quarta-feira, 18 de março de 2020

SANDJI FATI REÚNE CONSELHO SUPERIOR MILITAR E AFASTA AMEAÇAS À SEGURANÇA

O ministro da Defesa Nacional do governo liderado por Nuno Gomes Nabian, Sandji Fati, presidiu esta quarta-feira, 18 de março de 2020, a sua primeira reunião do Conselho Superior Militar, órgão consultivo do ministro da Defesa Nacional, e afasta qualquer hipótese de o encontro estar  relacionado a quaisquer ameaças à segurança nacional.

 A reunião contou com as presenças do chefe de Estado Maior das Forças Aramadas da Guiné-Bissau, Biague Na N´tam, chefes de ramos, presidente do Tribunal Superior Militar, Daba Na Walna, diretor da Política da Defesa Nacional, Malam Camará e do Inspetor Regional do Ministério da Defesa, Tomás Djassi.

À saída da reunião, Sandji Fati esclareceu aos jornalistas que se houvessem ameaças eminentes à segurança nacional teriam sido detetadas em cada momento a partir de um estudo que é feito por cada país.

“Neste momento o país não está sob a ameaça nenhuma, salvo a que o Presidente da República chamou de “inimigo invisível”, o novo Coronavírus-Covid-19, que constitui uma ameaça a qualquer cidadão e contra quem todos nós devemos lutar para combatê-la, independentemente da nossa cor partidária, a nossa filosofia ou a ideologia que possamos ter em relação a essa situação ”, advertiu.

O ministro da Defesa Nacional anunciou que as Forças Armadas dispõem de um serviço de saúde  militar que neste momento está incorporado dentro do Sistema de Saúde Nacional (SNS) que poderá intervir para ajudar  no processo de prevenção de Covid-19.

 Segundo Sandji Fati, com ou sem a presença das Forças da Interposição da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), as forças da defesa e segurança do país assegurarão a paz na Guiné-Bissau e lembrou que o grau de unidade da força da ECOMIB que neste momento está acantonada a aguardar pela sua retirada paulatina do país, e não formava uma brigada militar.

“Portanto, qualquer ameaça, represente o que represente, terá uma resposta conjunta de correlação de forças e se não houvesse cooperação da parte das nossas forças  poderia ter havido problema”, reforçou.

Assegurou que o anúncio do regresso das forças da ECOMIB aos respetivos países foi bem acolhido e revelou que chegam amanhã, 19 de março de 2020, ao país  o ministro da Defesa e chefe de Estado Maior das Forças Armadas do Senegal e visitarão a parte do seu contingente militar que se ocupava  de saúde  no Hospital Militar da Guiné-Bissau.

“As forças da ECOMIB serão condecoradas a nível dos seus Standard,  as bandeiras que serviram na Guiné-Bissau, não por soldado”, precisou Sandji Fati.

De referir que o Conselho Superior Militar, para além de ser um órgão consultivo do ministro da Defesa Nacional, analisa e sugere propostas a todos os outros órgãos responsáveis pela defesa nacional.

Por: Filomeno Sambú

Foto: F.S     

Fonte: OdemocrataGB

Japão já tem medicamento “claramente eficaz” contra o coronavírus


As autoridades médicas na China anunciaram que o Japão está a produzir um medicamento contra a gripe que se está a mostrar “claramente eficaz” no tratamento de pacientes com coronavírus, segundo avança o The Guardian.

O funcionário do ministério da ciência e tecnologia da China, Zhang Xinmin, afirma que o favipiravir, desenvolvido por uma subsidiária da conhecida marca Fujifilm, produziu resultados positivos em ensaios clínicos na cidade de Wuhan e em Shenzhen que contaram com a participação de 340 pacientes.

“Tem um alto nível de segurança e é claramente eficaz no tratamento”, revela Zhang.

Os pacientes que foram medicados com favipiravir deram negativo ao teste de coronavírus após cerca de quatros dias de se terem tornado casos positivos de Covid-19.

Os raios-X a estes pacientes confirmaram ainda uma melhoria na condição pulmonar em cerca de 91%, contra os 62% de quem é tratado sem o medicamento.

A Fujifilm Toyama Chemical, que desenvolveu o favipiravir, recusou-se a comentar as alegações. (CM)

By Donaldo Alfredo Jalane

moznews.co.mz

LIFE AMID CORONAVIRUS IN THE GAMBIA


The Fatu Network

Italy health care on brink of collapse as patients flood hospitals


Italy could surpass China with hundreds of people dying per day and medical personnel, who account for over 2,300 cases alone, are without enough protective gear like masks and gloves.

Source: yahoo.com/gma/italy

Read Also...

Nigeria bans entry to arrivals from 13 countries to combat coronavirus


ABUJA, March 18 (Reuters) - Nigeria will from Friday ban entry to arrivals from 13 of the countries worst affected by the coronavirus epidemic, its Centre for Disease Control (NCDC) said.

