quarta-feira, 6 de julho de 2022

Damos os parabens ao Presidente Sissoco.

 Representação da Embaixada dos Estados Unidos em Bissau 

PRESIDENTE DA REPÚBLICA E COMANDANTE SUPREMO DAS FORÇAS ARMADAS CHEGOU A DAKAR PARA REPRESENTAR A GUINÉ-BISSAU E A CEDEAO NA CIMEIRA BANCO MUNDIAL/ÁFRICA.

A República do Senegal e o Grupo Banco Mundial vão organizar uma reunião de alto nível a 7 de Julho de 2022, com os líderes africanos para intensificar a voz poderosa dos países africanos no que toca à implementação do programa IDA20, cujo pacote financeiro e de políticas os Chefes de Estado advogaram com tanto sucesso, no ano anterior, numa cimeira semelhante em Abidjan. O ciclo para a 20ª reconstituição da Associação Internacional de Desenvolvimento (IDA20) irá de 1 de Julho de 2022 a 30 de Junho de 2025.

A reunião, sob os auspícios de S.Exa. o Presidente Macky Sall do Senegal, encorajará os líderes e executores a explorarem integralmente o potencial da IDA20, assente nos conhecimentos técnicos globais e presença nos países do Banco Mundial, para produzir resultados duradouros em favor dos cidadãos africanos. 

Irá ainda colocar a o Banco Mundial e, concretamente a IDA, no centro dos esforços da região para responder e recuperar das múltiplas crises. Os Chefes de Estado irão reforçar o seu compromisso com uma recuperação robusta para África e identificar iniciativas transformacionais que permitam a África “dar o salto em frente” com o apoio específico da IDA.   

África tem o maior número de países (39 de 74) beneficiários da IDA20 cujo tema é Melhor Recuperação da Crise: Para um Futuro Verde, Resiliente e Inclusivo. Os países africanos foram profundamente afectados por múltiplas crises mundiais, incluindo as alterações climáticas, a pandemia COVID-19, níveis crescentes de insegurança e, mais recentemente, a Guerra na Ucrânia. 

O Grupo Banco Mundial está preparado para se associar aos governos na implementação de políticas destinadas a uma melhor recuperação e a acelerar o desenvolvimento e a transformação económica do continente.

 Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

Veja Também:

À margem desta importante Conferência o Presidente da República da Guiné-Bissau e da CEDEAO desdobra-se em contactos bilaterais.

Esta tarde manteve contactos com o Presidente congolês Denis Sassou Nguesso.

COMBUSTÍVEIS - Camionistas bloqueiam estradas entre África do Sul e Moçambique

© Lusa

Por LUSA  06/07/22 

Várias estradas que ligam Moçambique à África do Sul foram hoje de manhã bloqueadas por condutores de camiões que estacionaram os veículos e foram-se embora, em protesto contra o aumento dos preços dos combustíveis nos dois países.

De acordo com a agência de informação financeira Bloomberg, a estrada entre Mbombela, 350 quilómetros a este de Joanesburgo, e o White River, foi bloqueada por camiões estacionados, o mesmo acontecendo na N4, a autoestrada que liga a cidade à fronteira com Moçambique e ao porto de Maputo, disse o gestor de operações regionais da companhia de segurança Nelspruit, Callum MacPherson.

Os preços da gasolina e do gasóleo na África do Sul aumentaram para um valor recorde hoje, dia em que o Governo reduziu o subsídio que dava à compra de combustíveis.

O combustível vale quase 5% do cabaz que compõe o índice de preços, o que vai colocar ainda mais pressão nos rendimentos das famílias e da inflação.

Os protestos dos camionistas sul-africanos surgem na mesma altura de várias greves em Moçambique em protesto contra a subida dos preços dos combustíveis, que terminaram com a promessa do Governo de comparticipar algumas tarifas dos transportes públicos, com a ajuda do Banco Mundial.


Leia Também: Cabo Verde assume a 100% custos com aumento dos combustíveis nas pescas

Mama Só, menina raptada ontem a noite está neste momento a receber tratamento médico no Hospital Nacional Simão Mendes.

Pouco se sabe do estado de saúde da menina, cuja família mantém-se contacto e comunicação.

Anssumane Sane tio da vítima, falou a Rádio TV Bantaba no Hospital tem aguardado a comunicação médica.

Guiné-Bissau: Combustíveis voltam a subir


Fonte: Ditaduraeconsenso.blogspot.com

ENERGIA VERDE - Parlamento Europeu valida nuclear e gás como investimentos "verdes"

© Lusa

Por LUSA  06/07/22 

O Parlamento Europeu validou, esta quarta-feira, a classificação de nuclear e do gás como fontes de energia economicamente sustentáveis do ponto de vista ambiental, ao rejeitar uma moção de objeção à polémica proposta da Comissão Europeia.

Para a proposta do executivo comunitário ser vetada, a moção precisava de reunir 353 votos (maioria absoluta) na votação hoje realizada no hemiciclo de Estrasburgo, França, mas teve apenas 278 votos a favor (328 contra e 33 abstenções), pelo que o ato delegado sobre a taxonomia (sistema de classificação para investimentos 'verdes') deverá entrar em vigor a partir de 01 de janeiro do próximo ano, caso o Conselho (Estados-membros) também não levante objeções até à próxima segunda-feira.

Em março passado, a Comissão Europeia propôs um regulamento delegado denominado "taxonomia climática da UE" para incluir atividades específicas nos domínios da energia nuclear e do gás, sob determinadas condições, na lista de atividades económicas sustentáveis do ponto de vista ambiental, o que desencadeou uma forte polémica e divisões, incluindo nas bancadas parlamentares.

Uma vez que a Comissão Europeia considera que o investimento privado em atividades relacionadas com o gás e a energia nuclear tem um papel a desempenhar na transição ecológica, propôs a classificação de determinadas atividades nestes domínios como atividades de transição que contribuem para atenuar as alterações climáticas, podendo estas beneficiar assim de fundos.


Leia Também: Inclusão nuclear e gás em 'energias verdes'? Organizações estão contra

SAÚDE - Palavra de cientista! Banhos gelados têm efeito de que nunca ouviu falar... Costuma fazê-lo? Boas notícias.

© Shutterstock

Notícias ao Minuto  06/07/22 

Um grupo de cientistas da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, sugere que banhos gelados podem ajudar a combater a obesidade. Segundo o estudo, publicado na revista Natura, reduzem a inflamação do tecido adiposo.

Os investigadores submeteram vários ratos à 'dieta ocidental', rica em hidratos de carbono refinados e gorduras processadas, que favorecem o excesso de peso e problemas cardiovasculares. Depois, alguns dos animais foram expostos a uma temperatura de cerca de 4°C e outros mantidos num ambiente no qual os seus corpos não precisavam de produzir calor. 

No final, descobriram que os ratos expostos a baixas temperaturas diminuíram de peso. De acordo com os cientistas, a exposição ao frio também diminui a inflamação do tecido adiposo e fez com que controlassem melhor os níveis de açúcar no sangue.

Os autores do estudo acreditam que animais mantidos no frio tiveram de produzir uma quantidade de calor superior aos ratos que foram submetidos a uma temperatura normal.


Leia Também: Faz bem em tomar banho todos os dias?

Intervenção do General do Exército Umaro Sissoco Embaló, Presidente em Exercício da CEDEAO.👇

À Nossa Amada Pátria/Guiné-Bissau 🇬🇼!:  (...) o brilhante momento de Cerimónia da Transferência de Poder Sob Regional da Presidência da CEDEAO, assumido p/ Presidente da República General do Exército Umaro Sissoco Embaló.

 Umaro S. Embaló/Presidente de Concórdia Nacional


Os funcionários do Ministério do Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e das Comunidades felicitaram hoje a Ministra de Estado, Suzi Barbosa por ter assumido o cargo de Presidente do Conselho de Ministros da CEDEAO no final da 61ª Sessão Ordinária da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da organização que decorreu no Gana.

Em nome dos funcionários e diplomatas, falou o Embaixador Domingos Semedo que, agradeceu à Ministra de Estado pelo trabalho que tem feito em prol da diplomacia guineense. 

A Chefe da Diplomacia por sua vez agradeceu o esforço e empenho de todos, prometendo continuar a trabalhar para o bem do país.

A ocasião serviu ainda para os funcionários cantarem os parabéns a Ministra de Estado   que hoje completou mais um ano de vida.

Fonte: Ministério dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau

SAÚDE - As cores de muco nasal a que deve estar atento... Saiba o que significam as mudanças de cor de muco nasal.

© Shutterstock

Notícias ao Minuto   06/07/22 

A produção de muco nasal é algo completamente normal, no entanto, existem certas características, como a cor, que podem ser indicadores de alergias, de infeções virais e bacterianas ou até de doenças como a sinusite.

O muco trata-se de uma substância essencial para a saúde e, segundo o grupo Lusíadas, os humanos produzem "todos os dias entre um litro e um litro e meio".  

Normalmente, o muco desce pela garganta, mas quando isto não acontece corretamente, o líquido torna-se mais espesso, muda de cor e torna-se abundante. Estas alterações provocam o chamado muco transparente e são indicadores de ataques alérgicos a substâncias como o pólen. 

Já nos casos em que o muco é amarelo ou verde, a mudança de cor está associada ao trabalho dos neutrófilos, células que "são ativadas durante infeções bacterianas, mas também em situações mais benignas como as constipações".

"Os neutrófilos produzem uma enzima de cor esverdeada e quando estão em grande número esta enzima acaba por alterar a cor do muco", explica a instituição. Nestes casos, é essencial estar atento a outros sintomas como febre ou congestionamento nasal - caso se manifestem o melhor é ir ao médico. 

Quando o muco é acastanhado significa que está misturado com células sanguíneas. Isto pode acontecer devido ao "constante assoar e a pressão que se faz na zona nasal, que podem causar rebentamentos nos pequeninos vasos sanguíneos que irrigam aquela região, deixando escapar um pouco de sangue que se mistura com o muco e passa de vermelho a castanho".

Em poucas quantidades, este fenómeno não é problemático, no entanto, se for algo muito regular terá que ser acompanhado por um médico. 


Leia Também: Unhas amarelas: O que é que significam?