13 de maio de 2021

RIP - From wedding to heaven: Man slumps, dies while dancing at a traditional marriage


By  Aanu Adegun  Legit 

-A man has died while dancing in Rivers state 
- Initially, people at the event thought the man was exhibiting another dancing style 
- It seems to be too late before they discovered that it was not a dancing style 
A man identified as Dein has slumped and died while dancing at a traditional wedding. 

The incident reportedly happened in Borokiri axis of old Port Harcourt Township at a traditional marriage reception between his relative from Ataba in Rivers state. 

The man, according to a video shared by Punch newspaper is believed to be a community chief from Ataba in Andoni local government area of the state. 

In a viral video sighted by Legit.ng, the man who was dressed in a traditional white top, black trousers and holding a white handkerchief was dancing to the admiration of all guests present, suddenly collapsed. 

People present were not moved because they never suspected anything untoward would happen. 

Some Twitter users said, the man, a CDC chairman of an Andoni community, died on the spot. 

In another report, nine persons were on Saturday, April 25, reportedly killed in an accident that occurred at Ekpon junction on the Agbor-Ewohimi road in the Igueben local government area of Edo state. 

The deceased was travelling to Ewatto community in the Esan South East local government area from Benin to attend a wedding ceremony when the accident happened. 

10 passengers were involved in the accident but nine died on the spot while one other sustained serious injuries. 

In other news, the death of a Nigerian man less than two hours before the commencement of his wedding ceremony has thrown some members of the Ikyangedu community in Nasarawa state into mourning. 

The would-be husband, John Abugu, was knocked down by a vehicle when he went to pick up his wedding suit at the shop of a dry cleaner. 

The bride, Rosemary Hudu, an entrepreneur, has been in a state of shock following the death of her Abugu. 

Expressing her pains, Rosemary stated that she would have wished to die along with the groom. 

Also, some young Nigerians lost their lives following a celebration of their newly acquired Lexus GX 460. 

The young men are believed to be internet fraudsters, otherwise known as Yahoo boys. 

They died after ramming the car into a stationary truck along the Agbarho-Ughelli section of the East-West Road near Ekiugbo Junction in Ughelli North local government area of Delta state.

See also:

— Funeral turned to royal rumble


Cientistas inventam sistema que permite escrever com o pensamento

sicnoticias.pt 13.05.2021 

Esta tecnologia inédita poderá dar a pessoas paralisadas a capacidade de comunicarem por escrito sem terem que usar as mãos.

Investigadores nos Estados Unidos inventaram um sensor que pode ser implantado no cérebro e permite pensar em letras e vê-las aparecer escritas num écran de computador.

Esta tecnologia inédita poderá dar a pessoas paralisadas a capacidade de comunicarem por escrito sem terem que usar as mãos, afirmou o investigador Krishna Shenoy, da Universidade de Stanford, um dos coautores do estudo publicado na quarta-feira na revista científica Nature.

Para este estudo, os investigadores conseguiram decifrar a atividade que acontece no cérebro quando se tentam escrever letras à mão e implantaram um sensor no cérebro de uma pessoa paralisada com uma lesão na coluna cervical.

Depois usaram um algoritmo para identificar letras quando o voluntário tentava escrevê-las, traduzindo em tempo real a atividade cerebral para letras que apareciam num écran.

Por se tratar de letras manuscritas, conseguiu-se um ritmo de 90 carateres por minuto, mais do dobro do que tinha sido conseguido com um 'interface' cérebro-computador em experiências anteriores.

"SENSOR DESCODIFICA O PENSAMENTO ASSOCIADO À ESCRITA E PRODUZ A AÇÃO"

"O sensor descodifica o pensamento associado à escrita e produz a ação", resumiu o investigador Jose Carmena, neuro-engenheiro na Universidade da Califórina em Berkely, que considerou o estudo "um grande avanço neste campo".

O investigador principal Frank Willett, afirmou que "este sistema utiliza quer a fértil atividade neuronal registada pelos eletródos intercorticais, quer o poder dos modelos de linguagem que, quando aplicados a letras descodificadas, podem criar texto de forma rápida e fiel".

O voluntário do estudo é um homem de 65 anos que ficou paralisado do pescoço para baixo a quem foram colocados dois pequenos elétrodos do tamanho de uma aspirina numa parte do cérebro associada responsável pelo movimento do seu braço e mão direitas.

Usando sinais que os sensores detetaram em neurónios individuais quando o homem imaginava escrever, um algoritmo reconheceu os padrões que o seu cérebro produzia quando pensava em cada letra.

Com este sistema, o homem conseguiu copiar frases e responder a questões ao mesmo ritmo a que qualquer pessoa consegue fazê-lo ao escrever num telemóvel.

A rapidez do sistema deve-se à atividade específica que cada letra desencadeia no cérebro, que permite ao algoritmo distingui-las.