All countries on the list have more than 1,000 cases, and include the United States, Britain, Germany, China, Italy, Iran, South Korea and Japan, it said in a Twitter post on Wednesday.

"We urge the public to restrict all non-essential travel to these countries," it said, adding that the government was temporarily suspending the issuance of all visas on arrival.

Nigeria has recorded eight confirmed coronavirus cases, health ministry officials said on Wednesday.

Several governments in Africa, where the virus present in at least 26 countries but has spread more slowly than in Europe and Asia, have closed borders, cancelled flights and imposed strict entry and quarantine requirements.

The NCDC said the entry ban would operate for an initial period of four weeks, and that anyone arriving in Nigeria who had visited any of the 13 countries in recent days would be subject to supervised self-isolation and testing for 14 days.

Reuters March 18, 2020, 11:19 AM GMT
(Reporting by Alexis Akwagyiram in Abuja; editing by John Stonestreet)

COVID-19 - Cientistas em todo mundo procuram conhecer vírus para o combater

Da China ao Canadá, cientistas de todo o mundo estudam o novo coronavírus em busca de uma vacina ou medicamentos que possam ajudar a combatê-lo, um trabalho que começa por conhecer como se propaga e infeta os seres humanos.


Para já, sabe-se que a idade, a apresentação de sinais de sépsis -- infeção generalizada -- e, problemas de coagulação do sangue durante o internamento, tensão alta e diabetes são fatores-chave de maior risco de morte, segundo um estudo publicado esta semana na revista Lancet.

De acordo com investigadores da Escola de Saúde Pública da universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, as pessoas infetadas podem estar cinco dias sem sintomas, que na maioria dos casos acabam por surgir 12 dias após a infeção.

Da China, onde começou a pandemia que já fez mais de 8.000 mortos em todo o mundo, já se descobriu que o novo coronavírus, que provoca a doença Covid-19, pode sobreviver no ar por pelo menos 30 minutos e contagiar alguém a 4,5 metros, ou seja, mais do que a "distância segura" recomendada pelas autoridades de saúde de todo o mundo.

Estudos de epidemiologistas revelam que o vírus pode "durar dias" em superfícies onde tenham caído gotículas infetadas: por exemplo, a cerca de 37 graus Celsius o vírus pode sobreviver entre dois e três dias em materiais como vidro, tecido, metal, plástico ou papel.

Para chegar a uma vacina, já começaram em Seattle, nos Estados Unidos, os primeiros testes clínicos em humanos, com 45 voluntários a experimentarem a potencial vacina.

Oitenta milhões de euros é a verba de que os laboratórios da empresa alemã Curevac poderão dispor para trabalhar numa nova vacina, segundo o compromisso assumido na terça-feira pela Comissão Europeia.

No Canadá, a empresa MEdicago espera começar até ao verão testes clínicos em humanos de uma nova vacina, depois de ter chegado a uma partícula semelhante ao vírus com uma técnica que usa a planta do tabaco como viveiro para criar uma vacina.

Em Itália, a entidade nacional do medicamento vai começar a testar em pessoas doentes com Covid-19 um fármaco usado para a artrite reumatoide, que tem sido eficaz para as dificuldades respiratórias mais agudas.

Na Islândia, o genoma de cerca de 5.000 pessoas vai ser analisado para se tentar perceber como o novo coronavírus se espalhou pela ilha, onde 76 pessoas foram infetadas e ainda nenhuma morreu.

Investigadores das universidades do Porto e do Minho apelaram ao Governo português para partilhar "com urgência" dados mais detalhados sobre todos os casos suspeitos ou confirmados.

Em declarações à Lusa, Carlos Oliveira, também antigo secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação, afirmou que existem "milhares de investigadores" no país disponíveis para ajudar no "combate" à Covid-19, mas que tal só será possível se tiverem "acesso à matéria prima": microdados pseudo-anonimizados.

Na Austrália, uma equipa científica descobriu que o sistema imunitário humano combate a Covid-19 de forma semelhante ao que acontece com a gripe.

A investigação, baseada numa amostra de sangue de uma mulher de 47 anos infetada em Wuhan, a cidade do centro da China onde surgiu o novo coronavírus, que acabou por conseguir curar-se da doença.

Na China, os cientistas já descreveram a estrutura de uma proteína chamada 'ACE2' que o coronavírus usa para entrar nas células humanas, o que poderá ajudar a criar novos medicamentos antivirais.

Investigadores da Universidade de Valência, em Espanha, também já chegaram à sequência genética do vírus e concluíram que desde que apareceu, não houve nenhuma mutação que o tivesse tornado mais contagioso ou mortífero.

O investigador português Miguel Bastos Araújo, da Universidade de Évora, apontou uma relação entre o clima e o novo coronavírus, indicando que a maior parte dos casos acontece em áreas secas e com temperaturas frescas, com temperaturas entre os seis e dez graus centígrados.

Outro estudo, publicado na revista norte-americana JAMA, revelou que as pessoas infetadas com o novo coronavírus contaminam principalmente quartos e casas de banho, evidenciando a necessidade de limpeza das superfícies, onde o vírus não consegue sobreviver se forem desinfetadas pelo menos duas vezes por dia.

noticiasaominuto.com

COVID-19 - Reino Unido decreta encerramento das escolas por tempo indeterminado

Escolas vão encerrar a partir de sexta-feira por tempo indeterminado.


"Isto será para todas as crianças, exceto os filhos de funcionários públicos e as crianças mais vulneráveis", indicou Gavin Williamson no parlamento, especificando que os filhos de profissionais de saúde, polícias e de motoristas de entregas sem alternativa poderão ficar na escola durante o horário de trabalho. 

Crianças com apoio social poderão continuar a ter apoio nas escolas, e outras vão ter acesso a refeições através de um sistema de talões. 

"A situação tornou-se difícil e o parecer científico é que o funcionamento das escolas deixou de ser no melhor interesse de professores e alunos", disse Williamson, que admitiu que "o pico do vírus está a aumentar de forma mais rápida do que era esperado". 

Nos últimos dias, muitas escolas encerraram ou funcionaram parcialmente devido à ausência de professores e de alunos, fundindo classes e organizando atividades em conjunto. 

Esta tarde, os governos autónomos da Escócia e País de Gales já tinham anunciado o encerramento das escolas nas respetivas regiões, enquanto a Irlanda do Norte só confirmou depois do anúncio do governo britânico. 

"É cada vez mais claro que as escolas estão a ter dificuldade em continuar a funcionar com normalidade, à medida que a doença e auto-isolamento afeta o número de funcionários e de alunos", admitiu o ministro da Educaçao, Gavin Williamson.

De acordo com os números disponibilizados hoje, o número de mortes chegou às 104 no Reino Unido, tendo sido identificados 2.626 casos positivos com coronavírus Covid-19 entre 56.221 pessoas testadas.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, infetou mais de 200 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 8.200 morreram.

Das pessoas infetadas, mais de 82.500 recuperaram da doença.

A China registou nas últimas 24 horas 11 mortos e 13 novos casos infeção pela Covid-19, mas só um é de Wuhan, todos os outros 12 são importados.

O surto começou na China, em dezembro, e espalhou-se já por 170 países e territórios, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

No total, desde o início do surto, em dezembro passado, as autoridades da China continental, que exclui Macau e Hong Kong, contabilizaram 80.894 infeções diagnosticadas, incluindo 69.601 casos que já recuperaram, enquanto o total de mortos se fixou nos 3.237.

Os países mais afetados depois da China são a Itália, com 2.503 mortes para 31.506 casos, o Irão, com 1.135 mortes (17.350 casos), a Espanha, com 558 mortes (13.716 casos) e a França com 175 mortes (7.730 casos).

Face ao avanço da pandemia, vários países adotaram medidas excecionais, incluindo o regime de quarentena e o encerramento de fronteiras.

noticiasaominuto

Leia Também: 

Alemanha transformou hotéis e grandes salões em hospitais

A Alemanha vai transformar hotéis e grandes salões em hospitais para aumentar a capacidade de acolhimento dos serviços de cuidados intensivos a doentes infetados pelo novo coronavírus responsável pela pandemia de Covid-19, anunciou hoje o governo alemão...Ler Mais

Covid-19: Mais 475 mortes em Itália, número total quase nos 3 mil


Proteção Civil italiana dá conta de um aumento de 13% no número de infetados e de 18% no número de mortes, uma subida em relação a terça-feira.

Nas últimas 24 horas foram registados mais 475 mortos por causa do surto do novo coronavírus em Itália, impondo um aumento de 18% no balanço de vítimas mortais, que agora se cifra nos 2.978, segundo avançou esta terça-feira Angelo Borrelli, chefe da Proteção Civil...Ler Mais

Angela Merkel: Covid-19 é "o maior desafio desde a II Guerra Mundial"

Angela Merkel fez esta quarta-feira, pela primeira vez desde que é chanceler, uma comunicação ao país pela televisão...Ler Mais


Nigéria: o impacto do coronavírus na vida quotidiana


Nigerianos praticam distância social e em lugares de culto os fiéis são examinados, devido ao coronavírus

VOA

Fundo Conservação Rodoviária - Exoneração de Trabalhadores Recrutados pela Ex-comissão de Gestão


Guiné-Bissau: Comunicado do Conselho de Ministros





CORONAVÍRUS: termina o Conselho de Ministros dedicado a criar condições para prevenir a pandemia de corona-vírus na Guiné-Bissau.


Aliu Cande 

Quem são os epidemiologistas Guineenses para falar o Estado e a Nação sobre as recomendações para evitar epidemias do coronavírus?


