quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Ninsi catchur de Jomav ki no contra ku el na rua, no na mostral rispito, tambi no na protegil se Allah pirmitino - Général Umaro El Mokhtar Sissoco Embalo


Prezados - Estão convidados para assistirem esta sexta-feira dia 29 de novembro de 2019, pelas 10h no Hotel Ledger em Bissau, assinatura de um acordo politico de apoio do terceiro candidato mais votado na primeira volta Eng Nuno Gomes Nabiam, ao General: Umaro Sissoco Embalo, candidato do MADEM-G15 a segunda volta das eleições presidências que terá lugar no próximo dia 29 de dezembro de 2019

Dada a importância do evento, a vossa presença é indispensável.
Data: 29/11/2019
Dia: Sexta-feira
Horário: 10h00
Local: Hotel Ledger

Fonte: Estamos a Trabalhar

No quadro dos preparativos para a segunda volta das eleições presidenciais na Guiné-Bissau, o coordenador de Madem G 15 Alemanha , Calido Embalo convoca a todos os militantes e simpatizantes do Madem G 15 a participar numa reunião de carácter de urgência agendado para Sábado , 30 de Novembro pelas 16 horas no Edvard-Munch Straße 22 - 22115 Hamburg . Contamos com a sua presença


Fonte: Madem Alemanha

IRMAOS PATRIOTA GUINEENSES, um discurso sobre o Estado e a Nação proferido pelo Presidente da República, Dr. José Mário Vaz é agora


#family #dream
Uma história para explicar os nossos filhos e netos amanhã, o Democrata afirm de que não tem um encontro sem um ponto de partida, sempre temos Linhas Cruzadas, uma viagem pelos caminhos curvos, não significa que não vamos chegar ao destino, chamado Ponto de convergência, discurso histórico especial solidariedade ao meu povo Guineense, vai abalar o País, por completo cujo a base da sustentabilidade é ordem disciplina e justiça, e não violação dos direitos humanos, mas sim Paz Social, sem Usar força, é resumido sobre o papel de serhumano na Sociedade, não ademir crueldade, isso é intolerável para Sua Excelência Mário Vaz, e respeitar os direitos igualitários da Pátria Guiné- o que não permite derramamento de sangue no olho do nosso povo, obrigado Sua Excelência Mário Vaz Presidente da República, o Senhor é o maior gênio da humanidade, um homem que nunca, mais nunca desejou Usar a força mesmo quando for necessário, parabéns isso ficará na história do País, como lenda cabe cada um interpretação da sua maneira, José Mário Vaz, Eu te amo como um Pai da família, e não como um presidente da República.

Afirma o Democrata em ação.

O Democrata Osvaldo OsvaldoFrancisco Jose Gomes Fernandes

SINDICATOS DOS PROFESSORES AMEAÇAM PARALISAR O SECTOR EDUCATIVO NA PRÓXIMA SEMANA

Os três sindicatos dos professores ameaçam paralisar o sector educativo, a partir de próxima semana, se o governo não cumprir com memorando de entendimento assinado há 1 mês.

O aviso é feito esta quinta-feira (28/11), por Queba Seide, um dos membros da comissão da greve dos três sindicatos, nomeadamente, SINAPROF, SINDEPROF e SIESE, durante uma entrevista à Rádio Sol Mansi.

“ Reafirmamos a nossa determinação em defender a classe docente e exigir ao governo para cumprir com sua obrigação com os professores em termos de pagamentos dos atrasados dos professores novos ingressos e contratados e ainda pedimos para que o governo implemente o estatuto de carreira docente sem tocar na carga horária dos professores” avisa este sindicalista.

Queba Seide explicou ainda que com pedido dos líderes religiosos, deram o benefício de dúvida de 30 dias ao governo que, no entanto, até agora não cumpriu nenhum dos pontos rubricados.

“ Líderes religiosos têm conhecimento da situação dos professores e, depois do fim desse prazo, não daremos mais nenhum benefício de dúvida ao governo, por isso, vamos esclarecer a opinião pública nacional e internacional de que estamos aqui para defender o interesse legítimo da classe” enalteceu.

No pré-aviso da greve que teve a mediação dos chefes religiosos, os sindicatos exigem, entre outros, o pagamento dos salários atrasados aos professores novos ingressos e a implementação da carreira docente.

