sexta-feira, 8 de julho de 2022

PRESIDENTE UMARO SISSOCO EMBALÓ REGRESSA DE CIMEIRA DE IDA NO SENEGAL.

 Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló 

Leia Também: 


O Presidente da República da Guiné-Bissau e Comandante Supremo das Forças Armadas, General Úmaro Sissoco Embaló, lembrou hoje o antigo Chefe de Estado angolano José Eduardo dos Santos como um "líder ímpar", que lutou pela causa de África.

“Era um líder ímpar. O Presidente José Eduardo dos Santos era um grande panafricanista. Um homem que lutou e se dedicou pela causa de África, não só pela causa angolana. Nós temos de render homenagem a esse digno filho de África”, afirmou Umaro Sissoco Embaló aos jornalistas.

“Não é só a Guiné-Bissau, é toda a África que está de luto. Perdemos um grande filho de África. A Guiné-Bissau, como é óbvio, tem de render homenagem a esse grande homem”, salientou.

José Eduardo dos Santos morreu hoje aos 79 anos numa clínica em Barcelona, Espanha, após semanas de internamento, anunciou hoje a presidência angolana, que decretou cindo dias de luto nacional.

Em 2017, renunciou a recandidatar-se e o atual Presidente, João Lourenço, sucedeu-lhe no cargo, tendo sido eleito também pelo Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), que governa no país desde a independência de Portugal, em 1975.


 
JORNAL ODEMOCRATA  08/07/2022 

O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, afirmou que o Banco Mundial está “satisfeito” com os “progressos” da Guiné-Bissau, sobretudo em termos de desembolso de carteiras de empréstimo.

O chefe de Estado falava em Bissau depois da Cimeira da Associação Internacional de Desenvolvimento (IDA), um grupo do Banco Mundial que se realizou em Dakar, Senegal.

Os chefes de Estado africanos reuniram-se na quinta-feira, 7 de julho de 2022, em Dakar, com o grupo do Banco Mundial, para intensificar a “voz poderosa”  dos países africanos  no que toca à implementação do programa  IDA20, cujo pacote financeiro foi defendido,  com sucesso, em 2021.

O encontro organizado por Senegal e o grupo do Banco reuniu dezenas de chefes de Estado e de Governo da África.

À chegado ao aeroporto de Bissau, Sissoco afirmou que o Banco Mundial vai desembolsar milhões de dólares, porque “a África neste momento está unida e enquanto Presidente em exercício da CEDEAO, por inerência, sou obrigado a estar presente em todos os eventos da CEDEAO “.

Enfatizou que a Guiné-Bissau cumpriu todas as metas traçadas pelo Banco Mundial, o que demonstra que o país registou grandes progressos e que a instituição financeira internacional está “satisfeita”, com o desembolso de carteiras que havia feito em relação à Guiné-Bissau.

O chefe de Estado anunciou a reunião da União Africana (UA) de Zâmbia que será reservada apenas aos presidentes das organizações de cada zona do continente, incluindo as presenças do presidente em exercício da UA e provavelmente do Conselho Europeu.

Para Umaro Sissoco Embaló, esse efeito representa um desafio e a responsabilidade que o país tem neste momento no Concerto das Nações, razão pela qual o anúncio da indicação do Presidente da Guiné-Bissau para liderar a CEDEAO “não deve ser encarado com ânimo leve, sim, explorado a todos os níveis”.

“É um desígnio nacional, não apenas de Umaro Sissoco Embaló. A Guiné-Bissau está de parabéns. O povo Cabo Verde, por exemplo, reagiu como se fosse Presidente cabo-verdiano que está a presidir a CEDEAO ” enfatizou, tendo pedido convergência interna de todos à volta da imagem do país.
Por: Filomeno Sambú
Foto: Presidência RGB


 
JORNAL ODEMOCRATA  08/07/2022

O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, anunciou a extinção do Alto Comissariado para a Peregrinação à cidade Santa de Meca e disse que haverá responsabilização pela não ida dos fiéis muçulmanos guineenses à Meca.

O chefe de Estado fez esse anúncio esta sexta-feira, 8 de julho de 2022, no Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira, proveniente de Dakar, Senegal, onde participou na Cimeira da Associação Internacional de Desenvolvimento (IDA), um grupo do Banco Mundial.

O Presidente lamentou que os fiéis muçulmanos selecionados para peregrinação tenham falhado esse “grande sonho”, tendo avisado que em 2023 não haverá envolvimento nenhum do governo

“O governo poderá apoiar, facilitar, mas jamais se envolverá. As agências de viagens são entidades habilitadas para tratar essas coisas, não o Governo.  A Guiné-Bissau é um Estado laico, não pode estar sistematicamente envolvida nessa situação”, indicou, para de seguida afirmar que “ida à Meca não é uma causa nacional”

Umaro Sissoco Embaló disse que os peregrinos que não conseguiram ir à Meca serão devolvidos o dinheiro e compensados com uma viagem à cidade Santa para cumprirem a “pequena peregrinação UMRA”, onde terão a oportunidade de visitar a Meca e Medina.
Por: Filomeno Sambú

Morreu José Eduardo dos Santos, ex-presidente de Angola, aos 79 anos

© Sean Gallup/Getty Images

Notícias ao Minuto  08/07/22 

Foi chefe de Estado entre 1979 e 2017, tendo cumprido uma das mais longas presidências no mundo. Estava internado nos cuidados intensivos há duas semanas.

