quarta-feira, 10 de julho de 2019

CAN 2019: Senegal e Nigéria nas meias-finais

Idrissa Gana Gueye apontou o único golo do Senegal.
RFI/Pierre René-Worms

Já são conhecidos os dois primeiros países apurados para as meias-finais do Campeonato Africano das Nações de futebol: Senegal e Nigéria. Nesta quinta-feira decorrem os dois últimos encontros: Tunísia-Madagáscar e Costa do Marfim-Argélia.

Duas Nações já carimbaram o passaporte para as meias-finais do CAN 2019 que decorre em território egípcio: Nigéria e Senegal.

Os senegaleses mostraram que são favoritos e continuam a caminhada na prova. Frente ao Benim, equipa surpresa que eliminou Marrocos, a selecção senegalesa tinha a pressão de ser o favorito neste encontro.

O Senegal acabou por alcançar o apuramento com um tento aos 69 minutos do médio Idrissa Gueye no Estádio 30 de Junho no Cairo. Um triunfo pela margem mínima que permite aos senegaleses chegarem às meias-finais, onde vão defrontar o vencedor do jogo entre Madagáscar e a Tunísia.

Nigéria apurou-se para as meias

A Nigéria acabou por carimbar o segundo passaporte para as meias-finais ao derrotar a África do Sul por 2-1 no Estádio Internacional do Cairo.

O único tento foi apontado ainda na primeira parte pelo avançado Samuel Chukwueze aos 27 minutos de jogo. Os ‘Super Eagles’ dominaram o encontro e os sul-africanos acabaram por ser perigosos em alguns contra-ataques.

Apesar das poucas oportunidades, a África do Sul conseguiu empatar aos 71 minutos de jogo pelo médio Bongani Zungu que representa o clube francês do Amiens.

No entanto em cima do minuto 90 a Nigéria conseguiu marcar e vencer definitivamente este encontro que dominou com um tento apontado pelo defesa William Paul Ekong.

O resultado fixou-se em 2-1 para os nigerianos, um triunfo pela margem mínima que permite à Nigéria chegar às meias-finais, onde vão jogar frente ao vencedor do jogo entre a Costa do Marfim e a Argélia.

As duas meias-finais decorrem a 14 de Julho no Cairo, capital egípcia.

RFI

Líder do PAIGC considera uma intenção anúncio de candidatura presidencial do presidente do parlamento da Guiné-Bissau

O líder do PAIGC, vencedor das legislativas da Guiné-Bissau, considerou hoje uma intenção pessoal o anúncio do presidente do parlamento e membro do partido, Cipriano Cassamá, de que será candidato à presidência do país nas eleições marcadas para novembro.



"Eu só posso compreender que Cipriano Cassamá esteja a manifestar um interesse, mais do que isso não posso dizer", afirmou o líder do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), num encontro com as estruturas do partido, em Bissau.

Questionado pela Lusa, na terça-feira, em Angola, onde se encontra a assistir à Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Cipriano Cassamá, primeiro vice-presidente do parlamento guineense, anunciou ser candidato nas presidenciais marcadas para 24 de novembro.


"Depois de uma reflexão profunda, enquanto primeiro vice-presidente do partido [PAIGC], decidi candidatar-me às eleições presidenciais. Confirmo que sou candidato e serei candidato a essas eleições de 24 de novembro", afirmou Cipriano Cassamá.

O líder do PAIGC defendeu hoje que Cassamá, que é o primeiro vice-presidente do partido, tal como outros militantes, sabe que existem regras estabelecidas para a escolha de candidatos à presidência da República.

"A nível do partido não é assim que se escolhem candidatos presidenciais, não é assim que o estatuto estabelece os mecanismos de escolha dos candidatos presidenciais", observou Domingos Simões Pereira, salientando que Cipriano Cassamá "é responsável por aquilo que diz, ou aquilo que pensa".

Os estatutos do PAIGC preveem que o candidato às presenciais seja escolhido através de eleições primárias, a realizar em reunião do Comité Central (órgão máximo de decisão entre os congressos).

Na mesma declaração à Lusa em Luanda, Cipriano Cassamá alegou a existência de um acordo com Domingos Simões Pereira, em 2014, aquando de um congresso do PAIGC, no qual Pereira acabou eleito líder do partido.

Cassamá afirmou ter, na altura, desistido da corrida à presidência do PAIGC, possibilitando a eleição de Simões Pereira, pelo que, disse, agora "não haverá problemas" entre os dois.

"Domingos Simões Pereira é o presidente do meu partido. Com ele tenho uma aliança. Eu desisti no Congresso de Cacheu (2014). Fui com 379 delegados. Eu era candidato para ser presidente do partido. Dado algumas considerações, desisti da minha candidatura, fizemos uma aliança e ele é presidente do partido e continuo a ter muita confiança nele", referiu.

Confrontado com estas alegações, Domingos Simões Pereira negou a existência de qualquer acordo com Cipriano Cassamá.