Por: Anézia Tavares Gomes

radiosolmansi.net

MINISTÉRIO DAS FINANÇAS EXECUTA NOVA FORMA DE COBRANÇA DE IMPOSTOS INDUSTRIAL

No âmbito da reforma fiscal em curso no ministério das finanças, a direcção geral de Contribuições e Impostos vai implementar já na próxima semana (2/12) a simplificação de cobranças de impostos nos veículos e embarcações.

A nova forma de cobrança consiste em que os motoristas e proprietários vão dirigir a contribuições e impostos que lhe vai emitir um recibo para efectuar o pagamento no tesouro publico e, mediante o comprovativo, receberão um selo para fixar na sua viatura ou embarcação.

Esta medida, segundo o conselheiro do ministro das finanças Jeremias Pereira, visa aumentar a arrecadação das receitas e simplificar todos os procedimentos de arrecadação de receitas.

“ Esta medida visa por um lado, arranjar mecanismos para aumentar arrecadação das receitas e simplificar todo o procedimento de arrecadações de receitas através de informatização. Aumentar a arrecadação de receitas não significa automaticamente aumentar taxas de impostos, tanto mais que neste processo, verificamos que diminuição dos impostos em 25%. Esta a diminuição dos impostos espera-se mais sujeito passivo estará disposta a pagar seus impostos, evitando coimas”, explicou o responsável.

Entretanto, Caram Cassama em representação da federação nacional de associações de motoristas congratulou-se com a medida e garantiu que vai favorecer a sua organização.

“ Não somos inimigos do estado, queremos contribuir para que o estado possa arrecadar receitas (…). O novo sistema vai favorecer os motoristas porque só contribuindo é que podemos ter uma boa estrada e pontes”, congratulou.

De referir que segundo os técnicos do ministério das finanças, esta nova medida vai diminuir a fuga ao fisco.

Por: Nautaran Marcos Có

radiosolmansi.net

TRIBUNAL DE CONTAS DENUNCIA EXPLORAÇÃO DE PEDREIRAS SEM CONHECIMENTO DAS AUTORIDADES COMPETENTES

O secretário-geral do Tribunal de Contas (TC), Domingos Malú, denunciou esta quarta-feira, 27 de novembro de 2019, que a empresa Areski está a explorar as pedreiras da região de Tombali e Quínara, no sul do país, sem conhecimento do órgão que fiscaliza a legalidade. 

Domingos Malú fez essa denúncia à margem da comemoração dos 27 anos do TC e do balanço dos trabalhos desenvolvidos em 2019, tendo  denunciado que, de  forma desorganizada, decorre a exploração das pedreiras com destino obscuro. Sublinhou que o Tribunal de Contas pediu o contrato de autorização às empresas em acção, mas apenas a Areski foi identificada. Adiantou que existem outras empresas a operar no mesmo setor  clandestinamente e lembrou  que qualquer ato que possa ser levado a cabo deve ser legal. 

Segundo Domingos Malu, o governo, através de uma linha do governo da Índia, conseguiu um financiamento de vinte milhões de dólares para instalar a central eléctrica para fornecer energia eléctrica às regiões  de Quinará e Tombali.

No entanto, Malu notou que não foi observado o princípio do contrato de fiscalização, nem as empresas tiveram o visto do Tribunal de Contas, como também não foi celebrado o contrato da acção.

“A empresa foi notificada e obrigadada a traduzir todos os documentos para português, mas as exigências não foram cumpridas”, precisou. De acordo com Malú, o contrato prevê a construção de cinco edifícios administrativos das centrais e o corte de árvores para o lançamento do cabo de alta tensão para evitar possíveis estragos. No entanto, informou  que o caso já se encontra no Ministério Público. 

Domingos Malu revelou ainda que está em curso uma nova auditoria sobre as atividades de 2017, que envolve nove  entidades públicas, nomeadamente: a Agência Nacional de Cajú (ANCA), o Conselho Nacional de Carregadores (CNC), a Direção-geral de Floresta e Fauna (DGFF), a Direção-geral de Geologia e Minas (DGGM), Direção-geral de Migrações e Fronteiras (DGMF), a Direção-geral de Transportes Terrestres (DGTT), o Hospital Nacional Simão Mendes (HNSM), a  Petroguim e os Cofres dos Tribunais. 

O secretário de TC garantiu que a nova etapa de auditorias desencadeada  já está a ser seguida pelo Ministério Público, embora com atrasos devido a observação  das tramitações normais pelo órgão detentor da acção penal.

“Essa nova audição vem na sequência das anteriores auditorias e estamos a assegurar os trabalhos para confirmar, com os principais gestores dos fundos, de modo a exercerem os seus direitos de contraditório”, notou.

