8 de dezembro de 2021

ANP: Apresentação, Discussão e eventual Aprovação do OGE para ano econômico 2022

Apresentação do Plano Estratégico da Educação Inclusiva na Guiné-Bissau

O Presidente da República, recebeu hoje, em audiência de cortesia, uma delegação do Fundo Monetário Internacional (FMI), chefiada pelo Sr. José Giron - Chefe da Missão do FMI para a Guiné-Bissau.


 Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

Evento sobre Industriais criativas.

Hoje, 08 de dezembro de 2021, no centro cultural português, deu início a abertura da cerimônia do evento sobre Industriais criativas.

O ato contou com a presença de:

 Sr. Jorge Caroço, Embaixador de Portugal;

Sr. Tjark Egenhoff, representante residente do PNUD;

Sr. José Levy , representante residente Adjunto do PNUD;

Sr. Francelino Cunha, secretário de estado de cultura;

Sr. Antônio Nunes, adido a cooperação e diretor do centro cultural português.

E os demais artistas.

De acordo com PNUD:  A Guiné-Bissau conta com uma indústria criativa muito rica, seja na música, pintura, artesanato, moda , dança, literatura ou cinema. Este sector tem um forte potencial no acesso ao empreendedorismo. É neste quadro que pretendemos realizar este evento, que tem como objetivo iniciar uma discussão sobre como transformar a narrativa da Guiné-Bissau e desbloquear o potenciais das indústrias criativas. Este evento  quer também iniciar um diálogo nacional sobre a inclusão financeira e quais mecanismos que poderiam ser desenvolvidas para promover o seu financiamento.


Foto: Tuti Victoria Iyere

Por faladepapagaio.blogspot.com

RÚSSIA - Biden ameaça Putin com sanções "nunca antes vistas" se atacar Ucrânia

© Lusa

Notícias ao Minuto  08/12/21 

O Presidente dos Estados Unidos voltou hoje a ameaçar o seu homólogo russo com sanções "como ele nunca viu antes", caso a Rússia ataque a Ucrânia, um dia após um encontro entre os dois chefes de Estado.

Joe Biden descartou, no entanto, que os Estados Unidos tenham a intenção de enviar tropas para a Ucrânia se a Rússia a invadir.

"A ideia de que os Estados Unidos usarão força unilateralmente para enfrentar a Rússia se este país invadir a Ucrânia não está, para já, em cima da mesa", afirmou.

Joe Biden já tinha referido a Vladimir Putin, numa conferência virtual realizada na terça-feira entre os dois líderes, que a Rússia arrisca "fortes sanções, incluindo económicas" em caso de escalada militar na Ucrânia.

Biden exprimiu "a profunda preocupação" dos Estados Unidos e dos seus aliados face ao aumento de tropas russas na fronteira com a Ucrânia, segundo anunciou a Casa Branca, adiantando que Biden voltou a garantir apoio à soberania e integridade territorial da Ucrânia e defendeu que qualquer país deve poder "escolher livremente" a quem se associar.

Nas duas horas que durou a conferência virtual entre os dois chefes de Estado, o Presidente dos EUA apelou à diminuição das tensões e ao "regresso à diplomacia" e recusou fazer "promessas ou concessões" a Vladimir Putin, que pretende sobretudo que a NATO feche as portas à entrada da Ucrânia.

Nas últimas semanas, a Ucrânia acusou a Rússia de concentrar mais de 90.000 soldados na fronteira entre os dois países com o objetivo de atacar o seu território durante o inverno.

Em paralelo, Moscovo acusou Kiev de ter concentrado 125.000 militares (ou seja, metade dos efetivos das Forças Armadas ucranianas) na região do Donbass (no leste), em plena linha da frente.

A Ucrânia é, desde 2014, palco de um conflito entre Kiev e os separatistas pró-russos no leste do país, que já causou mais de 13.000 mortos e começou após a anexação da península da Crimeia pela Rússia.

