11 de outubro de 2017

DEPUTADOS DISSIDENTES PROMETEM REGRESSAR AO PAIGC


O grupo dos ‘15’ deputados dissidentes do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) prometeu esta quarta-feira, 11 de Outubro 2017, o regresso dos seus elementos ao partido libertador.

Durante um encontro com a imprensa, o grupo considerou de “ilegais” as expulsões aplicadas pela direção liderada por Domingos Simões Pereira aos parlamentares do PAIGC.

Os ‘15’ acusaram ainda o presidente dos libertadores, Domingos Simões Pereira, de ser a única pessoa que quer transformar a Guiné-Bissau, ‘numa República sem leis’. A posição dos deputados expulsos do PAIGC foi tornada pública numa conferência de imprensa promovida para manifestar a sua indignação em relação a um comunicado da direção do partido que, no entender do grupo, incentiva a violência sem, no entanto, entrar em grandes detalhes.

A reação dos ‘15’ surge em resposta ao comunicado assinado pelo Secretariado Nacional do PAIGC, em resposta à ‘Conferência Nacional de Reflexão para Salvação do PAIGC de Cabral’, organizada pelos dissidentes dos libertadores e à declaração dela saída. Os parlamentares expulsos dizem ainda que o comunicado do partido recorreu aos insultos, às ameaças veladas aos militantes e dirigentes do partido.

“O comunicado a que fizemos referência demonstra, mais uma vez, a real face do Domingos Simões Pereira, presidente do partido, que, em implementação de uma estratégia pessoal e familiar, está, dia após dia, a conduzir o nosso grande partido ao abismo, o que os valiosos militantes e responsáveis do PAIGC jamais aceitarão”, lê-se no comunicado do grupo dos dissidentes.

O grupo questiona o porquê de o presidente do PAIGC não conseguir explicar aos militantes, simpatizantes do partido até então o motivo da perda de 12 (Doze) mandatos na Assembleia Nacional Popular, acusando-o de atuar sempre a favor de amigos e familiares. Neste particular apontaram como exemplo, a escolha de figuras para listas dos deputados, assim como a nomeação de elementos para o governo que liderou até Agosto de 2015.

No que se refere ao bloqueio do Parlamento, os ‘15’ consideram este ato de um ‘crime’, tendo sustentado que um número reduzido de pessoas [Comissão Permanente] não pode impedir o funcionamento de um órgão da soberania como a ANP.

Um dos dissidentes e ex-secretário nacional do PAIGC, Abel da Silva questiona o silêncio da justiça, sobretudo do Ministério Público e do Supremo Tribunal de Justiça face ao que chama de violação que se regista no Parlamento guineense.

Além do Abel da Silva estiveram presentes na conferência de imprensa, os deputados Tomane Mané e Luís Oliveira Sanca. 

Por: Sene Camará
Foto: Mamadu Camará
Odemocratagb

PRECISAMOS DE ESQUADRA EM CUNTUM MADINA – RESIDENTES


A Comunidade do bairro de Cuntum apela esta terça-feira (10 de outubro de 2017) ao executivo no sentido de instalar uma esquadra de polícia no bairro como forma de travar assalto a mão armada no um dos bairros próximo do centro da capital.

O apelo da comunidade local vem na sequência de constantes assaltos e agressão às populações, normalmente no período da noite.

A preocupação dos moradores do bairro de Cuntum, foi expressa pelo jovem músico, Franck Bidin que apelou a rápida intervenção do ministério de Interior de forma a estancar os recorrentes assalto perpetrado por grupos de indivíduos extremamente jovem.

“Eu enquanto um dos nativos desta comunidade, assisti diversas vezes esta prática dos assaltos e agressão às populações, por isso, apelo ao governo a instalar uma esquadra no bairro de Cuntum para ajudar a combater a esta prática”, afirmou o jovem músico.


A preocupação da comunidade foi transmitida durante a visita esta tarde do ministro de Estado e do Interior, Botche Candé num encontro com os jovens e as mulheres do bairro de Cuntum.

O bairro depara-se também com a falta de candeeiros solares nas ruas, postos médicos, rede de estradas, entre outras preocupações manifestadas.

Em declarações à Rádio Jovem, o jovem músico, Franck Bidin, pede o executivo no sentido de resolver a situação da energia no bairro de Cuntum.

“É do nosso conhecimento da existência de projeto para melhorar a iluminações nos diferentes bairros da capital, por isso, apelamos ao executivo que nos ajude no sentido de melhorar a iluminação nas vias que dão acesso ao bairro”.

Em resposta às preocupações da comunidade do bairro de Cuntum, o ministro de Estado e do Interior, Botche Candé, promete trabalhar no sentido de garantir a segurança a todos cidadãos guineenses a nível do território nacional.

“Aceitei o desafio de assumir a pasta do ministro de Estado e do Interior para garantir a segurança a todos os guineenses, neste sentido, nos próximos dias vou reunir com as chefias da corporação policial sob minha tutela para definir a melhor estratégia contra os assaltos e agressão às populações nos bairros da capital Bissau”, declarou o governante.


Na mesma ocasião, Botche Candé, anunciou que na próxima quinta-feira irá destacar uma equipa do ministério do Interior para ajudar na remoção do lixo.

//Alison Cabral
Radiojovem

9 consequências que a falta de sexo traz para a saude


1. Você não vai ficar mais "apertada".
Abster-se de sexo não te deixa "mais apertada". Isso é um mito. A sensação de ter a vagina mais estreita não é influenciado pelo seu número de parceiros sexuais, e ter uma pausa forçada não re-virginiza você. E o seu hímen não volta a crescer, não importa o que você possa ter ouvido no salão de beleza. No entanto, os tecidos da vagina podem sair do hábito de relaxar em resposta à excitação ou inserção, e podem, então, precisar ser treinados novamente para a próxima vez que tiver relações sexuais. Não se preocupe; eles vão se lembrar.

