terça-feira, 10 de novembro de 2020

Guine-Bissau vs Senegal - Alguns Jornalistas Guineenses impedidos de entrar e fazer o seu trabalho no estadio onde vai decorrer o jogo.

CINCO JORNALISTAS GUINEENSES FORAM IMPEDIDOS DE ASSISTIR TREINO DJURTUS EM DAKAR SENEGAL

JORNALISTA DESPORTIVOS IMPEDIDOS DE ENTRAR NO ESTADIO. ALIU BALDÉ DA RÁDIO ÁFRICA FM

Covid-19: Impacto tem sido severo nos aspetos económicos e sociais – vice-PM da Guiné-Bissau

O vice-primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Soares Sambú, disse hoje que a pandemia provocada pelo novo coronavírus teve um impacto severo na economia e na sociedade e pediu antecipação de soluções para garantir segurança alimentar.

O vice-primeiro-ministro guineense falava na sessão de abertura da reunião deslocalizada de uma comissão mista da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), dedicada ao tema da produção agrícola e segurança alimentar na região sobre o impacto da pandemia de covid-19.

No seu discurso, Soares Sambú salientou que o mundo está a viver a segunda vaga da pandemia, que "tende a ser tão forte como a primeira", e que já pode ser considerada como a "maior catástrofe humanitária".

"Em África, e na nossa sub-região em particular, a covid-19 tem sido menos violenta quando comparada com os outros continentes em termos do número de mortos e em termos do impacto sanitário. No entanto, o seu impacto tem sido muito severo nos seus aspetos económicos e sociais", afirmou Soares Sambú.

Segundo o vice-primeiro-ministro guineense, pela primeira vez os países da sub-região viveram a "sensação de isolamento internacional" com o encerramento das fronteiras.

"Vivemos a sensação de poder ficar sem alimentos caso a crise obrigasse todos os países a manterem encerradas as suas fronteiras por um período mais largo de tempo", afirmou.

Nesse sentido, o vice-primeiro-ministro guineense convidou os presentes no encontro a refletirem sobre as "consequências desastrosas" que poderiam ter caído sobre as populações e a definirem estratégias, pistas e soluções que conduzam a uma "situação de segurança alimentar na CEDEAO".

O encontro da comissão mista, que inclui agricultura, ambiente, recursos naturais, indústria, setor privado, energia, saúde, assuntos sociais, género e promoção da mulher, vai decorrer até sexta-feira.

Em África, há 45.609 mortos confirmados em mais de 1,8 milhões de infetados em 55 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia naquele continente.

A Guiné-Bissau contabilizava, até esta quarta-feira, 43 mortos e 2.419 casos.

Com:Lusa

CENTRAL SINDICAL PEDE PGR QUE INVESTIGUE “PAGAMENTOS ILÍCITOS” A MAIS DE SEIS MIL FUNCIONÁRIOS

10/11/2020 / Jornal Odemocrata 

A União Nacional dos Trabalhadores da Guiné – Central Sindical (UNTG-CS) pediu ao Ministério Público que promova o exame minucioso da base de dados do ministério das Finanças, porque  existe uma “diferença abismal” entre a base de dados do Ministério das Finanças e a da Função pública em mais de seis mil funcionários.

Segundo o documento da UNTG a que O Democrata consultou hoje, 10 de novembro de 2020, mais de 6 mil indivíduos que constam da folha salarial estariam a receber ordenados “sem conhecimento da Função pública”. 

Por isso, a Central Sindical quer que seja auditada a base de dados do Ministério das Finanças com o propósito de apurar a veracidade dos fatos que envolvem “pagamentos ilícitos” por parte do Tesouro do Estado e descobrir as evidências que estariam  na origem da diferença numérica entre os ficheiros dos dois ministérios.