"Eu sou presidente do PAIGC, não tenho acordos com militantes do partido. Eu tenho responsabilidades com os dirigentes e com os militantes", defendeu Simões Pereira.

Cipriano Cassamá disse que, caso seja eleito Presidente da República, indicará Domingos Simões Pereira, para o cargo de primeiro-ministro.

Mais de três meses após as eleições legislativas de 10 de março, o chefe de Estado guineense, José Mário Vaz, rejeitou indigitar como primeiro-ministro o presidente do PAIGC, que depois acabou por indicar Aristides Gomes, então chefe do Governo cessante, para o cargo, o que o chefe de Estado aceitou, mas sem nomear imediatamente o novo exexutivo.

O novo Governo foi nomeado a 03 de julho, quase quatro meses depois das eleições legislativas, e no último dia do prazo dado pela Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).

Por RTP.PT

REABILITAÇÃO DAS PISTAS DO AEROPORTO NA PRIORIDADE DO NOVO SECRETÁRIO DE ESTADO DE TRANSPORTES

Secretário de Estado dos Transportes e Comunicações destacou, esta quarta-feira (10 de Julho), que a resolução da reabilitação da pista do Aeroporto Internacional “Osvaldo Vieira” é um dos pontos em prioridade pela sua instituição tendo em conta a segurança global

Samuel Dinis Manuel que falava aos jornalistas após ter visitado as diferentes instituições, empresas, agências de regulação e direcções gerais sob tutela de secretaria do Estado dos Transportes e Comunicações. A visita começou (09) e acompanhado pelos seus staff.

Na mesma ocasião, Samuel sustenta que também tem como prioridade a reabilitação dos navios de transportes dos passageiros entre continente e ilhas para minimizar as dificuldades e, no entanto, aponta a dragagem e sinalização marítima.

“Na verdade, constatamos diferentes situações, muitas dificuldades e muito por realizar em algumas dependências. (…) Estas preocupações vão merecer a nossa primeira intervenção junto do governo para salvaguardar aquilo que consideramos o bem maior de todos os bens - vida humana”, disse.

O governante defendeu ainda que só haverá desenvolvimento, se houver homens comprometidos com o trabalho.

“Essa ideia significa que o desejo do bem-estar passa necessariamente pela valorização do trabalho, sobretudo o trabalho de todos nós, trabalhando em equipa com base no respeito pela hierarquia instituída pelo Estado, pela lealdade e pela responsabilidade”, explica.

Ainda no primeiro dia da visita, ontem (09), o novo secretário de Estado dos Transportes e Comunicações prometeu elaborar um plano estratégico do relançamento do sector dos transportes e comunicações no quadro do programa de governação. 

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Braima Sigá

Imagem: Braima Sigá

radiosolmansi.net

Portal “O PAÍS “ será portal oficial para informações e divulgação sobre ida a cidade santa de Meca ! Acompanha todo esclarecimentos sobre, bolsas,vistos e agências de viagens a ida para Meca, aqui na sua página

Este ano, não será necessário ida até Senegal para busca dos vistos, há uma agência para resolver esse assunto burocrático


O PAÍS

ZEZINHO RENUNCIA A SELEÇÃO DA GUINÉ-BISSAU

O Capitão dos Djurtus, José Luís Mendes Lopes vulgo Zezinho, põe fim a sua carreira na seleção nacional, através duma carta entregue a Federação de Futebol da Guiné-Bissau, instância que gere o futebol nacional, que acabou de ser publicada na sua página no Facebook.



Notícia em atualização

O Golo GB

Cientistas descobrem tratamentos eficazes para combater o vírus do Ébola

A agência Centros de Controlo e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos da América (EUA) descobriu em testes laboratoriais que dois tratamentos são eficazes para combater o atual surto do vírus do Ébola na República Democrática do Congo (RDCongo).


Os resultados dos testes feitos em laboratório foram divulgados na terça-feira pela organização Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla inglesa).

A investigação realizada pelos cientistas da CDC, cujos resultados foram divulgados na publicação especializada ´Lancet Infections Diseases`, mostra que os tratamentos experimentais com base de ´Remdesivir´ (antiviral) e ´ZMapp´ (anticorpos) "bloquearam o crescimento de microrganismos do vírus que causa o Ébola nas células humanas em laboratório".

De acordo com o comunicado divulgado pela CDC, os resultados sugerem que "estes tratamentos são promissores para os pacientes se recuperarem da doença mortal, que segundo o Ministério da Saúde da RDCongo até segunda-feira causou 1.641 mortes.

No mesmo documento, os Centros de Controlo e Prevenção de Doenças dos EUA referem que as investigações permitiram verificar que os testes laboratoriais desenvolvidos durante o surto do Ébola na África Ocidental no período de 2014-2016 e que foram usados em pessoas para identificar o vírus do Ébola na RDCongo e nos países vizinhos estão corretos.

Os cientistas denominaram os testes laboratoriais realizados de "Estirpe Ituri" e foram desenvolvidos para identificar uma estirpe diferente do vírus do Ébola.