2. Os homens são mais propensos a ter disfunção erétil.
Abstinência parece aumentar a probabilidade de disfunção erétil nos homens. Há também a possibilidade de que ejaculações regulares podem ajudar um homem a evitar o câncer de próstata. Mas isso é possível mesmo sem uma parceira.

3. Seu sistema imunológico fica mais vulnerável.
Parece que a atividade sexual, na verdade, contribui positivamente para a função imune do seu corpo. Nas mulheres, isso acontece para facilitar o ato de engravidar. Portanto, ficar sem sexo te impede de receber esses benefícios e você pode ser mais propensas a doenças e infecções.

4. Sua libido pode cair.
Alguns especialistas são defensores de que a atividade sexual regular é uma forma de "atiçar o fogo" da sua libido, com isso há a crença de que um período de abstinência tende a diminuir o desejo sexual ao longo do tempo, porque o corpo fica imune à resposta hormonal à excitação. Outros discordam, porém, por isso pode ser uma questão pessoal, que depende de suas próprias experiências sexuais.

5. Você pode ficar mais estressada.
Este é mais um daqueles casos em que a ligação entre aspectos positivos (sexo regularmente e estresse) torna-se um negativo (sem sexo e reações de estresse mais elevados). Estudos descobriram que as pessoas que não têm relações sexuais regulares têm picos mais elevados de pressão arterial em resposta ao estresse do que pessoas que fazem sexo com frequência.

6. Sua saúde cardiovascular pode sofrer
Uma boa vida sexual está fortemente ligada à saúde cardiovascular, e entrar num período de seca acaba com esse impulso hormonal e aeróbio. Ainda dá para recompensar na esteira, mas é algo a considerar.

7. Você pode levar mais tempo para ficar molhada.
Acontece que o sexo regular é basicamente uma forma de treinar seus órgãos sexuais, portanto, ficar um tempo sem significa que eles ficarão mais "lentos". Especialistas em saúde sexual apontam que o processo de lubrificação de excitação (em que a sua vulva e vagina ficam molhadas) se beneficia de regularidade e se você parar por um tempo , pode precisar de um pouco de ajuda extra.

8. Você reduz drasticamente o risco de infecções urinárias e DSTs.
Finalmente, uma boa notícia. A parte das doenças sexualmente transmissíveis pode não ser uma surpresa, mas as infecções do trato urinário são muitas vezes causadas pela transferência de bactérias para o trato urinário durante o sexo (em particular a partir do ânus). Assim, uma vida livre de sexo irá mantê-la segura. Você pode, no entanto, pegar várias doenças sexualmente transmissíveis e infecções urinárias a partir do contato não sexual, portanto, a proteção não é completa.

9. Você não vai ser tão inteligente como você poderia ser.
Os cientistas demonstraram que a atividade sexual aumenta o crescimento dos neurônios no hipocampo do cérebro. Um motivo nobre para voltar à ativa.














Fonte: DOR DA VIDA

NO TERRA SABI - Nô na Punta Nan!!!

Domingos afirma que quer ir para tribunal, porque Saliato da Costa insinua que tem filho fora! Contudo quem vai ter problemas será DY Furtado.

Estamos a trabalhar


Fonte: NO TERRA SABI

BOMBA: POR UM PAIGC VOLTADO AOS SEUS PRINCÍPIOS ESTRUTURANTES, ENFORMADORES E CONSTITUINTES ESTAMOS DISPOSTOS A LUTAR E A HIPOTECAR TUDO QUE TEMOS DE MAIS IMPORTANTES.


BOMBA: OS MILITANTES  E DIRIGENTES DO PAIGC PERSEGUIDOS E ALEGADAMENTE EXPULSOS DO PAIGC E ORGANIZADOS EM TORNO DO Grupo dos “15”  REAGIRAM FORTEMENTE, FACE AO ULTIMO COMUNICADO DO SECRETARIADO NACIONAL DO PARTIDO. NÃO POUPARAM EM ADJECTIVOS.

DSP E SUA GENTES FINGEM QUE INTERNAMENTE NO PAIGC ESTÁ TUDO SOB CONTROLE, MAS NÃO É BEM ASSIM. OS CAMARADAS NÃO ESTÃO NADA SATISFEITOS PELO FACTO DO DOMINGOS SIMÕES PEREIRA QUERER TEIMOSAMENTE SILENCIAR TODAS AS VOZES CONTRÁRIA AO DELE E DA SUA GENTE. OS CAMARADAS DIZEM QUE NÃO SE CALARÃO E QUE NÃO VÃO POUPAR ESFORÇOS PARA O BEM DO PARTIDO LIBERTADOR.

DSP DEVE SENTAR-SE, URGENTEMENTE, COM OS CAMARADAS E PARAR FAZER DE CONTA QUE TEM TUDO CONTROLADO.

Grupo dos “15”


COMUNICADO DE IMPRENSA

É com estranheza e estupefação que tomamos conhecimento do comunicado do secretariado nacional do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo-Verde-PAIGC, o nosso grande partido, que, em resposta a Conferência Nacional de Reflexão para a salvação de PAIGC DE CABRAL, organizada por militantes e dirigentes do PAIGC vindos de todos os quadrantes do país, e a declaração dela saída, recorre a insultos, intimidações e ameaças veladas aos militantes e dirigentes do partido, numa clara demonstração de força e da necessidade de perpetrar a crise interna no partido, numa altura em que estão em curso, quer internamente no partido, quer a nível externo, esforço em ultrapassar a crise por que o partido passa e, através deste, o país.

O comunicado de que fizemos referência demonstra, mais uma vez, a real face do Domingos Simões Pereira, Presidente do partido, que, em implementação de uma estratégia pessoal e familiar, está, dia após dia, a conduzir o nosso grande partido ao abismo, o que os valorosos militantes e responsáveis do PAIGC jamais aceitarão.

