sábado, 18 de julho de 2020

Desporto: A Guiné-Bissau venceu hoje, sabado18 /07 contra a Bielorrússia, no Campeonato do Mundo do Jogo de Dama, por 5 -3 na 1a mão dos jogos dos oitavos de final da competição.

Os quartetos são estes que continuam somar os pontos e seguir em frente. Os mestres Gibril, Ba Djassi, Uende e Lassana estão preparando o jogo da 2a mão contra a Bielorrússia, amanhã 19/07 às 18 horas.


Por : Tafarel Júnior

Fonte: RadioBantaba

Principal hospital da Guiné-Bissau fornece refeições e dá medicamentos gratuitos

O diretor do Hospital Nacional Simão Mendes, principal unidade médica na Guiné-Bissau, Agostinho Semedo, é por estes dias um homem "bastante contente", porque o Governo passou a dar alimentação aos doentes internados e medicamentos gratuitos nas urgências.



Mas, Agostinho Semedo permanece preocupado com o comportamento dos utentes do hospital que ainda continuam a juntar-se no espaço quando acompanham os doentes.

Faz hoje dez dias desde que, por decisão do Governo, nenhum doente internado no Hospital Nacional Simão Mendes pode ter comida de casa.

Uma empresa foi contratada, através de concurso público, para fornecer quatro refeições (pequeno-almoço, almoço, lanche e jantar) aos doentes e ao pessoal médico de serviço no hospital.


A dona da empresa, a empresária guineense Paula Teixeira, contou à Lusa que o problema reside no numero excessivo de pessoas que acabam por estar no hospital quando os 26 colaboradores da sua empresa começam a levar as refeições para as enfermarias.

No contrato estabelecido com o ministério das Finanças, a empresa de Paula Teixeira tem de servir o máximo de 640 refeições diárias, mas pelas contas da empresaria e pelas informações que vai recebendo do pessoal do hospital, o número poderá ascender às 800.

A empresária afirmou que o contrato firmado com o Governo não prevê o fornecimento de refeições para tantas pessoas e espera que se encontre uma solução para o problema que disse ser criado pelo pessoal médico que está no hospital e também pelos acompanhantes dos doentes.

Já ao pequeno-almoço há pão com queixo e fiambre de peru para adultos, leite com chocolate para crianças, o lanche pode ser iogurte para crianças e uma peça de fruta para adultos e o jantar pode ser arroz doce e salada fria para diabéticos.

Tudo é balanceado por uma nutricionista que integra a equipa de Paula Teixeira, explicou a empresária, apontando para a especialista que corre a ampla cozinha do hospital dando recomendações na preparação das refeições.

Até aqui, tirando o número excessivo de pessoas, Paula Teixeira queixa-se também do facto de alguns doentes se mostrarem relutantes em tomar as refeições mais moles e sem sal, dada a sua dieta.

O problema só se resolve se lá estiver o médico, disse, entre sorrisos a empresária.

A experiencia com a empresa de Paula Teixeira é de um ano e, se tudo correr bem, o contrato será prolongado.

O diretor do Simão Mendes disse à Lusa estar “bastante contente” não só com o fornecimento de refeições aos doentes, como também pelo facto de o Governo isentar de pagamentos todas as consultas para crianças, todas as cirurgias e ainda fornecer medicamentos gratuitos nos primeiros socorros.

Brevemente, o hospital vai passar a ter um serviço próprio de lavagem da roupa de cama e de doentes, adiantou o diretor.

Agostinho Semedo compreende as preocupações da dona da empresa do catering e confirma que “há gente a mais no hospital”, mas garantiu a situação será resolvida brevemente.

Para já, Semedo não quer tomar medidas drásticas, como aquelas assumidas no passado em que não era permitida a presença de acompanhantes de doentes no hospital, mas também exortou a população a entender e aceitar as mudanças em curso.

“A disponibilização dos medicamentos gratuitos pode reduzir a presença das pessoas, mas isso tem que ser paulatinamente”, observou o diretor do Simão Mendes.

