28 de janeiro de 2020

O Supremo Tribunal de Justiça não pode mudar, revogar uma Lei. Isso é da competência da Assembleia Nacional Popular!

Por Fernando Casimiro

Não há crise eleitoral na Guiné-Bissau e nenhuma iniciativa institucional ou pessoal, nacional ou de fora, visando mediar uma alegada crise eleitoral e institucional, inexistente, visando uma solução política, para essa alegada crise, quando a questão é jurídica e não política, pode ser considerada de boa fé e no intuito de ajudar a fazer com que o Espírito da Lei impere na Guiné-Bissau!

Não se pode abrir precedentes que, ao invés de resolverem o problema que o Supremo Tribunal de Justiça da Guiné-Bissau criou, indo contra a natureza legal da Lei-Eleitoral da Guiné-Bissau e também, contra a legitimidade da Comissão Nacional de Eleições, provocarão mais problemas ao País!

A Lei é clara quanto às reclamações por via do contencioso eleitoral. O Supremo Tribunal de Justiça, só tinha e tem, que cumprir com o primado da Lei, mesmo sendo a instância suprema do poder judicial guineense!

Não se negoceia uma Lei, por caprichos, ou por seja o que for. A Lei, é elaborada, debatida, discutida e finalmente, aprovada pela Assembleia Nacional Popular, o nosso Parlamento.

O órgão legislativo da Guiné-Bissau, não são os Tribunais, mas sim o Parlamento, por isso, aos Tribunais, compete apenas, julgar, em conformidade com o estabelecido nas Leis da Guiné-Bissau, mesmo que os Juízes -Conselheiros discordem com o que consta das Leis.

O Supremo Tribunal de Justiça não pode mudar, revogar uma Lei. Isso é da competência da Assembleia Nacional Popular!

A Liga Guineense dos Direitos Humanos não deve promover a violação das Leis, alegando soluções políticas para questões jurídicas, ignorando a análise, a interpretação e o cumprimento da Lei, como a única via para a materialização da Justiça e da credibilização institucional do Estado.

E se amanhã alguém se lembrar de criar uma nova crise alegando que também quer que sejam revistos os resultados das eleições legislativas de 10 de Março de 2019 ou da primeira volta das eleições presidenciais de 24 de Novembro de 2019, o que seria da Guiné-Bissau?

E se o candidato anunciado como vencedor da segunda volta da eleição presidencial de 29 de Dezembro rejeitar qualquer participação em qualquer "arranjo" fora do contexto legal e jurídico, o que acontecerá na nossa Guiné-Bissau?

Só o candidato derrotado tem direito a contestar fora da lei e a bloquear todo o País, até que se lhe reconheça como vencedor da segunda volta da eleição presidencial, senão, não haverá paz e estabilidade na Guiné-Bissau?

Por favor, CHEGA, BASTA!

O Sr. candidato derrotado, Domingos Simões Pereira, que vá dar aulas, que faça a vida académica, ou o que quiser, mas que deixe a Guiné-Bissau seguir o seu caminho, em paz e estabilidade!

Não aceitarei, enquanto filho da Guiné, que nenhum arranjo político sobreponha ao primado da Lei, sobretudo, no caso concreto, da Lei Eleitoral e o recurso contencioso.

À Comissão Nacional de Eleições, todo o meu apoio e solidariedade, pela intransigência em defesa da legalidade. Não se deixem intimidar, sejam quais forem os extremos. A Dignidade e a Lealdade são Valores únicos que definem a Nobreza Pessoal e Institucional.

O Povo eleitor Guineense votou, a Comissão Nacional de Eleições registou, elaborou e anunciou os resultados do voto popular, em conformidade com a Lei. Quem tivesse razões para reclamar, ao abrigo da Lei, sabia como, quando e a quem fazê-lo.

É tão difícil perceber o que está no Artigo 140.º da Lei N.º 10/2013 de 25 de Setembro - LEI ELEITORAL PARA O PRESIDENTE DA REPÚBLICA E ASSEMBLEIA NACIONAL
POPULAR?

ARTIGO 140.º

Recurso Contencioso

Todas as irregularidades verificadas durante a votação ou no momento de apuramento parcial ou nacional dos resultados do escrutínio podem ser impugnadas, por via de recurso
contencioso, desde que tenha sido reclamado ou protestado no decurso dos actos em que tenham sido verificadas.

Positiva e construtivamente, vamos continuar a trabalhar!

Didinho 28.01.2020

Guiné-Bissau: Transportes rodoviários - Novas medidas da direção geral de viação facilita circulação às viaturas com mais de dez toneladas.


TGB Televisão da Guiné-Bissau

BO PARA TENTA NGANA PUBIS, PABIA ES PUBIS MON KI PANHA IKA PE.

Às vezes é difícil compreender a nossa gente. Frustração, maldade ou o que será?

O Sissoco que dizem ser jovem, afinal pode jogar um papel importante na mobilização de financiamentos para ajudar o país. Se como conselheiro ou outro cargo qualquer para que poderá ser nomeado, dentro do esquema pensado pelo PAIGC e o seu candidato, o Sissoco pode utilizar os seus contactos para procurar e conseguir financiamentos para o pais, como é que não poderá fazer muito mais para o país, sendo Presidente da Republica eleito através de sufrágio universal, livre, directo, secreto?  

Disse a ministra Odete a sua interlocutora, Mme Behanzin: “Il (referindo-se ao Sissoco) peut jouer un rôle très important pour chercher le financement et faire usage de ses “entremises” (nca sibi propi keki misti fala cu es, ma ntindi cuma i misti nan fala di si relasons fora) pour aider le pays”.