O Democrata Osvaldo Osvaldo 

CORONAVÍRUS: IGREJA ISLÂMICA REDUZ HORAS DE REZAS

A comunidade islâmica da Guiné-Bissau decide ordena a redução das horas de reza nas mesquitas e igualmente das palestras. A medida vem na sequência da prevenção da pandemia do coronavírus num momento em que a Guiné-Bissau é considerado um país de risco

Em conferência de imprensa, ontem (17), que visa anunciar decisão para acatar as medidas do governo em relação a aglomeração das pessoas num local, para prevenção da pandemia coronavírus.

A conferência de imprensa juntou as organizações islâmicas do país, nomeadamente, conselho nacional Islâmica, conselho superior para assunto Islâmica, liga Islâmica e juventude Islâmica.

Aladje Infali Coté, presidente da associação da juventude Islâmica para reinscrição social, disse que em caso de perigo todos são admitidos a rezar em casa mas por agora todos os imames devem reduzir a metade minutos da reza.

“Que todas as pessoas que entram em Mesquitas lavem as suas mãos para evitar contaminação”

Para Aladje Infali Coté a comunidade Islâmica, é uma religião que previne e tomam medidas para evitar o alastramento das doenças.

“Deus disse-nos para não colocarmos as nossas vidas em perigo e em caso desta doença devemos ponderar e seguir as orientações desta área”.

A mesma decisão da comunidade islâmica foi tomada no dia em que as autoridades nacionais anunciaram o fecho das fronteiras até a segunda ordem e tem uma medida de proibição de aglomeração das pessoas e que proíbe a venda de comidas já cozidas. 

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos

radiosolmansi.net

Sarathou Nabian - Como estou impedida de regressar à minha terra Guiné-Bissau.

A hora é de incertezas e de sobrevivência, ao COVID-19 e à fome.

Longas filas para abastecer a dispensa, porque não sabemos o que nos espera apartir de hoje depois da reunião do Conselho de Estado convocada pelo Presidente Rebelo de Sousa, para decidir se decreta o Estado de Emergência ou não.

Sarathou Nabian

COVID-19 - Oitenta mil cidadãos da UE no estrangeiro pediram para ser repatriados

A Comissão Europeia disse hoje que 80 mil cidadãos da União Europeia (UE) no estrangeiro pediram já às autoridades nacionais para serem repatriados devido ao surto de Covid-19, e recordou que os pedidos devem ser submetidos aos Estados-membros.


"Segundo os dados mais recentes, que têm por base o registo dos Estados-membros nos contactos feitos com os seus cidadãos, estamos a falar de um número agregado de 80 mil pessoas", declarou o porta-voz da Comissão Europeia para assuntos externos e política de segurança, Peter Stano.

Falando na conferência de imprensa diária do executivo comunitário, em Bruxelas, o responsável notou que também existem "muitos cidadãos dentro da UE que querem voltar ao seu país".

Nos casos referentes ao estrangeiro, estão em causa países como Japão, Estados Unidos, Sri Lanka e Maldivas, nos quais estão cidadãos europeus que, por viagens canceladas ou suspensas devido ao surto de Covid-19, estão retidos e à espera de serem repatriados.

Peter Stano vincou que "o contacto, a chamada telefónica" deve ser, em primeira instância, direcionada aos consulados-gerais nestes países fora da UE.

"Sempre e quando é necessário, nós tentamos coordenar, mas de facto a responsabilidade cabe aos Estados-membros no que toca a questões como alugar aviões", explicou, admitindo que Bruxelas possa financiar algumas operações.

À Comissão cabe, então, "apoiar os Estados-membros e coordenar a situação", apontou Peter Stano, lembrando que isso já motivou suporte a ações de repatriamento de cidadãos retidos em Marrocos, num total de 619 pessoas repatriadas esta semana ao abrigo do Mecanismo Europeu de Proteção Civil.

"Uma grande parte da cooperação do nosso lado é com as autoridades locais porque devido a medidas como encerramento de aeroportos, suspensão de voos e restrições às viagens, as pessoas podem ficar retidas", adiantou Peter Stano.

Por seu lado, o porta-voz principal da Comissão Europeia, Eric Mamer, sublinhou na ocasião que este apoio de Bruxelas ao repatriamento "depende também da capacidade de encontrar voos para trazer estas pessoas de volta para a Europa".

"Isto nem sempre é conseguido porque os outros países [no estrangeiro] também estão a cancelar voos de e para a Europa e de e para as outras partes do mundo", observou o responsável, considerando que, "do ponto de vista logístico, este é um enorme desafio".

"Temos vindo a cofinanciar voos organizados pelos Estados-membros para fazer repatriamentos e vamos continuar a fazê-lo até aos limites da nossa capacidade orçamental", assegurou Eric Mamer.

O responsável apelou ainda a solidariedade entre os Estados-membros, que devem "ajudar-se uns aos outros" em ações que realizem, trazendo cidadãos de outros países europeus.

O coronavírus responsável pela pandemia da Covid-19 infetou mais de 194 mil pessoas, das quais mais de 7.800 morreram.

Das pessoas infetadas em todo o mundo, mais de 81 mil recuperaram da doença.

