7 de setembro de 2021

DJURTUS VENCEM SUDÃO POR 2-4 LIDERAM O GRUPO I

POR O GOLO GB  SETEMBRO 7, 2021

A seleção nacional de futebol (Djurtus) venceu esta noite, 7 de Setembro, a sua congénere do Sudão do Norte por [2-4], no cumprimento da segunda jornada do grupo I da fase de qualificação para o Mundial Qatar’2022.

Os golos dos Djurtus foram apontados por intermédio de Piqueti Djassi aos 8′ e 39′, Frédéric Mendy aos 11′ e Mama Baldé aos 82 minutos, enquanto os norte-sudaneses marcaram por Mohamed Abdel Rahman aos 55′ e 90+2′ da partida.

Saliente-se que o avançado de Troyes de França, Mama Baldé apontou assim o seu primeiro golo na selecção nacional de futebol da Guiné-Bissau.

Com o triunfo de hoje em Cartum diante do Sudão, a seleção nacional de futebol lidera provisoriamente o grupo I da fase de qualificação para o Mundial Qatar’2022, com 4 pontos, fruto de empate a uma bola com Syli National da Guiné-Conakry.

No mesmo grupo I, as seleções de Guiné-Conakry [ 1 ponto] e Marrocos [3 pontos] não jogaram nesta segunda jornada, devido ao golpe de estado ocorrido no país vizinho da Guiné-Bissau.



Em Bruxelas, o Presidente da República General de Exército Umaro Sissoco Embalo reuniu-se com a comunidade Guineense residente na Bélgica, Luxemburgo e na Holanda.

Comandante Supremo das Forças Armadas reúne com a comunidade Guineense Guineense em Bruxelas ...CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO

 Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

Veja Também:

Terça-feira sete de setembro de 2021 o Chefe de Estado, Umaro Sissocó Embaló, reuniu-se com os conterrâneos radicados na Bélgica e os que vieram da Holanda e Luxemburgo. 👇

O discurso do Muniro Conte não passa de um teatro gestual que faz o menor uso possível de palavras sem conteúdo prático ...O Democrata Osvaldo Osvaldo


Fonte: O Democrata Osvaldo Osvaldo

Por natureza, tenho dever moral e social de denuciar as margelas na Guiné-Bissau. 

Apesar de não dar importância ao discurso do Muniro Conte, por não ter nenhuma relevância. Mas uma coisa é certa, o atual Governo é incompetente e absolutamente trágico, genocida e anti-científica. Embora que alguns negam essa observação, pois é preciso mentir para viver na Guiné-Bissau. 

O que eu vejo no discurso do Muniro Conte é uma instabilidade emocional, porém, os seus amigos e colegas devem ajudá-lo num destempero, pois ele fala de Programa "Terra Ranca" para o desenvolvimento, de maneira esquizofrênica e sem pensar, enquanto que tudo passava de uma pura ilusão de ótica para enganar o povo. 

Porém, para concluir: o discurso do Muniro Conte não passa de um teatro gestual que faz o menor uso possível de palavras sem conteúdo prático. Dizer que não cabe a minha atribuição sentenciá-lo agora, mas sim cabe aos que estão no Poder censurá-lo com respostas acadêmicas. 

Cada vez mais, fica claríssimo de que estar preparado para fazer política é muito importante pois, é uma actividade nobre!  Portanto, há necessidade de ter alguém que saiba se expressar bem em crioulo e português, para trazer dados contundentes e destruir todos os argumentos do Muniro, com efeito, eivada de nulidade absoluta dos seus argumentos fracos. 

Ele fala sem preconizar o caráter intrinsicamente jurídico como um Jurista, na sua fala quando invoca assunto jurídico nem se quer é verificado uma intervenção mais direta no que afirmou.

Afirma o Democrata em ação.

@CANAL GUINENDADI

PAIGC responde às recente críticas do governo guineense contra partido e o seu líder DSP.


PARTE 2
Fonte:  Rádio Jovem Bissau 

Sindicatos dos Estivadores e Sindeprof promovem conferência de Imprensa.

Candidatura de Alberto Nambeia à liderança do PRS está em conferência de imprensa.

