terça-feira, 5 de dezembro de 2023

Kim Jong-Un chora e implora às mulheres que tenham mais filhos. O vídeo

© Reprodução Televisão Central da Coreia

Notícias ao Minuto   05/12/23 

Kim Jong-Un desfez-se em lágrimas e há imagens. Tudo para combater a diminuição da natalidade na Coreia do Norte.

O líder norte-coreano, Kim Jong-Un, desfez-se em lágrimas, enquanto implorava às mulheres do país para terem mais filhos, de forma a travar a diminuição da natalidade.

"Travar o declínio das taxas de natalidade e proporcionar bons cuidados e educação às crianças são assuntos familiares que devemos resolver em conjunto com as nossas mães", disse o líder norte-coreano no domingo, no discurso de abertura do Encontro Nacional de Mães do país, o primeiro do género realizado em 11 anos, segundo cita a imprensa internacional.

Enquanto discursava, Kim Jong-Un emocionou-se e foi filmado a enxugar as suas lágrimas com um lenço branco, tal como mostram as imagens divulgadas pela imprensa estatal norte-coreana, que pode ver na galeria acima. As palavras do líder da Coreia do Norte foram aplaudidas e o público acompanhava a emoção de Kim.

Além de pedir para que tenham mais filhos, Kim aconselhou ainda as mulheres norte-coreanas a educarem as suas crianças de forma a melhorar as perpetivas futuras do país, levando "adiante" a "revolução", "eliminando as práticas não socialistas recentemente crescentes, promovendo a harmonia familiar e a unidade social, estabelecendo uma forma sólida de vida cultural e moral". "Fazer com que as virtudes e características comunistas de ajudar e liderar uns aos outros prevaleçam sobre a nossa sociedade, travando o declínio da taxa de natalidade e cuidando bem das crianças e educando-as de forma eficaz", disse.

Embora seja difícil fazer uma leitura detalhada das tendências demográficas da Coreia do Norte, uma vez que o país divulga estatísticas limitadas, os dados do governo sul-coreano indicam que a taxa de fertilidade do outro lado do Paralelo 38 tem vindo a diminuir de forma constante - e preocupante - nos últimos 10 anos.

A taxa de fertilidade da Coreia do Norte, ou seja, o número médio de bebés que se espera que nasçam de uma mulher ao longo da sua vida, era de 1,79 em 2022, de acordo com a agência governamental de estatísticas da Coreia do Sul.

Estes números podem dever-se a vários fatores, refere a Associated Press, tais como um mercado de trabalho em decadência, um ambiente escolar muito competitivo para as crianças, uma assistência tradicionalmente fraca em matéria de cuidados infantis e uma cultura empresarial centrada nos homens, em que muitas mulheres consideram impossível conciliar a carreira com a família.

"Muitas famílias na Coreia do Norte também não tencionam ter mais do que um filho atualmente, pois sabem que precisam de muito dinheiro para educar os filhos, mandá-los para a escola e ajudá-los a arranjar emprego", afirmou Ahn Kyung-su, diretor do um site dedicado a questões de saúde no país.

A Coreia do Norte implementou programas de controlo da natalidade na década de 1970-80 para abrandar o crescimento da população no pós-guerra.

Contudo, este ano, o país introduziu um conjunto de benefícios para as famílias com três ou mais filhos, incluindo alojamento preferencial gratuito, subsídios estatais, alimentação, medicamentos e bens domésticos gratuitos, assim como benefícios educativos para as crianças.

Presidente do parlamento da Guiné-Bissau acusa Portugal de se deixar usar

© Lusa

POR LUSA   05/12/23 

O presidente do parlamento da Guiné-Bissau, Domingos Simões Pereira, acusou hoje Portugal de se deixar usar pelo chefe de Estado guineense, Umaro Sissoco Embaló, "em vez de contribuir para o reforço da estabilidade, para a construção de instituições democráticas".

"Volta e meia, por tuta e meia, o Presidente [Sissoco Embaló] evoca conversas com [o Presidente da República de Portugal] Marcelo Rebelo de Sousa, com o primeiro-ministro António Costa e com outras autoridades [portuguesas]. E fá-lo com o intuito de evocar algum paralelismo com aquilo que acontece em Portugal e que, portanto, se é normal em Portugal, é normal na Guiné-Bissau", afirmou Simões Pereira, em entrevista telefónica à agência Lusa, feita a partir de Lisboa.

"Quando (...) as autoridades portuguesas ouvem essa menção e não fazem questão de denunciar e de se distanciar dessa realidade, tornam-se cúmplices daquilo que está a acontecer neste momento" na Guiné-Bissau, acrescentou.