A UNTG-CS pediu ao Ministério Público a ordenar a instrução do procedimento criminal, consequentemente promover a nulidade de todos os “atos ilegais praticados pelos membros do governo”, protegendo os “interesses superiores” do país no “cumprimento da missão traçado pelo legislador constitucional, nos termos do art.° 125°  n°1 da Constituição da República”. 

“A UNTG tomou conhecimento da prática de atos administrativos ilegais perpetrados pelos membros do governo, concretamente os atuais Ministros das Finanças, da  Administração Territorial, dos Recursos Naturais, de Obras públicas, das Pescas, da Agricultura, dos Transportes e Comunicações, da Educação, dos secretários de Estado da Cultura, da Comunicação social, do Turismo, na APGB, FISCAP, Instituto Marítimo portuário, INACEP, EAGB” lê-se na carta dirigida ao Procurador Geral da República.

Por: Tiago Seide

Comunicado de imprensa da CEDEAO sobre a eleição do Presidente da República da Guiné... Felicitado reeleição do Prof. Dr Alpha Conde.
























REPORTERS GUINEENSES IMPEDIDOS DE ENTRAR O ESTÁDIO LAT DIOR EM DAKAR SENEGAL REPORTAGEM O GOLO GB

Doka internacional, ouvimos com muita atenção o teu áudio de acusações gravíssimas e ódio que ostentas na tua pessoa contra o Deputado da Nação e Coordenador do Madem G15 Braima Camara!...

Doka internacional, ouvimos com muita atenção o teu áudio de acusações gravíssimas e ódio que ostentas na tua pessoa contra o Deputado da Nação e Coordenador do Madem G15 Braima Camara! Não passas de um covarde que és, nojento ordinário mau caracter mentiroso bajulador e mais! Ninguém te faz ouvido pois a tua vida foi sempre assim “ofender e ser pago”...como disse o teu Tio Fadul que deu explicações claras e precisas de quem tu és! Tentas ameaçar tudo e todos e aos que te dão recado regressas como um lobo manso ajoelhando e pedindo desculpas! O mundo já te conhece e as tuas músicas que não passam de pura baixaria por serem um psicopata mor que faz parte de um palhaço do circo que pertences! Tu Doka jamais na tua vida serás alguém a não ser no dia do teu funeral quando Deus te chamar a sentença divina! O Braima não te vai responder nem dar nenhum centavo para os teus vícios de preguiçoso pedinte e bajulador! És um covarde mas o teu dia vai chegar e serás levado à justiça por todas as acusações que vomitas mas vais ter que as engolir uma a uma! Desrespeitas a tua própria Mãe e vens descendo atacando tudo e todos! Não passas de um cão que nunca chegarás a meta de nenhum político ou figura pública da Guiné Bissau! Deus nos livre de ti que Deus te faça a tua justiça!

By: UDJU di LUPA

Fonte: Fábio Adilson

TRINÓMIO: PATRIOTISMO, PROFISSIONALISMO E DINAMISMO

Por: yancik A erton

Baciro ture chefe de posto fiscalização de Bubaque, em colaboração com Direcção de alfândega de Bissau (SAB) Efectuou-se operação no mês passado, que culminou com apreensão de matérias diversos, entre eles, tecidos, cigarro de marca ronson, e marca Sir, motores fora do bordo, num valor de sete, (7) milhão de cfa, da taxa de imposto que deve converter no cofre de estado.

A operação foi feita com muita Dificuldade, e riscos no acção da apreensão dos matérias provenientemente de Conacri, 

É uma autêntica revolução, a todos os níveis, os trabalhos que a nova Direcção Geral das Alfândegas está a realizar, com o único objectivo de contribuir para uma maior arrecadação de receitas para os cofres do Estado.

O Director Geral das Alfândegas, Dr. Doménico Oliveira Sanca, que por ali já tinha passado no mesmo cargo, e que marcou com tinta indelével a sua passagem, está a reescrever a história daquela instituição, fielmente apoiado pelos seus homens, donde se pode destacar a figura do Dr. Augusto Menjur, de cujos serviços sob a sua dependência, são dignos de louvar.

