domingo, 15 de outubro de 2017

Ex-futebolista George Weah apurado para a segunda volta das presidenciais na Libéria

O senador George Weah, lenda do futebol africano, e o vice-presidente Joseph Boakai vão defrontar-se na segunda volta das eleições presidenciais na Libéria, anunciou hoje a comissão eleitoral do país.


Nenhum dos candidatos obteve uma maioria absoluta na primeira volta das eleições, divulgou a mesma fonte, cinco dias após o escrutínio para designar o sucessor de Ellen Johnson Sirleaf, primeira mulher eleita chefe de Estado em África.

Nos resultados apurados em mais de 95% dos locais de voto, George Weah lidera, com 572.000 votos (39% da votação total), nitidamente à frente de Jospeh Boakai, com 427.000 votos (29,1%).

"Não há mais dúvidas" quanto à necessidade de uma segunda volta nas presidenciais, declarou o porta-voz da Comissão Eleitoral Nacional (NEC), Henry Flomo, após o anúncio dos resultados.

Cerca de 1,55 milhões de votos já foram contabilizados, numa taxa de participação de 74,5%, precisou o presidente da NEC, Jerome Korkoya, numa conferência de imprensa.

Os outros 18 candidatos estão largamente distanciados destes dois.

A presidente cessante, Prémio Nobel da Paz 2011, que não pode recandidatar-se por ter completado dois mandatos, disse que a Libéria "está pronta para a transição".

AG // EL
Lusa/Fim

HOJE É DIA MUNDIAL DA MULHER RURAL

Data foi instituída em 1995, assinala-se anualmente a 15 de outubro e tem por objetivo alertar para o papel determinante que o sexo feminino desempenha num universo tradicionalmente muito masculino


Hoje celebra-se o Dia Mundial da Mulher Rural. Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) a 15 de outubro de 1995, pretende elevar a consciência mundial sobre o papel da mulher. De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), que escolheu para este ano o tema «Empoderar a mulher rural e eliminar a pobreza e a fome», as mulheres constituem cerca de 43% da mão de obra agrícola nos países em desenvolvimento.

Chegam mesmo a representar mais de 70% da força de trabalho nalgumas das economias baseadas fundamentalmente na agricultura. Apesar de terem passado 17 anos desde que a ONU, na na sua quarta conferência sobre a mulher, realizada em Beijing, na China, instituíram o dia, muita coisa mudou. Mas também muito continua por mudar. «As mulheres rurais recebem uma remuneração inferior à dos homens e frequentemente ficam para trás no acesso a educação, na formação, na tecnologia e na mobilidade», afirmou publicamente, em março deste ano, Juan Somavia, diretor-geral da OIT.

«As mulheres rurais são agricultoras, pescadoras, pastoras e empresárias. Garantem a preservação das identidades étnicas, dos conhecimentos tradicionais e das práticas sustentáveis. Prestam cuidados, criam os filhos e tomam pessoas à sua guarda. Desempenham um papel essencial no desenvolvimento agrícola, na segurança alimentar e nutricional e na gestão dos recursos naturais», sublinhou também já o secretário geral da ONU, Ban Ki-Moom, numa mensagem reproduzida no site da MARP - Associação das Mulheres Agricultoras e Rurais Portuguesas.

Texto: Luis Batista Gonçalves
Lifestyle.sapo.pt

Dia Internacional da Mulher Rural


No mercado global, 25% das mulheres que trabalham estão no setor agrícola. Na comparação com os homens, elas representam 43% dessa força de trabalho.

O papel crucial que mulheres e meninas desempenham nas comunidades rurais vem sendo cada vez mais reconhecido. No entanto, elas ainda têm menos acesso à terra, crédito, insumos agrícolas, mercados e grandes cadeias agroalimentares. Sem contar que elas recebem menos por suas colheitas do que os homens.

Estimativas apontam que a produção agrícola na #África poderia aumentar em até 20% caso a barreira da desigualdade de gênero não existisse.

No Dia Internacional da Mulher Rural, este domingo, 15 de outubro, a #ONU chama a atenção para desafios e oportunidades na agricultura resistente ao clima para a igualdade de gênero e o empoderamento de mulheres e meninas rurais.

United Nations

AMBIENTALISTAS GUINEENSES DEFENDEM PRESERVAÇÃO E EXPLORAÇÃO RACIONAL DOS RECURSOS NATURAIS

Um grupo de jornalistas ambientalistas que pertencem à Rede ‘Eco-Jornalistas’ que apoiam a proteção e preservação do meio ambiente, efetuaram de 3 a 5 do mês em curso uma visita de trabalho ao Parque Natural dos Tarrafes do Rio Cacheu, no norte do país, com o intuito de conhecer o parque e interagir com os responsáveis sobre a forma da gestão do mesmo.

Após terem percorrido as diferentes zonas do parque juntamente com os responsáveis locais, ficaram a conhecer o parque e os trabalhos levados a cabo para a sua conservação. Foram unanimes em defender a preservação e a exploração de forma racional dos recursos naturais do país.

A visita dos jornalistas defensores do ambiente insere-se no âmbito do Programa ‘Go-Wamer’ que opera em seis países da costa ocidental nomeadamente Guiné-Bissau, Senegal, Mauritânia, Cabo Verde, Gâmbia, Guine Conakry e Serra Leoa, com a finalidade de apoiar a gestão racional dos recursos marinhos.

