15 de julho de 2017

Visita privada à Portugal


O Primeiro Ministro Umaro Sissoco Embalo, entregou ontem durante um jantar com os dirigentes associativos guineenses em Portugal, o Diploma de Mérito, assinado pelo Presidente da República, Dr. Mário Vaz, ao atleta Tetracampeã africana de Judo, Taciana Lima Balde.

Este Diploma representa o reconhecimento das autoridades guineenses à dedicação e esforço desta atleta nascida no Brasil, mas de pai guineense e por isso tem representado a Guiné-Bissau, nas mais altas competições de atletismo mundial.

No ato da entrega, o Chefe do Governo enalteceu as qualidades da atleta e agradeceu em nome do povo da Guiné-Bissau, o facto desta elevar bem alto o nome do nosso país que nos enche a todos de muito orgulho.



Por: Sarathou Nabian
Umaro El Mocktar Sissoko Embaló

OPINIÃO

Por: Fernando Casimiro(nosso Didinho), via facebook

Tenho plena certeza que se o actual Presidente da República nomeasse um novo Primeiro-ministro do interesse do PAIGC, deixaria de ser considerado ditador. Ou o próprio PAIGC estaria interessado em governar com um Presidente da República ditador?

Que coabitação desejável se estaria a promover em nome do Interesse Nacional?

Continuamos a promover a divisão nacional em nome de interesses suportados por agendas pessoais e de grupos, ignorando o mal que significa a divisão social.

Sou da opinião que os Direitos Humanos, numa perspectiva universal, assim como os Direitos Fundamentais numa perspectiva interna de cada país, devem ser respeitados, na justa medida e tendo em conta os limites dos seus condicionalismos. O Direito de um pode não ser o Direito de Todos, mas inversamente, o Direito de Todos salvaguarda o Direito de cada um de um TODO.

Sobre as manifestações que têm sido impedidas na Guiné-Bissau, sou da opinião que não deveriam ser desautorizadas, porquanto não atentarem contra os pressupostos dos Direitos Fundamentais, atendendo à Segurança Interna e aos Direitos de Todos.

Deixem os Jovens fazerem as suas manifestações, independentemente dos juízos de cada um de nós.

As autoridades do país apenas têm que garantir a Segurança Interna, de Todos, incluindo daqueles que manifestam, mesmo quando haja necessidade do recurso ao poder coercivo.

Sr. Presidente da República, Dr. José Mário Vaz, use a sua magistratura de influência enquanto garante da Constituição da República para que toda e qualquer Manifestação solicitada como sendo pacífica e reivindicativa dos Direitos e Liberdades dos cidadãos seja autorizada em conformidade com a lei.

Positiva e construtivamente.

Didinho 15.07. 2017
Publicada por Bambaram di Padida à(s) 20:10:00 

Intervalo: Guiné-Bissau 0-0 Guiné-Conacri - Final: Guiné-Bissau 1- 3 Guiné-Conacri



Braima Darame

EM FESTA DESDE QUANDO??? REGIÃO DE OIO TORNOU- SE NUM INFERNO PARA DSP

NINGUÉM LHE RECEBEU!!!
O HOMEM ESTA FRUSTRADO!!! A IMAGEM FALAM POR SI. VEJAM A VIATURA AO FUNDO. NINGUÉM NAS PROXIMIDADES. 


DSP PERDEU E CONTINUA PERDENDO TERRENO EM TUDO QUANTO É LADO.

BLOGS TERRORISTAS DIZEM QUE FOI RECEBIDO EM FESTA NA REGIÃO DE OIO!!!    QUANDO??? PORQUE EU DOKA INTERNACIONAL ESTIVE LÁ E ASSISTI A TUDO. 

DSP NÃO TEVE NEM UM CACHORRO A LADRAR.   VEJAM A IMAGEM DESTA FOTO PUBLICADO NOS BLOGS TERRORISTAS E TENDENCIOSOS…, ESTAS PESSOAS QUE AQUI APARECEM, PERTENCEM A COMITIVA QUE SAÍU DE BISSAU.

AGUARDEM, PORQUE VOU PUBLICAR AS IMAGENS DA SEDE NESSAS REGIÕES.

Publicada por didi lopes à(s) 17:40 

PRESIDENTE DO PAIGC RECEBIDO EM FESTA EM VÁRIAS LOCALIDADES DA REGIÃO DE OIO






NOTICIAS AO MINUTO

Visita privada à Portugal


O Primeiro Ministro Umaro Sissoco Embalo, recebeu hoje no hotel onde está hospedado, a Secretária Executiva da CPLP, Sra. Maria do Carmo Silveira, numa visita de cortesia que esta fez ao Chefe do Governo guineense, de visita à Portugal.

A Guiné-Bissau é membro de plenos poderes da CPLP e mantém com todos os seus membros uma relação de irmandade.

A Comunidade dos Paises de Língua Portuguesa (CPLP), é uma Organização Internacional, criada em 17 de Julho de 1996 e cujo objetivo é o aprofundamento da amizade mútua e de cooperação entre os seus membros.

Por: Sarathou Nabian
Umaro El Mocktar Sissoko Embaló

Comissão Nacional de Eleições de Angola faz campanha pelo MPLA?

Campanha popular de apelo voto coloca a “x” no candidato do partido do Presidente José Eduardo dos Santos.


O activista angolano Luaty Beirão partilhou no Twitter, nesta quarta-feira, duas fotografias de cartazes e acusou a Comissão Nacional de Eleições (CNE) de Angola de apelar ao voto no MPLA nas eleições presidenciais daquele país, marcadas para 23 de Agosto.

No cartaz, com o símbolo da CNE pode ler-se: “Eleições gerais 2017, vota pela paz e pela democracia”. No entanto, fontes citadas pela TSF dizem que o cartaz pertence mesmo ao MPLA, que terá usado o símbolo da CNE para simular o boletim. No site do partido não surge qualquer imagem do referido cartaz.

O placard faz uma simulação do boletim de voto. Mostra os símbolos dos seis partidos que apresentam candidatos. Cinco dos quais não mostram mais do que símbolo partidário. O do MPLA, no entanto, tem o nome do candidato João Manuel Gonçalves Lourenço, e o “x” no quadro reservado aos eleitores para escolher o seu candidato.

O PÚBLICO questionou a CNE, que é, por lei, uma instituição independente, mas até ao momento não obteve resposta.

Angola é presidida por José Eduardo dos Santos, do MPLA, que está no poder desde 1979.

Notícia actualizada às 19h56 com a indicação de que o cartaz poderá ser do próprio MPLA

Ver imagem no TwitterVer imagem no Twitter
E fica assim né? Nem já uma multa, nem que for só dum coro para fingir que existe lei? 

Publico.pt

Se vamos morrer, morreremos lutando pela Guiné-Bissau democrática. Este país está a precisar de MAIS Amílcar Cabral.

POVO I KA LIXO



Polícia cerca manifestantes na 'Casa dos Direitos Humanos'

"Hoje, a casa dos direitos foi invadida e cercada pelas forças da defesa e segurança. 


Augusto Mário, presidente da Liga Guineense dos Direitos Humanos, falando esta manhã na Casa dos Direitos



FOTOS: DR/DC/AAS