Malu apontou 31 contas de gerência que foram verificadas nos anos económicos entre 2015, 2016 e 2017 que incluem todas as entidades públicas com obrigatoriedade de prestar contas ao TC, com uma margem de um semestre para apresentar o relatório que também deve ter o seu contraditório. Disse que neste momento o caso está na sua fase final e que posteriormente, vai passar para julgamento. 

Domingos Malu clarificou que o Tribunal de Contas, no âmbito da sua competência de fiscalização prévia, fiscaliza toda ação do Estado. O financiamento para a construção da estrada Buba Catió visado pelo TC, por exemplo, e garantiu que foi seguido pelo órgão responsável. 

Segundo Domingos Malu, as obras acima referidas têm uma componente social que deve  ser observado, como o terminal (paragem), cuja construção está em cursoo e o mercado de Catió. Devido a atritos entre o Tribunal de Contas, a empresa construtora e a população local, concluiu-se que seria pertinente reabilitar a construção da era colonial do centro da cidade. Na perspetiva do Tribunal de Constas,  a intervenção  do órgão era mais no sentido de fiscalizar as obras em construção, não fazer o contrário. Apelou, no entanto, às populações a denunciarem as ações e situações de violação dos seus direitos.

Por: Cadidjatu Djamila da Silva

OdemocrataGB

As Estruturas do PAIGC a nível nacional estão reunidas neste momento. Sob a liderança do Presidente do partido e próximo presidente da república, Domingos Simões Pereira, as novas acções e metas para a segunda volta estão a ser definidas.



Fonte: DSP Presidente

Militantes simpatizantes de Movimento Para Alternância Democrática MADEM G-15 os nossos materiais foram presos mas isso não pode impedir a nossa Vitória mesmo sem calçados vamos vencer essa batalha


Fonte: Estamos atentos

Ninguém deve insultar por causa dos nossos matérias que foram presos sem razão no abuso do poder e muito menos entrar no conflito.

E todos militantes e Simpatizantes devem saber que não devemos ter ódio de nenhum dessas pessoas, porque o ódio destrói o ódio não ajuda ninguém, todos eles são os nossos irmãos eles não sabem porque da nossa luta eles não sabem se estamos lutando para o bem estar da população guineense mas um dia dessa eles vão compreender dos nossos objetivos de lá eles vão juntar connosco para o bem estar da nossa pátria amada.

Viva Democracia
Viva Guiné Bissau
Viva MADEM G-15
Que Deus abençoe Guiné Bissau.
Por Braima Camara vulgo Ba Di Povo.

Presidenciais 2019 - Abstenção registada foi na ordem 25, 63 por cento

Bissau, 28 nov 19 (ANG) – A Comissão Nacional de eleições(CNE), revelou esta quarta-feira que a abstenção nas eleições presidenciais de 24 de Novembro, situam-se na ordem de 25,63 por cento, correspondente a 195.203 eleitores, num universo de 566.473 votantes igual à 74,37 por cento, no total de 761.676 inscritos no caderno eleitoral.

De acordo com a CNE, Isto significa que abstenção subiu na ordem de 10,60 por cento em comparação com as eleições legislativas de 10 de março que era de 15,3 por cento.

O órgão responsável pela gestão eleitoral, revelou ainda que os votos em branco foram na ordem de 5.821 correspondentes  à 1,05 por cento, informando que os votos nulos 5. 097 igual a 0,90 por cento e os votos de protestos ou reclamações situam-se em 207 correspondente 0,04 por cento.

Segundo a CNE na região de Tombali, o candidato apoiado pelo PAIGC,  Domingos Simões Pereira obteve  8.288 votos igual 29,03 por cento, seguido por Umaro Sissoco Embalo com 6.250 votos (21,89 %), na terceira posição encontra-se José Mário Vaz com 19,57 por cento correspondendo a 5.587 votos, de seguida, Nuno Gomes Nabiam com 18,91 por cento equivalente a 5.399 votos, Baciro Djá arrecadou 1.518 votos (5,32%) e  Carlos Gomes Júnior conseguiu 432 votos (1,51%).

Ainda nesta região, o candidato e Presidente do Partido da Convergência Democrática(PCD) Vicente Fernandes obteve 243 votos equivalente a (0,85%), o candidato do Partido da Unidade Nacional(PUN) Idriça Djalo teve 225 votos correspondente a (0,79%), o independente Mutaro Intai Djabi 201 votos igual 0,70 %, o candidato do Partido da Unido Social Democrata (PUSD) Gabriel Fernando Indi 171 votos (0,50%), Mamadu Iaia Djalo 136 corresponde 0,48 % e António Afonso Té 100 votos (0,35%).