Domingos Simões Pereira destacou a recente decisão de Umaro Sissoco Embaló de dissolver o parlamento guineense, a pretexto de uma alegada tentativa de golpe de Estado.

Considerada inconstitucional e sem valor jurídico por constitucionalistas, Sissoco Embaló disse, em privado e em público, segundo afirmou Simões Pereira à Lusa, que tem pareceres do Supremo Tribunal de Justiça, da Faculdade de Direito de Bissau e de Marcelo Rebelo de Sousa que validam a sua decisão.

"[Sissoco Embaló] disse que tinha tido uma conversa com o Marcelo. Nós deduzimos que se referia ao Presidente Marcelo Rebelo de Sousa. Não tenho a perceção, mas tenho a certeza que ele se referia ao Presidente Marcelo Rebelo de Sousa dizendo que este artigo se aplica em condições de normalidade, o que significa que, produzindo-se uma situação de anormalidade, ele sentia-se no poder e devidamente investido de condições para poder fazê-lo", detalhou o presidente do parlamento guineense.

Domingos Simões Pereira referia-se ao artigo 94.º da Constituição guineense que proíbe expressamente a dissolução do parlamento antes de passados 12 meses sobre a sua eleição.

A Guiné-Bissau realizou eleições legislativas em 04 de junho passado.

Questionado a desenvolver a acusação relativamente ao que considera ser a recorrente ingerência das autoridades portuguesas no seu país, Domingos Simões Pereira relatou o encontro que teve em maio de 2021 com Marcelo Rebelo de Sousa em Bissau, por ocasião de uma visita oficial do chefe de Estado português.

"Aquando da visita do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, ele recebeu-me na Embaixada de Portugal, dizendo, chamando a atenção, que ele não vinha imiscuir-se nos assuntos internos da Guiné-Bissau. Numa altura bastante crítica para a situação política interna, eu chamei-lhe a atenção que Portugal não é um país qualquer para a Guiné-Bissau. A presença das autoridades portuguesas na Guiné-Bissau dá um sinal de credibilidade, dá um sinal de aval àquilo que é a atuação das entidades que vêm recebendo essas autoridades", recordou.

Depois, mais recentemente (no passado dia 16 de novembro), Marcelo Rebelo de Sousa regressou à Guiné-Bissau, acompanhado pelo primeiro-ministro, António Costa, para participar nas celebrações promovidas pela Presidência guineense do 50.º aniversário da independência.

"O Presidente da República de Portugal visita a Guiné-Bissau e à chegada diz: nós temos uma Constituição similar à da Guiné-Bissau. Tem uma Constituição de alguma forma similar à Constituição de Portugal, mas de cariz da CEDEAO [Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental]. O que é isso? Uma Constituição de cariz da CEDEAO?", questionou Simões Pereira.

"Ou seja, estava a abrir espaço para deixar as pessoas admitirem que, apesar de a nossa Constituição ter um fundo paralelo à Constituição portuguesa, a sua interpretação não deve ser tão linear porque se baseia noutros princípios que podem não ser necessariamente os portugueses", acrescentou.

"Foi muito mau e eu fiz questão de assinalar isso ao Presidente da República de Portugal, deixando bem claro todo o respeito que eu tenho pela entidade que é, pelo cargo que exerce, pelo povo português, pelas autoridades portuguesas e pela grande amizade que eu tenho por Portugal", frisou Simões Pereira.

"Eu não posso admitir que vivendo esta situação que já é tida como crónica em termos de instabilidade, Portugal, em vez de contribuir para o reforço da estabilidade, para a construção de instituições democráticas, deixe-se usar para este tipo de menções, que realmente nos arrastam", vincou.

A agência Lusa contactou a Presidência da República da Guiné-Bissau para obter uma reação às afirmações de Simões Pereira, mas a fonte escusou-se a comentar.

OUTRO OLHAR: Situação Política na Guiné-Bissau

Domingos Simões Pereira afirma que qualquer ato que não respeita a constituição da República é inválido


© Radio TV Bantaba 

Vários alvos russos na Crimeia atingidos com 'drones'

© VIKTOR KOROTAYEV/Kommersant Photo/AFP via Getty Images

POR LUSA   05/12/23 

O Serviço de Segurança ucraniano (SBU) reivindicou hoje ataques com 'drones' que atingiram dois radares, uma infraestrutura que abriga helicópteros e o sistema de controlo de uma unidade antimíssil na Crimeia, no início da noite de segunda-feira.

O ministro da Defesa russo, Serguei Shoigu, referiu hoje a destruição de vários 'drones' ucranianos sobre o Mar de Azov e na península da Crimeia.