O vírus do Ébola tem na sua constituição o Ácido Ribonucleico (RNA) como único material genético e "está sempre em mutação", referiu Laura McMullan, microbiologista da CDC e principal autora do estudo.

"É de vital importância garantir que haja tratamentos contra o vírus [Ébola] que está a deixar as pessoas doentes agora", acrescentou.

Para levar a cabo a sua investigação, e tendo em conta a falta de amostras de pacientes infetados, os cientistas da CDC reconstruíram o vírus em laboratório usando a "genética inversa" e o nível 4 de segurança, o maior em termos de biossegurança.

Ao ter acesso à estirpe do vírus, os investigadores puderam perceber melhor a "Estirpe Ituri" e como esta se encaixa na família do vírus do Ébola, o que pode fornecer pistas para encontrar "tratamentos promissores adicionais".

"Este trabalho tem benefícios além do estudo atual, ter acesso a este vírus irá permitir-nos explorar se outros compostos ou terapias potenciais afetam o vírus no laboratório", disse Inger Damon, diretor de estratégia para o Ébola na RDCongo.

"Esperamos que o conhecimento adquirido a partir deste trabalho possa ser traduzido em tratamentos seguros e eficazes para ajudar a curar pacientes [com] Ébola", refere, no mesmo comunicado.

O último balanço do surto do Ébola na RDCongo, divulgado na terça-feira, datado do dia 08 de julho, indica que desde o início da epidemia foram registados 2.428 casos, dos quais 2.334 confirmados em laboratório e 94 prováveis. No total, registaram-se 1.641 mortes.

A RDCongo já foi atingida nove vezes pelo Ébola, depois da primeira manifestação do vírus no país africano, em 1976.

NAOM

GUTERRES - "Força do G5-Sahel é insuficiente" para travar terrorismo em África

O secretário-geral das Nações Unidas considerou hoje, em Nairobi, que a força conjunta do G5-Sahel não será suficiente para travar a progressão do terrorismo na África Ocidental, manifestando apoio a novas iniciativas de segurança na região.


"Infelizmente, constatamos que o terrorismo está a progredir" na parte ocidental do continente, disse António Guterres aos jornalistas, antes da abertura de uma conferência de dois dias sobre a luta contra o terrorismo em África.

"Começou no Mali, depois passou para o Burkina Faso, para o Níger e, agora, quando falamos com os presidentes do Gana, Benim, Togo e Costa do Marfim, dizem-nos que o terrorismo está a chegar às suas fronteiras. Isto significa que é essencial que as forças africanas encarregadas do contraterrorismo tenham o mandato e financiamento adequados", explicou.

Por isso, sustentou Guterres, são necessárias mais iniciativas que "vão além do G5-Sahel".

"Seria importante estarmos prontos a apoiar toda a iniciativa africana, envolvendo os países preocupados com a propagação desta ameaça", acrescentou.

De acordo com Guterres, os chefes de Estado da África Ocidental defendem a necessidade "de uma resposta bastante mais robusta e coletiva e que a comunidade internacional deve encontrar mecanismos que permitam um apoio pleno", reforçou.

O responsável das Nações Unidas disse ainda lamentar não ter conseguido colocar o G5-Sahel sob a égide do capítulo VII da Carta das Nações Unidas, como reclamado por diversas vezes pelos seus estados-membros - Mali, Níger, Burkina Faso, Mauritânia e Chade.

O capítulo VII da Carta das Nações Unida (ONU) permite o uso de sanções e mesmo o recurso à força e a sua ativação facilitaria o financiamento do G5-Sahel e possibilitaria a sua transformação em força da ONU.

Ainda que o orçamento para esta força de 5.000 militares tenha sido incluído em reuniões de doadores internacionais, os fundos demoram a chegar, prejudicando a ação da força que, em dois anos, não fez qualquer operação com impacto no terreno.

As preocupações de Guterres foram reforçadas pelo Presidente da Comissão da União Africana, Moussa Faki Mahamat, que criticou a comunidade internacional.

"Temos dificuldades em entender a demora da comunidade internacional em relação ao financiamento de operações de segurança na África", disse.

Para Moussa Faki Mahamat, "é uma situação incompreensível", quando o fenómeno do terrorista se agrava.

"É preciso mobilizar o conjunto da comunidade internacional para fazer face a um fenómeno que tem as mesmas caraterísticas" do que a Síria e o Iraque, disse.

A reunião de Nairobi é uma iniciativa regional da primeira conferência mundial sobre terrorismo organizada pelas Nações Unidas, em 2018, em Nova Iorque.

NAOM

Merkel assegura que está "muito bem" depois de novo episódio de tremores

A chanceler alemã, Angela Merkel, assegurou hoje que está "muito bem", depois de uma nova crise de tremores em público, a terceira do género em menos de um mês.


"Estou muito bem, não há motivo para preocupação", disse a chefe do Governo da Alemanha à imprensa.

A crise de tremores ocorreu durante uma cerimónia oficial no exterior da chancelaria, em Berlim, quando Merkel recebia o primeiro-ministro da Finlândia, Antti Rine, e ambos escutavam os respetivos hinos nacionais.