Na declaração de Bissau, saída da Conferência Nacional de Reflexão para Salvação de PAIGC DE CABRAL, o comummente designado grupo dos 15, demonstra, na esteira de declarações de militantes fieis aos princípios enformadores do PAIGC, pugnar por um sincero diálogo e mais entendimentos dos militantes e responsáveis do partido. Daí que se propõe a criação de uma comissão paritária para trabalhar na materialização de um dos pontos do Acordo de Conakry, a reintegração incondicional dos militantes e responsáveis ilegalmente expulsos e suspensos.

Sem pretensão de voltar atrás, com a realização do congresso de Cacheu, o senhor Domingos Simões Pereira, aproveitando a vitória outorgada pelos diferentes projetos constituídos em aliança, que, sob a liderança do então presidente em exercício do PAIGC, gravitaram em torno do atual presidente do Partido, começou logo a implementar a caça a bruxa, com afastamento da lista dos órgãos de direção do partido, máxime Bureau Político e Comité Central, de destacados dirigentes e militantes do partido, pelo simples facto de o não apoiarem no congresso, desrespeitando, deste modo, os elementares princípios de convivência no partido e, como é óbvio, a sua unidade, vetor principal do sucesso do partido em todas as lutas por que fez face ao longo da sua gloriosa história.

Seguindo, aquele que devia proceder como um elemento aglutinador de todos os militantes e responsáveis do partido, continuou com a sua estratégia pessoal, tendo ficado mais evidente na formação de lista de candidatos a deputado da nação, em que dirigentes que se apresentavam, pelos trabalhos que vinham fazendo, como candidatos óbvios foram afastados apenas por serem titulares de opiniões próprias, pondo seriamente em risco a eleição de candidatos impostos, aliás, este comportamento levou a redução considerada de número de mandatos do PAIGC face às eleições anteriores, tendo o PAIGC perdido 12 mandatos.

Como se não bastasse, é na formação de governo que se constatou a maior segregação alguma vez vista no partido, o Domingos Simões Pereira apresentou ao Presidente da República e, através deste, aos guineenses, um governo formado essencialmente por amigos e familiares.

Acresce-se aos comportamentos acima expostos, um tratamento com maior desprimor dos militantes e responsáveis do partido que não partilham da sua posição.

Que militante e dirigente do nosso Partido, comprometido com os valores e princípios constituintes, enformadores e estruturantes do partido ficaria, impávidos e serenos a assistir a destruição de valores pelos quais luta há anos e pelos quais os seus colegas morreram ou tornaram-se inválidos?

Com efeito, nós dirigentes e responsáveis do nosso grande partido, dando corpo a sensibilidade, a maior manifestação de democracia interna, decidimos, com consciência da nossa responsabilidade estatutária, preservar os valores e princípios que enformam o PAIGC;

Diz-se no comunicado que se está a trabalhar para transformar a Guiné-Bissau numa República sem leis. Se existir uma única pessoa que queira transformar a Guiné-Bissau, cuja independência é fruto de um árduo trabalho, tendo custado sangue e suor aos nossos valorosos combatentes, é o actual Presidente do PAIGC, senão vejamos:

Quem recusou e ainda recusa execução de um acórdão do Supremo Tribunal de Justiça, o acórdão numero 3/2016, que proíbe a perda de mandato dos deputados, estando, em revanche, a invocar, dia após dia, o acórdão que lhe interessou -e que, como é sabido por todos, foi absolutamente executado?
Quem recusou e ainda recusa o cumprimento do acordo de Conakry no que tange a incondicional reintegração dos deputados e outros militantes e responsáveis do partido ilegalmente expulsos e suspensos do partido?

O comummente designado grupo dos 15 representa uma sensibilidade fiel aos princípios enformadores do PAIGC, princípios e valores defendidos pelo Amílcar Cabral há exatos 66 anos, nunca se autodenominou grupo dos 15, porém recebeu a denominação forjada pelo Domingos Simões Pereira e seus comparsas e utilizada pela sociedade.

 Ademais, a sensibilidade sob a denominação comummente grupo dos 15 não representa, nem de perto e nem de longe, 15 pessoas e, por isso, esta denominação não é a mais consentânea com a sensibilidade em causa, daí que não se compreende que seja a própria a autointitular-se grupo dos 15.

Considerando que na democracia a maioria é que decide, os militantes e responsáveis do PAIGC, reunidos em congresso de Cacheu, após ação solidária dos projetos políticos integrantes da aliança para com o projeto liderado pelo Domingos Simões Pereira, deram vitória a este, ontem. Os mesmos militantes, hoje, após constatar a forma autoritária, antidemocrática e com recurso a nepotismo que o Domingos Simões Pereira está a gerir o partido, podem pôr termo a esta gestão irresponsável do partido e portadora de orientação externa.

Informa-se, por este comunicado, ao secretariado do partido que se tomou conhecimento da velada ameaça dirigida aos militantes do partido e as instituições da república da Guiné-Bissau, em que como, se necessário, vai se fazer justiça com a própria mão, desferindo ataque a quem puser em causa o seu património e a integridade física dos seus militantes, numa clara demonstração de modus actuandi deste grupo que se apropriou da direção do PAIGC, evidenciando, mais uma vez, a pretensão de transformar este país numa república sem leis.

Cabe-nos o dever de lembrar este grupo, na veste da direção do PAIGC, que este país dispõe de leis e de instituições republicanas capazes de, como impõe a nossa ordem jurídica, fazer recurso ao poder de autoridade-ius imperi-, para impor o cumprimento de leis da república.

Os símbolos e denominação do PAIGC podem ser utilizados, e continuarão a ser utilizados, pelos militantes em pleno exercício dos seus direitos e poderes estatutários, tal como sucedeu com a realização da conferência nacional para a salvação do PAIGC de Cabral, organizada e participada, como se sabe, por militantes provenientes de todos os quadrantes do país, de pirada a Bissau e de Canpeane a Cambadju.

Lembra-se ao grupo, que hoje apropria-se da direção do PAIGC, que o grosso dos valorosos militantes do nosso grande partido está disponível a criar um ambiente são no partido, que passa por um diálogo franco e sincero, tal como expresso na conferência nacional para salvação do PAIGC DE CABRAL e na declaração de Bissau, porém não excluí a possibilidade de responder, também de modo enérgico e com impacto absolutamente incalculável, a qualquer atitude que teme em não reconhecer as mudanças que se registaram no partido e que pretende impedir os militantes de exercer os seus direitos e os seus poderes.

Com efeito, a sensibilidade que se orienta pelo respeito dos princípios enformadores do PAIGC apela a todos os militantes fiéis aos ideais de PAIGC de CABRAL a se manterem serenos e atentos ao evoluir da situação, disponíveis, porém, a responder, de modo adequado, a quaisquer provocações, donde quer que vierem e de quem quer que seja.

Contundo, reitera-se, mais uma vez, a disponibilidade em estabelecer diálogo para mudar a actual situação, com vista aos grandes desafios por que o partido deva fazer face.

Por um PAIGC voltado aos seus princípios estruturantes, enformadores e constituintes estamos dispostos a lutar e a hipotecar tudo que temos de mais importantes.

Bissau, 10 de Outubro de 2017

O Grupo dos 15

Luís Oliveira Sanca
Coordenador em exercício 

FonteDitaduradoprogresso.blogspot.sn

Deputados dissidentes do PAIGC da Guiné-Bissau apelam ao cumprimento do Acordo de Conacri


O grupo de deputados dissidentes do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) da Guiné-Bissau, denominado grupo dos 15, apelou hoje ao partido para o diálogo e para cumprir com o Acordo de Conacri.

Em conferência de imprensa, realizada em Bissau, e em comunicado distribuído aos jornalistas, os deputados pediram à direção do partido para "acionar mecanismos e medidas concretas e imediatas conducentes à reconciliação no sei da família do PAICG (vencedor das legislativas de 2014 na Guiné-Bissau), privilegiando o diálogo franco e sincero como única via para a saída da presente crise".

No comunicado, os deputados, que foram expulsos de militantes do PAIGC, depois de terem chumbado no parlamento o programa de Governo de Carlos Correia, insistem que a direção do partido deve cumprir os acordos de Bissau e Conacri em "relação à reintegração incondicional dos dirigentes ilegalmente expulsos ou sancionados, bem como cessar imediatamente" o que consideram ser "afastamentos sumários e exclusões ilegais" no partido.

Os deputados dissidentes propõem também a criação de uma comissão paritária entre a direção do PAIGC e do grupo dos 15 para iniciarem um diálogo para a "reintegração daqueles deputados e de todos os dirigentes, responsáveis e militantes do partido, penalizados por se terem associado ou simpatizado com a causa dos 15 deputados expulsos do partido".

No comunicado, os deputados dissidentes informam também a "opinião nacional e internacional" que o grupo dos 15 "nunca reconheceu as sanções instrumentalizadas e ilegais impostas pelo Conselho Nacional de Jurisdição do PAIGC".

O grupo salienta também que as sanções visaram "correr com os "adversários internos" e "implantar uma autocracia no seio do partido" com vista ao reforço dos poderes do presidente do PAIGC, Domingos Simões Pereira.

No documento, os deputados dissidentes denunciam que Domingos Simões Pereira tem "inviabilizado inúmeras tentativas de mediação, de facilitação, tanto no país, como no exterior, ou de diálogo aberto e franco entre as partes desavindas do partido, radicalizando-se profundamente em posições assumidas como categoricamente irreversíveis".

O grupo voltou a sublinhar que continua aberto ao diálogo para uma "verdadeira reconciliação".

O grupo dos 15, coordenado por Braima Camará, que ficou em segundo lugar na corrida à liderança do partido, que foi ganha por Domingos Simões Pereira, entrou em rutura com a direção do PAIGC, tendo-se juntado ao PRS no parlamento para chumbar o programa de Governo do então primeiro-ministro, Carlos Correia.

O grupo dos 15 é um dos signatários do Acordo de Conacri, patrocinado pela Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e que prevê a formação de um Governo consensual integrado por todos os partidos representados no parlamento e a nomeação de um primeiro-ministro de consenso e da confiança do chefe de Estado, bem como a reintegração daqueles elementos no PAIGC, entre outros pontos.

O atual Governo da Guiné-Bissau não tem o apoio do PAIGC, que ganhou as eleições legislativas de 2014, e o impasse político tem levado vários países e instituições internacionais a apelarem a um consenso para a aplicação do Acordo de Conacri.

Dn.pt/lusa

O Presidente da RENAJ, por inerência da função Presidente do Conselho de Administração da Rádio Jovem, Sr. Gueri Gomes Lopes conferiu posse ontem (09/10/2017) ao novo Director de Antena da Rádio Jovem, Sr. Edgar Carlos Pires.

De referir que o novo DG da Rádio Jovem já vinha exercendo como jornalista na mesma estação radiofónica desde Maio de 2009, que agora veio substituir nas funções também jornalista da mesma casa, Sr. Braima Darame.

 



By: Departamento da Comunicação

Renaj GB 

MINISTÉRIO DA SAÚDE DESMENTE ACUSAÇÕES CONTRA O MINISTRO E APRESENTA EVIDENCIAS

Afinal, tudo não passa de uma mera difamação maquinada contra o titular do Ministério da Saúde Pública, em como fez nomeações que constituem uma equipa dos membros da família Barai, nomeadamente, Armando Barai, Albino Barai, Nixon Gomes Barai, Isaías Barai e Teresa Barai.

Todos os mencionados na carta datada a 01 de fevereiro de 2017, com o título “tristeza e a vergonha nacional,” endereça ao Presidente Mário Vaz e algumas instituições, mantem-se nas suas funções até agora, sem que haja nenhuma movimentação feita pelo ministro Barai, como é “dito falsamente” e acusado de “nepotismo”.

Se não vejamos: Albino Barai foi nomeado por Agostinho Cá em 2012 e reconduzido no mesmo despacho pela antiga ministra, Valentina Mendes, em 2014. Armando Barai, igualmente nomeado no mesmo despacho por, Valentina Mendes em 2014.

Nixon Gomes Barai foi nomeado pelo ministro, Domingos Malu em 2016, enquanto Teresa Barai nomeada pelo ministro antecedente e Isaías Albino Barai foi afetado a estrutura de saúde da direção dos Serviços Financeiros e Contabilidade em 2012 por, Camilo Simões Pereira. E agora, quem foi nomeado por Carlitos Barai? 

Conferir o despacho ilegal produzido por um funcionário desapontado com o “rigor e justiça implantado no ministério da Saúde”.


Em reação à calúnia veiculada nas redes socias, o Ministério da Saúde facultou à imprensa toda a documentação das nomeações que Carlitos Barai fez após ter assumido o ministério da Saúde.

....................................
Ler evidências das nomeações feitas em 2012 e 2014:


Para mais esclarecimento, o ministro enviou uma carta ao Presidente da República, na qual trouxe a luz toda a verdade dos fatos sobre as nomeações feitas por ele, no ministério da Saúde.


Ler a carta:
..............................................................................


O Ministerio da Saúde facultou à imprensa as cópias de despachos das nomeações que ministro Barai efetuou, enquanto ministro da Saúde:



Perante a “falsidade”, o Ministério da Saúde Publica exige ao mentor dessa conspiração para se apresentar ao fórum próprio, os despachos que nomeiam os referidos funcionário, Por Carlitos Barai.

ÚLTIMA HORA/NOTÍCIA DC: NUNO NABIAN, presidente da APU, está neste momento numa reunião na sede do PAIGC para se juntar ao Espaço de Concertação Política dos Partidos Democráticos. AAS

Sociedade - Ministro de Estado do Interior promete combater actos de roubos no bairro de Cuntum

Bissau,11 Out 17 (ANG) – O ministro de Estado e do Interior exortou aos responsáveis do seu pelouro no sentido de accionarem todos os mecanismos para o combate as frequentes actos de roubos e saques de objectos dos citadinos no bairro de Cuntum.

Botche Candé que falava terça-feira num encontro mantido com os moradores do bairro, que convidaram ao governante a assistir à final de uma partida de futebol de duas equipas locais, disse que aceitou assumir as funções do ministro do Interior para garantir a segurança ao povo guineense.

“Vou de imediato reunir com todas as forças operativas do Ministério do Interior para definirmos estratégias para acabar com os actos de agressões e assaltos às pessoas que frequentemente acontecem nas localidades de Entrada de Cajú e Sobrade, no Bairro de Cuntum”, prometeu.

Em relação ao pedido dos populares locais para a remoção de um monte de lixo arrumado naquele bairro, Botche Candé prometeu deligenciar junto do Presidente da Câmara Municipal de Bissau a retirada da referida lixeira.

“Camaradas, na próxima quinta-feira o Ministério do Interior vai convocar todos os efectivos e colaboradores para removeram o lixo que está a afrontar os moradores do bairro de Cuntum”, asseverou Botche Candé, mediante aplausos de centenas de populares locais.

O governante frisou que vai ainda solicitar apoios de pessoas de livre vontade de outros bairros de Bissau, no sentido de irem socorrer os moradores de Cuntum na remoção do lixo de forma a evitarem contaminações.

O ministro de Estado e do Interior prometeu ainda accionar mecanismos junto dos seus homólogos da Saúde e Energia para colocação de mais camas no centro sanitário, e postes de iluminação solar em Cuntum, a pedido da juventude local. 

ANG/ÂC/SG

ONU suspende acções no Malawi devido ao vampirismo

Peter Mutharika ordena investigação

Relatório das Nações Unidas vem origem em Moçambique

Pelo menos cinco pessoas foram assassinadas recentemente no sul do Malawi, depois de terem sido acusadas de se comportar como vampiras.

O Presidente Peter Mutharika pediu investigações sobre as mortes e um toque de recolher foi imposto pelo Governo para prevenir mais assassinatos.

A Organização das Nações Unidas (ONU) retirou funcionários de dois distritos após boatos sobre vampiros se espalhar pelo sul do país.

As pessoas assassinadas eram acusadas de beber sangue humano como parte de rituais mágicos.

O toque de recolher restringe movimentações durante dez horas - entre 7h e 17h no horário local.

Origem de Moçambique

Num relatório divulgado, a ONU afirmou que os rumores de vampirismo parecem ter tido origem em Moçambique, "atravessando" a fronteira para os distritos de Mulanje e Phalombe, no Malawi.

O documento destaca que não está claro o que motivou tais rumores e determina "a suspensão temporária de actividades da ONU na área até que a situação se normalize".

Um dos países mais pobres do mundo, o Malawi conta com a presença de muitas organizações humanitárias e agências internacionais.

Os níveis educacionais também são baixos, a crença em bruxaria é comum e os rumores de vampirismo são constantes.

Uma onda de violência ligada a rumores similares já havia eclodido no país em 2002.

VOA

GUINÉ-BISSAU PRECISA DE DOIS MIL E DUZENTOS NOVOS SOLDADOS

As Forças Armadas da Guiné-Bissau precisam de 2 200 soldados para fechar a ‘plantilha’ da atual estrutura militar, revelou o chefe da divisão dos recursos humanos do Estado Maior General das Forças Armadas, General Júlio Nhaté.

Júlio Nhaté falava num encontro com a imprensa  promovido pelo Estado-Maior General das Forças Armadas para abordar o assunto dos novos mancebos que já se encontram em Cumeré, local de instruções militares. Nhaté anunciou o início dos trabalhos para dia 11 de Outubro de 2017, com 820 (Oitocentos e Vinte) recrutas.

