quinta-feira, 24 de abril de 2025

CHEFE DE ESTADO MAIOR GARANTE TOLERÂNCIA ZERO A ALTERAÇÃO DA ORDEM CONSTITUCIONAL

 Por: Carolina Djeme  O DEMOCRATA  24/04/2025

O Chefe de Estado Maior General das Forças Armadas, Biaguê Na N’Tan, garantiu esta quinta-feira 24 de abril de 2025, tolerância zero a qualquer tentativa de alteração de ordem constitucional na Guiné-Bissau. 

O aviso foi dado depois de uma visita que efectuou a diferentes localidades onde estão as obras em curso executadas pela Engenheira militar, nomeadamente Campo de Tiro, sito na Escola de Formação Militar “General Biague Clussé Na N’Tan” de Cumere, Brigada Mecanizada (Adido Militar), Hospital Principal Militar onde está a ser construído um edifício de um Piso (Unidade de Cuidado Intensivo e Bloco Operatório),Hospital 3 de Agosto e Estado Maior General das Forças Armadas (Amura).

Na ocasião, Biague Na NTAN assegurou que as forças armadas estão empenhadas não só em ajudar na construção do país, mas também contribuir para que as forças armadas tenham grande capacidade em ajudar o Estado.   

O Chefe de Estado Maior General das Forças Armadas,  General Biaguê Na N'Tan presta declaração à imprensa após a vsita a Escola Militar de Cumerè, Brigada Mecanizada (Adido Militar), o Hospital Militar Principal e, 3 de Agosto...  @Radio Voz Do Povo

O Chefe de Estado Maior General das Forças Armadas explicou que o objetivo da instituição que representa é garantir a paz e a tranquilidade na Guiné-Bissau, informando que a maior parte de jovens das forças armadas está a estudar fora do país, de forma a permitir futuramente que as forças armadas andem com os seus próprios pés.

Na N’Tan pediu a todos os jovens e generais no sentido de serem patriotas e forças armadas republicanas na Guiné-Bissau, deixando claro que nunca vai permitir  as pessoas na rua com arma a fazer o que bem entenderem ou perturbarem o país, matando as pessoas e continuarem a andar na rua.

Disse ainda que não vai permitir que tropas sejam mobilizados com dinheiro para saírem a rua, avisando que, qualquer pessoa que se envolver nisso, será castigada.

Por fim, o Chefe de Estado Maior General das Forças Armadas apelou a todos os generais, comandantes da Guarda Nacional, polícia de Ordem Pública a não permitirem quaisquer perturbações na rua e que garantam a paz e a tranquilidade no país“, através da “proteção” do governo, do presidente e do povo de Guiné-Bissau, com vista a organização de eleições.


Leia Também: A Organização Não-governamental (ONG) Tiniguena afirmou que a exploração de areias pesadas na secção de Suzana, concretamente em Nhiquim, no norte da Guiné-Bissau, tem sido marcada por conflitos que os sucessivos governos têm tratado com insuficiente rigor.