Dentre as apreensão que os serviços que estão sob a sua alçada do Dr. Menjur têm feito, destaca-se a operação levada a cabo há dias nas Ilhas dos Bijagós, precisamente em Bubaque, onde constam mercadorias cujos donos estavam a tentar evitar o pagamento dos direitos aduaneiros.

É do conhecimento de todos de que as Ilhas constituem um terreno fértil para todas a práticas ilícitas, daí a razão por que urge encontrar-se a melhor forma de criar todas as condições para que os serviços das alfândegas possam operar em todo o Arquipélago dos Bijagós, com maior eficácia. 

Dentre as medidas que se afiguram pertinentes e urgentes, há a necessidade de, se possível, reforçar a presença da autoridade aduaneira para contrariar as veleidades dos candidatos ao contrabando, à evasão fiscal e à prática de outros actos nocivos à economia nacional.

Se ao Director Geral das Alfandegas devemos tirar o chapéu, é justo destacar dentre os seus colaboradores, o Dr. Augusto menjur, pelos excelentes trabalhos que os serviços sob a sua jurisdição estão a levar a cabo, no âmbito das orientações do Equipa Manager, Dr. Doménico Oliveira Sanca, distinto Director Geral das Alfandegas.

Para quem tem dúvidas, que se dirija às Alfandegas, que na estratégia comunicacional da nova direcção, se tornou um autêntico LIVRO ABERTO.

Voltaremos sobre este assunto, mais tarde.

VIVA O COMBATE AO CRIME ECONOMICO!



Militant Islamists 'behead more than 50' in Mozambique

Hundreds of thousands of people have been forced to flee their homes, many of which have been destroyed, during the three-year insurgency (file photo)


By: BBC  November 9, 2020

More than 50 people have been beheaded in northern Mozambique by militant Islamists, state media report.

The militants turned a football pitch in a village into an "execution ground", where they decapitated and chopped bodies, other reports said.

Several people were also beheaded in another village, state media reported.

The beheadings are the latest in a series of gruesome attacks that the militants have carried out in gas-rich Cabo Delgado province since 2017.

Up to 2,000 people have been killed and about 430,000 have been left homeless in the conflict in the mainly-Muslim province.

The militants are linked to the Islamic State (IS) group, giving it a foothold in southern Africa.

The group has exploited poverty and unemployment to recruit youth in their fight to establish Islamic rule in the area.

Many locals complain that they have benefited little from the province's ruby and gas industries.

Map of Mozambique

The BBC's Jose Tembe reports from the capital, Maputo, that the latest attack was probably the worst carried out by the militants.

Many people are shocked, and they are calling for a peaceful resolution to the conflict, he adds.

The gunmen chanted "Allahu Akbar" ("God is greatest", in English), fired shots, and set homes alight when they raided Nanjaba village on Friday night, the state-owned Mozambique News Agency quoted survivors as saying.

Two people were beheaded in the village and several women abducted, the news agency added.

A separate group of militants carried out another brutal attack on Muatide village, where they beheaded more than 50 people, the news agency reported.

Villagers who tried to flee were caught, and taken to the local football pitch where they were beheaded and chopped to pieces in an atrocity carried out from Friday night to Sunday, privately-run Pinnancle News reported.

Mozambique's government has appealed for international help to curb the insurgency, saying its troops need specialised training.

In April, more than 50 people were beheaded or shot dead in an attack on a village in Cabo Delgado and earlier this month, nine people were beheaded in the same province.

Human rights groups say Mozambican security forces have also carried human rights abuses, including arbitrary arrests, torture and killings, during operations to curb the insurgency.