DOMINGUINHO FERNANDES CONFIANTE NA VITÓRIA DA SELEÇÃO NACIONAL SOBRE O SUDÃO

Por Rádio Jovem Bissau

O treinador de futebol, Dominguinho Fernandes, afirmou hoje à nossa estação emissora, Rádio Jovem, que a Guine-Bissau pode vencer no reduto do Sudão, em jogo da 2.ª jornada de qualificação da zona africana para o campeonato do mundo a realizar-se no Catar no próximo ano.

“Hoje estamos mais preparados para defrontar um Sudao forte. Um jogo destes é sempre dificil, mas aposto na vitória nacional, porque estou muito confiante que a nossa equipa vai dar a resposta que queremos, com pragmatismo para alcançar o resultado desejado", afirma o técnico. 

Em relação ao onze inicial, Dominguiho Fernandes acredita que o selecionador nacional Baciro Candé vá efetuar uma ou duas alterações.

“O treinador é responsável pela equipa, mas na minha opinião há motivos para mudanças na estratégia do mister, na medida em que Sudão é um adversário ao nosso alcance, logo devemos aproveitar a experiência dos nossos jogadores para atingir a lideranca do grupo”, opinou. 

A Guiné-Bissau defronta amanhã Sudão, o jogo é referente à segunda jornada de qualificação para o Mundial de Catar 2022.

Recorda-se que o jogo Guiné-Conakry e Marrocos foi adiado, devido à situação tensa que se vive em Conacry.

RJ Redação desportiva 

No âmbito da Visita de Trabalho ao Reino da Bélgica, Sua Excelência Presidente da República foi recebido por Sua Majestade Rei Filipe para cumprimentos de cortesia. Nesta mesma visita, será também recebido nas Instituições Europeias.

 Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

SÃO TOMÉ — "Não queremos um país do ódio, de perseguição", diz Presidente eleito de São Tomé e Príncipe

Carlos Vila Nova, Presidente eleito de São Tomé e Príncipe

Por VOA  setembro 06, 2021

Carlos Vila Nova desafiou os sao-tomenses a "trabalhar juntos"

O Presidente eleito de São Tomé e Príncipe agradeceu aos que votaram nele e prometeu trabalhar com todos e juntos, assegurando que será o mesmo para “os adversários e amigos de caminhada”.

"Vamos trabalhar juntos. Não queremos um país de ódio, da perseguição, onde quem luta pela sobrevivência leva com a palmatória", disse Carlos Vila Nova nesta segunda-feira, 3, ante uma multidão de apoiantes que celebraram a vitória dele na eleição de domingo,

O Presidente a partir do dia 29, quando tomar posse, criticou o Governo por “andar a brincar”, e destacou que “é o povo quem escolhe os seus dirigentes é o povo, não é no gabinete que se escolhe”, disse Vla Nova, sublinhando que“quando o povo quer, o povo põe. Quando não quer, o povo tira".

Neste sentido, Carlos Vila Nova retierou que vai “respeitar o povo sempre" por ser o único que lhe dá ordens.

“As únicas pessoas que me poderão dar ordens enquanto Presidente será o povo", disse para delírio dos centenas de manifestantes presentes na Praça da Independência.

Na segunda volta das eleições, realizada no domingo, Carlos Vila Nova, apoiado pela ADI, na oposição, obteve contra 57,54 por cento dos votos, enquando o candidato apoiado pelo MLSTP/PSD e pela coligação governamental, Guilherme Posser da Costa conseguiuapenas 42,46% dos votos.

TÉCNICOS DO CENTRO DE TRATAMENTO DE COVID-19 ANUNCIAM BOICOTE ÀS ATIVIDADES

O Coletivo dos Técnicos afetos ao Centro de Tratamento da Covid-19 do Hospital Nacional Simão Mendes anunciou para o próximo dia 8 de setembro o boicote a todas as suas atividades.

Em nota, o coletivo deu 24h ao Alto Comissariado para a Covid-19 (AC) para devolver o dinheiro subtraído do pagamento de 3 meses (Abril-Junho), a atualização dos subsídios de motivação em atraso aos os técnicos afetos ao Centro segundo a grelha aprovada pelo AC, e a afetação de um psicólogo ao centro, tendo em conta o aumento do número de casos de infeções e o aumento da carga de trabalho, o aumento de número de óbitos de pessoas jovens, familiares próximos dos técnicos.

