quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026

Mike Tyson é o novo embaixador da política nutricional do governo Trump... O campeão de pesos pesados Mike Tyson cedeu a sua imagem a uma grande campanha publicitária chamada "Coma Comida de Verdade", cujo primeiro anúncio foi lançado durante o Super Bowl.

© Getty Images   Por LUSA   12/02/2026 

O pugilista surgiu hoje num evento promovido pelo Governo liderado pelo Presidente Donald Trump, dedicado ao combate aos alimentos ultraprocessados, amplamente consumidos pelos norte-americanos. 

"Esta é a luta mais importante da minha vida", frisou o lendário pugilista. 

No vídeo a preto e branco passado durante o Super Bowl, a final da Liga de futebol americano (NFL), Mike Tyson incentiva os norte-americanos a darem prioridade a alimentos não processados, como vegetais, carne e produtos lácteos, em vez de alimentos ultraprocessados (bolos industriais, snacks ou refrigerantes), cujos riscos para a saúde estão cada vez mais documentados.

"A minha irmã chamava-se Denise. Morreu de obesidade aos 25 anos, teve um ataque cardíaco", conta o antigo campeão mundial de 59 anos neste vídeo, no qual fala também das suas próprias dificuldades com a alimentação.

"Venho de Brownsville, em Brooklyn. É o bairro mais violento e pobre de Nova Iorque, e os alimentos ultraprocessados eram a norma por lá", explicou hoje, ao lado, entre outros, do secretário da Saúde Robert Kennedy Jr., um crítico acérrimo dos alimentos ultraprocessados.

De acordo com as autoridades de saúde norte-americanas, os Estados Unidos estão entre os países que mais consomem calorias provenientes de alimentos ultraprocessados, uma estatística preocupante.

O consumo excessivo destes alimentos, ricos em açúcar, gordura, sal e aditivos, está de facto associado a um risco acrescido de obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares.

Embora esta iniciativa da administração Trump tenha sido bem recebida pelos profissionais de saúde e especialistas em nutrição, outros mostraram-se preocupados com a ênfase significativa dada às proteínas animais e aos produtos lácteos integrais, temendo que esta recomendação possa ser motivada mais pela pressão dos lobbies agrícolas do que por um benefício comprovado para a saúde.


Leia Também: Trump recebe prémio de industriais por ser "campeão indiscutível do carvão"

Donald Trump recebeu na quarta-feira um prémio de empresários por ser o "campeão indiscutível do carvão", durante um evento na Casa Branca em que ordenou ao Departamento da Energia que compre eletricidade com esta origem.


Guiné-Bissau. PM timorense afirma que país africano é Estado falhado e precisa de ajuda... O primeiro-ministro timorense afirmou hoje que o golpe de Estado de novembro, na Guiné-Bissau, demonstra que o país é um Estado falhado e salientou que é preciso ajudar no desenvolvimento da democracia e direitos humanos.

Por rtp.pt 12 Fevereiro 2026

"Fomos ajudar a montar todo o sistema, nomeadamente a CNE [Comissão Nacional de Eleições] (....) , para realizarem as primeiras eleições democráticas na Guiné-Bissau. Mas depois disto, voltar agora com um golpe militar ou golpe de Estado, já não falamos de Estado frágil, falamos de Estado falhado", salientou Xanana Gusmão.

Na sequência do golpe de Estado de 2012, Timor-Leste prestou durante vários anos apoio à Guiné-Bissau na organização de eleições.

O primeiro-ministro falava aos jornalistas após o encontro semanal com o Presidente timorense, José Ramos-Horta, no Palácio Presidencial, em Díli.

Xanana Gusmão destacou também a liderança e o envolvimento bem-sucedido de Timor-Leste no g7+, grupo de países considerados frágeis, do qual Timor-Leste é cofundador e a Guiné-Bissau estado-membro.

"Somos cofundadores do g7+, que olha para Estados frágeis. Agora a Guiné-Bissau tornou-se um Estado falhado", lamentou o líder timorense.

"Podemos ficar satisfeitos porque muitos países em África já mudaram o seu sistema para a democracia. Por isso, é também nosso dever ajudar a Guiné-Bissau no caminho da democracia e dos direitos humanos", declarou o primeiro-ministro.

Timor-Leste assumiu em dezembro a presidência da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que foi retirada à Guiné-Bissau, na sequência de uma cimeira de chefes de Estado e de Governo, após o golpe de Estado que interrompeu o processo eleitoral, impedindo a divulgação dos resultados das eleições gerais de novembro.

Na reunião do Conselho de Ministros de quarta-feira, o Governo aprovou o tema "Consolidação do Estado de Direito Democrático e os Desafios da CPLP" para a presidência entre 2026 e 2027.

Segundo Xanana Gusmão, o tema é "extremamente relevante, não apenas para resolver a situação na Guiné-Bissau, mas também face à situação política em Angola e Moçambique".

