulatinamente, tem estado a cumprir com os seus compromissos.

"A EAGB tem um passivo que corresponde a 36 milhões de euros. Esse passivo tem como credores principais o tesouro público, Orabank, o Instituto Nacional de Segurança Social e os próprios trabalhadores com alguns atrasados salariais e subsídios", relata.

Mamadu Baldé disse ser preciso "muita coragem" para tomar medidas urgentes para permitir que a empresa continue a funcionar. Desde logo, obrigar que todos os funcionários e dirigentes da EAGB passem a pagar a eletricidade e a água que consomem.


Reestruturação da dívida
Segundo o diretor, as reformas em curso vão permitir que cerca de 100 trabalhadores na idade legal de reforma possam auferir pensão. Mamadu Baldé deixou de ter aquela que é a principal preocupação: o pagamento atempado das faturas à empresa turca Karpower que produz e fornece energia elétrica que a empresa vende aos clientes em Bissau. O diretor Mamadu Baldé vê sinais encorajadores sobre o futuro da EAGB.

"O que fizemos foi assinar com o banco uma convenção de restruturação e reescalonamento da dívida para um prazo de oito anos, o que vai permitir diminuir a prestação mensal de 150 milhões para 90 milhões [de francos CFA]. Ou seja, apesar do passivo, não estamos em incumprimento com os nossos credores", afirma.

Garantia de fornecimento
Baldé garante aos guineenses que, neste momento, o fornecimento de eletricidade e água em Bissau está assegurado e que a empresa não está tecnicamente falida.

O Governo da Guiné-Bissau nomeou Mamadu Balde diretor-geral da EAGB depois de ter suspendido temporariamente, a1 de junho, o contrato de gestão da empresa, que estava a ser assegurado por um consórcio liderado pela Energias de Portugal (EDP), no âmbito de um programa do Banco Mundial.


O consórcio é integrado pelas empresas portuguesas EDP, Águas de Portugal e LCBS (Leadership Business Consulting) ao abrigo de um contrato de três anos financiado pelo Banco Mundial no valor de 3,9 milhões de euros.

Fonte: DW.COM

PAIGC denuncia "detenção ilegal" e "violência psicológica" de antigo governante

Sede do PAIGC em Bissau

O Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), na oposição, denunciou o que considera ser uma detenção arbitrária de um militante e antigo governante.

Em comunicado divulgado nesta segunda-feira, 17, o partido liderado por Domingos Simões Pereira revelou que “o camarada Bacai Sanhá foi intercetado por agentes da Guarda Nacional em território guineense, quando em viagem a Zinguichor (Senegal) para dar assistência à sua esposa que se encontra em tratamento médico naquele país vizinho”.

"Bacaizinho", como é conhecido, é filho do antigo Presidente Malam Bacai Sanhá, membro do Comité Central do partido e antigo deputado.

O secretariado nacional do partido acrescenta que é “mais um entre tantos atos de violência que o país vem assistindo à luz do dia”, contra “dirigentes do PAIGC”.

Durante o Governo liderado por Aristides Gomes, nomeado depois das eleições legislativas de março de 2019, Bacai Sanhá, “Bacaizinho”, era secretário de Estado das Comunidades.

“Mais uma vez perante os olhares incrédulos e revoltados do povo guineense, um cidadão é capturado e levado do norte do país para as instalações da Guarda Nacional, em Bissau, sem culpa formada”, salienta o partido, para quem o “pretexto para a prisão abusiva e arbitrária” é que Bacai Sanhá estaria a organizar a fuga de Aristides Gomes, refugiado nas Nações Unidas em Bissau.

“O camarada Bacai Sanhá foi submetido a violência psicológica, interrogatórios durante horas, tendo sido deixado à espera de ordens superiores para saber que destino lhe seria imposto”, acrescenta a nota do PAIGC que lamenta o “silêncio ensurdecedor” dos parceiros da Guiné-Bissau, da sociedade civil e da comunidade internacional”.