Semedo prometeu reforçar o desempenho do pessoal médico, com os enfermeiros e assistentes sociais a cuidarem dos doentes em vez dos familiares que os acompanham.





lifestyle.sapo.pt

Guiné-Bissau com mais 107 novas infeções e quase dois mil acumulados

A Guiné-Bissau registou nos últimos oito dias mais 107 infeções pelo novo coronavírus, aumentando o número de casos acumulados no país para 1.949, disse hoje o responsável do Centro de Operações de Emergência de Saúde (COES).


"Foram registados 107 novos casos de infeções pelo novo coronavírus no período entre 09 e 17 de julho", afirmou o coordenador do COES, Dionísio Cumba, na conferência de imprensa semanal de balanço da evolução da pandemia provocada pelo novo coronavírus no país.

Segundo o médico guineense, com as novas infeções, a Guiné-Bissau passa a registar um total de casos acumulados de 1.949, dos quais 1.067 permanecem ativos.

Em relação ao número de recuperados, Dionísio Cumba disse que há 803 recuperados, mantendo o número de vítimas mortais em 26.

Por regiões, o Setor Autónomo de Bissau regista 1.821 casos, Biombo 57, Cacheu 31, Bafatá 23, Gabu dois, Oio 13 e Tombali dois.

As regiões de Farim, Quinara, Bolama e Bijagós não têm registo de infeções.

O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, decretou o estado de emergência no país em março, depois de confirmados os primeiros casos.

Desde então, o estado de emergência já foi prolongado por seis vezes, a última das quais até 25 de julho.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 596 mil mortos e infetou mais de 14 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em África, há 14.399 mortos confirmados em mais de 664 mil infetados em 54 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia naquele continente.

Entre os países africanos que têm o português como língua oficial, a Guiné Equatorial lidera em número de infeções e de mortos (2.350 casos e 51 mortos), apesar de ter revisto em baixa os casos após vários dias sem atualizações, seguida da Guiné-Bissau (1.949 casos e 26 mortos), Cabo Verde (1.939 casos e 19 mortos), Moçambique (1.402 casos e nove mortos), São Tomé e Príncipe (741 casos e 14 mortos) e Angola (638 infetados e 29 mortos).

O Brasil é o país lusófono mais afetado pela pandemia e um dos mais atingidos no mundo, ao contabilizar o segundo número de infetados e de mortos (mais de 2 milhões de casos e 77.851 óbitos), depois dos Estados Unidos.

In LUSA

Programa " Udjo de lupa " - Consequências jurídicas, políticas e sociais da aprovação do Programa de Governo liderado por Eng. Nuno Gomes Nabiam....

AG Pedido de Transferência vs pedido de autorização By: Belmiro Pimentel





METEOROLOGIA EXORTA CAMPONESES A RESPEITAR O CALENDÁRIO AGRÍCOLA E APROVEITAR A CHUVA


18/07/2020 / Jornal Odemocrata 

O diretor do Serviço da Rede de Observação Meteorológica do Instituto Nacional da Meteorologia da Guiné-Bissau (INM), Cherno Luís Mendes, alertou que o país vai ter em 2020, um ano húmido e de muita chuva e com a previsão de os camponeses poderem fazer um bom ano agrícola e terem rendimento aceitável, por isso exortou os camponeses a respeitarem o calendário agrícola e aproveitarem a chuva.

O responsável fez essa observação em entrevista ao seminário O Democrata (13/07 /2020), para falar da previsão para os próximos três meses (julho, agosto e setembro) e das medidas preventivas a serem tomadas em consideração nesta época das chuvas, para se prevenir de eventuais inundações nas zonas húmidas, sobretudo em Bissau, e de eventuais danos causados até aqui pelos ventos e que eventualmente poderão fazer-se nos próximos tempos, tanto em Bissau como no interior do país.

A chuva que caiu sobre a capital Bissau nos últimos dias inundou alguns bairros periféricos (Bôr, Cuntum Madina e Jericó), tendoprovocado danos enormes. Os moradores abordados pelo nosso semanário mostraram-se preocupados com a situação e com a eventual subida de nível de água durante as chuvas, que se intensificaram nos últimos dias e clamam por medidas de segurança, sobretudo para a população que vive nos arredores da zona litoral ou zonas húmidas  (bolanhas- várzeas).