Leia Também: 

França ameaça Rússia caso ataque Ucrânia. Putin diz ter de se defender

"Os russos voltarão em caixões": Ucrânia ameaça Rússia em caso de invasão

Relações entre FMI e a Guiné-Bissau estão no "bom caminho"

© Lusa

Por LUSA 08/12/21 

O chefe da missão técnica à execução do programa de referência do Fundo Monetário Internacional (FMI) à Guiné-Bissau, José Giron, disse hoje que as relações entre a organização financeira e o país estão no "bom caminho".

"As relações com o FMI e a Guiné-Bissau estão no bom caminho e esperamos que permita desenvolver relações muito frutíferas no próximo ano", afirmou José Giron à saída de um encontro de cortesia com o chefe de Estado guineense, Umaro Sissoco Embaló.

José Giron chegou terça-feira ao país para integrar a missão técnica que está a realizar a segunda avaliação à execução do Programa de Referência na Guiné-Bissau, que começou a 30 de novembro, de forma virtual, e que poderá permitir a assinatura de um Programa de Facilidade de Crédito Alargado.

"Vamos fazer uma análise dos parâmetros económicos mais importantes, especialmente questões orçamentais. As coisas parecem que estão bem feitas, mas temos de ter as reuniões e analisar os números em conjunto, mas os primeiros dados foram positivos", afirmou José Giron, remetendo mais informação para o final da missão.

A missão de avaliação vai decorrer até à próxima terça-feira e uma terceira avaliação está prevista realizar-se em março de 2022.

O FMI registou, na primeira avaliação, um "progresso satisfatório" na Guiné-Bissau, apesar da difícil situação socioeconómica que o país atravessa, agravada pela pandemia do novo coronavírus.

O Programa Monitorizado pelo Corpo Técnico visa reduzir os grandes desequilíbrios macroeconómicos, intensificados pelo impacto da pandemia provocada pelo novo coronavírus, reforçar a governação e a rede de apoio social, para um desenvolvimento mais inclusivo.

Em Bissau, a missão vai reunir-se com as autoridades políticas locais e com os parceiros multilaterais e bilaterais, com destaque para Portugal, França e Espanha.

O Ministério das Finanças salienta que a Guiné-Bissau não dispõe de um programa com o FMI há três anos, mas que o país continua a ser membro da organização financeira.

The Binnick Brothers- Dance in Yanga Style

IAPRP encontra-se na Guine-Bissau para analisar a situação da saúde e Segurança no Trabalho como o INSS

 Instituto Nacional de Segurança Social

A delegação da InterAfricana para Prevenção de Riscos Profissionais (IAPRP) está  em Bissau para uma missão de avaliação das acções que são desenvolvidas pelo departamento de Prevenção de Riscos do INSS. No primeiro dia de trabalho a missão acompanhada do Diretor de Serviço do INSS, Sr Armindo Rafael Vieira, mantiveram um encontro de trabalho com o Diretor-geral , Dr Cheikh Amadu Bamba Koté.

O objetivo desta visita dos representantes do IAPRP, conforme avançou o chefe da missão, Alphonse Ahoua Nogbou, Secretário Geral da InterAfricana de proteções e Riscos Profissionais e técnico da IAPRP Sr. Abel Zie Coulibaly, é dar o seguimento das atividades de Prestação a nível dos ONSS conforme as recomendações de Estados Gerais realizados  pela Guine-Bissau em 2018.

No dia 7, equipa da IAPRP apresentaram os trabalhos desenvolvidos pela organização a nível de Prevenções e Riscos Profissionais aos funcionários do Instituto Nacional de Segurança Social da Guine-Bissau.

Serviço de  Assessoria  de Comunicação e imagem

UNTG REALIZA VIGÍLIA EM FRENTE DO HOTEL ONDE DECORRE A SESSÃO PARLAMENTAR PARA IMPEDIR APROVAÇÃO DO OGE 2022

Por Rádio Jovem | dez 8, 2021

Os deputados da nação da Guiné-Bissau vão começar a discutir hoje (08.12.2021) a proposta do Orçamento Geral de Estado 2022 para sua eventual aprovação.