O episódio é o terceiro do género, depois dos ocorridos a 18 e a 27 de junho, e, como nos anteriores, os tremores, desta vez menos intensos, passaram assim que Merkel começou a andar.

O primeiro episódio ocorreu num dia de altas temperaturas, também durante uma cerimónia de honras militares, de receção ao Presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, e a chanceler, 64 anos, atribuiu-o a desidratação.

Já o segundo, ocorrido durante uma cerimónia oficial em Berlim com o presidente alemão, Frank-Walter Steinmeier, foi explicado por fontes próximas do executivo a ansiedade causada pelo primeiro incidente.

"Disse recentemente que estou a processar [psicologicamente] as honras militares com o Presidente Zelenski. Claramente isso ainda não terminou, mas há progressos", disse.

"Vou ter que viver com isto, por agora, mas estou muito bem e as pessoas não precisam de se preocupar", afirmou.

Angela Merkel, que dentro de sete dias completa 65 anos, lidera o Governo da Alemanha desde 2005.

NAOM

CAN 2019: Dia D para os quartos

Senegal é um dos favoritos à conquista do troféu.
REUTERS/Suhaib Salem

Pontapé de saída para os quartos-de-final do Campeonato Africano das Nações de futebol nesta quarta-feira: Senegal-Benim e Nigéria-África do Sul.

É o dia D. Iniciam-se nesta quarta os quartos-de-final, os duelos entre as oito últimas equipas ainda em prova para tentar conquistar o título continental.

O primeiro jogo decorre no Estádio 30 de Junho, no Cairo, e vai opor o Senegal ao Benim. Um encontro entre os senegaleses, um dos favoritos ao título mas que nunca venceu a prova, e o Benim, selecção surpresa que estava no Grupo F da Guiné-Bissau e que é a única ainda em prova desse agrupamento.

As duas selecções defrontaram-se oficialmente duas vezes na pré-eliminatória da fase de apuramento para o Mundial de 2002. Na altura o Senegal venceu em casa por 1-0 e empatou fora a uma bola. Um triunfo suado para os senegaleses e no entanto era a geração de ouro do país que levou esta Nação até aos quartos-de-final do Mundial no Japão e na Coreia do Sul.

Um encontro interessante entre duas equipas que não têm a mesma pressão, entre favorito e ‘outsider’.

Nigéria favorita?

A Selecção nigeriana parece chegar com o papel de favorito neste encontro dos quartos-de-final, isto apos ter derrotado os Camarões, detentores do título continental, por 3-2 na ronda precedente. No entanto os sul-africanos também realizaram uma proeza ao derrotar o país anfitrião, o Egipto por 1-0.

No historial recente entre estas duas selecções a vantagem está do lado da África do Sul. Os nigerianos e os sul-africanos estiveram no mesmo grupo de apuramento para o CAN. A Nigéria perdeu em casa por 0-2 e no segundo encontro em terreno sul-africano foi um empate a uma bola. Ligeira vantagem para os 'Bafana Bafana' nos confrontos directos, isto apesar dos ‘Super Eagles’ terem terminado no primeiro lugar no grupo com 13 pontos, enquanto a África do Sul apenas somou 12.

Tudo será diferente no Egipto, num encontro que vai decorrer no Estádio Internacional do Cairo.

Recorde-se que na quinta-feira há mais dois encontros: Tunísia-Madagáscar e Costa do Marfim-Argélia.

RFI

Imprensa - Novo Secretário de Estado da Comunicação Social visita Agência e Nô Pintcha

Bissau, 10 jul 19 (ANG)- O novo Secretário de Estado da Comunicação Social, João Maria Baticâ Ferreira efectuou esta quarta-feira uma visita de trabalho à Agência de Notícias da Guiné(ANG) e ao jornal Nô Pintcha tendo-se inteirado do funcionamento dos referidos órgãos.

Depois de percorrer as dependências dos dois órgãos públicos, Baticâ Ferreira disse ter constatado que “de facto existem capacidades”, que necessitam de ser apoiadas para fazerem mais.

O novo titular das pasta da comunicação social  deu instruções ao seu chefe de gabinete para programar um encontro com todos os directores gerais, para  a apresentação das necessidades de cada órgão, com vista a procura de soluções, na medida das possibilidades.

“Primeiro tenho que promover um encontro com os parceiros para  saber com que meios se  contar”, disse.

João Baticâ Ferreira disse ter constatado que mais de 80 por cento dos que trabalham nos órgãos , ou têm vínculo precário ou não têm vinculo com o Estado, situação que diz ser urgente regularizar.

Por exemplo a  ANG , segundo  seu Director-geral, Salvador Gomes parece ter a situação mais complicada, visto que na redacção só conta com um quadro efectivo.

“A ANG aguarda a regularização de 11 profissionais entre os quais oito jornalistas”, disse Salvador Gomes que ainda pretende ver autorizada o recrutamento de interessados para as funções de Correspondentes Regionais.

