27 de agosto de 2021

Entrevista com o Administração dos Portos da Guiné-Bissau_APGB, Felix Nandugue sobre o estado dos portos de Bissau.

 

Parte 2



Cidadãos reclamam da decisão do governo sobre recolha obrigatório

Por: Laércia Valeriana Insali  capgb.com

Após o governo ter decidido aprovar a recomendação do Alto Comissariado para COVID-19, os cidadãos Guineenses estão revoltados com a medida de recolher obrigatório a partir das 19 horas 59 minutos à 05h00.

Para alguns, os mais afetados por esta medida são as mães bideiras e estudantes que estudam no período da tarde e noite que até agora não estão de férias.

A CAP-GB falou com algumas pessoas, na maioria mulheres que vendem no mercado de Bandim e que moram distantes, estas manifestaram suas preocupações sobretudo no momento que regressam para suas casas quando já são horas para recolha, são abordados pelas forças de segurança de uma forma agressiva. E a mesma preocupação foi igualmente de alguns estudantes.

Por outro lado, Youssuf Ndiaye, um dos cidadãos e comerciante, opina que o Vírus não só propaga a noite, ao contrário, as horas determinadas pelo governo são as que maioria das pessoas mantêm em suas casas, portanto não tem necessidade de permitir circulação no período de manhã até à tarde uma vez que quase toda população movimentam nestas horas e aglomeram sem respeitar medidas de restrição.

Os demais, exortam responsabilidade, serenidade e tolerância às Forças de Segurança, a fim de evitar polémicas com os Civis.

De relembrar que, o presente Estado de Calamidade contém medidas rigorosas, que estabelece limites excepcionais, temporários e restritivos de alguns direitos, liberdades e regras de funcionamento dos serviços públicos e privados no âmbito da prevenção de Covid-19, com duração de 15 dias em todo território Nacional.

Veja Também:


Não fique com dúvidas sobre as medidas do estado de Calamidade em vigor até 10 de setembro...

 Alto Comissariado para o Covid-19

Guiné-Bissau e Brasil assinam acordos de cooperação técnica em várias áreas

Por plataformamedia.com 

A Guiné-Bissau e o Brasil assinaram uma série de acordos bilaterais nas áreas da saúde, educação e formação profissional, agroindústria, justiça, diplomacia e formação das forças de defesa e segurança, informou hoje o executivo guineense.

Os acordos em causa, que “reforçam os laços históricos e relações diplomáticas” entre os dois países lusófonos, foram assinados pela ministra dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e das Comunidades do país africano, Suzi Barbosa, e pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), segundo um comunicado do Governo da Guiné-Bissau.

Suzi Barbosa usou as redes sociais para enaltecer os protocolos firmados em Brasília, capital brasileira, classificando-os como “mais um passo” na concretização da missão de “afirmar o potencial da Guiné-Bissau”.

“Os protocolos agora assinados vão permitir-nos executar vários projetos estruturais para o desenvolvimento do nosso país. A obra falará sempre melhor que quaisquer palavras e demonstra que todas as concretizações são tomadas com os guineenses no centro da decisão e com o único objetivo de dar qualidade de vida às nossas gentes”, indicou a governante no Facebook.

Entre as principais linhas do acordo de cooperação na área da saúde está a doação de oito máquinas de hemodiálise à Guiné-Bissau, o reforço dos projetos de combate ao vírus da imunodeficiência humana (HIV), que está na origem da sida, e o apoio na especialização dos médicos guineenses.

Na agroindústria está prevista a restruturação do Centro de Processamento do Caju e a capacitação de agentes da Guiné-Bissau na indústria de transformação de produtos locais. 

Já na educação e formação profissional haverá um fortalecimento do programa de cantinas escolares, a dança Capoeira passará a constar no plano curricular da Escola Nacional de Educação Física e Desporto, e profissionais da Guiné-Bissau vão frequentar o curso internacional de capacitação de Gestores de Unidades de Formação Profissional dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).

Relativamente à Justiça, o acordo aposta na capacitação dos magistrados do Ministério Público.

Na esfera diplomática, devido ao contexto pandémico, o Instituto Rio Branco, vinculado ao Governo brasileiro, irá oferecer cursos de curta duração, de forma virtual, a diplomatas da Guiné-Bissau.

Já a cooperação no domínio da defesa e da segurança permitirá a profissionalização e fortalecimento das instituições militares guineenses, “contribuindo assim para reforçar a estabilidade governativa e, consequentemente, para o desenvolvimento socioeconómico do país”, salientou Suzi Barbosa.

Os protocolos de cooperação foram assinados no âmbito de uma visita de Estado, que ainda se encontra a decorrer, do Presidente da República da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, e da ministra Suzi Barbosa, ao Brasil.

Empresária de origem guineense no CA do Fundo Nórdico de Investimento (NGIF)

Por Carlos Santiago

Madeleine Taylor-Mendy, nascida e criada em Paris, originária da Guiné-Bissau, mudou-se por motivos profissionais para Copenhague em 2005.

Na capital dinamarquesa criou a start-up Scandin-Africa Group ApS, com o objetivo de servir de ponte comercial entre empresas escandinavas e africanas em 2015, após ter analisado o vazio existente no potencial e história do continente africano em relação países escandinavos

A Scandin-Africa, tornou-se uma rede de ligação entre empresários escandinavos e africanos, ao responder a esta necessidade de renovação, colocando a África em contacto com os países nórdicos na vanguarda da inovação, nomeadamente nas TIC, energias renováveis ​​e processamento de produtos agrícolas.

Recentemente, Madeleine Taylor acaba de ser cooptada para integrar o Conselho de Administração de uma importante instituição financeira dinamarquesa, a Nordic Global Investment Foundation (NGIF) , segundo noticiou o Kapital Afrik.