“Essa situação acaba por gerar situações  traumáticas nos técnicos e familiares, afetando negativamente a nossa saúde mental, assim como a nossa produtividade”.

O coletivo dos técnicos denunciou também a falta de geladeiras  e placas para conservação das amostras, obrigando o pessoal do laboratório a deslocar-se todos os dias a UDIB para trocar as placas. Exigiu o aumento de monómetros para os cilindros de oxigénio, diminuindo a interrupção desnecessária de fornecimento do preciso gás a doentes com necessidade de fornecimento contínuo e diminuição da carga de trabalho à equipa clínica, nomeadamente médicos e enfermeiros.

Denunciou também a fuga de doentes, através das janelas do centro, por o centro não ter condições.

“As tomadas elétricas estão danificadas e representam riscos acrescidos de causar danos aos equipamentos biomédicos em uso no centro”  denunciou o coletivo.

Por: Tiago Seide

Foto: Arquivo de AC sobre vacina

Odemocratagb.com



Forças Armadas guineenses em prevenção "por tempo indeterminado" após golpe em Conacri

Observador.pt  06 set 2021

As Forças Armadas guineenses estão em restado de prevenção "por tempo indeterminado", o que significa que "todos os militares, de oficiais generais aos soldados, têm de estar 24 horas nos quartéis."

As Forças Armadas guineenses estão a partir desta segunda-feira em estado de prevenção “por tempo indeterminado” em todas as unidades militares do país, por ordens do Chefe do Estado-Maior General, Biague Na Ntan, disseram à Lusa fontes do exército.

O estado de prevenção “por tempo indeterminado”, decretado após o golpe de Estado na Guiné-Conacri, pressupõe que todos os militares, de oficiais generais aos soldados, permaneçam 24 horas nos quartéis, apenas podendo sair para missões de patrulhamento ou reuniões, com ordens superiores.

Nenhum militar está autorizado a dormir na sua residência durante o período de estado prevenção.

As mesmas fontes militares indicaram ainda que as ordens são no sentido do reforço do patrulhamento às fronteiras, sobretudo com a Guiné-Conacri, e as ruas das cidades onde existam aquartelamentos do exército guineense.

A ordem de estado de prevenção também engloba a Guarda Nacional e as diferenças corporações das policias guineenses, precisaram as fontes militares.

Desde sábado de manhã que os postos de fronteira da Guiné-Bissau com a Guiné-Conacri contam com reforço de segurança por parte de soldados guineenses dos quartéis de Gabu (leste) e Buba e Quebo (sul).

A medida surge na sequência do golpe militar ocorrido no sábado na vizinha Guiné-Conacri, onde soldados capturaram o Presidente Alpha Condé, de 83 anos, dissolveram os órgãos civis eleitos, suspenderam a Constituição e ainda encerraram as fronteiras terrestre e aérea do país.

Governo da Guiné Bissau acompanha acontecimentos na vizinha república da Guineé-Conakry.

Por RadioBantaba

Líder da oposição da Guiné-Conacri manifesta apoio aos golpistas


Por LUSA /Cellou Dalein Diallo  07/09/21 

O líder da oposição da Guiné-Conacri, Cellou Dalein Diallo, ofereceu aos líderes golpistas que derrubaram o Presidente Alpha Condé há dois dias o "apoio" do seu partido para construir uma "democracia pacífica".

Segundo a edição de hoje do Guinée 7, Diallo concordou com os princípios da declaração que justificou a tomada do poder por parte dos líderes golpistas, membros do autodenominado Comité Nacional para a União e Desenvolvimento (CNRD, na sigla em francês) e liderados pelo tenente-coronel Mamady Doumbouya.
 
Déclaratrion de l'ANAD suite à la prise du pouvoir par le Conseil National du Rassemblement et du Développement

"Os motivos da ação salvadora e o objetivo estão interligados com as aspirações da ANAD (sigla da Aliança Nacional pela Alternativa Democrática), que são a reunificação da nossa nação, a refundação do nosso Estado e a luta contra a corrupção e impunidade", disse o líder da oposição, numa aparição pública esta segunda-feira.