“A força de uma agência de notícias reside no desempenho de seus correspondentes. Mesmo que não seja possível recrutar oito Correspondentes ao menos que se possa ter correspondentes em quatro  principais cidades do interior”, disse Gomes.

Salvador Gomes sustenta que o dia-a-dia das populações do interior merece uma cobertura diária e sistemática.

“Por razões diversas não temos estado a cumprir uma missão relevante da imprensa pública que é de trazer à luz do dia, de uma forma sistemática, informações sobre factos e acontecimentos em que o povo é o sujeito da notícia”, disse Salvador Gomes. 

ANG/AC/SG

EXCLUSIVO DC: PJ apanhou a suspeita dos 10 kg de droga

A PJ efectuou esta madrugada uma gigantesca operação que culminou com a captura do principal suspeito do processo de cerca de 10kg de cocaína apreendida no aeroporto internacional Osvaldo Vieira no voo da TAP proveniente do Brasil.

A suspeita é uma cidadã guineense de 34 anos de idade e encontra-se neste momento nas celas da PJ devendo ser apresentado ao Ministério Público amanhã. 

Fonte: AAS


O antigo primeiro-ministro guineense, Carlos Gomes Júnior, mostrou-se hoje disponível dar esclarecimento do paradeiro de 12 milhões dólares da Angola, caso for chamado no Ministério Público da Guiné-Bissau.


"Cadogo", como é conhecido entre os guineense falava a imprensa depois do encontro com o movimento de apoio a sua candidatura as presidenciais do país, num dos hotéis da capital.

De referir que no início da semana, o Presidente Cessante, José Mário Vaz, considerou que agora é uma boa altura para o Ministério Público guineense esclarecer o alegado desaparecimento de 12 milhões de dólares dados por Angola, processo em que chegou a ser detido.

José Mário Vaz foi detido pela justiça, em 2013, num processo de averiguações relacionado com o alegado desaparecimento de dinheiro relativo a apoio orçamental entregue por Angola à Guiné-Bissau na altura em que era ministro das Finanças (entre 2009 e 2012), no governo liderado por Carlos Gomes Júnior.


Rádio Jovem Bissau

Africans are not moved by ideas, their stomachs lead them

"I ran in 2007 for a Parliamentary seat. My opponent did not campaign at all, he gathered money and showed up one day to the elections, he distributed the money and won.

Africans are not moved by ideas. What Stimulates the African Electorate is instant solutions"


-PLO Lumumba

EYEGAMBIA

Impressão 3D de pele e ossos vai ajudar a levar humanos a Marte


A impressão 3D de tecidos humanos deverá poder ajudar a manter os astronautas saudáveis na viagem até Marte. Projeto produziu as primeiras amostras de pele e ossos bio-impressos.

A notícia foi avançada pela Agência Espacial Europeia (ESA), em comunicado e demonstra como já foram produzidas amostras de última geração, preparadas por cientistas do Hospital Universitário da Universidade Técnica de Dresden (TUD), com o objetivo de ajudar a levar astronautas até Marte. O projeto faz parte de um consórcio que envolve também o Sistema OHB e a empresa especializada em ciências da vida, Blue Horizon.

“As células da pele podem ser bio-impressas usando plasma sanguíneo humano como uma ‘bio-tinta’ rica em nutrientes – que estaria facilmente acessível para os membros da tripulação de uma missão a Marte,” comenta o cientista Nieves Cubo, da TUD, que acrescenta: “no entanto, o plasma tem uma consistência altamente fluida, dificultando a impressão em condições gravitacionais diferentes do que encontramos na Terra”.

Tommaso Ghidini, chefe da Divisão de Estruturas, Mecanismos e Materiais da ESA, que coordena o projeto, explica que uma viagem a Marte, “ou a outros destinos interplanetários, irá envolver vários anos no espaço”, daí que a tripulação “corra muitos riscos”. A resposta, até por ser impossível ocupar todo o espaço de carga com bens médicos e outros, “será a capacidade de bio-impressão 3D para responder a emergências médicas à medida que surgirem”.

Infografia da ESA sobre o processo (em inglês)

No caso de queimaduras, por exemplo, uma pele nova pode ser bio-impressa, tal como “no caso de fraturas ósseas – mais prováveis pela ausência de gravidade do espaço ou pela gravidade parcial de 0,38 da Terra de Marte – o osso de substituição bio-impresso teria como base o próprio astronauta o que eliminaria problemas de rejeição do transplante.”

Com a bio-impressão 3D a evoluir na Terra, este projeto é o primeiro a adotá-la fora do planeta, explica Tommaso: “É um padrão típico que vemos quando prometemos tecnologias terrestres para o espaço, desde câmaras até microprocessadores”. O desafio agora, para levar a tecnologia para o espaço, é otimizar e diminuir o tamanho das máquinas.

Fonte: insider.dn.pt


ARROZ DO POVO??? A SER VENDIDO NO HOSPITAL SIMÃO MENDES???

