segunda-feira, 14 de novembro de 2022

STJ extingue 28 partidos políticos.

 Radio Voz Do Povo



O despacho assinado pelo Presidente do Supremo Tribunal de Justiça anunciou a extinção de 28 partidos políticos que não reuniram condições exigidas pela Lei Quadro dos Partidos.

A publicação do despacho foi feita após o prazo fixado pelo Tribunal Supremo de Justiça  do país, exigindo apresentação de documentos que comprovativos da existência e legalidade.

A decisão do Supremo afetou algumas formações que em outras legislativas tinham eleito deputados, como por exemplo, o PSD, a UNDP e a LIPE.

O vento do STJ levou também algumas formações políticas mais antigas, tal como a FLING que nasceu antes do estado da Guiné-Bissau. E a FD e FDS, as primeiras da era democrática.

O STJ não ficou por aqui, extinguiu igualmente o PUN e MDG, partidos líderes por Idriça Djaló e Silvestre Alves.

Eis a lista completa:

1_Partido para a Frente Democrática -FD;

2_Frente Democrática Social  -FDS;

3_Frente de Luta pela Independ. Guiné_FLING;

4_Movimento pUnidade e Democracia-MUDE;

5_Liga Guineense Proteção Ecológica - LIPE;

6_Fórum Cívico G. S. Democrática -FCGSD;

7_União Nacional p D. e Progresso-UNDP;

8_Partido Democrática Socialista -PDS;

9_Partido D. Socialista de Salv. Guin -PDSSG;

10_Partido Popular Guineense  -PPG;

11_Partido da Unidade Nacional -PUN;

12_Partido da Solidariedade eTrabalho -PST;

13_Movimento Democrático Guineense-MDG;

14_Partido Democrático Guineense -PDG;

15_Partido para o Progresso-PP;

16_Part.Trabalhadores GB -No Djunta Mon-PT

17_Partido da Reconciliação Nacional  -PRN;

18_Centro Democrático  -CD;

19_Partido Popular Democrático  -PPD;

20_Part. Dem. Des. e Cidadania -PADEC;

21_Part. p Desen. de Comb. à Pobreza  -PDCP;

22_Partido Africano p Lib. Organ. Pr._ PALOP;

23_Movimento Patriótico  -MP;

24_Partido Africano p Desenvolvimento -PAD;

25_Movimento Guineense p Desenvolv. -MGD;

26-Partido Socialista da Guiné-Bissau -PS-GB;

27_Partido da Nova Força Nacional-PNFN;

28_Liderança p Desenvolv. Sustentável-LIDS.

PRS explica os motivos que levaram a sua desvinculação na coligação governamental...RTP África

Radio TV Bantaba

GUINÉ-BISSAU: Bacari Biai apresenta queixa-crime por difamação

Por dw.com

Em causa estão as acusações sobre o alegado envolvimento de Bacari Biai no desvio de droga apreendida. O PGR apresentou queixa também contra o presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público.

O procurador-geral da República da Guiné-Bissau, Bacari Biai, apresentou queixas-crimes contra várias pessoas por alegada difamação, incluindo o diretor da PJ e o antigo secretário de Estado da Ordem Pública, disse à Lusa fonte judicial. 

Segundo a mesma fonte, também foi apresentada uma queixa-crime contra o presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, Domingos Martins, e contra o bloguista Denílson Ferreira (conhecido por Doka). 

Em causa, segundo a fonte, estão as acusações alegadamente feitas por aquelas pessoas em relação ao suposto envolvimento do procurador-geral da República no desvio de droga apreendida.

"Em relação aos dois primeiros está em causa o vazamento de um áudio nas redes sociais, onde Augusto Cabi (antigo secretário de Estado da Ordem Pública) e Domingos Correia (diretor da Polícia Judiciária) supostamente, a falar ao telefone, terão acusado Bacari Biai de ter beneficiado de alguma quantidade de droga", explicou a fonte judicial.

O procurador-geral da República, segundo a fonte, pretende com a ação judicial defender a sua honra, mas também o "bom nome do Ministério Público", que deve estar "acima de suspeitas, particularmente em questões ligadas ao tráfico de droga".

O caso refere-se a cocaína apreendida em setembro pelo departamento da informação policial e investigação criminal da Polícia de Ordem Pública, que alegadamente terá sido desviada por pessoas ligada ao Ministério Público e ao Ministério do Interior.

Segundo a sociedade civil, foram divulgados "áudios e relatórios de investigações comprometedoras nas redes sociais, sobre as redes criminosas de tráfico de drogas na Guiné-Bissau, com o suposto envolvimento das mais altas hierarquias do Ministério do Interior e da Procuradoria-Geral da República".