Forte lebsimenti! Forte ndjuti cumpanher! Quer dizer tudo escolha di púbis ta bai pá lixo i ta tici du se diante alguin keka cudji na urnas.  

Ah Sissoco bali pá mobiliza financiamento, cusa ki tarda na faci ba na passado antes di sedu Primeiro-ministro (bo punta na sociedade castrense ou cu kilis cu tchiga di sta diante di es pais), ma pá Presidente di República dja, NÃO, mesmo cu es vitória expressiva di mas de quarenta mil votos cu povo dal? 

Isso leva a pensar que na Guiné-Bissau há cidadãos de primeira e cidadãos de segunda. Os de primeira, são os “ayant droit”, isto é, os eleitos que têm o exclusivo direito ao exercício do cargo de Presidente da República, ainda que não tenham sido votados em eleições, e os “non ayant droit”, os eternos condenados ao seguidismo, por serem uns Buruntumas.

Falou-se de chefes de estado que telefonaram ao Primeiro-ministro a questionar sobre o porquê e como da eleição do Umaro Sissoco Embalo. Quem são esses chefes de estado da sub-região? Quand même, soyons serieux!

Mas quem é que querem enganar com esta inverdade se a maior parte desses chefes de estado são amigos do Umaro Sissoco Embalo, e por sinal os mais influentes, Muhammadu Buhari (Nigéria), Macky Sall (Senegal), Muhammadu Issufou (Níger), Ibrahim Boubacar Keita (Mali), General Al Gazouany (Mauritânia), Adama Baro (Gâmbia), etc. 

Não se mencionou aqui o Presidente Alassane Dramane Ouattara (Côte d’Ivoire), porque este está farto dos problemas da Guiné-Bissau. 

Os presidentes Alpha Conde (Guiné-Conakry), Fauré Gnassingbe (Togo), não têm moral para se pronunciarem sobre a situação politica na Guiné-Bissau, e duvido que tenham telefonado a quem que seja. 

Já chega de manobras, porque não vão conseguir alterar nada e o General Umaro Sissoco Embalo será empossado, nin si na pé di mango ou di polon.
Chega! 

As eleições ganham-se nas urnas e não no gabinete. O STJ, que avance com a sua intenção de anular a segunda volta. Se acontecer, o Presidente José Mário Vaz vai ter o seu mandato prorrogado por mais uns anitos, com todos os poderes inerentes ao cargo. 

Mas en bias, cada santchu na sta na si galho, pabia Nhu NUNCA cana seta mas lebsimenti.
Li ki li! Falecido Tagme fala ba dja cuma ninguin ca tenel quatro. Dus son cu cada kin tene, a não ser bu sedu futcero.  

Ou mutante ampuss!

Por: mago yanick Noah

Fonte: dokainternacionaldenunciante.blogspot.com

CONAEGUIB IMPEDIDA DE PROTESTAR CONTRA GREVE NAS ESCOLAS PÚBLICAS


A Confederação Nacional das Associações Estudantis da Guiné-Bissau (CONAEGUIB) foi impedida de realizar uma vigília esta terça-feira (28/1) a frente do ministério da Educação Nacional onde iam exigir o funcionamento normal das aulas nas escolas públicas do país.

Depois de serem dispersos, a “CONAEGUIB” realizou um encontro com a imprensa para esclarecer o sucedido.

Bacar Darame presidente da confederação defendeu que num estado de Direito democrático, não se pode impedir uma vigília sobretudo quando se refere a classe estudantil. “ Há rumores que estão a circular que as aulas estão a funcionar, mas não corresponde a verdade por isso, vamos exigir os nossos governantes para assumirem as suas responsabilidades, enquanto os responsáveis para a gestão do país. É verdade que nenhum país do mundo pode avançar sem apostar no sector do ensino, por isso é que marcamos esta vigília a frente do ministério para exigir o governo o funcionamento das aulas nas escolas públicas do país”.

Darame condenou a intenção do espancamento das forças de segurança do ministério do interior.

“Não deve ser o comportamento das nossas autoridades, se os cidadãos saíram para manifestar sobretudo os estudantes que estão a reclamar o direito à escola, em vez de proteger andam a fazer o contrário. Podem constatar, desde a porta da confederação até o ministério e outros pontos que dá acesso ao ministério, tudo está ocupado pela força de segurança”, condenou.  

Depois desta denúncia dos estudantes, a Rádio Sol Mansi fez uma ronda a deferentes liceus da capital para constatar o funcionamento das aulas nas escolas públicas.

O que se verifica é que as salas de aulas estavam vazias, as carteiras amontoadas acima uns aos outros.

Portanto Bacar Darame presidente da confederação Nacional das Associações Estudantis exortou o chefe de executivo para accionar o mecanismo para o funcionamento das aulas nas escolas públicas. “ Não temos nenhum tipo de interesse e não queremos nada, queremos somente o funcionamento das aulas nas escolas públicas”

A confederação Nacional das associações Estudantis da Guiné-Bissau deixou uma alerta que para próxima vez, quer com segurança ou seja sem segurança, vão sair as ruas para revindicar seus direitos.

Por: Turé da Silva

radiosolmansi.net

Exclusivo! - Documentos confidenciais de falso resgate que Dr Baciro Dja denunciou na campanha eleitoral, está na posse do COLETIVO ESTAMOS A TRABALHAR.



No documento está nome de advogado de diabos.
Ndongos na kunsidu 1 som 1 som.

Fonte: Leopold Sedar Domingos

Augusto Mário Silva, subserviente do PAIGC pediu ao presidente da CNE para cancelar a conferência de imprensa, PORQUÊ?


