14 de setembro de 2019

Cabo Verde e Guiné-Bissau facilitam circulação e permanência de cidadãos entre os dois países


Bissau, 14 Set (Inforpress) – Os chefes da diplomacia da Guiné-Bissau e Cabo Verde anunciaram hoje que vão assinar um acordo para facilitar a permanência e residência de cidadãos guineenses e cabo-verdianos em ambos os países.

“Esta visita é o início de uma nova etapa nas relações entre os dois países. Com esta visita decidimos que vai ser assinado um acordo que prevê um tratamento especial específico aos residentes guineenses em Cabo Verde. Esse tratamento será recíproco”, afirmou a ministra dos Negócios Estrangeiros guineense, Susy Barbosa, referindo-se ao seu homólogo cabo-verdiano.

A chefe da diplomacia guineense falava aos jornalistas em Palácio do Governo, em Bissau, em conjunto com o seu homólogo cabo-verdiano, Luís Filipe Tavares, que termina hoje uma visita de dois dias à Guiné-Bissau.

“Os dois embaixadores vão preparar um acordo para reforçar o diálogo político e diplomático e resolver alguns problemas das nossas comunidades, principalmente da guineense [em Cabo Verde] no que respeita a documentação e identificação”, sublinhou o ministro dos Negócios Estrangeiros cabo-verdiano.

Para Luís Filipe Tavares, os dois países devem trabalhar para a “completa integração dos guineenses em Cabo Verde e dos cabo-verdianos na Guiné-Bissau”.

“Isto é um marco importante para o futuro das nossas relações”, disse Susy Barbosa.

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde salientou também que os dois países deverão assinar um acordo para relançar a cooperação no setor da defesa.

O chefe da diplomacia de Cabo Verde, país que assume a presidência da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), viajou para Bissau acompanhado do secretário executivo da organização, o embaixador português, Francisco Ribeiro Telles.

A ministra guineense agradeceu o “papel determinante” da CPLP na resolução da crise política do país.

“Queremos restabelecer a comissão permanente da CPLP na Guiné-Bissau. Tenho o aval do primeiro-ministro [Aristides Gomes] para o estabelecimento de uma sede da CPLP em Bissau”, anunciou Susy Barbosa.

Inforpress/Lusa

Fim

O Primeiro-Ministro Aristides Gomes disse hoje que o Governo gastou de Fevereiro a Setembro de 2019 cerca de 300 milhões de francos CFA na colocação de meios a Polícia Judiciária visando o combate ao crime organizado.


Aristides Gomes que intervia na Cimeira Extraordinária dos Chefes de Estado e Governo da CEDEAO consagrada ao terrorismo, sublinhou que a disponibilização desses meios resultou no desmantelamento de redes de crime e na apreensão de cerca de 3 toneladas de droga.

O Chefe do Governo guineense disse que combate ao terrorismo pressupoem a mobilização de meios e mutualizacao dos esforços a nivel da Sub-Regiao. Aristides Gomes ainda afirmou que a fragilidade do Estado e a insularidade de algumas zonas tornam o pais exposto e permeavel ao contrabando da droga colocando-o sob a ameaça do terrorismo. Tendo agradecido perante aos Chefes de Estado e de governo presentes na Cimeira o apoio que as Forças da ECOMIB tem prestado na securização das zonas de actuação da PJ contra os contrabandistas. 

O Primeiro-Ministro apelou para a necessidade das contribuições da CEDEAO e de outros atores da Comunidade Internacional não se limitarem aos engajamentos políticos e geo-estratégicos, enaltecendo que as mesmas devem ter incidência no acesso aos recursos.

Aliu Cande

Resolução da comissão política de PRS !





A reunião da Comissão Política do Partido da Renovação Social(PRS), que estava a decorrer num dos hotéis da capital Bissau, foi suspensa, informou a Rádio Jovem Bissau uma fonte partidária.

Segundo a mesma fonte durante o encontro Tcherno Djaló, dirigente do partido, foi o único a manifestar o interesse do apoio do PRS nas corridas as presidenciais, mas acabou por desistir, dando oportunidade aos concorrentes extra-partidária.


Perante este cenário, o partido criou uma comissão para negociar com os candidatos extra-partidária que manifestaram o interesse do apoio do partido nomeadamente, Nuno Gomes Nabian, Carlos Gomes Júnior, Umaro Sissoco Embalo e José Mário Vaz.

Fonte: Notícias ao minuto GB / Alison Cabral

Estamos a Trabalhar - Corre um baixo assino para meter na Cadeia o ...... e ...... de aluguer de PAIGC, ...... Aly Silva, que caluniou um cidadão Brasileiro chamado Adailton Maturino Dos Santos e, Guineenses solidários com o Brasileiro fizeram esse baixo assinado




Ler mais aqui : EXCLUSIVO DC - PASSAPORTES DIPLOMÁTICOS: Acabou a festa!!!