Os 'drones' lançados por Kyiv atingiram um sistema de radar Nebo-M localizado na zona de Bagerove, no extremo leste da península, segundo o SBU.

Várias infraestruturas de helicópteros, um sistema de radar P-18 Terek e o sistema de controlo da unidade de mísseis antiaéreos, Baikal-1M, foram atingidos por 'drones' ucranianos na zona de Strilkove, no nordeste da península.

A Ucrânia tem atacado nos últimos meses vários alvos militares russos na península da Crimeia, recorrendo a 'drones' aéreos e marítimos desenvolvidos especialmente para combate.


Forças Armadas guineenses lançam busca e apreensão de armas em todo o país

Por LUSA  05/12/23

A Polícia Militar e a Guarda Nacional guineenses iniciaram hoje um processo de busca e apreensão de armas de guerra que poderão estar em lugar indevido ou em mãos alheias, disse à Lusa fonte militar.

Forças Armadas guineenses lançam busca e apreensão de armas em todo o país

A operação foi desencadeada em Bissau, nomeadamente nos bairros de Luanda (onde se encontra o quartel da Guarda Nacional), Empantcha e Lala Quema, todos nos subúrbios da capital guineense.

De acordo com a mesma fonte, o novo comando da Guarda Nacional, sob a égide dos coronéis Orlando Pungana e José Pedro, recebeu ordens do Estado-Maior General das Forças Armadas, para, em conjunto com a Polícia Militar, iniciar operações de busca e apreensão de armas em toda a Guiné-Bissau.

O Estado-Maior General das Forças Armadas guineense acredita que várias armas do exército "poderão estar em lugares e mãos alheias", tendo como referência "o dia da debandada no quartel da Guarda Nacional".

Na sexta-feira passada, as Forças Armadas atacaram aquele quartel para dali retirarem dois membros do Governo que a Guarda Nacional havia levado para as suas instalações, a partir das celas da Polícia Judiciária, onde se encontravam detidos, preventivamente, a mando do Ministério Público.

Os dois governantes estão a ser investigados após terem mandado pagar uma dívida do Estado a 11 empresários, num processo que o Ministério Público e a oposição ao Governo consideram fraudulento.

A operação de retirada dos dois governantes do quartel da Guarda Nacional motivou trocas de tiros durante a madrugada e a manhã de sexta-feira e ainda a detenção do comandante daquela corporação, coronel Vítor Tchongo, atualmente detido no Estado-Maior General das Forças Armadas.

Dois militares perderam a vida naqueles combates.

O Estado-Maior emitiu um comunicado no sábado exortando os elementos da Guarda Nacional a retornarem ao quartel e hoje lançou a operação de busca de armas que acredita terem sido retiradas daquela unidade.

Os acontecimentos de 30 de novembro e 01 de dezembro foram considerados como uma tentativa de golpe de Estado pelo Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, que dissolveu o parlamento, na segunda-feira.

MB // MLL

Lusa/Fim


Leia Também: UE "está preocupada" com situação na Guiné-Bissau

CPLP: 🇬🇼O Secretário Executivo, Zacarias Costa, diz que em princípio a CPLP não interfere nos assuntos internos de cada estado membro

CPLP está a ponderar o envio de uma missão à Guiné-Bissau
Zacarias da Costa, Secretário Executivo da CPLP 

Óscar Medeiros  VOA Português   05/12/23

O Secretário executivo da CPLP, Zacarias da Costa, está em contacto, com todos os estados membros da organização para analisar a situação na Guiné-Bissau.

Em entrevista a Voz de América a partir do Brasil, onde se encontra neste momento, Zacarias da Costa disse que a CPLP está a ponderar o envio de uma missão à Guiné-Bissau.

“Como é princípio nós não interferimos nos assuntos internos de cada estado membro”, disse o Secretário Executivo da CPLP face à nova crise política que se instalou na Guiné-Bissau com a dissolução do parlamento pelo Presidente de República, quando passaram apenas quatro meses desde a nova legislatura.

“O que apelamos é que encontrem as melhores soluções para o país e para o povo”, sublinhou Zacarias da Costa admitindo a hipótese de envio de uma missão à Guiné-Bissau para auscultação das autoridades daquele país.

A nova crise política na Guiné-Bissau foi despoletada na semana passada com a detenção pelo Ministério Público de dois membros do governo por alegada prática de actos de corrupção.

Na sequência destas detenções registaram-se desentendimentos entre as forças de segurança com tiroteios na último fim-de-semana na capital do país.

O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló alegou tentativa de golpe de estado e dissolveu o parlamento.

