sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

Comunicado do Sindicato dos Jornalistas e Técnicos da Comunicação Social.



Níger: 31 militares e 63 jihadistas mortos perto da fronteira com Mali

Drone da operação militar francesa Barkhane em Niamey, Níger. Daphné BENOIT / AFP

Segundo fontes oficiais locais, pelo menos 31 militares nigerinos e 63 jhadistas foram mortos ontem à tarde num ataque contra um acampamento militar em Chinégodar, no oeste do Níger, na região de Tillabéri, a 10 kms da fronteira com o Mali.

Esta região situada a 200 kms da capital Nimaey é a mesma onde a 10 de Dezembro morreram 71 soldados nigerinos, num ataque em Inates, reivindicado pelo Estado Islâmico e a 25 do mesmo mês 14 militares foram mortos em Sanam e desta vez o modus operandi foi semellhante.

Os jihadistas em grande número, fortemente armados, com viaturas e motorizadas, deslocaram-se em duas colunas, começando por atacar do lado oeste, em direcção de Akabar, no Mali e a segunda com dezenas de motorizadas veio do lado leste da floresta de Ikrafane no Níger.

Mas apesar da destruição de rede de telefonia móvel e do sistema de GPS os soldados nigerinos conseguiram lançar o alerta através da rádio e a riposta conjunta da força aérea nigerina e a intervenção aérea vinte minutos depois da operação militar francesa Barhkane conseguiram neutralisar o ataque.

Tropas americanas estão também presentes no Niger e alguns dos jihadistas que conseguiram fugir, foram atingidos por drones norte-americanos, dado que o os Estados Unidos possuem também uma base militar importante de drones em Agadez, no centro do Níger.

Este ataque não foi ainda reivindicado mas grupos armados terrroristas reivindicando ligações com a rede terrorista Al quaeda e/ou com o Estado Islâmico, são muito activos nesta região situada entre as fronteiras do Niger com o Mali e o Burkina Faso.

Este ataque que significa mais um revés para os jihadistas, dos quais mais de uma centena foram mortos desde 20 de Dezembro, ocorreu em vésperas da reunião segunda-feira (13/01) em Pau, no sudoeste da França a convite do Presidente Emmanuel Macron dos chefes de Estado do designado grupo G5 Sahel constituído pelo Niger, Burkina Faso, Mali, Mauritânia e Chade, para analisar precisamente a luta anti-jihadista na regão do Sahel.

Emmanuel Macron pretende clarificar a situação da força de interposição francesa Barkhane, que com 4.500 soldados na região e apesar dos sucessos tácticos nos últimos dias, tem sido acusada de ser incapaz de proteger as populações civis e mesmo de neo-colonialista.

Na ocasião e segundo anunciou a 22 de Dezembro o Presidente nigerino Mahamadou Issoufou, durante a visita a Niamey do Presidente Emmanuel Macron deverá ser lançado um forte apelo à solidariedade internacional.

RFI

RECONTAGEM DE VOTOS E QUEIXAS CRIMES – A TERCEIRA VIA PARA O PODER OU EXPEDIENTE DE BLOQUEIO DO PAÍS.

Por Jorge Herbert

Levo os últimos anos a avisar que ao PAIGC e ao seu líder, importa-lhes pouco ou quase nada a Guiné-Bissau e o seu povo, desde que o poder absoluto esteja assegurado por eles, permitindo-lhes controlar o erário público e os interesses que giram a volta do poder. Julgo que isso ficou provado no bloqueio cerrado que o PAIGC e o seu presidente fizeram ao país nos últimos três anos, importando-se pouco ou nada com o sofrimento que esse bloqueio estava a provocar à população guineense.

Domingos Simões Pereira incorporou na sua mente e quis transmitir a ideia (pelo menos não desmentiu a propaganda dos seus apoiantes), de ser ele “o homem mais inteligente e politicamente mais bem preparado da Guiné-Bissau”, pelo que tem de assumir o poder político e decidir os destinos daquele povo, custe o que custar! Julgo que esse delírio colectivo não precisa de mais dados nem mais letras, para ser provado, porque já está a vista de todos os guineenses!

