quarta-feira, 2 de outubro de 2019

IMF Staff Concludes Visit to Guinea-Bissau - PRESS RELEASE NO. 19/360

At the request of Guinea-Bissau’s authorities, an International Monetary Fund (IMF) mission, led by Ms. Concha Verdugo-Yepes, visited Bissau from September 18 to October 1, 2019 to carry out a preliminary diagnostic of weaknesses in fiscal governance, market regulation, anti-money laundering and anti-corruption policies and practices.

At the end of the visit, Ms. Verdugo-Yepes issued the following statement:

“Guinea-Bissau faces deeply-rooted problems of weak governance and corruption, which need to be addressed to allow Guinea-Bissau to realize its economic potential and improve the living standards of the population. A first step towards this objective is to develop a comprehensive national anti-corruption strategy that focuses on adopting sound practices related to public financial management, tax policy, revenue administration, rule of law, anti-corruption, and anti-money laundering regimes. The IMF looks forward to continue to cooperate closely with the authorities as they develop such strategy.

“The IMF mission wishes to express its gratitude to the authorities for the constructive discussions and for their warm hospitality.”

The IMF mission met with President José Mário Vaz, Prime Minister Aristides Gomes and Minister of Finance Geraldo Martins, other high-level officials, and representatives of the private sector, civil society and the international donor community.

IMF Communications Department
MEDIA RELATIONS
PRESS OFFICER: GEDIMINAS VILKAS
PHONE: +1 202 623-7100EMAIL: MEDIA@IMF.ORG
@IMFSpokesperson

By IMF



Read also...


Guinea-Bissau: IMF Credit Outstanding as of August 31, 2019

O bispo da igreja católica de Bissau, Dom José Camnaté Nabissign, apela aos guineenses para manterem o "cimento cultural" que protege a sociedade da divisão étnica e religiosa na Guiné-Bissau

Isto numa altura em que os atores políticos se acusam mutuamente sobre quem está a fomentar a divisão étnica e religiosa para tirar proveito nas eleições presidenciais de 24 de novembro.



DW Português para África 

O PAÍS - Escândalos dos títulos no tesouro público não passou despercebido pela FMI


Cofre de Estado vazia, o governo arrisca em pescar 10 bilhões através dos títulos e salta para mais 10 bilhões, em soma são 20 bilhões, sem conscientemente da ANP e dentro do período da gestão porque ainda, não tem PG e OE aprovado. Ademais, não é possível em governo nenhuma, a não ser nossa, com pessoas da credibilidade duvidosa, pode fazer emissão dos títulos para gastos correntes do governo! Os títulos nesse valor são utilizados para construções de infra-estruturas, porque receitas fiscais servem para pagar salários.

Com títulos e com receitas fiscais o governo catalogado de corruptos pela FMI, não consegue pagar salários algum e nem nada. Esse país precisa urgentemente ser resgatado nas mãos de atuías governantes

Fonte: O PAÍS

Secretário de Estado, João Batica Ferreira, reage às críticas do Presidente da República

Bissau, 02 out 19 (ANG) - O secretário de Estado da Comunicação Social, que acompanhou o chefe de Estado na  visita efectuado esta quarta-feira aos órgãos, públicos de comunicação social, realçou o momento da visita que diz coincidir com as vésperas da campanha eleitoral rumo as eleições de 24 de Novembro, em que o próprio José Mário Vaz é um dos candidatos.

“Portanto ai, o limite entre o candidato e o chefe de Estado é muito ténuo. Mas de qualquer das formas o Governo assume as suas responsabilidades partindo do princípio que embora José Mário Vaz é um Presidente cessante mas está em condições especiais decorrentes do acordo de Abuja e de Lomé”, disse João Batica Ferreira.


Relativamente as constatações do Presidente da República, Baticã Ferreira afirmou que é verdade que são factuais, mas disse haver  outros factos subjacentes: “é que efectivamente este estado de degradação já vinha acontecendo”.

“Não aconteceu nenhum  tempestade em que de repente tudo foi para água abaixo. Foi um processo ocorrido ao longo dos últimos tempos, sobretudo numa altura em que o Presidente da República é o responsável máximo dos sucessivos governos”, afirmou.

O secretário de Estado da Comunicação Social, disse que, em todo o caso, o Governo está empenhadíssimo em melhorar as condições desses orgãos, acrescentando que em relação aos 30 milhões que impede ver a televisão  no sul e leste do país, disse que é verdade, mas que se trata de uma  situação  herdada.

“Nós temos a consciência que o Estado não pode depender dos operadores de telecomunicações para fazer funcionar os seus órgãos. Dai que brevemente vão chegar novos equipamentos e materiais de estúdio, de reportagem para equipar os centros emissores regionais de televisão, e em breve trecho a situação vai ficar invertida”, informou o secretário de Estado da Comunicação Social. 

