sexta-feira, 8 de junho de 2018

Quando o maior Diamante do mundo foi transportado da África para a Inglaterra, os organizadores elaboraram um esquema público, para atrair a atenção das pessoas, mas era falso. O diamante verdadeiro foi simplesmente enviado pelos correios.


Fatos Desconhecidos

Foronta!!!!!

O antigo homem de CPLP"DSP"empurrou batata quente para măos do antigo homem de Banco Mundial "Geraldo Martins, no que refere os resgates dos Bancos comerciais

Se nunca houve os regastes financeiros para estas instituiçoes bancarias, onde entrou 32 bilhoes de fox ?

As palavras do Jomav (O governo de DSP é conjunto dos ratos ) começou há ser entendidas pelos Guineenses

Estamos à Trabalhar para o bem do povo Guineense

Benedito Vaz

OS TARTARUGAS POLÍTICO !

Fonte: Carlos Sambu

Aproxima eleição e aproxima o espécime de tartaruga político que só tira cabeça de quatro em quatro anos, ou melhor de eleição em eleição! E, esses tartarugas, ao sair dos seus confortáveis carapaça, vem se armando de donos de verdade e grandes conhecedores do tecido político, mais do que aqueles que nos bons e nos maus momentos e, bom ou mau, atempadamente emitem/participem na vida pública do país.

Assim, todas as demagogias política está moldado para fins inconfessáveis! O outro estereótipo de tartaruga político, sai sempre do carapaça, mas no recôndito, isto é: nos mensagers, e-mails, nos congressos partidários e nos bastidores, destruindo as suas infinitas sabedoria política,nunca apresentam na arena público e, também há uns que tiram cabeça só para comer ou quando a vitória é anunciada- há vários espécies de tartarugas político- mas, não se pode confundir um tartaruga político com analfabeto político definido por poeta Bertolt Brecht, o tartaruga político, participa, mas escondido ou só em eleições

O acintoso afastamento do tartaruga político na ativo permanente ou na luz do dia, deve-se varias factores: medo de serem descobertos a falsa imagem ou conhecimentos que pintam ter ou que a sociedade julga que eles tem! Outros pelo maquiavelismo da tática da moro e uns pela covardia. O cúmulo de tudo, uns no terreiro político, passam imagem de que tem fobia a política, outros vão congresso mais continua afirmar que é apartidario, dão lição de moral e demais hipocrisia. Na verdade eles gostam e vivem política

Estamos a Trabalhar

Carlos Sambu

As razões que levaram à guerra de 07 de junho na Guiné-Bissau ainda são desconhecidos para os guineenses, quando se assinalam 20 anos de um conflito político-militar, que provocou mortes e destruição de património.

Na madrugada do dia sete de junho de 1998, Vasco Lima, então jovem taxista de 20 anos, nem ouviu os primeiros disparos de armas ligeiras, daí que se tenha deslocado do bairro de Missirá até Pluba, numa distância de cerca de sete quilómetros, para ir buscar o carro para iniciar mais uma jornada.

Quando o patrão o mandou de volta para casa, alegando que "havia deflagrado uma guerra", Vasco Lima nem quis acreditar, até porque na sua cabeça de jovem nunca pensou que "alguma vez pudesse haver uma guerra na Guiné-Bissau", contou à Lusa.

Mas, na realidade havia um conflito em marcha, opondo uma junta militar, comandada pelo brigadeiro Ansumane Mané, chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, demitido dias antes, e o antigo Presidente guineense João Bernardo 'Nino' Vieira.

A venda de armas do exército guineense aos rebeldes de Casamança, província do Senegal que luta pela independência, era apontada oficialmente como o ponto de discórdia entre Mané e Vieira, velhos camaradas de armas desde os tempos da luta contra a ocupação colonial.

Fosse qual fosse o motivo que levou ao desentendimento entre os dois militares, o sociólogo Dautarin Costa e o jurista Augusto da Silva não reconhecem "nenhum resultado palpável" do conflito "a não ser um mar de mortes e de destruições de bens patrimoniais e morais" na sociedade guineense, afirmaram.

"Foi um momento de triste memória em termos coletivos, em termos nacionais", observou Dautarin da Costa, para notar que do conflito emergiram "novos atores menos ou mal preparados" que substituíram os que criticavam.

A fragilidade das instituições da República, as dificuldades na construção da Nação, motivadas pelas fissuras na coesão e na própria soberania, assinalam-se com o conflito de há 20 anos, defendeu também Dautarim Costa

Fonte: Nalu Badja‎ para União entre Guineenses

ÚLTIMA HORA - Primeiro nota de imprensa do colectivo Estamos a Trabalhar CET




Estamos a Trabalhar

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO EX-GOVERNADOR DA REGIÃO DE BOLAMA DESTACA LANÇAMENTO DA PRIMEIRA PEDRA PARA CONTRUÇÃO DO PORTO DE SUGA E RECUPERAÇÃO DA ESQUADRA DA POP EM WATO


O relatório de 9 meses de exercícios do ex-Governador da região de Bolama/Bijagós, Quintino Rodrigues Bone, destacou entre outros aspectos o lançamento da primeira pedra para construção do Porto de Suga, recuperação de rede elétrica da cidade de Bolama, avariada de alguns anos a esta data, e ainda a recuperação de posto avançado da Polícia da Ordem Pública de Wato.

Num documento que a Capital FM consultou, foram anexas ainda as obras de recuperação da residência do Governador, recolocação da estátua Ulisses Grant, assim como a recuperação de alguns lugares de lazer (jardins), na sede do Governo regional, ou seja em Bolama.

O documento faz referência também as inaugurações pelo Presidente da República e o ex-ministro das Pescas, José Mario Vaz e Orlando Veigas de duas fábricas de gelos em Bubaque e Uracane, respectivamente e a entrega de duas canoas de pescas para as comunidades piscatórias destas relativas localidades.

No aspecto financeiro, o relatório indicou que o Governador recebeu dos 4 sectores que compõem a região, nomeadamente Bubaque, Bolama, Uno e Caravel uma soma de mais de 4 milhões de Francos CFA, numa receita total de 9 milhões e 534 mil Francos CFA e com a despesa superior de 15 milhões 137 mil e 200 Francos CFA.

Relativamente a esta défice entre as receitas e despesas realizadas, o relatório informa que a execução do trabalho foi feita com os apoios financeiros e materiais de alguns amigos e simpatizantes da região de Bolama, que se viram motivados pelas iniciativas do então Governo local.

O relatório termina com uma nota de agradecimentos às algumas individualidades, entre as quais se destacam os jornalistas, políticos, empresários e as pessoas singulares pelo apoio ao ex-governador, o que tornou possível levar a cabo as ações anteriormente enumeradas.

cfm87.net