O estudo decorreu no âmbito do projeto colaborativo Braingate, que junta investigadores das universidades de Brown, Harvard, Stanford, Case Western Reserve e do hospital do Massachussetts e centro médico de Providence VA, no estado de Rhode Island.

PRESIDENTE DA REPÚBLICA PROMETE DIALOGAR COM SINDICATOS DO ENSINO

Radiosolmansi.net

O presidente da República afirmou hoje (13) que “ninguém vai mais sequestrar o país”, isso numa clara alusão as constantes paralisações na função pública que afecta directamente o sistema do ensino do país.

Sissoco Embaló que falava após a reza de ramadão que efectuou na sua residência, confirmou que amanhã (14) vai-se reunir com os dois sindicatos dos professores e as organizações estudantis, remetendo para ministro das funções pública, a negociação com a União Nacional dos Trabalhadores da Guiné, UNTG.

“ Amanhã ainda vou falar com SINAPROF, SINDEPROF, Associação dos alunos e dos pais e encarregados da educação, porque ninguém pode sequestrar mais este país. Há regras e tem que haver o entendimento e eu, enquanto o presidente da República, não vou permitir mais que alguém sequestre o país, porque aquilo que eu saiba, todos os meses, os funcionários [públicos] da Guiné-Bissau recebem os seus salários agora, é convém que elegemos a Guiné-Bissau em primeiro lugar e amanhã, eu penso que definitivamente, vamos encontrar uma solução”, garantiu.

Por outro lado, o chefe de estado disse esperar que o presente campanha de comercialização da castanha de caju seja melhor que do ano passado para poder animar a economia nacional

“ A minha mensagem para o dia de hoje é a de paz e perdão e aproximação entre os guineenses”, acrescentando que há muita coisa a fazer no país, (…) mas de qualquer das formas temos que trabalhar, sabemos que o país não tem meios, mas podemos fazer aquilo que dispomos e nessa altura, estamos na comercialização da castanha de caju e espero que este ano seja melhor que o ano passado para se poder fazer uma boa colheita e comercialização para animar um pouco a economia nacional”, manifestou.

Entretanto, o líder do MADEM-G15 Braima Camará pediu a paz, estabilidade e entendimento através de um diálogo franco e sincero entre todos os guineenses.

“ O mais importante para mim nesta data (de Ramadã) é tolerância, humildade, diálogo e aceitar as nossas divergências de ideias para que possamos construir um país assente na verdade, na democracia, na justiça e acima de tudo igualdade de oportunidades entre todos os guineenses para que possamos virar a página, mudar o rumo de acontecimento porque já deve ser hora da Guiné-Bissau para o positivo”, afirmou.      

Devido, as restrições impostas pela covid-19, Sissoco Embaló efectuou a reza de ramadão na sua residência ao lado de alguns membros do governo.

Por: Braima Sigá

President Muhammadu Buhari Speaks to Press after Prayers to celebrate 2021 eld-fitr held at the State House, MAY 13th May 2021.

By Buhari Sallau

ESTUDO - Genética da população portuguesa pode explicar deficiência de vitamina D

© iStock

Notícias ao Minuto 13/05/21 

Investigadores portugueses concluíram que a população portuguesa tem uma prevalência superior à média europeia de algumas alterações genéticas que levam a uma predisposição para o défice de vitamina D.

Este estudo, coordenado pelo Centro Cardiovascular da Universidade de Lisboa e que envolveu investigadores da Nova Medical School, da Faculdade de Medicina do Porto e do Instituto Gulbenkian da Ciência, mostrou igualmente que as pessoas com níveis muito baixos de vitamina D apresentam uma resposta demasiada agressiva à covid-19, que leva a formas mais graves da doença.

"Muitos outros estudos internacionais vieram reforçar que, de facto, a população quando tem deficiência de vitamina D e apanha o coronavírus - como outros vírus respiratórios e outras infeções respiratórias -- a capacidade de resposta [do sistema imunitário] é diferente e o risco de severidade é maior", explicou à agência Lusa Conceição Calhau, da Nova Medical School.

O projeto VITACOV, cujos dados vão ser hoje divulgados, avaliou, entre agosto de 2020 e janeiro deste ano, 517 doentes admitidos nas urgências dos Hospitais de Santa Maria, em Lisboa, e São João, no Porto.

Os resultados podem ajudar a compreender outros dados científicos obtidos no ano passado noutras investigações que demonstraram que cerca de 60% da população portuguesa apresenta níveis de vitamina D muito baixos, quando comparado com cerca de 20% da população finlandesa, por exemplo, para a mesma época do ano.

"Já existia um histórico de caracterização genética da população portuguesa em que já havia a ideia de que a prevalência destes polimorfismos que afetam as vias da vitamina D é superior na população portuguesa, quando comparada com outros países da Europa, e nós confirmámos que isto estaria associado depois à severidade [da covid-19]", explicou.