O Democrata Osvaldo Osvaldo 

Boa tarde povo da Guiné-Bissau

Augusto Mário Silva, subserviente do PAIGC pediu ao presidente da CNE para cancelar a conferência de imprensa, PORQUÊ? Com qual propósito? Para defender o PAIGC?


Sem fundamentos que vergonha Nacional.

A CNE é um órgão independente que funciona junto da Assembleia da República e exerce a sua competência relativamente a todos os atos, portanto fechou as suas portas e disse, acabou acabou.

Liga dos paigcistas Augusto Mário da Silva é um discípulo sem escrúpulo, e não tem dignidade, Ele é uma vergonha e PRAGA Nacional.

A CNE não tem que voltar para trás para Solicitar auditória do processo eleitoral dizer que vão consultar os ficheiros eleitorais, para ver se garante a fiabilidade transferência do veredito das urnas. Isso é perda de tempo porquê? Porque já não tem a segurança sobre todos os ficheiros eleitorais controlados pelo PAIGC.

Então esse termo falácia deriva do verbo desse palhaço presidente LDH direitos do PAIGC fascista Anti-democrático, com espírito de Nazismo, Augusto Mário da Silva tem manobras delatoria conduta antipatriótica, e um comportamento An-tidemocratico influênciador, Associado aos Criminosos do País, Ele é Cara sem vergonha.

O Democrata mente progressista em ação, e suas previsões acertadas!

O PAIGC tem conjuntos de tropas disponível para lutar contra vontade popular.

O Democrata Osvaldo Osvaldo 

Guineenses, qualquer força abusiva ato de rebelião no País, é da inteira responsabilidade de Aristides Gomes, e Cipriano Cassamáos prejuízos advindos dessa decisão serão de inteira responsabilidade deles, porquê? 
Porque os dois estão a ser Usados pelo Domingos Simões Pereira, para blokear o País, e provocar clima caótica, são Eles irresponsáveis neste exato momento que estão a empurrar o País, para o caos, e gozar com o sofrimento duma Nação Soberana.

Neste excesso de tensão os palhaços estão a gozar de uma satisfação que é sofrimento do nosso povo.

Vermes paigcistas fascistas cidadãos Anti-democráticos e comunistas.

O PAIGC tem conjuntos de tropas disponível para lutar contra vontade popular.

Trás de tudo isso há as mãos ocultas e sagradas de 4 oficiais militares da Reserva, manipulados pelo PAIGC, Cujo nomes não podem ser revelados aqui, por questão da segurança.

Um dos requisitos obrigatórios como pedido deles é a prova requerente dispõe de meios de subsistência mais nada, sem vergonha e sem juízo muito menos tem dignidade para pensar no País.

O Democrata mente progressista em ação, e suas previsões acertadas!

Augusto Mario da desliga sai da toca!

Uma pessoa que lidera uma organização que esteve na linha da frente para assinatura do codigo da conduta, que tem como pano de fundo, princípio da ACEITAÇÃO DO RESULTADO ELEITORAL! Mas perante toda indisciplinada democrática do PAIGC esse fulano não diz A que Fara B, para exigir respeito do codigo da conduta como fez na legislativa e atacou jomav para impossar governo de PAIGC

Quem é Augusto mario para aconselhar a CNE? Onde estava ele e a sua manipulada organização quando todos que participaram no processo consideram de livres justas e transparente? Madem ja tem resultado da vitoria e não responsablizara de qualquer ato


Por: Escritor Carlos Sambu

Fonte: Juventude Madem-G15

PRESIDENTE ELEITO GENERAL DI #POVO RECEBE EMBAIXADOR DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA. QUE RESEDE EM DAKAR.



 Junior Gagigo 

Presidente da República eleito, General Umaro Sissoco Embalo Recebeu hoje no seu suite em Dakar, Embaixador da Arabia Saudita





Juventude Madem-G15

GUINÉ-BISSAU: CNE MANIFESTA DISPONÍVEL EM FAZER APURAMENTO NACIONAL DA ELEIÇÁO PRESIDENCIAL ? CNE KUMA, Augusto Mario da Silva Mentiu!!!


A Comissão Nacional de Eleições da Guiné-Bissau(CNE), mostrou-se disponível para cumprir com a decisão do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) sobre o apuramento nacional dos resultados eleitorais da segunda volta das presidenciais de 29 de dezembro de 2019, disse Augusto Mario da Silva.

A informação foi transmitida à imprensa esta terça-feira, 28 de janeiro, pelo presidente da Liga Guineense dos Direitos Humanos(LGDH), Augusto Mario da Silva, à saída de uma audiência com o presidente da CNE, José Pedro Sambú, na qual, a CNE solicita a presença de um perito internacional da informática para fazer auditoria dos ficheiros eleitorais.

Na última sexta-feira, o Supremo Tribunal de Justiça(STJ) ordenou à CNE que repita o apuramento nacional, nos termos da lei eleitoral, dos resultados da segunda volta das eleições presidenciais, realizadas a 29 de dezembro de 2019.

By Alison Cabral



Dr. QUILETCHE N. ISNA (advogado da CNE)
Na qualidade de um dos Advogados da CNE e conhecedor da causa e perante as informações veiculadas nas redes sociais, imprensa nacional e internacional em como a CNE aceitou o pedido da Liga Guineense dos Direitos Humanos, para de certo modo cumprir com último despacho proferido pelo Juiz Conselheiro, Dr. Osíris Francisco Pina Ferreira, do STJ, sirvo-me do presente para dizer o seguinte:

Na sequência da notificação à Comissão Nacional de Eleições (CNE) do Despacho n.º 1/2020, de 24 de Janeiro, do Supremo Tribunal da Justiça (STJ), a CNE agendou uma conferência de imprensa para o dia 28 de Janeiro de 2020, às 10 horas, com vista a reiterar à opinião pública nacional e internacional a sua posição já tornada pública no seu anterior comunicado referente ao processo eleitoral ora findo.