Tendo falhado, por várias tentativas atingir o seu desiderato, o homem deita a mão à sua última “bóia de salvação”, de nome Supremo Tribunal de Justiça, que até já lhe foi favorável noutras circunstâncias… Mas, Domingos Simões Pereira sabe que essa bóia de salvação é como se fosse o seu último fôlego político, já que, ninguém tem dúvidas que, depois das três últimas campanhas eleitorais em que participou e com a quantia nelas investidas, se não garantir o poder, para que os seus investidores consigam recuperar com juros altos o que investiram nele, passará do homem mais bem preparado, para o mais insignificante dos guineenses, porque os próprios investidores o virarão as costas…

Ouvir o advogado do PAIGC e do candidato Domingos Simões Pereira a anunciar aceitar qualquer veredito do Supremo Tribunal de Justiça, para mim significa o anúncio do conhecimento prévio de que a decisão do STJ lhes será favorável! Julgo que isso não surpreenderia a maioria dos guineenses e todos os adversários políticos do candidato que pede a recontagem dos votos.

Como cidadão de bem que me considero, só tenho que aceitar que um candidato reclame junto das instâncias judiciais, caso se sentir lesado em qualquer processo em que participe, desde que esse candidato tivesse a mesma lisura cidadã, quando são os outros a reclamar. Ora, nas últimas eleições legislativas em que participou e em que os adversários também reclamaram e o mesmo STJ não deu procidência às suas reclamações, o posicionamento do PAIGC, foi de alegria! Julgo que qualquer verdadeiro democrata não aceitaria a vitória, sem que se esclarecesse de forma efectiva as reclamações dos seus adversários, apelando as instâncias ao cabal esclarecimento das reclamações dos adversários. Mas, Domingos Simões Pereira, apesar de ser intitulado pelos seus apoiantes do “melhor preparado”, ainda não atingiu esse nível de conceito da democracia! A democracia para Domingos Simões Pereira serve apenas para as suas vitórias! E a justiça e uma determinada comunidade internacional, para as suas derrotas! E assim vai se preparando para ser “o único que deve assumir o poder na Guiné-Bissau”, ofendendo a inteligência de centenas de quadros intelectuais que a Guiné-Bissau pariu!

Dizia eu que, como cidadão de bem e com elevado sentido democrático que sou, só podia desejar que o STJ desse procidência à recontagem dos votos. Mas, também, como cidadão guineense com mais de meio-século de vida, tenho profunda consciência que o PAIGC não é pessoa de bem e consequentemente o seu líder também não o é. Por isso, importa-me primeiro saber, no caso de ser decidido pela recontagem dos votos, que votos serão recontados, de que região ou circulo eleitoral e quem são as pessoas ou instituições mais idóneas para assumir esse processo, inédito no nosso país! Importa-me saber quem, até à data da recontagem desses votos é e será o guardião das urnas em causa! Que garantias teremos que os boletins de votos constantes das urnas sujeitas à recontagem não foram primeiramente manipuladas e só depois seleccionadas para a reclamação! Se a guarda dessas urnas não oferecer qualquer segurança em termos da possibilidade de já terem sido manipuladas, o STJ não pode nem deve decidir pela recontagem dos votos, sob pena dessa instituição que devia ser da justiça, estar ela própria colaborar com uma descarada fraude…

Em todo o caso, é minha profunda convicção que o PAIGC e o seu candidato não desejam propriamente a recontagem dos votos! Tenho essa convicção arreigada desde o dia que ouvi o discurso do líder do PAIGC a dizer que ia impugnar os resultados eleitorais, que o grande objetivo dessa instituição pouco idónea e o seu líder, é bloquear a tomada de posse do novo presidente eleito e prolongar a crise no tempo. Os tais processos crimes apresentados contra os membros da CNE, tem a intenção de bloquear o desenrolar da impugnação eleitoral e, dessa forma, o PAIGC e o seu líder continuarem agarrados ao poder executivo que já detêm neste momento, prolongando o mandato de um Presidente da República (José Mário Vaz), sem poderes para o derrube do seu governo. Dessa forma, ganham tempo para tentar organizar a caótica governação deste executivo e o tão propalado uso do erário público para as campanhas eleitorais em que estiveram envolvidos. E dessa forma, o PAIGC continuará com o caminho livre para os desmandos a que tanto se habituou, sempre colado e no controlo do erário público, sem qualquer tipo de fiscalização e importando-se pouco ou nada com a disfuncionalidade do país e o sofrimento do seu povo.