O Sindicato dos Magistrados do Ministério Público também denunciou as alegadas acusações que "dão conta do envolvimento de alguns magistrados do Ministério Público, de base ao topo" no desvio de droga, salientando que lesam a "boa imagem e o prestígio" daquele organismo.

Bacari Biai já recusou, em conferência de imprensa, qualquer envolvimento no tráfico de droga e considerou ter condições para continuar no cargo por não estar envolvido em qualquer atividade ilícita.

O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, exonerou no final de outubro o então ministro do Interior, Botché Candé, substituindo-o por Sandji Fati, e extinguiu a Secretaria de Estado da Ordem Pública. 

Dia mundial de diabetes: GUINÉ-BISSAU COM FALTA DE INSULINA

@cpt.com.br

Por: Turé da Silva  radiosolmansi.net

A Associação para a Saúde e Luta contra Diabetes na Guiné-Bissau revelou que quadro dos indicadores de diabetes no país está a aumentar cada vez mais e, no entanto, denuncia a escassez de alguns medicamentos destinados ao tratamento dos diabéticos no país.

A denúncia da associação foi feita, hoje, no dia em que o mundo comemora o Dia Mundial de Diabetes que visa conscientizar o mundo em relação ao crescente fardo desta doença e às estratégias necessárias para prevenir e enfrentar a ameaça que esta doença representa.

A Diretora Executiva da referida associação, Artemisa Adélia Lopes, disse que o país está a deparar-se nos últimos dias com a falta de insulina lenta, facto que está a ter impacto negativo na vida dos diabéticos.

“Desde a semana passada que os doentes com diabetes estão a deparar com dificuldades de encontrar medicamentos de insulina lenta, e o facto que motivou a associação para a Saúde e Luta contra Diabete na Guiné-Bissau a oferecer o seu stock para os pacientes que procuram a referida associação”, revelou Artemisa Adélia Lopes.

Adélia Lopes revelou também que nos últimos tempos o crescimento do quadro dos indicadores da diabetes está a aumentar cada vez mais no país, e justificou o aumento com a procura da parte da associação dos pacientes.

“Nos últimos tempos as pessoas com diabetes procuram a associação para poder beneficiar de alguns medicamentos, este demostra o crescimento do quadro dos indicadores de pessoas com diabetes no país”, sustenta.

A Associação para a Saúde e Luta contra Diabete na Guiné-Bissau exorta o governo a promover a isenção da taxa sobre a entrada dos medicamentos destinados aos pacientes da diabetes no país.

Entretanto, numa entrevista à RSM recentemente, através do programa “Viva Saúde”, Januário Lima, médico especializado em medicina familiar aconselhou os diabéticos a praticarem sempre o desporto, porque é uma das formas de afastar esta doença.

“Diabetes não gosta das pessoas que praticam desporto sempre, por isso é bom sempre praticar o desporto nos momentos livres, também as pessoas com hipertensão são grupo de risco de diabetes, mas podem ser evitados, com a redução de consumo de sal e a redução de peso”, explicou o médico.  

O ex-presidente da Guiné-Bissau José Mário Vaz vai liderar uma missão de 53 observadores da União Africana (UA) às eleições gerais na Guiné Equatorial, agendadas para o próximo dia 20, anunciou hoje a Comissão da organização.

© Lusa

Notícias ao Minuto  14/11/22 

 Guiné Equatorial. Ex-presidente da Guiné-Bissau lidera missão da UA

O ex-presidente da Guiné-Bissau José Mário Vaz vai liderar uma missão de 53 observadores da União Africana (UA) às eleições gerais na Guiné Equatorial, agendadas para o próximo dia 20, anunciou hoje a Comissão da organização.

A missão de observação eleitoral de curto prazo às eleições presidenciais, legislativas e municipais - que começou a chegar a Malabo este domingo e cujo mandato termina no próximo dia 26 - é composta por membros provenientes de vários Estados-membros da UA, da Comissão de Representantes Permanentes da organização, de membros do Parlamento Pan-Africano e de organizações da sociedade civil.

A missão anunciará uma declaração preliminar sobre o processo eleitoral no dia 22 de novembro de 2022, dois dias depois das eleições. A campanha eleitoral termina na sexta-feira, dia 18.

O Presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang, no poder desde 1979, há mais tempo do que qualquer outro chefe de Estado em todo o mundo, recandidata-se a um sexto mandato de sete anos pelo Partido Democrático da Guiné Equatorial (PDGE), que nunca obteve menos de 90% dos votos em qualquer eleição até hoje.

Nas anteriores eleições presidenciais, em 2016, Teodoro Obiang foi reeleito com mais de 95% dos votos, mas a oposição e observadores internacionais acusaram o partido no poder de fraude contra a oposição.

Mais uma vez Obiang enfrenta o seu aliado crónico, Buenaventura Monsuy Asumu, líder do Partido da Coligação Social Democrata (PCSD), que se candidata pela quinta vez às presidenciais do país oferecendo ao regime uma simulação de democracia.