SERÁ ISTO VERDADE???
AS AUTORIDADES COMPETENTES, HÁ QUE AVERIGUAR E INVESTIGAR.
POLICIA JUDICIARIA..., TOMEM ATENÇÃO A ISTO.


Fonte: dokainternacionaldenunciante.blogspot.com

Ricardo Maria Djalank - Estamos em matrículas para o ano letivo 2019/2020. O Futuro Começa aqui!



Ricardo Maria Djalank

Merkel voltou a ter tremores. Foi a terceira vez em menos de um mês

A chanceler alemã recebeu em Berlim o primeiro-ministro finlandês, Antti Rinne.


Angela Merkel voltou a ter tremores durante uma cerimónia pública esta quarta-feira. A Reuters avança que a chanceler voltou a sofrer tremores durante a cerimónia de receção ao primeiro-ministro da Finlândia, Antti Rinne. Esta foi a terceira vez em menos de um mês que Merkel foi vista a tremer de forma descontrolada. 



O momento foi captado pela Reuters TV. 



Embedded video

German Chancellor Angela Merkel seen shaking at a public event for the third time in less than a month. https://abcn.ws/2JplJ2q 

[Notícia em atualização]

Bissau organiza edição de 2020 do encontro de empresários da China e dos países de língua portuguesa


Bissau foi a cidade escolhida para acolher a edição de 2020 do Encontro dos Empresários para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa, disse à agência Macauhub o delegado da Guiné-Bissau no Fórum de Macau.

Malam Camará disse que a decisão tomada segunda-feira em São Tomé, no decurso do Encontro Empresarial que decorreu nesta cidade, irá apoiar os esforços de captação de investimento do novo governo, que tomou posse este mês.

“Este Encontro vai permitir à Guiné-Bissau relançar-se e criar o entusiasmo que sentimos em 2016”, ano em que Bissau recebeu pela primeira vez o evento, numa fase de “empenhamento dos guineenses no processo de desenvolvimento económico”, travado com a posterior demissão do governo e um período prolongado de impasse político, disse Malam.

Na altura, adiantou, o Encontro de Bissau surgiu no enquadramento do plano de desenvolvimento económico “Terra Ranka”, apoiado pela comunidade internacional, que continua actual.

A decisão de candidatar Bissau à organização do Encontro contou com o envolvimento do ministro da Economia e Finanças, Geraldo Martins, que “achou que seria um bom começo e possibilidade de dar um empurrão à economia.”

O Encontro terá lugar em Novembro, uma vez que em meados de 2020 se realizará a Conferência Ministerial do Fórum de Macau, com membros do Governo, que, por isso, tem prioridade.

Malam Camará disse que Bissau contou na reunião de segunda-feira com forte apoio do representante de São Tomé e Príncipe, Rafael Branco, presidente da Agência de Promoção de Comércio e Investimento (APCI), que sublinhou “que a Guiné-Bissau precisa ser apoiada para arrancar, tendo a decisão final sido “praticamente unânime.” 

(Macauhub)

"Em plena formatura a fim de receber as ofertas, o comandante da Polícia recebe uma chamada telefónica de Bissau e segundo informações que teria vindo dos seus superiores para que abortassem tudo que não lhes era permitido o tal ato porque vinha de deputados da oposição" ?

O DOKA INTERNACIONAL falou cedo por demais e tudo está sendo constatado.  O deputado da nação que representou o MADEM G-15 e eleito pela população de Cantchungo esta triste e decepcionado.   

Nhina Mendes Pereira viu as dificuldades das nossas forças policiais de ordem publica desta cidade na situação precária e desumana em que vivem no seu dia a dia, e procurou fazer um gesto humano oferecendo -lhes colchões na esquadra em causa. 

Só que em plena formatura a fim de receber as ofertas, o comandante da Polícia recebe uma chamada telefónica de Bissau e segundo informações que teria vindo dos seus superiores para que abortassem tudo que não lhes era permitido o tal ato porque vinha de deputados da oposição. 

PAIGC inicia assim a X Legislatura.  Está atitude é uma guerra aberta ao MADEM G-15. 




Fonte: dokainternacionaldenunciante.blogspot.com

No encontro de esclarecimento e auscultação com os quadros do PAIGC, o Presidente do Partido, Domingos Simões Pereira alertou os Ministros e Secretários de Estado para a necessidade de encontrar respostas para toda a adversidade que está posta.

Para DSP, desde os riscos de epidemias, até os desafios na educação são problemas herdados e que precisam ser superados.
PAIGC - I força di povo!


PAIGC 2019

Neste governo participa 5 partidos políticos com e sem acento parlamentar e, todos aliados de PAIGC

PAIGC
APU 
Movimento Patriota 
União para Mudança 
PCD 
Aqui está a lista verdadeira recebida pelo presidente da república, outros que estão veicular que os nomes de : João Bernardo Vieira, Mário Musante, José António Cruz de Almeida, foram cortados, não corresponde à verdade. Simplesmente estas pessoas e outras foram deixados de fora.