Ao passo que na região de Quinara Domingos Simões Pereira teve 8.288 votos igual 35,52 %, Umaro Sissoco Embalo obteve 26,78 % e que corresponde 6.250 votos, José Mário Vaz com 5.587 votos (23,94%), Nuno Gomes Nabiam 32,14 % equivalente a 5.399  eleitores, Baciro Djá arrecadou 1.518 votos(6,50%),  Carlos Gomes Júnior com 432 votos igual (1,85%), Vicente Fernandes 243 (1,04%), Idriça Djaló conseguiu 225 votos (0,96%), Mutaro Djabi 201 (0,86%), Gabriel Indi  171 votos (0,73%), Mamadu Iaia Djaló 136 (0,58%) e Afonso Té com 100 votos (0,43%).

Na região de Oio, Domingos Pereira arrecadou 28.376 votos (34,66%), Nuno Nabiam 22.434 votos (28,19%), Umaro Sissoco Embalo 17.046 votos (21,42%), José Mário Vaz com 6.652 votos (8,36%), Carlos Gomes Júnior 1.571 (1,97%),  Baciro Djá 1.550 votos (1,95%),   Mutaro Djabi obteve 392 votos (0,49%), Idriça Djaló 0,36% igual a 289 votos, Mamadu Iaia Djaló com 279 votos (0,35%), Gabriel Fernando 265 votos (0,33%), Vicente Fernandes 553 votos (0,69%) e Afonso Té com 168 (0,21%)”, indicou a Comissão Nacional de Eleições.

De acordo com CNE na região de Biombo Domingos Simões Pereira obteve 19.691 votos (52,88%), seguido por Sissoco Embalo com 5.187 (13,93%), José Mário Vaz figura no terceiro lugar com 4.755 votos (12,77%), quarto lugar para Nuno Nabian com 4.723 votos (12,68%), Carlos Gomes Júnior 1.500 votos (4,03%) e Vicente Fernandes 422 votos (1,13%), Gabriel Fernando Indi conseguiu 274 votos (0,74%), Mutaro Djabi 205 votos (0,55%),Baciro Djá arrecadou 135 votos (0,36%), Idriça Djaló 167 votos (0,45%) Iaia Djaló 106 votos (0,28%) e Afonso Té 69 votos igual à (0,19%).

Na região de Bolama/Bijagós, segundo os dados da CNE, Domingos Simões Pereira obteve 8.469 votos (68,72%), Sissoco Embalo com 1.438 votos (11,67%), José Mário Vaz conseguiu 115 votos (9,33%), Nuno Nabian 535 votos (4,34%), Carlos Gomes Júnior conta com 351 votos (2,85%), Vicente Fernandes obteve 106 votos igual (0,86%), Idriça Djaló garantiu 50 votos(0,4%), Iaia Djaló com 47 votos correspondente à (0,39%), Gabriel Fernando Indi conseguiu 45 votos (0,37%), Afonso Té (0,25%) equivalente a 31 eleitores, Baciro Djá 28 votos (0,23%) e Mutaro Intai Djabi com 74 votos (0,60%).

Em Bafatá, Umaro Sissoco Embalo obteve 37.671 votos (50,62%), Domingos Simões Pereira com 19.469 votos (26,16%), José Mário Vaz 7.304 votos (9,82%), depois Nuno Nabiam com 5.407 votos (7,27%9), Carlos Gomes Júnior conta com 1.190 votos (1,60%), Baciro Djá também com 1.046 votos (1,41%), seguido por Vicente Fernandes 623 votos (0,84%), Idriça Djaló com 494 votos (0,66%), Mutaro Djabi obteve 411 votos (0,55%), Gabriel Indi 268 votos (0,36%), Iaia Djaló com 383 votos (0,51%) e Afonso Té 147 votos (0,20%).

Conforme a CNE, em Gabu Umaro Sissoco Embalo arrecadou 36.945 votos (52,07%), Domingos Simões Pereira com 20.192 votos (28,46%), José Mário Vaz 5.013 votos (7,06%), Nuno Nabiam 3.651 votos (5,15%), Iaia Djaló 1.396 votos corresponde (1,97%),Carlos Gomes Júnior 933 votos (1,31%), Vicente Fernandes 958 votos (1,35%),Baciro Djá conseguiu 803 votos (1,13%),Idriça Djaló 261 votos 80,37%), Mutaro Djabi 405 votos (0,57%),Gabriel Indi 220 votos (0,31%) e Afonso Té 181 votos (0,26%).

