sexta-feira, 25 de novembro de 2022

Ataques a infraestruturas da Ucrânia mostram "desespero" de Putin... Na ótica de Ben Wallace, o chefe de Estado russo pretende "esconder" os seus falhanços militares.

© Reuters

Notícias ao Minuto  25/11/22 

O ministro da Defesa britânico, Ben Wallace, considerou, esta sexta-feira, que os ataques recentes por parte das forças russas contra as infraestruturas essenciais da Ucrânia são um sinal do “desespero” do presidente russo, Vladimir Putin, que pretende “esconder” os seus falhanços militares.

De visita a Glasgow, na Escócia, o responsável apontou que, face aos ataques à rede elétrica da Ucrânia, os cidadãos devem “seguir em frente e continuar a expulsar a Rússia”.

“Na frente civil, precisam de proteger a infraestrutura nacional que Putin está a atacar deliberadamente, na esperança de destruir a sua economia, para que sofram muito durante o inverno”, disse, citado pelo The Independent.

Wallace salientou ainda a ilegalidade destes ataques, reforçando que, em parte, estas ações do presidente russo mostram o “desespero de que o [seu] exército não está a ser bem sucedido”, dando como exemplo a retirada da cidade de Kherson, que representou uma grande derrota para Moscovo.

“Por isso, para esconder [os fracassos], Putin tem tentado fazer explodir a infraestrutura civil”, disse.

Ainda assim, o ministro avisou que o Kremlin não deve ser subestimado, uma vez que, neste momento, “a Rússia é um país que não se importa com a sua população e que envia homens jovens para a sua morte”, o que continuará a fazer.

O responsável rematou, por isso, considerar ser “muito, muito importante continuar a mostrar o nosso compromisso, apoio e solidariedade a nível internacional para com a Ucrânia”.

Também esta sexta-feira, o presidente russo reuniu-se com mais de uma dúzia de mães de soldados que lutam na Ucrânia, dizendo às que perderam os seus filhos que tanto ele, como toda a liderança russa sentem o seu sofrimento. Além disso, apelou para que não confiem naquilo que leem na Internet, uma vez que "há todo tipo de falsificação, engano, mentira".

De notar ainda que quase metade dos habitantes de Kyiv continuavam, esta sexta-feira, sem eletricidade, e dois terços sem aquecimento, dois dias depois dos ataques russos terem voltado a visar infraestruturas críticas, numa altura em que as temperaturas negativas chegam à região.

A estratégia de Moscovo de bombardear instalações energéticas, seguida desde outubro num cenário de recuos militares, é considerada "crime de guerra" pelos aliados ocidentais da Ucrânia e qualificada como um "crime contra a humanidade" pelo presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

A Rússia, por seu lado, afirma visar apenas infraestruturas militares e atribui os cortes de energia aos disparos das defesas aéreas ucranianas.

Lançada a 24 de fevereiro, a ofensiva militar russa na Ucrânia já causou a fuga de mais de 13 milhões de pessoas - mais de seis milhões de deslocados internos e mais de 7,8 milhões para países europeus -, segundo os mais recentes dados da Organização das Nações Unidas (ONU), que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

De acordo com a entidade, já morreram 6.595 civis desde o brotar do conflito, que feriu 10.189 pessoas, sublinhando que estes números estão muito aquém dos reais.


Leia Também: Zelensky denuncia "muitas queixas" nos pontos de invencibilidade de Kyiv

GUERRA NA UCRÂNIA: Kyiv proíbe exportação de lenha devido a cortes na eletricidade

© Reuters

POR LUSA   25/11/22 

O Governo ucraniano ordenou hoje a proibição da exportação de lenha, assumindo que pode ser um material fundamental para garantir o aquecimento face a um inverno que, em princípio, será marcado por problemas no abastecimento de eletricidade.

Kyiv já havia vetado a exportação de carvão em setembro e agora fez o mesmo com a lenha.

O primeiro-ministro ucraniano, Denis Shmigal, explicou que em algumas zonas, sobretudo as próximas da frente de combate, a lenha já é a principal fonte de aquecimento, segundo a agência de notícias UNIAN.

Os ataques russos à infraestrutura de energia da Ucrânia provocaram cortes de eletricidade, inclusive em Kyiv, onde apenas um terço das casas tiveram o aquecimento restaurado na manhã de hoje.