Não obstante o entendimento da CNE da primazia da Constituição da República da Guiné-Bissau e da Lei Eleitoral perante quaisquer decisões judiciais e/ou administrativas, a CNE decidiu adiar sine die a conferência de imprensa ora agendada, ouvindo a Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH) na sua missão dos Bons Ofícios em tentar apaziguar eventuais conflitos, que em nada abona as relações instituições.

Contudo, a CNE em momento algum vacilou na sua posição referente ao processo eleitoral ora findo, publicamente manifestada no seu último comunicado datado de 21 de Janeiro de 2020.


Deste modo, na qualidade de advogado da CNE gostaria de, mais um vez, informar e tranquilizar a opinião pública nacional e internacional que a CNE não pretende, e nem poderá, praticar qualquer acto porque com a notificação do resultado eleitoral definitivo aos órgãos de soberania e aos candidatos concorrentes e consequente elaboração e fixação de Edital, esgotou legal e definitivamente todos os seus poderes enquanto único órgão com competência para a organização e gestão do processo eleitoral, aguardando presentemente ulteriores termos para a tomada de posse do Presidente Eleito, Umaro Sissoco Embaló.

Leopold Sedar Domingos-
Augusto Mário da Silva presidente da liga guineense dos direitos humanos de Guiné-Bissau para de defender DSPó e PAIGC.
Queremos saber quanto é que te deram para desempenhar função de advogado?
Poxa vida, fica queto no teu canto e deixa povo guineense em paz!
Para de dar declaração parcial, todo mundo sabe quem é você na liga, poxa vida.

Só Saklata saklata...... PAIGC dana país bo continua na difindi se bandidos sanguinário ku ka dá mininus escola ku saúde.

L'enfant le plus intelligent ils Est Peulh de Nigeria


2milliards DES PEULH

Ommoh G Ekhorutomwen - #JesusToTheworld


Let me want what you want lord
Let me love what you love Jesus
May I decrease that u increase
Help me lord to live how I ought to live
Give me the grace to follow your steps this year
So help me God..
Happy new week lovelies
Jesus loves you
💔💔💔💔💔💔💔

Ommoh G Ekhorutomwen

Guine-Bissau: Alguns Juízes Conselheiros estão a descredibilizar o STJ conscientemente: sabiam que deviam indeferir liminarmente o pedido de impugnação dos resultados eleitorais por não se conformar com a lei eleitoral.

Por: Carlos Vamain


Conferência de imprensa de Juventude de MADEM G-15

Qualquer anomalia de STJ na apadrinhamento kesta nel à favor de Paigc no reage forte e feio.





By: coordenador de JUADEM.

Mutaro Uldada Cisse

Guine-Bissau: PRS - CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

O Partido da Renovação Social leva ao conhecimento do público e da comunidade internacional a sua posição face ao comunicado da CEDEAO, proveniente de Abuja e publicado no 22 do corrente, em que dá conta da aceitação do General Umaro Sissoco Embaló como vencedor da segunda volta das eleições presidenciais

Em abono da verdade, Domingos Simões Pereira e o PAIGC nunca acatam as decisões dos tribunais, quando os acórdãos não lhe convém. Lembramos o caso da reintegração do Dr. Baciro Dja como 3* Vice-presidente do PAIGC, da reintegração dos 15 no partido, o fecho da Assembleia Nacional Popular por mais de três anos, etc...



Bem-haja!

#PRS_DIÁSPORA_AFRICA

Guinée- Bissau: Umaro Sissoco Embaló, un nouveau « Cabral » est arrivé !


(PORTAIT) Sa  galerie de  photos est riche de ses belles rencontres diplomatiques durant ces dix  dernières années. Fringant jeune  homme, lunette d’intello, le visage toujours souriant tout en étant droit dans ses convictions, le nouveau président  élu de la Guinée Bissau, Umaro Sissoco Embaló, ne sera certainement pas  dépaysé dans son palais.  Habitué des résidences présidentielles, il  apparait   comme  l’homme providentiel qu’attendait  la Guinée Bissau depuis la disparition de Amilcal  Cabral.  Homme  de défis,  cet  ancien Premier ministre du président José Mário Vaz pourra  à coup sûr surmonter les différents écueils qui se dresseront sur son chemin pour relever la Guinée Bissau de son profond  sommeil  et de  l’image  peu flatteuse de plaque tournante de la cocaïne.    

Emmitouflé dans son keffieh qui l’a rendu populaire lors de  la campagne  électorale pour la présidentielle, le nouveau président élu de la Guinée Bissau, Umaro Sissoco Embaló, donne l’impression d’un homme adossé à plusieurs cultures tout en restant profondément accroché aux réalités socio-culturelles de son pays. L’image qu’elle donne renvoie plus à  Amilcar Cabral, le père de  la guerre de libération rendu célèbre par son bonnet et  ses idées révolutionnaires.