ANG/ÂC//SG

ECOMIB: Novo comandante entra em funções amanhã


GUINÉ BISSAU: Última hora - Cemitério em greve, o governo de Aristides Gomes, chegou no fundo mesmo. Greves por todo lado

Por O PAÍS




Petição Pública sobre o direito de VOTO do cidadão. Sim à democracia, sim à cidadania, sim à liberdade e sim à justiça!





By Francisco Jose Gomes Fernandes

VISTA DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA OS ÓRGÃOS ESTATAIS DA COMUNICAÇÃO, TERMINA NA TGB, NA OCASIÃO, O PRESIDENTE LAMENTE O ESTADO E A DIFICULDADE ENCONTRADO NA VISITA!

Declaração do Jomav após de Visitas

Dara Fonseca Ramos - Meus amigos acabo de comentar está publicação do

GTAPE - Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral 👇🏾👇🏾👇🏾👇🏾





By Dara Fonseca Ramos

Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral - COMUNICADO


O Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral (GTAPE), vem comunicar a todos os Partidos Políticos legalmente constituídos que, findo os trabalhos de Sincronização dos Dados Eleitorais da Correção das Omissões encontradas nos Cadernos Eleitorais do Recenseamento de 2018/2019, o que este Gabinete vai proceder a impressão dos Cadernos, contendo listas Provisórias, no próximo dia 02 do mês de Outubro, quarta-feira, pelas Dez Horas (10h), nas suas instalações (sede).

Para o efeito, este Gabinete vem solicitar o envio de um Representante dessa Formação Política para o seguimento e fiscalização dos atos da impressão das referidas Listas Provisórias.

Igualmente, informamos que o representante de cada Formação Política indigitado junto ao GTAPE, deverá ser identificado por uma Carta/Nota do Partido, fazendo-se acompanhar da Cópia do seu B.I válido e do Cartão de Eleitor.

Corrigir para Consolidar! 

By GTAPE - Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral 

Presidente José Mário Vaz visita a Rádio Nacional, em digressão que lhe conduzirá a Agência Noticiosa da Guiné, Jornal No Pintcha e a Televisão, Órgãos da Comunicação Social Estatais


Acompanham a visita o Secretário de Estado da Comunicação Social e o Presidente do Sindicato Nacional dos Jornalistas e Técnicos da Comunicação Social.




Aliu Cande Junior Gagigo

AVIAÇÃO: Dizem que é uma pista de aterragem/descolagem








ditaduraeconsenso

AVIAÇÃO/ACTUALIZAÇÃO: O avião da Asky ficou imobilizado na pista quando se preparava para descolar. O motivo? Buracos e gravilha espalhada na pista, provocada pela aterragem, ontem, de um avião da Royal Air Maroc abrindo ainda mais o buraco. O próprio comandante do aparelho e a sua tripulação tiveram que sair para ajudar a limpar a pista...o avião lá acabou por levantar voo

Agora vejam como está a pista do aeroporto:




Estas obras, no orçamento da reputada empresa portuguesa NORVIA, custariam 94.168.488,00 de francos CFA. Eis que o ministério das Obras Públicas, na voz do seu 'ministro' Marciano Barbeiro, FEZ TÁBUA RASA do preço da NORVIA e...deu a empreitada à AREZKI - POR 300 MILHÕES contra os 94 milhões da NORVIA!!!

A AREZKI nem podia concorrer quanto mais fazer a obra, pois não apresentou nenhuma QUITAÇÃO das Finanças. E nem podia PORQUE A AREZKI DEVE CENTENAS DE MILHÕES...

Fonte: AAS

LAVAR O CABELO - Devo lavar o cabelo com água fria, quente ou morna? A temperatura ideal

Água quente, fria e morna nos cabelos: descubra os benefícios e desvantagens de cada método.


É melhor lavar o cabelo com água fria, quente ou morna? Depende dos cuidados que necessita de ter com os seus fios em particular. Em declarações à Vix, a técnica da marca de produtos capilares Embelleze, Daniele Nascimento, explicou os benefícios e malefícios de cada tipo de temperatura. 

Lavar cabelo com água quente faz mal?

A água quente nos fios é benéfica por que ajuda a retirar mais facilmente as impurezas. Por outro lado, faz com que o couro cabeludo produza mais glândulas sebáceas, deixando o cabelo oleoso mais rapidamente e sensível, ressecado, opaco e quebradiço.

"A cor também é alterada com a temperatura da água, pois quando os fios são tingidos, dá-se um desbotamento acelerado. E para quem tem o cabelo encaracola as temperaturas elevados podem prejudicar a definição dos cachos”, elucida.

Água morna e o poder da hidratação

A água morna facilita a remoção da oleosidade dos fios e do couro cabeludo quando. "Associada a leves movimentos de massagem circular com os dedos no couro cabeludo, a água morna auxilia na oxigenação do couro e na remoção de células mortas", diz Daniele.

Além disso, o vapor produzido pela água morna durante o banho auxilia a acentuar a hidratação do cabelo, justamente por essas partículas de vapor penetrarem mais facilmente no fio.