O presidente da câmara da capital ucraniana, Vitali Klitschko, adiantou no serviço de mensagens Telegram que foram instalados 400 pontos de aquecimento na cidade para garantir o bem-estar da população.

Esses postos também permitem o carregamento de dispositivos eletrónicos, como telemóveis.


SOCIEDADE PARTICIPA NA JORNADA DE REFLEXÃO NO QUADRO DE COMEMORAÇÃO DE 30 ANOS DO TRIBUNAL DE CONTAS.

Radio TV Bantaba

PARA TER ALVARÁ DE RADIODIFUSÃO TEM DE PAGAR 10 MILHÕES DE FCFA TELEVISÕES 500 MILHÕES GOVERNO EXIGE PAGAMENTO

Notabanca; 25.11.2022

O Governo guineense emitiu um despacho, segundo o qual, para obter a Alvará da atividade de radiodifusão, com cobertura nacional, tem que pagar uma quantia, em dinheiro, no valor de 10 milhões de Fcfa e para a televisão 500 milhões.

O documento, datado de 18 de outubro e assinado, conjuntamente, entre o Ministro da Comunicação Social, Fernando Mendonça, e o das Finanças, Ilídio Té, já entrou em vigor e foi enviado a todos os órgãos da Comunicação Social para proceder o respetivo pagamento, sob pena de encerramento imediato.

O mesmo despacho define também que as rádios comunitárias devem pagar, a partir de agora, 3 milhões de Fcfa para a obtenção de Alvará, enquanto as TV’s comunitárias são obrigadas a desembolsar 50 milhões.

De acordo ainda com o mesmo despacho, para renovação da licença de Rádio, o interessado deve pagar 2 milhões e 500 Fcfa, de dois em dois anos, enquanto que, no caso da Televisão, o montante vai até 125 milhões de Fcfa, enquanto que a estação comunitária tem de pagar 750 mil Fcfa.

Para os jornais, o Governo fixa uma taxa de 2 milhões para atribuição de alvará e 500 mil para a sua renovação.   

Com o despacho do Governo, muitos órgãos da Comunicação Social correm risco de encerrar as suas portas, devido à precariedade económica e financeira que afecta o sector da mídia privada guineense.

GOVERNO DEFENDE QUE NOVO CÓDIGO DO TRABALHO COMBATE PRECARIEDADE E GARANTE INVESTIMENTO PRIVADO NA GUINÉ-BISSAU

JORNAL ODEMOCRATA  25/11/2022  

A diretora-geral do Trabalho da Guiné-Bissau, Assucenia Seidi Donate defendeu hoje, 25 de novembro de 2022, que o novo Código do Trabalho vem combater a precariedade laboral no país, mas também garantir o investimento privado.

A Guiné-Bissau tem desde julho passado um Código do Trabalho que veio substituir a Lei Geral do Trabalho que já vigorava desde 1986.

Nos últimos dias, o Ministério da Administração Pública, Trabalho, Emprego e Segurança Social da Guiné-Bissau tem estado a divulgar o Código do Trabalho, tendo reunido, em Bissau, num atelier, grandes empregadores, juristas, bancos entre outras entidades.

Para a diretora-geral do Trabalho, “embora não seja nunca” interesse do legislador despedir um trabalhador, com o Código do Trabalho “ficou mais claro” em que condição pode ocorrer a cessação de vínculo laboral.

“O legislador aí evidenciou em que situações em que (o empregador) o pode fazer e como colmatar situações de despedimentos ilícitos. Muitas das vezes víamos empresas que aproveitavam a mão-de-obra dos trabalhadores de uma forma temporária criando assim a precariedade para esses trabalhadores”, afirmou Assucenia Donate, em declarações à Lusa.

A diretora-geral do Trabalho enaltece o facto de o novo Código vincar o fim de contratos sem termo.

“O legislador aqui definiu que critérios é que a empresa deve respeitar tanto na altura da contratação como na altura, eventualmente, da cessação do vínculo laboral, mas não há contratos sem termos, sem qualquer balizamento entre o interesse do empregador e o interesse do trabalhador”, sublinhou Donate.

A responsável não tem dúvidas de que o Código do Trabalho irá, por outro lado, fomentar o investimento privado na Guiné-Bissau e ainda destacou o facto de o instrumento prever a contratação de estudantes, que, disse, não podem ser vistos como estagiários.