Entretanto, Geraldo Martins, primeiro-ministro da Guiné-Bissau, vai assumir a pasta das Finanças, por ordem do Presidente Embaló, que tinha prometido uma comissão de inquérito na segunda-feira, 4 de dezembro, mas que até ao momento não ficou claro se foi criada ou não.

Crise na Guiné-Bissau: Pronunciamento da União Africana

Addis Ababa, 5 de dezembro de 2023: O Presidente da Comissão da União Africana, Sua Excelência Moussa Faki Mahamat, condena veementemente a recente violência na Guiné-Bissau, perpetrada por elementos da Guarda Nacional.

O Presidente também observa com preocupação a dissolução da Assembleia Nacional. Ele apela ao governo e a todos os intervenientes nacionais para priorizarem o diálogo na promoção da paz e para respeitarem a Constituição a fim de garantir a preservação da estabilidade e unidade do país.

O Presidente continua a acompanhar de perto os desenvolvimentos no país e reitera o apoio da União Africana ao povo e ao Governo da Guiné.

Por: Radio TV Bantaba   Dezembro 5, 2023


Putin alega "razões sanitárias" para manter distância em cerimónia

© Getty Images

Notícias ao Minuto   05/12/23 

Evento no Kremlin ficou marcado por situação insólita, em que Putin discursou a vários metros de distância dos novos embaixadores.

Vladimir Putin recusou-se a aproximar de novos embaixadores em Moscovo, numa cerimónia que decorreu na segunda-feira.

Em cenas que o Daily Mail descreve como "embaraçosas", o presidente russo manteve uma atitude que fez lembrar as medidas de seguranças impostas durante a pandemia da Covid-19.

Putin terá mesmo alegado "razões sanitárias" para se manter a uma distância superior a cinco metros dos novos embaixadores no país.

A cerimónia em causa visava a entrega de credenciais pelos embaixadores estrangeiros recentemente nomeados.

Putin deu as boas-vindas, entre outros, aos novos representantes da Alemanha, Suécia, Reino Unido, Grécia e Eslovénia.



Leia Também: Putin lamenta deterioração das relações da Rússia com Ocidente

APU-PDGB- Comunicado para a comunicação social: APU-PDGB Congratula-se com Dissolução da Assembleia Nacional pelo Presidente da República da Guiné-Bissau

 

ÚLTIMA HORA: Forças de segurança invadiram a sede do PAIGC e estão a retirar os militantes. Até granadas de gás lacrimogéneo foram usadas. DSP tinha saído pouco antes.

  AAS

Níger: UE lamenta decisão de junta de cancelar acordo sobre missões

© Reuters

POR LUSA    05/12/23 

A União Europeia (UE) lamentou hoje a decisão da junta no poder no Níger de rescindir o acordo que permitia a presença da missões de segurança europeias no país e garante que "tirará as conclusões operacionais necessárias".

"A União Europeia lamenta a decisão da Junta de denunciar o acordo que estabelece a base jurídica para o destacamento da missão EUCAP Sael Níger e da missão de cooperação militar EUMPM. A UE retirará as necessárias consequências operacionais", salientou o Alto Representante para a Política Externa e de Segurança da UE, Josep Borrell, em comunicado.

"Em onze anos de presença no Níger, a EUCAP Sahel Níger apoiou as forças de segurança interna, a pedido das autoridades, na luta contra o terrorismo, a criminalidade organizada e a migração ilegal. A Comissão pôde mobilizar cerca de 130 agentes de polícia disponibilizados pelos Estados-membros da UE".

A EUMPM Níger, lançada recentemente a convite de Niamey, foi concebida para apoiar o exército do Níger na sua luta contra o terrorismo.

A missão EUCAP Sahel Níger formou mais de 20.000 elementos das forças de segurança interna e contribuiu ativamente para o desenvolvimento da estratégia nacional de segurança interna do Níger.

O regime militar que emergiu de um golpe de Estado no Níger anunciou na segunda-feira o fim de duas missões de segurança e defesa da UE no país.

A UE suspendeu toda a cooperação em matéria de segurança e defesa imediatamente após o golpe de Estado de julho no país africano.



Leia Também: Pelo menos 85 civis mortos por engano em ataque de militares nigerianos

NO COMMENT!!??