Fonte:  O PAÍS

MIGUEL DE BARROS: “UICN DEVE MOBILIZAR ESTRATÉGIAS PARA AJUDAR OS ESTADOS MEMBROS PERANTE AMEAÇAS DE DEVASTAÇÃO FLORESTAL”


O presidente do Comité da União Internacional da Natureza na Guiné-Bissau (UICN), Miguel de Barros, alertou as estruturas regionais e central da UICN no sentido de mobilizar estratégias para que a capacidade de reação de uma estrutura nacional, como a Guiné-Bissau perante uma ameaça de devastação florestal possa permitir que exista uma solidariedade entre os Estados membros da organização no combate ao fenómeno devastação florestal.

O sociólogo guineense falava esta terça-feira, 09 de julho de 2019, na abertura da terceira edição do Fórum Regional de Conservação da UICN para Africa Central e Ocidental, na qual afirma que se a UICN não dispor de capacidades de reação perante estas situações é porque a estratégia regional não tem fundamento.

Barros fez lembrar aos delegados que os esforços que foram consentidos na preservação da natureza por figuras como Nelson Dias e Alfredo Simão da Silva irá permitir que a Africa esteja na linha da frente de influência da agenda mundial sobre a conservação da biodiversidade e de uma geração capaz de influenciar a sua sociedade.

Alison Cabral

IGREJA CATÓLICA DA GUINÉ-BISSAU QUER POLÍTICOS QUE TRABALHAM PARA POVO


O politólogo Rui Jorge Semedo aponta a renúncia dos interesses pessoais como ponto certo indicado pela Igreja católica para dar impulso ao processo de desenvolvimento do país partindo da nova esperança do povo depositada no novo governo.

Recentemente os Bispos da Guiné-Bissau chamaram atenção da classe política nacional na necessidade de privilegiarem os interesses colectivos em detrimento de quaisquer interesses pessoas para assim corresponder com os anseios do povo guineense.

O apelo da Igreja católica da Guiné-Bissau foi também endereçada ao novo governo que recentemente entrou em função.

Para bispo da diocese de Bissau, Dom José Camnate Na Bissing, só deve continuar na política os políticos que têm certeza de que serão capazes de esquecer os seus interesses pessoais a favor do povo.

Na mesma linha o bispo da Diocese de Bafatá, Dom Pedro Carlos Zilli, destacou como sinal de esperança a nomeação do novo governo e apela um trabalho a favor do povo.

Entretanto, fazendo um olhar sobre a mensagem da Igreja Católica, para o politólogo, Rui Jorge Semedo, a mensagem dos bispos é “bastante clara” e deve ser retida como um instrumento para mudança de atitude e impulsionar o país rumo ao desenvolvimento.

Rui Jorge Semedo aponta a renúncia dos interesses pessoais como ponto certo indicado pela Igreja católica, para dar impulso ao processo de desenvolvimento do país partindo da nova esperança que o povo depositada no novo governo. 

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Amade Djuf Djalo

radiosolmansi.net

PAIGC QUER PARTICIPAÇÃO DOS CIDADÃOS NA ELABORAÇÃO DO OGE


O líder do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo-Verde (PAIGC), Domingos Simões Pereira, defende a criação de uma plataforma de transparência o Orçamento geral de Estado estará disponível para toda a população

Esta terça-feira (09), o PAIGC promoveu um encontro os seus quadros e na ocasião, Simões Pereira sustenta que as contratações públicas devem estar disponíveis para consulta pública.

“Qualquer situação considerada com alguma irregularidade deve haver mecanismo em que o cidadão pode interpelar o governo”, explica.

Simões Pereira lembra ainda que ninguém quer ser avaliado profissionalmente porque está provisoriamente a desempenhar as funções. No entanto, tudo é concentrado na capital Bissau pondo de lado as regiões e o facto constitui a centralização e o congestionamento.

“Tudo é transitório que favorece o espírito do aproveitamento. Chegamos ao ponto de colocar Bissau numa situação de Bissau contra periferia, todos os quadros estamos em Bissau todos os quadros não só estão mas querem estar em Bissau e o interior só serve para campanha política.

“Como vamos desenvolver um país de 36 mil quilómetros quadrados quando queremos viver em 125 km quadrados”, questiona o líder dos libertadores.

Ainda na mesma ocasião, Simões Pereira disse que o ministro tem a obrigação de aplicar a lei e que o ministro não faz a lei.

“Temos os ministérios a funcionar em função do titular. Por mais que gostes de alguém e te peça um favor se não está na lei não dá”, adverte.

Domingos Simões Pereira disse ainda que país deve acabar com os subsídios e dar um salário mínimo condigno.

“Todos os países do mundo calculam o salario mínimo baseando no salário A e B mas com isso deve-se garantir que o salário mínimo sirva a pessoa para comer, morar e pagar a escola do seu filho”, sustenta.

Os bens de Estados, segundo o presidente do PAIGC, precisão ser tomadas medidas para que sejam registados e bem geridos apontando o exemplo dos carros de Estado que devem ter um horário para circular. 