Simultaneamente, a União Nacional dos Trabalhadores da Guiné – Central Sindical (UNTG-CS) realiza uma vigília em frente do hotel onde decorre a sessão parlamentar com o objetivo de impedir aprovação do referido documento, alegando a central sindical que este orçamento vai ser prejudicial às causas sociais no país.

Desde o mês passado que a maior central sindical no país vem revindicando sobre este OGE na qual advertiu que, caso os deputados aprovarem tal documento, o próximo ano será mais um de greve na função pública do país.

De salientar que na semana passada, o primeiro-ministro Nuno Gomes Nabiam apresentou o OGE 2022 na ANP para a sua possível aprovação na presente sessão e esta quarta-feira os deputados começam a discutir o documento.

Segundo a Lusa, o Conselho de Ministros da Guiné-Bissau aprovou em 09 de novembro a proposta do Orçamento Geral de Estado para 2022 no valor de cerca de 246 mil milhões de francos cfa (cerca de 375 milhões de euros), que foi entregue em 30 de novembro no parlamento.

O OGE regista um défice de cerca de 67 mil milhões de francos cfa (cerca de 102 milhões de euros).

Para a cobertura o défice, o Conselho de Ministros autorizou o Ministério das Finanças a contrair os empréstimos concessionários necessários.

Segundo o gabinete do primeiro-ministro guineense, Nuno Gomes Nabiam, no OGE para 2022, o foco continua a ser a apresentação de um orçamento moderado, equilibrado, que estimule o crescimento económico e a competitividade, reforce os rendimentos e proteja o emprego.

Djariatu Balde

Leia Também:

FORÇAS DE SEGURANÇA IMPEDEM A VIGÍLIA DA UNTG EM BISSAU

Por Rádio Jovem | dez 8, 2021

A União Nacional dos Trabalhadores da Guiné (UNTG), central sindical, previa a realização de uma vigília em frente do hotel onde decorre a sessão parlamentar para contestar uma eventual aprovação do OGE 2022, alegando que o referido orçamento será prejudicial às causas sociais no país, todavia as forças de segurança pública impediram o acesso da central sindical ao hotel, com o pretexto de estarem a cumprir a ordem.

Os sindicalistas acabaram por realizar a manifestação em frente da sua sede.

Na ocasião, Júlio Mendonça, Secretário Geral da UNTG, crítica os deputados da nação por não levarem a sério as questões do interesse do povo.

Os deputados da nação Guineense vão discutir hoje (08.12.2021) a proposta do orçamento geral de Estado 2022 para sua eventual aprovação.

Orçamento Geral de Estado para 2022 está fixada no valor de cerca de 246 mil milhões de francos cfa (cerca de 375 milhões de euros), que foi entregue em 30 de novembro no parlamento.

O OGE regista um défice de cerca de 67 mil milhões de francos cfa (cerca de 102 milhões de euros).

Para a cobertura o défice, o Conselho de Ministros autorizou o Ministério das Finanças a contrair os empréstimos concessionários necessários.

Djariatu Balde

STJ - Mais um conselheiro salta do barco

Por:  ditaduraeconsenso.blogspot.com 

Mais um concorrente à liderança do Supremo Tribunal de Justiça da Guiné-Bissau desistiu de participar do pleito eleitoral marcado para o dia 10 do mês corrente. Trata-se do Juiz Conselheiro Juca Armando Nancassa que decidiu hoje desistir também da corrida, apontando irregularidades cometidas pelos responsáveis do órgão judicial.

Numa nota enviada à Comissão eleitoral e na posse da Rádio Jovem, juiz em causa invoca que não alinha com últimas deliberações tomadas pelo vice-presidente do Supremo e pela Comissão Eleitoral, referindo, assim, o despacho número 12 que suspendeu alguns vogais da comissão, e sem a nomeação dos substitutos para as mesmas funções.

“Deste modo, e tendo em consideração a persistência na prática dos apontados atos desconformes com os ditames da lei que rege o processo eleitoral, nomeadamente, a lei Orgânica dos Tribunais Judiciais, Estatutos dos Magistrados Judiciais e Regulamento Interno do Conselho Superior da Magistratura Judicial, declaro desistir da candidatura apresentada, devendo o meu nome, ser em consequência, suprimido no boletim de voto”, declarou.

