sábado, 6 de novembro de 2021

𝐂𝐎𝐍𝐕𝐎𝐂𝐀𝐓𝐎́𝐑𝐈𝐀

Por Prs Bissau

Sob a instrução do Presidente em exercício Eng. Nicolau do Santos, são convocados todos os Membros da 𝐂𝐎𝐌𝐈𝐒𝐒𝐀̃𝐎 𝐏𝐎𝐋𝐈𝐓𝐈𝐂𝐀 𝐍𝐀𝐂𝐈𝐎𝐍𝐀𝐋 ( CPN) para uma Reunião deste Orgão a ter lugar nesta quarta-feira 10 de Novembro,  pelas 09:30 no Hotel SABARLA Sita no Bairro Militar ao pé de SOMEC.

𝐎𝐑𝐃𝐄𝐌 𝐃𝐎 𝐃𝐈𝐀 

1- Remarcação da nova data do VI Congresso do PRS.

Dada a importancia desta Reunião da C.P.N. sob Mandato do Conselho Nacional para os preparativos do VI° Congresso, a PRESÊNÇA DE TODOS OS CONVOCADOS É  INDISPENSÁVEL. 

𝐎 𝐆𝐚𝐛𝐢𝐧𝐞𝐭𝐞 𝐝𝐞 𝐂𝐨𝐦𝐮𝐧𝐢𝐜𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨

Um percurso brilhante deste que hoje é nosso PRESIDENTE DA REPÚBLICA, GENERAL UMARO SISSOCO EMBALÓ. 🙏🙏

Por Maria Da Conceicao Evora 

GRANDE PLANO ...Rádio África fm News. 06/11/21 ...Parte 4

...SACUR... BÓ CONTAM QUÉ KU NA PASSA NA CASSINI...KU ES PEDRA KU NA SINDI SIM...

A MYSTERIOUS SPARKLING STONE, FOUND ON A BEACH IN CASSINI, GUINEA-BISSAU 

GRANDE PLANO ...Rádio África fm News. 06/11/21 ...Parte 2

ANP continua a Discussão e Votação do Projecto de Ordem do Dia

ARN Lança a Plataforma Global de Controlo e Monitorização do Tráfego e Qualidade de Serviço.

FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS PARTICIPAM EM CURSO DE LÍNGUA PORTUGUESA ...RTP AFRICA REPORTER

CHINA DOA 80 HOLOFOTES PARA ILUMINAÇÃO DO ESTÁDIO 24 DE SETEMBRO

© O Golo GB

POR O GOLO GB  NOVEMBRO 6, 2021

O Governo chinês entregou esta sexta-feira (05.11), ao governo guineense 80 holofotes para iluminação do Estádio Nacional ’24 de Setembro’. 

Em jeito de agradecimento, o Secretário de Estado da Juventude e Desportos, Florentino Fernando Dias, afirmou estar surpreendido com a resposta positiva da China, em disponibilizar os holofotes a tempo “recorde”.

“Tínhamos dificuldades de adquirir holofotes, como sabem, não existem no nosso mercado, e fizemos recurso à China enquanto um país amigo”, notou o governante, para de seguida, considerar a resposta chinesa de uma “resposta rápida e absolutamente positiva”.

De acordo com as informações, o governo precisava apenas de 48 holofotes para fazer face a situação da iluminação do maior palco de futebol do país, mas recebeu 80 holofotes da China.

Um gesto que Florentino Dias considerou que vai assegurar doravante as manutenções do Estádio. 

Por outro lado, convidado a comentar sobre a viagem da seleção feminina de futebol que fez de Dakar a Bissau de camioneta, Dias, disse que ainda não receberam o relatório exaustivo da FFGB, para poderem saber o que realmente levou a caravana desportiva a fazer tal viagem.

Entretanto, o líder da pasta da juventude e dos desportos do país, revelou ainda, sem entrar em detalhes, sobre a reabilitação do relvado do Estádio, que foi motivo da suspensão do palco da independência pela FIFA.

“A FIFA sugeriu a substituição do relvado, estamos a trabalhar no sentido de podermos dar resposta acertada a essa exigência”, notou.

Recorde-se que o Estádio Nacional ’24 de Setembro’, foi mais uma vez reprovado pela FIFA, alegadamente pela condição do relvado, depois do governo ter cumprido com as exigências da colocação das cadeiras nas bancadas e assim como a reabilitação dos balneários.

COMUNICADO À IMPRENSA


Eis quatro conselhos (essenciais) para prevenir o cancro da mama

© Shutterstock

Notícias ao Minuto

Sabia que uma em cada oito mulheres portuguesas é afetada por cancro da mama?

O cancro da mama é o tipo de cancro mais comum entre as mulheres e é a segunda causa de morte por cancro na mulher. Segundo dados da Direção-Geral da Saúde, uma em cada oito mulheres portuguesas é afetada por cancro da mama. E também os homens podem vir a desenvolver cancro da mama.

Tendo isso em mente, a BodyConcept indica-lhe quatro comportamentos a seguir para acautelar o aparecimento de cancro da mama. Tome nota:

1- Faça o autoexame da mama

A palpação do peito deve ser feita e comparada mensalmente. Se notar a presença de nódulos ou altos, pele casca de laranja, assimetria excessiva do peito, vermelhidão ou líquido no mamilo, consulte o seu médico.

2- Agende exames preventivos

A partir dos 35/40 anos, é aconselhável realizar anualmente uma mamografia de prevenção. O tratamento é muito mais eficaz se o diagnóstico for precoce.

3- Atenção ao histórico familiar

O risco é maior se a sua mãe, tia ou irmã tiverem tido cancro da mama, especialmente antes dos 40 anos. Faça um 'check-up' anual, tire as suas dúvidas junto do médico de família ou ginecologista e informe-os sobre o seu histórico familiar de doença.

4- Alimente-se bem 

Peixes, como atum, salmão ou sardinha, contêm gordura não saturada, benéfica para a saúde. A sardinha é também rica em vitamina D, que pode interferir de forma positiva para evitar o desenvolvimento do cancro.

Explosão de um depósito de combustível na Serra Leoa faz 80 mortos

© Twitter

Com Notícias ao Minuto  06/11/21 

Pelo menos 80 pessoas morreram na sexta-feira à noite devido a uma explosão de um depósito de combustível na zona industrial de Freetown, capital da Serra Leoa, na África Ocidental, foi hoje anunciado.

"Recuperámos 80 corpos do local do acidente na última noite", disse um funcionário da Cruz Vermelha à AFP, precisando que as operações de salvamento continuavam hoje de manhã.

Um enfermeiro do hospital para onde as vítimas foram levadas confirmou à AFP o número de mortos, adiantando que também tinham recebido muitas mulheres, homens e crianças com "ferimentos graves".

De acordo com testemunhas oculares, a explosão foi causada por um veículo que se incendiou numa bomba de gasolina na sequência de um acidente rodoviário. O incêndio alastrou-se então para a vizinhança.

Vários corpos calcinados foram encontrados em carros e nas ruas adjacentes.

O vice-presidente da Serra Leoa, Mohamed Juledh Jalloh, visitou hoje de manhã o local com uma delegação.

We are currently at #Wellington Eastern part of #Freetown #SierraLeone where the Explosion Happens on the 5th November 2021 @Official MamaSalone