Os moradores afirmam que quando chove, a água chega a atingir uma altura de dez centímetros ou mais, o que poderá deixar muitas famílias sem teto, se as chuvas se intensificaram nos próximos dias, numa altura em que o país se prepara para enfrentar o mês mais chuvoso da época, agosto.

METEOROLOGIA APELA À POPULAÇÃO A LIMPARAS VALAS ENTUPIDAS PELO LIXO E EVITAR INUNDAÇÕES

O Democrata ouviu o diretor do Serviço da Rede de Observação Meteorológica do Instituto Nacional da Meteorologia para saber se, nos próximos dias ou meses, choverá intensamente e se haverá ventos que poderão causar mais prejuízos às populações, Cherno Luís Mendes explicou que, de acordo com a previsão feita em abril e a atualização de maio deste ano, tudo indicava que o país teria um ano húmido (chuva normal) durante o mês de junho findo.  Ou seja, choveria, a nível de todo o território nacional, de forma normal, mas com muita água e com tendência ainda de vir a chover mais nos próximos meses.

Relativamente à previsão trimestral de julho, agosto e setembro, Cherno Mendes sublinhou que o estudo apontava que não haveria muita alteração e que choveria normal nesses meses com tendência de vir a chover muito.

O especialista Cherno Luís Mendes informou que ter um ano húmido significa que a Guiné-Bissau terá água suficiente para os camponeses realizarem as suas atividades e ter boa colheita e as plantas poderão desenvolver-se com muita qualidade. Porém, advertiu que ter grande quantidade de água nos campos ou boa época chuvosa não significa ter um bom ano agrícola ou grande quantidade de produção, porque “tudo dependerá do solo, da injeção da água e do respeito pelo calendário agrícola e outros mecanismos que devem ser observados à volta do rendimento agrícola”.

“Se tudo for respeitado em termos de calendário cultural e a observância da gestão da água até ao final do ano, poderemos ter um bom resultado em termos de produção”, precisou.

Cherno Luís Mendes esclareceu que o que se pode esperar este ano não é a subida do nível da água do mar, mas sim as habituais inundações em alguns locais húmidos habitados de forma inadequada.

“Há violação, em termos de construção de casas. Foram construídas habitações nas zonas inapropriadas, essas zonas onde não se consegue respeitar ou isolar a passagem da água serão suscetíveis a eventuais inundações”, indicou e lembrou que essa preocupação está entre as recomendações do Instituto Nacional da Meteorologia, porque “quando se fala de um ano húmido, estamos a falar de grande quantidade da chuva e essas zonas que normalmente sofriam dessas inundações serão novamente suscetíveis a esse fenómeno”.

“Tudo tem a ver com as construções feitas nas zonas húmidas, impedem a circulação ou a passagem normal da água. Outrasituação que se verifica em Bissau está relacionada com a grande quantidade de lixo nas valas de evacuação de água e quando transbordam, a água invade as habitações próximas dessas zonas. Todos temos que ter a consciência que as valas são feitas para evacuação da água, não para vazar lixo”, criticou Cherno Mendes.

Como uma das medidas de prevenção, Cherno Luís Mendes aconselhou a população residente nas zonas húmidas a desencadear ações de limpeza das valas entupidas pelo lixo e os canais de drenagem para permitir a circulação normal da água. 

Em relação a ventos fortes que se fizeram sentir nos últimos dias na Guiné-Bissau, Luís Mendes informou que os mesmos continuarão a fazer-se sentir nos meses de julho, agosto e setembro, meses mais chuvosos, com cerca de 80% da chuva que cai por época na Guiné-Bissau.

“Não podemos evitar que ventos fortes ocorram, o vento é um fenómeno natural acompanhado de deslocação de nuvens que ninguém pode travar. Se o sistema estiver a deslocar, desloca-se com o vento. O importante é tomar medidas de precaução adequadas, nomeadamente:  fechar as portas sempre que se faz sentir vento e evitar ter árvores de grande porte próximo das habitações, porque representam ameaça”, aconselhou.

“Se estiverem afastadas, podem servir de proteção, porque reduzem a velocidade do vento e diminuem os danos que o vento poderá causar se atingir as nossas habitações”, insistiu.