Podemos ter aqueles contratos sob prova que é uma forma até para as próprias empresas que vêm investir poderem empregar esses jovens e como estão numa fase inicial tentarem se ajustar dentro do mercado do trabalho é pró investidor”, observou Assucenia Donate.

Lusa

O líder do PTG chegou esta noite a Bafatá a caminho de Gabú. Botche Candé responde o chamamento das mulheres. Em conversa com à imprensa, o líder Botche CANDÉ promete melhorar as condições de trabalho das mulheres que batalham diariamente para sustento da família.

Radio Voz Do Povo

MIL PACIENTES PODERÃO BENEFICIAR DE CONSULTA GRÁTIS

Por: Bíbia Mariza Pereira  radiosolmansi.net

Os médicos de diferentes áreas de especialização, pretendem realizar mil consultas grátis aos pacientes afetas com quatro áreas (patológicas), abrangidas pela sua equipa, nomeadamente: medicina geral, dermatologia, pediatria e genecologia.

Esta e a segunda edição de consulta comunitária sob o lema: Saúde em primeiro lugar”, com a duração de dois dias, está a ser organizada pelo Coletivo de Líderes e Ativistas de Bôr para a Acão.

O Coordenador para área médica deste coletivo, Wilson Maria Agostinho Júnior, explica que quer consultar com a sua equipa mil pacientes nestes dois dias.

“Previmos consultar 500 pacientes por dia, mil pacientes em dois dias, vamos consultar quatro grandes especialidades, vamos consultar medicina interna, dermatologia, pediatria e genecologia, e também vamos ter agentes de AGUIBEF que vão estar para apoiar, e ter agentes da ENDA SANTE para fazer despistagem e seguimento sobre HIV/SIDA, temos médicos e enfermeiros, estudantes da Faculdade de medicina que vai nós apoiar na parte de assistência e enfermeiros que vai estar na triagem”, explica.

Wilson Maria Agostinho Júnior, afirma que em caso de registar paciente com sintomas graves, vai ser encaminhado para o hospital Pediátrico de Bor, onde lhe será prestado toda assistência e com medicamentos gratuitos.

Os medicamentos vão ser gratuitos para aquele que temos, e o que não temos, e temos colaboração com uma farmácia e vai ter baixa de preço de 50%”, garante.

A vice-Presidente da Comissão Organizadora, Grezelena Solange Nosoliny, disse que a iniciativa surge como membros da comunidade, porque achamos por bem fazer um gesto de apoio para ajudar a nossa comunidade.

Recorde-se que no ano passado, 2021 esta mesma equipa levou a cabo esta mesma consulta comunitária, onde assistiram 549 pacientes, a Consulta Comunitária foi realizada sob a coordenação do Coletivo de líderes e Ativistas de Bôr para a Acão.

"A lei internacional é inexorável. A Crimeia é território da Ucrânia"... Na ótica do responsável, "qualquer tentativa do ladrão russo de chamar 'alienação' ao regresso de um objeto ao dono ucraniano é legalmente nula".

© Getty Images

Notícias ao Minuto  25/11/22 

O conselheiro presidencial ucraniano, Mykhailo Podolyak, ecoou as palavras do chefe de Estado da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, considerando, esta sexta-feira, que a "Crimeia é território da Ucrânia", argumentando que "a lei internacional é inexorável".

"A lei internacional é inexorável. A Crimeia é território da Ucrânia. Qualquer tentativa do ladrão russo de chamar 'alienação' ao regresso de um objeto ao dono ucraniano é legalmente nula. A Rússia vai perder ao se aperceber de que roubar territórios é uma ofensa criminal. Sem prescrição...", alertou, na rede social Twitter.

A mais recente menção da libertação da Crimeia, anexada por Moscovo em 2014, foi, também, proferida esta sexta-feira, pelo presidente ucraniano. Em entrevista ao Financial Times, Volodymyr Zelenksy reiterou que Kyiv pretende recuperar não só Donetsk e Lugansk, regiões que têm vindo a ser comandadas por separatistas russos, como também a Crimeia.

"Temos de reaver os nossos territórios... Acredito que o campo de batalha é o caminho quando não há diplomacia", considerou, salientando que compreende que "todos estejam confusos sobre o que vai acontecer à Crimeia”.

