terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

 Radio Voz Do Povo

Niamey acolhe a reunião deslocalizada da CEDEAO dedicada ao tema "as telecomunicações  como instrumento de integração económica dos países membros".

Sob a organização da Comissão mista da instância comunitária, os parlamentares de CEDEAO e especialistas estão reunidas para a busca de soluções a questão do roaming telefónico na sub-região, um serviço considerado bastante caro na sub-região.

A cerimônia de abertura ocorreu na presença  do Presidente do Parlamento do Niger que durante esta reunião  deslocalizada prova que os estados membros estão progressivamente a um passo de conseguir as promessas dos fundadores de CEDEAO de fazer da subregião um espaço comunitário unido para a grande felicidade e coragem das populações.

Semi Oumarou  reconhece no seu discurso que desde a criação em 1975 da CEDEAO muitos avanços em matéria da telecomunicações  foram registados  no âmbito das  respostas aos desafios económicos, políticos e sociais tendo lembrado  que as telecomunicações são vital para  o Níger como sendo país mais vasto da comunidade.

Por isso, no entender do Presidente da Assembleia do Níger no interior dos países , o sistema deve poder permitir a todos utilizadores ter acesso a qualquer lugar a qualquer rede.

O Presidente da COMISSÃO DE CEDEAO, esteve ausente na cerimónia devido as eleições na Nigeria e foi  representado pelo Comissário para Energia e Minas reafirmou na altura o engajamento da  sua instituição em prosseguir com a sua contribuição no sector como elemento catalisador econômico da região oeste africana.

Falando sobre a pertinência económica  do sector das telecomunicações para sub região, o Presidente do Parlamento de CEDEAO, Sidie Mohammed Tunis disse que o sector contribuiu em 2021 com  8 porcento do PIB tendo conseguido mais de 142 bilhões com emprego de 200.000 indivíduos e, espera- que este ano o número aumentará paral 800.O00 pessoas. 

Contudo,  mais adiante o líder do Parlamento lamenta o problema da conectividade como um elemento neste momento desencorajante sobretudo devido o elevado custo dos serviços criando enormes dificuldades aos utilizadores.

Os trabalhos da reunião deslocalizada de Niamey terminam no sábado com importantes recomendações.

Mamadu Cande

Jornalista TGB

A delegação interministerial composto pelos Ministério do Ambiente e Biodiversidade, Ministério dos Recursos Naturais e Ministério do interior deslocaram hoje terça-feira (28.02) para constatação "in loco" da situação conflituosa envolvendo empresas BISTEINE A.S. e INERTES, SARL, que intervêm no processo de exploração de dolerites no Setor Quebo, na tabanca de Cuntabane na zona do Rio Gunoba.

De recordar que no Conselho de Ministros do dia (16.02)  tinha instruído o Ministro Concernente, no sentido de proceder à suspensão de exploração de pedreiras no país, até a regularização dos respectivos contratos e licenças.

Radio Voz Do Povo

GUERRA NA UCRÂNIA: Empresa chinesa de satélites forneceu imagens ao Grupo Wagner... No início deste mês, a Spacety foi adicionado a uma lista negra comercial dos EUA.

© Getty Images

Notícias ao Minuto   28/02/23 

A empresa de satélites chinesa Spacety, forneceu imagens aéreas ao grupo mercenário russo Wagner, de acordo com uma autoridade dos EUA citada pela Sky News. 

Daniel Kritenbrink, secretário de Estado adjunto dos EUA para Assuntos do Leste Asiático e do Pacífico, fez a revelação durante uma audiência no Congresso esta manhã.

Com sede em Pequim e sede internacional em Luxemburgo, a Spacety é uma empresa espacial especializada em pequenos satélites e serviços baseados em satélite. 

Recorde-se que, na semana passada, as sanções dos EUA foram ampliadas para incluir a Spacety China, exatamente por fornecer imagens de satélite da Ucrânia a afiliadas do grupo Wagner Group, um empreiteiro militar russo, propriedade de um associado próximo de Vladimir Putin. Uma subsidiária da Spacety China com sede no Luxemburgo também foi alvo das sanções.

A Spacety já veio dizer que cumpriu as sanções internacionais contra a Rússia e não manteve laços com o país depois que as restrições foram impostas.

Lançada a 24 de fevereiro, a ofensiva militar russa na Ucrânia já provocou a fuga de mais de 14 milhões de pessoas, segundo os dados mais recentes da Organização das Nações Unidas (ONU), que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A entidade confirmou ainda que já morreram mais de oito mil civis desde o início da guerra e 13.287 ficaram feridos, sublinhando, contudo, que estes números estão muito aquém dos reais.