BOLETIM DA COVID-19, QUATRO REGIÕES SANITÁRIAS DA GUINE-BISSAU ESTÁ LIVRE CASOS DE CORONAVÍRUS

Quatro das dez regiões sanitárias que foram atingidas pela infecção do coronávirus na Guiné-Bissau estão livres de casos ativos, nomeadamente: As regiões sanitárias de Bolama, Gabu, Quinara e Tombali. Para além de estarem livres de casos ativos, também não registaram nenhum óbito.

A região sanitária de Bolama registou apenas 01 caso de infeção e sem óbito. 

A região de Gabu registou 03 casos acumulados e nenhum óbito.

Quinara e Tombali registaram até aqui 37 e 09 respectivamente e todos foram considerados recuperados e sem nenhum óbito. 

De acordo com o boletim informativo a que temos acesso hoje 09 de novembro de 2020, de 02 a 09 deste mês o país registou 05 novos casos, um óbito e 393 recuperados, o que eleva para 2419 o número dos casos acumulados, dos quais 2255 recuperados, 43 óbitos por covid-19, 06 óbitos cuja morte não é associada à covid-19 e115 ativos.

O Ministro da Saúde Pública Dr: António Deuna revelou que foram analisadas durante a semana 02 a 08, 1352 novos amostras, das quais cinco testarem positivos e 1347 resultaram negativos, foram óbitos por reapreciadas 07 mostras.

Os dados indicam que a região sanitária de Bissau conta com um total de 2079 casos acumulados, dos quais 1957 estão recuperados, 30 óbitos por  covid-19, 04 óbitos com covid e 88 ativos. Região sanitária de Biombo vem na segunda posição com 142 casos, 129 recuperados, 07 óbitos por covid, 02 com covid e 04 ativos. A região sanitária de Bafata regista 56 casos, dos quais 46  recuperados, 06 óbitos e 04 ativos. A região de Cacheu conta com 46 casos, 42 estão  recuperados e 04 ativos.

Região de Oio tem 26 casos, dos quais 20 recuperados e 06 ativos.

Região sanitária de Farim tem 20 casos 11 considerados recuperados e 09 ativos. 

Na Região de Tombali, o total dos acumulados é de 09, todos considerados recuperados.

Mamadjam Darame

Fonte: Pagina do Ministerio da Saùde Pública da Guiné-Bissau


Brasil suspende testes da vacina chinesa CoronaVac após um "efeito adverso grave"


WU HONG

Por SIC Notícias 10.11.2020 

Ensaios clínicos da vacina envolvem nove mil voluntários.

A autoridade de saúde do Brasil Anvisa anunciou na segunda-feira que suspendeu os ensaios clínicos de uma candidata a vacina da farmacêutica chinesa SinoVac contra o novo coronavírus após um "efeito adverso grave" com um voluntário, diz em comunicado, sem fornecer mais detalhes.

"Após a ocorrência de um evento adverso grave, a Anvisa determinou a interrupção do estudo clínico da vacina CoronaVac. O evento ocorrido no dia 29/10 foi comunicado à Agência, que decidiu interromper o estudo para avaliar os dados observados até o momento e julgar o risco/benefício da continuidade do estudo."

Na categoria de "evento adverso grave" é incluída a morte, efeitos secundários potencialmente fatais, incapacidade ou invalidez, hospitalização ou outros "eventos clinicamente significativos".

"Com a interrupção do estudo, nenhum novo voluntário poderá ser vacinado", precisou a agência, acrescentando que vai "avaliar os dados observados até o momento e julgar o risco/benefício da continuidade" dos testes.

A suspensão dos ensaios clínicos da CoronaVac, que envolve nove mil voluntários, ocorreu um dia depois de o gigante farmacêutico norte-americano Pfizer anunciar que a sua vacina contra a covid-19 alcançou 90% de eficácia nos testes.

As vacinas candidatas da Pfizer e Sinovac estão em ensaios da Fase 3, a última fase antes de receberem aprovação regulamentar.

Ambas estão a ser testadas no Brasil, o segundo país mais afetado pela pandemia, com mais de 162.000 mortes.