Na região de Cacheu, José Mário Vaz arrecadou 19.947 votos (32,12%), Domingos Simões Pereira 17.231 votos (27,74%), Nuno Nabian com 12.652 votos (20,37%), Sissoco Embalo obteve 7.267 votos (11,70%), Carlos Gomes Júnior 6.308 votos (3,72%), Vicente Fernandes 699 votos (1,13%); Idriça Djaló com 629 (1,01%); Baciro Djá 486 votos (0,78%); Iaia Djaló 172 votos (0,28%),Gabriel Fernando Indi 314 votos (0,51%),Mutaro Intai Djabi 282 votos (0,45%) e Afonso Té 120 votos (0,19%).

 Na Diáspora, a CNE aponta que Mutaro Intai Djabi 32 votos( 0,38%), Domingos Simões Pereira 4.762 votos (56,55%), Vicente Fernandes 67 votos (0,59%), António Afonso Té 10 votos (0,12), Nuno  Gomes Nabian 422 votos (5,01%), Baciro Dja 32 votos (0,38%), Carlos Gomes Júnior 168 votos (2,00%), Gabriel Fernando Indi 9 votos (0,11%), Idriça Djalo 36 (0,43), José Mário Vaz 1591 (18,89%),Umaro Sissoco Embalo 1.272 (15,11%),Mamadu Iaia Djalo 20 (0,24).

No sector Autónimo de Bissau, Mutaro Dabi obteve 20 votos igual 0,24%, Domingos Simões Pereira com 87.570 votos (55,27%), seguido por Vicente Fernandes com 437 votos corresponde à (0,28%), Afonso Té obteve 141 votos (0,09%), Nuno Nabian 14.968 votos (9,45%), Baciro Djá 722 votos (0,46%), Carlos Gomes Júnior 5.941 votos (3,75%), Gabriel Indi 332 votos (0,21%), Idriça Djaló com 328 votos (0,21%), José Mário Vaz conseguiu 13.885 votos (8,76%), Sissoco Embalo 33.647 votos (21,24%) e Mamadu Iaia Djaló com 177 votos (0,11%).

ANG/LPG/ÂC

O Democrata Osvaldo Osvaldo fez uma transmissão ao vivo



O Democrata Osvaldo Osvaldo 

Rádio Jovem Bissau - Eleições: O Presidente cessante, José Mário Vaz, vai pronunciar-se esta tarde, pelas 16:30, sobre os resultados provisórios das presidenciais, disse uma fonte da presidência da República. A fonte salienta que a declaração de José Mário Vaz será feita, na sede da campanha eleitoral, no centro de Bissau

The Obamas Celebrate Thanksgiving with Family Photo of Michelle, Barack and Malia & Sasha — All Grown Up

The Obamas are celebrating Thanksgiving like so many others will this week: with a family photo.


On Wednesday, former First Lady Michelle Obama shared a group shot of her and husband Barack Obama with their two daughters, Malia and Sasha, just in time for Thanksgiving, the family’s third since their time in the White House.

“From our family to yours, #HappyThanksgiving!” Mrs. Obama wrote on Twitter.

The photo — a rare one of them all together, amid their diverging lives and retreat from the political spotlight — was taken in May before Sasha, then a high school senior and weeks away from turning 18, left for her prom.    ...Read More

Djibuti atingido num dia pelo equivalente a dois anos de chuva

O equivalente a dois anos de chuva caiu num dia no Djibuti, um país pequeno, mas estratégico na África Oriental, noticiaram hoje as agências internacionais.


Em comunicado, as autoridades oficiais afirmam hoje que cerca de 250.000 pessoas foram afetadas pelas chuvas que caíram nos últimos dias no Djibuti, país junto ao Mar Vermelho que serve de base militar para várias nações como os Estados Unidos da América e a China.

Segundo as fontes, choveu no país num dia o equivalente a dois anos de chuva.

O Djibuti foi considerado um dos países mais vulneráveis às alterações climáticas devido à subida das águas do mar.

No comunicado afirma-se que as chuvas torrenciais previstas pelos serviços de meteorologia irão durar até ao final do mês e que o número de pessoas afetadas poderá aumentar.

NAOM

Trump 'Balboa'? Presidente dos EUA partilha imagem insólita no Twitter

Donald Trump colocou uma imagem editada de um corpo de pugilista com a sua cara. Já há memes.