"Se alguém estiver disposto a oferecer-nos uma solução para reaver a Crimeia sem uso da força, sou a favor", salientou.

Contudo, o responsável foi taxativo: "Se a solução não incluir a Crimeia, não vale a pena desperdiçar tempo", disse, reforçando que a paz só chegará à Ucrânia se também a região da Crimeia regressar a mãos ucranianas.

De notar que a Rússia anunciou, a 18 de novembro, estar a construir fortificações na península da Crimeia, na sequência da ofensiva ucraniana na região Kherson. Dias mais tarde, a 22 de novembro, Moscovo disse estar em "alerta máximo", após um ataque levado a cabo pelas forças ucranianas em  Sebastopol, na Crimeia.

Lançada a 24 de fevereiro, a ofensiva militar russa na Ucrânia já causou a fuga de mais de 13 milhões de pessoas - mais de seis milhões de deslocados internos e mais de 7,8 milhões para países europeus -, segundo os mais recentes dados da Organização das Nações Unidas (ONU), que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A invasão, justificada pelo presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia, foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição a Moscovo de sanções políticas e económicas.

A ONU apresentou como confirmados desde o início da guerra 6.595 civis mortos e 10.189 feridos, sublinhando que estes números estão muito aquém dos reais.


FRASES DA SEMANA: "Putin é um produto do ressentimento". As frases da semana... Fique a par de uma seleção de frases que marcaram os últimos oito dias, tanto em Portugal como além fronteiras.

© REUTERS

POR LUSA  25/11/22 

Entre as muitas frases que marcaram a agenda mediática da última semana, consulte aqui as principais: 

"A nossa responsabilidade é que possamos utilizar cada cêntimo [do Plano de Recuperação e Resiliência] com toda a transparência, toda a responsabilidade e com a máxima eficiência de que cada cêntimo aplicado se transforma mesmo naquilo que são os objetivos fixados, neste caso, vencer a exclusão, combater a pobreza, e termos comunidades com maior coesão social."

António Costa, primeiro-ministro, 18-11-2022

"Vim aprender com o primeiro-ministro, António Costa, porque eles inventaram uma tal de 'geringonça' que, ao que a gente sabia, ganhou as eleições. Depois, consertou a economia portuguesa. Depois, eu vi a notícia de que ele ia perder, que não estava dando certo. E o que aconteceu foi que ele sozinho ganhou e fez maioria."

Lula da Silva, Presidente eleito do Brasil, em visita a Portugal, 18-11-2022

"Hoje sinto-me catari, sinto-me árabe, hoje sinto-me africano, hoje sinto-me gay, hoje sinto-me incapacitado, hoje sinto-me como um trabalhador migrante."

Gianni Infantino, presidente da FIFA, em conferência de imprensa, citado pela agência France Presse, na véspera de arrancar o Mundial2022 de futebol no Qatar, 19-11-2022

"Independentemente das divergências que temos, eu acho que o Presidente da República tem procurado cumprir as obrigações constitucionais que lhe estão consagradas, num estilo muito próprio, que às vezes até pode criar embaraços."

Paulo Raimundo, secretário-geral do PCP, TSF/Jornal de Notícias, 20-11-2022

"Cadeira de sonho? Sou benfiquista dos pés à cabeça. Por todo o trajeto que fiz no clube, não escondo que sonhava um dia ser presidente do Benfica, mas não nestas condições. Precipitou-se tudo da forma que conhecem e a única coisa que fiz foi não recuar nem me esconder naquele momento. O Benfica é um gigante. Por muito que faças, há milhentas coisas para realizar."

Rui Costa, presidente do Benfica, 20-11-2022

"Este Governo e este primeiro-ministro têm uma característica: a palavra dada não é uma palavra honrada."

Luís Montenegro, presidente do PSD, 20-11-2022

"Isso não é verdade [ter agido nas costas do Banco de Portugal no caso do Banif]. Tinha outra ideia de como se consegue tratar a verdade."

Mário Centeno, governador do Banco de Portugal, CNN Portugal, 21-11-2022

"Os iranianos estão a considerar perturbar o Mundial do Qatar. A única coisa que os impede é uma possível reação do Qatar."

