quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Forças de segurança senegalesa espancam deputado guineense na fronteira


O deputado pelo círculo da África e Europa, Leopoldo da Silva, foi espancado na quarta-feira, 23, e detido, por várias horas, em MPack, na fronteira norte entre a Guiné-Bissau e o Senegal...Ler mais

Cacheu acolhe feira agrícola e história da escravatura

Cacheu, cerca de 100 quilómetros a norte de Bissau, vai acolher na sexta-feira e sábado uma feira agrícola e recordar a história da escravatura, numa iniciativa apoiada pela União Europeia e cujo programa foi esta quinta-feira divulgado...Ler mais

Moçambique registou 20 mil casos de violência doméstica em três anos

Moçambique registou mais de vinte mil casos de violência doméstica entre 2013 e 2015, entre casos de agressões físicas e psicológicas, violações e assédio sexual, segundo dados do Governo hoje divulgados...Ler mais

Supremo Tribunal da Guiné-Bissau confirma Vicente Fernandes como líder do PCD

O Supremo Tribunal de Justiça da Guiné-Bissau confirmou hoje Vicente Fernandes como legitimo presidente do Partido da Convergência Democrática (PCD), terceira força no Parlamento guineense, dissipando dúvidas que existiam naquele partido.


O presidente do STJ, Paulo Sanhá, esclareceu, num despacho a que a Lusa teve acesso, que à luz dos estatutos do PCD, Vicente Fernandes é o legitimo presidente do partido conhecido em crioulo por "baguera" (abelha) e que conta com dois deputados no Parlamento.

O antigo ministro das Finanças e ex-líder do partido, Vitor Mandiga, instou o STJ, no dia 01 de novembro, para que o reconhecesse como presidente interino do PCD depois de uma reunião da Comissão Política Nacional que teria suspendido Vicente Fernandes da liderança.

Fundamentando-se nos estatutos do partido, o tribunal entendeu que não existe a figura de presidente interino e que a decisão de suposta suspensão de Fernandes foi tomada numa reunião convocada fora das normas do PCD.

O tribunal alega ainda que na reunião teriam tomado parte pessoas que não têm competência estatutária para fazerem parte do encontro.

Vicente Fernandes e Vítor Mandinga têm vindo a trocar acusações públicas nos últimos dias com cada um a alegar ser o líder do partido.

24.sapo.pt

Ministério Público espanhol pede 10 anos e meio de prisão para Samuel Eto´o

Jogador é acusado de fraude fiscal e procuradoria exige ainda uma multa de 14 milhões de euros.

Samuel Eto´o
O Ministério Público de Espanha (MPE) pediu uma pena de 10 anos e meio de prisão para o jogador camaronês Samuel Eto'o por fraude fiscal, no valor de 3,5 milhões de euros, cometida nos anos em que o atleta esteve ao serviço do Barcelona, entre 2006 e 2009.

A notícia revelada nesta quinta-feira, 24, pelo jornal El País diz que a procuradoria quer ainda que Eto´o pague uma multa de 14 milhões de euros.

O agente espanhol Josep Maria Mesalles, representante do internacional camaronês, é também acusado dos mesmos crimes.

O processo tem origem na gestão de direitos de imagem.

O fisco espanhol conseguiu provar que Eto'o simulou a venda dos seus direitos de imagem a duas empresas, uma espanhola e outra húngara, de forma a impedir que o dinheiro que recebia de patrocínio por parte de uma marca de equipamentos desportivos fosse tributado no país.

VOA

Aumento da criminalidade no Senegal reabre debate sobre pena de morte

O recente aumento da criminalidade no Senegal, com uma dezena de assassínios desde setembro, reabriu o debate político e social sobre a pena de morte, abolida em 2004.


Uma das mais recentes vítimas foi a vice-presidente do Conselho Económico Social e do Ambiente, (CESE), Fatouma Matar Ndiaye, encontrada morta em casa, no fim de semana, depois de ter sido alegadamente degolada pelo motorista.

"Os homicídios tornaram-se num fenómeno quase quotidiano, estamos todos no corredor da morte", disse à agência de notícias Efe um amigo de um taxista que foi recentemente morto a tiro após uma rixa numa gasolineira com outro condutor, considerando a pena de morte a "única maneira de travar" a onda de violência.

Entre os defensores da medida figura o presidente da organização não-governamental islâmica Jamra, Massamba Diop, para quem a pena de morte garante uma "vida pacífica".

"A única forma de acabar com a insegurança é restaurar a pena capital abolida por mimetismo relativamente aos países ocidentais", afirmou, defendendo que "a maioria dos senegaleses que professam o Islão" deseja recuperar a medida.