Estes novos dados, segundo os investigadores, provam que não é correto supor que os países com mais exposição solar, como Portugal, não apresentam problemas com a deficiência de vitamina D.

Defendem ainda, face a estes resultados, a importância da caracterização genética, da monotorização da vitamina D e a adoção de outras recomendações ao nível populacional.

"Não é verdade a ideia de que somos um país de sol, que basta apanhar sol e que não vale a pena suplementar", insistiu Conceição Calhau, que é coordenadora da licenciatura em Ciências da Nutrição na NOVA Medical School - Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa.

A especialista explica ainda que aquilo a que se chama 'doses diárias recomendadas' para as vitaminas em geral já têm muitas décadas, vêm da altura das grandes guerras, em que se racionada alimentos, e que estes valores eram o mínimo para não ter doença.

"Estávamos em tempo de racionar os alimentos, em concreto a vitamina D, associada ao raquitismo nas crianças e as doenças ósseas do adulto", afirmou, acrescentando: "Mas quando sabemos que a vitamina D está relacionada com a regulação da pressão arterial, por exemplo, com o sistema imunitário, com a divisão celular (....) percebemos que aquilo que é o macro nós não estamos a ver porque estamos a falar de alguma patologias com alguma cronicidade".

Adiantou ainda que a vitamina D é ativada pelo organismo e transformada numa hormona, como o cortisol ou a insulina ou as hormonas da tiroide, e que "tem funções tão importantes que vão muito para além do metabolismo do osso".

"Se doseamos a vitamina D e ela está baixa, pelo menos temos aqui um dado que nos leva a ter a atitude da prescrição de um suplemento de vitamina D", considera a especialista, insistindo: "Em Portugal nós não temos uma incidência solar capaz [de outubro a maio]. Não temos a incidência da radiação para poder catalisar no fundo aquilo que temos na pele para se produzir a vitamina D".

Por outro lado, recorda, "temos uma população que cada vez foge mais da gordura" e a vitamina D encontra-se nos alimentos "na fase lipídica".

"Como principalmente nos laticínios as pessoas ou já não comem ou comem só light, também não temos na alimentação grandes fontes de vitamina D", acrescenta.

Conceição Calhau considera que em Portugal ainda há muito preconceito relativamente a suplementar vitamina D e que a questão da covid-19 acabou por voltar a levantar a questão.

"Se calhar não devemos tanto trabalhar com recomendações populacionais, mas individualizar, o que significa que as pessoas deveriam não só dosear os seus níveis de vitamina D, como fazem com a glicose e o colesterol, mas também fazer uma avaliação do seu padrão genético para saber se de facto têm este erro genético", conclui.

O projeto VITACOV, financiado Fundação para a Ciência e Tecnologia, foi coordenado pelo Centro Cardiovascular da Universidade de Lisboa, em parceria com a empresa HeartGenetics, uma 'start-up' que nasceu no Instituto Superior Técnico.

Hamas anuncia disparo de 'rocket' sobre segundo maior aeroporto de Israel

© Lusa

LUSA  13/05/21 

O movimento islamita Hamas anunciou hoje ter lançado um enorme 'rocket' de 250 quilos em direção ao segundo maior aeroporto de Israel, tendo apelado às companhias aéreas para suspenderem todos os voos com destino ao Estado hebreu.

Nas últimas horas, os voos com destino ao aeroporto internacional Ben Gurion na capital israelita, Telavive, foram desviados para o aeroporto de Ramon, perto de Eilat, na zona sul do país, local para onde o Hamas diz ter lançado este 'rocket' de grande potência.

O anúncio do lançamento do 'rocket' foi avançado pelo porta-voz do comandante das Brigadas al-Qassam (o braço armado do Hamas), Mohammed Deif, afirmando tratar-se de uma "retaliação" aos ataques israelitas.

O aeroporto de Ramon fica localizado a mais de 200 quilómetros da Faixa de Gaza, enclave palestiniano habitado por cerca de dois milhões de pessoas e controlado pelo Hamas desde 2007.

O movimento islamita "apela às companhias aéreas internacionais para interromperem imediatamente os voos para qualquer aeroporto" em Israel, acrescentou o mesmo porta-voz.

No início desta semana, os voos com partida do aeroporto israelita Ben Gourion, o mais importante do país, foram temporariamente suspensos devido aos primeiros disparos de 'rockets' realizados pelo Hamas em direção a Telavive.

As companhias aéreas norte-americanas American Airlines e United Airlines confirmaram hoje à agência France-Presse (AFP) que suspenderam os seus voos para Israel até pelo menos 15 de maio.