By Estamos a Trabalhar

Portugal vai apoiar ensino politécnico na Guiné-Bissau

Uma parceria estratégica que tem na mira três projetos de referência na Escola Superior de Tecnologia de Setúbal.


A Guiné-Bissau quer criar uma rede de ensino politécnico com vários polos no interior, associados a setores estratégicos. Como fonte de inspiração tem os politécnicos portugueses e a “forte relação” que estes mantêm com as “respetivas comunidades”.

Foi dado um primeiro passo nesse sentido no âmbito do programa de cooperação entre Portugal e a Guiné-Bissau, que além de trazer ao Instituto Politécnico de Setúbal o ministro da Educação Nacional e Ensino Superior daquele país, incidiu em três projetos emblemáticos atualmente em curso na Escola Superior de Tecnologia de Setúbal (ESTSetúbal/IPS). Trata-se do programa de formação BrightStart, lançado em parceria com a consultora Deloitte, e da Oficina Lu Ban Portuguesa, que resulta de uma parceria com o governo municipal da região chinesa de Tianjin e o Innovation Lab.

Além da língua comum e dos laços históricos e culturais, Portugal surge neste projeto como parceiro estratégico da Guiné-Bissau pelo seu “sistema de ensino hoje altamente reconhecido em todo o lado”, justificou Daurtarin Costa. O ministro destacou ainda a urgência de “aumentar os níveis de formação dos guineenses e de, em simultâneo, ganhar sustentabilidade para o nosso processo de desenvolvimento”.

jornaleconomico.sapo.pt

Opinião - QUAL É A DIFERENÇA ENTRE DOMINGOS SIMÕES PEREIRA E JOSÉ MÁRIO VAZ?

O SR. DOMINGOS SIMÕES PEREIRA É UM HOMEM MUITO INTELIGENTE! 

E JOSÉ MÁRIO VAZ, É UM HOMEM COM MUITO SABEDORIA!! 


VOCÊ DECIDIR QUAL É A MELHOR, INTELIGÊNCIA OU SABEDORIA? 


Ministério da Saúde suspende abertura e exploração de Farmácias, para travar a proliferação e evitar danos


Juventude de Bôr reconheceram Jomav com Diploma de Mérito


Juventude de Bôr bairro a redor de Bissau reconheceram Presidente da Republica Dr. José Mário Vaz com diploma de mérito de melhor Presidente da Guiné-Bissau e da nossa democracia.





Viva Democracia!
Viva Paz!
Segundo Mandato já está confirmado!

Início este sábado, num dos hotéis da capital guineense a reunião da Comissão Política do Partido da Renovação Social (PRS)

Segundo informação disponível, o encontro visa simplesmente escolher o candidato do PRS para eleições presidenciais de novembro próximo.

As eleições presidenciais na Guiné-Bissau realizam-se em 24 de novembro.

Os 189 membros votam uma longa lista que inclui José Mário Vaz, Carlos Gomes Júnior, Nuno Na Biam e alguns candidatos internos do Partido.


Declaraçoes de Joaquim Batista Correia, responsável do Departamento da Comunicação do PRS.





Alison Cabral / Aliu Cande

GTAPE - Quanto mais cidadãos votando, mais sólida é a nossa democracia! Corrigir o seu nome é fazer parte da história e acreditar no futuro da Guiné-Bissau!



Corrigir para Consolidar! 

By GTAPE - Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral

OPERAÇÃO NAVARRA - PJ apreende mais uma viatura na casa do Orlando Viegas do PRS












Por  Carlos Santiago

Aristides Gomes - Recepção momentos antes do início da Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO.

Até ao final do dia, espera-se que a nossa organização sub-regional adopte novos mecanismos visando a securização dos Estados Membros face aos conflitos e ameaças terroristas.





Burkina Faso, 14.09.2019

Aristides Gomes - Primeiro Ministro da Guiné-Bissau

Aristides Gomes e o seu paigc não estão preocupados com a questão da discussão/ apresentação do programa do governo, O.G.E, etc porque dizem o seguinte:

O atual presidente da republica, não tem poder para promulgar, legitimar nenhuma lei.
Não pode bater/ derrubar nenhum governo.
Não pode nomear nenhum governo.

Portanto sendo assim, com ou sem ida a ANP, vamos continuar na governação.

E eu Doka Internacional pergunto o seguinte:

QUEM FOI QUE NOMEOU ESTE GOVERNO???