Peul musulman, de mère d’origine malienne, cet habitué des palais présidentiels bénéficie déjà d’une aura internationale qui pourrait être un atout non négligeable pour son pays englué dans une instabilité institutionnelle chronique avec plusieurs coups d’Etat. Général de brigade, de l’armée de réserve qu’il a quittée  dans les années 1990, le nouvel homme fort de la Guinée Bissau est un spécialiste des aspects de défense, et de relations diplomatiques. Une position qui lui a permis de jouer de grandes missions lors  des  crises en Afrique.  Sa stature de  diplomate  étant déjà faite avec un carnet d’adresses bien lourd  eu égard  aux missions de bons offices qu’il a eu à jouer dans le continent  et qui le placent au cœur des pouvoirs depuis plus d’une décennie.

A  peine élu, ses  premières visites  hors de  son pays renseignent sur sa volonté de sortir la Guinée  Bissau de  la crise.  Son récent séjour chez  le voisin sénégalais dont le  président, Macky  Sall, est  pour lui un frère, montre sa disposition à jouer le volet diplomatique pour faire  profiter de son  pays de l’expérience sénégalaise. Outre le  Sénégal, le nouveau  président élu  entretient  des relations cordiales et  d’estime  avec  le président  congolais, Denis Sassou Nguessou qu’il considère comme un «  père ».Umaro Sissoco Embaló  s’est également rendu auprès du chef de l’Etat nigérian, au Tchad  et au Maroc. Et  malgré  quelques frictions  avec  le   président  Guinéen, Alpha  Condé, le nouveau  président élu tient à entretenir  de  bonnes relations avec son homologue dans un respect mutuel, manifestant  son désir de tourner leur page conflictuelle qui a  détérioré leur relation  pour l’intérêt des deux pays voisins, liés par l’histoire et la géographie. Dans ses  premières  interviews, il soutient  qu’il faut « oublier et marcher ensemble » pour « vivre en paix » avec ses voisins. Toutes  ces démarches renseignent sur  la volonté du  président  Umaro Sissoco Embaló de sortir son pays de  l’isolement géographique dans lequel son instabilité  institutionnelle  l’a confiné depuis la disparition de  son leader charismatique Amilcar Cabral.

Gommer  l’image peu flatteuse de plaque tournante de la drogue

L’atout du nouveau  président élu, c’est surtout son expérience diplomatique  sur la scène internationale et son  carnet d’adresses très fourni grâce à des liens solides qu’il a réussi à tisser avec des présidents africains en exercice. Il dispose d’un réseau à l’international, ayant été représentant en Afrique de l’Ouest d’un fonds d’investissement libyen, la Libyan African Investment Company (Laico), et chargé de mission diplomatique pour le président Nino Vieira. Premier ministre  du  président  José Mário Vaz, du 18 novembre 2016 au 22 janvier 2018, date à laquelle il démissionne, Umaro Embaló  apparait   comme  l’homme  providentiel  en mesure de  sortir son  pays de la  crise.  Des défis, le  général en a  plusieurs.  Le premier et le  plus difficile sera  certainement d’effacer le  statut de plaque tournante de la cocaïne qui  colle à  la peau de ce  pays considéré comme l’un des plus pauvres de  l’Afrique. Ce qui fait que tout est défi pour le nouveau  président élu qui connait bien son pays ainsi que ses réalités militaires.

Premier  président de confession musulmane et surtout de l’ethnie peulh , sa  stature d’ancien  général de brigade, lui  permettra  certainement de  gommer  ces considérations pour changer  l’image  peu flatteuse d’un pays en perpétuelle crise  institutionnelle et  plaque tournante de la cocaïne.  Dans un pays presque dépourvu d’infrastructure, Umaro Sissoco Embaló pourra  s’appuyer sur ses relations   pour relever le défi infrastructurel, en traduisant la belle vision qu’il a pour son pays en actes.

Titulaire d’une licence en relations internationales, obtenue à l’Institut supérieur des sciences sociales et politiques à l’université technique de Lisbonne, puis d’une maîtrise en sciences politiques à l’Institut d’étude internationale de Madrid en Espagne et d’un doctorat en relations internationales à l’université complutense de Madrid. Par ses origines, et ses études en Espagne et au Portugal, il maîtrise plusieurs langues telles que le portugais, l’espagnol, le français et l’arabe. Bref, l’homme  providentiel pour mettre  la  Guinée  Bissau sous les rails du développement avec des institutions  fortes.


Par Mamadou LY

http://afriquemidi.com/

N'BIM PIDI BÓS SUMA ERMONS


Guy Embalo

Guiné-Bissau: Bomba relógio

O povo guineense foi chamado no dia 29 de Dezembro para decidir sobre o seu futuro através da escolha de um Presidente da República capaz de o conduzir ao caminho da paz, estabilidade e ao progresso.

A resposta do povo não podia ser mais claro do que escolher o General Umaro Sissoco Embaló com mais 53% para dirigir os destinos do país nos próximos 5 anos.


Sem qualquer exagero, estas eleições presidenciais foram das mais transparentes na história democrática da Guiné-Bissau.


A União Africana e a CPLP felicitam o povo guineense pela maturidade demonstrada na segunda volta das presidenciais.


CEDEAO diz que a segunda volta das presidenciais na Guiné-Bissau decorreu num ambiente pacífico, e exorta a conclusão do processo com justiça e transparência.
O relatório preliminar da Observação Eleitoral da CEDEAO, foi apresentado esta tarde pelo Chefe da Missão, Soumeylou Boubéye Maiga, antigo Primeiro-ministro do Mali.

Depois de ter perdido a batalha política nas urnas, depois de terem sido travadas as suas incursões  criminosas na CNE para manipular os resultados eleitorais, o Sr. Domingos Simões Perira e o PAIGC cimentaram uma conspiração com o Supremo Tribunal de Justiça através do seu presidente Paulo Sanhã, para incendiar a Guiné-Bissau através de falácias de um contencioso eleitoral  que não tem nenhuma prova ou base jurídica para andar.