O PAIGC tem denunciado a prisão e ameaças a outros dirigentes, o que tem sido negado pelo Governo.

O Executivo de Nuno Gomes Nabiam ainda não reagiu ao comunicado do PAIGC.



NO COMMENT 02

Nadia Medina Chu

O presidente da República Dominicana foi investido ontem

Luis Rodolfo Abinader Corona economista e político dominicano, atual presidente da República eleito nas últimas eleições.
Ele foi candidato pelo Partido Revolucionário Moderno para presidente da República Dominicana nas eleições gerais de 2016 e 2020

Abinader, candidato do social-democrata Partido Revolucionário Moderno (PRM), que ganhou as eleições com 53,11% dos votos após a apuração de 56,5% das urnas pela Junta Central Eleitoral (JCE). Com 1.198.751 sufrágios, liderava amplamente a contagem preliminar.
Ele assumiu a presidência a 16 de agosto, o que acabará com 16 anos de PLD no pode
Bissau Última hora

NOTA À IMPRENSA


Por LGDH - Liga Guineense dos Direitos Humanos

NOTA À IMPRENSA
A Liga Guineense dos Direitos Humanos regista com enorme apreensão o aumento de atos de violência ligados à pratica de feitiçaria na Guiné-Bissau. No dia 15 de Agosto de 2020, um cidadão de aproximadamente 60 anos, foi barbaramente assassinado com catana pelos seus familiares em São Domingos, região de Cacheu. Na sombra de impunidade a que estão habituados, após a consumação deste ato macabro, os suspeitos recorreram à profanação de cadáver, incluindo cortes sórdidos de órgãos genitais da vítima.

Na sequencia da denuncia empreendida pelas células de alerta precoce da Liga Guineense dos Direitos Humanos, a Policia Local desencadeou uma operação de investigação ao local de crime, tendo culminado na detenção de 3 dos 4 indivíduos implicados no sucedido.

Nos últimos dois anos, a LGDH registou mais de 73 casos atinentes à pratica de feitiçaria, dentre os quais, 48 mortes. Infelizmente, os autores morais e materiais da esmagadora maioria dos casos continuam impunes devido ao disfuncionamento das instituições judiciárias.

COVID-19: Guiné-Bissau com 61 novos casos e aumenta vítimas mortais para 33

A Guiné-Bissau registou na semana passada 61 novas infeções pelo novo coronavírus, aumentando o total de casos acumulado para 2.149 e o número de vítimas mortais para 33, disse hoje a entidade responsável pelo combate à pandemia de covid-19.

© Lusa
Na semana entre 10 e 15 de agosto foram feitas 1.415 amostras e registados 61 novos casos, disse a alta comissária para combate à covid-19, Magda Robalo, na conferência de imprensa semanal para a atualização dos dados da pandemia no país.

Segundo a antiga ministra da Saúde, a Guiné-Bissau regista 2.149 casos acumulados, dos quais 1.006 continuam ativos.

Em relação às vítimas mortais, Magda Robalo disse que foram registados 33 óbitos.

"No total foram registados 39 óbitos, dos quais 33 são óbitos por covid-19 e seis de pessoas que morreram de outras causas, mas também eram positivas para a covid-19", salientou.

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 770.429 mortos e infetou mais de 21,7 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em África, há 25.618 mortos confirmados em mais de 1,1 milhões de infetados em 55 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia no continente.

Entre os países africanos que têm o português como língua oficial, Angola lidera em número de mortos e a Guiné Equatorial em número de casos. Angola regista 88 mortos e 1.906 casos, seguindo-se a Guiné Equatorial (83 mortos e 4.821 casos), Cabo Verde (35 mortos e 3.179 casos), Guiné-Bissau (33 mortos e 2.149 casos), Moçambique (19 mortos e 2.855 casos) e São Tomé e Príncipe (15 mortos e 885 casos).