Pela primeira vez este ano, e não obstante o partido que dirige - Convergência para a Social Democracia (CPDS) - ter sido fundado no início da década de 90, candidata-se ainda à presidência Andrés Esono Ondo, líder do único partido da oposição legalmente ativo.

Outro partido da oposição, ilegalizado em 2018, Cidadãos pela Inovação (CI) foi alvo de uma ação das forças de segurança em 29 de setembro, e o seu líder - Gabriel Nsé Obiang - foi detido juntamente com 275 apoiantes.

Durante a operação da polícia contra o partido morreram quatro pessoas. Um dia depois da ação da polícia 135, pessoas foram libertadas. Vários testemunhos recolhidos peça agência EFE indicam que muitos detidos sofreram torturas e maus tratos.

Desde a independência de Espanha em 1968, a Guiné Equatorial é apontado pelas organizações de direitos humanos internacionais como um dos países mais corruptos e repressivos do mundo.

A Guiné Equatorial é um dos nove Estados-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) desde 2014, mediante alguns compromissos, como a abolição da pena de morte - formalizada em setembro passado -, a introdução do português e maior abertura democrática.


Leia Também: EDP apoia promoção das energias renováveis em países africanos

UCRÂNIA/RÚSSIA: Saída de Kherson foi "princípio do fim" para Putin, diz líder da oposição

© Getty Images

Notícias ao Minuto  14/11/22 

O também ex-primeiro-ministro da Rússia afirmou, em entrevista à Sky News, que as pessoas à volta do presidente do país "não sabem como escapar da situação".

O ex-primeiro ministro da Rússia, Mikhail Kasyanov, disse, esta segunda-feira, que "o princípio do fim" da guerra da Ucrânia já começou. "Já tinha dito que antes do fim do ano [Vladimir] Putin iria começar a perder a guerra", afirmou, em declarações à Sky News.

Questionado sobre o que pensava sobre a retirada das tropas russas de Kherson, que aconteceu na sexta-feira, o antigo responsável - que assumiu o papel de chefe do Estado russo entre 2000 e 2004 -, disse que era uma das situações que não só demonstrava como o fim do conflito estava próximo, como comprovava o insucesso do presidente russo. "Demonstração de que Putin está a perder a guerra", referiu.

Apesar de defender que que este é só o início e que "daqui a uns meses haverá um ato final", Kasyanov, que é também líder da oposição russa, notou ainda que Putin não queria parar porque "era um fanático", e lembrou ainda a situação de quem o rodeia: "As pessoas à sua volta não sabem como escapar desta situação".

O conflito entre a Ucrânia e a Rússia começou com o objetivo, segundo Vladimir Putin, de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia. A operação foi condenada pela generalidade da comunidade internacional.

A ONU confirmou que cerca de seis mil civis morreram e quase dez mil ficaram feridos na guerra, sublinhando que os números reais serão muito superiores e só poderão ser conhecidos quando houver acesso a zonas cercadas ou sob intensos combates.


Veja Também: Saída de Kherson é a “humilhação militar de Putin”, defende Helena Ferro Gouveia

Leia Também: Ucranianos revelam como esconderam bandeiras durante ocupação em Kherson

Leia Também: Rússia diz ser "inaceitável" retirar tropas da Ucrânia para negociar paz

RECEPÇÃO APOTEÓTICA DO GENERAL ÚMARO SISSOCO EMBALÓ, PRESIDENTE DA REPÚBLICA E PRESIDENTE EM EXERCÍCIO DA CONFERÊNCIA DOS CHEFES DE ESTADO E DE GOVERNO DA CEDEAO À SUA CHEGADA A POINTE NOIRE, CAPITAL ECONÓMICA DA REPÚBLICA DO CONGO, ONDE FOI RECEBIDO PELO SEU HOMÓLOGO CONGOLÊS, DENIS SASSOU NGUESSO.


 Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

Encontro de FODE DJASSI e BRAIMA CUBANO, dois empresários e promotores culturais, agentes de ação social e políticos. Tudo aconteceu no Bairro Militar, durante uma cerimónia tradicional ficcionada para investidura do régulo de Gã-Beafada.

A brincadeira serviu para promover a cultura da etnia beafada, através de simulação dos atos e práticas que marcam  as etapas para investidura do régulo.

 Radio Voz Do Povo


Veja Também:

O Presidente da União Nacional dos Imames, Tcherno Sulay Baldé preside encontro dos líderes religiosos "Tidjania" no Gabu-sinho em Bissau.


 Radio Voz Do Povo

Acidente de carro esta manhã no cruzamento da Avenida Muhammadu Buhari e Avenida José Carlos Schwrtz (via sitec).