Além dos 820 recrutas já instalados em Cumeré, o Estado Maior General das Forças Armadas contará com mais 100 elementos que já trabalhavam nas estruturas das Forças Armadas, caso de pessoal que trabalha na área da mecânica que, segundo Júlio Nhaté, já se familiarizou com os costumes militares.

Sobre a intenção do Estado-Maior General das forças Armadas enviar mais jovens para as instruções militares, Júlio Nhaté respondeu que há um segundo grupo que vai a Cumeré no mês de Janeiro de 2018, mas sem avançar o número previsto, acrescentando que se dependesse apenas do Estado-Maior haverá até um terceiro grupo de recrutas, justificando que o país precisa de 2.200 novos soldados para fechar sua plantilha, “mas tudo dependerá da luz-verde do governo”, acrescenta.

A partir de hoje, 11 de Outubro, em Cumeré, 642  rapazes e 178 meninas iniciarão os trabalhos para ingressar as Forças Armadas guineenses durante dois meses.

Nhaté refutou as informações que apontam a fuga de alguns jovens do centro de instrução militar de Cumeré, informando que se estava apenas a atribuir os números mecanográficos a novos recrutas.

Por: Sene Camará
Foto: Marcelo Na Ritche
OdemocrataGB

Saúde pública - Empresa Brasileira pretende construir hospital de referência em Bissau

Bissau, 11 Out 17 (ANG) – Uma delegação da empresa brasileira denominada “Brasil Company”, encontra-se em Bissau a discutir com as autoridades guineenses a construção e administração, em Bissau, de um hospital de referência para a sub-região.


Celso Araújo

Segundo uma nota à imprensa do Gabinete de Comunicação do Primeiro-ministro à que a ANG teve acesso, a delegaçao brasileira é chefiada pelo  presidente de Conselho de Administração da Brasil Company, Celso Araújo.

De acordo com a nota, o referido hospital deverá, em principio, ser construído no local onde fica o antigo hospital 03 de Agosto, em ruínas.

 “ Além deste projecto temos vários outros que vão ser feitos através da parceria público-privada (PPP) ”, disse Araújo sem os identificar. 

A Brasil Company constrói em Bissorá, no Norte da Guiné-Bissau uma fábrica de processamento da castanha de caju, que deverá gerar  500 empregos, e  está a instalar geradores para o fornecimento de energia elétrica naquela cidade nortenha do país. 

Referindo-se a audiência com o Primeiro-ministro a nota avança que  Umaro Sissoco deu o seu aval para a construção do referido hospital.  

“Conforme o presidente do Conselho de Administração da Brasil Company, o hospital fará cobertura não só da Guiné-Bissau, como também dos pacientes que virão dos países vizinhos e se tudo correr como o previsto, as obras desse estabelecimento hospitar terão início em 2018”, lê-se na missiva.

ANG/MSC/ÂC/SG

Sindicalista detido por ter comparado Mugabe a "um morto vivo"

Um responsável sindical zimbabueano foi detido por ter comparado a "um morto vivo" o presidente Robert Mugabe, 93 anos, que dirige com "mão de ferro" o país há 37 anos, informaram hoje os advogados do sindicalista.


Dirigente de uma associação profissional de vendedores, Sten Zvorwadza foi detido na terça-feira e acusado de insulto ao chefe de Estado, indicou num comunicado a organização não-governamental Advogados do Zimbabué para os Direitos Humanos (ZLHR) que o irá defender.

Num encontro com a imprensa local, o sindicalista criticou em termos pouco amáveis a recente decisão do governo de proibir os vendedores de rua na capital, Harare.

"Não obedeceremos a uma tal tolice, continuaremos nas ruas", declarou, segundo a edição de segunda-feira do diário DailyNews.

"Os zimbabueanos devem compreender que Mugabe é velho e que é um morto vivo", adiantou.

Zvorwadza contesta a vontade do regime de proibir a atividade dos vendedores informais em Harare, que têm aumentado num país que enfrenta uma grave crise económica, com desemprego em massa.

Mugabe reprime sistematicamente as críticas contra o seu regime. Em março, dois jornalistas foram detidos por terem escrito que o chefe de Estado, que viaja frequentemente para fora do país para tratamentos, estava doente.

NAOM

Empresa Brasil Company quer construir hospital de referência em Bissau

INVESTIMENTO BRASILEIRO NA GUINÉ BISSAU. DJARAMA PRESIDENTE JOMAV, QUE FOI FELIZ AO ESCOLHER O GENERAL SISSOKÓ EMBALÓ PARA O CARGO DO PRIMEIRO MINISTRO E POR TER ACEITE ESTE GOVERNO DE CONCRETO

O RETORNO DE INVESTIDORES NA GUINÉ BISSAU VEM PERMITINDO UMA VARIEDADE DE INVESTIMENTOS NOS DIFERENTES SECTORES, SOCIAIS, ECONÓMICOS E CULTURAIS.


A ECONOMIA GUINEENSE VEM ESTABILIZANDO; A PAZ SOCIAL JÁ É UMA REALIDADE. iSTO PORQUE O GOVERNO GUINEENSE ELEGEU DIÁLOGO COMO UMA DAS PEDRAS ANGULARES DE GOVERNAÇÃO.

CONTUDO, TEM SEGMENTOS DA SOCIEDADE QUE NÃO SE CONFORMAM E NEM TÊM OLHOS PARA VER AS INUMERAS CONQUISTAS DESTE GOVERNO, QUE É UMA MÁQUINA DE TRABALHO E DE COLECTA DE RECEITAS DE ESTADO E SOBRETUDO CANALIZAR DINHEIROS DE ESTADO PARA OS COFRES DE ESTADO.

BANCO MUNDIAL E FMI DESDE JANEIRO NÃO CANSAM DE ELOGIAR E DE DAR NOTAS POSITIVAS AO DESEMPENHO DESTE GOVERNO DE CONCRETO..


