14 de novembro de 2020

BOLA NA BANTABA

O conhecido "Caminho de Moisés", é uma trilha de areia no mar, que ocorre quando a maré está baixa na praia de Barra Grande, Maragogi, Alagoas 🌊






Mistérios da Humanidade

BALANÇO AO MEU PECURSO!

Por: yanicky Aerton

Até ao momento em que escrevo este artigo, pode-se considerar o balanço da governação globalmente satisfatório, e muitos sectores podem ser destacados, estando cada membro do governo a esforçar-se no sentido de cumprir com aquilo que são as metas traçadas para o pelouro que dirige. 

Particularizar um sector seria injusto ou quase impossível, pabia manga di Bias si bu Sta. dianta di bajudas bonitu sibu ca concentra buta tchan tchaghi. Estão todos de parabéns e o POVO AGRADECE.

Mesmo assim, espera-se mais, porque este Governo, não obstante estar a ser dirigido um PM sem peso no Parlamento, por não poder contar senão com um deputado que lhe continua fiel, não tem direito a erro, porque dele fazem parte figuras muito experientes.  

Não vou mencionar aqui os nomes, mas ainda conta com figuras com muita integridade, figuras que nunca foram suspeitas de corrupção e que nos postos por onde passaram sempre combateram a corrupção e deram mostras de grande leadership.  

É do conhecimento de todos os Guineenses que a corrupção tem sido e continua a ser o cancro da sociedade Guineense, sobretudo na Administração Pública. Infelizmente, a maior parte daqueles que muitas vezes são chamados a ocupar altos cargos da governação (não me refiro a este governo em concreto), elegem logo como prioridade, roubar ou por outras palavras, procurar avidamente servir-se do cargo para encher o seu bolso, contribuindo assim criminosamente para empobrecer cada vez mais o Tesouro Publico.

Isso leva a que o cidadão faça a seguinte pergunta: 

Quando é que vamos ter um Jerry Rawlings, um Thomas Sankara, um Paul Kagame, um John Makufuli? 

Que fique bem claro, não estou aqui a referir-me a alguém com farda, e que minguem pense subjectivamente, mas sim a alguém com o espírito patriótico, coragem, lucidez, integridade visão, como esses pan-africanistas, para por isto nos carris.

Apesar de tudo, porque nenhum ser humano, pecador, é perfeito, e embora da forma como lá chegou não foi a mais correta, mas tinha surgido um jovem PM (Dja Pulloh), que reúne essas qualidades, que se tivesse exercido pelo menos 3 anos e beneficiasse do indispensável apoio politico, teria deixado sinais positivos, porque a sua coragem e frontalidade que muitas vezes é confundida erradamente com arrogância, eram as suas armas mais poderosas. Yes, hê could have done the job.

Como o Todo-poderoso gosta da Guiné-Bissau, enviou-nos de novo outro jovem, para ocupar a Magistratura Suprema da Nação, para permitir ao Guineense voltar a sonhar com um país onde os seus governantes sejam servidores, onde os seus governantes são seleccionados à lupa, são nomeados com base em critérios objectivos. Uma GB onde a composição do Governo não é por quotas ou por recompensa pelos serviços prestados, onde a vida deixe se se estagnar ou regredir diariamente, onde não é possível realizar as suas potencialidades, onde os governantes sejam concorrentes dos operadores económicos.

E este jovem, embora pertencente à nobreza, vindo de uma família humilde e a sua educação base obedecer aos critérios de um cidadão sensível ao sofrimento, à injustiça e aos complexos de natureza religiosa, socioeconómica e cultural, um jovem com uma mentalidade melting-pot, isto é congregadora, plural, assumiu-se reconciliar os Guineenses, tendo-se no âmbito do seu pepel de regulador, comprometido exercer a sua magistratura de influência, para ajudar a combater a corrupção, para assim livrar o país de gatunos que venham a engrossar as fileiras daqueles que hoje estão a ostentar as riquezas adquiridas na nossa praça, não como ex-empresários, mas por terem exercido altos cargos no aparelho do Estado.

Por isso, embora seja normal e rotineira a visita efectuada pelo General Presidente a APGB e a DGA, espera-se que a partir dessa visita e as constatações, as medidas comecem a ser tomadas para combater a fuga ao fisco, à apropriação do bem público, ao enriquecimento fácil e ilícito, através da gatunice por haver impunidade no país. 

A partir dessa visita, o povo quer ver outro PR, ica pá da cu manducu na cabeça, mas para que se saiba que a partir de agora quem se desviar da rota encontrará pela frente a guilhotina, aplicar-se-á a receita da Sharia pá corta Mon di gatunos di gravata.   

; Domenico e Menjur, caçadores das receitas do estado;

A única coisa que se lamenta profundamente é o facto de termos um governo de “quotas”, uma espécie de gerigonça a Guineense, o que não dá margem ao PR para escolher e colocar l’homme à la place qu’il faut, um governo onde é difícil situar as responsabilidades devido a sua complexa natureza.