Morreu o antigo presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, esta sexta-feira, aos 79 anos. A informação foi avançada em comunicado pela Presidência de Angola.

"O Executivo da República de Angola leva ao conhecimento da opinião pública nacional e internacional, com um sentimento de grande dor e consternação, o falecimento de Sua Excelência o ex-Presidente da República, Engenheiro José Eduardo dos Santos, ocorrido hoje às 11h10 , hora de Espanha certificada pelo boletim médico da clínica, em Barcelona, após prolongada doença", começam por escrever. 

O executivo angolano, que apresenta "profundos sentimentos de pesar" à família, apela ainda "à serenidade de todos neste momento de dor e consternação".

O presidente de Angola já declarou um período de cinco dias de luto nacional, a ter início à 00h de sábado, 9 de julho. 

José Eduardo dos Santos estava internado, há duas semanas, nos cuidados intensivos, em coma induzido, no Centro Médico Teknon, em Barcelona, em Espanha, depois de ter sofrido um AVC. Ao longo dos últimos meses, tem estado acompanhado por alguns dos seus filhos, tendo problemas de saúde há vários anos.

Recorde-se que o antigo presidente governou Angola entre 1979 e 2017, tendo sido um dos chefes de Estado a ocupar por mais tempo o poder no mundo e era regularmente acusado por organizações internacionais de corrupção e nepotismo.


Leia Também: Filha de Eduardo dos Santos vai apresentar queixa por negligência médica

As imagens do momento em que Shinzo Abe foi baleado em comício no Japão

© Reprodução/ Twitter

Notícias ao Minuto  08/07/22 

Ex-primeiro-ministro japonês foi atacado na cidade de Nara e não apresenta sinais de vida, de acordo com a emissora pública nipónica NHK.   

O antigo primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, foi baleado durante um comício na cidade de Nara, esta sexta-feira, e está hospitalizado em estado considerado grave.

No momento do ataque participava num comício eleitoral do Partido Liberal Democrático (PLD) para as eleições parlamentares de 10 de julho. O ex-governante terá sido baleado no lado esquerdo do peito e no pescoço e, de acordo com a emissora pública nipónica NHK, não apresenta sinais de vida.

A polícia disse que o suspeito,  um homem de 41 anos, já foi detido. A NHK citou o suspeito, identificado como Tetsuya Yamagami, como tendo dito às autoridades que estava insatisfeito com Abe e que quis matá-lo.

A imprensa japonesa dá também conta de que Yamagami será habitante de Nara e terá servido no exército.

"Houve um estrondo alto e fumo", descreveu o empresário Makoto Ichikawa, que estava no local, à Reuters, acrescentando que a arma era do tamanho de uma câmara de televisão. "No primeiro tiro, ninguém percebeu o que estava a acontecer, mas depois do segundo tiro, o que parecia ser uma polícia especial atacou-o".

O povo japonês, os partidos políticos e os líderes mundiais já expressaram o choque e condenaram a tentativa de assassinato. A violência política é rara no Japão, um país com regulamentações rígidas sobre armas.

Veja as imagens do momento em que o ataque ocorreu num vídeo acima, bem como o aparato no local.


Leia Também: Morreu Shinzo Abe. O que se sabe sobre ataque a ex-líder japonês?

PRESIDENTE DA REPÚBLICA DA GUINÉ-BISSAU, GENERAL ÚMARO SISSOCO EMBALÓ ASSISTE À CONDECORAÇÃO DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA FEDERATIVA DA NIGÉRIA, GENERAL MUHAMMADU BUHARI.

O Presidente da República da Guiné-Bissau assistiu ao acto de condecoração de Presidente MUHAMMADU BUHARI com a "Ordem de Leão" que lhe foi conferida pelo Presidente Macky Sall do Senegal.

Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

GUINÉ-BISSAU REPRESENTADO AO MAIS ALTO NÍVEL NA CIMEIRA "BANCO MUNDIAL/ÁFRICA"

O General Úmaro Sissoco Embaló, Chefe de Estado da Guine-Bissau, acompanhado por uma delegação governamental guineense participa na Cimeira IDA/África organizado conjuntamente pelo Governo do Senegal e as Instituições de Bretton Woods.

 Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

PRESIDENTE DA REPÚBLICA DA GUINÉ-BISSAU RECEBE DURANTE A SUA ESTADIA EM DAKAR PARA PARTICIPAR NA CIMEIRA BANCO MUNDIAL/ÁFRICA, OUSMANE SONKO, LIDER DA OPOSIÇÃO NO SENEGAL.

 Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló