sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

REPRESENTANTES DO PODER TRADICIONAL NA GUINÉ-BISSAU QUEREM FIM DA CRISE POLÍTICA

Os régulos da Guiné-Bissau mantiveram encontro, esta sexta-feira, com o presidente da Assembleia Nacional Popular (ANP) para saber da real razão da instabilidade política no país e do funcionamento da casa do povo.

O encontro sugerido pelos régulos de todas as regiões do país também juntou alguns conselheiros de Cipriano Cassama.

Durante o encontro Cipriano Cassama ofereceu o regimento da ANP aos régulos como forma de entenderem melhor o funcionamento da Assembleia Nacional Popular.

Na mesma ocasião foi colocada a gravação da sessão de discussão e aprovação de o programa de o governo de Carlos Correia.

Em nome do poder tradicional, o Juiz do povo, Augusto Fernandes, pede os parlamentares para discutirem os documentos que impulsionam o desenvolvimento do país.

Em jeito da resposta, Cipriano Cassamá garante aos régulos que a casa do povo funciona normalmente e critica a actuação dos régulos no inico da crise.

“Estamos disponíveis para ultrapassar a situação. Enquanto servidores do povo não podemos aceitar a existência da guerra. Enquanto representantes do povo onde estavam quando a crise estava prevalente e a quando do derrube do governo de Domingos Simões Pereira?”, Interroga.

Visivelmente emocionado, Cipriano Cassama critica ainda as acusações que dão conta que o parlamento não quer discutir o programa de governação de Umaro Sissoco Embaló. Entretanto, pede o presidente José Mário Vaz a tomar mesmas decisões que tomadas quando o governo de Baciro Djá estava na mesma situação.

“Baciro Djá passou neste circuito, será que ele não foi primeiro-ministro e além disso a nossa situação foi mais difícil. Depois de a comissão permanente recusar o pedido fui ter com o presidente José Mário Vaz e ele disse que Baciro não pode estar por acima da lei. Hoje pessoas devem estar por cima da lei. Mas qual povo pode ser representado com esta injustiça, dois pesos e duas medidas”, critica Cassama que adianta ainda que já tentou marcar encontros com o presidente para falar sobre a situação do país mas nunca chegou a ser recebido.

“Fui ofendido e chamado de incompetente. Se eu não tinha o direito de convocar a sessão para a discussão de o programa de Carlos Correia, agora a lei dá-me o direito de convocar a sessão para o governo de Sissoco? Não estou aqui para agradar ninguém e desafio qualquer partido”, garante.

Cassama acusa ainda José Mário Vaz de não querer a reconciliação nacional porque anda com as suas cadeiras e microfones em todos os actos públicos.

“A última actuação foi durante a conferência para a reconciliação onde acusa a assembleia de ser o guia do problema mas ele (o presidente) sabe que é ele o número um (01) desta crise”.

As acusações de Cipriano Cassama foram ouvidas numa altura em que o governo entra em gestão depois de o parlamento recusar o pedido para o agendamento da sessão para discussão e votação do programa de governação.

Reportagem & Imagem: Elisangila Raisa Silva dos Santos
Radiosolmansi

Trump acusa a imprensa de ser desonesta

Presidente discursa no mais importante evento dos conservadores
Meios de comunicação impedidos de participar na conferência de imprensa do porta-voz da Casa Branca

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a criticar a imprensa nesta sexta-feira, 24, e afirmou que os meios de comunicação são "desonestos", "inimigos do povo" e "divulgadores de notícias falsas".

Mais tarde, jornalistas de alguns meios de comunicação, como a CNN e o New York Times, foram impedidos de participar na conferência de imprensa do porta-voz da Casa Branca.

Ao discursar na Conferência de Acção Política Conservadora (CPAC), Trump disse que a imprensa nunca considerou que ele venceria as eleições presidenciais de Novembro e que manteve a candidata democrata, Hillary Clinton, sempre como favorita.

"Temos que lutar contra eles. Os meios de imprensa são muito inteligentes, astutos e desonestos. Se irritam quando expomos as suas notícias falsas", disse Trump naquele que é o evento mais importante dos conservadores.

Quanto a outros temas,Donald Trump reiterou que a construção de um muro na fronteira entre os Estados Unidos e o México começará "muito em breve".

No que toca à sua política de imigração, ele reiterou que visa tirar "pessoas más" do país, como traficantes de drogas e assassinos.

"Não vamos deixá-los voltar. Eles não vão voltar, gente", disse Trump em referência às pessoas deportadas sob suas novas e as mais rígidas diretrizes sobre imigração ilegal.

"Se o fizerem, terão problemas maiores do que jamais sonharam”, garantiu.

O discurso de Trump foi o destaque da CPAC deste ano e deu ao evento um novo elã, com os republicanos no controlo da Casa Branca e do Congresso pela primeira vez em 10 anos.

Imprensa impedida de entrar na Casa Branca

Na tarde desta sexta-feira, 24, a Casa Branca decidiu impedir a entrada de jornalistas da rede CNN, do jornal New York Times, dos sites Politico e Buzzfeed e alguns correspondentes estrangeiros.

O porta-voz da Casa Branca Sean Spicer decidiu fazer uma conversa informal com a imprensa em vez da tradicional entrevista colectiva diária, e impediu o acesso de diferentes meios de participar.

A CNN rapidamente publicou um comunicado no Twitter dizendo que atitude da Casa Branca é inaceitável e que "aparentemente esta é a maneira como eles fazem retaliação quando se noticia factos que não gostam".

"Vamos continuar a informa assim mesmo", disse a mensagem daquela cadeia televisiva, a quem o Presidente tem acusado de dar “notícias falsas”.

A agência Associated Press e a revista Time resolveram boicotar a conferência de imprensa do porta-voz da Casa Branca.

VOA

Mais...

Trump ataca jornalistas por usarem fontes anónimas

O Presidente norte-americano, Donald Trump, atacou hoje a comunicação social por usar fontes anónimas, apenas umas horas depois de colaboradores seus insistirem em dar informação a jornalistas na condição de se manterem no anonimato.

Seguindo uma linha de ataque que revigorou os participantes na maior reunião norte-americana de ativistas conservadores, Trump criticou os jornalistas que "constroem histórias e inventam fontes".

Estes jornalistas, acrescentou, "não deviam ser autorizados a usar fontes sem nome", insistindo: "Revelem os nomes"

Trump não avançou quais as organizações jornalísticas a que se referia, mas os ataques de hoje representam uma escalada na sua batalha permanente contra a comunicação social, que já classificou como "o partido da oposição".

Entre as várias notícias sobre Trump que têm vindo a público graças a fontes não reveladas estão os numerosos relatos dos contactos de assessores seus com agentes dos serviços de informações russos, que a Casa Branca contestou vivamente.


Porém, vários membros da sua equipa da Casa Branca exigem regularmente o anonimato quando falam aos jornalistas. Foi o caso hoje de manhã, quando vários assessores falaram aos jornalistas sobre o contacto do chefe do 'staff' da Casa Branca, Reince Priebus, com agentes da polícia federal (FBI) a propósito das notícias sobre os contactos com os russos.

NAOM

Encontro com o Fundo Monetário Internacional.


Sr. Felix Fisher, chefe da Missão da FMI para a Guiné-Bissau - faz uma visita de cortesia no fim da sua missão. 

Neste encontro, fez um breve balanço da missão durante este período e reitera o apoio da instituição ao nosso país.




Fonte: José Mário Vaz - Presidente da Republica da Guiné-Bissau

Crise Política e Parlamentar: DEPUTADOS EXPULSOS DO PAIGC RESPONSABILIZAM CIPRIANO CASSAMÁ PELOS RISCOS QUE O PAÍS PODE INCORRER

O Grupo de 15 deputados expulsos da fileira do Partido Africano da Independência de Guiné e Cabo Verde (PAIGC) responsabiliza hoje, 24 de fevereiro 2017, o Presidente da Assembleia Nacional Popular da Guiné-Bissau (ANP), Cipriano Cassamá, pelos danos causados ao parlamento e pelos riscos que o país pode incorrer no futuro.

A reação do grupo dos 15 deputados expulsos do partido libertador surge depois da deliberação da Comissão Permanente da ANP, que chumbou o pedido de agendamento do programa de governo, ter sido tornada pública.

Em comunicado, os 15 deputados condenam ‘com veemência’ a atitude do presidente do parlamento, que considera principal autor da crise que se vive até hoje, como também “pelas sucessivas e flagrantes violações dos seus deveres, comprometendo a imagem da instituição que representa bem como a própria imagem do país”.

Tumane Mané, o também porta voz do grupo, foi quem leu o documento, no qual lê-se que o grupo exige ainda a convocação, com caráter urgente, da reunião da Assembleia Nacional Popular, que considera ser a instância suprema e única com competências para deliberar, sobre o bloqueio do normal funcionamento do parlamento. 

Por: Aguinaldo Ampa
OdemocrataGB

REINO UNIDO - Misterioso som do oceano não se ouve na Terra… mas do espaço sim

A descoberta foi feita por investigadores da Universidade de Liverpool.

Todos sabemos que o mundo está repleto de mistérios e estes investigadores britânicos vieram comprovar essa teoria. Desta vez, o mistério está no oceano.

Cientistas da Universidade de Liverpool, no Reino Unido, descobriram um som que emana do mar das Caraíbas, mas que consegue apenas ser ouvido do espaço.

Conta o Big Think que o som, como que um apito, é demasiado baixo para conseguir ser ouvido por humanos, mas do espaço tal é possível. Os investigadores detetaram o som quando estavam a estudar os níveis e a pressão do mar, devido à sua função-chave em formar correntes que alimentam a Corrente do Golfo.

“Estávamos a estudar a pressão do oceano através de diferentes modelos e esta região simplesmente não estava a funcionar”, explicou Chris Hughes, um dos investigadores. Quando optaram por se concentrar apenas nas oscilações que estavam a notar, aperceberam-se que estas produziam um ruído.

Já no espaço, o efeito deste som é tão forte que conseguiu ser medido. Após uma investigação, os cientistas reconheceram o som como uma ‘onda Rossy’ que viaja para o oeste no oceano diretamente para a bacia das Caraíbas, no Oceano Atlântico, onde aqui desaparece. 120 dias depois, reapareceu no leste.

Explicam os investigadores que esta onda provoca um efeito no mar que faz com que este apite. No vídeo pode ouvir o som causado pela onda.

Noticiasaominuto

No Comment ???


Noir Fieree

Conferência reúne 633 milhões para Nigéria e vítimas do Boko Haram

Uma conferência de doadores para as vítimas do grupo Boko Haram na Nigéria e países próximos terminou hoje em Oslo com a promessa de 633 milhões de euros de 14 países e a ausência dos Estados Unidos.