Recorda-se que já ontem o candidato à liderança do Supremo Tribunal de Justiça da Guiné-Bissau, Osíris Francisco Pina Ferreira, acabou de desistir de concorrer às eleições já marcadas para o dia 10 do mês em curso, invocando também irregularidades no processo eleitoral.

João Paulo Djata

Continuação da sessão ANP - Interpelação dos membros do governo sobre o programa e o orçamento geral do ano 2022 ...Data: 08-07-2021

 Assembleia Nacional Popular da República da Guiné-Bissau 



Parlamento da Guiné-Bissau discute Orçamento Geral do Estado para 2022

Por Dw.com

Proposta de orçamento a rondar os 375 milhões de euros começa hoje (08.12) a ser debatida no Parlamento. Foco é estimular o crescimento económico, reforçar rendimentos e proteger emprego, segundo o Governo.

O Parlamento da Guiné-Bissau começa esta quarta-feira a discussão da proposta do Governo do Orçamento Geral do Estado (OGE) de 2022, no valor de cerca de 246 mil milhões de francos cfa (cerca de 375 milhões de euros).

O Orçamento Geral de Estado regista um défice de cerca de 67 mil milhões de francos cfa (cerca de 102 milhões de euros).  Para a cobertura o défice, o Conselho de Ministros autorizou o Ministério das Finanças a contrair os empréstimos concessionários necessários.

Segundo o gabinete do primeiro-ministro guineense, Nuno Gomes Nabiam, para 2022 o foco continua a ser a apresentação de um orçamento moderado, equilibrado, que estimule o crescimento económico e a competitividade, reforce os rendimentos e proteja o emprego.

O documento vai dar respostas "urgentes e imperiosas" ao setor privado, bastante penalizado pela pandemia provocada pelo novo coronavírus, e apostar no setor agrícola e infraestruturas rodoviárias para "combater a escassez de produtos essenciais e a subida de preços". A saúde e a educação "voltam a merecer uma atenção particular".

O Governo aprovou a proposta do OGE no início de novembro, mas o documento apenas deu entrada na Assembleia Nacional Popular a 30 de novembro.

Interpelação a Nabiam adiada

Nuno Gomes Nabiam
A sessão parlamentar de terça-feira não teve lugar por falta de quórum, a partir do momento em que as bancadas dos partidos Madem G-15 (Movimento para a Alternância Democrática) e PRS (Partido da Renovação Social) decidiram realizar jornadas parlamentares nas respetivas sedes partidárias para preparar os deputados sobre a discussão do OGE.

Na sessão estava prevista uma interpelação dos deputados ao primeiro-ministro, Nuno Nabiam, sobre várias situações ocorridas no país nos últimos tempos, mas foi comunicado que o governante não estaria presente, disseram as mesmas fontes.

O deputado José Carlos Monteiro, presidente da comissão especializada do Parlamento para questões da Defesa e Segurança tem insistido nos últimos dias com o presidente do Parlamento, Cipriano Cassamá, no sentido de pedir a comparência do primeiro-ministro. Deputado eleito nas listas do Madem G-15, que sustenta o Governo, juntamente com o PRS, pretende ouvir o primeiro-ministro sobre as circunstâncias em que um Airbus A340 foi retido, por ordens do Executivo, no aeroporto internacional Osvaldo Vieira de Bissau desde finais de outubro.

Também disse pretender questionar Nuno Nabiam sobre o que considera de comportamento contrário à lei do ministro do Interior, Botche Candé, que recentemente anunciou a criação do seu partido político.

Outros deputados do Madem G-15 e do PRS querem ouvir Nuno Nabiam sobre a situação social do país, marcada por greves em vários setores da administração pública.

Fonte da presidência do Parlamento confirmou à agência Lusa que a interpelação dos deputados ao primeiro-ministro "já não vai ter lugar, por enquanto" e que a partir da sessão de quarta-feira, Nuno Nabiam deverá apresentar a sua proposta de OGE.