No âmbito do combate à pandemia na Guiné-Bissau, o Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, decretou o estado de emergência, que já foi prolongado por diversas vezes, a última das quais até 24 de agosto.

In LUSA

A comunicação oficial da Representante do Secretário-Geral da ONU, no pais Rosine Sori-Coulibaly na semana passada perante os membros do Conselho de Segurança é impregnada de falsidade tamanho maldade para denegrir a imagem do pais....

Senegal doa três ambulâncias a Guiné-Bissau no quadro de combate à COVID-19.


Em nome de Macky Sall, Presidente do Senegal, o embaixador residente, NGor Ndiaye entregou esta manhã ao Presidente da República Umaro Sissoco Embaló às chaves das ambulâncias.


Fonte: Aliu Cande

A Ministra dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e Comunidades, Sra. Suzi Barbosa, participou hoje, acompanhada do Ministro do Comércio, Sr. Artur Sanhá, numa Videoconferência para assistir a entrega oficial do Edifício que albergará a Sede da Organização da Zona de Livre Comércio no Continente Africano, no Gana.

Este ato representa a concretização de um dos maiores sonhos dos fundadores da Organização da União Africana.

A criação deste mercado único Africano, permitirá a livre circulação de pessoas, bens e serviços no continente Africano, tornando o continente numa plataforma económica muito mais forte e competitiva.

Uma África construída pelos Africanos, entre Africanos, para os Africanos.


Fonte: Ministério dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau

Leia Também:

Foram inauguradas hoje as instalações-sede da União Africana da Zona de Livre Comércio no continente em Acra, Gana.

O Presidente do Gana, país anfitrião, acolheu os seus homólogos do Níger, presidente em exercício da CEDEAO e da África do Sul, presidente da União Áfricana, tornando assim o continente numa plataforma económica muito mais forte e competitiva. A Ministra dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e Comunidades, Suzi Barbosa, acompanhada pelo Ministro do Comércio, Artur Sanhá, representou o país, por Videoconferência. A ministra Suzi Barbosa disse que ato representa a concretização de um dos maiores sonhos da África.
Fonte: Aliu Cande

MEMÓRIAS DO PASSADO RECENTE - Conferência de imprensa do Botche Cande - 27 de maio de 2019

Guiné-Bissau: SINAPROF encerra Formação dos formadores no domínio da prevenção e combate a Covid-19.


15 de agosto de 2020
TGB Televisão da Guiné-Bissau

Covid-19: Mais 281 mortos e 9.977 novos casos em África

O número de mortes por covid-19 em África é hoje de 25.618, mais 281 desde domingo, num universo de 1.118.814 infetados no continente, cujas regiões Austral e do Norte são as mais afetadas, segundo dados oficiais.


O número de mortes causadas pelo vírus SARS-CoV-2 no continente africano nas últimas 24 horas foi de 281 e houve mais 9.977 infetados, tendo mais 10.648 sido declaradas como recuperadas, subindo o total para 834.262, de acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), que reúne os dados mais recentes dos relatórios oficiais dos 55 países-membros desta organização.

O maior número de casos e de mortos de covid-19 continua a registar-se na África Austral, com 621.935 infetados e 12.637 vítimas mortais.

Nesta região, a África do Sul, o país mais afetado do continente, contabiliza 587.345 doentes infetados e 11.839 mortos.

O norte de África, a segunda zona mais afetada pela pandemia, tem agora 194.518 pessoas infetadas e 7.533 mortos e na África Ocidental o número de casos subiu para 147.935 e o de vítimas mortais para 2.217.

Na região da África Oriental, o número de casos de covid-19 é hoje de 102.859 e 2.228 mortos e na África Central são contabilizados hoje 51.577 casos de infeção e 1.003 óbitos.

O Egito é o segundo país com mais vítimas mortais, a seguir à África do Sul, contabilizando 96.475 infetados e 5.160 óbitos, seguindo-se a Argélia, que conta hoje com 39.027 casos e 1.357 vítimas mortais.

Entre os cinco países mais afetados, estão também a Nigéria, que regista 49.068 infetados e 975 óbitos, e o Sudão, com 12.314 casos e 798 vítimas mortais.

Entre os países africanos lusófonos, Cabo Verde lidera em número de casos (tem hoje 3.179 casos e 35 mortos), seguindo-se Moçambique (2.855 casos e 19 mortos), Guiné-Bissau (2.117 casos e 33 mortos), Angola (1.906 infetados e 88 mortos) e São Tomé e Príncipe (885 casos e 15 mortos).

A Guiné Equatorial, que integra a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), tem 4.821 infetados e 83 óbitos, um número que se mantém constante há várias semanas.

O primeiro caso de covid-19 em África surgiu no Egito em 14 de fevereiro e a Nigéria foi o primeiro país da África Subsaariana a registar casos de infeção, em 28 de fevereiro.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 766 mil mortos, incluindo 1.778 em Portugal, e infetou mais de 21,5 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

In LUSA

COVID-19 - Milhares de membros de igreja colocados em confinamento na Coreia do Sul

Milhares de membros de uma igreja protestante em Seul foram colocados em confinamento, anunciaram hoje autoridades sul-coreanas, após o surgimento de surtos de covid-19 relacionados com comunidades religiosas.


© Reuters
Notícias ao Minuto  17/08/20

O maior foco de infeções está na Igreja Sarang Jeil, em Seul, liderada por um pastor conservador controverso que também é uma figura importante nos protestos contra o Presidente sul-coreano, Moon Jae-in.

Um total de 315 casos ligados à igreja foram registados até agora, segundo as autoridades sul-coreanas, e cerca de 3.400 membros desta congregação foram colocados em confinamento.

Cerca de um em cada seis fiéis testou positivo para o coronavírus, disse o vice-ministro da Saúde sul-coreano, Kim Gang-lip.

Uma lista de membros fornecida pela igreja foi considerada "imprecisa", disse o vice-ministro, tornando a rastreamento e o isolamento "muito difíceis".

Até agora, a Coreia do Sul tinha conseguido controlar a epidemia do novo coronavírus, que causa a covid-19, por meio de uma estratégia muito extensa de testar e rastrear os contatos dos infetados, sem impor um confinamento obrigatório.

A Igreja de Jesus Shincheonji, ligada a cerca de 5.000 casos de covid-19, esteve no centro do surto de fevereiro da epidemia de coronavírus no país.

Neste fim de semana, o líder da Igreja Sarang Jeil, Jun Kwang-hun, foi um dos oradores que se dirigiu a milhares de manifestantes que protestavam contra o Governo de centro-esquerda de Moon, apesar dos apelos para evitar grandes aglomerações devido ao novo coronavírus.

O Ministério da Saúde e as autoridades de Seul entraram com duas queixas distintas contra Jun, acusando-o de dificultar deliberadamente os esforços para lidar com a epidemia.

O país registou hoje 197 novos casos da doença, elevando o número nacional desde o início da epidemia em fevereiro para 15.515 pessoas infetadas pelo novo coronavírus.

Este é o quarto dia consecutivo em que mais de cem infeções pelo vírus são contabilizadas, após várias semanas em que os números oscilaram entre trinta e quarenta.

Neste fim de semana, os governos de Seul e da província vizinha de Gyeonggi -- que conta com quase metade da população da Coreia do Sul - aumentaram as restrições e proibiram as reuniões religiosas após o surgimento de novos casos, aumentando o temor de uma segunda onda da epidemia.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 766 mil mortos e infetou mais de 21,5 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Presidente da República, General Umaro Sissoco Embalo, regressa a país essa mandrugada, depois de ter participado na investidura do presidente eleito da República Dominicana.

Bissau Última hora

DENÚNCIA - Departamento de recursos humanos di ministério di Saúde sta envolvido na maior CORRUPÇÃO do ano......


𝗠𝗜𝗡𝗜𝗦𝗧𝗘́𝗥𝗜𝗢 𝗗𝗔 𝗦𝗔𝗨́𝗗𝗘 🤔🤔
Departamento de recursos humanos di ministério di Saúde sta envolvido na maior CORRUPÇÃO do ano. Incluindo alguns funcionários di ministério di função pública i Finanças.

Ma bo i na kaba pabia ministério público ku policia judiciária na kai riba di bos nim i kana tarda!

Provas tudu tem dja...ku ta mostra kuma até na es momento guintis pudu paga 50mil pa sé nome pudi incluído na lista di nomes ku dibidi bai pa efectivação...utrus pudu cotiza 5mil, 15 mil cada um, pa é pudi bata recibi sé salário di acordo ku letra i função.

Pa riba inda tras...na final di mis di novembro di 2019, otcha técnicos di Saúde (Enfermeiros) faci ki vigília na porta di ministério di Saúde pa reivindica 10 mis di tarbadju sim salário, governo manda pidi ministério di Saúde nome di tudu técnicos ku na tarbadja manga di tempo sim salário.

Pabia di kuma i tem inda até Goci, funcionários di ministério di Saúde ku na tarbadja à mais di 4 anos sim salário, pabia di irresponsabilidade ou malandrissa di alguns guintis na recursos humanos di ministério di Saúde.

Otcha nome na mandado kil guintis fikadu di fora, ma i tem alguns ku konsigui paga suku di bass, sé nome konsigui bai na lista i goci é passa na ricibi sé salários.

I tem nam gora utrus na ki momento ku nim 4 mis di tarbadju é ka faci ma sé nome pudu na lista é na ricibi sé salários.

Goci mas i falado efectivação guintis na sta mas na mesmo bandidasco di cobra dinheiro. Enquanto i continua tem técnicos inda ku mas di 4 anos sim salário ku sta na penalizado na Ministério di Saúde.

Mas perigo i di kuma na finanças si bu ka paga ki suku di bass é tene tambi sé grupo di bandidos ku ta bloqueau salário ou é baixau el...suma manera ku é faci ki um administrador hospitalar pabia kila ka paga suku di bass.

Provas tudu tem dja (Nomes, Gravações, testemunhos vivos, etc!!!

Ministério público ku policiai judiciária na kunsa desdi lista ku sai na final di mis di novembro di 2019, até últimos processos ku sta em andamento.

Basta CORRUPÇÃO
Basta Exploração do homem pelo homem!!!




Guiné-Bissau - CMB Decisão: A Câmara Municipal de Bissau promete remover as oficinas instaladas nas vias Públicas.

15 de agosto de 2020
TGB Televisão da Guiné-Bissau


Guiné-Bissau - CMB: Director dos Mercados contraria as declarações das vendedeiras.




15 de agosto de 2020 TGB Televisão da Guiné-Bissau

NO COMMENT

Fonte: Emb Nilton Amaral

CONFERÊNCIA DE IMPRENSA CONJUNTA DA SUA EXCELÊNCIA USE, E O SEU HOMÓLOGO, LUIS ABINADER CORONA (Presidente da República Dominicana), DEPOIS DA SUA INVESTIDURA

“O PRESIDENTE DA GUINÉ-BISSAU FALA ESPANHOL IGUAL OU MELHOR QUE NÓS”


Recebi Presidente da Guiné-BISSAU, um país que nos brinda a possibilidade de entablar contato com os demais países africanos, portanto, vamos estabelecer uma relação especial. Um país cujo a língua oficial é portuguesa, mas também falam espanhol.”

Fonte: Jean Luck Mendes