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Iasmine Fernandes

Imagem: Iasmine Fernandes

radiosolmansi.net

CAN2019: FEDERAÇÃO DA GUINÉ-BISSAU ACUSA JOGADORES DE SABOTAGEM NOS JOGOS

Alguns jogadores recusaram-se a treinar e tentaram influenciar outros, acusa a Federação.

Seleção de futebol da Guiné-Bissau

O assessor de comunicação da federação guineense de futebol, Edgar Pires, acusou alguns jogadores de sabotagem nos jogos da seleção do país na Taça das Nações Africanas (CAN), que decorre no Egito.

Pires apontou os nomes dos médios Zezinho (capitão da seleção), Pelé, do avançado Toni Sá Brito, do guarda-redes Jonas Mendes, bem como do defesa Juari Soares, como sendo os autores da alegada sabotagem aos ‘djurtus’.

De acordo com o assessor de comunicação da federação guineense, aqueles jogadores recusaram-se a treinar e, nalguns casos, tentaram influenciar os restantes atletas a seguirem o seu exemplo, o que, disse, dificultou o trabalho da equipa técnica na preparação dos desafios.

"Nas vésperas dos jogos, a seleção não conseguiu treinar, às vezes só no dia do jogo é que [os jogadores] costumavam cumprir com treinos ligeiros", revelou Pires, que é também apresentador de um programa desportivo numa rádio de Bissau.

Edgar Pires afirmou mesmo que no jogo de estreia da Guiné-Bissau contra os Camarões, que os ‘djurtus’ acabaram por perder por 2-0, aqueles atletas teriam tentado a que os outros colegas da seleção não entrassem em campo.

"É altura de afastar estes jogadores da seleção nacional, porque estão a criar um mau ambiente", defendeu Pires, que espera ver responsabilização por parte das autoridades competentes.

A Guiné-Bissau não conseguiu atingir a segunda fase do campeonato africano das nações (CAN), ao alcançar um ponto, fruto de um empate a zero golos diante do Benim, e ao perder com os Camarões e o Gana, pelos mesmos resultados, 2-0.

Em entrevista ainda no Egito, o presidente da federação guineense, Manuel Lopes, admitiu que a seleção será objeto de "profundas reformas" e ainda agradeceu a contribuição de alguns jogadores que ajudaram a que a Guiné-Bissau possa estar, por duas vezes consecutivas, no CAN.

desporto.sapo.pt

PRIMEIRO-MINISTRO NOMEIA LÍDER DO PAIGC CONSELHEIRO ESPECIAL E COORDENADOR DO GABINETE DE APOIO ÀS REFORMAS

O Primeiro-ministro, Aristides Gomes nomeou o líder do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Domingos Simões Pereira como o seu Conselheiro Especial e igualmente Coordenador do Gabinete de Apoio às Reformas, com os direitos e regalias inerentes ao cargo.

A nomeação de Domingos Simões Pereira para o cargo do Conselheiro Especial do Primeiro-ministro, saiu no despacho n° 04/2019, datado de 08 de Julho, que a redação do Jornal O Democrata teve acesso. 

“Revelando-se crucial e pertinente o apetrechamento do Gabinete do Primeiro-ministro com capacidades técnicas adequadas por forma a responderem às exigências que o contexto nos impõe no quadro da implementação do programa do governo da X Legislatura que decorre dos princípios e orientações constantes do Plano Operacional Estratégico “Terra Ranka”, informa o despacho assinado por chefe do executivo, Aristides Gomes para justificar a nomeação do líder do PAIGC, partido vencedor das eleições legislativas de março, como o seu Conselheiro Especial e Coordenador do Gabinete Estratégico de Apoio às Reformas.

Simões Pereira foi indicado pelo seu partido para chefiar o executivo na qualidade do vencedor das eleições legislativas, mas o Presidente da República cessante, José Mário Vaz, recusou o nome indicado pelos libertadores alegando os “poderes conatitucionais” para negar o nome indicado pelo partido vencedor das eleições legislativas, tendo sugerido ao partido a indigitação de outro nome. 

Em entrevista concedida a agência lusa recentemente, José Mário Vaz, explicou que não nomeou Domingos Simões Pereira, para o cargo de Primeiro-ministro, porque a coabitação não seria boa para nenhum dos dois, nem para o país.

“Foi essa a preocupação tendo em conta a situação do povo, do país, os desafios, senti que a coabitação entre os dois não seria boa nem para mim, nem para ele, nem para o país. A política significa servir os outros, estamos aqui para servir o país, se não estamos aqui para servir o país e estamos para conflitos permanentes, significa que não vale a pena”, afirmou Chefe de Estado, durante a entrevista.

Por: Assana Sambú

OdemocrataGB


PAIGC 2019

O Presidente do PAIGC, Domingos Simões Pereira, foi nomeado nesta terça-feira, 09 de julho, para o cargo de Conselheiro Especial do Primeiro-Ministro e Coordenador do Gabinete de Apoio às Reformas. 

Guiné-Bissau – Novos Caminhos Pa Terra Ranka