quarta-feira, 3 de junho de 2020

Cozinha do Hospital Nacional Simão Mendes esteve paralisada por mais de uma semana por falta de meios;


O grito do socorro lançado pelos funcionários alertou os responsáveis; Pessoal de limpeza vai com sete meses sem salário; fontes seguras esclarecem que há uma comissão de gestão, presidida pelo DG Agostinho Semedo, a gerir o HNSM e recebe, mensalmente, cento e vinte milhões de francos cfa do governo, através do Ministério das Finanças; dois meses passados o ministério das finanças já disponibilizou mais de 300 milhões de francos cfa para o maior centro hospitar do país.



TGB Televisão da Guiné-Bissau

Ministério dos recursos naturais - A secretária geral do Ministério dos recursos naturais e energia admite falhas em termos de contratos celebrados com terceiros, sem visto do Tribunal de contas, mas promete levar o assunto ao mais alto nível do ministério.



TGB Televisão da Guiné-Bissau

Tribunal de contas - Tribunal de contas pede esclarecimento sobre algumas irregularidades detectadas no Ministério dos Recursos Naturais e Energia; José Ramalho chama atenção da necessidade de haver visto do tribunal de contas na celebração dos contratos.



Televisão da Guiné-Bissau

Agricultura - Ministro da agricultura e desenvolvimento rural, Abel da Silva, acompanhado de tecnicos agrários, visita bolanhas da região de Bafatá com possibilidade de recuperação e de introduzir uma agricultura mecanizada.



TGB Televisão da Guiné-Bissau

Guiné-Bissau: Mulheres restrições covid-19 - Mulheres da tabanca de Cuntanga, há escassos quilómetros de Bissau, procuram meios de subsistência em transportes alternativos e viagens arriscadas.



TGB Televisão da Guiné-Bissau

Guiné-Bissau: Abertura oficial da balança para pesagem da castanha de caju

Guiné-Bissau: Ministério do Comércio inicia emissão de alvarás para a campanha de castanha de caju


Vídeo: Aliu Cande

Presidente Umaro Sissoco Embalo fala após a Cimeira Extraordinária de Chefes de Estado e Governo da Organização de Estados Africanos, Caraíbas e Pacífico



Presidente Parlamento Cipriano Cassama ausculta líderes religiosos no âmbito da missão de conciliar os partidos políticos com vista a formação do novo Governo até dia 18.


À saída, a Comunidade Religiosa constituída por fiéis muçulmanos, católicos, evangélicos e outras confissões não prestou declarações à imprensa. Amanhã o Presidente da ANP Cipriano Cassama irá reunir se com as formações políticas com assento parlamentar para a última tentativa de aproximar o PAIGC e o Madem-G15 que lideram os dois blocos de partidos no parlamento.


Aliu Cande

Cimeira Extraordinária Virtual dos Chefes de Estado e de Governo da Organização dos Estados de África, Caraíbas e Pacífico (OEACP)


Cimeira Extraordinária Virtual dos Chefes de Estado e de Governo da Organização dos Estados de África, Caraíbas e Pacífico (OEACP)

· Exclências Senhor Presidente Uhuru Kenyatta, Presidente do Quénia e Presidente em Exercício da Conferência de Chefes de Estado e de Governo da OEACP;

· Excelências Senhores Chefes de Estado e de Governo;

· Excelências Senhor Secretário Geral da Organização dos Estados ACP;

· Distintos Participantes

Em primeiro lugar quero saudar os meus pares membros da Organização dos Estados de África, Caraíbas e Pacífico aqui presentes e dirigir uma saudação especial à Sua Excelência Uhuru KENYATTA, Presidente do Quénia e Presidente em Exercício da Conferência de Chefes de Estado e de Governo da OEACP, de nos reunir, hoje, através de uma plataforma virtual para a realização desta Primeira Inter-sessão Extraordinária da OEACP.

É nesta perspetiva que louvo a realização desta Cimeira dos Estados ACP, que visa encontrar respostas para um grande desafio do nosso tempo, certo de que o reforço do multilateralismo é a opção estratégica que os atores do sistema internacional devem privilegiar devido a natureza das ameaças e as características dos interesses internos e externos, em constantes mutações, os quais configuram e reforçam os pontos de conexões entre a política interna e política externa dos Estados.

Quero ainda aproveito a ocasião para felicitar e encorajar o novo Secretário Geral da ACP, Sr. George Rebelo Chikoti, pela entrada em funções e, convicto da sua capacidade e da equipa que dirige, na prossecução dos objetivos plasmados no Acordo de Georgetown renovado, tendo em vista a consolidação e diversificação de quadros de parcerias entre os Estados ACP e os atores de cooperação para o desenvolvimento.

Excelências,

A Guiné-Bissau intervém neste fórum, na qualidade de Coordenador do Grupo dos Estados ACP da África Ocidental, e nesta qualidade, permitam-me levar ao vosso conhecimento aquilo que os Estados da nossa região ACP têm feito no combate a Pandemia do COVID 19.

Os Estados da África Ocidental, cientes da gravidade da ameaça do COVID 19 e seguindo as recomendações da OMS e das instituições sanitárias regionais, tomaram medidas rápidas e de grande coragem política para o seu combate, mobilizando as potencialidades e capacidades nacionais e sub-regionais, e informando e sensibilizando as populações para contribuições cívica e cidadã no respeito das recomendações de combate à pandemia.

A nível da cooperação sub-regional, destaca-se a realização em 23 de abril, de uma Cimeira de Chefes de Estado da CEDEAO com o objetivo de coordenar e reforçar a luta contra a pandemia do COVID 19.