"O PRESIDENTE SOU EU": BOLSONARO RECUSA COMPRA DA CORONAVAC E CONTRARIA MINISTRO DA SAÚDE

A CoronaVac, que está igualmente a ser testada na China, Turquia, Bangladesh e Indonésia, tem sido objeto de uma batalha política no Brasil entre um dos seus maiores apoiantes, o governador de São Paulo, João Doria, e o seu principal adversário político, o presidente Jair Bolsonaro, que em outubro proibiu a sua compra.

O chefe de estado referiu-se à vacina da Sinovac como sendo proveniente "daquele outro país" e, em vez disso, promoveu a vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford com a empresa farmacêutica britânica AstraZeneca.

O Governo de São Paulo aliou-se à Sinovac para coordenar a última fase dos ensaios clínicos em território brasileiro, e assinou um contrato que incluiu a aquisição e distribuição de 46 milhões de doses da vacina.

Bolsonaro, que se mostra cético em relação à gravidade da pandemia e se declara anticomunista, também determinou que a vacinação contra a covid-19, que já causou quase 156 mil mortes e mais de 5,3 milhões de infetados no Brasil, não será obrigatória.

Toda a situação gerou uma forte polémica no país e transformou a distribuição da futura vacina numa batalha altamente politizada entre o chamado "Bolsonarismo" e a oposição, tanto conservadora quanto de esquerda.

AS VACINAS MAIS PROMISSORAS NO COMBATE À COVID-19

Laboratórios por todo o mundo estão numa corrida contra o tempo para desenvolver uma vacina contra o novo coronavírus. Há dezenas de equipas a testar várias candidatas a vacina, algumas estão mais avançadas e são promissoras, mas os cientistas avisam que nenhuma deverá estar pronta antes do fim deste ano ou mesmo no próximo ano.

Segundo o London School of Hygiene & Tropical Medicine, (que tem um gráfico que mostra o progresso das experiências) há 248 projetos e 51 estão na fase de ensaios clínicos, sendo que 10 estão na fase III - que consiste na inoculação da vacina em milhares de voluntários a fim de determinar se impede de facto a infeção.

O projeto entre a Universidade de Oxford e a AstraZeneca é um dos mais promissores, a que se juntam os da Pfizer e da BioNTech, da Moderna, dos laboratórios Sanofi e GSK, de vários projetos chineses, nomeadamente da CanSinoBIO que já obteve autorização para administrar a vacina em militares chineses, a CoronaVac do laboratório SinoVac.

PLATAFORMA GLOBAL COVAX

O mecanismo COVAX é uma plataforma global para o desenvolvimento de vacinas contra a Covid-19, apoiada pela Organização Mundial da Saúde, para um acesso equitativo às vacinas a preços acessíveis.

Participam vários países, instituições e organizações, como a União Europeia.

No total, de acordo com os últimos dados oficiais em outubro, 184 países aderiram até agora ao mecanismo internacional de compra e distribuição de vacinas: 92 países de rendimentos baixos e médios que receberão as doses gratuitas e 92 países de " rendimento alto" que passarão pela Covax para se abastecerem, mas terão de pagar pelas doses do próprio bolso.

PANDEMIA JÁ MATOU MAIS DE 1,25 MILHÕES DE PESSOAS NO MUNDO

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.255.803 mortos em mais de 50,3 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Cerca de 1 em cada 5 mortes têm lugar nos EUA, o país mais afetado no mundo, com mais de 237 mil mortos e quase 10 milhões de casos.

Com um total de 126.611 mortes, a Índia é o terceiro país do mundo com mais óbitos, a seguir aos Estados Unidos e Brasil, segundo a contagem da universidade Johns Hopkins.

Voz di Guine-Bissau

Após da sua Visita de Estado de 3 dias à Mauritânia o PR da Republica regressa ao país

ÚLTIMA HORA: TRÊS BAIXAS NA TURMA NACIONAL PARA AS PARTIDAS COM SENEGAL


A menos de 48 horas para a decisiva partida da 3ª jornada diante da seleção do Senegal, agendada para o dia 11 deste mês, três jogadores constituem as baixas na lista do selecionador Baciro Candé. 