Alguém tem de travar o PAIGC, a megalomania do seu líder e a interesseira comunidade internacional sedenta para delapidar os nossos recursos.

Jorge Herbert

A República da Guiné-Bissau mostra claramente um foto de Alta traição a nação Guineense


Por O Democrata Osvaldo Osvaldo 

Deriva de uma vergonha medorento, de um Ação nojento estampada na cara dos paisagistas kkkkkkkk

Guiné-Bissau: PAIGC pede recontagem de votos, o advogado Carlos Pinto Pereira, que representa Domingos Simões Pereira, diz que cerca de 110 mil votos foram manipulados, e segundo o DSP que só uma recontagem poderá determinar quem realmente venceu as presidenciais na Guiné-Bissau.

A minha pergunta é: O que disse a Procuradoria geral da República Guineense.

Olha, devem pôr ponto final nisso tudo!
Se, vai fazer uma recontagem dos votos da segunda então, deve-se fazer a recontagem da primeira volta também!

É incrível! Domingos Simões pereira um político julga ser um estudante da Democracia kkkkkkkk

Domingos Simões Pereira imbuído de espírito de um Democrata kkkkkkkk

Agora o Democrata DSP espera nulidade a decisão de CNE kkkkkkkkk vindo de veredicto popular, o que é um comportamento An-tidemocratico, de um preconceito descabida de um agenda estúpida.

Ao mesmo tempo o Democrata queixa de Pedro Sambu presidente de CNE kkkkkkkkk porque é crime o PAIGC perder as eleições presidenciais do País kkkkkkkkkkkkk,

Porquê? Porque está escrito na constituição da República de que o PAIGC é e deve ser o único ganhador das eleições presidenciais do País kkkkkkk

Agora Democrata pede para suspender a impugnação, daí o ministério público julgar Pedro Sambu kkkkkkkkkk

Mas por outro lado ao mesmo tempo o Democrata DSP pede para que tribunal suspender um doutor no supremo porque esse doutor é um dos familiares de MADEM G15 kkkkkkkkk

Povo da Guiné-Bissau cidadãos atentos prestem bem atenção: O Tratado de Versalhes produziu o pior monstro na Alemanha.

Agora é a vez do PAIGC Ladrão também produzir um monstro de montau na Guiné-Bissau.

Essa correspondência - com a confissão de arrependimento de DSP como traidor - é reunida num livro que se transforma num verdadeiro "manual da traição.

A história de uma conspiração impensável do século e o destino de seus principais protagonistas adquirem vida e atualidade nesta obra de Jagudes em cima da casa, paigcistas juntos dos seus discípulos são todos FACISTAS.

Afirma o Democrata em Ação.

A confederação nacional de estudantes da Guiné-Bissau apela ao governo e aos sindicatos para terem a responsabilidade e bom senso em resolver as constantes paralisações que acontecem no sector do ensino público.



TGB Televisão da Guiné-Bissau 

Motorizadas estão a ser usadas como transportes alternativos nas zonas sub-urbanas;


TGB Televisão da Guiné-Bissau

Mais de 100 crianças acusadas de feitiçaria foram atiradas ao rio

Instituto da Criança deu por concluído, em 2019, cerca de 39 processos de crianças acusadas de práticas de feitiçaria  |  BENJAMIN CÂNDIDO | LUNDA-NORTE| EDIÇÕES NOVEMBRO

Mais de cem crianças acusadas de práticas de feitiçaria nas províncias de Cabinda, Zaire, Malanje e Bengo, nos últimos três anos, foram atiradas aos rios pelos familiares, informou uma equipa de investigadores nacionais do Centro de Estudos e Investigação em População (CEIP).

O fenómeno "feitiçaria" contra menores constitui um problema social que tem preocupado os investigadores do Centro de Estudos e Investigação em População (CEIP), afecto à Universidade Agostinho Neto (UAN) e as organizações sociais ligadas à causa.

Em declarações ao Jornal de Angola, o director do Centro de Estudos e Investigação em População (CEIP), Ndonga Mfuwa, disse ter constatado no terreno que muitos pais e encarregados de educação lançam os filhos aos rios para, de seguida, serem devorados pelos jacarés, alegando serem feiticeiros.