Aharon Haliva, chefe dos serviços de informação militar de Israel, 21-11-2022

"Nos últimos dias, sobrevoamos os terroristas [de posições curdas no norte da Síria e do Iraque] com o apoio da nossa Força Aérea, dos nossos 'drones' [aeronaves não tripuladas]. Se Deus quiser, vamos eliminá-los em breve com os nossos soldados, armas e tanques."

Recep Tayyip Erdogan, Presidente da Turquia, 22-11-2022

"Em democracia, o protesto é sempre certo, desde que respeite os direitos dos outros, desde que não seja um protesto que colida com direitos fundamentais dos outros, que se baseia na aceitação da diferença, é da essência da democracia."

Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, num com alunos dos 10.º e 12.º anos da Escola Secundária Domingos Sequeira, em Leiria, após ser questionado sobre o protesto que jovens ativistas promoveram este mês e que passou pela ocupação de escolas secundárias e faculdades em Lisboa a apelar à preservação do planeta, 22-11-2022

"Cristiano Ronaldo vai deixar o Manchester United, por acordo mútuo, com efeitos imediatos. O clube agradece-lhe a sua imensa contribuição ao longo de duas passagens por Old Trafford, com 145 golos em 346 jogos, e deseja-lhe, e à sua família, tudo de bom para o futuro."

Comunicado do Manchester United, 22-11-2022

"Eu amo o Manchester United e amo os adeptos, isso nunca vai mudar. Contudo, parece ser o tempo certo para procurar um novo desafio. Desejo todo o sucesso à equipa para o resto da época e para o futuro."

Cristiano Ronaldo, futebolista do Manchester United, 22-11-2022

"Tanto a Rússia como Cuba estão submetidas a sanções, cuja origem vem do mesmo inimigo, o império ianque, que tem manipulado uma parte importante do mundo."

Miguel Diaz-Canel, Presidente cubano, no início de uma reunião com Vladimir Putin, 22-11-2022

"Todos nós devemos estar preparados para qualquer cenário, considerando o que os terroristas estão a lutar contra o nosso povo e o que estão a tentar fazer."

Volodymyr Zelensky, Presidente da Ucrânia, 22-11-2022

"Ação de [Jair] Bolsonaro no Tribunal Superior Eleitoral é chicana que tem de ser punida como litigância de má-fé. Chega de catimba´, de irresponsabilidade, de insultos às instituições e à democracia. A eleição foi decidida no voto e o Brasil precisa de paz para construir um futuro melhor."

Gleisi Hoffmann, presidente do Partido dos Trabalhadores, sobre o pedido apresentado pelo partido do atual presidente, Jair Bolsonaro, para que os tribunais anulassem as eleições, 23-11-2022

"Já é tempo de abandonar a política de suspeições. Neste país, existem instituições. Usem as instituições judiciais caso tenham dados ou elementos que indiciem prática de crimes de infidelidade, peculato, participação ilícita em negócios, corrupção ou outros tipificados por lei."

Ulisses Correia e Silva, primeiro-ministro de Cabo Verde, durante o debate mensal no parlamento, 23-11-2022

"A inflação, por vezes, de forma silenciosa, vai promovendo a intrusão nas almofadas financeiras, da poupança das famílias, das empresas. Instala-se como um sintoma de algo que não está bem no nosso sistema económico e só pode ser combatido se for feito de forma conjunta e coordenada, e é essa a mensagem que queremos passar e é esse o grande objetivo da política monetária para os próximos tempos."

Mário Centeno, 23-11-2022

"Numa democracia evoluída (...), a confirmar-se que um primeiro-ministro tenha interferido nos poderes de uma autoridade independente, isso poderia ser razão suficiente para colocar em causa a continuação das suas funções."

Miguel Poiares Maduro, ex-ministro e ex-dirigente do PSD, Público/Rádio Renascença, 24-11-2022

"Tecnicamente ainda estamos em pandemia, apesar de os números de circulação do vírus terem recuado, e aguardamos dados mais atualizados, mas estamos cientes de que a situação na Europa está controlada, o que não acontece noutras regiões do mundo. É preciso que as pessoas se vacinem e revacinem."

Steffen Thirstrup, médico chefe da Agência Europeia para os Medicamentos (EMA, na sigla inglesa), 24-11-2022

"Direitos humanos são direitos sociais, direitos económicos, direitos políticos, mas também direitos individuais, e isso é tão importante. O direito de acesso à educação é vital, faz a diferença. Quando falamos de uma educação de qualidade e inclusiva, falamos do futuro numa visão de longo prazo."