Face ao avanço da pandemia, vários países adotaram medidas excecionais, incluindo o regime de quarentena e o encerramento de fronteiras.

noticiasaominuto.com

NOVO SISTEMA DE CUMPRIMENTO

NESTE MOMENTO ESTA A DECORRER O CONSELHO DE MINISTRO. NO PALÁCIO DO GOVERNO. ONDE ESTA A SER PRESIDIDO PELA SUA EXCELÊNCIA, GENERAL U.S EMBALO.






Junior Gagigo

SITUAÇÃO LAMENTÁVEL NO AEROPORTO




Maria Cushing /Joana Clementina

Coronavírus: IGREJA CATÓLICA SUSPENDE CELEBRAÇÕES DE MISSAS

A Igreja Católica suspende as celebrações das missas, vias-sacras, retiros e encontros de grupos e movimento s incluindo os ensaios dos grupos corais. Neste momento difícil pede-se que todos orem pelo povo guineense.

Estas novas decisões, anunciadas pelo padre António Imbombo, a menos de dois (02), minutos, vêm na sequência da prevenção do novo coronavírus onde a Guiné-Bissau está a ser um país de perigo.

A Rádio Sol Mansi (RSM) será centro para preparação dos spots e programas para a sensibilização da prevenção da pandemia.

A celebração dos sacramentos no dia das Páscoa serão adiadas e as missas serão transmitidas pela RSM todos os domingos a partir das 10 horas (da Guiné-Bissau) A via-sacra nas sextas serão retransmitidas na RSM

“As Igrejas continuarão abertas para visitas dos fiéis e para confecções.

Os bispos de Bissau e Bafatá prometem utilizar rádios e redes sociais sobre a gravidade da pandemia e as medidas que devem ser tomadas. As entidades da Igreja Católica são instados a intensificar a produção das lixívias.

As escolas sob a responsabilidade da Igreja Católica serão encerradas até novas medidas.

“Pede-se cada paróquia ou comunidade para entrar em contacto com os seus responsáveis para se coordenar medidas de prevenção”, disse o padre Imbombo.

Informação completa dentro de instantes...

Rádio Sol Mansi

Gâmbia regista primeiro caso de infeção por Covid-19

A Gâmbia registou hoje o seu primeiro caso do novo coronavírus, anunciou o ministro da Saúde, depois de anúncios governamentais de medidas para procurar conter a propagação da pandemia.


Em alocução televisiva, o ministro Ahmadou Lamin Samateh declarou que as autoridades do pequeno país da África Ocidental tinham detetado a contaminação pelo novo coronavírus de uma jovem recém-regressada do Reino Unido.

Depois de se ter sentido febril, isolou-se, antes de ter sido testada positiva à Covid-19.

"Todos os passageiros chegados no mesmo voo ou em contacto com o caso confirmado vão ser localizados e colocados em isolamento", garantiu o ministro.

Um pouco mais cedo, durante uma alocução televisiva, o Presidente do país, Adama Barrow, tinha anunciado a interdição das reuniões públicas e o encerramento das escolas por três semanas, a partir de quarta-feira.

Por outro lado, os viajantes que chegarem de países afetados pela pandemia vão ser colocados em quarentena durante duas semanas.

A Covid-19 é a designação da doença causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2).

O coronavírus responsável pela pandemia da Covid-19 infetou mais de 189 mil pessoas, das quais mais de 7.800 morreram.

Das pessoas infetadas em todo o mundo, mais de 81 mil recuperaram da doença.

O surto começou na China, em dezembro, e espalhou-se por mais de 146 países e territórios, o que levou a Organização Mundial da Saúde a declarar uma situação de pandemia.

Os países mais afetados depois da China são a Itália, com 2.503 mortes para 31.506 casos, o Irão, com 988 mortes (16.169 casos), a Espanha, com 491 mortes (11.178 casos) e a França com 148 mortes (6.633 casos).

noticiasaominuto.com

Mendes Mendes was live


Mendes Mendes

NOTÍCIAS DAS 8:00 HORAS NA RÁDIO CAPITAL FM GUINÉ-BISSAU - Sugiro um pouco de moderação!

Sugiro um pouco de moderação!


ENTREVISTA EXCLUSIVA COM GÉNÉRAL UMARO EL MOKHTAR SISSOCO EMBALO, PRESIDENTE DA REPÚBLICA DA GUINÉ-BISSAU


Kim Jong-un orders to shoot a person who tests positive for corona virus


Seoul: Dangerous coronavirus has caused chaos all over the world. Meanwhile, people are trying various ways to avoid this epidemic. 

The central and state governments have also taken several important steps in the country. To prevent this epidemic, orders have been issued by many states to close schools, colleges. With this, 144 have been installed in many places. So that people remain in most homes and the coronavirus does not spread the infection to more people.

Meanwhile, a big news is coming from North Korea. According to the information received, after the first patient of Coronavirus was found in North Korea, the dictator Kim Jong Un's actions to prevent it from spreading in the country is quite frightening. In fact, North Korea's Supreme Leader Kim Jong Un has ordered the victim to be shot after finding the first patient of the coronavirus in his country.