Por isso, na projectada remodelação, o PR que não tem compromisso com ninguém, mas apenas com o povo que votou massivamente nele, deve ter a primazia na selecção dos homens que vão acompanhá-lo na implementação da sua visão de desenvolvimento, because time Is Money e não há tempo a perder.

Se dividas houvesse, o PR já as saldou, porque os recompensados já passaram mais de 8 meses nos lugares para que foram nomeados ou recompensados pelos apoios prestados. 

Nenhum país pode funcionar assim e dele esperar-se algum resultado, e só contribui para a instauração de um clima de indisciplina, porque cada um responde pelo seu Estado-Maior. 

Que na projectada remodelação, caso esta atipicidade se mantenha, que o MADEM G15, na qualidade de segundo maior partido que, apesar de lhe terem sido roubados mais de 5 mandatos nas legislativas de Março de 2019, é o segundo maior partido com representação parlamentar, seja convidado a formar e liderar um Governo inclusivo, pá caba cu conversa, porque já chega de lenga-lenga.

C’est finie la récréation!

Que o MADEM G15 passe a assumir e o seu Coordenador trazer aquele gáz do sector privado, aquela experiência, aquela sabedoria que o levou a tirar uma CCIAS da agonia para torná-la numa das melhores camaras de comércio da CEDEAO. 

O nosso bem-querido irmão Labruna dizia: Quem fez, fará! 

O sucesso conseguido pelo Coordenador do MADEM G15 na gestão CCIAS será muito mais notório e mais acentuado, quando assumir a governação. 

Disso que ninguém tenha dúvidas, porque já tem obra feita sem roubar nos cofres do Estado. 

Um empresário de sucesso, competente, honesto, integro, humilde, generoso, disponível e corajoso, que vai fazer calar muita gente, se decidir aceitar o convite que infalivelmente lhe fara o General Presidente Umaro El Mokhtar Sissoco Embalo.

Deus abençoe a Guiné-Bissau!

Viva Guinendadi!

A LGDH regozija-se do despacho do JIC!

Fonte LGDH - Liga Guineense dos Direitos Humanos

A LGDH regozija-se do despacho do JIC!

O Juíz de Instrução Criminal Dr. Mamadu Embaló decretou a prisão preventiva do Sr. Ariano Chanceler Bidamone chefe da Esquadra de Polícia de Safim suspeito pela prática do crime de homicídio, ocorrido no dia 1 de Novembro de 2020, em Safim.

No seu despacho datado de 12 de Novembro, o magistrado judicial fundamenta a sua decisão entre outras, pela “gravidade do crime acentuada pela qualidade do Agente de polícia de Ordem Pública, de quem é de esperar um dever especial de respeito pelos valores que a constituição consagra e que jurou respeitar”. 

Igualmente, o JIC disse que o arguido tem meios e possibilidades de se concertar com terceiros para contornar o escrutínio judicial sem ignorar a forte possibilidade de perturbar as investigações, caso seja posta em liberdade.

Este incidente denunciado pela LGDH, aconteceu na sequencia de disputas relacionadas com o campeonato defeso de Safim, que culminou com os disparos de balas reais, efetuados pelo agora arguido chefe da esquadra, tendo resultado na morte de Anunbock Djú de17 anos de idade e dois feridos graves, de idades compreendidas entre 11 a 12 anos. 

A LGDH felicita o JIC e o Ministério Público, pelas diligências encetadas que culminaram com esta importante decisão judicial, a qual traduz num sinal forte e encorajador aos esforços de combate a impunidade nas forças de segurança.

É urgente o estabelecimento de mecanismos de policiamento democrático voltado para os direitos humanos na corporação policial, tendente a restauração de confiança dos cidadãos nas forças de segurança.

Sua Excelência Presidente da República da Guiné Bissau Umaro Sissoko Embalo visita a seleção nacional num dos hotéis da Capital.

Cerimônia de Empossamento de Novos Corpos Sociais da FAGB


Cerimônia de Empossamento de Novos Corpos Sociais da FAGB, eleito na VI Assembleia Geral Eletiva. 
Quecuta Indjai é empossado para um mandato de quatro anos como presidente da Federação de Andebol da Guiné Bissau.

Radio Bantaba

Conferência de Imprensa do Selecionador Nacional do Futebol da Guiné Bissau

PR de transição do Mali faz visita de trabalho à Guiné-Bissau

O Presidente de transição do Mali, Bah N'Daw, realiza a partir de domingo uma visita de trabalho de dois dias à Guiné-Bissau, anunciou hoje a presidência guineense.