Leia Também: Rússia cria brigadas de propaganda para elevar moral das tropas

Lua pode vir a ter o seu próprio fuso horário... Uma iniciativa que visa melhorar a navegação no satélite natural em missões futuras.

© Reuters

Notícias ao Minuto  28/02/23 

A Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) quer definir um fuso horário para a Lua que seja aceite a nível internacional, uma iniciativa que tem como objetivo simplificar futuras missões para o satélite natural da Terra.

“Chegámos a acordo a respeito da importância e urgência de definir uma referência temporal comum lunar que seja internacionalmente aceite que possa ser referida por todos os sistemas lunares e utilizadores”, adiantou o engenheiro de sistemas de navegação da ESA, Pietro Giordano. “Está a ser lançada uma iniciativa internacional conjunta de forma a alcançar isto”.

Como conta a SkyNews, todas as missões lançadas até aqui contam com fusos horários sincronizados com os da Terra mas, dado que há planos para criar uma estação espacial na Lua, torna-se claro que será necessário em breve definir um fuso horário mais específico. 


Leia Também: Agência Espacial Europeia quer plantar vegetais no solo da Lua

PRESIDENTE DA REPÚBLICA FALOU AO TELEFONE COM O HOMÓLOGO TUNISINO

O Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas, General Úmaro Sissoco Embalo falou esta tarde telefonicamente com o seu homólogo tunisino, Kais Said.

A situaçao relacionada com os emigrantes e os problemas que enfrentam, foi o tema central desta conversação.

Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

UE saúda afluência às urnas na Nigéria e pede calma na contagem dos votos

© Philipp von Ditfurth/picture alliance via Getty Images

POR LUSA   28/02/23 

O chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell saudou hoje o "empenho na democracia" demonstrado pelo povo nigeriano nas eleições de sábado, "apesar do contexto desafiante", e apelou à calma e contenção de todos enquanto prossegue a contagem dos votos.

"A realização de eleições gerais em 25 de fevereiro na Nigéria foi um grande empreendimento, que representou uma oportunidade chave para a consolidação da democracia. Apesar de um contexto desafiante e de falhas operacionais, o povo nigeriano demonstrou o seu empenho na democracia", comentou o alto representante da União Europeia (UE) para a Política Externa e de Segurança, numa declaração divulgada em Bruxelas.

Lembrando que, "na sequência de um convite da Comissão Nacional Eleitoral Independente (CENI), a UE enviou uma Missão de Observação Eleitoral (MOE) a todo o país", liderada pelo eurodeputado irlandês Barry Andrews, Borrell apontou que "a missão publicou agora a sua declaração preliminar e permanecerá na Nigéria até ao final do período eleitoral", e só então divulgará um relatório final e formulará recomendações "com vista a contribuir para o contínuo aprofundamento da democracia na Nigéria".

"A UE aguarda com expectativa o anúncio dos resultados pelo CENI, apelando a todos os interessados para que respeitem o processo e permaneçam pacíficos e calmos, enquanto o CENI colige os resultados", disso o chefe de diplomacia da UE.

No relatório preliminar divulgado na segunda-feira, a missão de observação da UE apontou que as eleições foram celebradas "dentro do calendário previsto, mas a falta de transparência e as falhas operacionais reduziram a confiança no processo e desafiaram o direito de voto".

Segundo o relatório preliminar, "as liberdades fundamentais de reunião e circulação foram largamente respeitadas, mas o pleno gozo destas últimas foi impedido por um planeamento insuficiente, pela prevalência da [moeda] naira, pela insegurança e escassez de combustível", apontando ainda os eurodeputados que "o abuso do poder estabelecido por vários titulares de cargos políticos distorceu o campo de jogo e houve acusações generalizadas de compra de votos".

Apontando que "os meios de comunicação social forneceram uma extensa cobertura das três principais campanhas", mas "a desinformação interferiu com o direito dos eleitores a fazerem uma escolha informada no dia das eleições", a missão da UE sublinhou que "continua a observar a recolha e o apuramento dos resultados em curso em todo o país".

Também hoje, a missão da União Africana (UA) que observou as eleições gerais da Nigéria no sábado considerou que se realizaram num "ambiente transparente e pacífico", apesar de alguns "incidentes isolados", e lamentou a existência de numerosos atrasos.

"A missão observou que apesar do difícil ambiente económico, operacional e de segurança, as eleições foram geralmente bem administradas, numa atmosfera transparente e pacífica", afirmou o ex-presidente queniano e chefe da missão da UA na Nigéria, Uhuru Kenyatta, numa declaração publicada no portal da organização pan-africana na Internet.