So far 1,69,524 people worldwide have been infected with corona. Also, 6515 people have died due to this. In China alone, 3213 people have lost their lives. The most affected people after China have been in Italy. So far 1809 people have lost their lives. In Italy, 24747 people have been infected by it. Let us tell you that in Italy, 368 people have died in one day.


Kim Jong-un orders to shoot a person who tests positive for corona virus || DeshOnline || Covid-19

https://english.newstracklive.com/

TEORIA VS. PRAGMATISMO…….

Por: mago yanick aerton

Há muita gente preocupada com o grau académico, ou seja os diplomas que teriam sancionado os estudos ou confirmados os estudos feitos pelo Chefe de Estado e Comandante Supremo das Forças de Defesa e Segurança, Presidente da República, o General-Presidente UMARO EL MOKHTAR SISSOCO EMBALO, como se para o exercício do cargo para que foi sufragado tivesse como pré-requisito, a obtenção desses diplomas.

É licenciado, não é licenciado? É mestrado, não é mestrado? É doutorado não é doutorado, etc., etc.? É este o debate em voga em certos meios, sobretudo na Guiné-Bissau e em Portugal, animado por uns frustrados que tudo investiram para que o seu candidato, DOMINGOS SIMÕES PEREIRA, ganhasse as eleições presidenciais e pudesse continuar a servir os interesses dos Tugas.

Venho mais uma vez dar o exemplo de um país que foi o berço da democracia Africana, depois de ter passado por períodos negros de golpes de estado militares, o Benin, outrora considerado o “Quartier Latin” da ex-AOF (Africa Ocidental Francesa), devido ao nível de literacia das suas populações.

Depois do regime socialista-marxista do então Coronel Mathieu Kerekou ter falhado, organizou-se aquela que é considerada a primeira conferência nacional em África, uma espécie de estados-gerais que culminou com a instauração do multipartidarismo.
Dos candidatos que concorreram às eleições presidenciais, foi eleito o candidato que mais diplomas possuía, um alto quadro do Banco Mundial, o Prof Dr. NICEPHORE SOGLO, originário de uma família de grande prestígio, em quem, sobretudo os djintons locais, tinham depositado toda a sua esperança para descolar o país, rumo ao progresso e ao desenvolvimento, na estrita linha da defesa dos seus interesses, em detrimento dos da maioria da população, os equivalentes aos nossos Buruntumas.

Em consequência da esperança nele depositado, devido a sua experiência no Banco Mundial e do seu rico percurso académico, o candidato SOGLO foi eleito Presidente da Republica do Benin. Mas antes do termo do seu mandato, o povo já tinha saudades do predecessor que, depois da sua derrota, permaneceu no seu cantinho a acompanhar a evolução da situação política do seu país.

Não obstante a sua falta de popularidade, o presidente SOGLO candidatou-se para um segundo mandato, apoiado maioritariamente pelos djintons, que constituem uma ínfima minoria na sociedade Beninense, mas com uma forte influência, sobretudo os Agudas, sociedade a que pertence o malogrado Marcel de Souza, ex-Presidente da Comissão da CEDEAO.

O Coronel Kerekou, que era o Buruntuma-Mor, porque oriundo de uma família modesta, foi pressionado para se candidatar contra o Nhu Djinton Soglo, que acabara de terminar o seu primeiro mandato, tendo-lhe infligido uma pesada derrota.
Este exemplo é para demonstrar que para o exercício desse alto cargo ninguém nega que os altos estudos sejam essenciais para a compreensão de certos fenómenos, mas os resultados de uma boa governação sem sempre dependem exclusivamente desse condicionante.

Que grau académico possui o JACOB ZUMA, ou PAUL KAGAME e tantos outros chefes de estado que conseguiram melhores resultados durante o seu magistério, a frente dos respectivos países?

; tio samba: na punta BA nhu ku estuda BO forma ke ku bo fassi pá guine Bissau;

Pelo menos, sabe-se que o presidente-General frequentou o ensino superior em Portugal e noutros países, portanto não se compreende que, para a função que não é académica, se esteja a preocupar com os seus diplomas. O General-Presidente chegou onde está hoje através de voto popular e não por um concurso curricular, como se tratasse de uma função de docência universitária ou de pesquisa pós-graduação.

Deixemos o General-Presidente andar com os próprios pés e pensar com a sua cabeça, porque jurou realizar o tão adiado sonho do Guineense.

Si consigui, nona tocal palmo, si ca consigui, RUA!
Mas formulamos os mais sinceros votos para que consiga sucessos nunca dantes vistos no contexto africano!
PEACE AND PEACE

GENERAL UMARO SISSOCO EMBALÓ PRESIDENTE DA REPÚBLICA DA GUINÉ-BISSAU Aviso dadu dja pa kilis ku ta koba Presidente da República, bo obi diritu ke ku Chefe Papia!