Alguns progenitores, prosseguiu o investigador, além de acusarem os filhos de feiticeiros, expulsam-nos do seio familiar e mais tarde arrependem-se do que fizeram e depois de procederem de tal forma, entram em conflito com as entidades acolhedoras.

https://www.plataformamedia.com/pt-pt/

Leia mais em Jornal de Angola

Governação Electrónica - Lançada Plataforma Digital do Conselho de Ministros

Bissau, 10 jan 20 (ANG) – O Conselho de Ministros já dispõe de uma Plataforma Digital e outros serviços electronicos que vai permitir aos membros do governo aceder à agenda e aos documentos de suporte às sessões do Conselho de Ministros, “possibilitando poupar custos administrativos e aumentar a acessibilidade”.

Segundo um comunicado do Conselho de ministros, a referida plataforma foi lançada quinta-feira, na 1ª Sessão Ordinária do Conselho de Ministros de 2020, no Salão Nobre do Palácio do Governo, em Bissau, pelo CEVATEGE - Centro de Valorização Tecnológica e Governação Eletrónica.

“Estas ações estão enquadradas no Programa de Emergência do Governo, sob tutela da Presidência do Conselho de Ministros, com vista a informatizar o Palácio do Governo, através da instalação de internet em todos os edifícios e a criação de vários serviços eletrónicos”, diz o comunicado que deu conta dessa mudança no labor governamental.

O documento à que a ANG teve hoje acesso, ainda refere que  nesse quadro foram apresentados os serviços de Cloud Privativa do Governo, que vão permitir alojar e distribuir documentos governamentais com maior segurança; assim como os Emails Institucionais do Estado, que possibilitarão a qualquer membro do governo ou funcionário público, ter acesso ao serviço de email governamental e comunicar com  segurança os seus dados.

Nos próximos dias, diz o comunicado, será relançado o Portal do Governo com vista a padronizar e alargar os canais de comunicação do Governo.

O Centro de Valorização Tecnológica e Governação Eletrónica, (CEVATEGE) é uma instituição tutelada pela Presidência do Conselho de Ministros, e tem como principal missão, a promoção do desenvolvimento da sociedade de informação e tecnologias na Guiné-Bissau. 

ANG//SG

ÁFRICA - Mais de 20 países africanos vão a eleições em 2020

Mais de duas dezenas de países africanos vão este ano a eleições, com as atenções centradas nas presidenciais na Costa do Marfim, em outubro, e nas gerais da Guiné-Conacri, em fevereiro, e do Gana, em dezembro.


Entre os países africanos lusófonos, depois dos escrutínios de 2019 na Guiné-Bissau e Moçambique, estão previstas apenas eleições locais em Cabo Verde, que deverão ocorrer no segundo semestre do ano.

De acordo com o calendário eleitoral para o continente africano do Instituto Eleitoral para a Democracia Sustentável em África (EISA, na sigla em inglês), em 2020 estão previstas eleições locais, legislativas ou presidenciais em 22 países e uma região autónoma, no total dos 54 países independentes do continente.

Das eleições a realizar durante 2020, em pelo menos cinco países e uma região - Camarões (gerais), Guiné-Conacri (legislativas), Mali (legislativas), Senegal (locais), Somalilândia (região autónoma da Somália não reconhecida internacionalmente, legislativas) e Sudão (gerais) - são escrutínios adiados de 2018 e 2019.

Depois de em 2019, se terem realizado eleições em alguns dos maiores países do continente, incluindo Nigéria, Tunísia, África do Sul, Argélia ou Senegal, em 2020, haverá eleições legislativas ou presidenciais em pelo menos 10 países.

Entre estes destacam-se estados que atravessam graves crises de segurança, como o Mali, o Sudão ou a República Centro Africana, mas também outros, como a Costa do Marfim, onde a eventual alteração às regras Constitucionais gera incerteza quanto às candidaturas de atuais chefes de Estado.

Com eleições presidenciais marcadas para outubro, na Costa do Marfim, o Presidente Alassane Ouattara anunciou, no início desta semana, que irá propor ao parlamento alterações à Constituição.

Sem precisar quais as alterações em causa, o atual chefe de Estado deixou a garantia de que as mudanças não visam eliminar ninguém da corrida presidencial, depois de alertas da oposição sobre a possibilidade de a reforma constitucional pretender limitar a idade dos candidatos a 75 anos.