Empresa Brasil Company quer construir hospital de referência em Bissau

Uma delegação da empresa Brasil Company, chefiada pelo seu Presidente de Conselho de Administração, Celso Araújo, encontra-se em Bissau para discutir com as autoridades guineenses sobre a construção e administração de um Hospital de Referência para a sub-região, que será construído em Bissau.

“Estamos aqui, através da Embaixadora Eugénia Saldanha, que nos trouxe cá para a implementação do Projeto de Construção e Administração de um Hospital de Referência, que em princípio deverá ser na localidade do atual hospital 3 de Agosto. Além disso, nós temos várias outras parcerias que vão ser feitas através da parceria público-privada (PPP)”, sublinhou.

Segundo Celso Araújo, a sua empresa está a construir, em Bissorã, uma Fábrica de Castanha de Caju, cujos trabalhos já estão 80 por centos concluídos e que após a sua inauguração vai gerar cerca de 500 empregos. Também a Brasil Company está a instalar geradores para o fornecimento de energia elétrica naquela cidade nortenha do país.

Bacar Baldé
Ditaduradoprogresso.blogspot.sn

Senegal pede apoio à Guiné-Bissau para integrar Conselho dos Direitos Humanos da ONU


Dacar quer que a Guiné-Bissau apoie a candidatura do Senegal a membro do Conselho dos Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), na Assembleia Geral da organização que terá lugar a 16 de outubro, em Nova Iorque. 

O pedido de apoio foi transmitido, esta terça-feira, 10 de Outubro, à imprensa pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros senegalês, Sidiki Kaba, após um encontro com o Primeiro Ministro guineense, Umaro Sissoko Embalo.

Kaba precisou que a candidatura do Senegal já tem o apoio de quase todos os países membros da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e espera, no entanto, ter ainda o apoio diplomático da Guiné-Bissau. 

Sidiki Kaba adiantou ainda a sua visita a alguns países da subregião ocorreram no âmbito da implementação da visão da diplomacia do Presidente senegalês, Macky Sall, que pretende reforçar as relações de boa vizinhança na sub-região. 

“Como devem saber, o Presidente Sall tem uma visão diplomática assente nos três pilares. Diplomacia de boa vizinhança, diplomacia de desenvolvimento económico e diplomacia de paz e de segurança. Estou aqui, para reforçar os laços históricos e geográficos entre o meu país e a Guiné-Bissau” reforçou Sidiki Kaba, adiantando que não se pode desenvolver um projeto na sub-região sem um entendimento entre os países vizinhos.

O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Sidiki Kaba, foi também portador de uma mensagem do Presidente, Macky Sall, ao Presidente guineense, José Mário Vaz, cujo teor não foi revelado. 

Depois da Guiné-Bissau, Sidiki Kaba parte para Guiné Conacri, Mauritânia, Mali, Cabo Verde e a Gâmbia.

E-global.pt

Saiba como salvar seu #telefone se ele cair na #água


Antes de mais nada, retire o telefone da água, já que quanto mais tempo ficar lá, mais líquidos irão penetrar nas rachaduras e aberturas do aparelho.

Caso seu celular caia na água, não entre em pânico. Se agir rapidamente, você pode evitar que seu aparelho fique danificado.

Antes de mais nada, retire o telefone da água o mais rápido possível. Quanto mais tempo ficar lá, mais líquido irá penetrar nas rachaduras e aberturas do seu telefone.

Uma vez que está fora da água, há certas coisas que você precisa fazer imediatamente, e certas coisas que você deve evitar absolutamente para evitar danos causados pela água.

O que não fazer

Não ligue-o
Não pressione nenhum botão ou tecla
Não agite, toque ou bata o telefone
Não assopre. Isso poderia enviar água para outras partes internas do telefone que ainda não havia alcançado, causando mais danos
Não aquecer (isso inclui o uso de um secador ou microondas)

Agora siga os 10 passos para salvar seu telefone:

1 - Desligue se, ainda não está, mantenha-o de pé.

2- Remova qualquer proteção (tampa da bateria, bateria etc)

3- Abra a parte de trás e remova a bateria, o cartão SIM e o cartão microSD, se você puder (note que isso não será possível com todos os modelos de telefone).

4- Use um pano ou uma toalha de papel para limpar o telefone. Evite espalhar o líquido ao redor, porque isso poderia empurrá-lo para mais das aberturas do telefone.

5- Se o dano da água for mais extenso, você pode usar um vácuo para aspirar cuidadosamente a água presa das rachaduras que são mais difíceis de obter. Certifique-se de que todas as peças pequenas, como o cartão microSD, o cartão SIM ou a bateria, estão fora do caminho antes de tentar isso.

6- Enterre o telefone em uma sacola ou pote com de arroz não cozido. O arroz é ótimo para absorver líquidos e este é realmente é um método comum para a secagem de smartphones e tablets. Na verdade, o tempo é essencial, então coloque seu telefone em arroz o mais rápido possível.

7- Deixe seu telefone secar por um dia ou dois. Não ligue o aparelho. Coloque seu cartão SIM em um telefone antigo ou pergunte a um amigo ou família se tiverem um sobrando que você possa pedir emprestado.

8- Depois de alguns dias, você pode remover o telefone do arroz, inserir a bateria e ligar.

9- Se o seu telefone não ligar, tente carregá-lo. Se não funcionar, a bateria poderá estar danificada. Você pode tentar uma bateria de substituição, ou considerar levar seu smartphone para uma assistência técnica, para ser verificada por um profissional.

10- Se o seu telefone estiver ligado e estiver funcionando como deveria, você ainda deve observar de perto os próximos dias, para ver se você percebe algo fora do comum. Reproduza música para verificar os alto-falantes e se assegure de que a tela sensível ao toque ainda responde como deveria.