Aviso ⚠️
Aly Silva, regula boca dé!
Tempo di campanha passa dja.

Obs: Sana Cante, Lesmes Monteiro, Spac Man, Gervásio Silva Lopes, Djonis de Pina, Braima Gambiano, abos tudu ku ka tene educação, bo obi...

Fonte: VozdiPovo Guigui VozdiPovo Guigui / Belmiro Pimentel


O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, anunciou que o seu segundo teste ao novo coronavírus deu negativo, numa mensagem escrita na rede social Twitter.

“Informo que o meu segundo teste para Covid-19 deu negativo. Boa noite a todos”, escreveu Bolsonaro no Twitter.

Este foi o segundo exame realizado pelo chefe de Estado brasileiro, depois de um primeiro teste negativo na quinta-feira passada.

Jair Bolsonaro e vários membros do Governo brasileiro, que viajaram no início do mês para os Estados Unidos, foram submetidos na semana passada a exames ao novo coronavírus, depois da análise do secretário especial de comunicação da Presidência, Fábio Wajngarten, ter sido positiva.

Segundo a imprensa local, já são 15 as pessoas que integraram a comitiva governamental na viagem aos EUA que contraíram a Covid-19.

De acordo com o protocolo do Ministério da Saúde, Bolsonaro ainda deverá fazer um terceiro exame, na próxima semana.

A pasta da Saúde recomenda que sejam realizados três testes num período de 14 dias para pessoas que estiveram em contacto com infetados.

No domingo, numa ação que contrariou as recomendações do executivo brasileiro, Jair Bolsonaro juntou-se a centenas de apoiantes que participavam numa manifestação pró-Governo e contra o Congresso, cumprimentando-os e tirando ‘selfies’ no meio da multidão.

Segundo o jornal Estadão, apesar de ter recebido recomendações para permanecer em isolamento, Bolsonaro teve contacto direto com pelo menos 272 pessoas, em cerca de 58 minutos de interação com apoiantes, concentrado em frente do Palácio do Planalto. Um vídeo da ocasião foi partilhada pelo chefe de Estado brasileiro, no seu perfil na rede social Facebook.

“Bolsonaro manuseou, pelo menos, 128 telemóveis, trocou quatro objetos com a plateia, entre eles um boné, que colocou na cabeça, e cumprimentou 140 pessoas. Parte dos cumprimentos, nos primeiros 50 minutos do vídeo, são com o punho fechado ou mesmo apertos de mãos. Nos cinco minutos finais de interação, o Presidente alcança pelo menos 80 apoiantes, correndo com a mão estendida e cumprimentando várias pessoas na sequência”, relatou o jornal.

O Brasil tem 291 casos confirmados do novo coronavírus e está a monitorizar 8.819 casos suspeitos, após ter sido anunciada na terça-feira a primeira morte causada pela Covid-19 no país, informou o Ministério da Saúde.

São Paulo continua a ser o estado mais afetado pela Covid-19, com 164 infetados, seguindo-se o Rio de Janeiro com 33 casos confirmados.

O coronavírus responsável pela pandemia da Covid-19 infetou mais de 189 mil pessoas, das quais mais de 7.800 morreram.

O surto começou na China, em dezembro, e espalhou-se por mais de 146 países e territórios, o que levou a Organização Mundial da Saúde a declarar uma situação de pandemia.

Face ao avanço da pandemia, vários países adotaram medidas excecionais, incluindo o regime de quarentena e o encerramento de fronteiras.

interlusofona.info

Países africanos de língua portuguesa alargam medidas de prevenção ao Covid-19


O Presidente de São Tomé e Príncipe, Evaristo Carvalho, decretou terça-feira o Estado de Emergência Nacional para prevenir a propagação do Covid-19, tendo o primeiro-ministro, Jorge Bom Jesus anunciado a proibição de entrada no país de todos os cidadãos estrangeiros, informou a agência noticiosa STP-Press.

O primeiro-ministro anunciou ainda no final da reunião do Conselho de Ministros que “os cidadãos nacionais e estrangeiros residentes que regressem ao país serão sujeitos a quarentena domiciliária obrigatória e devidamente acompanhados pelos agentes da saúde e autoridades policiais.”

Tendo decretado que está autorizada a entrada de missões técnicas e governamentais a convite do Estado São-tomense, sob a condição de apresentação de teste de despiste do coronavírus efectuados nos aeroportos de origem, Jesus disse que “fica proibida a aterragem de voos charters nos aeroportos de São Tomé e do Príncipe e a acostagem dos navios de cruzeiro nos dois portos.”

“O abastecimento de materiais e consumíveis hospitalares, em regime de urgência, será acautelado por voos fretados para o efeito, em caso de ausência de voos comerciais”, adiantou.

No que respeita aos navios de mercadorias, de pesca e barcos recreativos, fica proibido o desembarque dos tripulantes e passageiros nos portos de São Tomé e do Príncipe.