A luta entre Israel e o Hamas iniciou-se na segunda-feira após semanas de tensões israelo-palestinianas em Jerusalém Oriental, que culminaram com confrontos na Esplanada das Mesquitas, o terceiro lugar sagrado do Islão junto ao local mais sagrado do judaísmo, nesta zona da cidade ilegalmente ocupada e anexada pelo Estado hebreu, de acordo com a lei internacional.

Desde segunda-feira, o exército israelita indicou ter realizado 600 bombardeamentos na Faixa de Gaza, território exíguo sob bloqueio israelita há mais de uma década e onde vivem cerca de dois milhões de palestinianos.

Num balanço dos ataques, o Hamas deu hoje conta de 83 mortos, incluindo 17 crianças, e 487 outras pessoas feridas.

As milícias do Hamas e da Jihad Islâmica dispararam cerca de 1.600 'rockets' contra território israelita, que mataram sete pessoas, incluindo uma criança e um soldado, e deixaram feridas centenas.

Feliz Ramadão - Excelente dia 13 de maio... Prosperidade pa tudu famílias, paz pá no terra... Domingos Simões Pereira

O Presidente do PAIGC, Domingos Simões Pereira saúda todos os muçulmanos neste dia onde é celebrado o final do Ramadan. 
Tenha um feliz e abençoado Eid al-Fitr! 
Que o espírito de paz e justiça prevaleça entre nós. 

PAIGC - I Força di Povo! 🇬🇼

Domingos Pereira /PAIGC 2021

Leopold Sedar Domingos

FELIZ EID MUBARAK PARA TODOS OS MUÇULMANOS. (FESTA ABENÇOADA)...


MINISTÉRIO PÚBLICO LIBERTA ANTÓNIO DEUNA SOB TERMO DA IDENTIDADE E RESIDÊNCIA

Mauricio Odemocrata 12/05/2021 

O Ministério Público, através do Gabinete de Luta contra a Corrupção e Delitos Económicos, ordenou esta quarta-feira, 12 de maio de 2021, a liberação do antigo ministro da Saúde Pública, António Deuna, mediante a aplicação da medida de Termo da Identidade e Residência (TIR). 

O antigo governante foi preso no dia 6 de maio em curso pela Polícia Judiciária, suspeito de ter cometido três crimes: do desvio de cerca de 50 milhões de francos CFA de uma organização não governamental inglesa que apoia pessoas com cegueira, do levantamento de cem milhões de francos CFA retirados das contas de diferentes centros de saúde na região de Bafatá e da concessão da licença ilegal de importação de medicamentos para o combate ao coronavírus ao Grupo Farmácia S.S “Sónia”.  

O Democrata apurou que o ex-ministro teria sido apresentado no início da tarde desta quarta-feira ao magistrado do ministério público para a efetivação da sua prisão, depois de completar cinco dias nas celas. De acordo com o nosso informante, os dois magistrados que tinham sido sorteados no processo (caso) de António Deuna terão recusado assumir o caso. Um terá alegado impedimento, ou seja, que é muito próximo do suspeito e outro terá sustentado a indisponibilidade, visto que está em um  seminário de formação.

Perante a situação da recusa do processo pelos dois magistrados, o coordenador do Gabinete da Luta contra a Corrupção e Delitos Económicos acabou por ficar com o processo e decidir a efetivação da prisão do antigo ministro da Saúde Pública. 

O magistrado, de acordo com a fonte, ordenou a libertação  do arguido António Deuna, mediante Termo da Identidade e Residência.

Contatado por telefone, Honório Pedro Gomes, advogado do antigo ministro, disse a O Democrata que está muito desapontado com o comportamento da Polícia Judiciária, que acusou de ter violado a lei quando decidiu manter o seu cliente na prisão fora do prazo legal. Acrescentou que António Deuna estava numa situação de “sequestro” nas celas da PJ.

O coordenador do gabinete de Advogados que defende o arguido Deuna mostrou-se satisfeito com o trabalho do magistrado do Ministério Público que “tomou boa decisão” em colocar em liberdade o seu constituinte.

Por: Assana Sambú

Governo declara quinta-feira (13) como Feriado Nacional por ocasião da reza de "Aïd el Fitr" que marca o fim do mês de Ramadão.


 RadioBantaba

PM - A unidade e solidariedade entre irmãos muçulmanos e cristãos é fundamental para alcançarmos os nossos propósitos comuns...

Nuno Gomes Nabiam- Primeiro Ministro da República da Guiné-Bissau

EID MUBARAK 

Nesta abençoada ocasião, desejo que Eid Fitr traga consigo paz, fraternidade e muito amor entre nós.

A unidade e solidariedade entre irmãos muçulmanos e cristãos é fundamental para alcançarmos os nossos propósitos comuns.

Juntos somos mais fortes 

                GOVERNAR PARA TODOS 

#ChefiadogovernoGB2021 

#felizeidmubarak21