Estudo. Substâncias cancerígenas encontradas em extensões de cabelo... Um novo estudo publicado na revista Environment & Health da American Chemical Society encontrou 169 substâncias químicas presentes em diversas amostras de extensões de cabelo, 17 das quais associadas ao cancro da mama.

© Shutterstock  Mariline Direito Rodrigues  noticiasaominuto.com 12/02/2026 

Dezenas de substâncias químicas perigosas - algumas, inclusive, associadas ao cancro e problemas hormonais - foram detetadas em extensões de cabelo, conforme revelam as conclusões de um novo estudo.  

Especialistas notam que as mulheres negras estão particularmente expostas aos riscos associados a estes produtos, o que levou a um pedido de ação por parte das entidades governamentais, noticia o jornal Independent. 

Tanto as extensões naturais (de cabelo humano), como as extensões sintéticas são tratadas com produtos químicos agressivos para efeitos de limpeza e resistência ao fogo.

Segundo Elissia Franklin, investigadora do Silent Spring Institute em Massachusetts, as empresas "raramente divulgam os produtos químicos utilizados para obter estas propriedades, deixando os consumidores na ignorância quanto aos riscos para a saúde decorrentes do seu uso prolongado". 

Para o estudo foram analisados 43 produtos online, assim como de lojas locais. Cerca de 19 amostras sintéticas sintéticas alegavam ser resistentes ao fogo, outras três à água, nove ao calor e três garantiam não conter produtos tóxicos. 

"Embora relatórios anteriores tenham encontrado algumas substâncias químicas preocupantes em extensões de cabelo, ainda há muito que se desconhece sobre a sua composição química geral", notou Franklin. 

"Queríamos ter uma ideia melhor da dimensão do problema", continuou. 

"Esta é uma indústria que há muito tempo negligencia a saúde das mulheres negras, que não deveriam ter de escolher entre a expressão cultural, conveniência e saúde", realça. 

Entre as amostras analisadas foram recolhidas 169 substâncias químicas, algumas das quais associadas ao cancro e a problemas hormonais.

O estudo apurou que todas as amostras, exceto duas, continham substâncias químicas perigosas, sendo que 17 substâncias - presentes em 36 amostras - foram associadas ao cancro da mama. 

Para além disso, quase uma em cada 10 amostras continha organoestânicos tóxicos, usados ​​principalmente como biocidas, pesticidas e estabilizadores de plástico PVC, substâncias regulamentadas no Reino Unido e União Europeia.

"Estes produtos são normalmente usados como estabilizadores térmicos em PVC e têm sido associados à irritação da pele, um queixa frequente entre as consumidoras de extensões de cabelo", diz ainda Franklin. 

Os resultados deste estudo foram publicados na revista Environment & Health da American Chemical Society.

ESTUDO: Substâncias químicas no sémen ligadas a alterações na saúde reprodutiva... Um estudo identificou 42 compostos químicos de uso quotidiano presentes no sémen humano que podem afetar a saúde reprodutiva.

© Shutterstock   Por  noticiasaominuto.com  12/02/2026 

O estudo, conduzido pelo Instituto de Avaliação Ambiental e Investigação da Água (IDAEA) do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC) de Espanha, numa colaboração com o Instituto Nacional de Investigação Agronómica e Ambiental de França (INRAE) e a Universidade Rovira i Virgili (URV) em Tarragona, avaliou o exposoma químico, o conjunto de substâncias químicas a que a população está exposta.

Utilizando uma metodologia inovadora de espectrometria de massa de alta resolução, esta técnica determina a massa exata dos compostos com uma precisão superior a 0,001 unidades de massa atómica, sendo possível distinguir entre substâncias que, embora pareçam idênticas, apresentam composições químicas diferentes.

Para determinar a presença de compostos químicos, a investigação analisou amostras de sémen, sangue e urina de um grupo de estudo composto por 48 homens saudáveis, com idades compreendidas entre os 18 e os 40 anos, residentes em Tarragona, Espanha.

Após o rastreio de mais de 2.000 compostos orgânicos, os investigadores detetaram 42 substâncias no sémen, 42 na urina e 48 no sangue.

As substâncias pertenciam a misturas complexas que incluíam adoçantes artificiais, inseticidas, substâncias perfluoroalquiladas e polifluoroalquiladas (PFAS), retardadores de chama, compostos alimentares, produtos farmacêuticos e marcadores de utilização de tabaco.

"Embora o nosso estudo não estabeleça relações causais entre a presença de múltiplas substâncias químicas e a espermatogénese, demonstra associações entre a exposição a estes compostos e a qualidade do sémen", explicou Montse Marquès, investigadora do IDAEA-CSIC e autora principal do estudo.

A análise demonstrou que alguns dos compostos tóxicos detetados afetaram negativamente vários parâmetros da qualidade do sémen.