Os super benefícios da água fria

Mas a melhor opção é mesmo a água fria. "O ideal é lavar com água morna para fria, assim não agride o couro cabeludo nem a haste capilar e não desestabiliza a produção da oleosidade nem provoca o ressecamento do cabelo e/ou pele", aconselha a especialista.

NAOM

Alterações climáticas: Influência humana questionada por climatologista

As alterações climáticas e o aquecimento global podem ser menos prejudiciais e rápidas do que o anunciado e a intervenção humana teve e terá pouca relevância, admite a climatologista norte-americana Judith Curry num livro hoje publicado.


Climatologista com 40 anos de investigação e experiência, vários prémios internacionais e colaboração com a NASA, Judith Curry já fez parte do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas (IPCC, na sigla original) mas vê hoje o organismo da ONU com desconfiança e diz que hoje uma hipótese (aquecimento global causado pelo homem) passou a teoria dominante, proibindo outras hipóteses e prejudicando a investigação.

"Alterações climáticas, o que sabemos, o que não sabemos" é o nome do livro, a partir de hoje à venda em edição bilingue e em todo o país pela mão da editora "Guerra e Paz". E na imprevisibilidade do clima o que não sabemos é infinitamente maior, diz a escritora.

Judith Curry, que integrou o IPCC até 2010 e que nos últimos anos critica o pensamento de grupo e a construção forçada de consensos na instituição, contesta a ideia de que seja a ação humana a principal causa do aquecimento global.

É verdade, diz no livro, que a temperatura do planeta tem vindo a aumentar. É verdade também que a ação humana lança dióxido de carbono (CO2) para atmosfera e que este tem efeitos no aquecimento do planeta.

Mas já não será tão verdade que o aquecimento seja dominado pelo fator humano, que se possa prever quanto é que o planeta vai aquecer, que se possa dizer o quanto isso é perigoso, ou que se possa dizer que reduzir drasticamente as emissões de CO2 faz parar o aquecimento.

Judith Curry, presidente do "Climate Forecast Applications Network", insiste no livro que faltam informações para que se possa entender a variabilidade climática, diz que há um esforço no consenso de que o ser humano causou as alterações climáticas, e frisa que não há provas suficientes de tal.

Mas também não há provas, diz, de que um aumento das temperaturas superior a dois graus (número que tem servido de meta para os cientistas) seja catastrófico.

Os dois graus "são usados para motivar a urgência das ações para reduzir as emissões de CO2". E quando se diz que é agora que o ser humano tem de agir a autora responde no livro que "a janela de oportunidade pode permanecer aberta por um período de tempo considerável", além de que há estudos que indicam que o aumento de dois graus não acontece neste século.

"Entre as maiores preocupações sobre as alterações climáticas estão os seus impactos em eventos extremos como cheias, secas, ondas de calor, incêndios florestais e furacões. No entanto, são poucas as provas de que o recente aquecimento tenha agravado tais eventos", diz a autora, referindo que na década de 1930 a seca e o calor atingiram valores recorde em algumas zonas dos Estados Unidos.

Em resumo, diz, muitos eventos meteorológicos extremos fazem parte da variabilidade climática natural. Mas a reação a ameaças catastróficas pode causar mais danos do que benefícios, avisa a climatologista.

E acrescenta: "É possível que algo verdadeiramente perigoso e imprevisível possa acontecer com o clima da Terra durante o século XXI? Sim, é possível, mas a variabilidade natural do clima (incluindo processos geológicos) poderá ser uma fonte mais provável de possíveis alterações indesejáveis do que o aquecimento causado pelo Homem. Em qualquer caso, tentar evitar um clima tão perigoso e imprevisível através da redução das emissões de combustíveis fósseis será inútil se o clima natural e os processos geológicos forem fatores dominantes".

No entender da climatologista, mesmo que as emissões de CO2 parassem todas agora o impacto no clima só seria percetível no final do século e benefícios só seriam sentidos no século XXII.

"A tentativa de usar o dióxido de carbono como botão de controlo para regular o clima em escalas temporais de décadas a séculos é provavelmente inútil", avisa, acrescentando que tal não quer dizer que não faz sentido abandonar os combustíveis fósseis.

O que não faz sentido é uma ameaça futura de alterações climáticas provocadas pelo Homem, "que não parece ser existencial" no século XXI, "mesmo na sua encarnação mais alarmante".

Mas a verdade, diz ainda, é que ver essas alterações como "o apocalipse a curto prazo", alinhado com outros objetivos sociais, estreita as opções das políticas que os países estão dispostos a considerar.

NAOM

No comment!


PROGRAMA Visita do chefe de estado aos órgãos de comunicação social públicos.

Quarta-feira, 2 de Outubro de 2019, das 10:00 às 12:30

10h00-10H30 RÁDIO Difusão NACIONAL-RDN.

10H30-11h00 AGÊNCIA NOTICIOSA DA GUINÉ BISSAU-ANG

11H00-11H30 JORNAAL NÓ PINTCHA

11H30-12H00 TELEVISÃO DA GUINÉ BISSAU.

By O PAÍS