O chefe de Estado mantém o tabu sobre a eventual candidatura a um terceiro mandato, mas anunciou que será candidato se os seus rivais históricos, os ex-presidentes Laurent Gbagbo, 74 anos (75 em maio), e Henri Konan Bédié, 85 anos, concorrerem.

Alassane Ouattara, que promoveu alterações à Constituição em 2016 acredita ser legítima a candidatura a um terceiro mandato, numa leitura contestada pela oposição.

Com um clima político tenso, as eleições presidenciais realizam-se quando passam dez anos da crise pós-eleitoral de 2010-2011, que causou 3.000 mortos, devendo ser disputadas pelos mesmo protagonistas.

O calendário eleitoral arranca a 19 de janeiro com as eleições legislativas nas ilhas Comoros, seguindo-se, em fevereiro, as legislativas e locais nos Camarões (9 fevereiro), as legislativas na Guiné-Conacri (16 fevereiro), as gerais no Chade (adiadas de 2019 e ainda sem data) e as presidenciais no Togo (22 de fevereiro) e no Sudão (adiadas de finais de 2019 e ainda sem data).

Para as legislativas da Guiné-Conacri foram submetidas à comissão de eleições 29 listas partidárias, que deverão ainda ser validadas pelo Tribunal Constitucional.

O país tem ainda prevista para este ano a realização de eleições presidenciais.

Em abril e maio deverão ir às urnas os eleitores do Egito, da Etiópia e do Mali em eleições parlamentares, e do Burundi em eleições presidenciais.

O Burundi realiza ainda eleições legislativas e locais durante o ano.

Mais para o final do ano, em outubro, além do escrutínio na Costa do Marfim (31 de outubro) estão previstos atos eleitorais na Tanzânia (eleições gerais a 04 de outubro), enquanto, em novembro, vão às urnas os eleitores do Burkina Faso (legislativas e presidenciais), Namíbia (locais e regionais) e do Níger (locais).

O Níger tem também eleições legislativas e presidenciais previstas para 27 de dezembro, no mesmo dia em que se deverão ocorrer as presidenciais na República Centro Africana.

Gana (presidenciais e legislativas), Somália (legislativas), Senegal(locais), Seychelles (presidenciais) têm igualmente previstas eleições para dezembro.

O EISA é uma organização sem fins lucrativos, criada em 1994, com sede na África do Sul e escritórios em seis outros países, incluindo Moçambique, que promove a realização de eleições credíveis, a participação eleitoral e o fortalecimento das instituições políticas em África.

COMUNICADO


Junior Gagigo

Lina De Sa - Aos vampiros 🧛‍♂️ do PAIGC Bô murri dja


Se está a demorar è porq estão a cozinhar algo
A STJ não está em condições de provar ALÈM DO RAZÃO RAZOÁVEL.

Lina De Sa 

NOS ÚLTIMOS OITO ANOS FORAM REGISTADAS 4.139 EMPRESAS NA GUINÉ-BISSAU

Os dados recentes do Centro de Formalização das Empresas apontam para, 4.139 novas empresas registadas na Guiné-Bissau, entre Maio de 2011 a 31 de Dezembro de 2019, 337 das quais Sociedade anonima, 3.797 por quotas e 5 por acções simplificadas.


De acordo com os mesmos dados fornecidos à Rádio Sol Mansi (RSM), 2.057 empresas têm capital nacional, 1255 capitais estrangeiras e as restantes 827 têm capitais mistos.

A nossa reportagem tentou uma entrevista com o director geral do Centro de Formalização de Empresas para saber de mais detalhe do processo e o custo para a formalização da empresa, mas foi sem sucesso.

Mas sabe que em relação a criação das empresas por sexo, durante 7 anos, entre Janeiro de 2012 a 31 de Dezembro 2019, 226 empresas foram criadas por camada feminina, contra 3143 criadas por camada masculina e os 497 são mistos.

Em comparação, segundo os mesmos dados, entre 2018 a 2019 houve uma queda na criação das empresas de 121 de diferença, empresas por nacionalidade, 52 de diferença para capitais guineenses, 44 estrangeiras e 25 de diferença por capitias mistos.