Marcelo Rebelo de Sousa, numa conversa com o Presidente do Gana, Nana Akufo-Addo, sobre educação, iniciativa organizada pela fundação Education For All em conjunto com as Nações Unidas, 24-11-2022

"[Vladimir] Putin é um produto do ressentimento, porque tem saudades do tempo em que a sua nação era uma das duas grandes potências mundiais."

Durão Barroso, antigo presidente da Comissão Europeia, 24-11-2022

"Se não recuperamos uma parte do espírito da 'geringonça', deixando agora de lado de quem são as culpas de ele se ter perdido, os riscos políticos, que veremos crescer nos próximos anos, e que já se estão ali a manifestar, serão muito grandes."

Rui Tavares, deputado único do Livre, 25-11-2022

"Este é um governo sem coordenação política, paralisado por casos e escândalos. Escândalos que se sucedem a um ritmo quase semanal, e que são cada vez mais graves. Cada novo caso é pior que o anterior. E atingem a autoridade direta do primeiro-ministro."

Joaquim Miranda Sarmento, líder parlamentar do PSD, 25-11-2022

"Onde nós defendemos igual liberdade para todos, e por isso impostos progressivos e serviços públicos universais, a direita promete revoluções fiscais que protegem alguns e desprotegem a maioria."

Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas, momentos antes da votação final global da proposta de Orçamento do Estado para 2023, 25-11-2022

"Portugal, em vez de estar a caminho do pelotão da frente, está numa posição de carro vassoura da Europa e a ser ciclicamente ultrapassado."

Luís Montenegro, líder do PSD, 25-11-2022


Leia Também: Putin diz a mães de soldados mortos para não acreditarem em 'fake news'

Caos no voo de air atlantic Y351 com destino a Bissau

O voo que estava previsto sair as 9h15, horario de lisboa, está com mais de 5h de atrasdo devido á capacidade do avião.

Os passageiros que se encotram no aeroporto desde ás 5h da manha (horário indicado pela companhia para check-in), foram informados que a saída seria apenas as 12h em vez das 9h15 previsto por haver necessidade de alterar a aircraft pois a planeada era pequena.

Por volta das 14h quando finalmente embarcaram foram informados que as suas bagagens não iriam todas hoje pois o avião não tinha capacidade para tal. Revoltados por ter esperado tanto tempo e o problema continuar, os passageiros ameaçaram sair da aeronave, dizendo que não vão sem as suas malas. 

Até ao momento (14h51). tripulação e passageiros encontram-se dentro da aeronave sem solução à vista. Os passeiros afrimam que não lhe foram oferecidos nem um tipo de apoio ou alimentação e alguns dos tripulanes dizem não enteder português. Entre os passageiros encontra-se diabéticos e crianças que estão a mais de 9h no Humberto Delgado.

A RTB tentou contatar a linha de atendimento ao cliente da Euroatlantic sem sucesso.

 Radio TV Bantaba

A Feira Desportiva terá duração de 21dias...


Ministério do Turismo e Artesanato

Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

O Presidente da República da Guiné-Bissau, Comandante Supremo das Forças Armadas e Presidente em Exercício da CEDEAO foi um dos participantes de destaque, convidado especial no acto de lançamento oficial da versão francesa do livro “The Challenges of Conducting State Affairs in Nigeria” de Sua Excelência o Sr. Muhammadu Buhari.

O Presidente da República, Chefe de Estado, SE o Sr. Mohamed Bazoum e o seu homólogo da República Federal da Nigéria, SE o Sr. Muhammadu Buhari participaram na tarde de quinta-feira, em Niamey, na cerimónia de abertura da versão francesa do livro "Os desafios na Condução dos Assuntos de Estado na Nigéria” por HE Muhammadu Buhari.

 A cerimónia decorreu na presença do Presidente da República da Guiné-Bissau, SE Sr. Umaro Sissoco Embalo, actual Presidente da CEDEAO, do Presidente da República de Transição do Tchade, SE General Mahamat Idriss Deby Itno e do antigo Presidente da República do Níger, SE Issoufou Mahamadou, Presidente da Fundação FIM.