O Sr. Domingos Simões Pereira arrastou o PAIGC ao abismo, levou o STJ ao descrédito e a um beco sem saída, finalmente, está a prestes a mergulhar a Guiné-Bissau a uma guerra civil, tudo em nome das suas ambições desmedidas e dos seus grupos de interesses devidamente identificados.

Os discursos de recontagem dos votos, disparates dos acórdãos e despachos sobre apuramento nacional, tudo tem um único objectivo – anular as eleições presidenciais com base na preterição de meros formalismos legais, os quais não poem e nem podem por em causa a vontade soberana do povo.

Não obstante a mensagem clara da CEDEAO em felicitar o Presidente Umaro Sissoco Embaló e apelar a aceleração das formalidades para o empossamento do novo PR, associadas as iguais felicitações da União Africana, ao presidente eleito, o Sr. DSP e o STJ, não se demoveram dos seus planos suicidários, pelo contrário, continuam a navegar nas nuvens, insistindo com manobras perigosas de anular as eleições.


CEDEAO felicita Umaro Sissoco Embalo e espera tomada de posse rapidamente

Hoje a Guiné-Bissau está como uma verdadeira bomba relógio, cuja explosão acontecerá horas depois da divulgação de um hipotético acórdão dos pseudo juízes do STJ ao serviço do DSP.

Este sim, será o derradeiro momento em que cada um provará o veneno das suas ações contra o país e contra o povo guineense.

Podem fazer os vossos planos e executa-los minuciosamente, mas saibam que o povo guineense vos dará uma resposta cabal, clara, inédita e definitiva.

Se duvidarem disso avancem. 

Texto: dokainternacionaldenunciante.blogspot.com


Gâmbia intensifica repressão a protestos que pedem saída do Presidente Barrow

Após prometer deixar a Presidência em três anos, Adama Barrow mudou de ideia e quer ficar cinco. Últimas medidas do governo atacam a liberdade de imprensa e os direitos fundamentais dos cidadãos.

Presidente Adama Barrow reprime manifestações

A polícia da Gâmbia deteve 137 pessoas durante protestos que exigiam a saída do Presidente Adama Barrow no último domingo (26.01). Os números foram divulgados nesta segunda-feira (27.01) pelo Governo. O final de semana foi marcado por confrontos entre manifestantes e forças de segurança na capital, Banjul, que deixaram dezenas de pessoas feridas.

Os protestos foram lançados há algumas semanas, depois de Adama Barrow ter anunciado a intenção de se manter na Presidência, totalizando cinco anos de mandato e não três - como se tinha comprometido em 2017, quando sucedeu a Yahya Jammeh– ditador que permaneceu 22 anos no poder.

Em 2016, a população estava ansiosa pela democracia depois de décadas de ditadura. A derrota de Jammeh nas eleições e a tomada de posse de Barrow trouxeram esperança ao país.

Para o cientista político Ismaila Cessay, professor da Universidade da Gâmbia, o curto período de estabilidade democrática no país parece ter chegado ao fim. Segundo Cessay o país transita entre uma expectativa alta para uma desilusão. "A situação ficou má. Acho que o ponto alto se manifestou no domingo”, diz o analista.

A democracia que não veio

Ex-presidente Jammeh pode ser processado se voltar ao país

No domingo, as forças de segurança usaram gás lacrimogéneo para dispersar os milhares de pessoas que participavam nos protestos contra o chefe de Estado, levantando receios entre os gambianos.

Cessay avalia que, depois de 2016, a sociedade acionou uma espécie de ‘modo democracia', mas o Estado não conseguiu corresponder da mesma forma. "[O Estado] mantém as mesmas estruturas, as mesmas instituições, as mesmas leis que sustentavam a ditadura, e Adama Barrow rodeou-se dos velhos amigos de Jammeh”.

O Governo de Barrow anunciou a proibição do movimento "Three Years Jotna” [Três anos é Suficiente], que lidera os protestos pela saída do chefe de Estado. O movimento é classificado pelo Executivo como "subversivo, violento e ilegal”.

As autoridades suspenderam igualmente a atividade de duas estações de rádio, considerando que propagaram "mensagens incendiárias” e permitiram que as suas plataformas fossem "usadas para incentivar a violência".

Supressão de direitos

O Sindicato da Imprensa da Gâmbia lançou um apelo público ao Governo, denunciando também um ataque à liberdade de expressão no país. "Duas rádios foram suspensas e quatro jornalistas detidos. Pedimos ao Governo que os liberte imediatamente e que levante a suspensão ilegal das estações de rádio”, disse o secretário-geral da organização, Saikou Jammeh.

Cessay pensa que o comportamento das autoridades aponta para um regresso no país. Para o cientista político, a comunicação social foi uma das instituições que mais sofreram no regime de Jammeh.

"É como um dejá-vu. É muito triste que este Governo, que supostamente iria trazer direitos humanos e democracia ao país depois de 22 anos de um regime traumático, esteja a usar as mesmas táticas que o seu antecessor”, destaca.

Saikou Jammeh denunciou supressão da liberdade de imprensa

Mais protestos      

Vários protestos a decorrer em simultâneo no país, e isso agravar o ambiente de confusão e instabilidade. Enquanto uns exigem que Adama Barrow deixe a Presidência, milhares saíram à rua há duas semanas em defesa da sua manutenção no poder por cinco anos, a duração do mandato que está inscrita na Constituição.

Outro movimento, que no sábado marchou nos arredores de Banjul, exige justiça para as vítimas do regime de Jammeh, que deixou o país em 2017, depois de ser derrotado por Barrow nas presidenciais. Eles pedem que Jammeh seja autorizado a regressar do exílio na Guiné-Equatorial.