COLESTEROL - Bomba relógio. O sumo poderoso com 2 ingredientes que reduz o colesterol

© Shutterstock

Notícias ao Minuto  08/12/21 

Níveis elevados de colesterol 'mau' LDL podem propiciar a ocorrência de ataques cardíacos e derrames.

O colesterol é uma substância gordurosa produzida naturalmente pelo fígado e encontrada no sangue. Sendo que é usado como combustível em inúmeras funções exercidas pelo corpo humano, no entanto pode tornar-se um problema quando está presente em quantidades excessivas na corrente sanguínea.

Tendo isso em mente, o jornal Metro World News divulgou a receita de um sumo poderoso que ajuda a reduzir os níveis altos de LDL:

Ingredientes

Sumo de 3 laranjas

1/2 beringela fatiada (mantenha a casca)

Preparação

. bata todos os ingredientes no liquidificador

. Se quiser, acrescente gelo

. Pode também, se desejar, adoçar a bebida com mel

. Sirva e beba logo de seguida

ÁLCOOL - Nove perguntas (e respostas) sobre o consumo de álcool ...Esclareça aqui as suas dúvidas.

© Shutterstock

Notícias ao Minuto 07/12/21  

Considera que sabe tudo sobre o consumo de bebidas alcoólicas? Desengane-se. 

Com o objetivo de desmistificar o consumo do álcool e ajudar a manter a saúde psicológica nesta quadra, a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) criou um documento com perguntas e respostas essenciais para estar bem informado sobre o consumo excessivo e o que fazer.

1- Quais são os efeitos do consumo de álcool?

Para a maioria das pessoas, o consumo do álcool é apenas para relaxar e procurar sensações agradáveis, de tranquilidade e bem-estar. No início, ajuda a sentirmo-nos menos inibidos e ansiosos, mas à medida que o corpo processa o álcool, podem começar sentimentos de ansiedade, agitação e depressão, afetando o equilíbrio e a coordenação e causando dores de cabeça, tonturas, náuseas e vómitos. O impacto do álcool varia em função de vários fatores como idade ou peso, mas pode ser sempre perigoso.

2- Quando é que o consumo de álcool se torna um problema?

No documento pode ler-se que "o consumo problemático de álcool corresponde a um padrão de consumo que produz consequências adversas recorrentes e significativas", como incumprimento de obrigações e responsabilidades, problemas legais ou interpessoais. A partir do momento em que uma pessoa não controla o consumo de álcool e não consegue parar de beber torna-se alguém com um problema de alcoolismo. "A dependência do álcool caracteriza-se pela tolerância ao álcool (é preciso beber cada vez mais para produzir os mesmos efeitos) e por sintomas de abstinência".

De acordo com a Direção-Geral de Saúde o consumo de álcool tem vários níveis, que começa no consumo de baixo risco, passa pelo consumo de risco e pelo consumo nocivo e termina na dependência.

"Segundo a Organização Mundial de Saúde, Portugal é um dos países do mundo com maior índice de consumo de álcool por pessoa: dos portugueses que bebem, 16,9% fazem-no de forma excessiva e 2,1% apresentam dependência do álcool. Os dados de um estudo realizado pelo Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD), durante o período inicial da pandemia, revelam que 21% dos portugueses e das portuguesas aumentou o seu consumo de bebidas alcoólicas durante a pandemia".

3- Quais são as causas dos problemas relacionados com o consumo de álcool?

As causas dos problemas relacionados com o consumo de álcool podem ser genéticas, fisiológicas, psicológicas e sociais, e cada pessoa é afetada de forma diferente.

4- Quais são as consequências do consumo problemático de álcool?

O consumo de risco, nocivo ou a dependência do álcool traduzem-se em riscos sérios para a Saúde Física e Psicológica, como aumento do risco de lesões, enfraquecimento do sistema imunitário, aumento dos problemas de Saúde Psicológica, deterioração e atrofia cerebral ou aumento de comportamentos de risco. "A Organização Mundial de Saúde estima que o consumo excessivo de álcool possa provocar cerca de 3,3 milhões de mortes em cada ano (ou 5,9% de todas as mortes no mundo)".

5- Quais são os principais mitos associados ao consumo de álcool?

O álcool ajuda a relaxar, a dormir melhor ou mesmo a esquecer os problemas são alguns dos mitos que a OPP quer desmistificar. Outros mitos são que quem aguenta bem a bebida não precisa de se preocupar ou que beber com moderação é seguro para qualquer um.

6- O que podemos fazer para reduzir o consumo de álcool?

Pode ser difícil, mas é preciso fazer pequenas mudanças, monitorizando o consumo de álcool, tendo dias 0% álcool ou partilhando a intenção de reduzir. Outras sugestões apontadas pela OPP passam por partilhar o cumprimento de objetivos, manter a motivação, adotar um estilo de vida saudável e/ou procurar ajuda.

7- Quando devemos procurar ajuda?

Quanto mais cedo se sair da negação e se procurar ajuda maior a probabilidade de recuperação. Na maioria dos casos é preciso ajuda. Se suspeita que alguém tem problemas relacionados com o álcool fique atento a sinais como a pessoa sentir-se culpada por beber, ter falta de interesse nas atividades ou ser desonesto na quantidade de álcool que diz que consome.

8- Como pode um psicólogo ajudar?                          

Os psicólogos com experiência nos problemas associados ao consumo de álcool podem ajudar a encontrar o tratamento mais adequado e a motivação para procurar ajuda e seguir esse tratamento, mas também podem ajudar a resolver os problemas de natureza psicológica ou identificar as circunstâncias que despoletam o comportamento de consumo de álcool.

9- Como podem familiares e amigos ajudar?

Se está preocupado com o consumo de álcool de alguém, pode ajudar se escolher um lugar seguro e confortável e um momento em que estejam ambos tranquilos. Esteja disponível para escutar sem criticar, julgar ou rotular a pessoa. É importante se for paciente e persistente, porque ajudar alguém a ultrapassar um problema associado ao consumo de álcool leva tempo. Pergunte como pode ajudar e utilize linguagem positiva.

Links e números úteis

Eu Sinto.me: www.eusinto.me

Alcoólicos Anónimos Portugal: www.aaportugal.org

Al-Anon Portugal: www.al-anon.pt/al-anon/

Serviço de aconselhamento psicológico do SNS24: 808 24 24 24

Linha Vida: 14 14

António Guterres em isolamento após contacto com infetado

© Lusa

Por LUSA  08/12/21 

O secretário-geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres, foi identificado na terça-feira como contacto de um funcionário infetado com covid-19, e estará em isolamento profilático vários dias, disseram fontes diplomáticas à agência France-Presse (AFP).

O chefe da ONU, com 72 anos, cancelou os próximos encontros presenciais, disseram as mesmas fontes à AFP.

Na noite de quarta-feira, Guterres deveria participar, como convidado de honra, na gala anual da associação da imprensa da ONU, em Manhattan, e na quinta-feira numa reunião do Conselho de Segurança sobre os desafios do terrorismo e as alterações climáticas, liderada pelo Presidente do Níger, Mohamed Bazoum.

Bazoum, cujo país detém atualmente a presidência do Conselho de Segurança, chegou a Nova Iorque na terça-feira, onde deverá permanecer até final da semana, antes de rumar a Washington.

O porta-voz do secretário-geral, Stéphane Dujarric, recusou-se a comentar.

Há alguns dias, o porta-voz disse que Guterres recebeu recentemente a terceira dose da vacina contra a covid-19, depois de ter hesitado sobre se deveria tomar o reforço, quando milhões de pessoas em todo o mundo ainda não tiveram acesso à primeira dose.

A covid-19 provocou pelo menos 5.261.473 mortes em todo o mundo, entre mais de 265,80 milhões infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 18.572 pessoas e foram contabilizados 1.172.420 casos de infeção, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.

ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA COLOCAM 17 MILHÕES DE DÓLARES A DISPOSIÇÃO DO GOVERNO GUINEENSE

Odemocratagb.com

O departamento da Agricultura dos Estados da América (USDA), através de McGovern-Dole, Programa Internacional de Alimentação Escolar e Nutrição de Crianças, disponibilizou 17 milhões de dólares ao governo da Guiné-Bissau através da Catholic Relief Services-CRS, para implementação do projeto MeREECE (melhoria do Rendimento Escolar e Económico das Comunidades Educativas na Guiné-Bissau).

O projeto lançado esta segunda-feira, 07 de dezembro de 2021, com a duração de quatro anos, de 01 de outubro de 2019 a 30 de setembro de 2023, prevê atingir 197, 419 beneficiários, nas 350 escolas e comunidades das regiões de Oio, Cacheu, Bafatá, Gabu e Quinará, onde está a ser implementado, bem como melhorar a aprendizagem das crianças em idade escolar, aumentar o uso de práticas de saúde, nutrição e alimentação dos alunos.

O ato teve lugar em Nhacra, região de Oio, e contou com as presenças do representante da embaixada dos EUA com residência em Dakar, Charles Musselman, e da diretora regional da Catholic Relief Services-CRS para a África Ocidental, Jannifer Overton.

No seu discurso, o ministro da Educação Nacional e Ensino Superior, Cirilo Mama Saliu Djaló, alertou que o ministério da educação será vigilante e rigoroso quanto à distribuição desses géneros (arroz, feijão e óleo alimentar) nas quatro regiões.

Em reação às preocupações levantadas por diferentes entidades em relação à situação do setor do ensino guineense, o ministro disse que o governo tudo fará para que o direito à educação, consagrado na Constituição, não seja comprometido e pediu aos professores para serem patriotas, porque “greves no setor da educação não vão ajudar no desenvolvimento do país”.

“São 17 milhões de dólares, impostos de outros povos doados para o bem-estar das nossas crianças, portanto esses géneros devem ser bem geridos e colocados à disposição dos seus destinatários”, salientou.  

Frisou que o ministério da educação tem uma rede completa de vigilância a começar pelos pais e encarregados de educação, poder tradicional (régulos, Imames e chefes de tabancas), governos regionais, professores, diretores das escolas e a Polícia Judiciária para controlar a gestão desses géneros.

“Quem desviar pelo menos um quilograma de arroz, feijão ou óleo alimentar será punido de acordo com a lei”, alertou e pediu a união de esforços, diálogo sério, permanente e inclusivo com os sindicatos do setor

As atividades do projeto incluem a melhoria da assiduidade dos professores e dos alunos, o fornecimento de refeições escolares, formação de professores, criação de grupos de poupança e crédito nas comunidades e reforço de capacidades aos parceiros.

O projeto MeREECE trabalha em parceria com o governo da Guiné-Bissau, através dos Ministérios da Educação Nacional e Ensino Superior e da Saúde Pública e com parceiros de implementação: Plan Internacional Guiné-Bissau e Cáritas da Guiné-Bissau.

Por: Filomeno Sambú

Foto: F.S 

Concurso Internacional para o trabalho da reabilitação de pontes sobre o corredor do lado da Guiné-Bissau. Boké-Quebo...

 Ministério Das Obras Publicas, Habitação e Urbanismo

MOPHU/ 08.12.2021

Concurso Internacional para o trabalho da reabilitação de pontes sobre o corredor do lado da Guiné-Bissau. Boké-Quebo.

Hoje, o Ministério das Obras Públicas Habitação e Urbanismo organizou uma visita tecnica com as empresas concorrentes que compraram o caderno de encargo, com o objetivo de constatar o estado da degradaçao e a delimitação das zonas de intervenção nas pontes.

No dia 25 de Novembro de 2021 o MOPHU lançou concurso para reabilitação de pontes no corredor costeiro da Guiné-Bissau. 

As empresas compraram o caderno de encargo. O prazo limite para abertura das propostas é até o dia 27 de Janeiro de 2022. Em princípio o arranque das obras está programada para acontecer no próximo ano.