Por O Golo GB os três jogadores, nomeadamente Juary, Alfa Semedo e Maudo Jarjué já não vão tomar parte nos dois jogos contra o Senegal.

O defesa central de Austria de Viena, Maudo Jarjué, jogador de origem gambiana, mas com passaporte guineense, ainda não decidiu jogar para nenhuma das duas seleções apesar de seu nome aparece duas vezes na lista de Baciro Candé e do selecionador gambiano.

O defesa central, Juary Marinho Soares está com problemas de saúde, enquanto o centro campista Alfa Semedo continua com os problemas de passaporte guineense e o clube acabou por não dispensar o ex-Benfica.

Djurtus realizaram hoje, em Portugal, uma sessão de treino no campo de Belenenses Clube, onde alguns atletas como é o caso de Zidane Banjaqui, uma das novidades na seleção, que chegou atrasado ao centro de estágio, devido a agenda do seu clube, já realizou o treino de recuperação.

Com: O Golo GB

GUINÉ-BISSAU DEU POR CONCLUÍDO CAMPEONATO DEVIDO À PANDEMIA


Prova estava interrompida desde março

A Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB) decidiu dar por concluído o campeonato de futebol suspenso em março, quando o Governo decretou o estado de emergência no país devido à covid-19, disse hoje à Lusa fonte oficial.

Bonifácio Sanhá, um dos vice-presidentes daquele órgão, indicou que a decisão foi tomada pelo Comité Executivo depois de ouvidos os clubes e associações filiadas na FFGB, que, de forma quase unânime, concordaram com a conclusão da prova.

Além da situação provocada pelo novo coronavírus, que levou a que as autoridades do país decretassem o estado de emergência por seis vezes, os associados da federação concordaram também que não existem condições para a prática do futebol, precisou Sanhá.

A Guiné-Bissau conheceu períodos de chuvas intensas entre os meses de junho e outubro, pelo que a maioria dos campos de jogo não tem condições para a prática de futebol, observou o vice-presidente da federação responsável pelas provas oficiais.

Na altura da paragem do campeonato, os clubes da primeira e segunda divisão preparavam-se para iniciar a segunda volta da prova e também já tinham disputado a primeira mão da Taça da Guiné-Bissau.

Em relação à nova época futebolística, Bonifácio Sanhá afirmou que o Comité Executivo vai pedir a anuência dos associados para que seja convocado um congresso extraordinário para o mês de dezembro, no qual poderá ser determinado o dia do início do campeonato.

O Comité Executivo "vai pedir a compreensão dos associados da federação" em relação ao plasmado nos estatutos que recomenda que o congresso deve ser convocado com 90 dias de antecedência, observou Sanhá.

"Se formos cumprir rigorosamente com isso, só vamos ter campeonato lá para março de 2021", defendeu Bonifácio Sanhá, salientando que os associados da federação "vão compreender" tendo em conta a situação da pandemia provocada pela covid-19.

"A intenção do Comité Executivo é iniciar o campeonato ainda em dezembro, talvez na última semana", enfatizou o dirigente.

O campeonato de futebol da Guiné-Bissau comporta 38 clubes, 14 da primeira divisão e 24 da segunda divisão.

O jogo//

Procurador-Geral dos EUA autoriza investigações a fraude eleitoral apesar de falta de provas

JONATHAN ERNST

Por Sicnoticias.pt

A decisão de William Barr surge dois dias depois de o candidato democrata, Joe Biden, ter derrotado o atual Presidente norte-americano e candidato republicano, Donald Trump.

O Procurador-Geral dos Estados Unidos autorizou, na segunda-feira, investigações por "alegações substanciais" de irregularidades na contagem dos boletins de voto, antes da certificação das presidenciais de 03 de novembro, apesar da falta de provas de fraude.