Fonte: Susa Da Costa

A política e seus devaneios

Fonte: Estamos a Trabalhar

Por: Carlos Sambu 

O que revigora na democracia é livre debate construído através das ideias diferentes! Mas isso creio, que está longe de ser cimentado dentro do nosso espaço mediático! E digo o porquê: Após a queda da ANP que era “ pronúncia de uma queda anunciada” pois os últimos acontecimentos indicava para esse fecho, entre os quais, não respeito ao time para entrega do PG do Governo, caso de 6 bilhões e por último tentativa clara de Golpe de Estado. Aliás, era utopia Pensar que USE e DSP podiam ter uma sã convivência institucional, um teria que sair e, esse alguém era DSP ( atendendo a hierarquia) mais isso é para quem compreende a democracia na sua pura essência. 

E, desde quando que a queda da ANP ou de um governo é algo de inédito ou alarmismo na democracia? Há governos de uma semana, de 20 dias ou até mês, como também o próprio parlamento!  Quando se fala do “time” é somante o tempo limite, não é imperativo 4 anos que um governo ou parlamento deve durar, pois se for matamos a dinâmica da democracia! Digo isso porque, li muitos “desabafos” depois da queda do ANP uns até esperava non-senso, já os outros nunca tinha pensado que iram descer ( si é, que tem) da educação que aparentavam, até não eram lá como nós da gambiarra política, mas descerram pedestal com ofensas principalmente para nós que infelizmente ( escolhemos o único lado sem medo e hipocrisia) mas que eles rotulam de “mau” pronto opinião deles e, talvez um dia vão compreender, a verdadeira pluralidade das ideias e os seus devaneios se um dia decidiram sair de muro ou levar isso sério…

O que aconteceu na Guiné-Bissau é uma beleza da democracia!

Fonte:  O Democrata Osvaldo Osvaldo

Um amigo meu que vive nos EUA, me enviou um telegrama de Hollywood dizendo: o que aconteceu na Guiné-Bissau é uma beleza da democracia! Eu não conseguia ver o que ele via no fundo.

Pensei em sentar e apreciar a produção que eu havia projetado dias atrás e, pela primeira vez, não ter nenhum sentimento de responsabilidade em relação ao que muitos pensam. Eu gostei da música que todos estão a dançar. O vento político passou por mim como grande energia das ondas do mar, e por vários dias depois o ouvi em meu ouvido interno.

A voz de um amigo meu parece ótima como sempre.

Mas a noite de ontem foi perturbadora para mim, pois meu trabalho parecia muito desatualizado com o contexto social e político. O impacto não havia passado. Na minha opinião: não houve surpresa. Pude entender o público não reagindo com fervor, nem mesmo quero mencionar o meu trabalho. 

Os críticos nunca gostaram do meu exercício politico nesta produção e novamente falaram que o primeiro conjunto 'restritivo' era 'autoindulgente'. Isso eu não entendo para ser sincero. Tem partido que deve ser efetivamente desmontado pelo caminho da democracia. Mas agora percebo que, embora sou um homem que tem um trabalho árduo, não fiz pesquisas suficientes para saber o que aconteceu na Guiné-Bissau. Não cavei fundo o suficiente para perceber algo. Eu não confio em muitos truques fáceis. Desde então, foram copiados tantas vezes que o resultado não me surpreendeu mais. Lembro-me de quando esta narrativa é irrelevante. 

Dentro poucas horas, vou publicar um artigo sobre a queda do Parlamento. Mas estou, como sempre, sendo duro comigo mesmo no mérito politico e jurídico, pois muito poucas decorações de balé nas redes sociais permanecem válidas depois de algumas horas. Os fanáticos são atemporais, pois os alevinos, que trabalham neste meio evanescente, não têm o que é preciso para produzirem algo que não seja apenas adequado para o momento frustrante do líder sem visão politica estratégica abrangente, e que provavelmente não durará no cenário político. 

É como se alguém pedisse a um estilista politico que fizesse algo novo que permanecesse na moda para sempre sem resultado nenhum. Agora entendo por que as decorações de balé nas redes sociais são refeitas de vez em quando acontecer algo prejudicante para com eles, ao contrário do que eles pensam, o salvador deles fica prejudicado para ser inelegível, pois sei que a maioria dos seus seguidores não sabem de que, ele é simplesmente um profissional que desempenha atividade especializada de caráter técnico-científico, e não é um líder político no verdadeiro sentido da palavra, razão pela qual ele não tem noção tanto no aspecto de uso da inteligência política para alcançar o objetivo traçado quanto no aspecto de percepção, a necessidades do partido. É bom ver e assistir os próximos capítulos políticos.

Para ser um líder político, não é basta ser um intelectual, pois além de necessário, é o imperativo categórico ser super inteligente, estratégico e usar mais mesura e verdadeira consciência do seu dever e responsabilidade face a circunstância. 

Terça-feira, 5 de dezembro

11:02.

Juvenal Cabi Na Una.