O deputado Seydina Fall, membro da coligação governamental Aliança para a República (APR), também é conhecido como um dos proeminentes defensores da pena de morte.

Em 2013 apresentou uma proposta de lei na Assembleia Nacional para a restabelecer, mas a iniciativa não granjeou o apoio necessário nem no seu grupo parlamentar, o Benno Bokk Yakaar.

Na segunda-feira, numa cerimónia de homenagem à vice-presidente do CESE, o Presidente do Senegal, Macky Sall, anunciou uma nova lei que prevê o endurecimento das penas para o crime de homicídio.

"Qualquer um que mate passará o resto da vida na prisão. Nunca recuperará a liberdade, pois não poderá beneficiar de uma redução da pena", disse o chefe de Estado.

POR LUSA
NAOM

FRONTEIRA MPACK: DEPUTADO GUINEENSE ESPANCADO POR FORÇAS DE SEGURANÇA SENEGALESA

Bissau, 24 Nov 16(ANG) - O deputado pelo círculo da África e Europa, Leopoldo da Silva, foi espancado na quarta-feira, 23, e detido, por várias horas, em MPack, na linha de fronteira norte entre a Guiné-Bissau e o Senegal, noticiou a Rádio Capital FM. 

Segundo  informações avançadas à radio privada Capital-FM pelo próprio Leopoldo da Silva que já se encontra em liberdade e sob cuidados médicos na capital, Bissau, o deputado foi detido pelos agentes da Policia de Migração e Fronteiras do Senegal com o apoio de um grupo de militares do país vizinho.

O deputado disse que tudo aconteceu quando travou uma discussão com os agentes, os quais teriam exigido que um estudante guineense no Senegal pagasse dois mil francos Cfa no posto de controlo da fronteira entre os dois países. O que, na opinião do parlamentar, seria violar as regras de livre circulação de bens e serviços no espaço da CEDEAO.

O presidente da Assembleia Nacional Popular, Cipriano Cassamá, convocou de emergência o embaixador do Senegal na Guiné-Bissau para pedir explições sobre o ocorrido.

ANG/ÂC/SG
Publicada por Bambaram di Padida

Mais de 450 mulheres assassinadas nos últimos 12 anos em Portugal, indica UMAR

Mais de 450 mulheres foram assassinadas em Portugal nos últimos 12 anos e 526 foram vítimas de tentativa de homicídio, a grande maioria por parte de homens com quem viviam uma relação de intimidade, segundo dados hoje divulgados.



Os dados são do Observatório das Mulheres Assassinadas, da União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR), que analisou os homicídios e tentativas de homicídio desde 2004, ano em que foi criado, e registou 454 assassinatos nesse período.

«Verificamos que se mantém a tendência de maior vitimização das mulheres às mãos daqueles com quem ainda mantinham uma relação, fosse ela de casamento, união de facto, namoro ou outro tipo relação de intimidade (277), seguido pelo grupo dos ex-maridos, ex companheiros e ex-namorados (101)», refere o observatório.

De facto, em 83% dos crimes "a relação entre a vítima e o homicida era uma relação de intimidade presente ou pretérita", sustenta o relatório, divulgado na véspera de se assinalar o Dia Internacional para a Eliminação da Violência sobre a Mulher,

Ao comparar os diversos anos desde 2004, o observatório constatou que "o grupo etário mais vitimizado pelo femicídio por violência de género é o das mulheres com idades superiores a 50 anos", totalizando 166 vítimas, seguido das mulheres com idades entre os 36 e os 50 anos (133).

A idade do homicida segue o mesmo padrão da vítima: 155 tinham mais de 50 anos e 136 entre os 36 e os 50 anos.

Analisando os meses onde ocorreram mais homicídios, a UMAR concluiu que deixou de incidir, em particular, nos meses de verão, pese embora seja ainda nestes meses que, em termos absolutos, se registe o maior número de crimes.

"Não obstante, e em termos relativos, verifica-se uma dispersão da ocorrência do crime por quase todos os meses do ano, num total de 454 mulheres assassinadas entre 2004 e 20 de novembro de 2016", refere o relatório, a que a agência Lusa teve acesso.

Os distritos de Lisboa (98), Porto (64) e Setúbal (46) "continuam a assumir taxas de incidência preocupantes", totalizando 208 crimes (45,8%).

Já o distrito de Évora é o que apresenta a taxa mais baixa de ocorrência de homicídios, equivalendo a 0,88% do total dos crimes registados.