Cherno aconselhou os pais e encarregados da educação a protegerem os seus filhos ou impedi-los de circularem próximo de valas quando chove com grande intensidade ou nadar nas zonas litorais nesta época das chuvas, porque representa grande risco à vida para as crianças.

No que concerne aos pescadores que se fazem ao mar na época das chuvas com grandes riscos, Cherno Mendes frisou que INM tem informado com frequência nos diferentes boletins meteorológicos difundidos nos órgãos de comunicação social sobre a situação do mar, sobretudo “quando vamos ter situaçõesde mar agitado e o perigo que isso representa para as pequenas embarcações e canoas de pesca artesanal”, tendo lembrado que é importante estarem atentos e seguir normalmente a difusão dos boletins meteorológicos do Instituto Nacional da Meteorologia, relativamente à situação do mar neste período.

Por: Filomeno Sambú

Foto: F.S/D.S

Ministro de agricultura: “MAIS DE VINTE E CINCO BOLANHAS ESTÃO AMEAÇADAS POR INUNDAÇÃO”

O ministro de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Abel da Silva Gomes, alertou que mais de vinte e cinco bolanhas de água salgada estão ameaçadas por inundação devido à falta de tubos, tendo advertido que se até ao final do mês de julho não forem recolocados os tubos, as bolanhas em causa estarão inundadas.

O governante fez essas advertências esta sexta-feira, 17 de julho de 2020, à margem da cerimónia da entrega das sementes agrícolas oferecidas pelo Reino de Marrocos, através do Fundo das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO). O ato decorreu nas instalações do Instituto Nacional da Pesquisa Agrária (INPA).

“As bolanhas ameaçadas são as da região de Biombo, de Quinara e de Tombali, todas de água salgada. Estamos a procurar meios para comprar os tubos necessários que serão instalados no local pelos nossos técnicos. É urgente a disponibilização de meios, porque se assim não for, as bolanhas correm risco de serem inundadas e a acontecer, requererá maiores recursos para o seu reaproveitamento”, explicou, para de seguida indicar que têm apenas até 10 de agosto próximo, porque depois dessa data será difícil trabalhar naquelas bolanhas, atendendo à grande quantidade da chuva que poderá fazer subir o nível da água.

Abel da Silva Gomes diz estar esperançado que receberão apoios da parte dos parceiros, de forma a evitar a inundação das referidas bolanhas e, consequentemente, evitar que as populações passem fome. Sublinhou que os parceiros do ministério que tutela têm que ser flexíveis nas ajudas.

“Os nossos parceiros não podem estar aqui com o propósito de apoiar-nos e dizer-nos o que devemos fazer! Isso não está correto, eu não defendo essa política. Os nossos quadros têm que ser capazes de defender os nossos interesses e as prioridades do país. Temos que liderar o processo do nosso desenvolvimento, não as pessoas que veem de fora a ditar-nos regras. Porque às vezes enviam-nos técnicos  mas são os nossos quadros que acabam por fazer valer as suas estratégias”, alertou o ministro de agricultura, que, entretanto, insistiu que os quadros devem ser capazes de defender o interesse do país, mas “não bajular, porque isso acaba por fazê-los perder o carácter”.

Por outro lado, Abel da Silva Gomes disse que o governo deve ser capaz de dignificar os seus quadros, sobretudo a função de engenheiro agrónomo. Revelou que um engenheiro agrónomo recebe um salário mensal de 74 mil francos cfa.

“É preciso uma aposta séria do governo na dignificação dos seus quadros. Estamos a trabalhar para apresentar ao governo uma grelha especial de salários aos técnicos da agricultura à semelhança dos técnicos de outros setores. Imaginem, um engenheiro técnico aufere um salário de pouco mais de 50 mil francos cfa, um engenheiro superior recebe mais de 70 mil francos cfa. Eu tenho dificuldades de dirigir este setor, inclusive informei essa minha preocupação  ao governo “, afirmou.

Sublinhou que a agricultura é a base para o desenvolvimento da Guiné-Bissau, por isso é preciso um investimento para revolucioná-la e desbloquear o país. 