As escolas públicas e privadas do país encerram a partir das 18h do dia 20 de Março de 2020, ficam proibidas todas as concentrações públicas de carácter cultural, recreativo, religioso, desportivo e lúdico, incluindo o funcionamento das discotecas e festas populares, a partir das 18h do dia 20 de Março de 2020 bem como a suspensão da emissão e atribuição de passaportes diplomáticos e de serviço aos agentes do Estado, exceptuando as situações de emergência, devidamente validadas pelo primeiro-ministro.

As autoridades da Guiné-Bissau anunciaram o encerramento das fronteiras e a interdição à aterragem de voos no aeroporto de Bissau, a partir de quarta-feira, no âmbito das medidas de prevenção para combater a pandemia do novo coronavírus.

O governo de Cabo Verde, por seu turno, declarou terça-feira a situação de contingência a nível da protecção civil no país e anunciou a interdição, a partir de quarta-feira, 18, e durante três semanas, das ligações aéreas com Portugal, EUA e Senegal.

As medidas, que abrangem também todos os países europeus afectados pelo novo coronavírus (Covid-19), Brasil e Nigéria, enquadram-se na “Situação de contingência a nível de protecção civil” com abrangência nacional decretada pelo governo.

As medidas entram em vigorar a partir de hoje, quarta-feira, “podendo ser antecipado ou prolongado o seu término ou a sua vigência conforme a evolução da epidemia nestes países.”

Exceptuam-se a estas medidas a interdição de voos cargueiros, os voos de regresso de cidadãos em férias ou em serviço em Cabo Verde aos seus países de origem ou de residências, evacuações médicas urgentes e abastecimentos de medicamentos, materiais e consumíveis hospitalares em regime de urgência.

Estas medidas serão acauteladas e asseguradas através de voos humanitários, pelo que está proibido a acostagem de navios de cruzeiro, veleiros e desembarque de passageiros nos portos de Cabo Verde, o desembarque de passageiros chegados aos portos de Cabo Verde em navios de carga, de pesca e similares.

Em Angola, a Comissão Interministerial para a Resposta à Pandemia do Coronavírus (Covid-19), coordenado pelo Ministério da Saúde, decidiu terça-feira, em Luanda, alargar a quarentena obrigatória, de no mínimo 14 dias, para todos os cidadãos nacionais e estrangeiros residentes provenientes de Portugal, Espanha e França.

Com essa medida, aumenta para sete o número de países com entrada restrita em Angola, depois da China, Coreia do Sul, Itália e Irão.

A Comissão Interministerial determinou também abranger a quarentena obrigatória a todos os cidadãos que em qualquer momento, no decurso desta pandemia, tenham estado em países com transmissão comunitária do novo coronavírus ou em contacto com doentes afectados pelo Covid-19.

O número de mortes relacionadas com o novo coronavírus excedeu 7000 em todo o mundo, após o anúncio pela Itália de 349 novos óbitos, segundo um balanço efectuado pela agência noticiosa France-Press, com dados até às 17:00 de terça-feira.

(Macauhub)

NOTA DE CONDOLÊNCIAS --- PRS


Prs Bissau

Chade paga milhōes em dívida a Angola com gado


Angola aceitou receber 75 mil cabeças de gado do Chade como forma de pagamento de uma dívida de 100 milhōes de dólares daquele pais do norte-centro de África.

O gado será entregue ao longo dos próximos 10 anos como pagamento de uma dívida de 2017.

A primeira entrega, mil vacas, está já em Luanda, tendo sido entregue ao Ministério da Agricultura.

O próximo pagamento - três mil e 500 cabeças de gado é esperado no próximo mês.

O acordo funciona para os dois países: o Chade tem pouco dinheiro e Angola precisa de gado.

Angola, um país da África Austral rico em petróleo, mas que se confronta com recuperar da devastação de décadas de guerra civil após a independência de Portugal, em 1975, e de má gestão dos fundos públicos. A acrescentar partes de Angola têm tendência a sofrer secas que dizimam o gado.

O Chade é um país interior, sem acesso ao mar, com abundância de gado. Apesar do petróleo ser a sua principal exportação, esta antiga colónia francesa é também exportadora de gado.

VOA

Gostaria de enviar uma mensagem forte a esse jovem emigrante abaixo, na foto.

Por Ali Embalo
Jovem, se você pudesse ver esta mensagem, reserve um momento para lê-la. Sff.
Insultos contra os principais líderes do seu país nunca farão de você um herói.

Você deve aprender a respeitar os cidadãos do seu país ( Guiné-Bissau). Lembre-se de que um dia você chegará a este país e pagará todas as suas besteiras.

Leia Também: 

Spac Man Pinto Cardoso n precisa de explicação por favor !!!
Obi bu vidéo dirito mas parssim kuma buka djubi badja inda Dicionário não foi ?!
Ou amiki ka percebiu.
Por favor sibo kata lei ibom bo punta!!!
Militontos suma boka obi crioulo ku fadin português i mindjor bo bata punta!!!
Na pera bo koba males porque kila ki bo pudi!!

Sagadalumbum