Os distritos da Guarda, Portalegre e Viana são também distritos com taxas de incidência baixas: 1,1%, 1,3% e 1,5%, respetivamente.

O observatório verificou que 2016 foi o ano que registou o menor número de tentativas de homicídio, perfazendo uma média de dois crimes na forma tentada por mês em Portugal, quando a média registada nos anos anteriores era de três crimes por mês.

No total, 526 mulheres foram "alvo desta forma extremada de violência".

"Ainda que os atos não tenham sido fatais, a severidade registada nestas agressões permite-nos antecipar as sequelas a nível psíquico e físico que poderão perpetuar-se por toda a sua vida", salienta a UMAR.

Diário Digital com Lusa

Guiné-Bissau promove feira agrícola e recorda história da escravatura

Cacheu, cerca de 100 quilómetros a norte de Bissau, vai acolher na sexta-feira e sábado uma feira agrícola e recordar a história da escravatura, numa iniciativa apoiada pela União Europeia e cujo programa foi hoje divulgado.



O título do certame, em crioulo, pretende ilustrar a importância da agricultura: "produto di no tchon i firkidja di no bida", ou seja, os produtos da terra são os alicerces da nossa vida.

A feira arranca na sexta-feira com animação de dois grupos de teatro sobre alimentação saudável.

Num país em que a maioria da população não sabe ler nem escrever, as artes cénicas servem como forma de sensibilização para uma alimentação saudável e controlo nutricional das crianças e mulheres grávidas com produtos locais.

No sábado, a partir das 10:30, inicia-se uma sessão de degustação dos diferentes produtos transformados localmente, produzidos pelas organizações convidadas da feira.

A iniciativa é coordenada pela federação de agricultores KAFO, pela organização não-governamental Essor e tem financiamento da União Europeia.

Paralelamente terá lugar a quinta edição do Festival Cultural de Cacheu, do qual se destaca uma conferência sobre história da escravatura e tráfico negreiro, a origem da Tina (género musical guineense) e a importância do pano de pente (tecido tradicional).

A conferência dará uma atenção particular às potencialidades de Cacheu como ponto de turismo histórico e cultural e também vai debater qual a melhor estratégia de integração da temática da escravatura no currículo escolar na Guiné-Bissau.

Durante o festival, haverá ainda uma visita às obras em construção dos blocos B e C do Memorial da Escravatura e do Tráfico.

O edifício central foi inaugurado a 08 de julho e inclui um pavilhão multiusos, salas de formação, residência para investigadores e um museu que preserva alguns artefactos que marcavam o dia-a-dia dos escravos.

O programa desta sexta-feira e sábado e Cacheu inclui também música ao vivo, teatro e projeção de um filme sobre as edições anteriores do festival de Cacheu.

MB/LFO // APN

Lusa/Fim

CRISE DIPLOMÁTICA?: Militares do Senegal agridem deputado da Guiné-Bissau

Deputado Leopoldo da Silva agredido por militares senegaleses na fronteira norte, obriga a uma reunião de emergência e de concertação entre o Presidente da ANP, Cipriano Cassama, a Comissão Especializada dos Negócios Estrangeiros da ANP e o Ministério dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação e das Comunidades.



Embaixador do Senegal convocado

Presidente da ANP, Cipriano Cassama, após presidir a uma reunião conjunta (líderes das bancadas parlamentares do PAIGC e PRS, Comissão Especializada para a Defesa e Segurança e dos Negócios Estrangeiros e o Ministério dos Negócios estrangeiros, Cooperação e das Comunidades) convocou o Embaixador do Senegal em Bissau para exprimir a firme condenação das autoridades guineenses face à agressão cometida pelas autoridades fronteiriças senegaleses contra o Deputado Leopoldo da Silva da Bancada Parlamentar do PAIGC.


Publicada por António Aly Silva 

A Direcção da Comissão Política da "APU- PDGB" Célula de (Portugal Lisboa) Diáspora Europa este hoje em VALE da AMOREIRA encontro com a comunidade Guineense para implantação duma Base "APUANO"


























Voz do povo/ “O sucesso do novo governo vai depender do entendimento da classe política”, dizem alguns cidadãos

(ANG) – Alguns cidadãos guineenses consideraram hoje fundamental o entendimento entre os políticos do país para o sucesso do novo governo, caso contrário a Guiné-Bissau vai continuar na crise que já dura há mais de um ano.

Numa auscultação feita pela ANG os cidadãos entrevistados pediram maior ponderação e bom senso da classe política do país com vista a viabilizar o Governo de Umaro Sissoco” porque o povo já sofreu muito”. 