Por: Assana Sambú
Foto: A.S
Jornal Odemocrata 

Faz hoje um ano, que no conselho de ministros do governo de Aristides Gomes, aprovaram cedência para pesquisa do petróleo no nosso tal, Bloco 2, com diferentes empresas petrolíferas!

Em nexo o documento assinado por Armando Mango! Então ministro de conselho dos ministros




Fonte: Estamos a Trabalhar

Abós k na bai Bruxelas, bô sibi di kuma ki edifício nundé k bô na bai fassi piquenique nel, s'ta fitchadu até dia 09/09/2020?

Ou seja, bô na bai fassi barudju só pa perturba moradores di zona, ku autoridades.
Manifestação sem efeitos práticos.

europarl.europa.eu


Fonte: Belmiro Pimentel



SPALHA BARDADE Sobre uma nova ordem política social na G Bissau

Se Umaro Conseguir a proeza de fazer essas coisa toda, estaremos dando-lhe todos os suportes necessários, para ficar uns dois mandatos governando nosso país.

Por Husantcho Mango

Se Umaro Conseguir a proeza de fazer essas coisa toda, estaremos dando-lhe todos os suportes necessários, para ficar uns dois mandatos governando nosso país. 

Essas estradas me lembra estradas dos estados unidos de norte America, quase uma tapete.
Fundo Rodoviarios deve assumir suas responsabilidade, de engajar os rescursos de forma a equilibrar e conservação das nossas maliás viaria..
Somente assim chegaremos onde realmente desejamos.

Dinheiro precisa ser usadas para manutenção dessas rodovias.. Recursos de fundo Rodoviarios, não deve servir somente de proventos do funcionalismo dessa instituição mas sim devem ser revertidos também a manutenção ao menos dessas maliás viaria, afinal o povo paga pela circulação; Infelizmente muito confundem autonomia financeira com uso errado desses recursos.. 

Os salários religiosamente pagas aos seus funcionarios efectivos e não, são atitudes inteligentes dos seus administradores, mas precisam saber que a faixa salárial dos seus funcionarios são incomum por uma sociêdade em que as pessoas ganham miséria, de modo.que deve haver redução como forma de manter equilibrio nas manutenção das nossas rodovias. 

ANP: A 4ª Sessão da 10ª Legislatura (17.07.20) - Coordenador do MADEM-G15 Braima Camará (Ba Di Povo)



Leia Também: 

MADEM-G15 E PRS SOLICITAM DEBATE DE URGÊNCIA SOBRE A SUPOSTA VENDA DOS ARMAZÉNS DO POVO

17/07/2020 / Jornal Odemocrata 


As bancadas parlamentares do Movimento para a Alternância Democrática (MADEM G-15), do Partido da Renovação Social (PRS) e do Partido Nova Democracia (PND) pediram esta-sexta-feira, 17 de julho de 2020, um debate de urgência para a próxima sessão parlamentar na ANP sobre a suposta venda, por Aristides Gomes, dos Armazéns do Povo.

O debate de urgência solicitado pela nova maioria parlamentar foi anunciado aos deputados pelo presidente da Assembleia Nacional Popular, Cipriano Cassamá.

Em reação ao anúncio feito por Cipriano Cassamá sobre o assunto, o líder da bancada parlamentar do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Califa Seide, exigiu a apresentação de elementos de prova para poder aceitar o agendamento, porque “é dos poucos aspetos que o regimento dá competência à conferência de líderes para discutir, sem apresentação de elementos de prova”.

Califa Seide defendeu que, para que esse assunto seja agendado e debatido, será preciso apresentar elementos de prova documentais sobre a venda ou arrendamento dos “Armazéns do povo” e outros elementos.

O líder da bancada do PAIGC deixou entender que na segunda-feira, os requerentes terão primeiro que apresentar as provas documentais  à conferência de líderes para análise e provavelmente só na terça-feira, 21 de julho, os deputados iniciarão os debates, se se justificar.

João Alberto Djatá, deputado do PRS, assegurou que até segunda-feira serão apresentados elementos ou indícios que provam que o ato terá sido praticado por Aristides Gomes e não serão apresentadoselementos de prova “como pediu o líder da bancada parlamentar dos libertadores”.