Donald Trump voltou a surpreender no Twitter. Desta vez não se tratou de uma declaração polémica ou de uma reação publicada na rede social de eleição do Presidente dos Estados Unidos da América mas sim de... uma imagem editada a computador.

Sem qualquer descrição, Trump colocou a imagem do poster do filme 'Rocky III' com o corpo 'verdadeiro' mas com a sua cara.

O resultado foi a face de Trump no corpo de um jovem... Rocky Balboa, ou seja, Sylvester Stallone. Os internautas já se encarregaram de inundar as redes com memes. 

Colocada esta quarta-feira, a imagem já arrecadou mais de 96 mil comentários e 370 mil 'gostos'. Há quem 'compare' o Presidente com a personagem de desenhos animados 'Sponge Bob' ou até Homer Simpson. 

Houve ainda quem optasse por chamar a atenção para a partilha de Trump de uma forma mais 'política', publicando uma imagem do atual presidente ao lado de uma fotografia de Obama em 'tronco nu'. "Querias tu", é a legenda escolhida.

Recorde-se que a Casa Branca negou que o Presidente dos Estados Unidos estivesse doente e esclareceu que a ida de Trump ao hospital, no passado dia 17, foi apenas rotina.

Veja, em baixo, a imagem publicada por Donald Trump esta quarta-feira e, em seguida, alguns dos memes a que esta publicação deu origem. 



Ver imagem no Twitter


I do not think this is an accurate portrayal of the president of the United States

Ver imagem no Twitter


The lie/The reality

Ver imagem no Twitter


expectation and reality@realDonaldTrump

Ver imagem no TwitterVer imagem no Twitter




NAOM

COMUNICADO DA COMISSÃO NACIONAL DE ELEIÇÕES - A campanha eleitoral para a segunda volta das presidenciais decorrerá de 13 a 27 de dezembro, anunciou hoje a Comissão Nacional de Eleições.



Eleições: A campanha eleitoral para a segunda volta das presidenciais decorrerá de 13 a 27 de dezembro, anunciou hoje a Comissão Nacional de Eleições.

A Comissão Nacional de Eleições da Guiné-Bissau, informa a opinião pública nacional e internacional de que ao transpor o ficheiro (tabela) com a totalização de dados da região de Quinará, por falha técnica copiou-se a tabela com os resultados da região de Tombali.


A informação foi transmitida à imprensa esta quinta-feira, pela secretaria Executiva Adjunta e porta-voz da CNE, Felisberta Moura Vaz, na qual disse que caso persistir dúvidas, os dados poderão ser consultados no departamento de estatística e informática desta administração eleitoral do país.


AC
Rádio Jovem Bissau

Stop! Washing your Thanksgiving turkey could spread germs


NEW YORK (AP) — Go ahead and rinse your cranberries, potatoes and green beans. But food experts say don’t — repeat don’t — wash the turkey before popping it in the oven on Thanksgiving Day.

They say that could spread the germs lurking on your turkey in the kitchen sink or nearby food. But it’s been a challenge trying to convince cooks to stop rinsing off raw poultry.

“If your mother did it and your grandmother did it, and suddenly the (government) says not to wash your turkey, you may take some time to adjust,” said Drusilla Banks, who teaches food sanitation for the University of Illinois Extension.

Germs that can make people sick are common in the guts of healthy poultry and are legally allowed to be on raw turkey and chicken. The assumption is that nobody eats their poultry rare, and that thorough cooking will kill the bacteria.

So it’s possible that two common causes of food poisoning — salmonella and campylobacter — are on the turkey, said Mindy Brashears, a food safety official at the U.S. Department of Agriculture.

The do-not-wash raw poultry advice from the USDA is relatively new and perhaps hasn’t caught on because it goes against the ingrained belief that washing makes things clean, said Banks.
Participants in a food safety study offered their own rationale: “If it’s still slimy — I’m not sure what that is. It just feels good to wash it,” said one. Another said: “My grandmother taught me that. She just said to wash all your food because there’s no telling where it’s been before it got in the pack.”

Benjamin Chapman, a study author and food safety expert at North Carolina State University, said the instinct to wash raw poultry goes back at least decades when people relied more on visual cues to spot problems with poultry. TV chef Julia Child was among those who said washing chicken was “just the safer thing to do” before experts began advising against it.

But food prep is a juggling act, and germs from poultry can be spread even if it’s not washed, especially when birds are removed from packaging. It’s why washing and sanitizing hands, utensils and surfaces are even more important.

The USDA-funded study underscores that point.

