17 de fevereiro de 2021

ANP - Nota a imprensa


Cipriano Cassama presidente da assembleia Nacional popular

Conferência de Imprensa de Sindicato dos Trabalhadores de Correios da Guiné-Bissau.

Tifna Tambá presidente do sindicato disse que já lá vão 129 meses que os funcionários dos correios não receberam os seus ordenados.

RadioBantaba

Julgamento de Fernando Gomes: Advogados notificados para a sessão

Por capitalnews.gw  fevereiro 16, 2021

O Colectivo de Advogados do Procurador Geral da República, Fernando Gomes, foi notificado esta terça-feira (16.02), sobre a sessão de audiência, discussão e julgamento do seu constituinte, agendada para o dia 25 de março, sobre o alegado caso de corrupção.

A notícia foi avançada ao Capital News por uma fonte junto dos advogados em causa. A fonte lamenta, entretanto, a notificação 24horas depois de o assunto ter sido do conhecimento público, através da imprensa.

“Só na manhã de hoje (terça-feira) é que fomos notificados por parte do Tribunal, sobre a data do julgamento”, confirmou a fonte.

Em relação aos seus constituintes, a fonte do Capital News informou que estes já foram informados pela justiça da Guiné-Bissau no que diz respeito a data do julgamento, dia 25 de março, no Tribunal Regional de Bissau.

Fernando Gomes é réu num processo em que é acusado pelo Ministério Público, que agora preside, sobre o alegado desvio de fundos, enquanto Ministro da Função Pública, no governo de Carlos Gomes Júnior. O processo tem mais três outros réus, que eram dirigentes do Ministério da Função Pública, no período em que Fernando Gomes era ministro.

Por CNEWS

Leia Também:

Assalto à Rádio Capital: Ministério Público aplica medida de coação a Sumba Nansil

capitalnews.gw  fevereiro 16, 2021

O jornalista Sumba Nansil, diretor executivo interino da rádio privada Capital FM, foi constituído suspeito e aplicado o Termo de Identidade e Residência (TIR), pelo Ministério Público, no âmbito da queixa-crime da Empresa de Eletricidade e Águas da Guiné-Bissau (EAGB), contra a CFM.

A EAGB alega que a Rádio pôs em causa o seu “bom nome” na sequência das declarações dos responsáveis da estação emissora, sobre o assalto e destruição da Capital FM.

A Capital FM considerou que a empresa “é um dos responsáveis pelo assalto”, pela sua atuação, que acabaria por “facilitar” os assaltantes na concretização dos seus atos.

A queixa é referente ao Processo Número 109/2021, na posse do Capital News, sobre o qual o diretor executivo interino da Capital FM, Sumba Nansil, já foi ouvido pelo magistrado do Ministério Público junto à Vara Crime do Tribunal Regional de Bissau, esta terça-feira (16.02).

O magistrado do processo, Jailson Fernandes Cabral, decidiu através de um despacho, aplicar Termo de Identidade e Residência ao representante da CFM, Sumba Nansil, ouvido como suspeito.

Em 26 de Julho de 2020, a emissora privada Capital FM foi destruída por um grupo de homens fardados e armados, com armas automáticas.

O grupo aproveitou a escuridão devido ao não funcionemto do Contador pré-pago colocado “à força” pela EAGB, dias antes do assalto à Rádio.

Por CNEWS

Estrada de Sintra esta dja alcatroada







O PAIGC, é como um tubarão ele precisa se mexer para manter Vivo... O Democrata Osvaldo Osvaldo

Por O Democrata Osvaldo Osvaldo

Ninguém pode extrapolar e nem exorbitar a Constituição da República, isso tem a ver com o juramento Constitucional.

 Quando o Presidente da República prestou o juramento ele disse o seguinte: prometo defender a Constituição e fazer cumprir, é o juramento do Presidente eleito portanto, atual ambiente estapafúrdia que se vive na Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embalo precisa ter coragem e restaurar

 a autoridade do seu Poder, é uma resposta natural de um chefe de Estado, se isso não acontecer,  que a sua excelência saiba que temos um outro Poder paralelo no país. 

A tentativa de Golpe há que se refere, é caso de Alta Traição punível dependendo da motivação se for verdade, mas também se for uma simples especulação é inaceitável . 

O Poder político é uno e indivisível, dito isto, as funções do Estado é dividida de maneira que o Poder controla o Poder.

O Poder real não se compara com vaco do status quo.

Afirma o democrata em ação.


Atual regime, o Governo VS Presidência da República. 

É difícil liderar na Guiné-Bissau se vocês têm elementos do PAIGC dentro do regime e ainda, eles e elas acham mais inteligentes e super intelectuais.

O PAIGC, é como um tubarão ele precisa se mexer para manter Vivo.

A paz não faz parte do programa deste Partido político.  

Os planos do partido PAIGC, é de subjogar o povo Guineense,

baseada em ilusão de ótica e uma ciência maluca.

Afirma o Democrata em ação.

O Democrata Osvaldo Osvaldo