Muitas outras personalidades participaram neste acto, em particular o Presidente da Assembleia Nacional, SE Sr. Seini Oumarou, o Primeiro-Ministro, SE Sr. Ouhoumoudou Mahamadou, o Alto Representante do Presidente da República, Sr. Foumakoye Gado, bem como os Presidentes das Instituições da República.

O Presidente Mohamed Bazoum e os seus homólogos da Guiné-Bissau e do Tchade, bem como, o ex-Presidente da República Nigerina, Issoufou Mahamadou, nas intervenções que proferiram realçaram os grandes feitos do General Muhammad Buhari, ao longo da sua carreira profissional e humana ao serviço do povo e do Estado nigeriano.

Os oradores, altos dignitários de Estado, expressaram nos seus testemunhos a grande figura politica e de Estado que sempre demonstrou SE o Sr. Muhammadu Buhara, como sendo um homem excepcional que marcou a história do seu país, bem como, de um grande homem dotado de qualidades humanas intrínsecas, um grande patriota, um amigo sincero do Níger e da África e um artesão incansável na defesa e solidariedade da nossa região ocidental africana, incarnando de modo indefectível a personalidade  ímpar de um homem sábio, apreciado pelo seu compromisso inabalável na defesa da estabilidade e da paz.



Veja Também:


O General Mohamed Bouhary, Presidente da República Federal da Nigéria, contemplou o General Úmaro Sissoco Embaló, Presidente da República da Guiné-Bissau, Comandante Supremo das Forças Armadas e Presidente em Exercício da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO com um dos seus mais recentes livros publicados, intitulado "Os desafios na condução dos Assuntos de Estado na Nigéria".

GUERRA NA UCRÂNIA: Milhões em Kyiv ainda sem luz e aquecimento dois dias após ataques russos

© Getty Images

POR LUSA  25/11/22 

Quase metade dos habitantes de Kyiv continuavam hoje sem eletricidade e dois terços sem aquecimento, dois dias depois dos ataques russos terem voltado a visar infraestruturas críticas, numa altura em que as temperaturas negativas chegam à região.

"Um terço das casas em Kyiv já tem aquecimento, os especialistas continuam a trabalhar para restaurar o abastecimento de energia. Metade dos utilizadores ainda estão sem eletricidade", disse Vitaly Klitschko, o presidente da câmara da capital ucraniana, onde residem cerca de três milhões de pessoas.

"Durante o dia, as empresas de energia planeiam ligar a eletricidade a todos os utilizadores ", disse, numa altura em que as temperaturas na região estão próximas de zero graus.

O presidente do conselho de administração da empresa estatal de eletricidade Ukrenergo, Volodymyr Kudrytsky, referiu que o sistema energético ucraniano passou agora "a fase mais difícil" após o ataque.

A eletricidade está parcialmente restaurada e "o sistema energético está mais uma vez ligado ao sistema energético da União Europeia",explicou.

A estratégia de Moscovo de bombardear instalações energéticas, seguida desde outubro num cenário de recuos militares, é considerada "crime de guerra" pelos aliados ocidentais da Ucrânia e qualificada como um "crime contra a humanidade" pelo Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

"Temos de aguentar este inverno -- um inverno que todos vão recordar", disse na sexta-feira no Facebook.

Por seu lado, o governador da região sul de Kherson, Yaroslav Yanushevich, anunciou a retirada de todos os pacientes de hospitais da cidade, de onde as tropas de Moscovo se retiraram há duas semanas, devido a "constantes bombardeamentos russos".

A Rússia, por seu lado, afirma visar apenas infraestruturas militares e atribui os cortes de energia aos disparos das defesas aéreas ucranianas.

Na frente, os combates continuaram em várias áreas e um ataque russo na noite de quinta-feira em Kherson matou 11 pessoas e feriu quase 50, de acordo com a Presidência ucraniana.

A ofensiva militar lançada a 24 de fevereiro pela Rússia na Ucrânia causou pelo menos 6.595 mortes de civis e 10.189 feridos, segundo a ONU, que sublinhando que estes são os números que foi possível confirmar mas estão muito aquém dos reais.


PM Nuno Gomes Nabiam visita às obras de Bissau_Velho para contactar os progressos.

Radio Voz Do Povo 

A secretária de Estado das Comunidades da Guiné-Bissau, Salomé Santos Allouche, defendeu hoje que não será possível construir uma imagem positiva do país sem o envolvimento da diáspora.