Researchers sprayed raw chicken with a harmless strain of E. coli and watched volunteer cooks at test kitchens. Among those who washed their raw chicken, about a quarter ended up spreading the bacteria to their lettuce. But even some of those who did not rinse the chicken got germs on the lettuce.

There are other opportunities for germs to survive and thrive on turkeys: thawing and cooking.

For thawing, experts say frozen birds shouldn’t be left out on counters since germs can start multiplying on the outer parts that defrost first. They instead recommend thawing in fridges, cold water or in microwaves. You can also cook a frozen turkey, but it will take a lot longer.

And to ensure a bird is thoroughly cooked, they say to use a thermometer to check that the deepest and thickest parts of it have reached 165 degrees.

Even after the meal is cooked, you aren’t out of the danger zone. To keep turkey and other leftovers safe, experts say they should be refrigerated after two hours.

The Associated Press Health and Science Department receives support from the Howard Hughes Medical Institute's Department of Science Education. The AP is solely responsible for all content.

Considero que o Umaro Sissoco Embaló é melhor solução do que o Domingos Simões Pereira, SIM!!

Fonte: Dara Fonseca Ramos

Considero que o Umaro Sissoco Embaló é melhor solução do que o Domingos Simões Pereira, SIM!!

Ele pode unir o povo guineense!
Ele pode ir buscar. 1.5 Bilhões de de USD ou mais, como fez na mesa redonda (mais um nome pomposo de dizer " apoios financeiros") porque esta potencial verba provém de um programa que não foi criado pelo Domingos Simões Pereira mas já existia e foi atualizado por um grupo de pessoas, o que significa que não é exclusivo de uma só personalidade.

É sobejamente sabido que todos os países pedintes o fazem e obtém. Porque somos pedintes há de existir sempre uma contra partida para quem nos dá algo . Não há almoços grátis!

Conseguimos ver que Domingos Simões Pereira mantém uma boa relação com a Comunidade internacional. Igualmente vemos a boa relação que o Umaro Sissoco Embalo tem além fronteiras, digo além fronteiras porque identifico que se mexe nos 4 continentes e não só na Europa e na RTP Africa.

Dizem os Paigcistas que Sissoco Embaló é contra a CEDEAO. Como se sentem enquanto guineenses, quando a CEDEAO da qual somos parte, deixa de ser mediador e quer substituir a nossa constituição?

Acham que se este ato fosse adiante, Domingos Simões Pereira tornar-se presidente, não iria beber desse veneno? Sente-se confortável quando o José Maria Neves veste a camisola do Domingos Simões Pereira e põe-se a insultar os adversários do mesmo na sua Cidade da Praia (Cabo Verde) sem qualquer tento na língua, nem vírgulas para uma nação inteira?

Acham correto ver embaixadores estrangeiros na Guiné-Bissau imiscuirem-se descaradamente na vida politica, quando o Guineense para entrar num M2 da sua embaixada tem que respeitar as suas regras.

Já sentiram a dificuldade de um guineense obter um visto para Portugal?

Depois de todos atentarem contra uma nação na forma mais leviana, querem mesmo saber se a resposta atempada do Umaro Embalo a todos esses "metidissos" é correta?

Será que em Angola algum embaixador o faria contra o JLO, ou Zé Dú? Pode dizer que os procuramos para pedir ajuda, essa quando chega é divida entre quem deu e quem recebeu. Mas convenhamos que estrangeiro nenhum está na Guiné pelos nossos lindos olhos.

Demissão do actual Governo

Umaro Sissoco disse que demitiria um governo que já não existe pois foi demitido pelo nosso Presidente Jomav. Gostemos ou não , ele é o Presidente até entrada do próximo.

A CEDEAO pode dizer o que que quiser, mas não substitui nem a nossa soberania e muito menos a nossa constituição, que diz que não temos vacatura.
O governo que temos é de gestão, que prioriza o facebook em detrimento das suas reais funções.

Precisamos de unidade que não temos há muitos anos.
Precisamos de alguém que pense em crioulo.
Precisamos que nos valorizem enquanto país multi tudo.

Porque a Khala do Umaro Sissoco Embaló é renomada de terrorismo? Porque as idas da Suzi Barbosa, do Aristides Gomes e Domingos Simões Pereira aos países árabes não carrega o mesmo titulo, uma vez que se vestem a rigor para pedinchar o dinheiro destes? Porque é que os mesmo atos em pessoas diferentes tem rótulos diferentes?