O centro de formalização de empresas, criado desde 2011, tem por missão facilitar o acesso e o exercício de actividades económicos através da simplificação de procedimentos e formalidades, bem como a redução de custos e prazos de execução.

Para além destes aspectos, o centro de formalização de empresas é um interlocutor dos operadores económicos em matéria de construção, registro de empresas e licenciamento de actividades industriais, turísticas e comerciais.           

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Anézia Tavares Gomes

http://www.radiosolmansi.net

PRESIDENCIAIS 2019: Decisão do STJ apenas na próxima segunda-feira

Fonte: AAS

CONFERÊNCIA DE IMPRENSA


Junior Gagigo 

Guiné-Bissau: Supremo está a trabalhar e pede calma aos guineenses

O Supremo Tribunal de Justiça da Guiné-Bissau disse hoje que está a analisar o recurso do candidato derrotado nas eleições presidenciais e apelou à calma dos guineenses e de todos os interessados.

"OSupremo Tribunal de Justiça quer informar que o processo de recurso contencioso eleitoral interposto está a ser tratado, não há nenhuma decisão ainda, o processo está a seguir os seus trâmites legais contrariamente às informações veiculadas de que já existe decisão", informou o assessor de imprensa daquele órgão judicial Salimo Vieira.

Nas declarações aos jornalistas, Salimo Vieira pediu também "calma" e "paciência" aos guineenses e a "todos os interessados no processo".

"O Supremo Tribunal de Justiça está empenhado, está a trabalhar no assunto e na devida altura será conhecido o acórdão", salientou.

Na sequência da divulgação dos resultados provisórios da segunda volta das eleições presidenciais pela Comissão Nacional de Eleições (CNE), o candidato derrotado, Domingos Simões Pereira, apoiado pelo Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), interpôs um recurso no Supremo Tribunal de Justiça para pedir a recontagem dos votos, alegado irregularidades eleitorais.

Segundo os resultados provisórios, o general Umaro Sissoco Embaló, apoiado pelo Movimento para a Alternância Democrática (Madem-G15), venceu o escrutínio com 53,55% dos votos, enquanto o candidato Domingos Simões Pereira conseguiu 46,45%.

O advogado Carlos Pinto Pereira, que representa Domingos Simões Pereira, afirmou quinta-feira que cerca de 110 mil votos foram manipulados e que só uma recontagem poderá determinar quem realmente venceu as eleições presidenciais no dia 29 de dezembro.


O SUPREMO TRIBUNAL DE JUSTIÇA- STJ OU A COMISSAO NACIONAL DAS ELEIÇOES-CNE, UM DELES VAI DESBLOQUEAR O PAÍS HOJE

Para os efeitos do preceituado no art. 147 da lei eleitoral, o prazo do plenário do STJ para decidir em definitivo o recurso interposto pela candidatura de DSP termina hoje, sexta-feira, apartir das 15h00.

Nao havendo decisao em definitivo do plenário do STJ, até as 15h00 de hoje, sexta-feira, a Comissao Nacional das Eleiçoes pode, nos termos do numero 4 do art. 6 da lei eleitoral, decidir pelo anúncio dos resultados definitivos.


NOTA DE ESCLARECIMENTO.