Suncar Baldé, funcionário da Imprensa Nacional disse que ainda é cedo para avaliar o novo chefe de Governo uma vez que a Guiné-Bissau é um país muito complicado e o primeiro-ministro é pouco conhecido na praça pública. 

Para ele, não basta ao Umaro Sissoco conviver com grandes figuras mundiais para governar bem. Tem que saber gerir a situação de momento, isto é negociar com partidos que estão representados no parlamento. 

Contudo, Suncar elogiou o acto de Umaro Sissoco entabular contactos com os partidos políticos com vista a formar o seu governo, acrescentando que ele, deve continuar na senda do diálogo para viabilizar o seu executivo. 

Por sua vez, a cidadã Geraldina Carvalho de Alvarenga, residente no bairro de Bandim disse que Umaro Sissoco já está a dar provas da sua nomeação. E que exemplo diss, é a diligência feita e que culminou com a suspensão da greve no sector educativo. 

Geraldina disse ter a esperança de que Umaro Sissoco fará ainda melhor do que os seus antecessores, tendo pedido o entendimento no meio dos políticos para o bem do país. 

O cidadão Valdo Gomes da Costa, residente no bairro de Bandim disse esperar que o novo primeiro-ministro faça inovação na forma de governar para que o seu governo possa ser diferente no sentido positivo. 

Gomes da Costa destacou que as sucessivas quedas do executivo não ajudam em nada a estabilidade do País. 

“Já estamos cansados de votar e escolher os nossos governantes num país em que o direito dos cidadãos não são respeitados. Se não vejamos: estamos sem escolas, os jovens não têm emprego, o nosso Estado está refém dos países vizinhos porque eles é que ditam as regras a serem seguidas pelos guineenses ou seja estamos num país onde o futuro é uma incógnita, mas não vamos cruzar os braços”, disse o estudante universitário. 

Seco Djamanca, estudante do 12o ano, no Liceu Nacional Kwame Nkurmah, cdisse que a expectativa em relação a nomeação de Umaro Sissoco é grande,razão pale qual pede a colaboração entre políticos para a saída da crise, que segundo ele, podia ser evitada se os actores políticos abdicassem dos seus interesses pessoais e servissem ao povo . 

Disse que, se o Programa de Governo fosse aprovado no Parlamento seria uma vitoria para todos, e que caso contrário voltaremos a estaca zero, o que seria muito lamentável. 

ANG/MSC/ÂC/SG

Gémeos siameses nasceram com duas cabeças e um só coração

Os médicos não conseguiram saber antecipadamente que se tratavam de gémeos siameses.


Gémeos siameses nasceram, na última terça-feira, no hospital al-Shifa, na Faixa de Gaza, Palestina.

De acordo com a Reuters, os bebés têm duas cabeças, dois pulmões, duas colunas vertebrais, duas mãos e duas pernas, e apenas um coração, um tórax e um estômago.

Ayman al-Sahbani, médico e chefe do departamento de emergência do hospital onde nasceram as crianças, garante que o caso é “bastante raro”.

“Nós achávamos que eles eram gémeos e que não teriam nenhum problema, mas descobrimos que nasceram siameses”, frisou, acrescentando que “é um corpo mas com duas cabeças”.

Os bebé nasceram de cesariana e estão a ser mantidos com vigilância apertada.

Até ao momento não é conhecida qualquer informação sobre uma possível cirurgia. “Separá-los é muito complicado porque têm muitos órgãos em comum e um coração defeituoso”, concluiu o médico.

POR INÊS ANDRÉ DE FIGUEIREDO
NAOM

Nova bateria carrega em segundos e dura até uma semana

Uma investigação a ter lugar na Universidade da Flórida Central pode resultar em baterias que não perdem autonomia mesmo depois de 30 mil ciclos de carregamento.


A questão de autonomia das baterias de smartphones continua a ser apontado pelos consumidores como um problema a carecer de solução, um que pode vir a ser resolvido caso a bateria criada pela Universidade da Flórida Central chegue ao mercado.

Conta o Engadget que esta bateria, ainda em fase de prototipagem é capaz de recarregar mais rápido do que qualquer uma das baterias de hoje, tendo uma autonomia 20 vezes superior. “Poderias recarregar o teu smartphone em poucos segundos e não terias de o fazer novamente durante uma semana”, referiu um dos responsáveis pela investigação, Nitin Choudhary.

A investigação ainda se encontra numa fase inicial e, por isso, ainda não está prevista uma comercialização desta bateria.