Os discursos/Retóricas de Domingos Simões Pereira, são para lá de incendiários, carregam rancor, altivez, ódio, desdém e muito complexo de superioridade. Ele tem no seu eleitorado uma placa a dizer- BURROS- . Contradiz-se sozinho, anda para trás e para a frente com as suas demagogias e os dominguistas aplaudem qualquer coisa que saia daquela boca.

Há experiências de vida de muitos valem mil vezes mais do que licenciaturas. A competência do Domingos Simões Pereira não é na politica, talvez na engenharia, no entanto não se lhe conheçe nenhuma obra. Acredito que o que o motiva a ter o poder é o tanto de dívidas que fez.

Fazendo as contas, quando se vê a luxuosa campanha que o PAIGC faz no pais de miséria, que promete ajudar há mais de 46 anos.No entanto acharmos pacífico o Maria Neves questionar a ida do Umaro Embalo num jato privado para Cabo Verde. Dá que pensar 🤔🤔

Por esta razão quero o UMARO SISSOCO EMBALO seja Presidente, porque ele sente a Guiné, e ofende se quando atentam contra a Guiné, não se junta contra os demais p falar mal da Gb. Ele é guineense quando é e não é dirigente. Não vai para fora aconselhar aos chefes de Estado para n virem á GB porque é perigoso.

Adaptado de Palmira Fortes

A Representante Especial do Secretário Geral das Nações Unidas na Guiné-Bissau, Rosine Hadizatou Sori Coulibaly, efectuou uma visita hoje, quinta-feira, 28 de novembro, ao candidato á presidencia da República Domingos Simões Pereira.

O mesmo convite foi enviado ao candidato Umaro Sissoco Embalo, mas encontro ainda nao teve lugar uma vez que o candidato se encontra no exterior.


ONU na Guiné-Bissau

O Democrata Osvaldo Osvaldo was live



O Democrata Osvaldo Osvaldo

MATEMÁTICA DE BOE - Onde está a honra e respeito da CNE?

MATEMÁTICA DE BOE

QUINARA
N. VOTOS. %
201.   0.86%   MUTARO INTAI DJABI
8288. 35,52%  DOMINGOS SIMÕES PEREIRA
5399. 23,14 NUNO GOMES NABIAM
5587. 23,94 JOSE MARIO VAZ

6250.  26,78 UMARO SISSOCO EMBALÓ
etc......

TOMBALI
N. VOTOS. ,%
201.    0,70%   MUTARO INTAI DJABI
8288.  29,03%  DOMINGOS SIMÕES PEREIRA 
5399.  18,91%  NUNO GOMES NABIAM
5587.  19,57%  JOSE MARIO VAZ
6250.   21,89 UMARO SISSOCO EMBALÓ
etc....

Onde está a honra e respeito da CNE?
Quando dizemos que o PAIGC não está a altura de governar o País, há quem parece a tentar enganar o maltratado povo.

Agora quem merece ser Presidente da República?



APURAMENTO MUTANTE
Duas regiões diferentes, dois dados iguais.

Ai Guiné, ké ku bu iara bu enteados!😭😭

Papa Jomav-  
Presidente de CNE pá Deus pagau ku bu malandrisa.
Povo di Guiné-Bissau bo nota me ke kum nota me ku CNE fassi?
Votação na 4 candidatos mas votados e igual! Mesmo número na 2 regiões diferente Quinara e Tombali! Guineenses bo djuga lotaria oh bo tchoma peritos internacional pá verifica e números! Erra na números i kussa mas complicado ou nos TAM no cópia sim verifica e nota números????
Bo compara:
Dsp - Tombali 8288
Dsp - Quinara 8288

Nuno - Tombali 5399
Nuno - Quinara 5399

JMV - Tombali 5587
JMV - Quinara 5587

S Embalo - Tombali 6250
S Embalo - Quinara 6250
Ka inventa bo compara ke ku CNE pública Povo di Guiné-Bissau

Iaia Ture
Falcatruas vergonhosas, só CNE cu xi presidente PEDRO SAMBU k pudi explica mundo de és falto de respeito, cuma ki possível na dus regiões diferentes "Quinara cu Tombali" tudo 12 candidatos cu mesmo números dos votantes?!

SOLICITAÇÃO - JÁ DEU ENTRADA A CARTA DO MADEM G-15 A SOLICITAÇÃO DO APOIO DE BACIRO DJÁ, TUDO FOI NA BASE DE RESPEITO E LEGALIDADE, E ESPERAMOS COM CONFIANÇA UMA RESPOSTA POSSITIVA POR PARTE DE DJÁ...



Amadu Ula Embaló