A decisão de William Barr surge dois dias depois de o candidato democrata, Joe Biden, ter derrotado o atual Presidente norte-americano e candidato republicano, Donald Trump, e aumenta as previsões de que o chefe de Estado vai utilizar o Departamento da Justiça para tentar impugnar o resultado eleitoral.

Os procuradores federais poderão agora fazer investigações à contagem dos boletins de voto, algo que não era permitido normalmente até a eleição estar certificada, ou seja, até Biden ser reconhecido formalmente como o 46.º Presidente dos Estados Unidos.

Trump recusa reconhecer Biden como Presidente eleito e sucessor na Casa Branca e insiste nas alegações de fraude eleitoral, apesar de não haver, até agora, quaisquer evidências de que tal aconteceu.

Biden está à frente de Trump em vários estados cruciais, entre os quais a Pensilvânia e o Arizona, que o democrata 'virou'.

Trump utilizou desde o Twitter - a ferramenta de arremesso político mais utilizada pelo chefe de Estado norte-americano nos últimos quatro anos - e até conferências de imprensa na Casa Branca para acusar os democratas de fraude eleitoral, entoando a expressão "Stop the count!" ("Parem a contagem!").

Contudo, não há quaisquer evidências de que tenha havido adulteração dos resultados. Apenas as acusações de Trump e a entoação destas imputações pelos apoiantes do Presidente.

O memorando enviado por Barr aos procuradores, ao qual a Associated Press (AP) teve acesso, diz que investigações "poderão ser conduzidas se houver alegações claras e aparentemente credíveis de irregularidades que, a serem verdade, poderão impactar o resultado da eleição" ao nível federal num determinado estado.

Os estados têm até 08 de dezembro para resolver as disputas eleitorais, incluindo as recontagens e contestações judiciais.

Os membros do colégio eleitoral encontram-se em 14 de dezembro para finalizar o processo.


Leia Também: 

Líder da maioria republicana no Senado apoia Trump na contestação dos resultados

Os líderes mundiais que reconhecem Biden e os que resistem


Trump demite secretário da Defesa

Presidente Donald Trump e secretário de Defesa, Mark Esper, 15 março 2020

Por VOA

O Presidente Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira, 9, ter demitido o secretário de Defesa Mark Esper, tendo, de imediato, nomeado para o cargo de forma interina, Christopher Miller, agora director do Centro Nacional Antiterrorismo.

Trump fez o anúncio no Twitter e informou que a medida entra imediatamente em vigor.

Miller é o quinto chefe do Pentágono da Administração Trump, depois do ex-general da marinha Jim Mattis, do engenheiro da Boeing Patrick Shanahan e do chefe da marinha Richard Spencer, que assumiu brevemente a pasta enquanto a confirmação de Esper no Senado era esperada para julho de 2019.

A demissão de Esper já vinha sendo antecipada há alguns dias pela imprensa, em meio à apuração de votos da eleição presidencial.

Alguns meios de comunicação tinham informado que Mark Esper tinha escrito a sua carta de renúncia, enquanto outros citaram fontes próximas indicando que ele não tinha planos de renunciar.

Antes, o agora ex-secretário tinha discordado do Presidente em relação ao uso de uma lei que permite que os militares sejam mobilizados para impedir a onda de protestos contra o racismo e a brutalidade policial que abalaram o país, o que estremeceu a relação entre eles.

Veterano do exército, Mark Esper estava no cargo desde julho de 2019.

Um político que tem medo das críticas é igual à um médico que tem medo de sangue, é igual à um advogado que tem medo de problemas, e é igual à um casal com medo do divórcio.

By: Jorge Malu

Quem finge de que nada está acontecer na Guiné-Bissau neste momento, é um hipócrita, mas é bom salientar de que, as novas autoridades assumiram o país quebrado, Falido e Pobre...