Segundo o programa da visita divulgado à imprensa, Bah N'Daw janta no domingo com o Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló e na segunda-feira participa na cerimónia de trasladação dos restos mortais do antigo chefe de Estado guineense João Bernardo "Nino" Vieira para a Amura, sede do Estado-Maior General das Forças Armadas da Guiné-Bissau e onde estão já sepultados os antigos presidente guineenses Malam Bacai Sanha e Kumba Ialá.

Do programa de visita para segunda-feira, consta também uma reunião de trabalho com o Presidente guineense e um encontro com a comunidade do Mali residente em Bissau.

A delegação do Presidente de transição do Mali inclui o ministro dos Negócios Estrangeiros e o ministro da Integração Africana.

Bah N'Daw tomou posse em 25 de setembro depois de um golpe de Estado em agosto, tendo nomeado um governo de 25 membros, liderado por Moctar Ouane e no qual os militares ocupam pastas consideradas chaves.

Independente desde 1960, o Mali viveu, em 18 de agosto, o quarto golpe militar na história do país, depois dos ocorridos em 1968, 1991 e em 2012.



LUSA

SÓ UM OBSERVADOR TACANHO DE ESPÍRITO, CULPARIA ESTE PRESIDENTE, ESTE GOVERNO E ESTE PROCURADOR GERAL PELA FALTA DE JUSTIÇA PELA MORTE DE JOÃO BERNARDO VIEIRA NINO...Julia Melamed

OPINIÃO: MAIS DE DEZ ANOS DEPOIS DA MORTE DE JOÃO BERNARDO VIEIRA NINO.

QUANTOS PROCURADORES-GERAIS JÁ ENTRARAM E SAÍRAM ANTES DO RECÉM-NOMEADO PROCURADOR GERAL “FERNANDO GOMES”?

QUANTOS GOVERNOS VIERAM E SE FORAM ANTES DESTE GOVERNO ATUAL DE “NUNO GOMES NABIAM”?

QUANTOS PRESIDENTES VIERAM E SE FORAM ANTES DESTE PRESIDENTE DA REPÚBLICA DA GUINÉ-BISSAU ATUAL, “GENERAL UMARO SISSOCO EMBALO”?

SÓ UM OBSERVADOR TACANHO DE ESPÍRITO, CULPARIA ESTE PRESIDENTE, ESTE GOVERNO E ESTE PROCURADOR GERAL PELA FALTA DE JUSTIÇA PELA MORTE DE JOÃO BERNARDO VIEIRA NINO.

Julia Melamed

NO COMMENT








 Mistérios da Humanidade

CHIMAMANDA NGOZI ADICHIE AWARDED THE @WOMENSPRIZE’S #WOMENSPRIZE FOR FICTION ‘WINNER OF WINNERS’ TITLE FOR HER NOVEL HALF OF A YELLOW SUN.


Durante a Segunda Guerra Mundial, o Engenheiro Robert Watson-Watt estava trabalhando para inventar o "Raio da Morte", que deveria derrubar aviões, mas no fim ele acabou descobrindo o Radar.

 Fatos Desconhecidos 

COVID-19: BUHARI TO GET FRESH $750 MILLION LOAN FROM WORLD BANK FOR STATES — FINANCE MINISTER


By Native Reporters  November 14, 2020

The federal government is currently processing a $750 million loan from the World Bank for state governments to address the impacts of the COVID-19 pandemic among the populace.

The Minister of Finance, Mrs. Zainab Ahmed, disclosed this at the inauguration of the committee on Nigeria Covid-19 Action Recovery for Economic Stimulus (N-CARES), in Abuja, yesterday.

She said that the administration was determined to assuage the impacts of the COVID-19 on low-income earners who form the bulk of the Nigerian population.

Her words, “The diverse and severe impacts of the COVID-19 pandemic continue to be felt across the world with significant consequences on informal businesses, and households that survive on daily income and the peasant farmers who depend on their farm produce to survive.

“This key population make up over 60% of our entire population in Nigeria therefore, the need to cushion the effects of the pandemic on the vulnerable sectors through the provision of palliatives and stimulus package.

“As part of windows of opportunity to mitigate the effect of Covid-19, the Federal Government is in the process of accessing a World Bank loan of $750 million on behalf of the states to stimulate the local economy and support vulnerable household’s consumption.”

O Ministro da Defesa Nacional anuncia que a celebração do Dia das FARP terá algo especial.


O Ministro da Defesa Nacional e dos Combatentes da Liberdade da Pátria anuncia que a celebração do Dia das Forças Armadas terá algo especial. 

O tenente general Sandji Fati destaca para além da transladação dos restos mortais do General João Bernardo Vieira, a atribuição de meldalhas comemorativas.

General Fati fala de forma aberta sobre alguns avanços e recuos nas reformas, a construção de infraestruturas militares, a formação e a retoma do serviço militar obrigatório. As Forças Armadas  Revolucionárias do Povo, FARP foram criadas a 16 novembro 1964.

Radio Bantaba