ESPECIALISTAS CONSIDERAM TARRAFES DO RIO CACHEU MAIOR BLOCO DE MANGAL CONTÍNUO DA ÁFRICA OCIDENTAL

O Parque Natural dos Tarrafes do Rio Cacheu, no norte do país, foi criado em 2000 e conta com uma superfície total de 88.615 (oitenta oito mil e seiscentos e quinze) hectares. Ainda de acordo com as informações apuradas, a população residente na zona do parque se estima em mais de 28 mil habitantes, distribuídos em 44 tabancas.

O grupo étnico maioritário naquela zona é felupe, 32% do total, seguido dos manjacos, 27% e balantas 21%.

A iniciativa da criação dos parques nacionais pelas autoridades guineenses através das instituições encarregue da sua gestão visa a conservação e valorização dos ecossistemas de mangal e da biodiversidade, bem como definir a política da exploração racional dos recursos naturais para o desenvolvimento do país.

O ecossistema dos mangais, de acordo com os responsáveis do Parque Natural do rio Cacheu, representa 68% da superfície. No entanto, é considerado pelos especialistas como o maior bloco de mangal contínuo da África Ocidental, reconhecido pela sua grande diversidade de fauna, flora e avifauna.

Existem diferentes espécies no parque: grandes mamíferos, hipapótamosmana fim, gazela pintada, assim como uma grande concentração de mais de 250 espécies de aves residentes e migradoras. A nível dos recursos haliêuticos, nota-se, conforme a explanação dos tecnicos, uma grande variedade de peixes e camarões.

O Projecto Go-Wamer zela pela gestão dos recursos marinhos e redução da pobreza na ecoregião, ajudando na gestão durável dos recursos marinhos costeiros para uma segurança alimentar assegurada.


O grupo de 17 jornalistas ambientalistas visitou igualmente o rio São Domingos, para inteirar-se e conhecer a importância dos seis tipos de mangais (tarrafes)existentes naquela zona, nomeadamente: Laguncularia Racemosa, Conocarpus Erectus, Rhizophora Mangle, Harrisoni, Avicénia Germinans e Rhizophora Racemosa. Os jornalistas activistas reuniram-se depois com os pescadores do rio São Domingos, para saber como praticam a pesca e a conservação do pescado.

FERNANDO BIAG: “GUINÉ-BISSAU É UM PAÍS VULNERÁVEL EM TERMOS DE MUDANÇA CLIMÁTICA”

O Coordenador do Parque Natural dos Tarrafes do Rio Cacheu, Fernando Biag, explicou na sua declaração aos jornalistas que o ‘Projecto Go-Wamer’ trabalhou muito na capacitação das mulheres no dominio de tratamento e conservação dos recursos haliêuticos nomeadamente, o pescado, as ostras e na construção dos fogãos melhorados, permitindo assim menor consumo de lenha.

“No quadro do projecto Go-Wamer compramos todos os materiais de trabalho para as mulheres de Cacheu, São Vicente e Cubompor Felupe em São Domingos. Esperamos que haja uma segunda fase do projecto, onde vamos trabalhar com a rede dos jornalistas ambientalistas que optaram por trabalhar nessa área”, referiu.

O responsável do Parque Natural dos Tarrafes do Rio Cacheu lembrou que, a nível mundial, a situação do ambiente tornou-se numa preocupação séria devido às calamidades naturais que se registam nos últimos tempos.

Acrescentou neste particular que a “Guiné-Bissau é um país vulnerável em termos de mudança climática, porque a dependência das populações dos recursos naturais é um perigo para o país. Por isso há uma necessidade de preservar, conservar e utilizar de uma forma racional os nossos recursos naturais,” aconselha.

BACAR BALDÉ: “É NECESSÁRIO GERIR BEM O QUE TEMOS, PENSANDO NA GERAÇÃO VINDOURA”

O Coordenador da Rede ‘Eco-Jornalistas’, Bacar Baldé, explicou na sua comunicação que desde a sua criação em 2007, a rede mostrou disponibilidade para trabalhar com todas as organizações que operam no domínio de ambiente, de formas a ajudar na sensibilização das populações na mudança de comportamento em relação à natureza.

“É necessario gerir muito bem o que temos, pensando na geração vindoura, fazendo uma gestão partilhada dos recursos que temos no nosso país. É na base disso que estamos aqui na cidade de Cacheu para constatar e termos noção da intervenção do ‘Projecto Go-Wamer’ no país, sobretudo no parque natural dos tarrafes do rio Cacheu”, contou o activista.

Baldé assegurou ainda que a visita permitiu-lhes conhecer a forma como funciona o parque e como os responsáveis do parque interagem com as populações que vivem nas zonas de intervenção do parque.

Acrescentou que a partir daquele momento estavam munidos de informações que lhes permitirão trabalhar afincadamente na formação de opinião pública sobre a protecção e conservação do meio ambiente, particularmente na exploração racional dos recursos marinhos.

De recordar que o projecto Go-Wamer já está na sua fase final, ou seja,no último ano de intervenção no país. A equipa de jornalistas ambientalistas aproveitou a ocasião para visitar o ‘Memorial de Escravatura’ de Cacheu, denominado Baluarte. 

Por: Aguinaldo Ampa
Foto: AA
OdemocrataGB