Os Chefes de Estado mostraram-se preocupados com os impactos sanitário, social, económico-financeiro e de segurança humana profundamente negativos do COVID 19 em todos os Estados-membros da CEDEAO, realçando a séria ameaça que a pandemia representa para o processo de desenvolvimento económico e social, e para o programa regional para a paz e segurança.

Por isso, os Estados da CEDEAO definiram uma estratégia de combate ao COVID 19 que comporta dois níveis de ação:

- Uma ao nível Intra regional, que assenta na mobilização de recursos disponíveis para apoio às ações da Organização Oeste Africana da Saúde em coordenação com a Comissão da CEDEAO,

- Outra, ao nível continental, centrada no apoio a “Estratégia Conjunta de África Face à Pandemia do COVID 19, da União Africana”.

Para mais, os Estados-membros da CEDEAO comprometeram-se em alocar pelo menos 15% do orçamento anual para reforçar os seus sistemas de saúde nacionais.

Importa destacar no quadro de ações da CEDEAO, a problemática de estabilização e recuperação económica. Neste sentido revela-se importante o apoio da Comunidade internacional para a mobilização de recursos adicionais em benefício da região para fazer face aos desafios económicos e sociais que os Estados-membros enfrentam.

A iniciativa da União Africana de negociações com os parceiros para a anulação da dívida pública e reestruturação da dívida privada dos países africanos é providencial e merece o nosso firme apoio.

Excelências,

Termino a minha intervenção, reafirmando o firme empenho da Guiné-Bissau e dos Estados da nossa região ACP no combate à pandemia do COVID 19 e a nossa total disponibilidade para interagir Intra ACP e com os parceiros internacionais para alinhavar quadros de ação e programas de cooperação para o efeito.

Muito obrigado!








Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

GUINÉ-BISSAU: SÃO AS MESMAS PESSOAS, ESPECIALMENTE TREINADAS PARA MANIPULAR O POVO QUE PATICIPAM NESTE PROGRAMA???


ESCLARECIMENTO DO ABDURAHAMANE TURÉ NA PROGRAMA “BOM DIA ÁFRICA”


Presidente da República participa da Cimeira Extraordinária de Chefes de Estado e Governo da OEACP.


Já deu início a Cimeira Extraordinária de Chefes de Estado e Governo da Organização de Estados Africanos, Caraíbas e Pacífico. A cimeira decorre por videoconferência sob o lema: Transcender a Pandemia de COVID-19: Reforçar a resiliência através da solidariedade global.

A cimeira visa avaliar a atual situação global urgente do COVID-19, com foco especial nos seus efeitos e consequências para a OEACP e analisar as oportunidades e acções a empreender como respostas imediatas a pandemia de COVID-19, assim como nas iniciativas de solidariedade e acção globais.


Aliu Cande

NO COMMENT - EMBAIXADA EM PORTUGAL ?




Mudança Brutal no federação nacional da Guiné Bissau.


Rumo ao desenvolvimento do futebol.

Federação Guineense precisa de um homem de área formado competente ambicioso trabalhador a cima de tudo honesto seria muito impactante para nós.

Viva Guiné Bissau
Bo finkano Urna 🗳

Fonte: Mutaro Uldada Cisse 

Guiné-Bissau: GOVERNO ANUNCIA REABILITAÇÃO DE 310 QUILÓMETROS EM TERRA BATIDA

02/06/2020 / Jornal Odemocrata 

O Ministro das Obras Públicas e Urbanismo, Fidélis Forbes, anunciou que o governo reabilitará trezentos e dez (310) quilómetros de estradas em terra batida, vias urbanas e interurbanas, pistas e fará a manutenção de alguns troços a nível nacional, incluindo na capital Bissau.

O anúncio foi feito esta terça-feira, 02 de junho de 2020, depois da visita a algumas estradas da capital em estado avançado de degradação. Fidélis Forbes visitou o troço que liga a escola “Congresso de Cassacá” ao Bairro de Bissaque(Bairro Militar), a  estrada São Paulo – Antula que dá acesso à sede das Nações Unidas,  passando pelo Estádio Nacional 24 de Setembro e Sobrade (Bairro de Cuntum)  e o troço que liga a Segunda Esquadra à Aldeia SOS. 

Segundo Forbes, até dezembro deste ano o Ministério das Finanças deverá desbloquear uma soma, em dinheiro, cujo montante não revelou, para iniciar os trabalhos e mostrou-se preocupado com o nível de degradação das vias urbanas.

O governante assegurou que o executivo está determinado em trabalhar  para  criar melhores condições de vida às populações,  através de infraestruturas e estradas e garantir o aceso rápido às infraestruturas sociais, nomeadamente: às escolas, aos centros saúde, aos mercados e aos Centros de Acesso à Justiça, e permitir que os cidadãos possam  evacuar os seus produtos agrícolas para as zonas de maior concorrência.

Contudo, Fidélis Forbes lembrou que, segundo vários estudos feitos e em vários documentos estratégicos de desenvolvimento da Guiné-Bissau, a construção deestradas permite participar no rendimento nacional bruto de 1,5% e criar condições de mobilidade para as populações e evacuação dos seus produtos.


“Tendo em conta as urgências, vamos resolver os problemas profundos das vias depois da época chuvosa para reduzir os investimentos que são feitos em manutenção no período das chuvas, não só nas vias urbanas como também as vias interurbanas”, garantiu.      

Por: Carolina Djemé

Fotos: CD