Kenyatta lamentou que até 83% das mesas de voto inspecionadas por equipas da UA tenham aberto com atrasos, "devido à chegada tardia dos funcionários de votação e dos materiais de votação, bem como à lenta instalação" de tecnologia concebida para evitar possíveis irregularidades.

O chefe da missão lamentou também o baixo número de mulheres candidatas que concorreram às eleições gerais (presidenciais e duas câmaras do parlamento nigeriano), apesar de 47,5% dos mais de 93,4 milhões de eleitores registados pela CENI serem mulheres.

O relatório da UA foi divulgado no contexto de queixas de vários partidos da oposição, que rejeitaram os primeiros resultados das eleições porque a transmissão eletrónica das contagens das mesas de voto não pôde ser totalmente realizada, o que a CENI atribuiu a "problemas técnicos".

Kenyatta instou também "todos os intervenientes a manterem o compromisso com o Estado de direito e os princípios democráticos até à conclusão do processo (eleitoral)" e a "utilizarem os canais legalmente estabelecidos" para expressar as suas queixas.

O ex-presidente da Nigéria Olusegun Obasanjo (1999-2007), que apelou ao Presidente cessante, Muhammadu Buhari, para anular as eleições e repeti-las, questionou a autenticidade dos resultados até agora fornecidos pela CENI, que colocam na liderança o candidato do partido no poder.

Dezoito candidatos concorreram à presidência do país, mas as sondagens indicam que apenas três têm hipóteses de vencer: Bola Tinubu, do All Progressives Congress (APC, no poder), Atiku Abubakar, do Partido Democrático Popular (PDP) e Peter Obi, do Partido Trabalhista.

Um candidato apenas será eleito à primeira volta se obtiver, além de uma maioria dos votos expressos, pelo menos 25% dos votos em dois terços dos 36 estados da federação mais o Território de Abuja. Se este resultado não for alcançado, o que seria uma estreia desde o fim da ditadura militar em 1999, será realizada uma segunda volta no prazo de 21 dias.

O sucessor de Buhari herdará uma nação flagelada pela insegurança crescente em algumas partes do país, palcos de ataques constantes de bandos criminosos, raptos de civis para obtenção de resgates, grupos 'jihadistas', combates intercomunitários, e rebeldes pró-independentistas.

O próximo líder da administração do país terá ainda de fazer por conter a inflação desenfreada e as elevadas taxas de desemprego, apesar do estatuto da Nigéria como principal produtor de petróleo de África e a maior economia do continente.


Leia Também: Eleições na Nigéria prolongadas para domingo em dois estados do país

Unicef alerta para fraude com bolsas de estudo na Guiné-Bissau em nome da agência

visao.sapo.pt  28/02/23 

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) na Guiné-Bissau alertou hoje para uma fraude na atribuição de bolsas de estudo que envolve a agência e pediu aos cidadãos "lesados" para apresentarem queixa junto das autoridades competentes

“O Fundo das Nações Unidas para a Infância quer deixar bem claro a toda a população guineense, de forma particular aos pais e encarregados de educação, que não está a conceder bolsas de estudo”, refere a agência das Nações Unidas, numa nota à imprensa.

A Unicef justifica a divulgação da nota com as “sucessivas informações recebidas a respeito de alegadas cobranças” por parte da agência das Nações Unidas para a “concessão de bolsas de estudo, as quais são falsas”.

Fonte da agência das Nações Unidas explicou à Lusa que várias pessoas foram contactadas por telefone a serem informadas que para terem acesso a uma bolsa de estudo da Unicef tinham de fazer uma transferência monetária através de uma operadora de telemóveis.

A mesma fonte disse que houve pessoas que fizeram a transferência monetária e que depois “quando não viram o resultado” foram ao escritório da agência em Bissau dizer que ainda não estavam a receber a bolsa de estudo.

“A Unicef realça que não está a oferecer bolsa de estudo alguma e recomenda que todos os lesados por este esquema, ou todas as pessoas que tiverem informação útil a este respeito, se dirijam às entidades judiciárias competentes”, salienta na nota à imprensa.

MSE // VM

O processo de resenseamento eleitoral e as expectativas em relação as próximas eleições legislativas 4 junho 2023 dominara o encontro entre o Presidente do Parlamento, Cipriano Cassamá e a Embaixadora do Brasil na Guiné-Bissau, Claudia de Borba Maciel.

Radio Voz Do Povo

CAJU BISSAU_ empossada a direção da Confederação dos Atores da Fileira de Caju na sua sede nacional.

Radio Voz Do Povo 

Workshop de apresentação do estudo de avaliação da situação dos Defensores dos Direitos Humanos na Guiné-Bissau e discussão da Estratégia de Protecção dos Defensores dos Direitos Humanos.

Radio TV Bantaba   Bissau, 28 à 02 de Março.