Diallo, de acordo com Guinée 7, instou os líderes golpistas a darem prioridade ao estabelecimento de "instituições legítimas capazes de levar a cabo reformas que possam conduzir rapidamente o país à reconciliação nacional e ao estabelecimento do Estado de direito".

Alpha Condé, que governou a Guiné-Conacri desde 2010 até ao passado domingo, foi derrubado e preso por membros do Grupo das Forças Especiais do Exército do país, liderado por Doumbouya, que justificou o golpe como uma ação para criar as condições para o Estado de direito.

Os golpistas dissolveram as instituições de Estado do país no passado domingo. Foi instituído um recolher obrigatório noturno, e a Constituição do país e a Assembleia Nacional foram ambas dissolvidas.

O golpe de Estado foi já condenado pela Comunidade Económica de Estados da África Ocidental (CEDEAO), que exigiu também a "imediata" e "incondicional" libertação de Alpha Condé, e o mesmo fez a União Africana e também a França.

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, também já condenou "qualquer tomada de poder pela força das armas".

Na segunda-feira, o líder militar prometeu uma "consulta global para descrever as principais linhas da transição", que "se abre sob o signo da esperança e de uma nova Guiné reconciliada consigo mesma, com todos os filhos do país".

A Guiné-Conacri realizou eleições presidenciais no passado dia 18 de outubro, na qual Condé concorreu a um controverso terceiro mandato, impedido pela Constituição do país, e após a realização de um referendo em março de 2020 para alterar a Carta Magna, aprovado com 91,5% dos votos.

Condé venceu as presidenciais com 59,5% dos votos, segundo os resultados homologados pela Comissão Nacional Eleitoral Independente (CENI) do país; e Diallo, cujo partido denunciou a existência de uma "fraude em larga escala", teve 33,5% dos boletins escrutinados.

Diallo acabou por se autoproclamar vencedor das eleições, o que levou as forças de segurança a sitiar a sua casa em 20 de outubro, proibindo todas as entradas e saídas.

Oito dias mais tarde, as forças de segurança retiraram o cerco, após a CEDEAO, a União Africana (UA) e a ONU terem exigido esse levantamento.

A Guiné-Conacri, país da África Ocidental, que faz fronteira com a Guiné-Bissau, é um dos mais pobres do mundo e enfrenta, nos últimos meses, uma crise política e económica, agravada pela pandemia de covid-19.

GUINÉ-BISSAU: QUATRO MILITARES ESTÃO DETIDOS POR ALEGADA TENTATIVA DE GOLPE DE ESTADO.

Por Rádio Jovem Bissau

Quatro militares guineenses estão detidos nas instalações do Estado Maior General das Forças Armadas por alegada tentativa de golpe do estado.

A informação foi avançada esta segunda-feira pelo advogado de defesa dos referidos militares, Marcelino Intupé numa conferência de imprensa em Bissau.

" Todos foram chamados ao Estado-maior onde foram ditos que estão a armar um golpe de estado e consequentemente detidos por serviço de inteligência militar " .  Afirmou Intunpé.

Decisão que segundo Marcelino Intupé e em concordância com o código penal guineense no seu artigo 124 nº2 de alínea a, o EMGFA está a cometer crime de sequestro agravado contra os referidos militares.

" Como disse o código, quem deter qualquer individuo fora dos processos normais, o autor desta prática está a cometer crime de sequestro agravado e quero chamar atenção, porque o próprio Estado-Maior é consciente da existência da lei, então se existe a lei para a aplicar ela tem que ser aplicada". Disse o advogado.

E segundo soube a Rádio Jovem, os magistrados que acompanhavam o caso decidiram por um despacho no passado dia 31 de agosto, por emliberdade todos os quatro militares e consequentemente a arquivação do processo que envolve os mesmos, decisão que não foi acatada por invocação de uma ordem superior que o advogado diz desconhecer.

Mas, segundo as informações apuradas pela rádio jovem nas últimas horas, os referidos militares foram libertados.

Por: Eliseu Sambú.