PAICISTAS BAI TENETA INVADE EMBAIXADA DE GUINÉ NA PORTUGAL.

EH TCHIGA EH ODJA MAGDALENAS DJUMNA DJA ELIS EH PUI FORÇA DE SEGURANÇA PORTUGUÊS LA


Fonte:  Jean Luc Mendes

Estudo confirma que medicamento preventivo contra HIV é altamente eficaz

© iStock

Notícias ao Minuto   05/12/23 

A pesquisa, considerada a maior do género a nível mundial, foi feita em Inglaterra entre outubro de 2017 e julho de 2020. 

Um estudo confirmou que o medicamento de Profilaxia Pré-Exposição ao VIH (PrEP) é altamente eficaz na prevenção do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). A pesquisa, considerada a maior do género a nível mundial, foi feita em Inglaterra entre outubro de 2017 e julho de 2020. 

De acordo com a BBC, o PrEP reduziu em cerca de 86% as possibilidades de contrair HIV, quando usado na vida quotidiana, tendo em conta o uso inconsciente ou incorreto do medicamento. Os ensaios clínicos sugeriram que o medicamento é 99% eficaz.

O médico John Saunders, especialista em saúde sexual e HIV, participou no estudo e garantiu que a pesquisa "demonstrou ainda mais a eficácia do PrEP" na prevenção do vírus. Saunders referiu ainda foi ainda verificado "o efeito protetor relatado" em estudos anteriores.

Em Inglaterra já há instituições que pedem que o medicamento seja disponibilizado em farmácias online, de forma a ampliar o acesso ao PrEP. 

Harry Dodd, que participou em vários estudos sobre o PrEP, referiu que tomar o medicamento tem sido "fortalecedor", uma vez que já não teme contrair o vírus. “Não penso nisso há quase uma década. Depois de tomar o medicamento, tive parceiros com HIV. Isso não seria uma possibilidade antes", referiu o britânico.

Em Portugal, o medicamento passou a ser nos cuidados primários, organizações comunitárias, ou consultas realizadas no setor social ou privado, depois de o Ministério da Saúde ter publicado, na segunda-feira, a portaria que alarga o acesso à medicação que previne a infeção do VIH.

O diploma vem alterar a forma de prescrição e dispensa dos medicamentos destinados à PrEP e estabelecer um regime excecional de comparticipação de 69% sobre um preço atual que não deverá ultrapassar 40 euros mensais.



Leia Também: PrEP. Governo alarga acesso à medicação que previne infeção por VIH

ISRAEL/PALESTINA: Emir do Qatar critica comunidade internacional pela guerra em Gaza

© DANIEL LEAL/AFP via Getty Images

POR LUSA   05/12/23 

O emir do Qatar, Tamim bin Hamad al-Thani, criticou hoje a comunidade internacional pela política que considerou "de dois pesos e duas medidas" face a Israel, acusando-a de abandonar as crianças da Palestina.

O emir apelou ainda a uma investigação internacional sobre o que classificou de "crimes brutais" cometidos por Israel na Faixa de Gaza.

Al-Thani reiterou, no entanto, na abertura da cimeira do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG) em Doha, o compromisso de prosseguir os esforços de mediação, "juntamente com parceiros", para restaurar a trégua entre Israel e o Hamas, em Gaza. 

"É vergonhoso para a comunidade internacional permitir que este crime hediondo continue durante dois meses, durante os quais o assassinato sistemático e intencional de civis indefesos, incluindo mulheres e crianças (...) famílias inteiras foram eliminadas", afirmou.

"Toda a gente se interroga sobre o significado da comunidade internacional e, se essa entidade existe realmente, porque é que abandonou as crianças da Palestina", declarou o emir do Qatar.

Nesta linha, acrescentou que "expressões como 'dois pesos e duas medidas' tornaram-se as mais populares, e isso significa que a legitimidade internacional pode ser vítima desta guerra bárbara".

Segundo as autoridades de Gaza, mais de 15.800 pessoas foram mortas no território e estima-se que cerca de sete mil estejam sob os escombros desde o início da guerra, há dois meses, na sequência de um ataque do Hamas em solo israelita, que fez mais de 1.200 mortos e 240 reféns, parte dos quais regressaram a Israel, trocados por presos palestinianos.



Leia Também: França bloqueia bens do líder do Hamas na Faixa de Gaza 


Alunos portugueses pioram a Matemática e a Leitura

Por  cnnportugal.iol.pt, 05/12/23

Quase sete mil alunos de 224 escolas portuguesas que realizaram as provas de 2022 obtiveram piores resultados do que os seus colegas em 2018

Os alunos portugueses de 15 anos pioraram os seus desempenhos nos testes internacionais de Matemática e Leitura do PISA de 2022, invertendo a tendência de melhoria que se vinha registando na última década.

O Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) voltou a analisar os conhecimentos a Matemática, Leitura e Ciência de alunos de todo o mundo – em 2022 participaram cerca de 690 mil alunos de 81 países e economias - e o retrato do desempenho dos estudantes releva “uma quebra sem precedentes”, em que Portugal não foi exceção.

Os quase sete mil alunos de 224 escolas portuguesas que realizaram as provas de 2022 obtiveram piores resultados do que os seus colegas em 2018, colocando Portugal entre os países que mais baixaram de pontuação a Matemática, refere o relatório da OCDE hoje divulgado.

“Em comparação com 2018, o desempenho médio caiu dez pontos de pontuação em Leitura e quase 15 pontos de pontuação em Matemática, o que equivale a três quartos de um ano de aprendizagem”, sublinha Mathias Cornmann, secretário-geral da OCDE, no texto introdutório do relatório.

Em Portugal, os resultados dos alunos foram ainda mais graves: Os estudantes obtiveram 472 pontos a Matemática, ou seja, menos 20,6 pontos do que nas provas realizadas em 2018. Já em comparação com os resultados nas provas de 2012, desceram 14,6 pontos.

Portugal surge assim na lista dos 19 países que baixaram mais de 20 pontos a Matemática, sendo que as notas desceram entre os alunos mais carenciados, mas também entre os mais privilegiados.

Três em cada dez alunos não conseguiram demonstrar ter conhecimentos mínimos a Matemática, ou seja, não atingiram o nível dois numa escala de seis valores.

Apenas 7% dos estudantes portugueses se destacaram, atingindo os níveis de proficiência mais elevados (5 e 6) a Matemática, uma disciplina que voltou a ser dominada por seis países asiáticos.

Em Singapura, 41% dos estudantes demonstrou conhecimentos bastante elevados, assim como 32% dos estudantes de Taiwan.

Seguiram-se os alunos de Macau e China (29% com muito bons resultados), Hong Kong (27%), Japão (23%) e Coreia (23%).

A condição socioeconómica é um dos fatores que mais influencia os resultados académicos e, em Portugal, os estudantes portugueses de famílias mais privilegiadas tiveram uma pontuação média de 522 pontos, ou seja, 101 pontos acima da média dos alunos mais carenciados.

Esta diferença de resultados não se afasta muito da média dos países da OCDE (93 pontos), segundo o estudo hoje divulgado, que procurou os casos de sucesso entre os mais carenciados.

Em Portugal, cerca de 9% dos estudantes desfavorecidos conseguiram estar entre os melhores alunos a Matemática, sendo a média da OCDE de 10%.

Apesar de o PISA de 2022 estar mais focado no retrato dos conhecimentos a Matemática, também foi feita uma prova de Leitura e, mais uma vez, os resultados médios pioraram: os estudantes portugueses obtiveram 477 pontos, o que representa uma descida de 15,2 pontos em relação a 2018 e de 12,8 pontos face a 2012.

Apesar da descida, 77% dos alunos portugueses conseguiram atingir, pelo menos, o nível dois, ficando acima da média da OCDE (74%). Este resultado significa que estes jovens conseguem, pelo menos, identificar as ideias principais num texto de extensão moderada, encontrar informação e refletir sobre o propósito e a forma de um texto.

Apenas 5% dos portugueses conseguiram obter um nível 5 ou 6 em Leitura (7% é a média da OCDE), um nível que já implica ser capaz de compreender textos bastante longos, lidar bem com conceitos abstratos e conseguir estabelecer distinções entre um facto e uma opinião.

Já na prova de Ciências, Portugal surge como um caso de sucesso, ao contrariar a tendência de agravamento dos resultados: Em 2022, obtiveram 484 pontos, apenas menos 7,3 pontos do que em 2018 e do que em 2012.

O relatório indica que 78% dos alunos conseguiram ter, pelo menos, nível dois (OCDE é 76%). Entre estes, 5% tiveram desempenhos muito bons (nível 5 e 6), mostrando ser capazes de aplicar de forma criativa e autónoma os seus conhecimentos de ciência numa variedade de situações.

Numa comparação entre sexos, os rapazes portugueses voltam a ser melhores a Matemática (mais 11 pontos) e as raparigas a Leitura (mais 21 pontos).

No texto introdutório do relatório, Mathias Cornmann alertou que “um em cada quatro jovens de 15 anos é atualmente considerado como tendo um fraco desempenho em Matemática, Leitura e Ciências, em média, nos países da OCDE”.