Por  O Democrata Osvaldo Osvaldo

Povo da Guiné-Bissau 

Quem finge de que nada está acontecer na Guiné-Bissau neste momento, é um hipócrita, mas é bom salientar de que, as novas autoridades assumiram o país quebrado, Falido e Pobre, o que interessa agora, e importante, é o princípio jurídico no qual se presume que as pessoas agem com boas intenções na realização dos negócios jurídicos do pais, mas isso não põe em causa o papel da oposição. Senão aos poucos o nosso país vai voltando ao crise excessivo.

Na minha opinião o Governo atual precisa e deve ser efetivamente criticado por uma oposição feroz' a nível nacional e internacional, sem dúvidas ou quaisquer equívocos, é o trabalho do Lider do PAIGC na pessoa de Domingos Simões Pereira, e a sua equipe, e todos os partidos políticos do país sem exceção. Quando não houver indicação de lugar certo sobre atuação do atual executivo, a oposição consistente deve e é obrigado apontar os erros.

Eu achei que seria mais fácil alguém esquecer o seu BIQUÍNI na praia, copacabana do Rio de Janeiro no Brasil, de que esquecer desta frase: a tendência é repitir a história como tragédia.

Único caminho depois da tomada de posse da sua excelência General Umaro Sissoco Embalo como o Presidente da República, seria imperativo de responsabilidade democrática RESTITUIR os valores do Estado Democrático de Direito, e dar prioridades para total tranquilidade do nosso povo, e trazer estabilidade jurídica na Política Nacional. 

Eu dizia de que, é indubitavelmente dissolver a Assembleia da República, e devolver a expressão cultural ao seu dono legítimo, isto é, o povo, nas urnas democraticamente, assim disse o calendário democrático, e consequentemente resolver o problema do mesmo! 

Porque a verdadeira democracia está instalada na vontade popular, é isso que sempre é invocada constantemente no comportamento paradoxal dos discursos dos políticos demagogos que não estudam.

Pelo que estou a ver e ouvir agora chama-se: "does moar", quer dizer, dar importância a uma coisinha que não tem importância.

É claro que, o mundo viu que temos um DOENTE que deve ser operado senão ele morre, mas ele morre em confiança junto da sorte do nosso povo, significa mais uma vez adiar o futuro do país, isso é evidente, mas o mundo continua foneticamente regular, isto é, "fingir" that everything is good, pensa os que têm miolos na cabeça, para desbloquear a frase.

Governo liderado pelo Nuno Gomes Na Biam, se encontra no centro cirúrgico, e é óbvio, que ele precisa de orientações para salvar o paciente, senão o país afunda.

Dizer que: os novos arranjos políticos e os desafios da democracia Guineense é um cenário claramente "NUBLADO" sem quaisquer méritos ou considerações. 

Aumento de homens sem capacidades torna o Governo sem norte ou sul e sem eira nem beira!

É assim que se vai desperdiçando os poucos recursos que o país tem pagando os que nada estão a fazer!

Assim e sempre foi a Guiné-Bissau desde 01 de Janeiro de 1981!

Tudo bem quando termina bem, os  olhos do nosso povo não estão rasos d'água mas eu sei que no coração do meu povo Guineense ficaram muitas palavras com vocabulário inteiro de ilusão de ótica.

Tudo que atuais autoridades do país viceja, também pode agonizar e perder seu brilho em poucos tempos, quem voz fala tudo isso é um acadêmico extremamente preparado.

 E não podemos evitar que o executivo "Nuno Gomes Na Biam", trabalhe com o seu invisível tirando o tempo de tudo que é perecível real mas que não. Será que é impossível isso?

Se é impossível esquecer a verdade, então é possível esquecer o que se vivi na Guiné-Bissau, e também é impossível esquecer o que o meu povo sente. 

Só a verdade vos libertará!

Que Deus abençoe a nossa Nação

Afirma o Democrata em ação.