Bissautech

Guineenses na Líbia em "situação preocupante"

O Governo da Guiné-Bissau está a tentar fazer regressar ao país centenas de cidadãos que se encontram na Líbia em "situação preocupante". Organização Internacional das Migrações pede segurança para se deslocar ao país.

Migrantes na cidade costeira de Sabratha, na Líbia

"São centenas (que estão na Líbia), mas o controlo do fluxo é difícil. Todos os que forem identificados e localizados vamos fazer questão de os trazer de volta", afirmou o secretário de Estado das Comunidades da Guiné-Bissau, Dino Seidi.

Segundo o governante, há relatos que chegam que "são preocupantes". O Governo deu poderes ao embaixador guineense na Argélia para ser "interlocutor junto das autoridades líbias para ver se consegue resolver o assunto com a maior brevidade possível".

OIM pede segurança para se deslocar à Líbia

"A Organização Internacional das Migrações (OIM) pediu segurança para se deslocar à Líbia para ajudar os cidadãos guineenses, mas não temos condições para dar essa garantia", disse.

"Assim, pedimos ao nosso embaixador na Argélia que está a fazer diligências junto das autoridades líbias no sentido de minimizar o sofrimento dos nossos conterrâneos", acrescentou o secretário de Estado das Comunidades.

Pacto Global para a Migração

Dino Seidi falava à agência Lusa à margem de um encontro para debater o Pacto Global para a Migração. O evento, financiado pela União Europeia (UE), pretende recolher as perspetivas e recomendações de diversos atores para definir um quadro global de governação das migrações.

"Nós sendo um país de imigração e emigração temos enquanto Governo de criar políticas para que se faça uma imigração ordenada e segura. Ao longo dos anos, nunca se definiu uma estratégia clara sobre o que queremos, não só em relação à diáspora, como em relação aos que nos procuram", explicou o secretário de Estado.

De acordo com Dino Seidi, as consultas vão dar pistas e elementos para recomendações sobre o que é necessário fazer para melhorar a situação dos migrantes.

"Nós (Guiné-Bissau), não somos elegíveis em termos de rota de migração clássica, mas como temos uma zona insular, que não está controlada há fenómenos que nos alertam para termos políticas consistentes e por isso realizamos esta consulta", disse.

Dw.com

Bombardeiros norte-americanos sobrevoam Coreia do Norte

Seis aviões militares, incluindo dois bombardeiros dos EUA, sobrevoaram a península coreana na noite de terça-feira e realizaram um simulacro de disparo, numa demonstração de força face à Coreia do Norte, informaram fontes oficiais norte-americanas.


Segundo as Forças Aéreas do Pacífico (PACAF) dos Estados Unidos, dois bombardeiros estratégicos B-1B sobrevoaram as águas da costa oriental da península coreana.

Ao par de bombardeiros norte-americanos juntaram-se dois caças F-15K da Coreia do Sul e dois do Japão.

"Voar e treinar durante a noite com os nossos aliados de forma segura e eficaz é uma importante capacidade partilhada entre os Estados Unidos, Japão e Coreia do Sul e melhora a destreza tática dos aviadores de cada nação", afirmou Patrick Applegate, do Centro de Operações Aéreas norte-americanas 613.

"Esta é uma clara demonstração da nossa capacidade para realizar operações sem interrupções com todos os nossos aliados em qualquer altura e em qualquer lugar", argumentou o mesmo responsável.

A missão foi efetuada na noite de terça-feira, por ocasião do 72.º aniversário da fundação do Partido dos Trabalhadores da Coreia.

Pyongyang não reagiu ainda aos exercícios militares.

Precisamente na terça-feira, o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi informado pela sua equipa de segurança nacional sobre "uma série de opções" de resposta às ameaças da Coreia do Norte perante um eventual ataque.

Em comunicado, a porta-voz da Casa Branca Sarah Huckabee Sanders indicou que Trump "reuniu-se com membros da sua equipa de segurança nacional" na manhã de terça-feira e foi informado sobre as possíveis estratégias pelo secretário da Defesa, James Mattis, e pelo chefe do Estado-Maior Conjunto dos militares norte-americanos, o general Joseph Dunford.

A reunião "centrou-se numa série de opções para responder a qualquer forma de agressão por parte da Coreia do Norte ou, se for necessário, para impedir que a Coreia do Norte ameace os Estados Unidos e os seus aliados com armas nucleares", disse Sarah Huckabee Sanders num breve comunicado.

No domingo, o líder norte-coreano, Kim Jong-un, voltou a defender o desenvolvimento do seu "valioso" programa nuclear para fazer frente às ameaças dos Estados Unidos, coincidindo com as declarações proferidas na véspera por Donald Trump.

O Presidente norte-americano afirmou numa mensagem enigmática publicada na rede Twitter que "só uma solução resultará" com a Coreia do Norte, sem, contudo, dizer qual e dois dias após outro comentário do género.

Há vários meses que Donald Trump e Kim Jong-un estão envolvidos numa escalada de violência verbal, tendo ambos já brandido contra o outro a ameaça de um ataque nuclear.

No primeiro grande discurso na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, em meados de setembro, o Presidente norte-americano ameaçou "destruir totalmente" a Coreia do Norte em caso de ataque inicial de Pyongyang.

POR LUSA

Câmera escondida nos hotéis:


Como é que sabes?

Como detectar uma câmara escondida num quarto de hotel. Quando você está hospedado em um hotel, como você sabe que não há câmera escondida? Quando você está viajando e você está hospedado em um hotel, se você não sabe, você pode sem saber que você vai fotografar ou filmar.

Você pode usar este método para verificar o seu quarto: Quando você entra no seu quarto, desligue as luzes e feche as cortinas, ligue a câmera de telefone, não coloque a luz do flash, vire à volta do quarto com o seu celular, Quando um ponto vermelho aparece, isso significa que uma câmera escondida está instalado. Se não há nenhum ponto vermelho, o quarto está correto.

Fonte: o repórter
Arfamoussaya Macka Diaby‎