Mais uma promoção para quem, em julho passado, tinha sido nomeada Diretora Estratégico para o desenvolvimento de projetos e investimentos desta mesma instituição e nas suas novas funções será responsável por representar a Nordic Global Investment Foundation (NGIF) no continente africano.

O foco será no financiamento de projetos de infraestrutura na área social e humanitária atendendo aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pelas Nações Unidas.

Graduada em jornalismo pela Academia Audiovisual de Paris, Madeleine Taylor-Mendy especializou-se em Engenharia de Relações Internacionais pela École Nationale Supérieure de Paris.

Madeleine que contribuir para uma viragem nas relações entre a África e os países nórdicos com uma abordagem que promova a equidade nas relações económicas, a participação ativa da população local, a construção de infraestrutura sustentável, melhor governança, mais integridade e transparência nos negócios.

O novo membro do Conselho de Administração do NGIF considera que a sua nomeação é uma verdadeira oportunidade para o desenvolvimento sustentável, sobretudo qua a estratégia da Fundação NGIF, segundo ela, pretende promover, sem condicionalidades, o desenvolvimento de África e reduzindo as obrigações relacionadas com dívidas acumuladas há muitos anos.

É ESTADO de CALAMIDADE OU é ESTADO de EMERGÊNCIA?- em todo o caso seria mesmo INCONSTITUCIONAL

Fonte: Carlos Santiago

POR: Mamadu War 

Sem pretender discutir agora sobre o título do DECRETO a minha nota incide sobre duas coisas: EXAGERO sobre as RESTRIÇÕES e a sua INCONSTITUCIONALIDADE. 

É  EXAGERO, sobre as  RESTRIÇÕES de DIREITOS, LIBERDADES e garantias, constantes no Decreto de ESTADO DE CALAMIDADE decretado pelas autoridades da GUINÉ-BISSAU, visto que as restrições são inconcebíveis. Porque pretende  proibir as restrições aos Direitos, Liberdades e Garantias não expressamente previstas na lei da Base de  Protecção civil que regula o Estado de Exceção. E mesmo que supomos que havia sustentabilidade na lei da Base de Protecção Civil também, seria a INCONSTITUCIONAL. 

Para ser sincero, estas medidas não foram bem pensadas não só por causa da sua eficácia mas sim porque ela é INCONSTITUCIONAL. 

Falando da sua eficácia estou a crer que vai haver contornos sobre as restringibilidades impostas no Decreto, deveria haver a ponderação, porém, isto vai suscitar uso da força por partes das AUTORIDADES. Logo, estaremos novamente nas violações de direitos humanos, pese embora que é modus operandi dessa autoridade, por conseguinte, isto nos faz figurar no RANKING dos países com índices de violação muito elevados. 

Bissau, 27 de Agosto de 2021

VANDALISMO E MALDADE:

Fonte: Sá Maria Victor

 A Embaixada da República da Guiné-Bissau em Portugal lamenta informar os seus utentes que esta Missão Diplomática continua a ser vítima do vandalismo de pessoas desconhecidas. 

Na última noite pessoas desconhecidas voltaram a cerrar a fechadura do portão principal de acesso a esta Missão Diplomática, destruindo o manípulo e introduzindo-se ilegalmente nas instalações protegidas pela Convenção de Viena. 

Nos últimos 15 dias, esta constitui a terceira vez que pessoas adversas ao Progresso e à melhoria das condições da nossa Representação destroem os dois portões de acesso à Embaixada. De igual modo, regista-se a destruição maldosa de quatro cadeiras no Espaço do Cidadão, inaugurado recentemente. 

 Esta Missão Diplomática deu devida nota deste acto de vandalização do portão e intrusão nas instalações às autoridades competentes do país que a alberga e vem apresentar aa suas desculpas ao público utente por qualquer inconveniente superveniente.

Fonte: Embaixada da G.Bissau em Portugal

Governo determina recolha obrigatório a partir das 19horas 59 minutos a todos os Cidadãos

Por: Laércia Valeriana Insali

A decisão foi tomada esta quinta-feira 26 /08 /2021 pelo governo, através do decreto que declara Estado de Calamidade causado pelo novo coronavírus SARS-COV-2.

O decreto estabelece medidas excepcionais, temporárias e restritivas de alguns direitos, liberdades e regras de funcionamento dos serviços públicos e privados no âmbito da prevenção de Covid-19.

Na qual é permitida circulação das pessoas nas ruas e vias públicas das 05horas00 a 19horas e 59minutos, excepto para os assuntos sanitárias de urgência, viagens ( Aéreas, Marítimas ou terrestres) para Estrangeiros, com teste negativo emitido por um laboratório credenciado.

A circulação dos Transportes Públicos é permito, desde que respeitam as normas impostas, uso obrigatório de máscara a todos os passageiros, Condutor e Ajudante.

Para as pessoas residentes em Bissau, Safim e Prabis, é proibida circulação fora da sua área geográfica, e respetivamente para as das Regiões.

A Liberdade de circulação não se aplica aos funcionários de algumas Instituições como, Saúde Pública, Defesa e Segurança, Portos, Aeroporto, Alfândegas, Bancos, Comunicação Social, Bombas de Combustíveis, Tribunais, Diplomacia, Telecomunicações, Agentes Comunitários, Protecção Civil, Serviços de Saneamento e entre outros, e devem ser credenciados pelo Ministério do Interior e da Ordem Pública.

Caso não cumprimento das normas, governo impõe multa de Mil Francos para não utilização da máscara. E Cinco Mil Fcfa ao infractor que viola as regras de Circulação.

A duração do presente Estado de Calamidade é de 15 dias, com início às 00h00 do dia 27 de Agosto.





Com capgb.com / RadioBantaba