Por dokainternacionaldenunciante

Um despacho Ministerial emitido hoje suspende a emissão de alvarás para abertura de farmácias e consequente direito de instalação, abertura e exploração

Esta medida do Ministério da Saúde Pública tem por objetivo estancar o aumento vertiginoso e indiscriminado do número de farmácias a operar no território nacional e acautelar a saúde pública.


#MaisEMelhorSaúde

Ministério da Saúde Pública - Governo da Guiné-Bissau

Advertência: "CONSCIÊNCIA DE JOVENS NÃO SE DEVE TROCAR POR DINHEIRO"-Diz o Presidente da RENAJ-GB, na UNILAB!


Convidado pela Associação dos Estudantes Guineenses na UNILAB, Brasil, para falar do "Papel da Juventude na Consolidação do Estado de Direito e Democrático, Seco Duarte Nhaga, reafirmou a necessidade de a classe "negar a captura de consciência".

Comunicação de Seco Nhaga foi feita hoje (13.09.19), no âmbito das comemorações do 46º da independência da Guiné-Bissau.

O líder deixou mais desafios aos estudantes guineenses no Brasil, que afirmaram terem gostado de abordagem.

By: Departamento de Comunicação.

Renaj GB

Cabo Verde: Sistema de Justiça alvo de críticas

Palácio da Justiça da Praia, Cabo Verde

A justiça em Cabo Verde volta ao debate depois da detenção do ex bastonário da ordem dos advogados, Arnaldo Silva, suspeito da prática de alguns crimes.

Na sequência deste caso, o advogado José Manuel Pinto Monteiro disparou criticas ao Ministério Publico acusando-o de fazer "perseguição política, com seta apontada ao Procurador-geral da Republica, Óscar Tavares".

O jurista João Santos considera que há deficiências no sistema, mas afirma que custa-lhe acreditar que os órgãos da justiça estejam a fazer política.

Por sua vez o advogado, Geraldo Almeida também diz que a justiça padece de alguns males, mas não acredita que a mesma esteja a exercer política, por entender que esta não é sua vocação e missão.

Para João Santos, não é salutara desacreditação dos órgãos da justiça e policiais, porquanto põe em causa o próprio estado de direito.

O jurista disse à VOA ser normal haver discordância num ou noutro ponto, mas entende que adesconfiança nas entidades da justiça em nada ajuda para a consolidação da democracia e imagem do país.

O jurista explica quequalquer processo de investigação mandado arquivar por um determinado procurador pode ser reaberto,desde que a questão dos prazos esteja salvaguarda de acordo com a lei.

No que tange à independência dos órgãos judiciais, o advogado Geraldo Almeida diz que ela está consagrada na lei, daí esperar que os fazedores da justiça possam cumprir a respectiva missão com transparência e total liberdade, no estrito cumprimento da lei.

Quanto à venda de terrenos, Geraldo Almeida considera que o Ministério público deve acelerar passos na investigação de uma serie de situações irregulares, porquanto segundo o advogado, há muita gente que tem enriquecido ilicitamente com esse negócio.

O jurista afirma que existem muitas denúncias de situações irregulares tanto na Boa Vista como em Santiago, por isso exorta o MP a investigar “todos os casos sem excepção, por entender que há matéria criminal em muitas situações da venda de terrenos no arquipélago”.

Na entrevista à VOA, Geraldo Almeida voltou a defender maior publicitação das decisões da justiça para que todos os cidadãos possam avaliar com profundidade

VOA

Governo guineense acaba com taxas de circulação interna para produtos agrícolas, animais e florestais


O Ministério da Agricultura e Florestas e o Ministério da Economia da Guiné-Bissau assinaram hoje um despacho para a isenção de taxas de circulação interna cobradas, de forma ilegal, a agricultores guineenses.

“É um ato de justiça social. A maior parte da população guineense é rural e não é justo que a sua circulação seja restrita e que sejam sujeitos a cobranças”, quando se deslocam a Bissau para vender o seu produto, afirmou à Lusa a ministra da Agricultura, Nelvina Barreto.

Segundo a ministra, são feitas aos agricultores cobranças ilegais e os dois ministérios viram-se na obrigação de fazer um despacho, mas, salientou, não há qualquer base legal para serem feitas cobranças.

O despacho será agora divulgado e vai envolver também o Ministério do Interior, do Comércio e da Administração Territorial.

Os agricultores guineenses são a maior partes das vezes sujeitos ao pagamento de taxas, inexistentes na lei, para transportar o seu produto para Bissau e vendê-lo ao consumidor final, acabando por ter que aumentar o preço final do produto para fazer face às taxas que lhes são cobradas.

“Em última análise vão chegar ao consumidor preços mais aceitáveis”, acrescentou a ministra.

LUSA

radiojovem.info