Descida dos resultados “só pode ser parcialmente atribuída à pandemia”

Um em cada quatro jovens de 15 anos dos países da OCDE tem um fraco desempenho em Matemática, Leitura e Ciências, segundo um estudo internacional, que alerta que podem não conseguir utilizar algoritmos básicos ou interpretar textos simples.

Cerca de 690 mil alunos de 81 países e economias participaram no PISA e os resultados apontam para uma descida “sem precedentes” das capacidades dos alunos dos países da OCDE.

O estudo refere que um em cada quatro alunos dos países da OCDE teve um fraco desempenho, o que significa que “podem ter dificuldade em realizar tarefas como utilizar algoritmos básicos ou interpretar textos simples”.

A tendência é mais acentuada em 18 países e economias, onde "mais de 60% dos jovens de 15 anos estão a ficar para trás". Portugal não aparece nessa lista, apesar de ter baixado os seus resultados, em especial a Matemática.

No geral, “o declínio no desempenho em Matemática é três vezes maior do que qualquer outra alteração consecutiva anterior”, sublinha o secretário-geral da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), Mathias Cormann.

As provas internacionais foram realizadas quando os países ainda estavam a lidar com os impactos da pandemia de covid-19 e, por isso, os investigadores salientam que os resultados poderiam refletir os efeitos na aprendizagem do confinamento ou do ensino à distância, uma vez que se realiza de três em três anos, desde 2000.

No entanto, os investigadores consideram que a descida dos resultados “só pode ser parcialmente atribuída à pandemia”, lembrando que os resultados em Leitura e Ciências já estavam a piorar em alguns países antes da pandemia.

Também a Matemática, já havia sintomas de agravamento dos desempenhos antes de 2018, como foi o caso da Bélgica, Canadá, Finlândia ou França.

Os investigadores entendem que não se pode fazer uma relação direta entre o encerramento de escolas induzido pela pandemia e o declínio do desempenho dos alunos, tendo em conta os resultados agora conhecidos.

Cerca de metade dos alunos dos países da OCDE estiveram mais de três meses isolados, mas os resultados do PISA não revelaram uma diferença clara nas tendências de desempenho entre sistemas educativos em que as escolas estiveram menos tempo encerradas, como a Islândia ou a Suécia, e os países onde o isolamento foi mais prolongado, como aconteceu no Brasil, na Irlanda ou na Jamaica.

Apesar das circunstâncias difíceis, 31 países e economias conseguiram, pelo menos, manter o seu desempenho em Matemática desde o PISA 2018.

Foi o caso da Austrália, Japão, Coreia, Singapura e Suíça, que mantiveram ou aumentaram ainda mais os já elevados níveis de desempenho dos alunos, com pontuações que variaram entre os 487 e 575 pontos (quando a média da OCDE foi de 472 pontos).

Os investigadores concluíram que o que une estes sistemas de ensino são encerramentos de escolas mais curtos, mas também menos obstáculos à aprendizagem à distância e o apoio contínuo de professores e pais.

Si Governo di facto ka sibi i Elis ku na toma previdências i ena bai PJ ku GN i ena papia pa público e repui ordem ... Ma nada disso ka sedo, segundo Dr. Fransual Dias


Fonte:  Estamos a Trabalhar

NO COMMENT!!!


Fonte: Abel Djassi

Chelsea Steiniger: Tem 31 anos e soma 63 detenções. É a mulher mais vezes detida do mundo

© Albemarle Police

Notícias ao Minuto   05/12/23 

Chelsea Steiniger já cometeu diversos crimes. De roubo de identidade a posse de droga. Desta vez foi apanhada a conduzir bêbada.

Chelsea Steiniger, de 31 anos, é considerada pelos meios de comunicação social norte-americanos a mulher mais vezes detida do mundo.

A criminosa da Carolina do Norte, que já cometeu crimes tão diversificados como roubo de identidade e posse de drogas, foi novamente detida, no passado mês de outubro, pela 63.ª vez. Desta vez, por ter sido apanhada a conduzir sob efeito de álcool.

Ao The Daily Progress, o advogado local, Scott Goodman, afirmou que "o seu número de detenções excede o de qualquer outra pessoa de quem já se ouviu falar".

Recentemente, Chelsea tinha sido condenada pelo furto de uma scooter a uma enfermeira que trabalhava no Centro Médico da Universidade da Virgínia. Apesar da pena suspensa, não se manteve longe de sarilhos, por isso, em janeiro, regressa a tribunal.



PRESIDENTE DA REPÚBLICA VISITA MINISTÉRIO DO INTERIOR

 Presidência da República da Guiné-Bissau