1. A Candidatura de DSP, derrotada na segunda volta das presidênciais do dia 29 de Dezembro, por nao se conformar com essa derrota, entrou com uma impugnaçao dos resultados eleitorais no STJ.
2. A Impugnação em causa deveria simplesmente ser indeferida liminarmente, por nao preencher os requisitos previstos nos arts 140 e 142, ambos da lei eleitoral, por falta de uma das condiçoes, se nao a principal, do recurso, o que deveria impossibilitar o STJ, o conhecimento judicial da acçao, determibando assim, o indeferimento liminar do requerimento do recurso nos termos do art. 78 da lei eleitoral e al. C) do numero 1 do 474 do CPC.
3. Já se constitui como jurisprudência assente no STJ, sob veste do Tribunal Constirucional, na esteira do Acórdao número 03/2019, tendo como requerente MADEM G15.
4. Convém recordar que, a CNE tornou público no pretérito dia 01/01/2020, de que - " nao recebeu nenhuma reclamaçao que possa ser objecto de contencioso eleitoral" - confirmando assim o conteúdo da ata do apuramento nacional onde se lê " votos protestos /reclamaçao 0; correspondente a 0.00%.
5. Por nao ser esse o entendimento do Conselheiro relator, e, por força do disposto no art. 146 da lei eleitoral, o mandatário do General Umaro Sissoco Embalo, foi notificado no pretérito dia 06 do corrente mês, segunda-feira, para se pronunciar mediante contra-alegaçoes, no prazo de 48h, caso queira, sobre o recurso de contencioso eleitoral requerido pela candidatura de DSP no STJ.
6. No cumprimento escrupuloso do aludido prazo de 48h, a contar da notificaçao, o requerido deu entrada ontem, 08/01/2920, quarta-feira, por volta das 14h30m, na Secretaria do STJ, as contra-alegaçoes referente ao recurso do contencioso eleitoral interposto pela candidatura de DSP no STJ.
7. Para os efeitos do preceituado no art. 147 da lei eleitoral, o plenário do STJ têm até amanhã, sexta-feira, apartir das 15h, para decidir em definitivo, o recurso interposto pela candidatura de DSP.
8. Nao havendo decisao em definitivo do plenário do STJ, até as 15h de amanhã, sexta-feira, a Comissao Nacional das Eleiçoes pode, nos termos do numero 4 do art. 6 da lei eleitoral, decidir pelo anúncio dos resultados definitivos.
9. Pelo acima descrito, espera-se que o STJ negue provimento ao recurso, por nao existir qualquer vício ou irregularidade que possa influênciar consideravelmente o processo e o resultado das eleiçoes nos termos do 148/1 da lei eleitoral, devendo assim manter os dados anunciados no dia 01/01/2020, que ditaram vitoria ao candidato Umaro Sissoco Embaló

Nelson Moreira, Advogado

Fonte: Dara Fonseca Ramos

👩🏾‍🎓O curso profissional de jornalismo na escola AD (bairro de Quelele) ira abrir no dia 3 de março de 2020 !

É a ocasião para nos de lançar uma segunda chamada para o concurso de bolsas para Mulheres que querem estudar jornalismo.
5 bolsas serão oferecidas para um período 2 anos de estudo.
Lê os detalhes e envie a tua candidatura !








ONU na Guiné-Bissau

Não se impugnam os resultados eleitorais, mas sim, as decisões da CNE sobre reclamações, protestos,...(Art.142°, da LE).

Por: Mestre Carlos Vamain 

Fonte: Estamos a Trabalhar

Perderam nas quatro linhas e querem ganhar nas secretarias!

Por: Carlos Sambu

Onde está o orgulho e arrogância dos súditos do ex-candidato derrotado? Para estarem a acorrer atrás das vitórias superficiais! Não era um voto que precisavam para elegerem o vosso sumo pontífice? Todas manobras que visam estagnar o país e de perturbar governança não irá vincar! Porque não há tempo para traquinices e choramingas de um imberbes maus perdedores! Ademais

Só para quem tem cadeira de introdução ao direito saberá que o processo no supremo tribunal da justiça (STJ) movido pelo PAIGC está cheio de vícios, e seu real intenção é, perturbar a paz social, atenuar vergonha da derrota e desviar atenção da demissão prometido! Posto isto, neste hora devia ecoar discursos da união e da Guineendadi,mas com este PAIGC politicamente correto não funciona...


Doka Ferreira was live


Doka Ferreira

Atualidade Guiné-Bissau, edição RTP África


Apu CaboVerde - A fortuna da traição, vejam os políticos ditos democráticos, o nosso software inteligente conseguiu localizar um dos ..., no hotel Ceiba.

Não se pode chamar de valor assinar seus cidadãos, trair seus proximos, faltar a palavra dada, ser desapiadado, não ter temor de Deus Essas atitudes podem ate levar a conquista de um império, mas não a gloria (Pensador).

Para presidente Eng. Nuno Na Bian, adverto: se alguém te trair uma vez, a culpa é dele, e se for na segunda vez, a culpa é sua

Por Apu CaboVerde

Manuel Macedo was live - Fake Information? ou Imperador de mentira?

Não se impugnam os resultados eleitorais, mas sim, as decisões da CNE sobre reclamações, protestos,...(Art.142°, da LE).
Por: Mestre Carlos Vamain