“Os elementos de provas documentais devem ser apresentados ao juiz, não aos deputados”, precisou.

O deputado de Assembleia do Povo Unido-Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB), UmaroConté, aconselhou que o assunto seja discutido assim que existirem provas ou elementos que comprovem a venda ou o arrendamento. Contudo, disse não estar contra o seu agendamento, mas sublinhou que “devemos assumir as nossas responsabilidades”.

Por sua vez, o deputado da bancada parlamentar do MADEM G-15, Braima Camará, que levantou essa questão na sessão anterior, disse que a exigência de provas que estão a ser feitas pelos deputados não respeita o princípio estabelecido à luz do regimento da ANP.

Acrescentou que antes da interpelação feita aos membros do governo, nenhum deputado apresentou elementos de prova sobre o mesmo assunto, mas prometeu juntar todos os elementos de prova, contrato assinado e o valor do arrendamento pago para 52 meses, porque “em nenhum momento faria uma denúncia se não existissem provas”.

Por. Aguinaldo Ampa
Olá mulheres!
Estou aqui com prazer de apresentar-vós uma coisa que achei interessante compartilhar com vcs.  " Orgulho de ser Áfricano " beleza africana"....

Eu achei que na realidade este ato de demonstração não devia ser ocasional (más sim efetivas).
Se vc sente orgulho de ser africano, identifica- se como tal todos dias demostrando q o seu continente tem valores e beleza q o mundo precisa conhecer 🌍🌍

Aqui apresento- vós trabalho de um JOVEM Guineense, BRINCOS Afro feitas na base de "CABAZ DE TERRA " com objetivo de realçar a beleza da mulher Áfricana, em especial mulheres Guineense (Kil di Tchòn)🇬🇼

Sente- se orgulho.. ⤵️
➡️Da sua péle com sua cara no CABAZ 🤨
➡️Da sua pátria usando sua Bandeira 🇬🇼 
➡️Do seu continente Usando Mapa da África 🌍 
Usa uma dessas peças como Eu🤷♀️ 🇬🇼❤

Talentoso e orgulhoso GuiGui 🙏🙏👉👉 Gilberto Sergio da Silva





























O arquipélago dos Bijagós são locais dos altos crimes do PAIGC!


Fonte: O Democrata Osvaldo Osvaldo

Guineenses

Resultado de uma derrota, o que parece
campeonato Africano das nações (COPA), hoje ação prático é consolidar forte dor no peito inesquecível para eternidade dos PAIGCISTAS, Domingos Simões Pereira torna frustrado e continua a promover aberrações cheio de incongruências. DSP ainda vive chocado extremamente angustiado e absolutamente magoado com a vontade esmagadora na vitória da conquista do povo soberano, DSP evidentemente decapitado politicamente.

Cada dia, estou pensando mais e mais sobre as razões das inquietações do PAIGC e do seu líder falhado, Domingos Simões Pereira no que respeita a perda do Poder e do tráfico de influências na Guiné-Bissau!

O povo, foi posto na escuridão densa!

Na Guiné-Bissau, pouca gente sabe o que está acontecendo!

Para poucos, o país é sua propriedade privada e, fazem os negócios com quem quer que seja sem que o Povo saiba de nada!

A Guiné-Bissau é a propriedade do PAIGC!

O negócio muito escuro e rentável são, o arquipélago dos Bijagós!

Muitas das nossas ilhas estão nas mãos de grandes operadoras do turismo mundial e exploradas discretamente e até para outros negócios!

Para além das ilhas já conhecidas pelo público, existem, várias como Dakosta Island (A ilha da Costa) onde o negócio acontece legal e ilegal em benefício de uns mas, que o Estado da Guiné-Bissau não controla pois, muito está em segredo dos deuses!

Quem banca o PAIGC? E em que condições e os termos, quem autoriza?

As nossas Forças Armadas e de Defesa Nacional do Estado e do Território da República da Guiné-Bissau, sabe e controla alguma coisa?