O ministro da Justiça da Gâmbia, Aboubacarr Tambadou, já fez saber que caso o ex-Presidente regresse ao país, será alvo da justiça gambiana.

DW

REAL Video Footage Helicopter crash of Kobe bryant with her daughter ..


Hoje é o dia Internacional de Prevacidade de Dados. CNE Vs STJ + PAIGC = USE Presidente da República Definitivo P/ 5 anos

Walter Félix Da Costa

Detesta sons como mastigar ou respirar alto? Há uma razão científica

É provável que sofra de misofonia.


Não consegue suportar o seu namorado a respirar alto? Ou o som de alguém a mastigar pastilha ao seu lado? E quando alguém estala os nós dos dedos no seu local de trabalho? Relaxe, não está sozinho e há uma razão científica para isso.

É possível que sofra de misofonia, uma anormalidade cerebral que cria uma espécie de repulsa por esses sons. 

Embora os cientistas tenham cunhado o termo pela primeira vez em 2001, a comunidade médica sempre duvidou da legitimidade da doença. Mas, graças a uma investigação mais recente, publicada na revista Current Biology, podemos dizer com certeza de que os ruídos podem arruinar a vida de algumas pessoas.

Uma equipa da Universidade de Newcastle, no Reino Unido, analisou exames cerebrais de ressonância magnética de pessoas com e sem misofonia enquanto tocavam uma série de sons. Os sons eram neutros (como chuva ou água aferver), desagradáveis (um bebé a chorar ou uma pessoa a gritar) e sons como a respiração ou alguém a mastigar comida. 

Os resultados mostraram mudanças significativas na atividade cerebral dos que sofrem de misofonia quando ouvem um um determinado som. As pessoas que sofrem de misofonia têm uma diferença de desenvolvimento no lobo frontal do cérebro que faz com que este reaja severamente a esses sons. Além disso, também os faz suar e os batimentos cardíacos aumentam.

NAOM

Leia Também:

The Brain Basis for Misophonia

Highlights
Trigger sounds elicit exaggerated response in anterior insula in misophonia
In misophonia, there is abnormal functional connectivity of anterior insula
Heightened autonomic responses are mediated by anterior insula in misophonia
Misophonia is associated with altered interoception

Summary

Misophonia is an affective sound-processing disorder characterized by the experience of strong negative emotions (anger and anxiety) in response to everyday sounds, such as those generated by other people eating, drinking, chewing, and breathing [1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8]. The commonplace nature of these sounds (often referred to as “trigger sounds”) makes misophonia a devastating disorder for sufferers and their families, and yet nothing is known about the underlying mechanism. Using functional and structural MRI coupled with physiological measurements, we demonstrate that misophonic subjects show specific trigger-sound-related responses in brain and body. Specifically, fMRI showed that in misophonic subjects, trigger sounds elicit greatly exaggerated blood-oxygen-level-dependent (BOLD) responses in the anterior insular cortex (AIC), a core hub of the “salience network” that is critical for perception of interoceptive signals and emotion processing. Trigger sounds in misophonics were associated with abnormal functional connectivity between AIC and a network of regions responsible for the processing and regulation of emotions, including ventromedial prefrontal cortex (vmPFC), posteromedial cortex (PMC), hippocampus, and amygdala. Trigger sounds elicited heightened heart rate (HR) and galvanic skin response (GSR) in misophonic subjects, which were mediated by AIC activity. Questionnaire analysis showed that misophonic subjects perceived their bodies differently: they scored higher on interoceptive sensibility than controls, consistent with abnormal functioning of AIC. Finally, brain structural measurements implied greater myelination within vmPFC in misophonic individuals. Overall, our results show that misophonia is a disorder in which abnormal salience is attributed to particular sounds based on the abnormal activation and functional connectivity of AIC... Read current-biology/fulltext here

BOKO HARAM - Seis soldados do Chade mortos num ataque do Boko Haram

Seis soldados do Chade foram mortos e dez ficaram feridos num ataque na segunda-feira perto da ilha de Tetewa, no Lago Chade, atribuído ao grupo 'jihadista' Boko Haram, disse hoje o exército chadiano.


"Os nossos homens estavam a patrulhar a zona quando foram atacados por elementos do Boko Haram. Lamentamos seis mortos e dez feridos", disse à agência de notícias francesa AFP o general Taher Erda, chefe do Estado-maior do exército do Chade.

De acordo com o relatório Armed Conflict Location & Event Data Project (ACLED), com sede nos Estados Unidos, em 2019, divulgado na semana passada, a violência política nos países da região do Sahel - Níger, Chade, Burkina Faso, Mauritânia e Mali - continuou a escalar, tendo-se registado mais de 2.100 eventos e protestos violentos, de que resultaram 5.360 mortes.

A violência contra civis representou a maioria dos conflitos (870) registados, seguida de confrontos, protestos, explosões ou violência remota e motins.

O relatório refere que o número de mortes em 2019 representa quase o dobro das registadas nos cinco países no ano anterior, assinalando que "uma multiplicidade de grupos islamitas globais e locais com interesses sobrepostos" e uma "fraca resposta das forças de segurança" contribuiu para o aumento da insegurança.

NAOM

CORONAVÍRUS - Vírus. Número de mortos na China sobe para 106, mais de 4 mil infetados

A China elevou hoje para 106 o número de mortos causados pelo coronavírus detetado em Wuhan, tendo sido detetados quase 1.300 novos casos, o que aumenta o balanço para mais de 4.000 infetados.


