22 de fevereiro de 2022

UCRÂNIA/RÚSSIA - UE aprova sanções: "Violações russas não passarão sem resposta"

© OLIVIER MATTHYS/POOL/AFP via Getty Images

Notícias ao Minuto  22/02/22 

Todos os membros do parlamento russo, além de 27 outras entidades e membros do governo da Bielorrússia, serão afetados pelas sanções económicas.

O Alto Representante da União Europeia (UE) para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, Josep Borrell, anunciou esta terça-feira que o pacote de sanções previamente anunciado contra a Rússia foi aprovado por unanimidade, por todos os ministros dos Negócios Estrangeiros dos Estados-membros da UE.

As sanções dirigem-se a todos os membros da Duma, a câmara baixa do parlamento russo, além de 27 outras entidades e indivíduos que apoiaram o governo russo na sua "violação do direito internacional", e ainda membros do governo bielorrusso.

Falando numa conferência de imprensa ao lado do ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Borrell explicou que "as graves violações que a Rússia cometeu não passarão sem resposta".

"Estamos unidos nesta frente e vamos elevar as sanções de acordo com o comportamento da Rússia", garantiu o diplomata europeu.

Borrell deixou claro que este é "um momento particularmente perigoso para a Europa" e que o pacote "atingirá a Rússia e atingirá muito".

As sanções têm como objetivo isolar financeiramente as entidades e indivíduos que "estão envolvidos na decisão ilegal" de reconhecer as repúblicas separatistas de Luhansk e Donetsk, contra os Acordos de Minsk de 2014.

Além disso, Borrell também avisou que seriam sancionados decisores políticos, militares e empresas que têm "levado a cabo a guerra da desinformação" e os ciberataques "que já começaram e vão continuar".

O pacote inclui ainda membros do governo da Bielorrússia, país que tem apoiado os esforços militares russos e que acolheu milhares de tropas russas no seu território, junto à fronteira com a Ucrânia.

Josep Borrell elogiou e enviou "uma palavra de agradecimento" à decisão da Alemanha de interromper a certificação do gasoduto Nord Stream 2, que "tornou a nossa mensagem unida de hoje ainda mais forte". Mas vincou que "a ameaça de conflito armado é real" e pede que se continue a procurar a via diplomática para resolver o conflito.

[Notícia atualizada às 18h14]

Leia Também: Ucrânia. Reino Unido impõe sanções a três oligarcas e cinco bancos russos

O Chefe de estado Guineense General Umaro Sissoco embalo regressou no princípio da tarde à Capital Bissau, Após a sua participação na Cimeira África Europa.


Em atualização...


MADEM-G15 BAFATÁ - Ação de solidariedade do MADEM-G15 para com os reclusos do estabelecimento prisional de Bafatá.

VIVA MADEM-G15 
VIVA COORDENADOR NACIONAL 
VIVA GUINÉ-BISSAU.

Obrigação de permanência: Líder do PAIGC “DSP” impedido de deixar o país pelo ministério público.

Por: Tidjane Cande //RTB  22/02/2022

Ministério Público impõe a obrigação de permanência no país ao líder do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde “PAIGC”, segundo um despacho a que a agência Lusa teve acesso.

O Ministério Público do país justifica a tomada de decisão devido “à demora que a ANP leva a responder” ao pedido de levantamento de imunidade parlamentar do deputado e líder do PAIGC.



A visita de Erdogan à Guiné-Bissau, que estava marcada para amanhã, foi cancelada

 Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

O Presidente Erdoğan cancelou a sua visita à Guiné-Bissau e decidiu regressar a casa. Erdogan participará da Cúpula de Líderes da OTAN, que será realizada online amanhã.

 O presidente Recep Tayyip Erdoğan visitou a República Democrática do Congo e o Senegal como parte de sua viagem à África.

 A visita de Erdogan à Guiné-Bissau, que estava marcada para amanhã, foi cancelada.  Erdogan, que voltará para casa, participará da Cúpula de Líderes da OTAN, que será realizada online amanhã.


Explosão no Burkina Faso faz pelo menos 55 mortos

Por sol.sapo.pt 21 de fevereiro 2022 

“O acidente ocorreu hoje à tarde no local da extração de ouro Gomgombiro (no sudoeste do país), a avaliação provisória é que cerca de cinquenta pessoas morreram”, disse a AFP uma fonte provincial que visitou o local.

Uma explosão de uma reserva de dinamite situada num local de mineração artesanal de outro no sudoeste do Burkina Faso fez esta segunda-feirra pelo menos 55 mortos e várias dezenas de feridos, incluindo mulheres e crianças.

“O acidente ocorreu hoje à tarde no local da extração de ouro Gomgombiro (no sudoeste do país), a avaliação provisória é que cerca de cinquenta pessoas morreram”, disse a AFP uma fonte provincial que visitou o local.

Também uma fonte hospitalar colocou o número de mortos em 55 e disse que outras 55 pessoas foram feridas, incluindo mulheres e crianças.