Por isso, o PAIGC tem o pavor, um grande medo que um dia desses, uma vez, fora do Poder que tudo isso viesse a ser exposto publicamente como aconteceu nas exposições das valas de Cumeré logo após o 14 de Novembro de 1980 quando foi revelado ao mundo as valas onde os restos das pessoas assassinadas pelo regime do PAIGC eram jogados os corpos!

O arquipélago dos Bijagós são locais dos altos crimes do PAIGC! Por isso, o PAIGC mesmo com a derrota inequívoca nas eleições, não quer perder o Poder, sobretudo para o Umaro Sissoco Embaló pois, com o carácter imprevisível dele, irá expôr publicamente todos esses crimes para o Povo da Guiné-Bissau!

Sim esse é, o medo e o maior pesadelo do PAIGC e de todos os paigcistas, sobretudo do seu líder falhado Domingos Simões Pereira!

Os crimes, não só se circundam ao arquipélago dos Bijagós, como também a exploração do nosso mar e a nossa zona económica exclusiva!

Na Guiné-Bissau, é tudo podre!

E é dessa podridão, fez-se da Guiné-Bissau um dos países mais miseráveis do planeta e, quando na verdade é uma país imensamente e incrivelmente rico com potencialidades inimagináveis!

A Guiné-Bissau é hoje o que é, graças às ambições desmedidas de alguns em detrimento do colectivo!

Pubis, bô corda pa nô salva Guiné-Bissau, terra de nô Donas e futuro de nô descendência!

O Democrata em ação, I Feel like I'm doing God's work, afirma O. C. D-Organização Cívica da Democracia. On SeT 🎥 😍. I am still a student learning about life.

Já disponível Pneus para AMBULANCIA de hospital de Empada, fim de morte das mulheres gravidas com apoio dos filhos e amigos de Sector de Empada unidos venceremos.



Fonte: Sene Baba Mane

"GOVERNAÇÃO DE CAMPO" - Ministério da Agricultural e Desenvolvimento Rural recebe mais de 103 toneladas de sementes e um Laboratório de Entomologia por parte do FAO


Ministério da Agricultural e Desenvolvimento Rural recebe mais de 103 toneladas de sementes e um Laboratório de Entomologia por parte do FAO.

A cerimónia decorreu esta sexta-feira, 17 de julho de 2020 nas Instalações da Proteção Vegetal em Bissau.

Na sua Comunicação durante a cerimónia o ministro da agricultura e Desenvolvimento Rural, Abel da Silva Gomes, afirmou que o Desenvolvimento da Guiné-Bissau passa pela modernização da agricultura.

Da Silva Gomes falou na necessidade de repensar o setor para o Desenvolvimento do país.

"Não podemos combater a fome sem a mecanização da agricultura, com 74 tratores num país como a Guiné-Bissau é impossível erradicar a fome, o governo deve empenhar ainda mais para a modernização deste setor chave, precisamos mais de 600 tratores em todo o território nacional" disse Abel da Silva Gomes.

O titular da pasta de Agriculture lamentou, por outro lado, a atual situação dos técnicos do seu ministério.

"O Estado deve dignificar os técnicos da agricultura, temos técnicos com salário de 50 mil Fcfa outros com 74 mil Fcfa, assim não podemos pensar no Desenvolvimento Agrícola" Lamentou da Silva Gomes.

O donativo é do reino de Marrocos através da cooperação Sul-Sul e foi implementado pelo FAO.

Neste sentido o ministro da agricultura pediu o reconhecimento dos técnicos nacionais por parte dos parceiros.

"Os nossos parceiros não devem impôr as medidas ou delinear as estratégia, não concordo com essa ideia, temos técnicos capazes para fazer isso, embora devemos trabalhar em parceria" defendeu o governante.

Por seu turno, o representante assistente do FAO para os programas, Mário Reis, em representação do representante do FAO no país, realçou a importância do ato neste periodo da pandemia de Covid-19 e garantiu a continuidade dos apoios desta organização das Nações Unidas para agricultura a Guiné-Bissau.


A cerimónia terminou com a receção do Laboratório de Entomologia financiado pelo Banco Africano do Desenvolvimento (BAD).





Ministério da Agricultural e Desenvolvimento Rural