As autoridades de saúde da província central de Hubei, onde a epidemia começou, disseram que o vírus matou mais 24 pessoas e infetou 1.291, aumentando o número de pacientes confirmados para mais de 4.000 na China.

O anterior balanço apontava para 80 mortos e mais de 2.700 infetados.

As autoridades anunciaram 24 novas mortes desde domingo na região de Hubei, mas não registaram óbitos provocados pelo vírus fora daquela província.

Além do território continental da China, também foram reportados casos de infeção em Macau, Hong Kong, Taiwan, Tailândia, Japão, Coreia do Sul, Estados Unidos, Singapura, Vietname, Nepal, Malásia, França, Alemanha, Austrália e Canadá.

As autoridades chinesas admitiram que a capacidade de propagação do vírus se reforçou.

As pessoas infetadas podem transmitir a doença durante o período de incubação, que demora entre um dia e duas semanas, sem que o vírus seja detetado.

O Governo decidiu prolongar o período de férias do Ano Novo Lunar, que deveria terminar na quinta-feira, para tentar limitar a movimentação da população.

A região de Wuhan encontra-se em regime de quarentena, situação que afeta 56 milhões de pessoas.

Alguns países, como Estados Unidos, Japão, Sri Lanka, Austrália e França estão a preparar com as autoridades chinesas a retirada dos seus cidadãos de Wuhan, onde também se encontram duas dezenas de portugueses.

NAOM

Leia Também: 

China adia por tempo indefinido reinício das aulas em todo o país

A China anunciou hoje o adiamento por tempo indefinido do reinício das aulas em todas as escolas do país, devido ao surto do vírus que causou 106 mortos e infetou mais de 4.000 pessoas...

Japão envia avião para tirar nacionais, Filipinas suspende vistos


O Japão vai enviar hoje um avião para retirar os nacionais retidos na cidade chinesa de Wuhan e as Filipinas suspenderam a emissão de vistos no destino para viajantes da China para conter o surto do vírus...

Imparcialidade não tem nada a ver com divulgar ou denunciar o que uns e outros querem que alguém faça, quando também eles o podem ou deveriam fazer.

Por Fernando Casimiro

Se cada um fizer a sua parte, não precisaremos de cobrar nada uns aos outros.

Obviamente, não poderei denunciar tudo o que de mal se passa na Guiné-Bissau, mas certamente, não discordarei, não estarei contra nenhuma denúncia fundamentada, feita por outro guineense.

Imparcialidade não tem nada a ver com divulgar ou denunciar o que uns e outros querem que alguém faça, quando também eles o podem ou deveriam fazer.

Quando alguém que nunca criticou o partido que defende, o chefe que endeusa, o desgoverno que apoia cegamente, vem cobrar os meus posicionamentos, só tenho a sugerir que leia os milhares de textos da minha autoria escritos entre 2003 e 2020.

Felizmente, tenho deixado os meus registos, para as próximas gerações.

Positiva e construtivamente, vamos continuar a trabalhar!

Didinho 28.01.2020

Anúncio de Concurso: Consultores

O Ministério da saúde Pública, através da Célula de Gestão do PNDS (CG-PNDS), Recipiendário Principal para a gestão da Subvenção GNB-C-MOH (TB/VIH/RSS) e Recipiendário Secundário para a gestão da Subvenção GNB-M-UNDP (Malária), torna publico o concurso para recrutamento dos consultores nacionais para apoiar o PNLP na realização da campanha MILDA de 2020 para à saber:

  • 2 Consultor para a parte técnica da campanha;
  • 1 Consultor para logística;
  • 1 Consultor para comunicação.


Lugar de afectação: Os consultores serão afectados ao MINSAP (PNLP)
Qualificações, perfil e experiência requeridas (Ver TDR)
Apresentação das candidaturas:

As candidaturas devem ser dirigidas à Coordenação da Célula de Gestão do Plano Nacional de Desenvolvimento Sanitário (CG-PNDS) na Direcção Geral de Administração do Sistema de Saúde e depositadas na Secretaria da mesma, o mais tardar até as 12 horas do dia 30 de Janeiro de 2020 num envelope fechado e lacrado contendo os seguintes documentos:

  • A carta de motivação endereçada à Coordenação da Célula CG-PNDS datada e assinada;
  • Curriculum Vitae actualizado e assinado;
  • Cópias de Diplomas/Certificados autenticados;
  • Cópia de documentos de identificao (B:I: ou Passaporte).

No exterior do envelope deve escrever somente o endereço de MINSAP com a menção do posto a que concorre.

O ministério da Saúde Pública, através da Célula de Gestão de Plano Nacional de Desenvolvimento Sanitário (CG-PNDS) reserva-se o direito de aceitar ou registar uma candidatura, de anular o concurso a qualquer momento se julgar necessário, sem assumir nenhuma responsabilidade face ao candidato. Somente as candidaturas pré-selecionadas serão contactadas.

As candidaturas femininas e de pessoas com deficiência serão fortemente escorregadas.

Os termos de referência dos presentes postos estão disponíveis na Secretária da CG-PNDS e podem ser consultados até as 12 horas do dia 30 de Janeiro de 2020, horário local. As versões electrónicas poderão ser transmitidas pelos correios electrónicos seguidos do pedido do interessado.

Para mais informações, os interessados podem contactar a Coordenação da CG-PNDS, ao endereço seguinte:

Ministério da Saúde Pública;

Secretária da CG-PNDS

E-mail: ildamateus6@gmail.com/laerciadjamila@gmail.com

Bissau, 22 de Janeiro de 2020

OdemocrataGB