O total, anunciado em dólares (672 milhões) pela Noruega, destina-se a uma região onde, segundo a ONU, 10,7 milhões de pessoas precisam de ajuda de emergência.

Os Estados Unidos, cujo novo presidente, Donald Trump, anunciou a intenção de reduzir a ajuda internacional, não apresentaram qualquer promessa na conferência.

"Os Estados Unidos disseram que comunicariam posteriormente a sua contribuição, portanto ela não foi contabilizada" no valor avançado à imprensa pelo ministro dos Negócios Estrangeiros norueguês, Borge Brende.

A ONU estimou que a ajuda necessária para 2017 para a região do lago Chade, rodeado pela Nigéria, Níger, Camarões e Chade, ascende a 1,5 mil milhões de dólares (1,4 mil milhões de euros).

Dos 672 milhões de dólares (633 milhões de euros) prometidos hoje em Oslo, apenas 457 milhões (430 milhões de euros) são relativos a 2017.

NAOM

ÁFRICA DO SUL - Polícia dispara balas de borracha em manifestação em Pretória

A polícia sul-africana disparou hoje balas de borracha e granadas de gás lacrimogéneo para dispersar confrontos entre manifestantes e migrantes numa marcha anti-imigração em Pretória, noticiou a France-Presse.


Cerca de 500 pessoas aderiram à marcha anti-imigração de hoje na capital sul-africana, alguns empunhando paus, depois de o Presidente do país, Jacob Zuma, condenar a violência xenófoba das últimas semanas.

O Presidente Zuma condenou hoje a violência e intimidação contra estrangeiros e apelou à calma durante a manifestação contra migrantes provenientes de países como a Nigéria, o Zimbabué, a Somália ou o Paquistão.

Ao longo das últimas semanas, em Pretória e Joanesburgo, vários edifícios habitados ou explorados por imigrantes foram atacados e vandalizados por populares sob acusação de serem utilizados para fins ilícitos como prostituição e tráfico de drogas.

Até ao momento, os incidentes não fizeram vítimas, mas obrigaram a polícia a reforçar a segurança, tendo-se registado inúmeras detenções.

Os ataques contra imigrantes na África do Sul são recorrentes. O país acolhe um grande número de estrangeiros, num contexto social marcado pelo desemprego - superior a 25% - e pela criminalidade violenta.

Em 2015, protestos anti-imigração na cidade de Durban e arredores resultaram em pelo menos seis mortos.

Em 2008, cerca de 60 pessoas morreram em situações semelhantes.

NAOM

Conselho de Segurança da ONU prolonga missão na Guiné-Bissau por mais um ano

O Conselho de Segurança das Nações Unidas prorrogou a missão na Guiné-Bissau (UNIOGBIS) por mais um ano, anunciou hoje o escritório guineense da ONU.


A tomada de decisão acabou por representar uma formalidade, dado que todos os meios e operações estão no terreno, sem alterações, pois a prorrogação já era assumida como um dado adquirido, tal como tem acontecido nos anos anteriores.

O mandato foi renovado numa reunião realizada na quinta-feira em Nova Iorque, sendo que o novo período de ação "terá início no dia 01 de março de 2017 e irá até 28 de fevereiro de 2018".

No final do encontro, o Conselho de Segurança manifestou-se preocupado com a crise política na Guiné-Bissau e instou as partes interessadas "a respeitarem e cumprirem rigorosamente o Acordo de Conacri e o roteiro da CEDEAO".

A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) patrocinou um acordo entre dirigentes políticos de Bissau, assinado em outubro, na Guiné-Conacri, mas que teve diferentes interpretações e não chegou a ser aplicado.

O parlamento continua bloqueado e depois de o Presidente da República, José Mário Vaz, ter demitido o governo, em agosto de 2015, já deu posse a outros quatro executivos, mas ainda nenhuma conseguiu fazer aprovar um programa ou orçamento de Estado.

Os 15 membros do Conselho congratularam-se com o anúncio de "uma missão de alto nível que deverá chegar ao país sob a orientação da CEDEAO, como parte de um acompanhamento para a implementação do Acordo".

O Conselho de Segurança aponta como prioridades da UNIOGBIS: impulsionar o diálogo político inclusivo, a reconciliação nacional, a revisão da Constituição, a reforma do setor da segurança nacional e do Estado de direito, bem como o desenvolvimento de sistemas de justiça civis e militares compatíveis com as normas internacionais.

Foi ainda dado um voto de confiança à força policial e militar de estabilização, ECOMIB, composta por países do oeste africano, sendo solicitado à CEDEAO que mantenha esta força em funções para lá de 30 de junho - data prevista de desmobilização.

LFO // EL
Lusa/fim

OFICIAL : Conselho de Estado terá lugar no dia 6 de Março

A reunião do Conselho de Estado, convocada pelo Presidente da República, José Mário Vaz, ficou adiada para o dia 6 de Março:

Fonte:Braima Darame Via Facebook

ONU FINANCIA ESTUDO PARA MELHORAR SERVIÇOS DE SAÚDE NA GUINÉ-BISSAU

Resultados do estudo foram apresentados num ateliê realizado em Bissau para o seu enriquecimento; documento vai melhorar a qualidade de atendimento em cinco hospitais do país; ideia é salvaguardar a vida das mulheres e crianças vulneráveis.