O acessulfame (um adoçante artificial amplamente utilizado), o bisfenol-S (um composto utilizado em plásticos e resinas), o inseticida nitenpiram e certos tensioativos utilizados na indústria e na indústria farmacêutica foram negativamente associados à contagem total, morfologia e concentração de espermatozoides.

O retardador de chama trietilfosfato (utilizado como retardador de chama em materiais de construção, veículos e eletrónica) foi associado a um menor volume de espermatozoides, enquanto outro aditivo utilizado no fabrico de pneus foi associado a uma redução da motilidade e viabilidade.

O estudo confirmou ainda associações negativas já descritas na literatura científica para compostos derivados do tabaco, como a nicotina e a cotinina, e para substâncias perfluoradas persistentes, utilizadas em utensílios de cozinha, embalagens e vestuário, entre outros.

A infertilidade afeta 15% da população mundial, sendo que entre 40% a 50% dos casos são atribuídos a fatores masculinos.

A exposição a fatores ambientais e de estilo de vida é considerada uma variável chave para a saúde reprodutiva.

Kim Jong-un prepara-se para nomear filha como herdeira... O líder norte-coreano, Kim Jong-un, prepara-se para nomear a filha Ju-ae como sucessora, avançou um deputado após uma reunião com os serviços secretos, quando se prepara a grande cerimónia do poder em Pyongyang este mês.

© LUSA   12/02/2026 

A dinastia Kim governa o país com 'mão de ferro' desde a sua fundação em 1948, tendo Kim Jong-un sucedido ao pai e ao avô.

O atual líder, que mantém secretismo sobre a descendência, aparece cada vez mais com a filha adolescente, Kim Ju-ae, em eventos oficiais importantes, levando a crer que é a favorita para a sucessão.

"O Serviço Nacional de Inteligência da Coreia do Sul (NIS) estima que Kim Ju-ae está prestes a ser nomeada sucessora", disse hoje o deputado Lee Seong-kweun, após uma reunião com o NIS.

A informação baseia-se, nomeadamente, numa visita em janeiro ao Palácio do Sol Kumsusan - onde repousam o fundador Kim Il-sung e o filho deste e segundo líder supremo, Kim Jong-il -, durante a qual Ju-ae prestou homenagem aos antepassados ao lado do pai.

No congresso do partido no poder em Pyongyang no final do mês, o Governo deverá revelar as orientações nacionais, desde a política externa à economia, passando pela defesa e avanços no armamento nuclear.

A reunião também serve frequentemente como tribuna para anunciar mudanças na liderança do Partido dos Trabalhadores da Coreia. Analistas acreditam que Ju-ae poderá ser nomeada primeira secretária do comité central, ou seja, a número dois do PTC.

A existência da filha de Kim Jong-un foi revelada em 2022, quando esta assistiu com o pai ao lançamento de um míssil balístico intercontinental.

Os meios de comunicação oficiais norte-coreanos referem-se a Ju-ae como a "filha amada" do país, ou ainda "grande guia", qualificativos normalmente reservados aos líderes supremos da Coreia do Norte e respetivos herdeiros.

Criminoso reincidente impedido de usar nome Jesus Cristo na Rússia... Um criminoso reincidente da cidade russa de Kazan foi impedido de usar o nome Jesus Cristo e obrigado a retomar o nome de batismo, noticiou a imprensa local.

Por  cnnportugal.iol.pt

Tribunal ordenou que Yevgeny Chekulayev deixe de constar como Jesus Cristo e reponha nos documentos oficiais o nome de batismo

Um criminoso reincidente da cidade russa de Kazan foi impedido de usar o nome Jesus Cristo e obrigado a retomar o nome de batismo, noticiou a imprensa local. 

Jesus Cristo - nascido Yevgeny Chekulayev - foi condenado por registar fraudulentamente vários estrangeiros na sua morada, o que lhe valeu no ano passado uma multa de 60.000 rublos (aproximadamente 780 dólares).

As autoridades não clarificaram se os registos fraudulentos foram feitos em troco de benefício material ou por caridade.

O mesmo tribunal de Kazan condenou o falso messias a dois anos de prisão, com pena suspensa, por delito semelhante.

A justiça não viu com bons olhos o “milagre” da multiplicação dos registos, nem o dos nomes próprios: segundo noticiou o Business Online, um tribunal ordenou na quarta-feira que Yevgeny deixe de constar como Jesus Cristo e reponha nos documentos oficiais o nome de batismo.

"O Tribunal Distrital de Novo-Savinovski, em Kazan, ordenou ao Registo Civil que restaure o nome anterior de um residente de Kazan chamado Jesus Cristo", afirma a sentença.

A decisão do tribunal foi motivada por um pedido da procuradoria da cidade situada 800 km a leste da capital, Moscovo.