© Lusa

POR LUSA  25/11/22 

Não é "possível construir imagem positiva" da Guiné-Bissau sem diáspora

A secretária de Estado das Comunidades da Guiné-Bissau, Salomé Santos Allouche, defendeu hoje que não será possível construir uma imagem positiva do país sem o envolvimento da diáspora.

"Não será possível construir uma imagem positiva do país excluindo a nossa diáspora, não será viável e muito menos inclusivo o desenvolvimento económico da Guiné-Bissau sem a participação do capital humano e financeiro da nossa diáspora", afirmou Salomé Santos Allouche.

A secretária de Estado das Comunidades falava na sessão de abertura da conferência internacional da diáspora guineense, dedicada ao tema "Guiáspora -- A diáspora bissau-guineense enquanto ator de desenvolvimento", que decorre até sábado, numa unidade hoteleira em Bissau.

Segundo Allouche, o Governo tem tido uma diplomacia mais interventiva e conseguido "abrir representações diplomáticas e assinado importantes acordos de cooperação, que vão mudar a condição dos cidadãos no estrangeiro", nomeadamente através da prestação de um serviço público mais qualificado.

"Este é um exemplo dos esforços que tem sido empreendido pelo Governo para normalizar a situação da diáspora, criando facilidades na mobilidade, acesso à documentação e sobretudo na preservação da entidade cultural e dignidade de que tanto nos orgulhamos", disse.

Em relação à conferência, Salomé Santos Allouche salientou que deve servir para uma reflexão sobre como se pode rentabilizar a contribuição da diáspora para o desenvolvimento socioeconómico do país.

"Estamos aqui para ver essas oportunidades e juntos estreitar esses laços em todas essas dimensões, incluindo o intercâmbio académico, investimentos, canais financeiros mais fáceis e aproveitando o capital humano que existe", afirmou o representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) na Guiné-Bissau, Tjark Egenhoff.

O objetivo da conferência, organizada pelo Governo guineense e a União Europeia, em conjunto com o PNUD, é analisar o papel da diáspora guineense no desenvolvimento sustentável da Guiné-Bissau.

PR Umaro Sissoco Embaló participa em Niamey_Niger na cimeira da União Africana sobre a indústrializacao da África.

Radio Voz Do Povo

A Comissão Nacional dos Direitos Humanos_ CNDH comemora 16 dias do ativismo nas diferentes regiões do país.

A CNDH tem por missão contribuir para a promoção e o reforço do respeito pelos Direitos Humanos, devendo também funcionar como uma instância de vigilância, alerta precoce, consultoria, monitoramento e investigação em matéria de Direitos Humanos.

Por isso, durante as jornadas de 16 dias do ativismo a CNDH realiza várias atividades nas regiões que vão culminar em Bissau.

Radio Voz Do Povo

SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE: Já foi "neutralizado". Homens invadiram quartel militar de São Tomé

© Getty Images

 POR LUSA  25/11/22 

Um grupo de homens invadiu esta noite o quartel militar de São Tomé e Príncipe, fazendo um refém e um ferido grave, tendo o ataque sido neutralizado ao início da manhã, disseram à Lusa fontes locais.

"Quatro homens quiseram assaltar o quartel e fizeram refém o oficial de dia", indicou fonte do Governo, que referiu que o ataque teve início pouco depois das 00:00 de hoje (mesma hora em Lisboa).

O assalto, adiantou a mesma fonte, foi "neutralizado por volta das 06:00 da manhã", com a detenção dos elementos e já foi aberto um processo de investigação.

Segundo fonte médica, durante o ataque, um homem ficou ferido com gravidade devido a agressões, mas já se encontra a recuperar.

A mesma fonte adiantou que os assaltantes tinham idades entre os 21 e os 24 anos e tiveram ajuda de "alguns soldados internos, que permitiram a entrada no quartel".

Relatos de moradores no Bairro Militar dão conta de ocorrências de tiroteios e de uma explosão. Hoje de manhã os acessos ao local estavam bloqueados.

Chegada do Presidente da República, General Umaro Sissoco Embaló para participar na Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da União Africana, em Niamey, Niger. O tema desta Cimeira é a Industrialização e Diversificação Económica.


 Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló