quarta-feira, 28 de setembro de 2022

Washington anuncia mais 1,13 mil milhões em ajuda militar a Kyiv

© Getty Images

Por LUSA  28/09/22 

O Pentágono anunciou hoje mais 1,1 mil milhões de dólares (cerca de 1,13 mil milhões de euros) em ajuda militar à Ucrânia, num novo pacote de armamento para reforçar a defesa do país a médio e longo prazo.

Esta nova ajuda inclui 18 sistemas de artilharia de precisão Himars, 150 veículos blindados "Humvee", sistemas de defesa anti-drones, radares, entre outros, de acordo com um comunicado do Departamento de Defesa dos Estados Unidos.

Como o financiamento é para contratos de armas e equipamentos e visa ajudar a Ucrânia a garantir as suas necessidades de defesa de longo prazo, pode levar vários meses até que Kyiv obtenha esse armamento.

Esta nova ajuda "demonstra o empenho dos Estados Unidos em continuar a apoiar a Ucrânia a longo prazo", sublinha o comunicado.

"Representa um investimento de vários anos em capacidades essenciais para o fortalecimento sustentado das forças armadas da Ucrânia, enquanto defendem a soberania e o território ucraniano contra a agressão russa", acrescentou o Pentágono.

Essa nova parcela eleva a ajuda militar dos EUA à Ucrânia para 16,2 mil milhões de dólares (16,6 mil milhões de euros) desde o início da invasão russa, em 24 de fevereiro, e para 16,9 mil milhões de dólares (17,3 mil milhões de euros) desde que o atual Presidente, Joe Biden, assumiu a Casa Branca, em janeiro de 2021.

A ofensiva militar lançada a 24 de fevereiro pela Rússia na Ucrânia causou já a fuga de mais de 13 milhões de pessoas -- mais de seis milhões de deslocados internos e mais de 7,4 milhões para os países europeus -, de acordo com os mais recentes dados da ONU, que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A invasão russa -- justificada pelo Presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia - foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.

A ONU apresentou como confirmados desde o início da guerra 5.996 civis mortos e 8.848 feridos, sublinhando que estes números estão muito aquém dos reais.


Leia Também: Ameaça nuclear de Putin "deve ser levada a sério", alerta analista


GUERRA NA UCRÂNIA: Conselho de Segurança da ONU discute sexta-feira sabotagem de gasodutos

© Lusa

Por LUSA  28/09/22 

O Conselho de Segurança da ONU irá reunir-se na sexta-feira, a pedido da Rússia, para discutir a alegada sabotagem dos gasodutos Nord Stream 1 e 2 no Mar Báltico, anunciou hoje a diplomacia sueca.

"A França, na qualidade de presidente do Conselho de Segurança, informou-nos que a Rússia solicitou uma reunião sobre as fugas do Nord Stream e que a reunião está marcada para sexta-feira", informou a ministra dos Negócios Estrangeiros da Suécia, numa conferência de imprensa.

A Suécia e a Dinamarca foram convidadas a fornecer informações aos membros do Conselho de Segurança sobre as fugas detetadas nos gasodutos - que ligam diretamente a Alemanha à Rússia -- nas respetivas zonas económicas exclusivas, referiu a mesma fonte.

Na terça-feira foram detetadas três fugas de gás, das quais duas foram sinalizadas nos tubos do Nord Stream 1, junto à Suécia. Outra foi detetada num tubo do Nord Stream 2, a sudeste da ilha dinamarquesa de Bornholm.

As autoridades dinamarquesas e suecas detetaram as fugas no gasoduto Nord Stream 1, que a Rússia encerrou no início de setembro, e no gasoduto Nord Stream 2, que nunca foi posto em funcionamento, devido à falta de autorização da Alemanha, na sequência da invasão russa da Ucrânia, a 24 de fevereiro.

Apesar de não estarem operacionais, os dois gasodutos operados por um consórcio da gigante russa Gazprom estavam cheios de gás.

A presidência francesa (rotativa e mensal) do Conselho de Segurança da ONU confirmou, posteriormente, que a reunião será realizada sexta-feira à tarde na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque.

A reunião está agendada para as 15:00 locais (20:00 hora de Lisboa), precisou um adjunto do representante russo junto da ONU, Dmitri Polianski, na sua conta na rede social Telegram.

A Europa e a Ucrânia suspeitam de alegadas manobras de sabotagem por parte da Rússia.

A Ucrânia acusou na terça-feira a Rússia de responsabilidade pelas fugas nos gasodutos, denunciando um "ataque terrorista" contra a União Europeia (UE).

A Rússia, membro permanente do Conselho com poder de veto, contra-atacou hoje ao convocar a reunião do Conselho de Segurança da ONU, tendo apontado as suspeitas em direção aos Estados Unidos.


Leia Também: Rússia investiga danos nos Nord Stream como "terrorismo internacional"

Sociedade - “Ainda na há entendimento entre Governo e sindicatos agrupados na Frente Comum”, revelou porta-voz


Bissau, 28 Set 22 (ANG) – O porta-voz da Frente Comum, espaço que congrega quatro sindicatos do sector de saúde e educação, disse hoje que ainda não houve  entendimento com o Governo sobre  as suas reivindicações.

 Yoio João Correia, em declarações à ANG,  disse que apesar de não houver negociações com o executivo no final da marcha realizada terça-feira,  a Frente Comum vai prosseguir com diligências, por forma a encontrar uma solução para evitar que se chegue a greve projectada para os dias 10 e 14 de Outubro   nos sectores da saúde e  educação guineense.

A Frente Comum, agrupa o Sindicato Democrático dos Professores(Sindeprof), a Frente Nacional dos Professores(Frenaprofe), o Sindicato dos Enfermeiros e Técnicos de Saúde e Afins(Sinetsa) e Sindicato dos Quadros Superiores de Saúde(Sinquass), e reivindicam a anulação do  Despacho do Governo que suspende de exercício profissional os novos ingressos nos  dois sectores.

“Não estamos a pensar em decretar a greve de momento, porque a lei determina que antes de decretarmos uma greve devemos  utilizar todos os mecanismos para fazem valer os nossos direitos para se chegar a um consenso com o executivo”,referiu o porta-voz.

Na terça-feira, a Frente Comum realizou uma marcha de protesto que terminou em frente ao Palácio do Governo, apos a qual se decidiu contnuar a luta atravès de encontros com entidades governamentais ligadas as suas áreas de atividades.

 “Todos sabem quais são as consequências de greve. Acaba  por prejudicar todos, principalmente quando se trata dos sectores da saúde e da educação.Continuaremos a trabalhar em busca de pontos de consenso  com o Governo antes do dia 10” disse, Yoio Correia avisando que caso não houver entendimento até este dia vão recorrer à greve para fazer valer os seus direitos.

O porta-voz da Frente Comum disse contudo acreditar num consenso entre o Governo e os sindicatos para permitir o normal funcionamento dos dois sectores.

Revelou que depois da marcha de esta terça-feira, foram recebidos pelo Secretario-geral  de Conselho de Ministros e durante o encontro foram informados de que o Governo está a deligenciar no sentido de negociar com os sindicatos antes do inicio da greve, marcada para decorrer entre  10 e 14 de Outubro.

Acrescentou  que tiveram ainda na terça-feira os primeiros contactos com os técnicos ligados aos serviços dos Recursos Humanos dos Ministérios da Educação,  Saúde, do ministerio das Finanças e da Função Pública, e diz que o encontro foi bom.

Instado a falar sobre a declaração do ministro da Saúde, segundo as quais a decisão do Governo visa regularizar a entrada das pessoas na Função Pública, Yoio joão Correia disse que a admissão do pessoal na administração publica é da responsabilidade do Governo e não dos sindicatos.

Referiu  que nos últimos  anos, nos sectores da saúde e  educação, a  admissão foram  feitas mediante avaliação documental e que nas outras   as pessoais foram admitidas sem avaliação documental. ANG/LPG/ÂC//SG

Mali: Missão da CEDEAO chega amanhã a Bamako para tentar resolver crise

© Reuters

Por LUSA  28/09/22 

A missão de alto nível enviada ao Mali pela Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) para resolver a crise diplomática com a Costa do Marfim deverá chegar a Bamako quinta-feira, segundo um documento do Governo do Mali.

A comissão é composta pelos presidentes togolês, Faure Gnassingbé, ganês, Nana Akufo-Addo, e da Gâmbia, Adama Barrow, não constando o Presidente senegalês, Macky Sall, como foi inicialmente anunciado, refere o documento dos Negócios Estrangeiros do Mali.

A missão deverá chegar ao fim da manhã de quinta-feira e partir a meio da tarde.

Os líderes dos Estados-membros da CEDEAO tinham decidido na passada quinta-feira, durante uma cimeira extraordinária em Nova Iorque, enviar uma missão para encontrar uma solução para a crise com a Costa do Marfim.

A missão estava inicialmente agendada para terça-feira, mas o Mali disse que só a poderia receber na quinta ou sexta-feira.

O Mali e a Costa do Marfim estão no meio de uma disputa diplomática sobre o destino de 46 soldados marfinenses detidos em 10 de julho, à sua chegada a Bamako.

De acordo com Abidjan e a ONU, os soldados deveriam fornecer a segurança ao contingente alemão de soldados de manutenção da paz no Mali, mas Bamako disse que os considerava "mercenários" que pretendiam minar a segurança do Estado.

Os partidos políticos entregaram uma carta aberta a Presidência da ANP, sobre a eleição dos membros do Secretariado Executivo da CNE, cujo mandato caducou em Abril de 2022.

 CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO

Radio TV Bantaba

GUINÉ-BISSAU RATIFICA ACORDO PARA ZONA DE COMÉRCIO LIVRE CONTINENTAL AFRICANA

JORNAL ODEMOCRATA  28/09/2022  

A Guiné-Bissau ratificou o acordo para integração na Zona de Comércio Livre Continental Africana, anunciou esta quarta-feira, 28 de setembro, o Ministério dos Negócios Estrangeiros guineense numa mensagem divulgada na rede social Facebook.

Na mensagem, o Ministério dos Negócios Estrangeiros refere que “já depositou o seu instrumento de ratificação”. A Guiné-Bissau é o 44.º país a ratificar o acordo, que assinou em fevereiro de 2019.

Segundo um relatório do Banco Mundial, o acordo vai criar a “maior zona de comércio livre do mundo medida pelo número de países participantes” e tem potencial para “retirar 30 milhões de pessoas da pobreza extrema” se forem adotadas reformas políticas e comerciais “significativas”.

“A criação do vasto mercado regional representa uma importante oportunidade para ajudar países africanos a diversificarem as suas exportações, acelerarem o crescimento e atraírem investimento direto estrangeiro”, refere o relatório, denominado “AfCTA: Efeitos Económicos e Distribuição”.

O Banco Mundial salienta que para ser criar o “mercado continental será necessário um esforço determinado para reduzir todos os custos de comércio” e os governos vão ter de desenhar “políticas destinadas a aumentar a agilidade das suas forças de trabalho para tirarem partido de novas oportunidades”.

O acordo para a criação da Zona de Comércio Livre Continental Africana tem, segundo o Banco Mundial, potencial para tirar 30 milhões de africanos da pobreza extrema, aumentar o rendimento de África, bem como as exportações e promover o pagamento de salários maiores às mulheres, aos trabalhadores qualificados e não qualificados.

No caso da Guiné-Bissau, o Banco Mundial refere que, por exemplo, a taxa de pobreza cairia de 37,9% para 27,7%.

In lusa

O PAIGC celebrou a Independência Nacional em todas as estruturas Regionais e da Diáspora.

@Radio TV Bantaba  Sep 29, 2022  

VISITA DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA AS OBRAS EM CURSO NO AEROPORTO/SAFIM🛣🛣

Ministério Das Obras Publicas, Habitação e Urbanismo  MOPHU/28.09.2022

No dia 27 de Setembro de 2022 pelas 16h00, (terça-feira).

Sua Excelência  Presidente da República da Guine-Bissau, Comandante Supremo das Forças Armadas, General do Exército, Umaro Sissoco Embalo , na companhia de Sua Excelência Ministro das Obras Públicas Habitação e Urbanismo, Sr. Fidélis Forbs, e Sua Excelência Ministro das Finanças, Sr. Ilídio Vieira Té, realizaram uma visita de trabalho às obras em curso que liga Rotunda de  Aeroporto/Safim.


Também estiveram presentes, o Secretário Geral MOPHU, o Inspetor Geral do MOPHU, o Diretor Geral de Habitação e Urbanismo, o Diretor Geral de Geografia e Cadastro, Diretor de Serviço de Estudos e Trabalhos Novos e Coordenadora do Projeto Aeroporto Safim.

A visita serviu para Sua Excelência Presidente da República da Guine-Bissau, Comandante Supremo das Forças Armadas, General do Exército, Umaro Sissoco Embalo, constatar in loco o estado de andamento da obra e encorajar a Empresa para prosseguir com os trabalhos cumprindo na íntegra aquilo que está no caderno de encargos.



BRAIMA CAMARÁ AFIRMA QUE MADEM É O ÚNICO QUE PODE GOVERNAR SEM ÓDIO NEM RETALIAÇÃO

JORNAL ODEMOCRATA  28/09/2022  

O Coordenador do Movimento para a Alternância Democrática, Braima Camará, afirmou esta quarta-feira, 28 de setembro de 2022, que o único partido que tem condições para desenvolver a Guiné-Bissau, sem ódio, tribalismo, nem retaliação é o MADEM.

“Não temos razões para adiar a esperança do povo, nem defraudar as suas espectativas. Temos feito tudo na base de um diálogo interno”, disse

Braima Camará falava na cerimónia de atribuição de cartões de militância aos membros do núcleo de apoio ao ex-Presidente da República, José Mário Vaz, “Movimento JOMAV”. 

Entre os novos militantes do MADEM-G 15, destaca-se Hedson Vaz, filho do José Mário Vaz, o ex-presidente da República, que recentemente solicitou a militância no mesmo partido.

O coordenador do MADEM-G15 disse que a “adesão de novos militantes demonstra a confiança depositada no MADEM-G 15”, admitindo que havia um desentendimento entre ele e José Mário Vaz, razão pela qual nas últimas legislativas não teve apoio dessa formação política, mas “a verdade prevaleceu”.

Braima Camará disse que a sua luta não é pessoal, mas para o desenvolvimento da Guiné-Bissau, salientando que o seu partido escolheu diálogo para evitar que se criem mais “grupos dos 15”.

“Competência intelectual é no MADEM. Estamos a lutar para fazer a diferença. O nosso programa de governação é assente na união, permitindo a participação e a inclusão de todos os setores administrativos “, afirmou.

Convidou os novos militantes a trabalharem abertamente para que, nas próximas legislativas, o partido possa sair vitorioso.

“No MADEM, não importa o tempo de militância, mas sim o resultado de trabalho em prol do partido”, assegurou.

Por seu lado, Sana Dabó, porta-voz das novas caras do partido, garantiu que trabalharão pelo bem do partido e para fazer com que o líder do Madem chegue à prematura, contudo, pediu que sejam dadas as mesmas oportunidades para demostrar suas capacidades no campo político. 

“Viemos cá não porque gostamos de Braima ou do MADEM, mas por uma Guiné-Bissau melhor”, disse, convidando todos os militantes a começarem a luta nas bases do partido, “se realmente queremos liderar o próximo governo”

O coordenador da Juventude do Movimento para Alternância Democrática (JUADEM), Formoso Gomes, enfatizou que a esperança dos guineenses reside no MADEM.

“Portanto, essa dinâmica coloca nos ombros dos dirigentes uma grande responsabilidade, por isso temos que mobilizar os cidadãos a aderirem em massa ao processo de recenseamento, assim que iniciar”, salientou.

Por: Epifânia Mendonça 

Foto: Marcelo Na Ritche