Ayigan Cossy (à dir.), coordenador do Sistema da ONU e Leticia Kayisire, coordenadora da ONU Mulheres. Foto: ONU News/Amatijane Candé
Amatijane Candé, de Bissau para a ONU News. 

A ONU Mulheres reuniu-se com técnicos do ministério guineense da Saúde, de organizações da sociedade civil e pessoal das Nações Unidas  para debater a análise da satisfação dos utentes do sistema nacional de saúde.


Os resultados  abordam principalmente o serviço do Hospital Nacional Simão Mendes para analisar como foram cumpridas as metas fixadas pelas autoridades sanitárias sobretudo no combate a mortalidade materna e infantil.

Promoção

Falando a ONU News, o Coordenador Interino do Sistema da ONU, Ayigan Cossy, referiu ser fundamental a qualidade dos serviços prestados na promoção de saúde materna e infantil de qualidade num país em desenvolvimento.

"Conhecer a qualidade da prestação dos serviços de saúde é pertinente para combater as praticas prejudiciais aos pacientes o que pressupõe a adoção de estratégias e medidas necessárias para salvaguardar a vida das mulheres e crianças sobretudo as mais vulneráveis."

O estudo foi financiado pelo projeto H4+ e conduzido por dois consultores nacionais, recrutados pela entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Género e Empoderamento das Mulheres.

Colaboração

Mulheres grávidas, mães e acompanhantes foram alvos do estudo levado a cabo no maior hospital da Guiné-Bissau.

Os alvos incluem também mulheres que vivem com VIH/Sida e vítimas de violência baseada no género. O estudo registou fraca colaboração dos pacientes que receiam denunciar o pessoal de saúde.

O ato ficou marcado pela apresentação do relatório de avaliação dos custos de assistência medica e medicamentosa as utilizadoras dos serviços públicos de saúde em quatro regiões mais o setor autónomo de Bissau.

António Guilherme Silá é o secretário-geral do ministério da saúde pública.

"Há que saber até que ponto eles se sentem satisfeitos, são atendidos da forma como se quer. Devemos ser persistentes nesse sentido, trabalhando junto das comunidades para ver de fato se o investimento feito em termos de formação e materiais tem resultados. Relação custo beneficia."

Associadas, as duas atividades visam no fundo melhorar a prestação dos serviços sanitários, não só nos hospitais alvos do estudo, como em todo o país.

Unmultimedia.org

OMS quer ajudar a combater doença em São Tomé e Príncipe

Centro de São Tomé
Cinco especialistas da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram a São Tomé para ajudarem as autoridades sanitárias a combater a chmada celulite nicrotizante, uma doença que tem estado a afectar algumas pessoas maioritariamente de sexo masculino. Ainda não existe um medicamento eficaz para combater a doença.

Até ao momento esta doença já afectou 1.331 pessoas segundo a directora dos Cuidados de Saúde, Maria Tomé Palmer. Há uma tendência de diminuição dos casos, segundo a responsável, que acrescentou que ainda não existe um medicamento eficaz para combater a doença.

Segundo as autoridades são-tomenses, a doença começou a ser registada no país em Outubro de 2016 e os homens são os mais afectados, com 57% dos casos, contra 43% de mulheres.

Amostras da doença foram enviadas para laboratórios em Portugal, nos Camarões, na Bélgica e no Benim, mas as investigações ainda não determinaram a origem. A Direcção dos Cuidados de Saúde define a doença como sendo celulite necrotizante. O mecanismo de propagação ainda é desconhecido. Os estudos já realizados confirmam que não se trata da úlcera de buruli.

DESIREY MINKOH / AFP
PT.RFI

Deliberação da Comissão Permanente do Parlamento é ilegal e inconstitucional


O Partido da Renovação Social considera hoje sem efeito a deliberação da Comissão Permanente que se pronunciou contra o agendamento do programa do Governo.

Em conferência de imprensa, Vítor Pereira, porta-voz do partido afirma que a decisão é viciada, por quanto comissão permanente não é competente para se pronunciar sobre a legitimidade do Governo e muito menos sobre a interpretação do acordo de Conacri.

"A reunião para apresentação do programa de governo é marcada pelo Presidente da Assembleia Nacional Popular de acordo com o primeiro-ministro, não tendo a comissão permanente qualquer intervenção no decorrer do aludido procedimento, pelo que esta alegada deliberação da Comissão Permanente é inconstitucional e ilegal no espaço e no tempo, porque a ANP delibera exclusivamente, e só por maioria absoluta dos votos dos deputados que a compõem ( Art.88° n°1 do Regimento)", disse.


O PRS fez saber que entrou com um recurso para que seja plenária a decidir sobre a marcação da sessão e acusa o mediador da crise guineense, Presidente Alfa Condé, de ser parcial por não provar, em documento assinado pelas partes, por consenso à volta de um nome para primeiro-ministro, durante as negociações de Conacri.

De acordo com Vítor Pereira, Alfa Condé e Marcel de Souza, presidente da Comissão da CEDEAO, prestam falsos testemunhos, sobre o desenrolar dos trabalhos em Conacri, contradizendo as posições do grupo que descartou Augusto Olivais, numa tentativa de apoiar, os seus aliados, o presidente do PAIGC e do Parlamento, ponto em causa a seriedade de todo o processo, ao declararem haver consenso em torno do nome de Augusto Olivais..

Fonte: Braima Darame via facebook 

Portugal vence World Photo Cup no Japão entre melhores fotógrafos de 26 países

A equipa de fotógrafos portugueses que esta semana participou no Japão na World Photographic Cup 2017 foi a vencedora da competição internacional.

A equipa portuguesa que concorreu às seis categorias da edição do WPC de 2017 reuniu um total de 15 fotógrafos de várias regiões do país
A equipa de fotógrafos portugueses que esta semana participou no Japão na World Photographic Cup (WPC) 2017 foi a vencedora dessa competição internacional, também disputada por outras 25 seleções de profissionais de imagem. Funcionando como um campeonato do mundo em que os fotógrafos propostos por cada país concorrem individualmente a várias categorias de imagem, e contribuem depois com os seus resultados pessoais para a classificação coletiva da seleção que representam, o evento volta assim a distinguir Portugal com o 1.º lugar da tabela, que já venceu no ano passado.

“Parabéns à equipa de Portugal por ganhar o WPC duas vezes seguidas”, declara, no site do evento, o presidente do júri, Jorgen Brandt, referindo que a quarta edição do campeonato foi “uma competição incrivelmente renhida”.

Rui Pires, que preside à Associação Portuguesa de Profissionais de Imagem (APPImagem), e nessa condição convoca os concorrentes nacionais entre os diversos candidatos inscritos para o efeito, também disse à Lusa: “Estou muito orgulhoso do trabalho dos nossos profissionais. Arrecadado por um país tão pequenino como o nosso, este prémio só mostra que somos grandes no que fazemos”. Já Giuseppe Scozzi, diretor executivo do WPC, realça o significado internacional do prémio, ao referir que “nunca houve antes um programa que envolvesse assim a fotografia”. O mesmo responsável acrescenta que os participantes vêm, por isso, demonstrando uma crescente “onda de entusiasmo no sentido de darem o seu melhor pelo país que representam”.

A equipa portuguesa que concorreu às seis categorias da edição do WPC de 2017 reuniu um total de 15 fotógrafos de várias regiões do país. Diogo Freitas, José Almeida e João Carlos disputaram a modalidade de Fotografia Comercial, enquanto Carlos Resende, Daniel Rodrigues e Nuno Sá foram os selecionados para as categorias de Natureza, Paisagem e Vida Selvagem.

Na secção de Ilustração e Arte Digital, a representação nacional coube a José Almeida, Diogo Freitas e Diamantino Jesus e, na de Retrato, os concorrentes foram Diamantino Jesus, Fernando Branquinho e André Brito. À categoria de Reportagem e Fotojornalismo concorreram ainda trabalhos de José Ferreira, António Tedim e Rui Palha, sendo que, à de Casamento, se candidataram fotografias de Miguel Matos, Nelson Marques e Pedro Vilela.

Na edição deste ano só houve uma medalha a título individual para um fotógrafo português – a de bronze para o lisboeta José Almeida, na categoria de Ilustração -, mas foi a soma de todas as classificações pessoais, obtida por cada membro da equipa que, mesmo assim, garantiu o título coletivo a Portugal. Em segundo lugar na classificação de grupo, ficou a seleção dos Estados Unidos e, em terceiro, a equipa da Rússia. As medalhas de ouro individuais, por sua vez, foram distribuídas por fotógrafos da Finlândia, Eslováquia, Reino Unido, Rússia, México e Singapura.

Veja na fotogaleria aquelas que foram as fotos dos fotógrafos portugueses que os fizeram ganhar a competição.

Observador.pt

Presidente de Assembleia Nacional Popular Cipriano Cassamá, não tem verdade

Programa do Governo é segundo o Artigo 137° da Constituição da República "Guineense um documento do qual constam "as principais orientações políticas e as medidas a adoptar ou a propor para governar nos domínios da actividade governamental Guiné-Bissau numa legislatura.

É este documento que permite, após a sua aprovação pela maioria absoluta dos deputados presentes na Assembleia Nacional Popular, marcar o início prático da efectividade de funções do Governo que o propôs.

Deste modo, a rejeição do Programa do Governo pelo plenário dita a destituição do Governo Constitucional, havendo, depois disso, novas eleições legislativas ou então a chamada de outra personalidade por parte do Presidente da República para formar um executivo e também redigir novo programa.

O programa do Governo é submetido à apreciação da Assembleia Nacional Popular através de uma declaração do Primeiro-Ministro, no prazo máximo de 60 dias após a sua nomeação. Se a Assembleia Nacional Popular não se encontrar em funcionamento efetivo, será obrigatoriamente convocada para o efeito pelo seu Presidente. Tudo isso demostra que o dito Presidente de Assembleia Nacional Popular Cipriano Cassamá, não tem verdade


Fonte: Prs Diáspora

Homens pobres são melhores namorados, revela estudo

Todos pensam que as mulheres se interessam pelos homens mais ricos. Pode até ser verdade, mas agora elas terão ótimos motivos para darem uma chance aos menos endinheirados.

Não é de hoje que já percebemos que os mais ricos colocam o relacionamento em segundo plano, enquanto os mais pobres se esforçam muito pela relação.

Confira algumas razões pelas quais você deve dar uma chance aos homens pobres:

São mais fiéis

Os caras famosos, cheios de dinheiro são tentados a trair. Pesquisas mostram que aqueles que ganham menos são mais fieis, e que os mais ricos são mais mentirosos. Exemplo disso é o jogador Tiger Woods, que admitiu ser viciado em sexo e declarou se sentir tentado a trair por causa do seu sucesso.

Conquistam seus amigos

Segundo o jornal americano Psychological Science, os homens mais pobres são mais educados do que os ricos quando conhecem novas pessoas. Então o menos endinheirado vai se esforçar muito mais para conquistar os seu amigos e fazer parte do seu convívio social.
  
Incentiva suas ambições

Um homem de sucesso pode até ser mais sexy do que os outros, mas eles tendem a se preocuparem unicamente com eles, enquanto os menos favorecidos são compreensivos e incentivam as companheiras a alcançarem seus sonhos.

Sexo de qualidade

O homem que tem uma condição financeira não muito boa, vai usar tudo o que tem para conquistar e manter a sua mulher. Logo, ele irá caprichar na hora do sexo na tentativa de conquistar o coração de sua amada de todas as maneiras.

Existem muitos outros motivos para fazerem as mulheres desencanarem dessa ideia de que homem tem que ser rico.

Já passou da hora de conquistarem as coisas por si próprias, sem depender do companheiro. Na hora de dar ou não uma chance para um homem é necessário avaliar outros fatores que são muito mais importantes do que o financeiro, como a forma que ele te trata, a atenção, o carinho e honestidade.

Fonte: meuhumor
Noticias.mozmassoko.co.mz

O Conselho de Segurança da ONU aprovou esta quinta-feira (23.02) uma resolução que prolonga por mais 12 meses o mandato da missão da ONU para Consolidação da Paz na Guiné-Bissau (UNIOGBIS).

O objetivo do prolongamento do mandato é garantir as condições para a realização de eleições legislativas e presidenciais, em 2018 e 2019, respetivamente.

ESTADOS UNIDOS - Donald Trump quer aumentar o arsenal nuclear dos EUA

Presidente Trump falou com a Reuters
O Presidente americano, Donald Trump, disse nesta quinta-feira, 23, que quer fortalecer o arsenal nuclear do país para garantir que os Estados Unidos estejam na liderança, depois de terem ficado para trás na sua capacidade de armas atómicas.

Em entrevista à Reuters, Trump também disse que a China poderia resolver o desafio de segurança nacional representado pela Coreia do Norte “muito facilmente se eles quisessem”, intensificando a pressão para que Pequim exerça mais influência para controlar as acções cada vez mais agressivas de Pyongyang.

Nos seus primeiros comentários sobre o arsenal nuclear norte-americano desde que assumiu o poder em 20 de Janeiro, Trump declarou que os Estados Unidos “ficaram para trás na capacidade em armas nucleares”.

"Eu sou o primeiro que gostaria de ver todo o mundo, ninguém ter armas nucleares, mas nós nunca iremos ficar para trás de qualquer país, mesmo se for um país amigo, nós nunca iremos ficar para trás em poder nuclear", afirmou Trump, acrescentando que "se os países vão ter, nós estaremos no topo do grupo”

O novo tratado sobre limite de armas, conhecido como Novo START, entre os Estados Unidos e a Rússia exige que até 5 de Fevereiro de 2018 os dois países limitem os seus arsenais de armas nucleares estratégicas para níveis equivalentes por 10 anos.

O tratado permite que os dois países tenham não mais do que 800 lançadores de mísseis balísticos terrestres e submarinos e bombardeiros pesados aptos para carregar armas nucleares, além de prever outros limites igualitários em relação a outras armas atómicas.

Analistas têm questionado se Trump quer anular o Novo START ou se iniciaria o emprego de outras ogivas.

Na entrevista, Trump chamou o Novo START de um acordo desigual.

"Apenas mais um acordo ruim que o país fez, START, o acordo com o Irão… Nós vamos começar a fazer acordos bons”, afirmou ele.

Os Estados Unidos estão no meio de um programa de modernização de 30 anos no valor de um trilhão de dólares dos seus submarinos de mísseis balísticos, bombardeiros e mísseis terrestres, um custo com o qual, para muitos especialistas, o país não pode arcar.

Trump também reclamou que o emprego russo de um míssil de cruzeiro é uma violação do tratado de 1987 que proíbe mísseis de alcance intermediário terrestres russos e norte-americanos.

"Para mim é um grande problema”, afirmou.

VOA

Centenas??? manifestam-se para exigir renúncia de presidente da Guiné-Bissau


O Movimento de Cidadãos Conscientes e Inconformados (MCCI) com a crise política na Guiné-Bissau voltou hoje a exigir a renúncia do Presidente, José Mário Vaz.

O Movimento, constituído na sua maioria por jovens, realizou hoje uma marcha pacífica com cerca de 300 pessoas??? que percorreu algumas avenidas de Bissau para exigir a renúncia do chefe do Estado, apontado como o responsável pela persistente crise política no país.

Nelvina Barreto, membro da plataforma de mulheres Miguilan, e Sumaila Djaló, porta-voz do MCCI, explicaram aos jornalistas que a marcha se destinou "sobretudo a exigir a partida do Presidente, José Mário Vaz".

"Exigimos que o Presidente, José Mário Vaz, ponha o seu cargo à disposição para que o nosso país possa andar com os seus próprios pés", declarou Sumaila Djalo, que pede ainda a José Mário Vaz que "tenha piedade do povo" e convoque eleições gerais antecipadas para a escolha de novos dirigentes do país, observou.

O porta-voz do MCCI responsabiliza toda classe política por aquilo que classifica como "opressão e massacre" do povo.

Nelvina Barreto diz que a população quer mostrar à classe política toda a sua indignação pelo facto de os anseios por uma Guiné-Bissau estável, a viver em paz e desenvolvida, ainda não terem sido concretizados dois anos após as ultimas eleições gerais.

A dirigente afirmou que o povo quis dizer basta ao Presidente da Republica "por ser o principal responsável" pela situação atual no país, disse.

Sobre o facto de a manifestação de hoje não conseguir juntar mais de que 300 pessoas, Nelvina Barreto diz ser normal, tendo em conta que até recentemente o governo tinha proibido a realização de ações de protesto.

Noticiasaominuto.com/mundo

GOVERNO DA GUINÉ-BISSAU FIXA EM 500 FRANCOS CFA O PREÇO BASE DA COMPRA DA CASTANHA DE CAJU

O governo liderado por Umaro Sissoco aprovou hoje o preço mínimo de referência no produtor da Castanha de Caju no valor de 500 francos CFA/kg e anuncia para 31 de Março a abertura da campanha de comercialização de cajú.

Segundo um comunicado do Conselho de Ministros a que a Rádio Jovem teve acesso, o executivo fixou a base tributária em 1.150 dólares por tonelada. Na sessão desta quinta-feira, o Conselho de Ministros aprova o projecto de Decreto relativo à comercialização interna e externa da castanha, bem como os projectos de decretos sobre a regulamentação da profissão de intermediário e profissão de exportador de Castanha de cajú.

No capítulo de nomeações, o Conselho de Ministros deu a sua anuência a que, por despacho do primeiro-ministro, se efetue movimento do Pessoal da Administração Pública:

Presidência do Conselho de Ministros;
- Domingos Gomes Jorge Pereira, Director Geral da presidência do Conselho de Ministros

Ministério do Comércio e Promoção Empresarial;
- Abbas Djaló, Director Geral da promoção empresarial 
- Luís Filipe Monteiro dos Reis Araújo, Director Geral do Comércio Interno 
- Wilson Manuel Fernandes Dias, Director Geral do Comércio Externo que

Em consequência, é dada por finda a comissão de serviço do Diretor Geral do Comércio e da Concorrência, lê-se no comunicado do Conselho de Ministros na posse da Rádio Jovem.





 Bambaram di Padida

Editorial: CRISE ESTRUTURAL NO PAIGC FUSTIGA A GUINÉ-BISSAU

O Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) foi, é e será para sempre um movimento de pessoas com interesses distintos, com ideias de negócios políticos independentes. No seio deste partido reinou, reina e reinará sempre contradições internas entre os dirigentes da sua super estrutura. Ninguém, na Guiné-Bissau, pode vaticinar o fim desta maldição da chegada de um novo líder sempre pela porta errada, que tem vindo afetar gerações e gerações na liderança do PAIGC, desde a Luta Armada da Libertação Nacional.

Se olharmos para os nossos “retrovisores”, a caminhada política do PAIGC, desde a Luta Armada da Libertação Nacional até hoje, não há dúvidas que ela está cheia de contradições insanáveis que em alguns casos desembocaram em desaparecimentos físicos de companheiros da caminhada sem justificação plausível. Poucos, para não dizer ninguém, sobretudo a nova geração, sabem explicar as contradições internas desse partido. A nova geração de cibercultura olha para o PAIGC com uma visão de optimismo vazio de um rei da Luta da Libertação Nacional que vai vazio na democratização do país, por ser um partido de permanentes contradições internas dos seus dirigentes. Estes espelham visões, interesses distintos e ideias de negócios políticos independentes da visão ideológica do seu fundador Amílcar Cabral.

É interessante procurarmos a verdade nessas contradições internas do PAIGC que têm fustigado o nosso país desde Luta Armada contra o jugo colonial. Ou melhor, os dirigentes do PAIGC devem explicar de forma transparente a este povo martirizado as causas das suas contradições internas. Durante a Luta Armada se dizia de boca cheia que o próprio Amílcar Cabral não comungava as mesmas ideias com o Comandante Domingos Ramos. Com o desaparecimento das duas figuras [Amílcar Cabral e Domingos Ramos], era Luís Cabral que não se revia muito bem nas ideias de Osvaldo Vieira.

De contradições em contradições internas chegou-se à independência. E como não há duas sem três, as contradições internas do movimento da libertação agudizaram-se e desembocaram no assassinato do então Primeiro-ministro Francisco Mendes (Chico Té) e de seguida foi o então Presidente da República e a segunda figura do PAIGC, Luís Cabral, depois de Aristides Pereira, que não dava ouvidos ao General [João Bernardo Vieira] Nino. Isso conduziu ao primeiro golpe de Estado, a 14 de Novembro de 1980, levando o General Nino Veira à liderança do PAIGC e da Presidência da República. Mas, como se não bastasse, rapidamente o General Nino Veira colidiu contra um grupo de oficiais balantas, militantes e simpatizantes do PAIGC que curiosamente o apoiara quando afastou Luís Cabral da presidência. E não só, também a nível do partido, o General Nino Veira colidiu contra as ideias do seu então Ministro dos Negócios Estrangeiros e uma das figuras destacáveis do PAIGC na altura, Victor Saúde Maria.

Enfim, quer no passado, quer no presente, cada líder que chegue ao PAIGC, entra sempre pela porta errada, porta de contradições internas. A sua comunicação política e estratégica nunca chega em boas condições aos militantes e simpatizantes do partido. Não há nenhuma garantia que no futuro, um líder chegue ao movimento libertador entrando pela porta certa. Na verdade, o que ratifica realmente a teoria da chegada pela porta errada e o optimismo vazio da ideologia de Amílcar Lopes Cabral foram as duas revoltas internas que se verificaram no seio do PAIGC. A primeira foi a revolta dos mais novos contra os mais velhos denominada “Grupo de 121 militantes”, que exigiam a abertura interna do partido à democracia. A segunda foi a revolta dos mais velhos contra os mais novos que estavam agrupados a volta do General Nino Veira, conhecido como o conflito de 7 de Junho de 1998. Em suma, estas duas revoltas testemunham a olhos de todos nós como o optimismo vazio fez o rei da Luta Armada da Libertação Nacional andar agora pelado pela cidade de Bissau e no país em geral.

A teoria da entrada pela Porta errada no PAIGC tem contribuído muito na fustigação do Estado da Guiné-Bissau, em qualquer comunicação estratégica das suas políticas públicas para poder assumir, perante os cidadãos, os seus fins como Estado. Assim, não há Segurança, não há Justiça distributiva nem promoção de bem-estar social. Por outras palavras, mergulhou o país numa crise sem precedentes cuja saída não se advinha ser fácil, enquanto reinar, no seio do movimento da libertação, um optimismo vazio ideológico de Amílcar Cabral. Atualemente,  no partido de Cabral, não se fala da crítica e autocritica. Aliás, muitos dos princípios ideológicos de Amílcar Cabral morreram devido às contradições internas que surgiram a chegada pela porta errada dos seus novos líderes, com abertura política democrática.

Com a primeira vitória eleitoral, a teoria da entrada pela porta errada voltou a esticar as suas pernas e os seus braços no seio do PAIGC. Pois, o então Primeiro-ministro saído das eleições legislativas, o Comandante Manuel Saturnino da Costa e também o Presidente da primeira Assembleia Nacional Popular eleito, o politólogo Malam Bacai Sanhá, ambas figuras de proa no PAIGC, colidiram contra o General Nino Veira por terem chegado às suas funções pela porta errada do PAIGC. Mas, as duas figuras se abstraíram e deixaram para o General Nino Veira o caminho aberto para fazer o que ele bem entendesse com o Partido e o governo saído das primeiras eleições legislativas. Mas, como o General Veira Presidente do PAIGC tinha chegado à presidência democrática pela porta errada e pelo optimismo vazio ideológica de Amílcar Cabral, colidiu contra um dos seus colegas de armas, o General Ansumane Mané. O que desencadeou a chamada revolta dos mais velhos contra os mais novos, aliados das teses de optimismo vazio do General Nino Veira.

A revolução dos mais velhos afastou o General Nino Vieira do poder e remeteu-o ao exílio político em Portugal. Mas, como sempre, o General regressou ao poder, outra vez pela porta errada, com o apoio da maioria dos militantes e simpatizantes do PAIGC. Embora tenha sido expulso do PAIGC, depois de se instalar no poder, o General Nino Veira alimentou outra vez as contradições internas no PAIGC, tendo colidido contra o então Chefe do governo e Presidente do PAIGC, Carlos Gomes Júnior, acabando por derrubar o governo do PAIGC que este chefiava. Por outro lado, com o desaparecimento físico do General Nino Veira, a teoria da chegada pela porta errada e optimismo vazio ideológico não deixou de existir no movimento da libertação, porque quando o politólogo Malam Bacai Sanhá chegou à presidência, também pela porta errada do PAIGC, colidiu contra o seu Primeiro-ministro e Presidente do PAIGC Carlos Gomes Júnior.

A história da chegada pela porta errada sempre se repetiu no PAIGC. Também Domingos Simões Pereira chegou à liderança do PAIGC pela porta errada e hoje está a braços com José Mário Vaz, que também chegou à presidência pela porta errada do PAIGC, pois foi o candidato que o próprio Domingos Simões Pereira apoiou, quem sabe, usando toda a força do partido, a tal força que os seus militantes e simpatizantes dizem que se o partido apoiar, mesmo que seja um gato, este será eleito Presidente da República. O que os militantes e simpatizantes do PAIGC não tiveram antes em consideração são as contradições internas do seu partido que fazem um novo líder sempre entrar pela porta errada com um optimismo vazio da ideologia de Amílcar Cabral.

Na tentativa de acabar com os interesses distintos, as ideias de negócios políticos independentes e o optimismo vazio da ideologia de Amílcar Cabral, Carlos Gomes Júnior introduziu no optimismo vazio o timbre e marcas de dinheiro. Todavia, tal como o General Nino Veira, Carlos Gomes Júnior acabou por se desviar, um pouco, do eixo de colisão interna que sustentava a teoria da chegada pela porta errada na liderança do PAIGC. Desviou-se para a sociedade castrense e como era de esperar, o resultado foi mais um golpe de Estado. Tudo porque Carlos Gomes Júnior também chegou à liderança do PAIGC pela porta errada de contradições internas.

Em suma, nenhum dos novos líderes que chegaram ao PAIGC escapou-se das contradições internas. Por exemplo, Domingos Simões Pereira chegou com toda a força de “Terra Ranka”, mas não fugiu à regra da chegada pela porta errada na liderança do PAIGC. Agora está a braços com as contradições internas insanáveis do optimismo vazio da ideologia de Amílcar Cabral. 

António Nhaga

Diretor-Geral
antonionhaga@hotmail.com
OdemocrataGB