POR MIGUEL PATINHA DIAS
NAOM

PCD EXORTA AO PR A NÃO SE IMISCUIR NA VIDA INTERNA DO PARTIDO “BAGUERA”

O Partido da Convergência Democrática (PCD) repudia a nomeação de Umaro Sissoko Embaló ao cargo do Primeiro-ministro.

Em comunicado de imprensa que a Notabanca teve acesso, o PCD demarca-se da decisão do Presidente da República que considera um total desrespeito das vontades das partes subscritores dos acordos e pelos esforços da CEDEAO.

No documento, lê-se que José Mário Vaz volta a decidir numa atitude que relega os interesses da nação para um plano secundário.

O PCD alerta aos sues militantes e simpatizantes para não partilharem a decisão e lança um vibrante apelo todos a lutarem para afirmação da democracia, legalidade, liberdade, bem como o cumprimento dos acordos de Bissau e Conakry.

Ainda, o partido “baguera” no comunicado exorta ao chefe de Estado a não se imiscuir na vida interna desta formação política, porque o PCD está determinado e não se deixar ser dividido para melhor reinar e manifesta solidário com a direcção resultante do congresso de Gabú.

Notabanca

JOSÉ PAULO SEMEDO ACUSA PR DE RASGAR A CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA ADOPTANDO SISTEMA PRESIDENCIALISTA

O Presidente do Movimento Patriótico Guineense considera a nomeação de Umaru Sissoko Embaló ao cargo do Primeiro-ministro de um atentado contra a Constituição da República.

Falando quartaa-feira a Notabanca, José Paulo Semedo convocou o Presidente da República, José Mário Vaz a dissolver o Parlamento, em caso de não encontrar a solução para crise politica vigente.

Ainda o político acusa Presidente Mário Vaz de rasgar a constituição da república, adoptando a um sistema de governo presidencialista.

Notabanca

SINDICATOS DA EDUCAÇÃO SUSPENDEM GREVE INICIADA EM SETEMBRO


Os dois sindicatos de educação em greve desde o início deste ano lectivo levantaram a greve após o compromisso do actual primeiro-ministro Umaro Sissoco.

Durante uma conferência de imprensa esta quarta-feira (23 de Novembro), Malam Ly Balde apelou aos professores a voltarem para as salas de aulas. “Até aqui apelamos aos professores a nível nacional de que a greve já foi levantada para isso que voltem as salsas de aulas”.

O líder sindical sublinhou que decidiram levantar a greve por ser o próprio primeiro-ministro quem assumiu o pagamento das dívidas, tendo adiantado que vão concordar com qualquer alguém que se comprometi a resolver seus problemas.

“ O actual primeiro-ministro esteve nas negociações de início até fim garantindo que vai resolver o problema salarial dos docentes”, afirmou Malam Ly.

Por outro lado, afirmou que depois de 15 dias o governo não resolver o problema do estatuto de carreira docente será fatal.

No memorando de entendimento rubricado com o actual primeiro-ministro, ficou acordado que as despesas para a aplicação integral do estatuto de carreira docente constem no orçamento geral do estado de 2017.

Por: Nautaran Marcos Có
Radiosolmansi

Glória Eterna, Dalau!


Através das redes sociais, fiquei a saber do falecimento do nosso conterrâneo, Ladislau Ucha Alves, simplesmente conhecido por Dalau. 
Dalau era largamente conhecido como um dos elementos da antiga banda musical guineense, o Issabary. 

Entre 2012 e 2013 Dalau colaborou intensamente com a Rádio Gumbé e tínhamos até a intenção de organizarmos o primeiro "Prémio Musical Rádio Gumbe", uma iniciativa que, entretanto, nunca se materializou devido aos condinalismos locais. 

Neste momento de grande consternação, junto-me aos amigos e aos compatriotas guineenses, para manifestar as minhas mais sentidas condolências à família enlutada. 

Dalau deve ser lembrado como uma pessoa que sempre se disponibilizou, de uma forma incansável, em ajudar a cultura guineense em geral. E terá sido esta a razão porque ele preferiu voltar à sua terra natal, a Guiné-Bissau, para construir alicerces que podiam servir para alavancar a cultura do país. 

E terá sido esta a razão porque ele tinha-se decidido pelo relançamento da sua empresa de produção de eventos “Afro Arte”, conforme ele próprio me informou numa mensagem datada de 25 de Abril de 2013. Paz à sua alma e um eterno repouso. 

Da minha parte, meu caro amigo e compatriota, só te digo "issabary". Que a terra te seja leve.

Umaro Djau, 23 de Novembro de 2016